Tata Nexon mais perto da produção na Índia

03/02/2016

tata-nexon-NA (2)

No Auto Expo 2016, a Tata Motors apresenta o Nexon em versão próxima da realidade. Agora o SUV compacto da marca indiana tem detalhes mais consistentes e ainda esse ano deve começar a ser fabricado.

tata-nexon-NA (3)

Destaque para faróis com LEDs, teto em cor diferenciada, linha de cintura elevada, lanternas traseiras personalizadas, rodas de liga leve aro 16, entre outros. Já o interior do Tata Nexon aparenta boa qualidade e vem com multimídia Harman com tela de 6,5 polegadas e navegador integrado. O sistema de som tem 8 alto-falantes.

tata-nexon-NA (8)

Sob o capô, o Tata Nexon terá o motor 1.2 Turbo de 85 cv com gasolina e 1.5 diesel com potência equivalente, mas haverá uma versão mais potente deste último, entregando 110 cv e 26,5 kgfm. A direção é elétrica e o ar condicionado manual. Será uma opção interessante quando chegar ao mercado europeu.

Galeria de fotos do Tata Nexon:













  • Martini Stripes

    Digo e repito, o Brasil precisa de uma montadora nacional. O Nano era piada, hj vemos que os carros já estão cada vez melhores. DEsde o Zika (nome infeliz) até este SUV bem ajeitado.

    • Pedro Evandro Montini

      Acho que só a Embraer teria capacidade técnica para se aventurar no setor automobilístico. Ainda sim, seria com uma parceira internacional. Indiana ou chinesa. Porém, esse não é o melhor momento. O ideal seria que ela tivesse sua primeira fábrica no México e sede fiscal em Luxemburgo.

      • André Borges

        Ué, em 130 anos de industrialização, São Paulo não foi capaz de gerar um fabricante sequer de automóveis. Precisa apelar pra ex-estatal Embraer? Cadê os capitalistas????

        • Pedro Evandro Montini

          Os atuais acionistas da Embraer são o quê? Socialistas?

          • André Borges

            Eu sei o q eles não são. Não são capitalistas capaz de empreender uma fábrica a partir do chão. Precisam se apropriar de uma estatal feita com dinheiro de nossos impostos. E minha pergunta continua sem resposta. 130 anos e nenhuma fabricante genuína de nada com tecnologia. Cadê os capitalistas brazucas?

    • André Borges

      Corretíssimo. Capitalismo se faz em casa. Não adianta achar q trazer montadoras estrangeiras vai trazer progresso pq não vai. Eles vem aqui pra lucrar e mandar o dinheiro pra matriz. Contudo, vendo o retrospecto da nossa classe empresarial, acho difícil. O empresariado brasileiro é acomodado, parasita do estado, atrasado e recalcado. Acha super normal ter seu mercado dominado por estrangeiros, não tem pretensões de conquistar mercados externos, nem de se impor em setores de alta tecnologia agregada. Só se preocupa em lucrar dentro do mercado doméstico que vive dos ganhos com exportações de commodities. O Brasil continua sofrendo parcialmente de doença holandesa, vivendo à mercê do sobe e desce das commodities. Daí a grande diferença com relação à China e à Índia que são bases exportadoras industriais. Enquanto lá as receitas vem do mercado interno e do exterior, a nossa basicamente vive do mercado doméstico. Nossas exportações são ínfimas. Então qdo o ciclo das commodities se exaure, a produção de automóveis colapsa pq foi toda concebida exclusivamente para atender Brasil e Mercosul. E pq a estrutura do mercado é assim? Pq ela não é concebida segundo interesses nacionais, é concebida segundo os interesses dos fabricantes. Eles montam aqui plantas para atender a demanda local, não para competir com suas matrizes na Europa e EUA. Então qdo o mercado brasileiro esfria, eles não tem opção de exportar para outros mercados para não entrar em competição com suas outras plantas. Somos travados. Só se tivéssemos montadoras nacionais pautadas pelos seus interesses, poderíamos ter evitado a crise. Para constatar isso, basta observar os resultados da Embraer em 2014 e 2015, em que a empresa não viu sinal de crise. Continuou vendendo bem e ainda aproveitou o câmbio favorável à exportação.

      • Martini Stripes

        Uma salva de palmas meu caro!
        Pois é, bancada ruralista manda e desmanda no Brasil. O pior é todo mundo achar que é tudo culpa da Dilma e do PT, eu entendo plenamente as cagadas que foram feitas e também sou a favor de mudar os rumos do Brasil. Mas o pessoal não entende que não é tao simples quanto tirar o PT do poder. Se fosse só isso estava bem fácil de arrumar o Brasil.
        Um abraço

        • André Borges

          Só pra vc ter uma ideia, Martini. Só com um simples acordo comercial com a Colômbia, as exportações de automóveis em 2016 já cresceram 100%. Simplesmente dobraram! Isso já dá uma ideia de quão pequeno é o foco brasileiro em exportações. Bastou fechar acordo com a pequena Colômbia e dobrou a exportação!

  • Bruce Wayne

    O interior ficou bem muito resolvido, nada mal.

  • Adriano Tochio

    A índia vai virar uma china, ainda bem que aqui estamos protegidos pelos PTralhas !!

    • Antoniokings1

      Existe uma frase que explica o que é a India: ‘ Se o mundo tem c…, o c…. do mundo e na Índia. Os níveis de indigência são inigualáveis e existem, literalmente, centenas de milhões indigentes. Se já não forem 1 bilhão de coitados. A Índia, não tem solução. Atualmente, é um local para alguns poucos encherem a burra de dinheiro e deixar o resto na mais profunda miséria.

      • Tosoobservando

        QUe exagero, nem conhece e fala pelos cotovelos…

        • Antoniokings1

          Li, certa vez, que existe uma casta em que a única atividade é catar dejetos humanos. Essa ‘herança’ é passada por gerações e a pessoa não pode nem pensar em sair fora. Só mudando de país (como?). Aí você vê o nível.

          • Tosoobservando

            Kra isso ae sim é tradicional mas nos grandes centros isso ja nao existe, nas zonas rurais sim, alias a INdia é um país rural mas com urbanização crescente. O que traz estas mudanças? Tecnologia, conhecimento, educação, globalização, etc…

    • André Borges

      A industrialização do Brasil já está completando 130 anos e não é capaz de gerar um fabricante de automóveis, mas a culpa é do PT q comanda o país há 13 anos.

  • Antoniokings1

    Voltando falar de automóveis, os carros estão ficando cada vez mais parecidos. Pasteurizados. Esse Tata tem um quê de Great Wall e Mitsubishi. Para um pouco com os dois.

  • Eduardo Brito

    Muito bonito. Bem que a Tata poderia vir para o Brasil…

  • Jad Bal Ja

    Olha ai a Tata melhorando degrau por degrau. Logo estará em pé de igualdade com outros fabricantes.

  • Cassio

    Se presta, eu não sei, mas feio não é.

  • Diogo Oliveira

    Montadoras indianas tão ficando melhores que as empresas Brasileiras.