Tesla Model 3: sedã médio elétrico que é sonho de consumo

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O Tesla Model 3 é um sedã médio elétrico que atualmente é o destaque mundial no mercado automotivo. Apresentado por Elon Musk em 2016, o modelo chamou atenção do público e causou um frisson no mercado americano, onde milhares de pessoas fizeram filas para comprar o seu.

Líder mundial de vendas em carros elétricos, o Model 3 chega a liderar o ranking geral, como fez recentemente na Europa. Projeto ousado, o sedã da marca americana se tornou um ícone da nova ordem mundial no setor automotivo, trazendo a eletrificação para as massas.

Com design atraente e disruptivo, o Tesla Model 3 lembra em alguns aspectos, carros da Jaguar, ainda que o conceito leve até modelos a ar da Volkswagen dos anos 60. O desenho foi criado nos EUA, mas o designer tem ascendência alemã. Rival de BMW 320i e Mercedes-Benz C200.

Totalmente elétrico, tem a proposta de ser altamente conectado, ligado à rede da Tesla, que pode ativar ou desativar funções a pedido do proprietário, que pagará um adicional pelo serviço. O sistema ainda permite que a marca interrompa alguns serviços remotos de forma unilateral.

Tesla Model 3 – detalhes

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Com linhas fluidas, o Tesla Model 3 mede 4,69 m de comprimento e tem 2,87 m de entre eixos, tendo bom espaço interno e porta-malas comedido, o sedã elétrico conta com motor traseiro de forma nativa, mais um segundo motor dianteiro.

Nessas três versões, outro diferencial é a aceleração de 0 a 96 km/h, feita em 5,8, 4,3 e 3,1 segundos, respectivamente. Já a velocidade máxima varia de 225 km/h a 260 km/h. Com Model 3, a Tesla vende ainda o Powerwall, um carregador doméstico de alta potência.

Outro serviço é o Supercharger, uma rede de carregadores de estrada bem potentes, que permitem aos donos de Tesla cruzar todos os EUA e Canadá. Além disso, a Tesla oferece ainda o serviço FSD (Ful-Self Drive) para clientes selecionados, bem como o Auto Pilot padrão.

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O Auto Pilot é um sistema de condução semiautônoma de alta capacidade, que guia o carro sozinho em certas condições, chegando a fazer ultrapassagens. O FSD é uma versão evoluída do mesmo para manter o condutor um bom tempo sem usar as mãos.

Envolto em polêmicas, o Model 3 chegou a ser ameaçado em suas vendas na China, devido a seu sistema de câmeras, que pode armazenar imagens externas independente de proprietário, numa função de segurança. Ele também tem uma câmera interna para monitorar o estado do condutor.

Vendido pela internet, o Model 3 inaugurou um método de vendas baseado na entrega do veículo em casa e na assistência que leva e traz o carro, dando mais conforto e comodidade aos clientes.

O Tesla Model 3 tem carroceria bem fluida com faróis full LED em formato aerodinâmico, com projetores individuais e luzes diurnas em LED. O capô é liso e envolvido por vincos acentuados, tendo ainda o logotipo da Tesla.

O para-choque é igualmente limpo em estético, com pequenas molduras nas laterais com faróis de neblina em LED e grade inferior para refrigeração das baterias e captação de ar condicionado. Vincos acentuados canalizam o ar para os freios.

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As rodas de liga leve são de aro 18 polegadas, com opção de aros 19, 20 e 21 polegadas, com desenhos que vão do aerodinâmico ao estilo turbina. Nas laterais, existem câmeras de monitoramento e retrovisores com rebatimento elétrico.

As maçanetas são retráteis automaticamente e os vidros das janelas não possuem batentes e apresentam colunas B em preto brilhante. O teto é de vidro panorâmico, integrado ao para-brisa e vidro traseiro.

Nas colunas C, as vigias são amplas e há também tampa do bagageiro com extensão nas colunas. As lanternas em LED são cortadas pela tampa do porta-malas, que tem ainda deflexão para criar um spoiler natural.

O para-choque liso tem ainda refletores. No interior, o Tesla Model 3 emprega um interior minimalista com volante de três raios dotados de apenas dois botões, com uma tela multifuncional ao centro, tendo esta 17 polegadas, o Model 3 reúne suas funcionalidades nela.

O painel tem ainda um sistema de circulação de ar e ventilação projetado para ocultar os difusores de ar. Também há um carregador indutivo de smartphone e porta-copos com cobertura. Há apoio de braço central e comandos dos vidros elétricos.

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A multimídia tem funções de navegação avançada, bem como imagens das câmeras externas, reprodução do Auto Pilot e também gestão de aplicativos, inclusive jogos online e vídeos de streaming.

Também é possível jogar games de simulação de corrida usando o próprio volante do carro, assim como os pedais, evidentemente com o carro parado.

O espaço interno é bom na frente e atrás, com dois bagageiros ostentando 651 itros. O Tesla Model 3 tem ainda alças no teto, para-sois com espelhos iluminados e retrovisor interno eletrocrômico, bancos em tecido ou couro, assim como sistema de som premium de 14 alto-falantes.

O sedã tem ainda câmera interna para monitoramento do estado do motorista, bem como sensores de presença. No Model 3, o habitáculo é confortável e o banco traseiro é bipartido, ampliando o bagageiro. Isofix e Top Tether estão presentes.

Tesla Model 3 – preços

Ele foi oferecido em versões que se iniciaram com baterias de 60 kWh e hoje ele basicamente atua com células de 82 kWh. Iniciando em US$ 37.500 sem incentivo federal.

Atualmente o Model 3 não sai por menos de US$ 40.000 com tração RWD e o pacote básico.

Basicamente, o Tesla Model 3 tem ainda mais duas versões, sendo elas a Long Range a partir de US$ 46.000 e Performance por US$ 54.000.

Na versão de acesso, a autonomia é de 437 km, mas na LR, o alcance chega a 530 km. Na Performance, a autonomia é de 507 km. O Auto Pilot custa US$ 6.000.

Tesla Model 3 – versões e equipamentos

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O Tesla Model 3 é apresentado em três versões, sendo elas Standard, Long Range e Performance. Nos EUA, o modelo é oferecido com tração traseira no primeiro e AWD nos outros dois, com aumento de potência em cada uma delas e autonomia variando de 437 km a 530 km.

Model 3 Standard – Motor traseiro de 287 cavalos e bateria de 54 kWh, mais faróis full LED, lanternas em LED, repetidores de direção em LED, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 18 polegadas, maçanetas retráteis, retrovisores elétricos, vidros elétricos, travamento central elétrico, entrada presencial, botão de partida, bancos dianteiros com ajuste elétrico, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, volante aquecido, sistema de som 3D, teto de vidro fumê com filtro de infravermelho e filtro UV, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, carregamento wireless para smartphones (2), USB (4), multimídia/cluster com tela de 15 polegadas, bancos em tecido, Isofix, Top Tether, conectividade premium (30 dias grátis), entre outros.

Pacote Premium – Itens acima, mais sistema de som Premium com 14 alto-falantes e subwoofer, faróis de neblina em LED, bancos em couro e tapetes internos.

Opcional – Roda aro 19 polegadas.

Model 3 Long Range – Itens da Standard, mais dois motores com 351 cavalos e baterias de lítio de 82 kWh.

Pacote Premium – Itens acima, mais sistema de som Premium com 14 alto-falantes e subwoofer, faróis de neblina em LED, bancos em couro e tapetes internos.

Opcional – Roda aro 19 polegadas.

Model 3 Performance – Itens de série da Long Range com bancos em couro, mais dois motores com 456 cavalos e 82 kWh, rodas de liga leve aro 20 polegadas e detalhes em preto fosco e brilhante.

Pacote Premium – Itens acima, mais sistema de som Premium com 14 alto-falantes e subwoofer, faróis de neblina em LED, bancos em couro e tapetes internos.

Opcional – Roda aro 21 polegadas.

Tesla Model 3 – motor e desempenho

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O Tesla Model 3 é um carro elétrico com plataforma tipo skate que sustenta motores elétricos modulares nos dois eixos, assim como baterias de lítio planas sob o assoalho do veículo. Nessa arquitetura, tem três níveis de potência.

Na versão Standard, o motor elétrico traseiro não tem escova e síncrono com ímã permanente interno, entregando 287 cavalos e 45,7 kgfm. Esse propulsor instalado no eixo traseiro tem essa potência de pico e garante arrancada de 0 a 96 km/h em 5,8 segundos.

Já a versão Long Range emprega dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando 351 cavalos e 51,8 kgfm, que permite alcançar 225 km/h.

Com tração nas quatro rodas, possui gestão de transferência de força entre eixos de modo a economizar energia quando necessário. Nessa versão Long Range, a aceleração de 0 a 96 km/h fica em 4,2 segundos com máxima 233 km/h.

Por fim, a versão Performance dispõe de 456 cavalos e 64,9 kgfm, também distribuídos em dois motores elétricos, sendo o dianteiro por indução, conhecido como assíncrono e igualmente usado na versão Long Range.

Tendo essa cavalaria, o Model 3 Performance vai de 0 a 96 km/h em 3,1 segundos e com máxima de 261 km/h. Essa é a versão mais poderosa do sedã médio da Tesla.

Tesla Model 3 – consumo e autonomia

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Além disso, o modelo emprega dois tipos de baterias de lítio ou fosfato de ferro-lítio (LFP), tendo assim as células com 54 kWh de densidade na versão Standard e 82 kWh nas versões Long Range e Performance.

Com isso, elas garantem autonomia de 437 km na versão Standard, 530 km na Long Range e 507 km na Performance, usando assim carregador interno de 7,6 kW ou 11,5 kW (Performance).

O Model 3 está habilitado para as estações Supercharger e para o Powerwall, assim como para carregadores públicos de até 170 kW no Standard e 250 kW nas versões Long Range e Performance.

Na garantia, a Tesla dá 4 anos ou mais de 80.000 km de cobertura no carro e 8 anos ou mais de 160.000 km para as baterias. Na China, o Model 3 usa células LFP.

O consumo médio da versão de 54 kWh é de 6,25 km/kWh. Nas versões LR e Performance, o consumo médio é de 5,55 km/kWh.

O tempo de recarga com Powerwall doméstico é de 6 horas na versão RWD e 6,5 horas nas LR e Performance.

Tesla Model 3 – história

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Com coeficiente aerodinâmico de 0,23 de cx, o Tesla Model 3 se tornou um carro emblemático e o primeiro desde tempos imemoriais a gerar filas indianas com milhares de pessoas em busca de reservar o seu em 2016.

Com reservas de US$ 1.000, o Model 3 em horas alcançou mais de 180 mil pedidos em 24 horas e 232 mil em dois dias, chegando a 325 mil na primeira semana. O que era orgulho para a Tesla em forma de números, logo foi ocultado.

O motivo é que pedidos demais exigiram mais rapidez na produção do modelo e isso a Tesla não tinha. Com diversos atrasos e problemas de engenharia, uma vez que era um carro de volume expressivo, Elon Musk enfrentou inúmeras dificuldades.

Por conta dos desafios de fabricação de um carro feito em liga de aço especial com alumínio, além de uma plataforma com um sanduíche de células de energia e motores elétricos, o Model 3 atrasou, mas quando saiu da linha de produção, teve mais problemas.

Por causa da rapidez numa linha de produção altamente automatizada, o controle de qualidade “falhou” e muitos carros chegaram aos compradores com defietos de fabricação, incluindo para-choques que se soltavam, desalinhamento em partes da carroceria e acabamento com defeito.

Como nunca produziu em massa, a Tesla falhou ao nível de ter que completar carros no pátio ou mesmo trazer de volta alguns carros de seus danos para correção. Ao mesmo tempo, o sedã de US$ 37.500 passou a evoluir rapidamente com o Auto Pilot, vendido por US$ 6.000.

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Incompleto, ele foi testado pelos clientes, que acabaram se tornando os avaliadores do sistema, dado que os erros e opiniões eram filtrados e corrigidos pela engenharia da Tesla durante o uso, gerando pacotes de atualização via OTA (remotamente).

Musk também evoluiu o Model 3 em visual dando-lhe uma pequena atualização em 2020. Também eliminou as baterias de 60 kWh e 75 kWh, mantendo a de 54 kWh e introduzindo a de 82 kWh.

Adicionou ainda funcionalidades, como monitoramento de segurança com câmeras externas ligadas, jogos de simulação usando o volante do carro parado, assim como o pacote FSD para condução autônoma em carros de clientes selecionados.

Em busca de melhorias, Musk ordenou que o Model 3 chinês tivesse melhor qualidade e introduziu a bateria LFP por ser mais barata. Dali, ele é exportado para a Europa com lucro ainda maior. Com serviços de jogos e streaming a bordo, a Tesla comercializa serviços.

No entanto, o Tesla Model 3 gerou muitas polêmicas, como a do uso do Auto Pilot e do FSD de forma ilegal, bem como da revenda do carro usado sem itens que já estavam presentes, desativados após os novos donos comprarem os carros.

Minimalista, o Model 3 fez a Tesla virar um gigante financeiro ao passar de US$ 1 trilhão em valor de mercado com a venda de 100.000 unidades de aluguel para a Hertz, que pretende adicionar mais 50 mil. Dois terços dos carros serão usados no Uber.

O Brasil ainda espera por uma fábrica ou representação oficial da Tesla, mas existem alguns Model 3 circulando (e viralizando) por aqui.

Tesla Model 3 – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X