EUA Mercado Skoda Volkswagen

Skoda nos EUA? Volkswagen registra marca tcheca, Superb, Octavia e Yeti

novo-skoda-superb-1

A Volkswagen registrou no serviço de patentes dos EUA os nomes Skoda, Octavia, Superb e Yeti. Aparentemente não parece nada demais, visto que as empresas procuram sempre proteger seus direitos em todo o mundo, independente dos produtos serem vendidos ou não.

No entanto, os registros chamam atenção por conta do momento em que vive a Volkswagen nos EUA. Com o Dieselgate, a imagem da marca alemã caiu em desgraça diante do consumidor americano. A queda nas vendas é um reflexo direto disso.

Skoda Octavia GreenLine

Mas, a Skoda é completamente desconhecida para a maioria dos consumidores, já que os tchecos venderam no país somente entre 1946 e 1967. A escolha da marca como uma alternativa para elevar as vendas pode ser uma saída.

Os três modelos estão de acordo com as características dos EUA. Fabia e Citigo, por exemplo, não foram registrados. Estes são de segmentos que não vendem bem no mercado americano, reforçando mais a impressão de que a VW tem interesse em uma “Skoda America”. As duas marcas não se pronunciam sobre o assunto.

skoda-yeti-2014-1

[Fonte: Auto Guide]





  • edgar__rj

    Venderia bem aqui no Brasil… Sou apaixonado nesse Yeti.

    • th!nk.t4nk

      Carrinho bom, mas muito caro. Pelo mesmo preço você leva um Mini Countryman ou Renegade. Colocando uns trocados a mais leva o Audi Q2 até. Mas é aquela história: se o cara realmente precisa de um 4×4, aí se justifica.

  • fschulz84

    Agora só falta registrar a Skoda Brasil.

    Eu teria facilmente um Rapid Spaceback ou um Octavia :)

    Superb seria proibitivo para minha situação financeira :(

  • Zé Mundico

    Bem Lembrado. O fato de registrar uma marca não implica necessariamente no seu uso, e pode ser usado até para garantir e “defender” a marca de aproveitadores. Onde tem chinês ninguém dorme sossegado.

  • Se eu fosse a VW traria a SEAT de volta junto com a Skoda, compartilhando concessionárias. Seriam todos quase carros de nicho, que venderiam bem.

    • Edgar

      Imagina o Seat Leon por aqui, acho o carro mto lindo, além de ter um motor maravilhoso.

    • th!nk.t4nk

      No Brasil? Fria. Não tem mercado. Nem as marcas tradicionais estao vendendo, que dirá novas. Mas quem sabe daqui a uns 10 anos, daí concordo.

      • Eu não acho que seria um sucesso enorme de vendas, eu venderia os modelo como carros de nicho, até pq importados da Europa viriam com preços altos. Mas se bem trabalhado, poderia vender no nível de uma Audi (são públicos diferentes, mas os preços tb são).

  • Mr. Car

    Preferia mil vezes os Skoda por aqui, que os Jac e Chery da vida.

    • Poperon

      Com certeza!! 2 Jacs ou Cherys não valem 1 Skoda, ou metade de 1!!

      • fschulz84

        Olha… Eu não vejo praticamente nada em que a Skoda seja inferior a própria VW…

        Inicialmente era pra ser só uma divisão de baixo custo da VW, mas na própria Europa, mesmo ainda custando menos que alguns dos VWs similares, não consegui ver nenhuma diferençe mecânica ou de montagem/acabamento que torne a Skoda inferior.

        O Octavia que aluguei era o modelo pé-de-boi, de entrada mesmo, mas o acabamento era idêntico ao atual Jetta Comfortline que temos aqui…

        • th!nk.t4nk

          Você nao viu… Mas tem. Se pegar a estatística de falhas de fabricaçao/montagem, vai achar números bem diferentes entre um VW e um Skoda. Dito isso, qualquer Skoda ainda é melhor montado que o carro brasileiro mais sofisticado que achar. A questao é: fabricando Skoda no Brasil, como fazer pra diferenciar os preços? Vai custar o mesmo que um VW, por isso nao tem lógica pro grupo introduzir Skoda no Brasil. A menos, é claro, que achem um país vizinho com custos baixíssimos pra produzir, como fazem na Europa. Sem isso, nao justifica.

          • fschulz84

            Eu acredito que atualmente, estas falhas vem diminuindo muito. Basta olhar os Skoda anteriores a 2010 e ver que estes tinham uma cara que iriam desmanchar rapidamente hehe

            Eu digo pois notei que até mesmo em mercados mais desenvolvidos (não digo emergentes europeus) o número de Skodas vem subindo bastante… Em um Shopping em Villach na Áustria, eu vi muito mais Superbs e Octavia que os VWs equivalentes. E o preço não era assim tão inferior (creio que algo próximo a 2000Euros de diferença).

            Eu acho que a VW viu que era lucrativo investir mais na Skoda para atingir mercados onde esta já se encontrava estabelecida e pelo que notei, está a utilizando como vitrine de novas tecnologias (plataformas, motores e etc) e o resultado acabou sendo melhor que o esperado.

            Aqui no BR, não sei se a Skoda vingaria, pelo modelo de mercado adotado pela VW aqui… Poderia ter por exemplo o Octavia com motor 1.4TSi e deixar o Jetta só na versão Highline por exemplo… E tem a questão dos “sedans” da Skoda serem todos notchbacks, não sei se brasileiro aceitaria este tipo de sedan (apesar de que, dizendo por experiência própria, é uma mão na roda ter um sedan com abertura completa do porta-malas, eu tinha que tirar e colocar 7 malas médias/grandes a cada 3 dias em média na viagem que fiz). E o forte da Skoda na minha opinião são as SWs (Fabia, Octavia e Superb) segmento já praticamente inexistente em nosso mercado.

    • Tosca16

      Rapaz não vamos exagerar, é claro que as chinesas aqui não tem trazido seus melhores produtos mas os que tem a exemplo do Celer pelo que se cobra tá de bom tamanho, 34 mil reais num carro com o porte e espaço do Celer olhando nossa situação de mercado é praticamente de graça; mas a entrada de mais uma marca poderia ser boa ao mercado, concorrência sempre é bem vinda.

      • Mr. Car

        Se a concorrência de fato concorrer, é bom. Se não, é só mais um.

        • Tosca16

          Sim, por isso tem que fortalecerem-se no mercado. Imagina se a Chery trouxesse seus melhores modelos, com opções CVT e turbo, com bons preços e uma rede de concessionárias relativamente boa; qualquer 0,5% de mercado em cada categoria que seja já é algo, imagina se outras também cada um tivessem 0,5%, 1% … Olhe nos países vizinhos como é diferente, tem muito importado, tem muito de origem chinesa, tem muito carro americano .

          • Mr. Car

            Não boto muita fé que se fortaleçam.

            • Tosca16

              Não sejamos pessimistas ao extremo, aqui vai demorar mais que a média por N motivos, erros é claro, preconceito e custos de importação, fabricação local e etc; entretanto se em mercados vizinhos a participação é relativamente boa não há porque duvidar que no Brasil algumas possam também serem fortes no futuro. Nosso mercado sempre foi mais restritivo, teremos menos montadoras que num Chile da vida, mas uma ou duas chinesas podem ter uma participação relativamente boa a longo prazo, apostaria na Chery por ter investido forte, ser a principal montadora daquele país, ter fábrica no Brasil… ela acreditava em 3%, vou lhe ser sincero, não creio, mas posso estar enganado. A Hyundai nos anos 90 era tão desacreditada quanto, e hoje por pouco não pois o HB20 como o mais vendido do mercado.

              • Mr. Car

                Não é pessimismo, é descrença mesmo, he, he!

                • Tosca16

                  ok, daqui a uns 10 anos marque essa conversa, e falamos novamente sobre esse mesmo assunto.

                  • Mr. Car

                    Ok, estamos combinados. Dia 03/06/2026, he, he!

                    • Tosca16

                      Fechado, vou instalar o Deepin 2015.2 aqui no lugar do Ubuntu 16.04 e quando voltar salvo nosso bate-papo .

    • Tosca16

      Bom, viria a Skoda pra cá; onde se encaixaria, acima da VW ou abaixo ? No mercado global é uma marca de baixo custo mas duvido que viria com preços atrativos, esse é o maior problema ao meu ver . Eu sou favorável por exemplo a Dacia vir como Dacia também, com preços mais competitivos e se separar da Renault, com essa proposta de baixo custo eu teria um Dacia de boa, como também um Skoda ou Lada; aí vem, mas a que preço ?

      • Mr. Car

        Onde se encaixaria, eu não sei. Mas que preferia, preferia, he, he!

        • Tosca16

          Bom, vamos lá, vem um Skoda com preços equivalentes aos VW’s Golf, Passat e por aí vai, ajudaria algo no mercado ? Quero que venham, mas como opção mais acessível dentro do grupo.

  • Wagner Lopes

    Cuidado heinnn DAS CARROÇA…o mercado americano não é igual ao nosso que aceita qualquer latinha não heinnn?!!!.

    • EuMeSmObYmYsElF

      sao carros muito bons.. deixaram de ser baixo custo ha muito tempo. inclusive já figura acima da própria VW

    • thi

      Queria um das carroças tipo siroco , golf GTI, Passat , phideon etc

  • thi

    VW traz a skod e a seat