Mercado Montadoras/Fábricas TAC Zotye

TAC Motors é adquirida pela chinesa Zotye – Stark terá até versão picape

troller-t4-tac-stark-2

A chinesa Zotye anunciou que adquiriu a fabricante brasileira de jipes TAC Motors, cuja fábrica fica no Ceará. Com investimento de R$ 190 milhões, a empresa passa a fazer parte das operações da montadora asiática, que divulga futuros projetos para o modelo Stark.

A intenção da Zotye é aproveitar a fábrica da TAC para produzir seus próprios veículos, além de manter um produto de origem nacional. O jipe T200 Hunter será feito na planta cearense, sendo o primeiro chinês 4×4 do mercado. Por conta da aquisição, a homologação dos carros da empresa foi prorrogada até o primeiro semestre de 2016.

zotye-br-2

No caso do Stark, a Zotye pretende exporta-lo para os Emirados Árabes Unidos e África, bem como lançar uma versão Flex com preço mais atrativo que a atual versão diesel e, futuramente, uma picape 4×4 derivada do projeto brasileiro. A Zotye cogita enviar o utilitário para mercados da América Latina.

A operação deve gerar 150 empregos novos na fábrica da TAC Motors, cujas vendas serão feitas através de encomendas, realizadas por uma rede de concessionárias em conjunto com a Zotye. As primeiras lojas serão abertas em fevereiro de 2016. Brasília e Belo Horizonte serão as primeiras cidades a receber as duas marcas.





  • AlemãoMoreira

    Considerando a alta do dólar ficou barato para um empresa de fora comprar a TAC.

    • Pedro Rocha

      E muita gente alertou para o risco de perda de tecnologia e desindustrialização por conta dos crimes do desgoverno do PT.
      Com o Real desvalorizado e o país em ruínas, nossas indústrias valem cada vez menos. Hoje foi a TAC; amanhã pode ser qualquer outra empresa e de qualquer ramo.

      • Pedro Cunha

        Infelizmente somos vítimas, em primeiro lugar, de nós mesmos, nosso amadorismo e caso da maioria do empresariado:OLHO GRANDE. Em segundo lugar, somos vítimas de um absoluto DESGOVERNO, um verdadeiro monstro que alimentamos de 2 em 2 anos ratificando a permanência no poder de nossas vidas e nosso dinheiro verdadeiras quadrilhas, uma legítima máfia que só sabe sugar recursos, tal como saqueadores no velho-oeste, saqueiam tudo o que puderem e logo após saem fora, incólumes, privilegiados por uma carta-magna(CF 1988) garantidora da liberdade de ser fora-da-lei.

  • EJ

    Moro no Ceará e essa TAC já foi fruto de uma investigação jornalística bem complexa, feita pelo Roberto Nasser. Virou empresa fantasma, ninguém responde por nada. Espero que dessa vez seja algo concreto, o que depois de ver a fábrica da JAC na Bahia (não engrena nunca), só acredito vendo. Espero que dessa vez os chineses realmente utilizem a fábrica.

    • Deadlock

      Na verdade, os chineses os salvaram, adquirindo a fábrica. A TAC vendia muito pouco.

      • EJ

        Informação incorreta. A TAC não produz nenhum veículo hoje em dia. Inativa.

        • Holandês Louco

          Saberia em qual ano foi fabricado o último?

      • Edson Fernandes

        Se vc fosse no “galpão” da TAC veria que não tinha nada. O endereço oficial da imprensa divulgado inclusive em fotos, parecia um ferro velho. Contatada a imprensa da TAC… que imprensa? Não existia nada….

        E até a promessa de pagamento de motores Fiat … tudo isso prometido, a Fiat feito mas sem nada realizado. Nem o pagamento, sendo que de 3000 motores, 1000 foram pagos.

        Essa é a fabricante no qual vendia muito pouco?

    • DiMais

      Lulinha tirou ela de SC dando incentivos fiscais federais pra ela ir pro Ceará, mas deve ter esquecido que ela precisava mais do que não pagar impostos.

  • zekinha71

    Os chineses gostam de arriscar, a Chery até agora só tá tomando, a Zotye que até agora não foi pra frente, compra um empresa que foi muito menos.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      O mercado nacional é competitivo para boa parte dos fabricantes chineses, pois oferecem produtos de qualidade muito semelhante aos projetos de fabricantes “tradicionais” destinados ao Brasil. O problema aqui são os importadores. Até mesmo fabricantes com tradição, como BMW e Renault tiveram imagem arranhada graças à postura pouco profissional de importadores nacionais. Os chineses estão chegando aqui em grupos e trarão consigo seus fornecedores de autopeças, mais ou menos como foi com Honda e Toyota. O primeiro a marcar posição sólida foi a Chery. Talvez a Zotye seja o segundo, mas ainda há espaço para um terceiro. Assim as marcas estabelecidas poderão, como disse anteriormente, trazer para nossa indústria fornecedores de suprimentos com os quais já tem maior integração e também poderão formar um lobbie mais sólido na ANFAVEA. Acredito que no futuro os segmentos acesso tanto para carros de passeio quanto para veículos comerciais será dominado pelas fabricantes chinesas. Basta estas fabricantes oferecem bom pós-venda e garantirem peças de reposição (o que será facilmente atendido se contarem com suprimentos locais).

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Será bacana ver o Stark finalmente vingar. Tomara que também desevolvam uma versão 4×2 flex.

    • Pedro Rocha

      Se eu tivesse dinheiro teria comprado um para colecionar: no futuro ele será até mais raro do que os Javalis da CBT.

    • Vanderley Almeida

      Na verdade isso está nos planos, de acordo com materia publicada em outro site.

  • Garuda

    Essa Zotye foi certeira com essa compra

    Agora poderá produzir seus utilitários entre outros veícuos deste tipo pela marca TAC ( embora também possa manter sua logomarca ) e a marca Zotye se dedicar aos sedans, compactos entre outros

    Além disso absorverá conhecimento da TAC na fabricação de utilitários

    Torço para que esta empresa cresça e apesar de ” ter pisado na bola ” plagiando alguns modelos ela possui outros produtos muito interessantes

    • DiMais

      o mesmo que a Ford fez com a Troller

      • pinportal

        Só vou corrigir uma coisa: Ela comprou a fábrica, no mínimo porquê já está tudo pronto, o ”galpão” construído, pois nem máquina de ponta tem lá dentro.

        Os carros da Tac Motors eram feitos artesanalmente, olha as fotos:

        http://bit.ly/1MRHr6x
        http://bit.ly/1MRHwXP
        http://bit.ly/1MRHD5u

        Viu? Cadê as máquinas de alta tecnologia? Como Toyota, Volks, Hyundai e até chinesas como a Chery?
        Minha opinião é essa, ela teria que comprar um terreno e fazer terraplanagem, construir tudo, isso demora. Preferiu comprar um galpão (literalmente) já construído, ao mesmo tempo que a Tac Motors tinha licença para produzir localmente. Agora com o galpão comprado, vão trazer as máquinas da China e aí sim podemos chamar isso de fábrica (mesmo que pequena) haha :P

  • Osni Duarte

    Engraçado é que o nome TAC começou como abreviatura de Técnica Automotiva Catarinense, fruto do desenvolvimento do Stark em Joinville-SC, onde começou a ser fabricado. Foi para o Ceará atrás de incentivos fiscais e muito provavelmente mão de obra mais barata e agora se torna chinesa. Para aqueles que gostariam de ver surgir e crescer uma marca genuinamente brasileira é mais uma decepção.

    • Holandês Louco

      antes era “Tecnologia Automotiva Catarinense” e agora virou “Tecnologia Automotiva Cearense” (modo piada ativado)

      • Redpeak77

        Tecnologia Automotiva Chinesa

        • Holandês Louco

          A tua foi melhor…

          • Redpeak77

            os caras tão comprando o mundo…

    • Jad Bal Ja

      Oras o nome foi estrategicamente pensado para ser polivalente: Era Técnica Automotiva Catarinense, ai virou Técnica Automotiva Cearense e agora é Chinesense…. hehehe

      • Jad Bal Ja

        Putz todo mundo pensou na mesma piada hahahah

  • Angelo_RSF

    Deve ter sido um grande negócio para os donos da TAC que venderão a Empresa.

    • Holandês Louco

      Não venderão, já venderam.

  • Holandês Louco

    “A chinesa Zotye anunciou que adquiriu a fabricante brasileira de jipes TAC Motors, cuja fábrica fica no Ceará.”

    Sempre achei que
    TAC = Tecnologia Automotiva Catarinense.
    mas pelo jeito virou
    TAC = Tecnologia Automotiva Cearense.

    Joinville (SC) fica no Ceará… kkkkkkkkk

  • Diego Lip

    Ela já foi motivo de orgulho pra nos joinvilenses.

    • radiobrasil

      Mas Joinville tem bem pertinho a BMW rss
      Sendo que a BMW deve fazer girar uma boa $$ por Joinville. O Mercury pelo menos durante a semana tá lotado de funcionários da BMW.

      • Diego Lip

        Mas não a BMW não é nossa, é alemã. A TAC era de origem joinvilense, um grupo de empresários, mais prefeitura e governo do estado eram sócios da empresa, genuinamente nacional.

    • Vanderley Almeida

      Bom mesmo é o Maracujá Joinville! Esse Stark? Nem tanto.

      • Diego Lip

        Maracujá Joinville é uma das melhoras coisas que inventaram na cidade.

  • André

    Nunca vi esse jipe rodando.
    Somente vi ao vivo em uma concessionária em Cuiabá há mais de 3 anos que fechou.

    • th!nk.t4nk

      Já vi muitos no Sul, onde ele foi criado. O jipinho é ótimo, mas o visual nunca empolgou.

      • Jad Bal Ja

        Achava ele muito bonito, embora só tenha visto uns dois ao vivo. Mesmo usando algumas peças genéricas (faróis e lanternas) conseguiram dar certa personalidade ao modelo disfarçando bem o uso de peças de prateleira.

        Comparado aos primeiros Trollers que era bem tosco o desenho era primoroso.

        Mas o tempo passou e sem lançar um modelo novo ou ao menos uma re-estilização o carro cansou, acho que precisa urgente de uma cara nova para chamar atenção do mercado.

        Como a Zotye é basicamente uma fabricante de autopeças que decidiu fazer carros, acredito que será fácil descartar as peças genéricas.

      • Marcio Lima

        Gosto do visual, robustez e o fato de ser projeto brasileiro. O preço podia ser mais chinês.

    • Osni Duarte

      Não só vi como andei de carona num que um amigo de Joinville pegou logo no lançamento. Anda rápido e o rodar é muito agradável, com uma suspensão incrivelmente macia, pois é independente nas quatro rodas. Pena que perdi contato com ele, pois além de ser um cara incrível poderia tirar umas dúvidas sobre o que realmente aconteceu com a TAC.

  • Zé Mundico

    Na verdade na fábrica da TAC só tinha os vigias trabalhando. A produção estava suspensa fazia mêses. A Zotye deve ter comprado a fábrica no esquema porteira fechada, para aproveitar projetos existentes e alguns equipamentos. Pelo menos já começa com uma fábrica montada e comprada a preço de tapioca mofada.

    • Junoba

      Sim, agora a empresa não precisa despejar milhões de dólares, como a Chery fez ( cerca de US$550 milhões pra ser preciso ).

  • Rafael

    Comprado e pago em dólares, que valem mais do que dinheiro! Maôe…Hahae Hihi!

  • Tosca16

    Lá no passado, numa época longínqua eu vi relatos de parceria com a Stark; mas sempre tive o pé atrás, uma marca Chinesa compraria a fabricante nacional, não firmaria parceria. Bom, és aí a comprovação, no final das contas eles queriam mesmo é a aquisição . Parece que essas marcas são atrativas, digo deste segmento; a Troller foi comprada pela Ford, a Starke pela Zotye … bom se a Agrale só fizesse o Marruá apostaria que seria comprada também, mas por enquanto está lá firme e forte.

    • DiMais

      Agrale acho que lucra o suficiente pra não precisar ser vendida.

      • Tosca16

        Sim, eu também acho isso … chassis e máquinas agrícolas é o forte dela .

        • Mod

          A Agrale vende pro Exército Brasileiro (barulho de caixa registradora).

  • Raphael Peloi

    pronto… agora ninguem vai querer comprar mais o stark pq vai dizer q é chines….

  • Junoba

    É um jipe bem estranho. Acho que nunca vi rodando.

  • Triton

    Já estão expandindo? www diariodecuiaba com br/detalhe.php?cod=481203

  • José Eduardo Borba

    Esses 190milhoes, nao foi tudo para aquisição não né? Inclui os investimentos, certo?

  • DiMais

    olhas as voltas que o mundo dá né, a última atualização do Stark ele ganhou powertrain e diversos componentes Fiat.
    lá na China a Zotye faz o Z200 que é o Palio chinês, pode não ter sido uma escolha aleatória.

  • jkpops

    Agora só temos a Agrale pois a troller foi engolida pela Ford e a TAC agora é TAC tecnologia automotiva Ching-ling kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Cesar Mora

    Acho que pode ser bom para Ambas, a TAC pela grana e por sobreviver e a Zotye por poder vender esse Terios remake com a marca TAC, basear sua comunicação como uma marca Nacional… bons resultados podem aparecer.. só depende da vontade…