Teste de colisão entre carros elétricos assusta (vídeo)

mercedes benz crash test elétricos 1
mercedes benz crash test elétricos 1

Ainda que NHTSA, IIHS, Euro NCAP e outros sejam mundialmente conhecidos, os primeiros testes ocorreram e ainda ocorrem nos carros de produção dentro das próprias montadoras.

Isso não é primazia apenas em países europeus, EUA, China, Japão ou Coreia do Sul, com instalações do gênero funcionando aqui desde os anos 70.

Até pouco tempo atrás, os carros a combustão eram os únicos a serem impactados em laboratórios e o resultado era sempre o esperado, mas no caso dos carros elétricos, tais testes são novos para a imprensa.

mercedes benz crash test elétricos 2
mercedes benz crash test elétricos 2

Na Mercedes-Benz, na Alemanha, dois carros elétricos foram testados quanto à segurança em uma colisão direta entre duas unidades, sendo eles os modelos EQA 300 4Matic e EQS 450 4Matic.

O impacto entre os dois SUVs elétricos é tão forte que, após a separação, uma das rodas do EQA 300 fica pelo caminho, enquanto o crossover é empurrado de volta de onde veio.

Maior e mais pesado, o EQS 450 parece sofrer menos, mas também teve sua frente destruída e saiu de lado após a batida.

Como se pode ver no vídeo abaixo, as carrocerias estáveis permitiram que as frentes fossem destruídas de forma programada, enquanto os chassis, altamente rígidos, mantiveram as baterias de lítio em perfeita ordem.

mercedes benz crash test elétricos 3
mercedes benz crash test elétricos 3

O maior temor em um carro elétrico é que a bateria entre em colapso e acabe pegando fogo, o que destruiria completamente o carro e exigiria dos bombeiros vários caminhões de água para apagar as chamas.

Com os dummies em seus lugares, os EQA 300 e EQS 450 acionaram seus airbags e deixaram o resto acontecer.

Tendo o nível de segurança elevado, os dois SUVs elétricos atendem aos padrões dos principais institutos independentes particulares ou governamentais, tornando a inclusão do carro elétrico segura.

Sem qualquer diferença com os carros comuns, os elétricos sobem mais um degrau de confiança perante autoridades e o público.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X