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Skoda Octavia 2016 traz mais novidades além do motor 1.0 TSI

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O Skoda Octavia 2016 chega oficialmente ao mercado europeu com mais novidades, além do motor 1.0 TSI de 115 cv e 20,3 kgfm, oferecido tanto no sedã quanto na perua Combi (fotos). Como já se sabe, este substituiu o anterior 1.2 TSI de quatro cilindros e entrega não só melhor performance, mas também eficiência energética.

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Entre as novidades, o Skoda Octavia 2016 agora passa a dispor de suspensão adaptativa DCC (Dynamic Chassis Control), que atua diretamente sobre direção e amortecedores, tendo os modos Comfort, Normal e Sport.

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Além disso, a Skoda disponibiliza entre os opcionais um lavador de câmera de ré, guarda-chuva no banco traseiro, suportes para iPad nos encostos, multimídia com espelhamento de smartphones e hotspot Wi-Fi, filtro de ar adicional para o ar-condicionado e o Skoda Phonebox, um carregador indutivo para smartphones.





  • Felipe

    Bonito ver marcas investindo em segmentos em que o foco do mercado já não é tão grande.
    Tá bem bacana esse Octavia SW.

    • Rmx

      Semana passada a nova S4 Avant agora a Octavia.
      O grupo VW está bem servido, e investe bem nesse segmento que não está morto na EU como nas Américas.
      Basta pensar que nessa categoria pode-se escolher entre uma RS6, S4, Golf R Variant, Leon Cupra,passando por Golf / Passat All Track, até as mais comportadas Skodas Superb/Octavia/Fabia.
      Tudo oque vc quiser, tamnho, potencia, suspensões diferentes etc!!!

      • zekinha71

        Aqui nacional temos a SpaceFox a… hummm, deixa lembrar ….., mais nenhuma.
        O resto só importada e começando por volta dos 80K como a Golf.

        • André

          É o que o infeliz do brasileiro só pensa em estética, e se aparecer para os outros e não na praticidade de uma SW com um porta malas grande. Qualquer SW que o RMX mencionou tem porta malas maior que uma Renegade, Ecosport, HRV ou Duster. E não me venham com essa questão que as rodovias são ruins, por isso é preciso carro alto, porque 100% dos pseudos SUVs nunca passaram por onde um carro baixo não passa.

          • Rmx

            Acho que até o Golf/308/Megane/Tipo 5 portas e outros da categoria possuem porta malas maior que Ecosport (odeio esse carro é muito estreito e alto, desproporcional) , Renegade e CIA, nem precisa partir para as SWs-

          • Pacheco

            Uma coisa que me faz preferir SUV, mesmo sendo muito fã de Station é ter o perfil do pneu mais grosso para os buracos.

            Eu mesmo já evitei de quebrar roda e suspensão por causa de um pneu maior e com mais borracha.
            Comprei a Captiva por causa disso.

            • Gustavo73

              Uma Captiva oi CRV ao invés de uma SW média até vai. Mas um crossover compacto a diferença do pneu e suspensão não será tão grande assim frente à um médio essa é a questão.

              • Pacheco

                Antes o Eco tinha uma diferença grande de pneu, não sei agora. E o Renegade ainda tem. Só o HR-V que usa pneu perfil fino tão fragil quando um Civic.

                • Gustavo73

                  O HRV preferido da galera que leva ele.ou invés do Civic é um excelente exemplo. 215/55 17″ 11,8cm de banda, Civic 205/55 16″ 11,27 cm de banda. E mesmo a Eco eo Renegade não é uma diferença absurda, Renegade 215/60 17″ 12,9 cm e EcoSport 205/60 16″ 12,3 cm de banda. Já o CRV 225/65 17″ 14,25 cm de banda aí a coisa começa a mudar.

                  • Pacheco

                    Sim, por isso muita gente migrou para o SUV. Eu já vi dois HR-V reformando roda na loja proximo de casa.

                    • Edson Fernandes

                      Detalhe: O Fluence é 205/55 R17. Veja que não é tão diferente.

                    • Pacheco

                      A Cherokee usava 265/65R17 e a Captiva eu coloquei 235/65R17.
                      Eram caros, mas me dava muita segurança para buracos e valas.

                      Sem falar que carro alto não raspa. A HR-V deve raspar muito, igual a Captiva, mas a Cherokee só raspava em Muro.

                    • Edson Fernandes

                      Então Pacheco, o Fluence é um sedan anormal pela altura de solo. Para vc raspar um Fluence, vc precisa ser ogro.

                      O carro é bem alto e isso é um fator positivo pois a posição de dirigir demonstra ser um sedan, a estabilidade de um sedan porém com uma altura que evita que se passe em valetas ou lombadas com dificuldade.

                      Agora é sacanear comparar a Cherokee com qualquer crossover…rs seja ele compacto ou medio.

                    • Pacheco

                      Sim, até por que a Cherokee é um SUV 4×4.

                      Mas vou te dar uns exemplos. A Zafira raspa, a Captiva raspa, mas o Sandero não raspa.

                    • Edson Fernandes

                      Angulo de ataque. Zafira e Captiva ainda que aCaptiva seja no formato “SUV”, ela é para aproveitamento familiar, logo não foi do projeto agregar a altura para grandes desafios.

                      O Sandero é como todo Renault…. alto de nascença…rs

                      Mas o angulo de ataque dele é muito bom. Dificilmente se encontra um deles com a frente raspada. (e nem precisa de ser o stepway)

                      O do meu tio que é um Stepway, até a posição de dirigir parece ser de carro altinho, mas no caso dele, foi preciso: Ele mora em um sitio.

                    • Pacheco

                      Minha irmã teve um 1.0 16V do modelo anterior. Eu acostumado com a Captiva que raspava na garagem de casa e ele não raspava em nada.

        • Rmx

          E a Passat Variant ficou de fora nessa geração!!! Acho ela bem mais interessante que o sedã.

        • what_the_hell??

          Você esqueceu da excelente Palio Weekend, que é muito bonita (kkk), traz o excelente e-torq 1.8 e Dualogic (kkkkkkk), e pode chegar a mais de R$ 83mil (nesse preço apenas com 2 airbags e sem controle de estabilidade nem como opcional!!!).
          Nosso mercado está simplesmente impraticável!!!
          Engraçado que a Fiat traz os obrigatórios AB2 e ABS com o nome HSD (High Safety Drive). Então como seria o Low Safety Drive????? Uma almofada???
          Mas temos tb a Golf Variant, que tb tem preços absurdos, mas ao menos é bem equipada!

          • Gustavo73

            A Weekend está tão cara quanto uma SpaceCross. A Variant tem preço de crossover compacto.

          • zekinha71

            Não esqueci a Weekend, é que ela está tão morta, que é capaz de chegar na ccs e pedir uma, os vendedores não vão lembrar que existe.

  • Blessa

    A marca Skoda, divisão mais simples da VW européia está a anos luz de distância da VW Brasil, que teria quer ser acima da Skoda, difícil de entender o mercado brasileiro. Aceitamos qualquer coisa e ainda pagamos bem caro por isso.

    • Eu olhei para comprar o Golf, o Jetta, e o Octavia, que não devia nada em relação aos outros dois, inclusive o acho melhor que o Jetta.

      • Gustavo73

        Octavia é da categoria do Passat.

        • fschulz84

          Não, o Octavia nada mais é que um Jetta/Golf SW com logo Skoda :)

          Quem faz o papel do Passat neste caso é o Superb

          • Gustavo73

            Verdade.

          • Rmx

            E faz bem esse papel porque parece bem maior que o Passat sedã e SW.
            Talvez por causa do desenho.

            • fschulz84

              Sim… Outra coisa que ajuda muito nos sedans da Skoda é o fato de serem notchbacks… A abertura total do porta-malas junto com os vidros, faz o acesso das malas no compartimento ficar muito facilitado.

              • Gustavo73

                O que lembra o desenho do Passat feito aqui ou do Mondeo que chegou a ser vendido aqui.

        • (Infelizmente) Não é. Ele se compara ao Jetta. O Superb está na msm categoria do Passat, alguns dizem que está inclusive melhor que o VW.

          • Gustavo73

            O fschulz84 já me corrigiu. Com relação a ser melhor que o Passat vai principalmente do preço frente ao VW.

      • Boris

        Eu andei em taxis Skoda em Paris, 1.4T com startstop e muito confortavel por dentro, a impressao que eu tive é que o carro é muito bom

        • O Carro é excelente, não sei pq a VW não vende Skoda aí.

          • Gustavo73

            Porque seria mais cara que a VW. Não teria o mesmo cxb da Europa.

  • lheu

    115cv numa perua maior que o golf variant? deve ser uma moleza para subir a serra com 5 pessoas e carregada. Não obrigado.

    • zekinha71

      Quantos cv tinham a Parati, Quantum e outras?
      E falam que era muito motor, e sempre carregadas.

      • Gustavo73

        Esqueça quantos CV tinha a Ômega Suprema 2.0.

        • Pacheco

          116cv e 17kgmf de torque.

          O 2.2 manteve os 116cv e tinha 20kgmf de torque.

          Mas potencia e torque não é tudo. Depende da curva deles, do cambio e acerto geral do carro.

          Não adianta um V8 num cambio errado.

          • Gustavo73

            Pot isso o powertrain e não só o motor são importantes. A questão da Suprema foi para mostrar que não seria um bicho manco.

            • Pacheco

              Sim, nunca é. O carro é manco no ponto de vista individual.

              Eu já tive um V8 e achava manco quando estava na rodovia e um 2.0 Turbo passava por mim.

              Mas nos semaforos eu achava todo mundo manco quando arrancava.
              Eu tbm já tive carro 1.6 que achava otimo no consumo e mando no desempenho.

              Isso é ponto de vista individual e da necessidade de cada um.

              Com gasolina a 3,29 aqui perto do trabalho, eu adoraria ter um manco 1.0 que faz 12km/l.

              • Gustavo73

                Gasolina por 3,29 e você está reclamando? No Rio média de 4 reais a comum. Na zona sul 4,20 no subúrbio por 3,80 na média. Ainda acho bom o BR perto do NorteShopping que coloca por 3,69 quando levo meu filho na natação.

                • Pacheco

                  A menos de 1 ano atras eu abastecia a 2.59. Tinha um carro flex e colocava o etanol a 1.59.

            • Edson Fernandes

              Po mas a suprema 2.0 era manca sim…rsrs e consumia um absurdo. As 2.2 (que mudaram mais o escalonamento do cambio), 3.0 e 4.1 eram muito melhores.

              • Gustavo73

                Frente a 3.0 e 4.1 elas eram “mancas”. Mas a 2.0 e a 2.2 não eram um perigo na estrada assim como esse Skoda com o 1.0 Tsi não será. É só o motorista saber usar o camber. Acho que essa é a questão.

                • Edson Fernandes

                  Ah sim sem duvida. Alias, eu nunca passei perigo com um Uno 1.0 Fiasa que tive.

                  Eu acho que isso é uma questão de bom senso e saber avaliar as situações. Hoje eu não teria os 1.0 4 cilindros pq considero ruim de performance, cambio bem curto nas primeiras marchas e as ultimas longas… mas não parece conversar muito bem com o escalonamento e aproveitamento do motor… ao menos Onix e familia 1.0 Fiat eu não teria.

    • André

      Aluguei uma vez na Austria um Skoda Octavia 1.2 TSI com apenas 86cv, acredite, o carro tinha desempenho aceitavel, mesmo com 4 adultos e subindo os Alpes.

      • Boris

        Os caras seguram a potencia no acerto mas liberam muito torque. Fica fácil de andar

        • Edson Fernandes

          Mas tem muitas pessoas aqui na teoria do super trunfo e por isso desconsideram outros atributos dos downsizing e engenharia da fabricante.

    • Rmx

      Já tive uma 508 sw com 120 cv no 1.6 e-HDI ( Diesel ) e um bom torque em baixa. Até que andava bem pelo tamanho da barca!
      Confortavel e economica para longas viajens em estradas na EU. E 1100 km ~ 1200 km por tanque de 70 litros, demorava para abastecer.
      0 a 100 em uns 11 seg. e 192 de max.(falsa) cheguei a 218 km/h na Alemanha, não sei como. (estava possuída !!!).

    • lheu

      já já vão por o vídeo da belina no youtube

      Belina do Capeta! 180km/H e Ninguem Pega!!

      • André

        Mas peraí, a belina tinha o motor CHT, aí é outra história, rsrsrsrs

        • lheu

          eu adoro esse vídeo. rsrsrsr

    • Olha o torque do motor, a partir de 1500 giros. Subir não é problema, ultrapassar ou desenvolver velocidades maiores pode até ser.

      • th!nk.t4nk

        E que serra? A maior parte da Europa é super plana. Bem diferente do Brasil, que é só ladeira pra todo lado.

      • Gustavo73

        Ultrapassar também não seria já a velha máxima frente a carros com mais potência seria a diferença.

    • Bruno Wendel Marcolino

      Acho tranquilo…tem um torque em baixa, se o torque fosse nos 5.000 rpm ai sim poderia ser um problema.

    • Felippe

      nada a ver, se for assim então, o antigo santana Quantum é uma lesma também, até porque ela tem potencia e torque menor que esse Octavia SW

    • fschulz84

      Vamos lá amigão… Já postei isso aqui umas 25 vezes e postarei quantas forem necessárias até que vocês entendam como funciona… Fiquei 20 dias com um Skoda Octavia Hatch (que na verdade é sedan) com o antigo motor 1.2TSI de 102 pocotós durante uma viagem a Europa Central…

      Estávamos eu, minha esposa e minha cunhada e SETE malas, sendo três grandes, 2 médias e 2 pequenas, além de mochila e outras tralhas.

      Dirigi por aproximadamente 2500kms, entre os mais diversos terrenos (planos, alpes, nível do mar, trechos sinuosos, estradas íngremes) e em NENHUM momento senti falta de potência alguma no Octavia… Óbvio que não era um superesportivo, mas por exemplo, a 140km/h estava em 3000RPM somente e tinha a impressão que era mais ágil do que meu ex-Focus Duratec 2.0… O consumo ficava entre 20 a 22km/l mesmo carregado (caiu para 16km/l em trechos alpinos).

      Este 1.0 é a evolução do 1.2TSi, se você não for utilizar para arrancadas te garanto que dá conta facilmente de um carro deste porte… E a Octavia Estate é do mesmo porte do Golf SW, quem é maior na linha da Skoda é a Superb.

    • DINEIROO

      Melhor que o 2.0 do Vovorolla.

  • Bruno Wendel Marcolino

    #savethewagons

    O que é um país sem preconceito de litragem né???

    • Zoran Borut

      Ah, não deve andar nem perto de uma Tempra SW 2.0 i.e.!!!!!! [quem se lembra dessa perua vai sacar o nível hard da ironia]

  • Edgar

    Essa ultima foto tem algo do Audi a4 avant b6 kkkkkk

    • Gustavo73

      Sim a lanterna traseira principalmente.

  • Mr Andrey

    A única perua que eu acho bonita e a Cadillac cts v

  • Edson Fernandes

    “Filtro de ar adicional para o ar condicionado”
    “Lavador de camera de ré”

    Sério que se precisa de opcional para isso?