Home Etc Tirar carteira de motorista ficará mais caro e complicado em 2009

carro auto escola aulas praticas Tirar carteira de motorista ficará mais caro e complicado em 2009




Se hoje já é difícil para tirar carta de motorista, em 2009 ficará ainda pior. Quem quiser a carteira de habilitação a partir do dia 1o de janeiro terá de ficar na auto escola ainda mais tempo. As aulas teóricas passaram de um mínimo de 30 para 45 horas, e as aulas práticas não serão mais 15, e sim 20.

Essa mudança será feita por causa de resolução do Contran publicada essa semana no Diário Oficial da União. O novo texto –resolução 285 (de 29 de julho de 2008)– altera o anexo 2 da resolução 168 (de 14 de dezembro de 2004) do Código de Trânsito Brasileiro.

A mudança tem um motivo por escrito na resolução: “crescente incidência de acidentes envolvendo veículos de duas rodas em todo o país”. Segundo a assessoria do Contran, nas aulas teóricas serão incluídos temas relacionados a álcool e direção e cuidados dos condutores em relação aos motociclistas.

As auto escolas, representadas pelo presidente do Sindicato das Auto-Escolas de São Paulo, José Guedes Pereira, acreditam que a mudança será boa, eles são favoráveis. Mas, o aumento de apenas cinco horas de aulas práticas é insatisfatório, de acordo com as auto escolas. É claro que essa opinião deles é essa porque eles faturam por aula, mas se as pessoas tiverem mesmo mais aulas, estarão mais preparadas.

O acréscimo no número de aulas deve ter impacto no valor gasto para tirar a carteira de habilitação. O aumento será de aproximadamente 20%.

[Fonte: Folha Online]


  • fr_amaral

    Esse é o Brasil, o governo so sabe aumentar os preços.
    Brasil-sil-sil

  • rdish

    Pior que concordo, é abusivo isso.
    Mas que o povo tem de aprender os malefícios de dirigir alcoolizado, ah tem !!!!

  • Will.

    Q bonito, q ALEGRIA, q beleza!

    Brasil, melhor pq é nosso!

    Mas o bom é q o Felipe Massa ganhou ontem.

    Nao da pra comentar. O q a gente aprende na auto escola é a “conduzir” um carro. Dirigir no transito ou em uma BR é brabo.

    É TRISTE!

  • Gian

    justo ano que vem que eu vou fazer auto-escola :rolleyes:

  • Angelo_RSF

    Tirando a questão custo, tem mesmo que aumentar a carga horaria das auto-escolas…

    Hoje a turma tira carta sabendo por o carro em movimento se muito!

  • cleyton

    Que legal! Menos mal motoristas no transito. :clapp:

  • Diguinho

    [Comentario #98660 sera citado aqui]

    (2)mas pra tirar a carta tem q fazer isso. pode colocar 200 horas, mas eu vou tirar a carta :banana: :cool:

  • Gustavo Souza

    Curso pra ensinar a dirigir tinha que custar uns 10 mil reais! Teria que ter no minimo 6 meses de duraçao de aulas teoricas, envolvendo legislação, direção defensiva, FISICA!, mecanica basica e opcional de mecanica um pouco alem do basico.

    A parte teorica teria que ser no minimo 1 ano! Com 6 meses o motorista dirigindo apenas na auto-escola, em cidade de dia e a noite! O ensino poderia ser feito nos moldes que é hoje! Depois disso o aluno teria uma prova basica, para poder entao fazer o modulo 2, outros 6 meses de preparaçaõ com direçao em estradas, de dia e a noite, alem de aula e prova em circuito fechado com pista com baixa aderencia. Somente assim o cara poderia ter a carteira de motorista.

    Seria caro! Mas não vejo isso como problema. Se quer dirigir, tem que pagar caro e dar valor nisso. Para quem não tivesse a grana, o governo poderia lançar uma linha de credito especifica, facilitando o pagamento em até uns 10 anos!

  • HENRIQUE

    EXCELETE NOTÍCIA, MAS AINDA EH POUCO..TINHA QUE AUMENTAR AINDA MAIS ESSA CARGA HORÁRIA E AS AULAS PRÁTICAS… HOJE NAS RUAS SÓ TEM “PILOTO” E “CARROÇEIRO”… O POVO PARECE QUE DESAPRENDEU A DIRIGIR!

  • Gustavo Miranda

    Como tristemente o Detran e a estrutura de auto-escolas são fortemente corruptíveis, os esquemas de compra de carteira dificilmente acabarão, e é isto que bota pessoas incapacitadas na rua, assassinos potenciais.
    Aumentar a carga horária só vai aumentar a procura pelo método ilegal de obter a CNH.

    Eu odeio essa mania que brasileiro tem de resolver o problema da goteria apenas limpando os respingos. :asner: :asner: :asner: :asner:

  • Andersound_sp

    [Comentario #98701 sera citado aqui]

    Questão amigo, é que ninguem vai punir o povo lá do Detran que facilita a emissão de carteira pra esses bando de braço, só ir em qualquer auto-escola e falar que não quer fazer estas aulas e “negociar”, fiu reprovado a 1º vez que fui fazer a aula prática, pela falta de dar a seta em vários lugares, e fui reprovado, e na 2º o cara da auto-escola, falou que se pagasse R$ 300 na época o cara que faz o exame, iria ignorar ou fazer vista grossa, para meus erros, simplesmente lamentável :down: e no dia que fiz, vi várias pessoas totalmente descontroladas, pessoas geralmente mulheres, na hora da baliza, errava e saia do carro ligado, chorando e fazendo escândalo, agora imagine esse povo descontrolado e despreparado no trânsito ou na estrada ???

    :censor:

  • fdantasdesa

    [Comentario #98676 sera citado aqui]

    Gustavo, isso é uma auto-escola ou um martírio!? auheauheauheuh brincadeirinha… Mas, sinceramente, não acho que precise chegar a esse ponto não… Sem contar que auto escola não ensina lá mta coisa… To fazendo a minha agora mas já dirijo tem um certo tempo (errado, mas é a realidade)… O que a gente tem de ter na cabeça, antes de tudo é o seguinte: dirijo pra mim e principalmente para os outros. E isso auto escola não ensina. Ou o sujeito tem consciência e senso de coletividade ou não tem. Vira mais um porcaria que se acha o piloto no trânsito, expondo os outros a risco…

  • R2

    Pera ai pera ai, da onde vc tirou q é dificil tirar carteira de motorista????????????
    Fala serio né!!!
    Aquela provinha escrita n tem nem graça. Só a parte pratica é q existe algum esforço, de dextreza e atenção.
    Tambem acho 5 horas aula amais, mt pouco.

    Outra coisa q ninguem fala, é sobre as aulas de moto. Não como é no resto do brasil, mas aqui em Floripa os alunos de moto não andam no transito!
    Ou seja, o kra ganha direito de dirigir sem ter pegado um engarrafamento ou coisa parecida, é absurdo.

  • huahuahua

    Nos EUA dá pra tirar a carteira em 2 dias, com 16 anos, e agora eu tenho que ir de 5 em 5 anos renovar a porcaria, porque acabaram com a renovação de 20 anos… brasilero que é mal-educado mesmo, se o problema fosse a carga horária os EUA seriam o pior lugar para se dirigir…

  • ALE

    Auto escola nao serve pra nada !

    Qnto fiz, tirei 10 na teorica e na pratica, e por isso sabia dirigir ???
    Até sabia, mas eles simplesmente treinam pra passar, caso de mtas pessoas, que qndo vao pegar um carro pra valer, nao sabem nem sair de um semáforo sem apaga-lo. É uma vergonha. E não adianta aumentar o numero do horas, uma velha aqui da rua fez umas 150 horas pra passar, passou, mas a vaca nao sabe nem em q marchar está, tem q pedir pra alguem olhar pra ela.
    Agora me diz se um demonio desse nao poem em risco a vida das pessoas ? pois eh, e nós q andamos sempre na linha e que as vezes gosta de dar um pisadinha, se passar a 100 por hora aonde era 80, ja era nego, vai esvaziar a carteira. E ainda tenho q renova-la a cada 5 em 5 anos, em plena época em q esbanjo saude. E a velha ? pois eh, chega la faz um barraco e ta renovada pra matar . hahaha triste verdade.

    Essas auto-escolas e a renovação de carteira são mais uma fábrica de tirar dinheiro dentre tantas do governo.

  • Felipe

    Aaah assim num daa .. praa aguentarr .. :eyess: .. nesse brasill soo sabee aumentarr o preçoo de tudoo .. :asner: :asner: .. temoss mais qe beber mesmoo e sair dirigindoo uhuull .. :drinkk:

  • Ewerton

    é foda mesmo
    tem gente que digiri mal pra caralho e só sabe reclamar dos outros
    cuidem da suas proprias vidas,
    deem o melhor de si para não acontecer nenhum acidente.

  • mbernieri

    Aii eber de onde arranjou essa foto do carro? que legal!! a placa parece ser da minha cidade Cascavel – PR, a julgar pela placa com inicial letra “A” e as letras miúdas… :drinkk:
    Quanto a carteira, acho que ficou bom 20 aulas, porque com 15 o pessoal que fez acha que é corrido de mais e no fim acaba pegando mais umas 3 ou 5 aulas, eu estou fazendo a carteira com 20 e acho que está mais tranquilo, tanto pra carro, quanto para moto.

  • GREYCE

    :clapp: :hauhau: :cool: : :drinkk: :drinkk:SE BEBER NA DIRIJA QUERO TIRAR A CARTEIRA DE MOTORISTA E SEREI UMA MOTORISTA PRUDENTE!!!

  • André Rodrigues

    Olá para todos,
    Quem falou que para tirar carteira de moto, vai melhorar aumentando as aulas.
    A forma que é aplicada as aulas no Rio de Janeiro pelo menos aqui não ensina nada.
    O que ensina mesmo e andar no corredor, fazer ziguezagues, depois á fazer um oito.
    Para aprender mesmo tem que colocar os alunos na rua junto com os carros.
    Depois de vinte aulas de moto não pegou uma aula sequer na rua junto com outros carros qual vai ser o resultado um acidente.
    :down:

  • MARIA

    ISSO É UM ABSURDO ESTA MUITO CARO