SUV ou crossover? Veja 10 diferenças entre eles

Jeep Renegade 2017

Com o mundo globalizado, a cada dia estamos mais conectados com as informações e tendências globais. Tão rápida quanto uma flecha, uma novidade surge em qualquer parte do mundo e logo já está sob nosso conhecimento.

Não existem barreiras geográficas que impedem a informação de transpor as distâncias, entretanto, tão importante quanto o conhecimento ou tecnologia chegar a nós, é ser bem aplicada e ser corretamente divulgada.

Nosso país, que já anda passos atrás das demais nações em relação a evolução automotiva, anda também com passos tortos. Os termos SUV (Sport Utility Vehicle) e Crossover veem sendo amplamente utilizados e a cada dia mais aplicados em propagandas que inundam os veículos de comunicação, onde há certa confusão por parte das entidades que destes termos utilizam.

Vamos entender então o que são veículos caracterizados como SUV e Crossovers, suas diferenças, similaridades e tirar nossas conclusões, especialmente se o que vemos e ouvimos sendo amplamente divulgado sobre os carros aqui vendidos está certo.

Principais diferenças técnicas

SUV

suv crossover 8 chassi

Chassi com motor e transmissão

– Uso de chassi (body-on-frame);
– Geralmente originado de camionetes ou veículos militares;
– Tração traseira e comumente com tração 4×4 acopladas em caixas com reduzidas;
– Grande capacidade de reboque e carga;
– Não tão dinâmicos e mais rígidos;

suv crossover 9 acoplamento

Acoplamento corpo ao chassi

Crossovers

– Construídos em monobloco (unibody);
– Nascem de projetos próprios ou mesmo de veículos menores;
– Tração dianteira e raramente tração 4WD (sob demanda, ou seja, aciona quando necessário) sem caixas com reduzida;
– Capacidade de carga moderada;
– Mais dinâmicos e confortáveis na estrada;

Origem/Evolução

Para explicar estes termos, nos remetemos ao local onde estes foram primeiramente cunhados. Estamos falando dos Estados Unidos, mais especificamente em Detroit, também conhecido como um dos berços da indústria automotiva, onde o termo SUV começou a ser utilizado mais fortemente na década de 80.

Apesar disto, o conceito já existia bem antes, onde pequenos caminhões destinados para o trabalho foram levemente adaptados para carregar também a família, assim como veículos militares foram criados em suas versões civis para ajudar o trabalho no campo e ser usado para ir e voltar da cidade.

Utilizando a robustez da mecânica de pequenos caminhões, confiabilidade e versatilidade dos veículos militares, criou-se um veículo para toda a família.

suv crossover 2 jeep willys

Jeep Willys CJ3B 1953

Em comum estas duas origens traziam consigo sua capacidade de tração, reboque e transposição de obstáculos com uma das principais características, que era ser construído sobre um chassi reforçado.

Antigamente era comum invenções serem criadas simultaneamente por todo o mundo, e com esta invenção não foi diferente. Assim como nos Estados Unidos, também existem exemplos da criação de veículos com esta característica na Rússia, Inglaterra e Japão.

suv crossover 3 suburban

GM Suburban 6.5 1995 

Popularização

A popularização destes carros se deu fortemente em países mais ricos, onde a preocupação com consumo de combustíveis não era prioridade e o preço do aço não era um agravante. O SUV possuía a imagem de um veículo robusto, seguro, capaz de levar e trazer seus entes queridos com segurança e com muito espaço de um final de semana nas montanhas.

“Estar pronto para qualquer aventura”, este parecia ser seu lema, pelo menos no mercado norte americano.

suv crossover 4 rural

Propaganda em revista – Ford Rural

Assim como nas demais categorias de veículos, nesta de utilitários esportivos também existem as diferentes classificações que são estas abaixo, com alguns exemplos:

Compacts (Compactos)
o Toyota Cruiser
o Toyota Hilux SW4
o Chevrolet Blazer
o Chevrolet Tracker/Suzuki Gran Vitara
o Jeep Cherokee
o Nissan Xterra

MidSize (Médios)
o Kia Mohave
o Land Rover Discovery
o Nissan Pathfinder

Full Size (Grandes)
o Toyota Sequoia
o Cadillac Escalade
o Lincoln Navigator
o Chevrolet Suburban
o Nissan Armada
o Ford Expedition

Como existem diferentes órgãos que regulamentam a classificação dos carros, você pode achar algumas diferenças, mas de modo geral, é isto acima exposto.

suv crossover 5

Nissan Xterra

Perda da popularidade

Os SUVs não foram projetados para o conforto e economia de combustível, afinal o valor do petróleo estava subindo e os mais preocupados com o meio ambiente e ativistas estavam ganhando voz. Estes carros foram ficando cada vez maiores e mais “desnecessários” aos olhos do mundo.

Foi tratado como “monstro sobre rodas”, “o grande vilão das estradas”, entre outras coisas, pois estes veículos não são tidos como eficientes e o mundo moderno preocupa-se com o meio ambiente. Com o tempo os pesados SUVs já não eram tão queridos (não por toda a parcela, lógico). Estava aí um cenário que precede uma evolução.

suv crossover 6 suburbans

Chevrolet Suburban – 1966 e 2010

As grandes companhias notaram que grande parte dos proprietários destes pequenos caminhões não o utilizava em sua total capacidade: seu chassi reforçado, sua força e sua robustez não eram a principal razão pelo qual eram tão comuns nas ruas. Muito do sucesso era pela sua imponência, espaço para a família e o sentimento de segurança que era transmitido pelas suas musculosas feições.

Resumidamente, ele dava ao proprietário um status. Percebeu-se então um nicho de mercado, onde pessoas que gostam do tamanho de um SUV, mas não querem fazer um uso severo do veículo, assim como pessoas que possuem um sedan ou uma station wagon e querem uma evolução, mas não querem deixar o conforto de um automóvel.

Estas pessoas queriam a aparência de um SUV com o conforto de um automóvel. Pareciam querer um crossover…

Reinvenção dos SUVs?

Seria errado identificar pelo nome Crossover uma categoria de veículo, mas é a melhor definição para esta nova característica de carro que vem surgindo e ganhando espaço no mercado. O Crossover ganha então (na maior parte das vezes) a aparência de um SUV compacto.

Construídos nas mesmas plataformas de automóveis, os crossovers não possuem chassi rígido, são construídos com monoblocos, muito mais leves e confortáveis, são focados para o uso na estrada e não são projetados para o trabalho. Muitos deles não possuem tração nas quatro rodas, e capacidade de carga e reboques não sendo nada muito além dos veículos menores.

Alguns deles aparentam uma station wagon um pouco mais alta, outros se parecem com um SUV compacto. Estes crossovers são bastante flexíveis quanto a possibilidade de desenhos. O céu é o limite para os designers de Crossovers.

suv crossover 7

Ford Explorer 2011

Abaixo alguns exemplos de modelos de crossovers nas principais categorias:

Compacts (Compactos)
o Kia Sportage
o WV Tiguan
o Mitsubishi ASX
o Jeep Compass
o Honda CRV
o Chevrolet Captiva
o Ford Scape

MidSize (Médios)
o Kia Sorento
o Mitsubishi Outlander
o Ford Edge

Full Size (Grandes)
o Ford Flex
o Mercedes Benz GL350
o Ford Explorer (!)

Em algumas situações veículos migram de um utilitário para um crossover devido ao reposicionamento de mercado, adotando mais conforto e diminuindo seu custo de produção, onde um dos mais famosos exemplos é o Ford Explorer.

Ford Explorer

Um dos SUVs mais tradicionais dos Estados Unidos passou por essa migração depois de muitas décadas como um dos mais famosos utilitários esportivos norte americano. Ele passou a adotar a mesma plataforma do Ford Taurus e do Ford Flex.

Mark Fields, presidente da Ford, clama pela máxima: “Reinventing the SUV for the 21st century”, algo como reinventar o SUV para o século 21, porém a crítica automobilista norte americana não pensa igual e cita que se transformou em um veículo para mães levar seus filhos para o colégio e se sentirem seguras em um poderoso carro.

Para isso, a Ford sacrificou uma bela história de um tradicional SUV, o Ford Explorer. Chegou ao ponto de até mesmo entusiastas pedirem para que ao menos o nome fosse alterado.

No Brasil podemos citar os irmãos coreanos Sportage e Sorento que trilharam o mesmo caminho do Ford Explorer.

Mercado brasileiro

toyota corolla cross na 10

Nosso mercado não tem o SUV como a menina dos olhos, por motivos óbvios, apenas os compactos é que tem certa presença, mas não tão significante. Adotamos com bastante carinho os utilitários compactos japoneses e estes fazem um grande sucesso com os motores diesel, que apesar de mais fracos, comparando os com os norte americanos, são bem mais econômicos.

Alguns exemplos de sucesso brasileiro são os modelos Pajero, Hilux, Xterra e a GM Blazer.

Vem surgindo no nosso mercado uma categoria de veículo que também está sendo categorizado como SUV, entretanto, em minha humilde opinião, o que está acontecendo é uma enorme distorção, e das bem grosseiras eu diria. São veículos de derivados de subcompactos, muitas vezes entrando no lugar da variante perua, que estão sendo ingenuamente categorizados como SUV. Não os são.

Possuem sim suas atribuições, vide grande sucesso de vendas, são chamados de SUVs subcompactos, micro SUVs ou até mesmo Jipinhos. Estes “aventureiros urbanos”, nome bonito adotado, são carros que clamam por algo que não os compete. É um ótimo exemplo para demonstrar como se utiliza da fama de um produto para vender outro.

Os “old school” SUVs (SUVs à moda antiga) que sempre foram queridos pelas mais afortunadas famílias, estão sim dando espaço para os modernos Crossovers. O cenário atual mostra que estes veículos altos, confortáveis e seguros estão mais próximos do ideal em termos de uso doméstico, agora competindo com os sedans e station wagons por uma vaga na garagem.

Os SUVs ficaram destinados a um mercado mais restrito, onde há exigência por veículos mais robustos, onde a durabilidade e robustez são quesitos primordiais.

Referências:

autoblog – suburban
auto-crossovers
ehow – SUVs
ehow – crossover-suv
shopautoweek – crossover-vs-suv
blog.truecar.com – crossovers
carlist.com
thedetroitbureau.com – Ford Explorer

Por Rodrigo Linhares

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.