Mercado Veículos Comerciais

Strada acelera entre os comerciais leves no mês de julho

fiat strada adventure extreme 2

A Strada abriu uma vantagem de mais de 1,6 mil unidades para a Toro em julho. Esta por sua vez continua vice-líder e com pequena folga em relação à Saveiro. A Hilux também mantém a dianteira sobre a rival S10 e assim lidera o segmento médio.

A Montana já parece recuperada nas vendas, posicionando-se em sétimo. Oroch, Fiorino e L200 fecham os 10 mais vendidos entre os comerciais leves. Já a Master continua líder isolada entre as vans. No caso dos caminhões leves, a HR segue na frente.

Confira abaixo os 20 comerciais leves mais vendidos de julho de 2016:

1) Strada – 5.924 unidades
2) Toro – 4.313
3) Saveiro – 3.908
4) Hilux – 2.658
5) S10 – 2.339
6) Ranger – 1.961
7) Montana – 1.315
8) Oroch – 1.194
9) Fiorino – 1.005
10) L200 – 777
11) Master – 532
12) Amarok – 492
13) HR – 332
14) Frontier – 329
15) Ducato – 217
16) Daily 3514 – 187
17) Doblò – 129
18) Kangoo – 122
19) K2500 – 120
20) Sprinter 311 – 68

[Fonte: Fenabrave]





  • HugoCT

    Pelo jeito o sucesso da Toro será duradouro, ja que ostenta a posição.

    • RafaCtba

      Esperamos que o cambio da Toro não de problemas como no Jeep Renegade.

      • Pacheco

        O do Jeep são casos isolados.

        Porem, se for detectado um defeito mesmo, ele vai apresentar o problema por ser a mesma caixa.

        • De qualquer forma, já temos mais uma “verdade” estabelecida: “Câmbios problemáticos da Fiat”. Como já te disse, VW, Fiat e Ford estão cheias dessas verdades absolutas.

          • Pacheco

            Pois é… povo sai espalhando coisa sem nem mesmo entender as razões.

  • Pacheco

    A Fiat lançando uma versão CE da Toro e umas versões mais voltada ao Trabalho, ela passa a Strada e assume o segmento.

    • DiMais

      na verdade essa vai ser a nova geração da Strada, baseada no projeto X6.
      uma pena ver a Oroch patinando, mas um pouco é culpa da própria Renault que fez um produto às pressas para encarar a dupla da Fiat e não ficou bem feita.

      • Você acha mesmo que o problema da Oroch foi o pouco tempo de desenvolvimento por parte da Renault? De quanto foi esse tempo?

        • DiMais

          muito menos que a Toro, que começou a ser pensada junto com a geração atual do Palio (2011/12) e na época chamada de Stradona.
          a Oroch é um Duster recortado apresentada como conceito em 2014, não leva muito tempo pra fazer isso. A Dacia tem um produto muito melhor e mais versátil na Europa, mas aqui fizeram remendo.

          • Espera, mas o projeto da Oroch daqui é o da Dacia! A Dacia de lá é a mesma daqui, excetuando as tropicalizações e simplificações de sempre. Se aqui é um remendo, lá não é muito diferente! Já pensou que talvez as limitações do produto (Que não são o mesmo que problemas ou defeitos) estejam no projeto em si, e não no tempo de desenvolvimento que nem você nem eu sabemos?

            • Pacheco

              O Erro da Renault foi não ter inovado em nada. O interior é feio, o carro vem mal equipado e lançou nas versões erradas.

              • Sinceramente, vejo mais acertos do que erros na Oroch. Ela vende bem. Não é líder? Bom, o Duster o foi apenas em poucas ocasiões, mas acho que no fim devia ser mais rentável que seu rival Ecosport. Mas só achei precipitado creditar um eventual insucesso no tempo de projeto, sendo que esse é desconhecido e foi feito em cima da base de um projeto consagrado que é o Sandero.

                • Pacheco

                  Pra mim, o erro foi ter iniciado as vendas com o cambio errado, ter os mesmos equipamentos do Duster e não possuir nenhuma inovação frente a concorrencia.

                  Ainda acho que falta equipamentos e principalmente atrativos.

                  • Acho que na verdade tinhamos que ver ela como um complemento da Duster, para quem precisava de uma caçamba.

                    • Pacheco

                      Mas até nisso ela é fraca… e até feia. KKKKK

                  • Doccar

                    Economizaram demais no lancamento da Oroch, enquanto a Toro veio com tudo em varias versoes e acabamento superior em se tratando de Fiat..
                    A Renault pecou nesse aspecto, poderia mt bem ter feito uma Oroch a nivel do Fluence…quem paga R$ 70 mil num carro, paga R$ 80 mil num carro melhor.

                    • Pacheco

                      Concordo contigo.

            • Rmx

              Concordo com você! Já tive 2 Dacias e na mesma época Renalt e Peugeot . Os romenos tinham tudo funcionando, más sempre o mínimo. Ar condicionado fraco, aquecimento lento, bancos aquecidos só com uma temperatura etc .. Sempre me pareceram baixo custo mesmo .
              Pois as versões mais equipadas deles não tinham tanto conforto como as intermediárias das francesas!

            • DiMais

              Logan Picape, não tem nada a ver com a Duster.

              • E qual a diferença da pickup Logan para a Logan e a pickup Duster para o Duster? Porque um é uma solução pensada e outro é um remendo? Seria porque um é de lá e outro daqui? Aliás, vou mais longe: Qual a diferença da pickup Logan para a pickup Duster?

                • DiMais

                  pesquisa você mesmo, as diferenças são visíveis.

                  • Hahaha… Cheguei no ponto que queria! Você AFIRMOU que os problemas se devem ao tempo de desenvolvimento. Perguntei quanto tempo. Você não sabe, mas sabe que foi pouco tempo. Para defender seu ponto de vista falou que a pickup Toro era “falada” na Fiat desde 2011 (Não sei se isso conta como tempo de projeto, e de qualquer forma não sabemos desde quando a Oroch é “falada” na Renault/Dacia). E mesmo nesse mar de desinformações, achismos, sou EU quem tem que pesquisar?
                    Hehehe… Eu falo para vocês….

                    • DiMais

                      Hahaha

            • Rodrigo

              O rapaz ali é o típico “engenheiro” acheiro ao afirmar que tal veículo foi desenvolvido às pressas!
              Nem imagina como é complicado fazer isso! Acha que a idéia sai do papel e em alguns meses está nas ruas…

      • Pacheco

        Fez as pressas e pra piorar lançou em versões erradas e com falta de equipamentos. Usa o painel do Sandero Antigo, falta equipamentos, tecnologia e só agora chegou o Automático.

        • Rmx

          Para mim o problema é que se trata de um Dacia, projeto limitado de baixo custo. Já tive 2 e sei oque digo.Sempre só para trabalho, para viajar só com Renault ou Peugeot. Tudo é melhor nesses consumo, isolação acústica, dirigibilidade etc. Não tem muito o que melhorar já nasceram assim!

          • Pacheco

            Tive um Sandero na familia e falo com clareza: Foi um dos melhores compactos que tivemos.

            • Rmx

              Eu comparei Dacia Lodgy gasolina/ Doker Diesel com Renault Megane GranTour básica gasolina e Peugeot 508 SW intermediária Diesel. Foram os que tive na mesma época.
              Sem chances pros romenos
              Posso dizer do espaço interno e do porta malas do Lodgy com mais de 800 litros e da manutenção barata a preço fixo, que são bons na Dacia, perfeitos para segundo carro ou trabalho!

      • Resumindo: O que a Renault acertou na Master, errou na Oroch. É a empresa bipolar. :)

        • DiMais

          exatamente! a Master em sintonia com a europeia foi um acerto enorme..
          já a Fiat acertou com a Toro, mas a Ducato defasada está perdendo terreno para a Renault (Fiat/PSA não vão nada bem, desconfio que a atualização tenha sido engavetada por isso).

          • Pacheco

            A Master tem qualidade, conforto e boa capacidade de carga. E o preço dela está bom, o que ganha muitos clientes.

    • pedro rt

      e questao de tempo assumir a liderança, so e preciso ter paciencia e mais preços promocionais

      • Pacheco

        Com certeza a Toro vai dominar o mercado.

  • leo

    Fiat tomando a frente novamente, e muita gente ainda critica a toro…

    • Doccar

      A Toro ficou bonita, bem resolvida, numa categoria praticamente inexistente, e em varias versoes..a Fiat acertou com ela, porem, o resto da linha eh de doer!!!

  • Fabio Marquez

    Até hoje não vi uma Hilux nova abaixo da versão SRV.

    • Vinicius

      meu tio comprou uma SR AT. Vem com retrovisores pretos e bancos de tecido, além de não ter ESP. Mas tem multimídia e é automática, 4×4, diesel. Ele saiu de uma S10 e disse que queria uma Hilux por ser Toyota… Então tá, né !

    • Gabrielch

      Já vi umas 3 topo de linha aqui em Brasília. 2 no mesmo dia. Cheguei a desconfiar que era a mesma pessoa dirigindo. Acho que tem muita gente com dinheiro por aqui.

    • leomix leo

      Venha aqui na Bahia, em Feira de Santana, onde o pessoal gosta de se amostrar e financia até a alma para o Diabo, só para ter uma pick-up top. Por dia vejo mais de 10, o povo aqui gosta da mais top, para parar na porta de uma bodega e dizer que é rico, que comprou um carrão (financiando até o talo).
      P.s.: hoje vi uma SRV, mais durante o dia só vejo SRX.

  • CanalhaRS

    Quando lançaram a Toro, eu comentei aqui que ela deveria garantir o terceiro lugar e possivelmente o segundo, e acertei. Com essa renovação de S10/Saveiro/Hilux quem perdeu força foi a Amarok.

    • thi

      Tb a Volks é lenta demais , bem assim é o jetta

      • Doccar

        Para a VW, parece nao valer mt a pena grandes apostas no nosso mercado, ela eh lider na Europa..enquanto a Fiat vive dependente do Brasil pra sobreviver.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Toro foi cartada certa, caso venha a ter um motor 2.0 Flex, cabine extendida ou simples, ninguém segura ela. É um bom projeto e mercado está reconhecendo…Falta a Fiat emplacar novamente um Sedan médio.

    • Pedro Evandro Montini

      O própria Toro faz-se, em parte, de sedã médio. É crossover, picape e sedã. Por isso agrada a muitos.

  • Verdades sobre o mercado

    Fiat atualmente só sabe vender pick-ups e o faz muito bem, já nos automóveis precisa se mexer e rápido …

    • Pacheco

      Ainda acho que ela deveria migrar as Pick-Ups para a RAM.

      • francis

        RAM 700 Club Cab

        • Pacheco

          Exatamente… Strada ser RAM 700 e Toro ser RAM 1000

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Esse carro é uma mina de $$$

  • ####Carlao GTS

    Mas ,só Podemos comprar STRADA. FATO.

  • wandsberg

    Fiat com nada menos que 44% de share entre os 10 mais vendidos no mês! A Toro até merece estar ali, mas não entendo como a Strada vende tanto…

    • Ela atende o que seus consumidores querem, ué…

    • Fernando S.

      É a mais “barata” para o quesito trabalho. Aqui na região que moro, por exemplo, todos os entregadores de gás usam Strada working (versão mais barata)

    • francis

      Colaram a fama da Pick up Fiorino pau pra toda obra na Strada… e deu nisso… mas ela é boa mesmo pro trabalho,e tem inovações a despeito da plataforma** ser de 96…. pra mim, a Strada mais bela foi a versão Sporting…

  • Fernando S.

    A Frontier precisa urgentemente de um novo comercial dos pôneis malditos ou dos AgroBoys. Está perdendo de todos os rivais.

  • thi

    A saveiro eterna vice e já já cai pra terceiro , burro quem deixa de comprar uma oroch e compra uma saveiro ..burro ao extremo .

  • pedro rt

    hj eu fui conhecer o TORO de perto, o carro e muito bonito, bem acabado e de bom custo beneficio, e questao de tempo assumir o 1° lugar nesse segmento

  • francis

    Strada guerreira… mesmo com uma plataforma de 96 ainda segue na ponta….. e ja foi importada pra europa com motor 1.3 multijet , e méxico (com a marca RAM)

  • Junior_Gyn

    Nossa, Amarok tá na UTI msm, vender quase metade da L200, que apesar de ser bruta e aguentar o tranco, é juntamente com a Frontier a mais atrasada das pickups. Mas o design da L200 ainda me desperta interesse. Qdo a Triton foi lançada, foi a pick-up com o design mais ousado de seu tempo. Fico pensando, já pensou se a Mit lançasse a nova versão baseada no desenho futurista da Nova Outlander, caraca, eu acho que iria ficar top. Seria a mesma história da primeira geração, seria a mais ousada dentre todas.

    Agora se a Mit resolver trazer a versão indiana, esquece querer alavancas as vendas. Feia d+