Ferrari

Sergio Marchionne é nomeado como CEO da Ferrari

A Ferrari anunciou hoje (segunda-feira, 2) que Sergio Marchionne é seu novo CEO. O executivo chega para ocupar o lugar de Amedeo Felisa, que se juntou à fabricante italiana em 1990 e se posicionava como o CEO da marca desde 2008. No entanto, Felisa não irá se desligar totalmente da marca de Maranello, visto que deverá permanecer no conselho de administração como conselheiro técnico da empresa.

De acordo com o divulgado, Marchionne assumirá todas as responsabilidades da Ferrari, expandindo os negócios da montadora – mesmo que haja um limite de produção para manter a exclusividade dos carros. Além disso, o executivo quer impulsionar os lucros da empresa, sendo que uma das medidas será oferecer a marca Ferrari em outros bens de luxo em categorias de “não-automóveis”.

Para contribuir nas decisões, o novo conselho da Ferrari inclui Delphine Arnault, vice-presidente executivo da LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton SE; Adam Keswick, diretor-adjunto da Jardine Matheson Holdings Ltd.; e Lapo Elkann, membro da família Agnelli, que ajudou a criar a unidade de personalização “tailor made” da Ferrari em 2011.

Além de CEO da Ferrari e da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Marchionne é presidente do conselho da CNH Industrial NV (fabricante de caminhões e tratores), vice-presidente do conselho da Exor SpA (holding da família Agnelli que controla a Fiat Chrysler), presidente do conselho da SGS SA (empresa de testes de produto) e diretor independente da Philip Morris International (fabricante de cigarros).





  • Rmx

    Incrível como algumas pessoas conseguem trabalhar tanto ter tantas responsabilidades, e gerar tanta riqueza. E outros são políticos !!!!

  • Efulefante

    Esse não deve dormir 5 horas por dia

    • João Cagnoni

      Eu não durmo 5 horas por dia e minha empresa mal paga minhas contas básicas.

  • KevinGR

    O cara é bom viu, so da FCA ele recebeu 11 milhões de dolares (27 trilhoes de reais no cambio atual rsrs) no ano passado

    • th!nk.t4nk

      Por isso é tão odiado, ao mesmo tempo. O cara sabe ganhar dinheiro.

  • Edu.ch

    Só vai criar SUV.

    • João Cagnoni

      Que venha! Vai vender muito aqui no BR, sem ironia.

  • HugoCT

    Eles poderiam criar uma Ferrari ” popular”, um tipo de coupe (tipo o Audi TT), com um custo beneficio melhor, uma ferrari para andar no dia dia kkkkk, não creio que isso mancharia a imagem da marca.

    • Mauro Schramm

      O nome disso é Alfa Romeo. Ou Maserati.

      • V12 for life

        Já fizeram isso.

      • Gabriel Santos

        Não fez sentido sua comparação. A Alfa faz esportivos mais compactos e a Maseratti Sedans.
        O que o HugoCT quis dizer é que a Ferrari deveria fazer um esportivo “popular” como a própria Maseratti fez com o Ghibli em relação ao Quatropporte.

        • Mauro Schramm

          Mas o Audi TT (citado pelo @disqus_PZ8QWa7Owv:disqus ) não é um esportivo compacto, assim como o Alfa 4C?

          E a Maserati não faz apenas sedans. O renascimento da marca (sob comando da Ferrari) foi marcado pelo lançamento do 3200 GT Coupé.

          E o próprio texto menciona que eles não querem perder a aura de exclusividade.

          • Gabriel Santos

            Concordo plenamente com sua posição. Só quis especificar a principal atuação da empresa ao invés de ficar falando cada carro cada empresa faz…
            Mas a ideia que o HugoCT quis passar foi essa que expliquei em relação da Maseratti.
            Mas como o grupo, e a própria Ferrari, já estão caminhando bem, existe uma boa chance deles não lançarem esse esportivo de “entrada”. Agora e um SUV ? Será que agora vai ?

    • V12 for life

      Está atrasado já fizeram uma Ferrari de pobre e não vai manchar a marca.

  • celso

    É muita responsabilidade nas mãos de um fanfarrão.

    • dor53

      se elae fosse fanfarrao nao estaria a frente de tudo isso
      elementar meu caro watson

    • Bruno Silva

      Hahah o cara chega aonde chegou, sendo diretor, CEO de várias empresas gigantes e você que sabe né?

      • celso

        Pelo jeito você não acompanha as falas do dito-cujo.

        • Fábio

          E vc não acompanha os resultados positivos que o dito-cujo produz à FCA. Chora hater.

          • Gabriel Santos

            Não sou fã da Fiat, muito menos do Marchionne, mas é incontestável o que ele fez pela Fiat em todos esses anos. Principalmente “agora” com a Chrysler, a FCA tem tudo pra dar mais certo ainda.

            • Edinaldo_Tapica

              E a FCA existia sem a Chrysler? Que eu saiba FCA quer dizer Fiat Chrysler Automobile…

              • Gabriel Santos

                Onde eu disse que a FCA existia antes da Fiat formar um conglomerado com a Chrysler ?

  • Fabão Rocky

    Presidente de tanta coisa assim ao mesmo tempo, c/ ctz não dá conta disso tudo. Tô vendo gerente de apenas uma empresa só q mal aparece durante a semana p/ trabalhar, qto mais um desses aí. Como uma pessoa pode ser responsável estando ausente na empresa? A n ser q ele desafie as leis da física e possa estar em vários lugares ao mesmo tempo.

    • Alexandro Henrico von Mann

      Competência e liderança…

      • Ou ele delega funções. Acho essa opção mais viável. No fim a decisão dele deve ser somente em assuntos bem específicos.

        • th!nk.t4nk

          Sim, mas saber delegar é muito mais difícil do que as pessoas imaginam. Mais do que ele próprio tocar tantos negócios diferentes.

          • PEDAORM

            De fato, mas para fazer tudo sozinho o dia tinha quer ter 48 horas.

        • Alexandro Henrico von Mann

          Por isso, competência e liderança!

    • Gustavo Zoch

      “Concentre-se naquilo que você é bom, e delegue todo o resto”, disse o tal do Steve Jobs.

  • Handlay P.B.

    Ué, o antigo CEO da Ferrari não era o Luca di Montezemolo?

    • Alexandro Henrico von Mann

      Ele não é ou era da parte de Scuderia?

      • Handlay P.B.

        Pelo que sei, ele era CEO da Ferrari…

        • PEDAORM

          Saiu em briga com o Marchionne, o Montezemolo não queria aumentar a produção, para ela a Ferrari deveria manter a exclusividade tão tradicional da marca, mas o Machionne não quer saber de tanta exclusividade assim, com os pedidos aumentando e a má fase na formula 1, arrumou um jeito de botar o Montezemolo para fora, e agora assumiu. Fim de uma era, uma ótima era para a Ferrari.

  • Alexandro Henrico von Mann

    Isso mostra que apesar de não ser parte do Grupo FCA, a Ferrari ainda é do Grupo FCA… De alguma forma…

    • DiMais

      mudou o destino da grana, os acionistas da FCA são basicamente os mesmo da Ferrari, já que receberam muitas ações preferenciais quando o capital da empresa foi aberto.
      só não dava mais pra pegar os lucros do cavallino rampante e distribuir no meio de toda a FCA e assim fizeram um extra ‘vendendo’ as ações da empresa.
      falam do Marchionne, mas ele é um baita administrador que quando enxerga uma oportunidade não desperdiça.

  • Gabriel Daveran

    Esse cara é O CARA …..

  • MIN💀S

    Marquito vai dominar o mundo!

  • Kaian Reis

    Vai ter Ferrari com cara de 500 agora kkkkk

    • João Cagnoni

      500, 500X, 500XL, v12-500XL…

  • 1945_DE

    Agora sai o SUV e SUP (Sport utility Pick-up) da Ferrari.

  • Decio Antonio Bozo

    Ele vai criar um Renegade da Ferrari kkkkkk

    • João Cagnoni

      Vai criar uma Ferrari Sporting com motor 1.4 e adesivada.

  • Bruno Luís

    Sou fan desse cara.

  • ####Carlao GTS

    Esse cara é PKCA!

  • DiMais

    chamem ele de louco, mas um louco que sabe fazer dinheiro.. ao melhor estilo italiano ‘fanfarrão’

  • PEDAORM

    Lucro eu acredito que a marca vai ter ainda mais agora, vamos ver se manterá também a mesma áurea que o Montezemolo conseguiu consagrar e perpetuar, com visão não focada só em lucro, mas em tradição.