India Jaguar PSA Tata

Tata Motors e PSA estariam conversando sobre futuro Jaguar compacto?

jaguar-xe-evento-pista-5

O Jaguar XE é o menor modelo da marca inglesa, mas ainda assim é equivalente aos Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Uma vez eles já foram as portas de entrada de suas respectivas marcas, mas hoje estão em um patamar mais elevado na hierarquia do luxo.

Para a Jaguar, não há como batalhar contra A3, Série 1 e Classe A. No entanto, uma saída para este problema estaria sendo criada em negociações entre a Tata Motors – controladora da Jaguar e Land Rover – e a PSA.

As conversas a princípio giram em torno do aproveitamento da capacidade ociosa da Tata Motors na Índia, onde a PSA fabricaria modelos Peugeot e Citroën com distribuição garantida pela marca local. Os franceses saíram daquele mercado há 15 anos, mas agora querem voltar com força.

Em troca, a PSA ajudaria a Tata Motors a resolver a questão das vendas em baixa com produtos mais modernos. Nesse nível, o apoio técnico seria ampliado para a Jaguar Land Rover, criando assim uma estrutura técnica para o desenvolvimento de modelo menor que o XE e talvez mesmo um Land Rover compacto, conforme já corre rumores pela Europa.

A Jaguar bate forte na tecla de que não busca volume e se apoia na tese de alguns especialistas de mercado, que apontam uma projeção de até 750.000 carros por ano para as duas marcas inglesas, o que seria ideal em termos comerciais. Analistas dizem que Jaguar e Land Rover não deverão competir com o trio alemão em números mais elevados.

[Fonte: Autocar]





  • zekinha71

    Se fizerem um carro com design da PSA e motor Jaguar vai ficar interessante, agora se inverterem pode complicar.

    • André

      Já acho justamente ao contrário, o design tem que ser da Jaguar para não perder identidade e o motor pode até ser o THP. A PSA sempre teve bons motores.

      • João Cagnoni

        Gosto tanto do design quanto dos motores da PSA.

        • Ramom Alencar

          e do pós venda?

          • João Cagnoni

            Idem. Se não gostasse, já teria mudado de marca. Só falta $$ pro meu DS4, vontade tenho de sobra.

            • Ramom Alencar

              DS4 é fantástico, uma pena a pouquíssima divulgação do modelo…

      • Ramom Alencar

        concordo com vc, fora que a jaguar land rover tem tradição em usar motores de montadoras parceiras como o ecoboost no jaguar xe e evoque e o 2.2 diesel da ford também no evoque, aquele THP cairia muito bem num compacto da marca, apesar de que eu prefiro a jaguar fabricando apenas sedans…

    • Gabriel Oliveira

      Gosto do design e dos motores da PSA e da Jaguar, a PSA já fabrica hatchs e compactos de qualidade na linha DS, seria um ótimo Know how para ambos

  • Héber Cristiano

    Cara, sinceramente, já chega, né ? Tudo agora é compacto. SUV, sedã. Daqui a pouco vão fazer compacto do compacto!

  • Peter Bishop

    Tata e PSA. O baratinho e baratão. Jaguar e Land padrão Dacia.

    • Antonio

      KKKKKKK oi?! Você quer comparar os modelos da DS com a Dacia? Agora apelou E MUITO. Acho impressionante como o brasileiro é ignorante com relação aos carros franceses.

      • Peter Bishop

        DS é tão bom que nem entra no Top 20 de seu próprio País. Segue lista desse mês:

        MODELOS
        1. Peugeot 208 9.089
        2. Renault Clio 8.750
        3. Renault Captur 6.863
        4. Peugeot 308 6.373
        5. Peugeot 2008 4.848
        6. Citroën C3 4.764
        7. Renault Scénic 4.284
        8. Renault Twingo 4.032
        9. VW Polo 3.649
        10. Dacia Sandero 3.629
        11. Renault Megane 3.543
        12. Citroën C4 Picasso 3.488
        13. Peugeot 3008 2.834
        14. Renault Kadjar 2.766
        15. VW Golf 2.714
        16. Dacia Duster 2.609
        17. Nissan Qashqai 2.355
        18. Fiat 500 2.313
        19. Citroën C4 2.303
        20. Toyota Yaris 2.302

        • Antonio

          Engraçado que nessa lista eu não vi nenhum Audi, Mercedes-Benz, BMW, Volvo ou qualquer outra marca que concorra com a DS. Conclusão: esse seu argumento não teve nenhuma validade. Mesmo que se considerassemos ele então o grupo PSA é muito bom né? Olha só a Citroën e Peugeot lá em cima.
          A Dacia é uma marca de baixo custo da Renault enquanto a DS é uma marca de luxo da Citroën. Nem por definição elas se encaixam, muito menos na qualidade. E eu que já estive na França afirmo: tem bastante DS lá, assim como em outros países da Europa como Portugal e Espanha.
          Pergunta básica: você já entrou em algum DS? Já dirigiu algum? Eu duvido seriamente sobre isso.

          • Peter Bishop

            Eu ando com uma 328i. Francês tô fora. O DS até é bem acabado mais se aproximando de um padrão Lexus do que um padrão Jaguar, mas não vou confiar um centavo nessa marca e se não estou errado aqui só tem hatch. Agora, você ao que parece fica babando por um DS. Detalhe que no meu post eu falava sobre a economia de custos em duas marcas cujo forte é o popular, aí descarrilhou a conversa pra esse lado…

        • Gabriel Oliveira

          carros mais vendidos são os mais em conta, já viu segmento superior como mais vendido de algum pais?

          • Peter Bishop

            Segmento superior é relativo. Estava falando de Top 20. Nos EUA e Alemanha carros “superiores” entram no Top 20.

            • Edson Fernandes

              Mas assim como lá… aqui também não ficam grandissimos carros.
              Esse tipo de publico geralmente não é o que compra aos montes… por isso é dificil ver um DS também.

  • Bruce Domingues de Paula

    Se realmente fizerem um hatchback médio, juntando com a linha de design atualmente empregada pela marca, vai dar trabalho (como já está dando) à concorrência!