Sistema Bosch Start-Stop

 

Honda Civic Touring 2021 Start Stop F01

Durante o Congresso da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), em novembro de 2005 em São Paulo, a Bosch revelou o sistema Start Stop, que desliga automaticamente o carro em semáforos ou congestionamentos, para economizar combustível durante o tempo em que o carro estiver parado. A tecnologia já está pronta e deve chegar ao mercado até o ano de 2007.

O sistema Start Stop  : no caso de um carro com câmbio manual, ao parar o automóvel, deve-se desengatar a marcha, colocando em ponto morto. Cerca de cinco segundos depois, o carro vai desligar automaticamente. Ao pisar novamente na embreagem para se engatar a primeira marcha e sair andando, o sistema dá partida automaticamente no carro, sem ser necessário fazer isso com a chave.

O sistema Start Stop da Bosch pode ser desligado através de um botão no console central do carro. De acordo com a Bosch, o Start Stop pode reduzir o consumo em até 15% e as emissões de poluentes em 5%. As partidas são mais rápidas e suaves do que a dos carros comuns.

Veja os carros mais baratos com start-stop

O Citroën C3 vendido na Europa já possui sistema semelhante. A diferença é que o compacto conta com câmbio automático, enquanto que o Start Stop da Bosch pode ser instalado em carros manuais. No francês, um alternador especial é acoplado ao motor de arranque. Por aqui, ambas as peças são separadas e a segunda é reforçada, para agüentar o uso freqüente.

Além disso, a Bosch aplicou alterações na parte elétrica e desenvolveu uma nova central eletrônica que cruza informações como a última vez em que o carro parou, a posição do câmbio, a pressão nos pedais e se tem álcool no tanque. Neste caso, o carro pode permanecer ligado se o motor ainda estiver frio.

A Bosch afirma que já há fabricantes brasileiros interessados no sistema. A empresa não informou, contudo, quanto o Start Stop oneraria no valor final do carro.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.