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Tesla investe apenas US$ 6 em publicidade nos EUA – Jaguar gasta US$ 3.325

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Uma pesquisa feita nos EUA revelou quais foram as marcas que mais gastaram e as que menos investiram em publicidade. O custo foi calculado por carro vendido e nesse caso, quem menos colocou a mão no bolso foi a Tesla, que consumiu apenas US$ 6 por veículo em propaganda.

Na outra ponta, a Jaguar gastou US$ 3.325 por carro vendido. O mais interessante é que de certa forma, as duas atuam no segmento premium, mas a inglesa precisa se virar para atrair os clientes, enquanto Elon Musk estimula notícias pela internet.

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Mas não é porque a Tesla é americana. A conterrânea e histórica Lincoln gasta US$ 2.550 por veículo em propaganda. Já a italiana Fiat aplica US$ 2.158 por carro em marketing “polêmico”.

As japonesas são bem contidas na hora de tirar dinheiro para publicidade: Toyota e Honda gastam US$ 248 e US$ 258, respectivamente. Quem também pouco precisa aplicar volumosas somas em propaganda são as alemãs Porsche e Daimler com US$ 267 e US$ 290.

[Fonte: Auto Evolution]





  • Maycon Farias

    Eu confesso que estou em Love com esse Tesla da foto.

  • Boris

    se eu voltasse a 1985 no primeiro colegial e escrevesse essa notícia com esse título mal-escrito eu acho q eu tiraria nota 2 em redação

    • Maycon Farias

      ham?

      • Boris

        cheese!

    • Victor Hugo

      Realmente. Tive que ler duas vezes para entender um pouco, e ainda clicar na notícia para saber do que realmente, os valores, tratava.

    • Marco Douglas de Paula

      Bizzaro mesmo.

  • Bruno Silva

    Maior prova que a propaganda pode influenciar nas vendas é a Caoa. Mas isso não é regra, tem marcas que pouco fazem propaganda (no máximo algumas no lançamento) e vendem muito, vide Toyota.

    • Maycon Farias

      Verdade, o Corolla mesmo é super raro ver uma propaganda.

      • Gustavo73

        Hoje, mas o que a Toyota gastou na época do “Brad Pitt” não foi pouco.

        • Maycon Farias

          Sim, eu ia comentar que o Brad foi mais gasto, mas já faz tanto tempo. Eu tenho revistas de carro aqui de 2003 que já tinha várias propagandas dele.

          • Gustavo73

            Mas foi quando comseguiram mudar a percepção do mercado sobre o carro. Pois os anteriores eram meros coadjuvantes. Por isso investiram tanto na época.

            • Yuri Ravitz

              Eu ia dizer isso. O Corolla “Brad” foi o que fez o modelo estourar por aqui.

            • Pacheco

              Sim, e hoje colhe os benefícios da boa propaganda de 2003.

    • Alligator

      a caoa gastava um valor absurdo em propaganda, inclusive era muito maior que esse gasto pela Jaguar, tinha jornais que vinha com tantas paginas de propaganda da caoa que sobrava pouco espaço para as noticias

      • Felipe

        Muita propaganda para “os melhores carros do mundo”!

        • Pacheco

          A melhor propaganda do mundo…. kkkk

      • afonso200

        i30 vendia como agua, tucson, agora só resta tucson mesmo, o resto ridiculo o preço, o azera 10 e 11 e i30 vendia muitoooooo

        • Alligator

          ix 35 vende bem também

    • José Eduardo Borba

      A Toyota deve trabalhar com um teto de vendas máximo. Pq nem fazem propagandas, nem lançam modelos em segmentos como Suv e Pick-up compactos!

    • afonso200

      CAOA em 2011 lembra, i30, depois SONATA, mas dai mataram os valores depois de 2013

  • Eduardo Brito

    “Bons produtos não precisam de propaganda”

    • Gustavo73

      A propaganda é feita de maneiras não convencionais.

      • Franco da Silva

        é… aparece todo dia em sites automotivos e de tecnologia.

    • MMM

      Não é bem assim. Os 4 P’s do Marketing exemplificam muito bem isso.

    • Pacheco

      A melhor propaganda é aquela que fazem sem vc investir um real. Exemplo o Uber que recebe propaganda gratis dos taxistas, o Bolsonado que recebe votos gratis da oposição e a Hyundai que recebe processos por causa dos erros… kkkkk

      • José Eduardo Borba

        A Toyota que não tem clientes, tem fãs apaixonados.

        • Pacheco

          Isso é raro de acontecer no mercado. Confesso que sou um grande admirador da fama que conquistou.

    • ObservadorCWB

      TODO produto precisa propaganda. Dinheiro empregado é outra coisa.

  • Raul Cotrim de Mattos

    Qualidade, confiabilidade e durabilidade são o marketing da Honda e da Toytota… Qual atrativo possuem os carros da Jaguar? Não são os melhores em nada… são no máximo medianos em tudo. Até a identidade da marca está fraca… carros sem graça, com design sem graça!

    • Pacheco

      Acho Jaguar, carro de velho… kkkkk

    • José Eduardo Borba

      Sério? Tu já viu o interior de um Jaguar? Mercedes parece carro da Gurgel perto de um XF!

    • Léo Hung

      Sério leitor, que você está dizendo que Toyota é melhor que Jaguar?

      Entre em um XF e depois em um Corolla Altis e me diga a diferença. E tem a questão também de que quem tem dinheiro para comprar um Jaguar, nem olha pra Toyota (a não ser em casos em que seja necessário algum tipo de sigilo ou low-profile para não ser sequestrado).

      Jaguar pode não ser melhor que Porsche, alguns MB ou BMW, mas melhor que Toyota, isso é.

      • Raul Cotrim de Mattos

        Estou falando de estratégia de mercado. Não estou comparando os modelos…

  • Felipe

    Ahhh na moral? Esse Elon Musk tem muito “gogó”.
    Promete fábricas, fala agora de lançamentos acessíveis que só chegam daqui a alguns anos…
    Bah! Fala sério!
    Pedras!

    • AHSOliveira

      Mas, no geral, o que ele promete faz ele faz e entrega, diferente do cara que tinha umas empresas que terminavam “X” e tinham poucas letras no nomes.

      • Felipe

        Comparam a Testa à Apple, que ela seria a “Apple” dos automóveis.
        A bem da verdade, de Jobs, Musk só tem um S no nome.

        • AHSOliveira

          Mas em alguns aspectos de negócio, guardadas as devidas proporções, realmente se parecem. Mas nem a Apple consegue gerar filas para um produto que, até então, ninguém tinha visto e que na melhor das hipóteses será entregue em dois como é o caso do Model 3.

          • Felipe

            De fato não conseguem gerar filas… Mas o modelo de purchase da Apple é diferente: Há datas prévias para o lançamento dos produtos e não existem reservas ou pré-aquisição. Cada um crê naquilo que quer, mas penso que daqui a dois anos, dada a velocidade da evolução tecnológica sobretudo na China, os tais Model 3 serão lançados já com certo grau de defasagem.
            Mas me espanta mesmo essa suposta quantidade de reservas por um produto que sequer tem uma fábrica erguida para produzí-lo!!
            Na moral, esse mimimi todo soa muito estranho, é surreal.

            • Pacheco

              É o mercado Felipe… o povo já entendeu que quando o carro chegar, ele não terá nada de defasado. Na vdd eu acredito que no seu lançamento, ele deve estrear algo revolucionário.

            • AHSOliveira

              Como disse “guardadas as devidas proporções” a final são áreas bem diferentes. Quanto surrealidade e o mimimi bem vindo a era do “hype”.

            • LSM300C

              Felipe o consumidor na sua maioria é desinformado e não tem conhecimento técnico do que está comprando, vai no chamado efeito manada, querem comprar aquilo que tá na midia e o Elon Musk sabe fazer uma boa mídia sem gastar dinheiro, quanto a fábrica a Apple não tem até hoje e não faz nenhuma diferença.

              • Felipe

                Até entendo cara… Mas sem querer entrar no mérito das fábricas, projetar e terceirizar a produção de gadjets é uma coisa… Grandes nomes do varejo como Apple, Sony, Philips, HP, Dell, etc.. fazem isso. Já com um carro a coisa muda de figura. Pense na complexidade de montar um automóvel elétrico.

                • EuMeSmObYmYsElF

                  o Musk tem várias empresas. a Tesla faz parte de um “conglomerado”. e ele, como sendo dono de tudo, pode mover capital entre as empresas.. sem falar no patrimônio de 12 Bi de doletas.. capital não falta..

                  • Felipe

                    Tá… Vc acredita nesse blog, né?
                    Ok. Leia isto: http://www .noticiasautomotivas .com .br/tesla-model-3-tem-menos-reservas-do-que-o-esperado-cerca-de-122-mil-ja-foram-canceladas/

                    Trecho:
                    “Elon Musk vai lançar 5,5 milhões de ações no mercado financeiro para captar US$ 2 bilhões para finalização do projeto e produção em série, mas apenas US$ 1,4 bilhão vai de fato para essa tarefa, pois ele explica que US$ 600.000 serão necessários para pagar os impostos relativos à operação de venda de ações.”
                    Mover capital entre as empresas do conglomerado parece não ser a estratégia do Elon Gogó.

                    • EuMeSmObYmYsElF

                      mover capital é o último caso… não há nada que o impeça de atingir o plano divulgado.. ele, quando precisa, coloca do próprio bolso na empresa. vide a SpaceX antes de conseguir os contratos com a Nasa

                      12 mil foram cancelados mas desse 12, quatro foram por irregularidades..

    • Franco da Silva

      Prometeu aumentar em 10x a produção mas não cumpriu nem as metas do ultimo trimestre.

    • José Eduardo Borba

      Ele parece o Eike Batista dos automóveis! Kkkk

  • AHSOliveira

    A Tesla tem muita “propaganda gratuita” devido a grande parte inovação do produto, exemplo: a partir de data tal donos do model S podem baixar a atualização e os carros terão a função de condução autônoma, SUV elétrico, sedan bem mais barato em comparação a outros modelos elétricos, Ludicrous mode… aí vai conseguindo espaço na mídia de forma orgânica.

  • Tosoobservando

    A propaganda é a alma do negocio, tem almas mais caras e mais baratas kkk

  • zekinha71

    Aqui não sei quem gasta mais, mas a Chery é a que gasta menos, deve gastar uns 10 centavos por carro vendido.

  • Louis

    Mais um ponto positivo para Tesla, que gasta mais em tecnologia do que em propaganda.

  • Fiquei curioso. Por carro vendido entende se como carro de fato entregue ao cliente ou também consideraram os 400 mil tesla onde clientes deram um sinal para comprar mas de fato ainda não compraram?

  • afonso200

    FIAT vende de graça entao, pois seu lucro ja é quase esse valor….só tem o 500. kkkkkkkk LINCOLN é top

  • Marcelo Ceno Dutra

    Plausível a Jaguar gastar tanto. A intenção de mudar sua imagem em nível global justifica os gastos. Posche e Mercedes já são marcas com uma excelente fama.



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