Mercado Montadoras/Fábricas

Setor automotivo teve 64% de ociosidade no primeiro bimestre

fábrica-gm-gravatai (1)

O setor automotivo como um todo chegou ao preocupante índice de 64% de ociosidade em janeiro e fevereiro. Nos veículos leves, o percentual de ocupação das linhas de produção chegou a 62%, enquanto nos pesados alcançou 81% de inatividade.

Com números tão baixos de ocupação das fábricas, a Anfavea prevê que 2016 terá produção em torno de 2,44 milhões, já incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Para Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, o mercado deve absorver somente 1,8 milhão de carros esse ano.

Para as montadoras, a ociosidade nas fábricas em 2016 ficará em torno de 52%. Ou seja, mais da metade da capacidade instalada não será utilizada. Diante desse panorama, o quadro de funcionários deverá ser enxuto cada vez mais, a fim de adaptar a produção à demanda. A Ford, por exemplo, já desligou 1,1 mil em Camaçari/BA.

Quanto às novas fábricas, a Mercedes-Benz deve começar a operar em março com uma unidade de 20.000 veículos/ano em Iracemápolis/SP, enquanto próximo dela, a Honda mantém sua nova planta Itirapina fechada.

A Toyota preparou Sorocaba para fazer o Corolla, mas decidiu esperar a situação do mercado melhorar para expandir a produção do sedã. A Jaguar Land Rover deve também iniciar as operações no Brasil ainda no primeiro semestre.

A planta das marcas inglesas fica em Itatiaia/RJ e fará os modelos Evoque e Discovery Sport. Estes investimentos citados foram programados e iniciados quando o mercado estava em alta e não refletem exatamente a situação atual da economia.

[Fonte: Anfavea]





  • Rodrigo

    É realmente muito triste tudo isso que vem ocorrendo. E pensar que há 2 anos atrás as perspectivas eram as melhores, embora já os analistas de mercado já sabiam o que viria caso o PT fosse reeleito.
    Um ponto que chama atenção na notícia é a quantidade de demitidos em Camaçari: 1,1 mil empregados é gente pra caramba! Pra produzir 21 mil veículos / mês, seria uma superestimação de mão-de-obra? Produtividade baixíssima essa, não?!

    • tjbuenf

      Em 2002 previram uma quase implosão do país caso Lula fosse eleito. Lula saiu e o país continuou. Analista fala qualquer coisa baseado no que ele mesmo acha.

      • Rodrigo

        No caso da Sinara Polycarpo (do caso da famigerada carta enviada aos clientes do Santander) as previsões se confirmaram.

        • carnero

          Verdade… falaram um monte por causa da carta, mas os fatos se confirmam por si só

          • Rodrigo

            Tanto é que ela ganhou a ação por danos morais que moveu contra o Santander, em 2 instâncias.

      • duhehe

        A implosão só tardou, não saiu nas mãos de Lula, mas na de Dilma.
        As cagadas absurdas que achavam que ele faria, quem fez foi a sucessora.

        • Castle_Bravo

          O Governo Dilma é o que Lula talvez quisesse ser em 2003, mas sabe-se lá o motivo (talvez José Alencar?) acabou não sendo.

        • Airplane

          É a filhota do jararaca !

      • Castle_Bravo

        Até 2002, Lula era contra o Plano Real, a favor do corte de juros indiscriminado e do assistencialismo estatal ilimitado, além do calote nas dívidas. Os analistas não têm culpa se Lula posteriormente trairia suas próprias convicções após assumir o governo (ou mais precisamente, após redigir à Carta aos Brasileiros) indo de encontro a tudo o que ele disse fazer.

        • Franco da Silva

          E hoje sabemos em troca de quê ele aceitou ir contra suas antigas ideias…

          • Castle_Bravo

            Exatamente, boa observação. Os “pixulecos” compram até mesmo ideologias.

        • tjbuenf

          E quem segue convicção na política nacional hoje? O papel da oposição há muito tempo é ser apenas o “do contra”. Desde os tempos que Lula estava lá no meio dos sindicatos até os dias de hoje.

          • Castle_Bravo

            O problema é que a oposição, em grande parte, é alinhada filosoficamente ao PT (basicamente são partidos de Esquerda) logo não há o quê discordar, a não ser ser do contra apenas por ser do contra, por não estar participando “da festa”.

            Até mesmo a “direita” brasileira, da época dos militares, era nacionalista (no sentido de “proteger” o mercado interno), estatista e assistencialista. Exatamente o quê o PT é hoje. Exatamente o que o PSDB foi enquanto governava.

            • tjbuenf

              Mas a oposição hoje é formada basicamente pela direita. Ser oposição ou situação não é uma posição absoluta, é apenas uma posição política circunstancial. Se sua política é oposta a do governo, você é oposição, independente de ser de direita ou esquerda, se seus ideias políticos estão alinhados ao do governo e você o apoia, você é situação.

              Hoje no Brasil a oposição é de direita, embora alguns partidos de esquerda dizem ser oposição (PSOL, PSTU, etc), mas fazem uma oposição branca, pois são muito mais oposição da direta do que seus pares da esquerda.

              • Castle_Bravo

                A política não é tão preto-no-branco assim. Por esta análise dicotômica, partidos como PSOL são de oposição, sendo que na prática, jamais foram, estiveram e estão alinhados à agenda governista, votando em favor na maioria das vezes. Fora PP e DEM (e alguns nanicos) não há “oposição de direita” no país, todos os outros partidos estão mais ou menos na situação do PSOL do PSTU. São oposição, mas nem tanto. Na maior parte dos assuntos eles são concordantes.

      • Retrato do Papai

        esses analistas não sabem de nada, geralmente sequer terminam o ensino fundamental, jamais baseiam seus pareceres nos fatos que contextualizam o ambiente, somente abrem a boca e dizem o que acham…

        tá çuper serto!

      • ObservadorCWB

        O país ESTÁ IMPLODIDO. E tenha certeza que em parte pela gastança desmesurada deste infeliz citado.

    • DevXav

      O que me deixa mais chateado é saber que essa seria a hora do governo intervir no mercado com, PELO MENOS uma redução de impostos.. (pra não dizer uma ELIMINAÇÃO de impostos).

      Mas não, é melhor deixar a população perder emprego e as vendas caírem mesmo, realmente..

      No fim das contas, tenho cada vez mais certeza de que os “que comandam tudo” QUEREM que essa crise aconteça e ver o circo pegar fogo rindo da população.

      • Louis

        Não há como baixar impostos sem diminuir gastos. E diminuição de gastos não está no vocabulário da cartilha petra.lha.
        Petista acha que, para ficar rico, basta imprimir dinheiro.
        E assim Banânia caminha para o caos, com políticos, sindicalistas e ONGs mamando de todos os lados.

        • Linkera

          Concordo. Temos 39 ministérios para abrigar e afagar vagabundos associados ao partido. Sem falar na quantidade absurda de “assessores” que um político pode ter durante o mandato (muitos deles comprovadamente laranjas, fantasmas que só servem para dar nome à folha gorda de pagamento). Verba de 100k por ano para gastar com material de escritório.
          Recentemente recebi a cópia do holerite de um “chefe” de central de cópias (o famoso xerox), o salário do “trabalhador” chega aos 34k líquido e aposto que o safado não sabe sequer tirar uma cópia. Isto não é engraçado porque é o meu e o seu dinheiro que está sendo colocado ali. Se eu for ficar dando mais exemplos de desperdício de dinheiro público eu vou ter que fazer um livro pra isso.

          A crise só existe para nós que trabalhamos. Os sustentados pelo estado continuam recebendo, votando por mais aumentos nos seus rendimentos e benefícios e usando o dinheiro público para satisfazer interesses pessoais [tal como fez a Dilma quando foi no dia 05/03 a São Bernardo visitar o seu “cumpanheiro” para oferecer apoio, qual o interesse do Brasil nisso? Em que pauta isso se encaixa para o bem-estar social? Nenhum! Usou o dinheiro publico para se locomover [de avião presidencial, é claro] de Brasilia à São Paulo, deslocou grande quantidade de funcionários públicos [seguranças, motoristas e afins] em pleno sábado e descaradamente com nosso dinheiro. É obvio que este é um exemplo bem minimalista. Posso citar outros como as viagens de Cunha e família, Aécio e família {perceberam que não to puxando saco de partido nenhum né?] e por aí vaí…

          Enquanto houver este aparelhamento do estado o país vai continuar na merda e a tendencia é só para a baixo. Trsite, porém real.

          • Rodrigo

            Na viagem oficial para o Chile há 2 semanas atrás “ela” foi com 2 aviões oficiais. Só isso (sic)!

    • Louis

      Não é contar vantagem, não. Mas há 2 anos atrás eu já estava prevendo que a economia entraria em forte queda. Sempre me taxaram de pessimista. Mas sou só um realista, que acompanhava preocupado a situação de desperdício de recursos públicos.
      Eleitor do Petê merece passar fome pra ver se aprende a votar.

      • shdn2010

        Olha, acho que eleitores do pt vao passar fome, ficar na merda e mesmo assim ainda vai continuar gritando na rua que o pt e comunisto é o melhor caminho mesmo sem saber o que exatamente significa, esse povo nao tem cerebro.

        • Rodrigo

          O PT pode ser qualquer coisa, menos comunista e socialista. É só mais um partido “mais do mesmo”.

      • Rodrigo

        Era até esperado. A história mostra que estimular a economia através de crédito não costuma terminar bem… E foi exatamente isso que aconteceu.

  • Ítalo Figueirôa

    Curiosamente, os preços só sobem em escalada geométrica…

    • Louis

      Não são os produtos que sobem, o dinheiro é que perde valor. Esse imposto oculto chama-se inflação. Estamos cada vez mais pobres.

  • Mumm Rá

    Setor automotivo teve 64% de ociosidade no primeiro bimestre

    Correção :

    Setor automotivo teve 64% de petismo no primeiro bimestre

    • Mr. Car

      Imagine quando dobrar a meta.

      • Linkera

        E não para por aí… afinal a meta está em aberto

      • ObservadorCWB

        mais um comentário MITO…rsrs Triste realidade. Reparem que não podemos escrever corru PTos…..sem PT……Na gramática da vida real.

  • seichonoie.

    motos tb

  • Felipe

    A coisa tá feia… E o ano só está começando!

  • Victor Hugo

    Me impressiona como o blogue está carente de notícias animadoras para o mercado brasileiro. Só notícia ruim, aumento, lançamentos no exterior, depenação de carros no Brasil, mais do mesmo etc. Nada de carros novos, bons e preços competitivos. Óbvio que isso não é escolha do blogue, é a situação do mercado. Carros no Brasil, infelizmente, não me empolga mais.

  • Freaky Boss

    E 2016 será pior. E quem deras fosse só no setor automotivo. Inflação de volta, energia cara, falta de investimento/confiança, etc. Isso está matando. Infelizmente. Não torço para o pior , porque não gosto de ver sofrimento de ninguém, mas que muita gente avisou avisou, e só o que o governo fez foi acusar de pessimistas. Deu no que deu.

    • DevXav

      É culpa de todos isso, não só de um governo X ou partido X..
      Pode entrar quem for lá, vai roubar do mesmo jeito..

      O problema daqui é que ninguem está nem aí pra ninguem.. só pensam em “ostentar”.

      Resumo: população SEMPRE fica em ultima prioridade.

      • Louis

        É culpa do PT sim! A quadrilha sangrou o caixa do país de todas as formas possíveis, não fizeram nada para o desenvolvimento da nação. Além de desonestos, são extremamente incompetentes, não têm capacidade nenhuma de administrar nada!
        Também pudera, colocaram um ANALFABETO para dirigir a nação.
        Algum empresário colocaria um ANALFABETO para cuidar de sua empresa?

  • Adri Santos

    E mesmo assim muitas montadoras continuaram subindo os preços… Só aqui mesmo… Preferem ganhar mais sobre pouco…. que produzir mais por menos e ganhar no volume. Puro egoismo e falta de visão e bom senso… Mas estamos no Brasil… fazer o que?

    • Zé Mundico

      Produzir mais e ganhar no volume é coisa de país com economia forte,estabilizada e moeda valorizada. Aumentar preço não é egoísmo nem falta de visão, é sobrevivencia.
      Me diz alguma coisa que esteja baixando de preço atualmente nesse país, fora o acarajé.

    • Hélio

      não tem crédito para volume, pela hora o jeito mesmo é vender para quem realmente tem grana no bolso, quem está disposto a rasgar dinheiro…

  • Franco da Silva

    E o CKD começa a fazer muito sentido…

  • A maioria da classe operária deste segmento apoiou fervorosamente a atual liderança política do país, mal sabiam eles, que seriam os responsáveis pelo próprio declínio socioeconômico. Hoje seu líder os abandonou, e estes, ficarão apenas com as migalhas que lhes restam do seu extremo esforço apoiando mártires de mentira.

    • Airplane

      Quem mandou votarem na presid.Anta !

  • Airplane

    Mesmo com 64% de ociosidade os preços não caem !
    Quem mandou votar na filhota do jararaca !

  • zekinha71

    13, 13, 13, 13, lacra
    13, 13, 13, 13, lacra
    13, 13, 13, 13, lacra
    Vão lacrar novamente esse ano?

    • Redpeak77

      sai zika!

      • zekinha71

        O pior que tem um monte de anencéfalo, que vai lacrar no 13 novamente, é só ver a quantidade de vagabundos que foram na porta do 9 dedos defender ele.

  • Rafael Trindade

    Bem feito para aqueles que trabalham nestas fábricas, LACRARAM no PT e hoje foram demitidos. Sinto muito, mas é a minha opinião!



Send this to friend