Automobilismo Esportivos Europa

Syrena Meluzyna R tem 400 cv e apenas 1.100 kg

syrena-meluzyna-r-2

A Polônia é lembrada pela clássica soviética FSO e sua histórica parceria com a Fiat, que ainda hoje fabrica no país eslavo o pequeno Fiat 500. Mas bem mais recentemente, aquela região do leste europeu viu nascer uma nova marca.

Em realidade, uma inspiração nos tempos de glória da FSO, mais exatamente no modelo Syrena. Partindo dele, o grupo AK Motor Internacional criou a marca Syrena e lançou no mercado local três modelos compactos de estilo retrô. Um deles é o Meluzyna.

syrena-meluzyna-r-5

Trata-se de um cupê que tem um pouco de Fiat e FSO em seu DNA visual. Parecendo um Fiat 500 super crescido, o Meluzyna ainda tem a companhia do conversível Kabri (derivado direto) e do mais agressivo Ligea, cujo estilo é bem mais esportivo.

Com motores de três ou quatro cilindros de até 1.5 litros, o Meluzyna tem um bom aspecto e ainda conta com uma versão S 2.0. Existem outras configurações que podem levar propulsores de até 3.0 litros. Os preços começam em € 8.000. A estrutura é tubular e o carro emprega uma mescla de materiais para aumentar a resistência e a segurança.

syrena-meluzyna-r-8

Para celebrar esse retorno do nome Syrena ao cenário polonês, a AK Motor lançou uma versão de competição do modelo, chamada Meluzyna R, que conta com motor 2.0 Turbo do Mitsubishi Lancer Evolution X, mas entregando 400 cv. O bólido pesa apenas 1.100 kg e vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. O preço da brincadeira é de € 60.000 e apenas 25 serão feitos.

Galeria de fotos da Syrena:





  • Holandês Louco

    Qual a potência do motor 1,5 litro? 400 hp é do 2 litros.

    • ricmoriah

      o site do fabricante não diz e há pouca informação na internet sobre a Syrena.

  • PerobaC

    3,8s no 0-100 km/h é a marca de aceleração de muitos super esportivos.
    Esses números são do MIT Lancer Evo-X FQ-400, que pesa bem mais (1.560 kgf). É possível que o Meluzyna R tenha números ainda melhores já que pesa +30% (~2/3) a menos que Lancer.

    Embora muitos ainda tenham condições de adquirir esta raridade purista, a 25 unidades será para pouquíssimos …

  • Matheus Ulisses P.

    Muito legal!

  • Peter Bishop

    8 mil euros ia bombar aqui