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Skoda Octavia ganha motor 1.0 TSI com 115 cv

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Já visto no hatch médio VW Golf, no SUV médio Seat Ateca e no crossover Audi Q2, o motor EA211 1.0 R3 TSI agora também passa a ser oferecido no sedã médio Skoda Octavia.

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Com 4,65 m de comprimento e 2,68 de entre-eixos, o sedã da marca tcheca recebe o propulsor 1.0 TSI com 115 cv e 20,3 kgfm, que substitui o quatro cilindros 1.2 TSI de 110 cv. O peso assim caiu de 1.230 kg para 1.211 kg.

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Dessa forma, o Soda Octavia 1.0 TSI vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem máxima de 202 km/h. O sedã tem consumo médio de 22,2 km/litro, tendo ainda câmbio manual de seis marchas ou DSG com sete, além de Start&Stop.





  • Franco da Silva

    Olha aí!!! Esse motor caberia bem numa versão pacata do Golf, dona VW Brasil!
    E, na próxima geração da família Gol, em todos os modelo, por favor.

    • Lucas Vilanova

      Dizem que chegará ao final do ano. Já como modelo 2017 do Golf.

      Ouvi isso de um gerente da concessionária aqui da minha cidade.

  • João Martini

    Põe no Fox e no Golf, VW!

  • fschulz84

    Octavia <3

    • Tenho um 1.4 TSI com DSG e o carro é muito bom msm.

      • fschulz84

        Fiquei quase 20 dias com um 1.2TSi alugado e o carro me surpreendeu demais.

        • Edson Fernandes

          E pelo jeito anda mais que o Fluence além da economia né? rs

          • fschulz84

            Eu diria que na cidade o desempenho é melhor que nosso tuba e na estrada anda igual…

            Mas fazia 22km/l hehe

            • Edson Fernandes

              Poxa… eu me lembro que perguntaram no clube do Golf: “Se pudesse qual dos Golfs vc teria?”

              Todo mundo respondendo entre GTI e GTE e eu: TSI 1.2 + DSG.

              Quiseram me matar…rsrsrsrs

              Mas sério teria facilmente carros assim.

              • fschulz84

                Nosso consumidor médio ainda é bem atrasado em relação a isso…

                Eu teria um médio 1.0-1.2 Turbo facilmente…

                Até mesmo um 1,4T em um grande.

                • Edson Fernandes

                  Eu tbm teria. Seria sensacional rodar com muita economia sem abrir mão de um carro agil.

  • Wellington Myph13

    Ai meu sonho por um 1.0TSI AT. Pode até ser o AT6 mesmo…
    20,3kgfm ficou forte pacas hein… Números perfeitos pra estarem no Golf, mas… fazer o que né dona VW?

    • Maçaranduba o Porradeiro.

      Aqui ainda é preciso desovar o 1.6 de 120 cv no etanol…

      • Wellington Myph13

        Antes fosse pra “desovar” o 1.6 MSI de 120cv… Nós ainda estamos desovando o 8V de 106cv….

        • Maçaranduba o Porradeiro.

          Isso é papel do Gol, não do Golf, no Golf o papel ajudar a desovar o motor 1.6 MSI…

          • Wellington Myph13

            Ah sim, quanto a isso, sem duvida.
            Golf quando veio deu um tapa na cara do mercado, se tivessem colocado o 1.0 TSI nele, seria outro tapa na cara, mas… Faltou bolas pra VW nesse caso…

            • Maçaranduba o Porradeiro.

              Acho que sobrou bolas para a VW, tem que ter muita coragem ou muita cara de pau pra nerfar o Golf desse jeito.

            • Edson Fernandes

              Pois é… e veja que interessante… seria uma forma de dizer que os motores turbo da fabricante são confiaveis.

    • Davi Millan

      Ah como eu também queria!!! Deveriam tirar esse EA211 e deixar somente motores TSI no Golf. Teria um Golf com esse motor do Octavia tranqüilamente.

      • Wellington Myph13

        Achei um tremendo passo pra trás a VW BR lançar o Golf com o 1.6 MSI… Não sou contra ter um Golf com um motor mais fraco, mas já que quando ele veio, veio pra se mostrar puramente moderno perante a qualquer concorrente, deviam ter colocar o 1.0TSI nele e calado mais uma vez a boca do mercado de médios (E outros) e do Focus que usa 1.6 e 2.0 ao invés dos Ecoboost…
        Golf estaria reinando hoje, facil facil…
        Imagine um Golf 1.0 TSI MT6 completinho com Comandos no Volante, Ar Manual msm, Central 5,3″ com Mirror Link, Sensores Dianteiros e Traseiros, 7AB, ESP por 69.990,00? Sendo bem Realista/Otimista nos preços, claro…

        • Edson Fernandes

          Na verdade ele custaria nessa versão R$75000 (porque a central vem no pacote elegance), ainda assim, seria um carro com motor 1.0 turbo com potencia especifica de muitos carros 2.0! (e andaria mais inclusive que esses)

          Confesso que apesar de ter um carro automatico, iria me interessar um médio bem economico como poderia ser o Golf 1.0 TSI.

        • Davi Millan

          Onde eu assino? Haha

  • Ricardo

    Por que o nosso tem só 105 cv!?

    • V12 for life

      Porque é derivado da versão de 95cv, inclusive é essa a potencia do queestá sendo exportado.

      • Filipo

        Vai equipar qual carro? Se tiver fonte, favor “linkar”.

        • V12 for life

          Ainda é especulação mas a estreia seria no Golf Bluemotion.

          • Filipo

            Ouvi falar em 139 cv para o Golf em 2017 com o 1,0 T.

            • V12 for life

              A VW tem capacidade para isso, mas com um 1.4 de 150cv acho difícil passar dos 130 e isso no álcool.

      • Marco Antônio

        Essa com os 20 kgmf ? Se eu mandasse na VW BR eu deixava só o motor 1.0 mpi, o 1.0 TSI do Up, esse TSI mais torcudo, o 1.4 TSI e o 2.0 TSi. Pronto, daria vim aos motores jurássicos. Mas como eu não mando em nada, nem em casa, deixa pra lá.! lklkkkk

        • Gustavo73

          Concordo, mas hoje só falta um jurássico o 1.6 8v que chegou aqui no Golf IV.

          • Marco Antônio

            verdade. Vai morrer mais cedo ou mais tarde. Não é possível que a VW vá perder a majestade sem nem mesmo tentar lutar. A vw está simplesmente ridícula no BR. Eu acho que a vw tem uma gama de motores para ser a melhor do brasil nesse quesito, porém não se vê essa essência na realidade. O mercado vai ir evoluindo e a VW retraindo, mesmo com os motores bons que possui. Esse 1.0 TSI é muito dinâmico, merecia mais opções de calibragem e de modelos. Mas que a vw se lasque, to nem ai pra ela. Afinal não sou acionista mesmo.!

            • Gustavo73

              Quando o 1.0 Tsi foo anunciado a primeira coisa que pensei, pronto o 1.6 8v morre e o 1.6v fica no lugar. E dependendo do modelo e proposta o 1.0 Tsi de 105 cv e o de 125 cv potência especulada para a versão mais potente do 1.0 Tsi com etanol. Até esperava Holf 1.6, mas em uma versão Trendline com 5 aibags, esp/tc e rodas de aço como o Corolla de entrada por uns 70 mil, um Bluemotion com o 1.0 Tsi, mantendo o 1.4 no Conforline.

              • Marco Antônio

                Eu também achei que eles explorariam mais esse motor. Mas parece que está tudo bem pra VW, eles não parecem preocupados em ser os melhores.!

        • V12 for life

          Acho que qualquer um de nós aqui fariamoa isso, o que deixaria a VW com a melhor linha de motores do mercado, mas infelizmente só nos resta ler e debater.

          • Marco Antônio

            Pois é.! bom pra concorrência!

  • Felipe

    Bastante interessante um carro desse porte com motor 1.0 turbo. A tendência parece mesmo ser essa.
    O que não desce é esse dejavù na traseira desse carro. É praticamente um A4 1998.

    • th!nk.t4nk

      Nem tanto… Esse carro é super comum aqui na Europa, então passa longe qualquer lembrança de modelos dos anos 90. Mas pra quem vê pela primeira vez, talvez lembre mesmo.

  • Sassá

    é 3 ou quatro cilindros?

    • Gustavo73

      3 cilindros, não existe 1.0Tsi de 4 cilindros.

  • Gian

    Fenomenal esse motor. É torque pra ninguém botar defeito.
    Porque será que o 1.0 TSi do Up é uma versão com menos torque?
    Opção da marca (visando consumo) ou é mais uma questão técnica (limitação da transmissão)?

    Minha opinião é que a VW optou pelo torque de 16,8 kgfm no TSi do Up por uma limitação da transmissão (o que pra mim é até coerente). Se tivessem optado por esses 20,3 kgfm, certamente teriam que utilizar uma transmissão mais robusta e por consequência mais cara.

    De toda forma, fica aquela curiosidade sobre o quanto esse motor do Up poderá render em outros modelos da VW, com transmissões com maior limite de torque.

    • Marco Antônio

      Tive as mesmas dúvidas. o pessoal do NA poderia explicar algumas coisas assim nas matérias.! kkkk Serem mais abrangentes, eles parecem ter medo de analisar as coisas.!

      • Gustavo73

        Esse motor tem várias regulagens, tem Polo Tsi com 90 cv e 15 kgfm.

        • Marco Antônio

          Atá, é questão de regulagem .! Agora entendi porque da discrepância. Mas é um ótimo motor em, deveria ter mais “calibragens” no BR, e modelos com esse motor tipo gol, fox, golf, voyage. Enfim. Bom pra concorrência da VW que ela dê esse mole todo.!

      • Matthew

        É uma questão de calibragem mesmo. O Up! TSI com quase 17 quilos de torque (declarados) destraciona as rodas motrizes até em terceira marcha. É muito motor pra pouco carro, motivo pelo qual o controle de tração atua frequentemente para matar o ímpeto do propulsor e manter o controle sobre o carro. O Rubens Barrichelo comenta essa característica no volta rápido do canal acelerados.

        • Marco Antônio

          Pois é. Acho que essa versão com torque da casa dos 20 kgmf daria um bom casamento com o fox ou golf. Rezemos.

    • Gustavo73

      Opção de consumo. Não há necessidade de 20 kgmf no Up. O Polo tem uma versão com 90 cv e 15 kgfm usando o dsg7.

      • Gian

        Faz sentido. Obrigado!

    • Edson Fernandes

      Não precisa de explicação do NA nao, é a aplicação no Up.

      Para não ser um produto voltado a esportividade e ainda, conter o impeto de um carro que não poderia receber uma preparação mais esportiva, a solução foi conter a potencia. Perceba que ele só recebeu controle de tração para evitar a patinação das rodas de forma indesejada e claro, atuar no controle do carro. Na pratica, o cara sente segurança de saber que está com um carro estavel e sem produzir efeitos para tirar essa insegurança, ainda que o up seja um carro urbano e na estrada sofra com ventos laterais. (além de não ser expoente em curvas fechadas)

      • Gian

        Olá, Edison.

        Só pra registrar, não questionei o NA não. Foi outra pessoa que comentou.
        Eu apenas expressei uma curiosidade minha e em seguida minha opinião.

        ok?

        • Edson Fernandes

          hehehehe
          Fique tranquilo, quis te explicar para talvez também já matar sua curiosidade…rs

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    No final da matéria só faltou escreverem:
    Chuuuuuupa Brasil.

    • Marco Antônio

      kkkkk pensei o mesmo. kkkk

  • Filipo

    Esse era o motor para ser adotado no nosso Golf de entrada, e não o fraco EA 211 de 1,6L!

    • Gustavo73

      Concordo que o 1.0 tsi cairia como uma luva no Golf. Agora porque o 1.6 seria fraco? Os números de desempenho do Golf IIV com esse motor são muito similares ou do Focus 1.6.

      • Filipo

        Simplesmente porque o carro é bem pesado para a potência e torque (e seus regimes) deste motor.
        Lançar o Golf VII em 2016 com este motor (que não é ruim) dispondo de algo melhor e pelo precinho que é ofertado, foi um balde de água fria em seus fãs.
        Quanto ao Focus, seu caso também é bem parecido com o do Golf, apesar de render mais.

        • Gustavo73

          O Golf só perde para o Fovus nas retomadas. Lembrando que o Golf tem 100kg a menos que o Focus e torque quase idêntico. A diferença fica na potência.
          Sem dúvida o 1.0 teria respostas melhores.

          • Filipo

            Acho que este motor da VW rende pouco com gasolina. É um motor moderno, todo em alumínio, com cabeçote multiválvulas e variação de comando para a admissão. Poderia render mais, ainda mais que o velho e antiquado EA-111, quando abastecido com gasolina rende apenas 9 cv a menos.

  • Marco Antônio

    3 perguntas.! Esse é o mesmo motor do UP? se sim, porque ele tem mais torque por lá? E porque a média é tão superior por lá 22 km/litro. :??

    • fschulz84

      Para as duas primeiras perguntas a resposta é a mesma: Características do produto.

      A terceira a resposta é bem simples: brhuehue

      • Marco Antônio

        Entendo as duas primeiras, e a ultima eu tive que concordar. BR é boxta mesmo.!

    • Samuel Checozzi

      Mesmo motor do up com outra configuração de Injeção. 22km/l porque não é gambiarra, ops, flex, e porque a gasolina de lá é gasolina, não lixolina do .br

      • Marco Antônio

        Sempre citam essa questão de ser flex e da qualidade de nossa gasolina. É, Brasil está de mal a pior.!

  • Ricardo Blume

    Minha opinião seria a de o Up! ser somente aspirado, ai viriam o Gol e o Fox com o motor turbo de 105 hp e o Golf com esse de 115 hp. O Up! deveria ser mais barato e somente o de entrada da VW, sem muita história de cross e turbo.

    • th!nk.t4nk

      Gol é do mesmo segmento do Up. E dentro do segmento o Up ainda é um modelo bem superior. Não faria sentido algum ele ter motores mais fracos que o Gol.



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