Home Asiáticos Suzuki: mais 100.000 motores diesel da Fiat para o mercado indiano

Maruti Suzuki Ertiga oficial 1 Suzuki: mais 100.000 motores diesel da Fiat para o mercado indiano




Apesar do casamento conturbado com a Volkswagen, a Suzuki anda se relacionando com a rival dos alemães. Desta vez, a japonesa quer mais 100.000 motores diesel Multijet da Fiat para equipar os carros da Maruti na Índia.

A procura por carros diesel e os novos lançamentos da Maruti-Suzuki obrigam maior demanda pelo pequeno bloco 1.3 JTD de 75 cv ou 86 cv.

Não sabemos qual será a reação da VW diante da ampliação dos negócios entre Suzuki e Fiat. Alguém em Turim deve estar dando muito risada…


  • PauloPGomes

    Enquanto isso, a gente continua com o Diesel lotado de Enxofre, e exclusivo para veículos de carga.

    • PG1981

      Li que já mudaram a fórmula do diesel aqui no Brasil, só não sei se foi em substituição ou se é apenas uma alternativa!

  • JCsr

    Essa Ertiga seria uma ótima opção pro Brasil como concorrente da Livina/Grand Livina e J6, caso a Suzuki quisesse vender veículos "não 4×4" por aqui. Com divulgação(coisa que a Suzuki peca muito aqui) e bons preços venderia bem.

  • ITALIA150

    Esse motor é o ovo de Colombo !!

  • W_Santos

    A Fiat devia se unir a Suzuki e não a PSA. A Suzuki ja está provocando a VW faz tempo.

  • DiMais

    a Suzuki está provocando a VW e a Fiat rolando de rir.. fez um ótimo motor e colhe os louros enquanto a alemã querendo se impor sobre os japoneses vai ficando de lado..

    • PG1981

      A VW está pra se tornar líder mundial em pouco tempo! Na Europa a Fiat não vende nada, só na Itália, enquanto a VW é líder em quase todos os países! É a estrangeira que mais vende no Japão e vem ganhando cada vez mais destaque nos EUA! Além do mais a VW possui presença importante em mercados como Argentina, México, China, África do Sul! Já no Brasil a vantagem da Italiana sobre a alemã é de 1%, ou seja, empate técnico!

      Vc acha que quem está rindo de quem?

      • DiMais

        maior por maior, Ford também foi, GM também foi, Toyota também foi.. aqui no Brasil a VW reinou absoluta por muitos anos e já não é mais a líder a mais de uma década.. não é questão de tamanho da corporação é questão de não ter um produto a altura, questão de perder uma parceria estratégica não no Japão, mas na Índia onde a Suzuki lidera absoluta.. os alemães não querem por nada perder os 20% que tem na Suzuki mas os japoneses não vêem a hora de dar um pé neles.. nesse capítulo com certeza os italianos estão rindo muito mais que os alemães!

        • PG1981

          A diferença da VW pra Fiat é mínima aqui no Brasil, menos de 1%. No Brasil atualmente essa questão de ser líder é mais psicológica, pq na prática não tem diferença alguma, é empate! O Gol é o carro mais vendido por quase 3 décadas, e aí? Sem falar no Golf na Europa! A VW tem a meta de ser maior do mundo até 2018 e ela vai alcançar.

          A Fiat só é lider no Brasil e Itália, já a VW é líder em muitos países, muitos! A Fiat está desesperada, tentando comprar outras pq ficou pra trás! Não investiu e se ferrou! Se o Brasil estivesse em crise nesse momento a Fiat teria falido!

          E a Fiat tem produtos a altura? Vc jura que Mille e Uno são melhores que Gol e Fox? Mesmo o Golfssauro vende mais que o Bravo!

          E vc acha que os japoneses querem passar esses 20% pra Fiat? Vai sonhando!

          • Kleverson_G

            Mas mesmo a Fiat sendo líder em apenas 2 países, ela ainda é a 10a maior do mundo, de acordo com as marcas que mais venderam em 2011. Até 2018, a FIAT tem tempo o bastante pra conseguir os primeiro lugares em vendas. Mas há uma diferença: Os carros FIAT são iguais, os que veem para o Brasil, os que vão para os outros países, já a VW n tem a mesma qualidade em países emergentes, como tem nos EUA, JAPÃO e etc!

            • PG1981

              Fiat tem carros iguais aqui no Brasil e na Europa??? HAHAHAHAHAHAHAHAHA o Mille realmente é mto vendido na Europa né. O Palio então, é um sucesso nas ruas de Milão! Não viaja! Os únicos que são iguais é o Bravo e o Punto, mas nem esse mais, pq o da Europa já sofreu um facelift!

            • PG1981

              Aliás nos primeiros dias do ano ela ficou apenas em terceiro lugar no país, jogando por terra o seu único argumento.

              RANKING GERAL DE MARCAS:

              1º CHEVROLET 25.231 21,14%

              2º VW 25.179 21,10%

              3º FIAT 24.354 20,41%

              4º FORD 10.182 8,53%

              5º RENAULT 7.798 6,53%

              6º TOYOTA 4.216 3,53%

              7º HYUNDAI 3.735 3,13%

              8º NISSAN 3.494 2,93%

              9º CITROEN 2.691 2,25%

              10º HONDA 2.161 1,81%

              11º PEUGEOT 2.114 1,77%

              12º MITSUBISHI 1.671 1,40%

              13º KIA 1.341 1,12%

        • TDRamos

          Cara nem discute o cara eh Fanzete da VW

          • PG1981

            Eu não sou fanzete de VW, entre no meu perfil e leia meus comentário ;) Os fans da Fiat que são os mais cegos que existem. Não se pode falar nada que ficam todos doídos, cheios de argumentos sem o menor fundamento!

          • DiMais

            total perda se tempo.. na verdade parece mais que ele é fanboy da Pug e poucos dias atrás ficou totalmente inconformado com a possibilidade de a Fiat e PSA estreitarem ainda mais os laços.. mas como bem sabemos aqui no NA: não alimente os haters…

  • DougSampaNA

    GRAÇAS A DEUS não tem carro diesel no brasil, do jeito que brazuca faz manutenção só quando precisa ou pra não tomar multa, nossos pulmões agradecem.
    Carro diesel no brasil só se vier com sistema eletronica não burlavel que impede o carro de andar se não fizer a manutenção, caso contrario milhares de crianças entrariam no ranking de morte por poluição por insuficiência pulmonar.
    POLUIÇÃO TAMBEM MATA, principalmente crianças pequenas.

    • Tripa-Seca

      Isso já é realidade nos grandes centros, amigo (Principalmente, Sampa). Se não me engano, poluição é a quarta ou quinta causa de morte na cidade.
      Sem carros de passeio a diesel.

      • davi_auto

        E eu que vivo com asma e pneumonia, não duraria muito tempo em São Paulo…

      • DougSampaNA

        Imagina com eles…o diesel brasileiro é lixo, quem sabe o tal S-50, mas penso que o bio diesel deveria ser da ordem dos 10% de misura no mínimo, quem se lembra dos motores Elko, que queima tudo que jogava dentro? em 1987 a 4 patas fez uma grande divulgação, pena que ninguem quiz fazer a coisa vingar..porque será? Será que era porque seria bom para o consumidor?

  • MuriloSoares

    Na verdade, a parceria entre Suzuki e VW, já partiu para o tribunal, teoricamente, a parceria entre elas já era, falta a papelada agora.

    • Euzi0

      Pois é, mas a VW tomou um ré com a parceria.

      Ela comprou 20 e poucos % das ações da Suzuki se não me engano e a Suzuki quer de volta pelos que ela possui de ações da VW (acho que é 2 ou 3 %)…

      E a VW não quer devolver algo assim, tem as noticias anteriores no NA explicando certinho, a VW queria é assumir o controle da Suzuki isso sim, agora deu para as bola

  • hyundaielantra

    Enquanto a Fiat faz isso, a VW faz recall.

  • lndnfsu2

    e isso porque a VW tem o TDi disponivel…

    • DiMais

      como diz o amigo ali em cima, com recall.. e o dessa semana nem é o primeiro na história recente da marca..

    • rafaelbsr

      Se realmente o TDI da VW fosse melhor que o Multijet da FIAT, a Suzuki iria preferir o VW. Vários fabricantes europeus usam motor Multijet FIAT (um exemplo é a Opel)…

    • AutoIng

      Esse TDi virou sinônimo de problemas, então melhor seria fugir dele mesmo.

  • PG1981

    A VW está pra se tornar líder mundial em pouco tempo! Na Europa a Fiat não vende nada, só na Itália, enquanto a VW é líder em quase todos os países! É a estrangeira que mais vende no Japão e vem ganhando cada vez mais destaque nos EUA! Além do mais a VW possui presença importante em mercados como Argentina, México, China, África do Sul! Já no Brasil a vantagem da Italiana sobre a alemã é de 1%, ou seja, empate técnico!

    Vc acha que quem está rindo de quem?

    • Kleverson_G

      Você, como presidente dos EUA, acharia graça da China por exemplo, fazer parcerias com seus antigos aliados, mesmo os EUA sendo a maior economia do mundo ? (metafora)

      • PG1981

        O caso da Suzuki está na Justiça. Fizeram um acordo de troca de ações e a Suzuki quer voltar atrás. Não acho que seja a VW a errada. Mas não cabe aqui ficarmos especulando, os tribunais vão decidir isso. E eu não sei oq se passa na cabeça do presidente dos EUA!

    • tiago90j

      a questao de rir eh pontual, e relativa aos motores, amigao.

      nao ha nenhum motivo para uma marca rir da outra soh por ser maior….
      auhauahuahuahuh

      • PG1981

        Mas não acho que ngm em Turim está dando risada. eles estão fazendo figa para que esse negócio de realmente certo, pois a Fiat precisa mto ampliar seus negócios no mundo.

        • tiago90j

          as noticias davam conta de que a vw queria mandar e desmandar na suzuki com uma discricionariedade e arrogancia inaceitaveis, e essa troca de motores dah um tapa na cara da vw pq mostra q ela eh substituivel, assim como a fiat eh.
          e a lideranca mundial muda de maos a cada 4 ou cinco anos vai saber quem estara na lideranca em 2018?
          nao eh soh a vw quw tem bons planos para o futuro, mas nao precisa desse odio todo em querer mostrar o quanto a fiat eh pequena.

          • PG1981

            a liderança mundial não muda a cada 4 ou 5 anos! ela ficou por muitas décadas na mão da GM, foi pra Toyota por um breve espaço de tempo e esse ultimo ano voltou pra GM.

            eu não tenho ódio da Fiat, os Fiateiros que sempre respondem com rancor a qualquer crítica feita sobre a marca. Parece até que a montadora italiana contrata algumas pessoas para ficaram fazendo isso em fóruns pela internet!

            Eu só fico pasmo de como a Fiat perde mercado na Europa e de como a sua gama de produtos está limitada! Compare a linha da Fiat com a da VW globalmente falando. Ou com a Toyota, Chevrolet, Honda, Nissan, Hyundai… a Fiat é está ficando pra trás, se escorando no Brasil pra garantir volume de vendas!

            • tiago90j

              as perdas na europa se devem a chrysler, nao sei pq, mas o ceo da fiat decidiu comprar e gastar o limitado excedente da fiat na chrysler, soh o futuro dira se a decisao foi acertada.
              e o brasil tbm nao eh o centro do mundo nem pra fiat, apesar de ser de muita importancia para esta.
              nao entendo, porem, por que a fiat inventa de investir nesse ellezero, ao inves de mandar uma segunda geracao do bravo. espero q esse ceo meio maluco saiba o que esta fazendo.
              abcs

              • PG1981

                A fiat deveria investir num novo Punto f… e num novo Bravo melhor ainda, e tb num carro médio grande, pra ela tentar recuperar o prestígio e tentar diluir a fama de que ela faz apenas carros compactos. Pq uma marca ter o Bravo como modelo mais sofisticado é complicado…

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Eu acho que assim como esse motor 2.0 TSI com cambio de dupla embreagem foi sucesso de público e crítica, agora os MultiAir da Fiat estão em destaque.
    A VW perdeu uma boa oportunidade por conta de arrogância, e a Fiat ganhou um grande negócio.