_Destaque Mercado Veículos Comerciais

Strada reina e Toro é o consorte na primeira quinzena de junho, que tem chinês na corte

aumark-1039

A Strada continua reinando no segmento de comerciais leves e na primeira quinzena de junho. Junto à ela, a picape Toro segue como consorte na vice-liderança, impondo certa vantagem para a Hilux. Já a Saveiro conseguiu manter a quarta posição, pois a S10 manteve-se pouco acima das mil unidades.

A Ranger vem bem em sexto, enquanto a Oroch permanece em sétimo. Sendo a terceira picape leve derivada de automóvel, a Montana ainda consegue posicionar-se entre os 10 mais vendidos.

A Master continua mandando no segmento de vans, enquanto a Amarok perde terreno e fica em 12º. Entre os pequenos caminhões, destaque para o Aumark 1039 da chinesa Foton, que fecha os 20 mais vendidos.

Confira abaixo os 20 comerciais leves mais vendidos da primeira quinzena de junho de 2016:

1) Strada – 2.423 unidades
2) Toro – 1.772
3) Hilux – 1.484
4) Saveiro – 1.262
5) S10 – 1.071
6) Ranger – 857
7) Oroch – 523
8) L200 – 453
9) Montana – 395
10) Fiorino – 358
11) Master – 287
12) Amarok – 249
13) HR – 208
14) Frontier – 171
15) Ducato – 121
16) Daily 3514 – 72
17) Doblò – 53
18) K2500 – 53
19) Kangoo – 47
20) Aumark 1039 – 23

[Fonte: Fenabrave]





  • Mario

    Ué, e a nova ‘super’ saveiro, não iria detonar a concorrência??? É mais do mesmo, só isso.

    • automotivo

      segundo o carlos4patas, sim.

      • Debraido

        Entrei no Blog do UP! só para ler o comentário do cara.
        Minha conclusão é que ele vive em uma realidade paralela.

        • Detector de Mentiras

          Não entre.
          Aquilo ali é um local de mau caratismo.
          Há outros tão mau caracteres quanto (e até tidos como especializados, experientes e que já passaram por revistas), mas melhor silenciar.

          Só que ali é exacerbado, é sacanagem com quem entra pra ler.
          É preciso boicotar, antes que eles enganem mais gente inocente que pode acreditar naquela avalanche de baboseiras.

          • Edson Fernandes

            Ali o complicado que ele sempre tem uma comparação de vitoria a um VW mesmo que o mercado não seja a realidade que ele diz dos VW.

            • DiMais

              se comparar um Gol Special 2001 com uma MB Classe S 2017 o VW ganha por ter o melhor custo x benefício.

          • DiMais

            tenho a categoria ‘Autos’ assinada no meu Flipboard e como esse infeliz publica por lá acabo sempre vendo alguma chamada das matérias dele..
            nunca acesso porque não é dos meus clics que uma pessoa desse baixo nível vai ganhar dinheiro, mas sempre dou risada das chamadas que são de nível pior que o sensacionalista..

    • Mr. Camyin

      Na verdade depende do ponto de vista… Eu particularmente só gostei da grade da frente dela porque o resto está lixo…

      Mas… mediante à tabela comercial, as empresas dividem em Utilitário baixo, médio e alto (não são exatamente esses nomes, mas é neste sentido)… Então para a Fiat, os utilitários baixo estão 1ª Strada com 27% do mercado e Saveiro em 2ª com 22% do mercado… (Para a Volks está sendo “sucesso absoluto”, já que a antiga Saveiro dava 13% do mercado) porém, para nós meros civis, vemos todos os utilitários juntos em uma mesma tabela…

      Então vamos dizer que a missão da Volks está “dando certo”…

  • Marcelo Ceno Dutra

    Ranger ficou top com a reestilização, creio eu que irá decolar com a versão 2.2 automática.

    • JAG

      Na ranger não podemos esquecer da segurança! A melhor da categoria em segurança!

      • Marcelo Ceno Dutra

        Sim inclusive na versão 2.2 a/t lançada recentemente a mesma possui 7 bolsas.

    • Eduardo Brito

      Difícil, o pessoal prefere a S10 e Hilux.

      • Pacheco

        Mas acho que agora isso vai mudar um pouco. A Ranger pode crescer, mas sem ultrapassar as duas.

        • Edson Fernandes

          Dificil, um problema cronico na Ford é a reposição de peças.

          E até ela não sanar isso, os compradores fogem da mesma. Seja por ter peças caras ou pela falta de peças (ou na demora na entrega dela).

          • Pacheco

            Isso é um problema grave mesmo.

            • Danilo

              considerando que o consumidor de picape visa bastante esse tipo de coisa, nisso s10 e a hilux já são conslidadas

    • José Eduardo Borba

      Mas pelo preço dessa, o cara pega a Hilux Sr. Não que a Hilux seja melhor, mas o mercado não troca pela Ranger.

  • leomix leo

    Acho que a S10 peca na quantidade de air bags, na retirada do farol projetor sem LED, e luz diurna.

    • Erlandio Ramos

      Na verdade ela até tem luz diurna com filetes em leds na versão top, agora tirar os projetores e ainda por cima não colocar leds ou até lâmpadas xenônio é uma falha grave. E colocar so 2 airbags é uma falha absurda.

      • Edson Fernandes

        Não é uma falha, é um erro, pq sua trailblazer que oferta dá condições da picape ser segura também.

        Mas deveriam botar ela no LatinNCAP para descerem a lenha, quem sabe assim a Chevrolet deixa de ser tão mesquinha…

  • zekinha71

    Nada como um face lift e uma telinha no painel pra melhorar as vendas.
    OPPPSS no caso da Saveiro isso deu ruim.
    Está quase indo pra quinto.

    • Pacheco

      O problema é que ela não tem nada de melhor da Strada.

      A versão de trabalho da estrada é mais parruda, resistente e tem ótima fama. A versão CD da Strada tem 3 portas que facilita e ainda opção de cambio dualogic.
      E quando vc coloca a Adventure frente a Cross, a Strada alem de um visual mais agradavel, tem a terceira porta e não fica com aquela cara de xuning que está a Saveiro.

      • Edson Fernandes

        Olha eu acho mais bonita a Saveiro. Mas concordo que para trabalho não dá.

        Ela baixa muito a traseira quando carregada, mas para meu tipo de uso se tivesse um dia interesse, eu iria em picapes mais urbanas (e considerando que temos apenas 3 compactas, seria a Saveiro).

        Acho um erro gravissimo da Renault em não ofertar logo na Oroch uma opção automatica. Tenho a impressão que no nicho que ela se encontra e naquele que pessoas estão migrando das médias para as compactas, seria uma carta na manga bem aceita.

        • Pacheco

          Eu acho a Saveiro muito Mano… para trabalho ou lazer sem ser playboy, não da.

          E sim, a Renault erra nas opções da Oroch.

    • automotivo

      feixe de molas…..o pessoal na minha terra carrega 1000kgs. Quase todo mundo q tem uma strada tem um reservatorio plastico com 1000 pra carregar.

  • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

    É divulgado quais toro’s são vendidas? Queria saber se vendem mais diesel ou gasolina?

    • Erlandio Ramos

      Pela lógica a versão mais vendida deve ser a Flex que é mais barata

  • Tosca16

    Se não fosse o preconceito e falta de conhecimento sobre a marca este Foton poderia vender bem mais; primeiro que tem ótima relação custo benefício, segundo que a Foton vai começar a fabricar ainda este ano no país, em parceria firmada com a Agrale, terceiro que o trem de força é conhecidíssimo ( Cummins + caixa ZF) .

    • Mumm Rá

      Torçendo pelo sucesso dela ( somente não quero que compre a Agrale ) além disso espero que fabrique ( ou importe ) outros produtos como a picape Tunland e as vans Toano, C1 e CS2/C2 ou até mesmo a SUV Sauvana ( e quem sabe futuramente Bogward )

      • Tosca16

        Eu queria ver a Tunland aqui por uns 80 mil na versão cabines simples e por até 100 mil numa versão cabine dupla, sempre com o motor Cummins 2.8 e tração 4×4.

    • Detector de Mentiras

      Foton é tipo uma subsidiária da Foston, aquela marca fuleira de GPS e celulares?
      (que duravam uma semana, quando muito)

      • Tosca16

        Vou ficar calado …

  • Junior_Gyn

    Amarok está morrendo mesmo. Vender bem menos que L200 que já está com a mecânica ultrapassada perante a concorrência e até mesmo da própria Amarok. Vamos ver o que a VW vai fazer com ela no final desse ano ou começo do ano que vem. Acho que se trouxer o V6 Diesel e novo interior, e claro, não extrapolar no preço, pode conseguir dar uma alavancada nas vendas. Acho que a marca deveria trazer o V6 para as versões topo, e deixar o 2.0 TD para a Trendline e frotistas. Só o tempo dirá o que deve acontecer

  • Hernan Carlos Granda

    nao entendo como voces podem ter como n° 1 a um carro que tem 20 anos em produccion , nao deve existir (clasicc?) carro mais inseguro que strada

    • automotivo

      Qual vcs tem la como número 1?

      • Hernan Carlos Granda

        1 Toyota HILUX 3.289
        2 Volkswagen AMAROK 1.942
        3 Ford RANGER 1.667
        4 Renault DUSTER OROCH 807
        5 Fiat NUEVO FIORINO 657
        6 Renault KANGOO 550
        7 Peugeot PARTNER 528
        8 Volkswagen SAVEIRO 513
        9 Fiat STRADA 470
        10 Chevrolet S-10 431
        Mayo 2016

        • Edson Fernandes

          Hernan é que ela é picape compacta.

          Ela tem o menor custo de manutenção e isso faz toda a diferença. Não a toa, muitas pessoas estão migrando de picapes médias (como a Hilux) para a Toro, porque além de compacta, ela tem um custo de manutenção bem inferior.

          Considere peças como pneus também bem mais em conta.

    • Pedro Rocha

      É um veículo de baixo custo de manutenção, pois compartilha peças com vários modelos populares da FIAT, além de ser a mais adequada ao trabalho em sua categoria.

      • Hernan Carlos Granda

        isso sempre que voce nao capote o camionete, ali tudo ahorro sera para pagar parecela no cemitério

        • Edson Fernandes

          Isso é uma realidade. Infelizmente elas são na totalidade bem inseguras. Inclua nessa em especifico a S10 por ter apenas 2 air bags.

          (A Amarok tam´bem porque afinal, 4 air bags somente na versão de topo).

          • Malokeyro

            Amarok, não capota, o motor funde antes.

    • dor53

      existe sim.
      saveiro

  • Detector de Mentiras

    Saveiro deu uma crescida, mas foi fogo de palha. Strada se mantém incólume.
    Temos Strada e Saveiro. Eu prefiro mil vezes (UM MILHÃO DE VEZES) dirigir a Saveiro. Mas o setor de manutenção da empresa diz que Strada é melhor. Logo, manda ver Strada pra trabalhar! (até porque o motorista não sou eu)

    Torinho mandando ver… Vem devagar (se for flex), mas vem sem parar! Maior prova de que carro é imagem (a imagem que passa para terceiros. Ex.: picape passa imagem de homem forte, durão, etc) e aqueles acessórios que agradam o consumidor, os infames mimos (tela, rodas grandes, faróis de neblina, câmbio automático e firulas em geral — obs.: não é intriga com o povo do automático, pois também gosto, mas é beeem dispensável).

    Hilux, como é de se esperar, vencendo na sua categoria. S10 na espreita. Justo, pois é, teoricamente, o segundo melhor produto. (justiça seja feita, a nova Ranger 2.2 também merece seu lugar ao sol. A 3.2 não, muito menos a flex. Que fiquem na sombra…)

    Oroch se consolidou bem, o esperado para um Renault esquisitão mas de boa utilidade e preço correto.

    Fica o questionamento: Essas 23 Aumark são Amaroks com erro de digitação? Ainda assim, vendendo pouco.
    E não é só fama, conheço pelo menos 3 amaroks que tiveram troca de motor.
    Tu já pensou, meu fi? Pagar 100k num diacho desse e ter que trocar motor na agência…
    É bem verdade que esses fatos são de 2012, mas a fama ficou.

    • Malokeyro

      Trabalho em uma grande loja de seminovos em Curitiba e Amarok, só fã de Vw que compra, pois, na terra não presta mas no asfalto é uma beleza. O problema é o pequeno motor 2.0 bi-turbo que abre o bico com 70.000km.
      Mas tem quem diga que dura até 160.000km usando na maciota.
      Picape inteligente, kkkk

  • T1000

    a FIAT esse mês fez uma promoção para PJ strada a R$34.990, deve ter servido para manter as vendas.