Elétricos EUA Tesla Vans Veículos Comerciais Volkswagen

Tesla estaria preparando uma van inspirada na Kombi

volkswagen-kombi-65-anos-8

O segundo grande plano mestre de Elon Musk contempla entre outros um veículo urbano para transporte de massa. Até agora, não se sabia como seria este veículo, mas ao ser questionado por uma seguidora nas redes sociais, o CEO da Tesla Motors disse que o carro seria inspirado no estilo da Volkswagen Microbus, que nós conhecemos como Kombi.

O comentário de Musk chamou atenção nos EUA, já que se trata de um veículo que será inspirado no icônico comercial leve da Volkswagen. No país, a busca por um veículo como a Kombi é algo conhecido há muitos anos e a VW chegou a pensar nisso em 2001, quando mostrou o conceito Bulli.

volkswagen-budd-e-concept-1

De lá para cá, sempre houve esperança de que a velha senhora voltaria em roupagem atual, talvez até futurista. Mas a Volkswagen nunca se apaixonou de fato pela ideia e vinha postergando uma ação até o conceito Budd-e, que mesmo pouco nostálgico, gerou boa aceitação. Ainda assim, foi apenas uma forma de mostrar a plataforma MEB.

Apesar das mudanças no cenário americano desde o início do século, a Kombi sempre esteve em alta entre os potencias compradores e agora a geração Millenium está disposta a ter algo assim na garagem, ainda mais associada com emissão zero, automação e conectividade. Diante disso, Elon Musk quer aproveitar a situação a seu favor.

kombi-samba-bus-limusine-1

Por agora, pouco se sabe sobre o projeto da Tesla. Acredita-se que se a empresa conseguir um tamanho ideal, poderá ter um veículo de transporte de alta densidade de passageiros e um carro particular.

Mas, como um dos pontos abordados por Musk em seu grande plano é o compartilhamento, podemos imaginar que o monovolume será disponibilizado como um car sharing, que poderia ser também alugado por períodos mais longos.

[Fonte: Jalopnik]





  • Poperon

    Elon Musk tá parecendo o Eike Batista dos elétricos. Em parte, promete grandes coisas e tal pra dar entusiasmo nos investidores, mas as coisas realmente saírem do papel é que é o problema.

    Em parte, ele está conseguindo manter a filosofia administrativa dele, mas em alguns quesitos ele mesmo teve que reconsiderar os fatos, como por exemplo o de não contratar ninguém com experiência no mercado automotivo.

    Promises, promises…

    • EuMeSmObYmYsElF

      até agora ele cumpriu tudo o que se dispôs a fazer… ao contrário do Eike…

      • Pacheco

        Seria legal se ela tivesse o design igual da Kombi da primeira foto.

      • Poperon

        Sim, cumpriu a maior parte, mas as pessoas ainda estão preocupadas em relação ao model 3 e X, principalmente em relação ao model 3. É só acompanhar as diversas notícias que saem no NA a respeito.

        • EuMeSmObYmYsElF

          pessimismo normal do mercado.. o cara apresentou um conceito, dizendo que estaria pronto em determinado tempo. todo o mundo faz isso… nunca vi ninguém reclamando de pré-venda de marcas de luxo. gente que deposita dinheiro antes mesmo do desenvolvimento do projeto começar e nem por isso saem notícias dizendo que será um desastre. a única diferença aqui é o volume. coisa que a mega fábrica que está quase pronta é capaz de suprir no começo. e já tem outra planta saindo… vejo muito de “um peso, duas medidas” contra o Musk. só não entendo o porque..

    • Elon fez a Tesla e a Space X, ele consegue fazer um foguete duas vezes maior que um triminhão pousar automaticamente em balsas no oceano ao mesmo tempo que acopla uma nave (a dragon) na Estação Espacial Internacional. E alguém aí chamou ele de Eike… Hehehe… Abre lá o site SPACE X ou NASA e veja o que o cara faz…. Hehehe… Sem querer ser impertinente, mas a fase de “promises, promises” é leitura do final da década passada.

    • Yuri Calmon

      taí a fera !!!

  • Tosoobservando

    Se ele nao fizer os chineses fazem.

  • Carrera

    A VW tem a faca e o queijo na mão, pena que não tem peito para fazer, então que alguém faça, tomara que não seja os chineses.

  • Yuri Calmon

    Aqui a KOMBI saiu e deixou um buraco no mercado.

    • Pacheco

      Exatamente… tanto que valorizou as usadas. É um carro que faz falta pro mercado.

  • V12 for life

    Normalmente não gosto de inspiração em outras marcas, mas considerando que a Tesla não tem uma história muito longa é válida, tomara que a idéia de certo.

  • fbl

    Kombi para transporte de massa… So se for a kombi da padaria.

  • Ricardo Blume

    A Volks não devia ter matado o nome Kombi mas, pode ser que daqui 20 anos eles se arrependam e relancem o nome, assim como fizeram com o Voyage.

  • Eu e minha filha brincamos de “Bate no Fusca” quando víamos um na rua (quem via primeiro, batia no outro). Daí expliquei a ela que a Kombi e a Brasília eram irmãos do Fusca, pois além de serem feitos pela mesma fábrica, tinham motor traseiro que f fazia som de batedeira velha moendo amendoim. Eis que mesmo morando numa via rápida en Curitiba ela só viu 1 (uma) Brasília, centenas de fuscas e, talvez, muito mais Kombis… Daí, esta brincadeira me chamou a atenção para a quantidade incrível de Kombis na rua. É o carro do Brasil. Muitas rodam mesmo velhas. Daí fiquei pensando como pôde a VW retirá-la de linha e não ter conseguido, depois de 50 anos que ficou vendendo Kombi, projetado um carro com as mesmas características (preço, cubagem da carga, dimensões, etc) que pudesse adicionar airbag e ABS. Eu sou designer de móveis e é cristalino para mim duas diretivas de que seria um sucesso a Kombi 2. Primeiro: ela está profundamente enraizada no inconsciente coletivo da população. Segundo: fazer um desenho novo, mas sem cair na tentação de fazer design de punhetagem como foi o New Beetle, caro e exibicionista, não desrespeitar o fato de que Kombi é um carro de trabalho do povo. Fiquei com constatação de que a VW Brasil parece ter sofrido uma parada cerebral nos últimos anos… Além de perderem várias colocações, deixaram o cavalo encilhado passar. Ao ler que Elon Musk olha para a Kombi, mas elétrica e semi autônoma, ahhhhh, a estupidez e ineficiência de um deu lugar ao senso de oportunidade do outro. Elon fez a Tesla e a Space X, ele consegue fazer um foguete duas vezes maior que um triminhão pousar automaticamente em balsas no oceano ao mesmo tempo que acopla uma nave (a dragon) na Estação Espacial Internacional. E alguém aí chamou ele de Eike… Hehehe… Abre lá o site SPACE X ou NASA e veja o que o cara faz…. Aliás, vi um Tesla numa viagem e o carro é convincente, embora o design seja caipiresco como o tradicional “”””estadunidense”””” é (o que não é ruim em parte).

  • Jonas Paulo Negreiros

    Gurgel fez uma Kombi elétrica nos anos 1980…

  • Ubiratã Muniz Silva

    Aproveitando o assunto, não custa lembrar que a conversão de VWs aircooled antigos em elétricos é uma tremenda mania na California, e que a Kombi é a ideal para isso por conta do espaço extra para entupir de baterias.