SINIAV: ANTT divulga datas para instalação obrigatória de chip em caminhões

08/03/2016

scania-r620

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou através do Diário Oficial da União as datas para instalação obrigatória do chip de identificação eletrônica do SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) em caminhões.

O chip permite a identificação eletrônica do veículo através de antenas específicas em ruas, avenidas e estradas do país. Ao passar próximo de uma antena receptora, o caminhão enviará um código com seus dados à central do RNTRC (Registro nacional dos transportadores rodoviários) e sua localização será apontada. O cadastro acima tem validade de cinco anos.

Com o SINIAV, o governo espera reduzir o número de roubos de veículos e cargas no país, assim como o seguro. Além disso, o chip instalado no para-brisa permite a busca eletrônica por veículos com queixas de roubo ou sequestro, bem como permite a fiscalização tributária, informando direto ao sistema nacional se existem multas e pendências naquele veículo. O dispositivo também será obrigatoriamente instalado em automóveis e demais veículos em circulação no país.

Confira abaixo as datas para instalação de chip em caminhões, conforme o final da placa:

1 – de 28/08/2016 a 06/10/2016
2 – 07/10/2016 a 15/11/2016
3 – 16/11/2016 a 25/12/2016
4 – 26/12/2016 a 03/02/2017
5 – 04/02/2017 a 14/03/2017
6 – 15/03/2017 a 22/04/2017
7 – 23/04/2017 a 31/05/2017
8 – 01/06/2017 a 10/07/2017
9 – 11/07/2017 a 19/08/2017
0 – 20/08/2017 a 28/09/2017

Após 31/12/2016 até 2020:

1 e 2 – 28/09/2017 a 28/10/2017
3 e 4 – 29/10/2017 a 25/11/2017
5 e 6 – 26/11/2017 a 26/12/2017
7 e 8 – 27/12/2017 a 25/01/2018
9 e 0 – 26/01/2018 a 25/02/2018

[Fonte: ANTT]













  • Minerius Valioso

    Reduzir roubo que nada. Isso aí é só para facilitar o monitoramento de todos os caminhões.

    Se não confio em ladrões, por que eu confiaria numa quadrilha especializada de ladrões que vive às minhas custas?

    Fosse este o real interesse, teriam feito algo melhor, como simplificar o judiciário e o legislativo e desburocratizar a segurança privada.

    Esqueci de citar que essa obrigação ainda vai aumentar os custos e, como não existe almoço grátis, adivinhe quem vai pagar essa conta…

    • Thiago

      Qual o problema de monitorar todos os caminhões?Se a documentação esta OK, sem multas pendentes, sem restrição de rodagem, que mal ha em ter o monitoramento?

      • Pedro Henrique

        não há mal algum, só que dizer que é pra evitar roubo? papo furado, o negócio vai ta colado no para-brisa, só arrancar e tchau…

        • Tripé

          Eles começam assim, com desculpa na segurança, depois que todos os veículos instalarem essa tranqueira, vão começar a monitorar para aplicar multas. Eles não investem em nada que não dê retorno.

          • Thiago

            Mesmo que seja para aplicar multas, só leva multa que ta fazendo algo errado. É mais confiável levar multa de um sistema eletrônico de monitoramento do que de um agente de transito que pode estar mal intencionado.

            • Gustavo73

              Será? Não é incomum vermos casos de carros multados a velocidades incompatíveis, mas quem garante que erros de 10/20% na velocidade não existam? E não há como discutir já que exite uma premissa errada que eletrônica não erra. Aqui mesmo tivemos um caso divulgado de um carro multado por andar acima da velocidade mas ele estava parado. E o chip não tem foto nem nada. O governo iria instalar câmeras que leriam as plcas e diminuiriam os número de carros roubados levados para a fronteira. Não deu em nada, um sistema similar foi instalado no Rio na época do Panamericano. Só foi usado para multar, no único vaso divulgado de “recuperação”, quem estava no carro era o dono que tinha acabado de oegar o carro no pátio do Detran. E ele teve a agradável surpresa de ver armas apontadas e ser algemado até mostrar que focinho de porco não é tomada. Já imaginou o perigo. Enquanto isso as balanças nas eatradas estão em muito caso abandonadas.

      • BlueGopher

        As coisas começam devagar, devagar, e aí o pessoal vai se acostumando sem reclamar.
        Você aceitaria, dentro de alguns anos, a ter obrigatoriamente um chip implantado sob a pele para que o governo monitore seus movimentos?
        Eu não, mesmo pagando todos meus impostos e tendo meus documentos em dia.
        Perceba que as autoridades aproveitam momentos adequados para introduzir medidas cada vez mais controladoras, e é só assistir aos noticiários para ver que estas “autoridades” não são nem um pouco confiáveis.

        • Thiago

          Tudo a ver monitoramento de veiculo com chip implantado na pele… mas enfim se vc carrega um celular pra cima e pra baixo, vc pode ser monitorado, cada lugar que vc usa seu cartão de debito, cada movimentação bancaria, cada vez que seu carro passa por um radar a placa é registrada, então vc esta sendo monitorado mesmo que não queira.
          Fato é que todo mundo é cheio de direitos mas não querem ter dever nenhum.
          Tem que ter medida controladora sim, um caminhão com 70ton de carga a 100km/h não é brinquedo, então se for pra multar tem q multar, controlar, restringir acesso, se o cara não faz nada de errado, não tem porque implicar com o monitoramento.

          • BlueGopher

            O caminhão e seu motorista já são bem monitorados pelos meios que você tão bem descreveu acima (câmeras, radares, cartões, etc).
            E os roubos continuam acontecendo.
            Pra que mais um chip?
            Se fosse para evitar roubos, como é a desculpa oficial, esta seria uma ação a ser tomada pelo proprietário do veículo ou da carga, se for do interesse dele, e não uma obrigação legal.
            Ao governo caberia melhorar a segurança geral dos cidadãos, coisa meio esquecida.
            (Aliás, a primeira coisa que o ladrão fará será desabilitar o tal chip)
            Logo, o interesse governamental é outro, não divulgado oficialmente, e isto preocupa.

            • FabioH

              É engraçado como as pessoas aceitam o gov interferindo a todo momento nas suas vidas com a desculpa do ‘controle’, o gov não precisa seguir todos meus passos para saber se estou fazendo algo ‘errado’, tem, ou deveria ter, outras coisas p se preocupar, ainda mais um gov ineficiente e corrupto como o nosso. Essa desculpa da segurança é algo pra rir mesmo, ele não dá conta da segurança pública, então faz o que? Passa o ônus pro cidadão claro, como sempre faz. Se gov estivesse minimamente preocupado com segurança nas estradas elas não estariam no estado precário em que muitas se apresentam.

      • T1000

        O problema é que vai aumentar o custo dos transportes.
        O problema é que isso logologo vai ser obrigatório para o seu carro e você também vai pagar por isto.
        O problema é que tem gente ganhando um dinheirão em cima disso, e não vamos ser eu nem você.
        O Estado gera um problema (insegurança, estradas ruins) para depois vender a solução (chip, pedágios).

    • Louis

      Se este fosse um país sério, a primeira medida a ser tomada deveria ser mudar as leis para que bandidos fossem punidos severamente.
      Essa ladainha de chip para evitar roubo não funciona aqui na Banânia, é desculpa para arrecadar mais.

    • Rafael Trindade

      Foi o segundo marido da Dilma que era especialista em roubo de cargas de caminhões né? Só para constar.

  • BMAlves83

    Atacar o cerne do problema não querem, mais uma palhaçada só pra arrancar mais dinheiro do povo… é semelhante a esdruxula ideia de proibir o carona em motos… punir os bandidos que é bom nada….

  • joester

    E no caso de f250/dodge ram que consta no documento “caminhão”, tem que fazer tambem?

  • Invasão de privacidade, isso é crime, esses bandidos do PT não podem e não devem saber onde estamos, como estamos e nem pra onde estamos indo, eles querem controlar a população, marginais disfarçados de políticos, isso que eles são.

  • Zé Mundico

    Uma excelente medida pois caminhão não é brinquedo e sim uma ferramenta comercial de trabalho. Todo veículo que transporta carga tem que ser monitorado pela empresa , pela seguradora ou até pela polícia. E não se trata de invasão de privacidade coisa nenhuma, pois não existe privacidade em via pública, ainda mais transportando carga de terceiros.

    • Thiago

      Exatamente. O pessoal não entende que ter uma CNH não é um direito fundamental é uma concessão do estado, você tem estar submetido as regras para poder ter, assim como ter um carro ou veiculo de carga, você tem que se submeter as regras e pronto. Nada tem a ver com liberdade individual.

      • David

        Desculpa mas vou comprar essa briga. Ter CNH e um direito do cidadao sim. Cabe ao governo garantir que ao pega uma estrada eu tenha sim a seguranca de ir e vir dentro do territorio nacional. Concesao de estado e o que acontece com os pedagios. A constituicao me garante certos direitos. Problema e que estamos tao acostumados a ser ferrados pelo mesmo governo que deveria trabalhar em prol do cidadao que no fim desconhecemos dos direitos que temos e simplesmente tentamos sobreviver em meio a essa bagunca chamada Brasil. Logico que como tudo existe limites. Nao estou falando dos limites. Estou falando que se eu pago pra fazer Auto Escola, pago todas as taxas que o governo exige entao eu tenho direito sim de ter e usar a minha CNH em qualquer estrada federal, estadual ou municipal. Governo nao e uma organizacao de caridade. Ela deveria ser imparcial e neutra. Problema e que achamos que o governo bonzinho nos da Bolsa Familia, nos deixa ter conta em banco, pode cobrar os juros que quiser, deixa a gente casar e ter filhos ate faz emprestimos e quando quer rouba de vc legalmente metendo a mao no seu bolso e tirando de vc em forma de impostos e taxas e aceitamos passivamente pois eles sao a lei. Sao pessoas como vc que faz com que uma nacao se torne refem e inves de ser um governo dirigido e orquestrado pelo povo para o povo o que se ve e um povo controlado por um governo impiedoso onde afinal nao ha nada que nos simples cidadoes podemos fazer ne. Coitado de vc.