Home Ecologia Tirar o catalisador do escapamento aumenta a potência do meu carro?

catalisador Tirar o catalisador do escapamento aumenta a potência do meu carro?




Se você fizer uma pesquisa em vários fóruns automotivos, onde existe um tópico de alguém querendo aumentar a potência do seu carro sem gastar muito, notará que dentre as recomendações feitas pelos outros membros, retirar o catalisador é uma sempre presente.

Sempre aparece aquela frase: “Só tirar o catalisador, colocar um chip+filtro na empresa tal já estaria muito bom.” Será que tirar o catalisador aumenta mesmo a potência do meu carro? Será que existem outros efeitos ao fazer essa retirada, tanto bons quanto ruins?

Primeiramente, retirar o catalisador aumenta sim a potência, mas esse aumento é mínimo, e na maioria das vezes nem mesmo é notado pela pessoa dirigindo o carro. Fazer a retirada dele, adicionar um chip de potência, trocar o filtro, etc, vão resultar em um aumento de potência entre 5 e 15 cavalos, dependendo do modelo.

O que não mudará radicalmente nenhum aspecto do rendimento dinâmico do modelo. Mas os problemas que vem junto com esse pequeno aumento de potência fazem com que a retirada do catalisador não valha a pena.

Seu carro vai emitir muito mais poluição no meio ambiente. Ele também vai ficar um pouco mais barulhento. E você vai correr o risco de tomar uma multa grande, se um policial de trânsito ver que você mexeu no sistema de escape do seu carro, ou na hora de fazer aquela vistoria no Detran.

Tem outra coisa, se tiver algum cabo eletrônico ligado ao escapamento depois do catalisador, e você o retirar, o sistema de injeção do carro irá se embaralhar todo, piorando o desempenho e também o consumo.

Retirar o catalisador do carro também é considerado um crime ambiental, que rende multa de entre 500 e 10.000 reais. E aí, ainda acha que vale a pena? Só um detalhe final. Se seu catalisador estiver ruim e você tiver que trocar, prepare-se, pois ele é a peça mais cara do sistema de escapamento, e custa de 350 a 1.500 reais.


  • Luquinha

    Método ilegal pra fazer uma coisa que nem vale tanto a pena assim.

    Solução barata, chula e ineficaz, coisa de pobreza de mente.

    • leobozo

      pronto… de pois desse comment ninguém precisa falar mais nada :teeth2:

      o problema é que tem gente como o cara aí embaixo que lê um troço desse mas não entende o que está escrito :down:

    • pablorocha

      Rapaz, tú não deve entender muito de carro não !!! só o catalizador rouba cerca de 5 cavalos do motor em detrimento tb de consumo e etc…e decorrente dos péssimos combustíveis do País sua eficiência é quase nenhuma pois logo é destruído…eu já ví casos inclusive de que de tanto deteriorado as colméias de cerâmica impediam o fluxo dos gases e impedia o funcionamento do motor, sua função é ecológica,ponto positivo, mas seus preço assusta na hora da reposição… :down:

      • Sergio S.

        Está parecendo que o desinformado aqui é você (pablorocha). O chamado catalizador até reduz um pouco a potência mas reduz também, e muito, a emissão de gases tóxicos como CO, e hidrocarbonetos que escaparam da queima pelo motor. No meu carro troquei com 100.000 Km, porque a colmeia quebrou, e agora depois de 70.000 Km está funcionando perfeitamente. Este negócio de derreter catalizador pode acontecer sim, bastam algumas hora de mau uso (“rachas, pegas, paulera”).
        .
        Quanto a matéria, está correta.

        • pablorocha

          Acontece meu caro, que eu vivo no Brasil, consumo combustíveis que via de regra são sim de péssima qualidade, o post fala a respeito de mitos da retirada do catalizador, ou seja reduz sim a potencia, sua retirada vai aumentar a potencia? vai sim !!! em contrapartida como os motores estão adaptados para seu uso é comum ouvir-se estouros no escapamento….se voce pode pagar entre 1000 e 3000 reais por um cattalizador beleza…O meu carro que é de 2006 ainda o tem, porém a grande maioria dos carros que sairam com catalizador a partir de 1991 já não o tem mais, em virtude do PREÇO, então não sejamos hipócritas…

          • CHARADA

            O preço da troca de um catalizador pode até não ser barato mas creio eu que vale se comparado com o peso do descumrpimento das leis que não permitem a retirada do mesmo, agora me diz tambem de que adiantam 5cv em um carro popular? pois creio eu que quem tem condições de comprar um carro mais forte e queira “apimentar” o motor não apelara para esse tipo de coisa…

      • Victor hugo

        Carros turbo ganham até 30cv após a retirada do catalisador.

    • RIC

      Infelizmente amigo, vc não conhece nada sobre carro. Tem noção do que é 5 cavalos de potência a mais em um motor?? Quem dirá 15! Se é ilegal, dane-se. Vender gasolina adulterada também é e é o que mais tem por aí. Só que a corda sempre tende a arrebentar no lado mais fraco. Ahhhh demagogia!!

    • Alexandre Scolari

      tenta respirar muito tempo com cinco camada de pano na boca vc vai ver como cança as musculaturas dos pulmôes depois vc faz um comparativo usando um combustivél tão ruim que vc vai entender, se remapeado a injeção do carro sem catalizador vc tem motor pra muito mais tempo palavra de mecanico preparador que não precisa se apropriar para o meio ambiente pessoal vamos nos informar antes de falar sem saber

  • PmaX

    Um problema de todos.

    Tenho um civic 2000 e tenho que trocar o catalisador pois o mesmo já está 150 mil km, o problema é simples: um catalizador novo na honda custa somente R$2.300,00, e o carro vale R$18k, será que vale a pena??? um coletor dimensionado é R$600,00. Meu carro ta bebendo feito a mulestia, e desembolsar R$2,3k não dá. Infelizmente com esse preço vou no dimensionado.

    • Pardal

      Concordo com o comentário do Diegoo (abaixo), procure em ferro velho (esses que compram carros batidos), pode ser que você ache entre 400 e 500 reais. Pois realmente 2.300 reais… é muito dinheiro. Ficar sem, é muito prejudicial.

    • Nasser

      Quanto vale o pulmão dos teus filhos?

      :down:

      • Luquinha

        Creio que vale o mesmo que os pulmões dos seus.

        Vá lá e pague.

    • Luquinha

      Tirar o catalizador pra aumentar a potência pouco realmente não tem sentido.

      Mas como você diz a razão é outra. Aí eu concordo com você. Nem está tirando, colocar é que está muito difícil.

      • Alexandre Scolari

        manda a Dilma e os Deputados colocar catalizador nas industrias fabricas e para de se preocupar,quem tem que vender que abaixe o preço

    • PmaX

      Tirar um catalizador velho para colocar um velho é o mesmo que trocar seis por meia duzia.
      o problema maior desse civic é que o catalizador e o coletor de escape é uma peça só e por isso deve ser tao caro.
      Vou mandar fazer um coletor dimensionado e seja oq deus quiser.
      Não vai ser por causa de meu carro que meus filhos irão ter problemas no pulmão.

      Um conselho para as crianças que comentam nesse site: Estudem para não terem de comentar num tópico desse.

      Tenho vontade de trocar é o carro por um novo e não o catalizador.

      hehehehe

      • Nasser

        “Não vai ser por causa de meu carro que meus filhos irão ter problemas no pulmão”

        Claro, nem por causa da água desperdiçada da minha piscina, do CFC do aerosol do vizinho, das focas mortas pra fazer o casado da patroa, etc….. Isso tudo é invenção da mídia, efeito estufa e camada de ozônio é conversa pra boi dormir………..

      • vdo

        “um conselho para as crianças desse site: estudem [...]”
        É impressionante a falta de auto-crítica: o a.s.n.o. me escreve cataliZador, mesmo na matéria estando escrito CATALISADOR, e manda os outros estudarem…
        Oh, Lord!!!!!

        • PmaX

          Por isso mandei estudarem!!!

          • Professor

            Você é u b.u.r.r.o! Vou enfiar o catalisador no seu cérebro, já que é tão bom assim! :*

        • PmaX

          Mandei estudarem para serem alguem na vida e ganhar Bem pra não de comentar num tópico como esse!
          Pq isso é conversa de liso como eu e vc que fica discutindo besteira.
          E a.s.n.o é a tu.
          Respeite para poder ser respeitado.

          • vdo

            Continua sendo a.s.n.o., pois quem escreveu cataliZador foi você, e não quem você mandou estudar. Não tem nem coerência pra refutar um comentário e quer espernear?? Me dá até sono… :zzz: :zzz:

    • JBV

      Vá velho desculpa pela ignorância mesmo! Mas quem tem carro tem que estar disposto a arcar com a manutenção, ou não pode ter carro… Acontece no Brasil (não to dizendo que seja o teu caso) que tem mta gente mesmo que “não tem oque comer”, mas anda pra lá e pra Ca de carro… O povo tem que se conscientiza que é um “direito (concessão do governo)” de todos dirigirem, mas nem todos têm habilidade necessária e nem condições financeiras, para terem um carro…
      Compra um carro é barbada… Agora paga o financiamento+combustível+imposto+manutenção e ainda sobra pra ”comer”(oque acontece com a maioria das pessoas motorizada no pais) não é fácil…

  • Pinheiro

    Com ou sem catalisador a fonte de poluição é a péssima/nojenta gasolina oferecida pela Petrobras, essa estatal que em nada contribui para a dimunição da poluição. Deveria ser privatizada como foi a Cosipa. Alguém lembra que Cubatão era chamado de Vale da morte? Com a privatização daquela inútil estatal não se fala mais nisso. O símbolo de Cubatão são as aves Guarás que retornaram ao Vale com o fim da Cosipa estatal.

    • PmaX

      Concordo com vc.
      O problema maior é o combustível oferecido no Brasil que é de péssima qualidade.
      Usando a gasolina brasileira o catalizador dura bem menos, resumindo entope.
      e outra ao invés do governo se preocupar com os carros pequenos devia olhar mais para os caminhões que tenho certeza que nem 5% deles tem catalizador.
      Pra Frente BRASIL. Tem muito Burro querendo Andar.

    • Sergio S.

      Sr. Pinheiro, vai te informar melhor! A Petrobrás investe sim na melhoria da qualidade dos combustíveis, até para atender a legislação. A “estatal” (“S. A.” sendo 50% do governo), além dos tratamentos convencionais, já tem algumas planas para hidrotratamento de diesel e gasolina em operação e várias outras em construção. Esses combustíveis tem qualidade para serem exportados para qualquer país do mundo.
      Mais um detalhe: A Petrobrás cumpre rigorosamente toda a legislação ambiental e não sonega impostos.

    • Sergio S.

      Sr. Pinheiro, vai te informar melhor! A Petrobrás investe sim na melhoria da qualidade dos combustíveis, até para atender a legislação. A “estatal” (“S. A.” sendo 50% do governo), além dos tratamentos convencionais, já tem algumas planas para hidrotratamento de diesel e gasolina em operação e várias outras em construção. Esses combustíveis tem qualidade para serem exportados para qualquer país do mundo.
      Mais um detalhe: A Petrobrás cumpre rigorosamente toda a legislação ambiental, trabalhista, e não sonega impostos.

      • Pinheiro

        “A Petrobrás cumpre rigorosamente toda a legislação ambiental, trabalhista, e não sonega impostos”.
        Sergio S deve ser funcionário da Petrobras ou ingênuo.
        A gasolina fornecida ao mercado brasileiro é a pior do mundo. Chumbo, água e alcool faz parte de sua composição. A fumaça preta do diesel expelida por ônibus e caminhões é a poluição visível do péssimo derivado do petróleo fornecido pela Petrobras. Quanto a não sonegar impostos a imprensa noticia desvios quase diários de recursos à Ongs fajutas administradas por simpatizantes do PT. Recentemente a Petrobrás destinou milhões, repito, milhões, para uma festa junina na Bahia, cujo governador sabemos quem é. Enfim, cada país tem o governo que merece e anda de carro 1.0
        Produzimos e refinamos os derivados de petróleo no Brasil, mas pagamos preço da Arábia Saudita.

        • JBV

          Pinheiro! tu sabe qual é a legislação vigente no Brasil? E quais são os itens que a mesma aborda… e se ela está ou não em conformidade com os diversos tratados internacionais de redução de emissão de poluentes… Cara, não fala besteira, pesquisa um pouquinho antes de posta qualquer coisa… Vês se as maiorias dos países estão obedecendo aos tratados e depois me diz se o Brasil tem o pior combustível do mundo!
          Outra pergunta: tu sabes oque são Dieseis 500 e Diesel 50, e oque a legislação estipula até 2012?…
          RE: todas as impressas que comercializam e refinam combustíveis no Brasil tem um período de adaptação (não se muda a especificação de um combustível de um dia para o outro, tem todo um investimento em novas unidades de processamento, e devemos levar em conta a característica do petróleo brasileiro que em sua maioria é um bastante pesado), isso engloba Petrobras, Shell, Repsol, Texaco, Ipiranga, Esso… e todas as outras empresas que exploram e refinam no Brasil, para especificar um combustível de menor emissão de poluentes, mas vale lembra que o combustível ainda vai ter álcool junto oque agride um pouco mais as peças do motor do que se somente tivesse gasolina.

          E quanto às acusações a Petrobras, não é como tu que os investidores da BOVESPA e da BOLSA de NY pensam. Eles vêem a Petrobras como uma das impressas mais serias do mercado e mais comprometida com o desenvolvimento sócio e econômico dos locais onde está instalada. Isso incue – “Quanto a não sonegar impostos a imprensa noticia desvios quase diários de recursos à Ongs fajutas administradas por simpatizantes do PT. Recentemente a Petrobrás destinou milhões, repito, milhões, para uma festa junina na Bahia, cujo governador sabemos quem é.” (engraçado o investidor que odeia roubo em suas empresas não concorda contigo!!! É pq ele não entra no sensacionalismo barato dos jornais em geral)

          • Pinheiro

            Ao ler o que disse o tal JBV penso que o brasileiro não defende o Brasil, mas sim interesses próprios. Defender a Petrobras é ir contra os interesses da nação, pois MONOPÓLIO não é salutar em nenhuma economia. Com livre mercado quem ganha é o consumidor, tanto na melhoria da gasolina como na manutenção do motor. Imagine a Texaco, Esso, Ipiranga podendo vender SUA PRÓPRIA GASOLINA. Como sabemos, a monopolista petrobras extrai, refina e comercializa sua nojenta gasolina. Outras bandeiras repassam o nojo.

        • Sergio S.

          Sr. Pinheiro,
          O Sr. está confirmando que é realmente desinformado ou pretende desinformar.

          1- A gasolina brasileira não é, nem de longe, a pior do mundo. A maior diferença é a adição de 25% de állcool anidro.
          2-Já faz uns 30 anos que o chumbo não é mais adicionado à gasolina no Brasil.
          3-A Petrobrás já fornece, a muito tempo, diesel isento de enxofre para as regiões metropolitanas.
          4-A Petrobrás patrocinou festas juninas em todos os municípios em que esta festa faz parte do folclore, e menos de um terço deles são administrados pelo PT.

          • Sergio S.

            Mais uma seu filhote de FHC:
            Para sua informação já faz mais de dez anos que foi quebrado o monopólio estatal do petróleo, e nesse tempo todo a única refinaria que está sendo construída no Brasil é a Reinaria do Nordeste, pela Petrobrás.
            Onde é que estão as outras?

          • JBV

            E complementando o sérgio todas as “marcas” de combustiveis vendem seu próprio! inclusive exploram e refinam tb… tu sabia que no pré-sal tem tudo que empresa investindo… Repsol… Chevron…
            Não é a petrobras que define o tipo de combustivel que vai se comercializado… e sim o governo!!! É, o mesmo que cobra o horror de imposto em cima do combustivel! Tem muitas empresas que não comercializam petroleo brasileiro aqui… A exempro da Ipiranga que comprava petroleo Iraniano leve para refinar e especificar a legislação brasileira.

  • Dunha

    Concordo com o Luquinha! Post ridiculo. O site não merece uma matéria como essa. Solução barata, chula e ineficaz, coisa de pobreza de mente.

    • dallebu

      Acho que ele estava se referindo a retirar o catalizador…. :pao:

      • Luquinha

        Eu quis dizer mesmo que ridículo é tirar o catalizador pra isso.
        Parabéns a matéria.

    • eduardogege

      Acho que você não leu tudo. Em nenhum momento foi recomendado tirar o catalisador, mas sim, o que acontece quando é tirado.

      E um resumo do que foi escrito seria mais ou menos assim: Sim, aumenta a potência. Mas em contra partida polui mais, você pode tomar multa e quem sabe até ter o efeito contrário caso o sitema de injeção eletronica estiver envolvido no seu sistema de escape.

    • Zivo

      Vc não leu ou não entende o que lê ??
      Não percebeu que eles estão dando ênfase ao malefício ?
      Tem cada uma viu…

  • Diegoo

    é, nesses casos fica embaçado trocar pelo original. tenta buscar um no ferro-velho, de repente acha um que não esteja oco já.

  • Filipe Augustus

    Meu tio tinha uma Escort Sw 1997 à alguns anos atrás que ficou muito tempo sem catalisador…deu um problema nele e além dele não achar a peça no paralelo na época ele viu na concessionária e não valia a pena pois o msm custava 1500 reais e o carro na época apenas 15 mil reais!!!! isso foi por volta do ano 2000.

  • guilherme

    tomare que a inspeção veicular entre em vigor em todo brasil, mas de forma eficiente
    aí nem vão ter mais como tirar o catalisador, ou vão ficar pondo e tirando todo começo de ano

  • hodney

    Retirar o catalisador sem duvida traz consequências benéficas ao próprio carro. O problema é só relacionado com o ambiente e isso pagamos o que é um fato.
    O catalisador retira sim a potência do carro. O processo de tratamento dos gases que escapam do motor tem uma diminuição de rendimento de potência semelhante ao ar condicionado ligado. Mas se alguém fizer a subtração do equipamento o que doi apenas é o bolso uma vez que o DETRAN pode te multar apesar de quando adquiro carro usado na hora da transferência nunca foi feito tal vistoria de escape.

  • Luis.J.R.

    Não precisa tirar o catalisador!Tem outors meios de aumentar a potencia do seu carro, é só pesquisar. :cool:

  • WBR

    + um detalhe que aconteceu com o catalizador do gol quadrado do meu pai tempos atras:

    o catalizador ficou tao sujo que enves de 5 cv roubou uns 50 e o carro parou hsahu
    depois disso, sem o catalizador o carro ficou menos lerdo

  • Guilherme Guimaraes

    Bem típico do “jeitinho brasileiro” isso mesmo.
    Tirar o catalisador é coisa de ignorante!

  • Sergio S.

    QUE VENHA LOGO A INSPEÇÃO VEICULAR OBRIGATÓRIA!

    Fui.

  • Rodrigomc

    Só sei de uma coisa, quando usamos Alcool, polue menos ( Eu uso alcool sempre pq é melhor e mais barato) e essa briga toda de vcs akii no NA por tirar ou nao o catalizador nao vai dar em nada! pois carros preparados q andam por aii nao tem, carros velhos nao tem e muitos caminhoes poluem muuuiiiitiiissiiimoo mais que um carro norma pq usa Diesel! RESUMINO: 1a mais ou 1 a menos nao vai mudar nada pq akii na nossa Pátria amada nao há inspeçao rigorosa! é triste mas é a verdade!

  • Diego

    Parece que a pergunta foi somente ao aumento de pontência, se aumenta ou não, certo?
    Aumenta a potência sim.
    se vai causar problemas, custos, dor de cabeça blá blá blá é outra história, cada um faz o que quiser com seu carro junto de suas responsabilidades.

  • Nasser

    E que venha a inspeção veicular obrigatória, tomara que venha o mais rigorosa possível, para os anencéfalos deste blog chorarem, espernearem e engolirem que estão errados.

    Alguns aprendem rápido, outros precisam de adestramento……

  • Eduardo (PE)

    Quando retira-se o catalisador do carro o primeiro sinal negativo é o grande aumento do consumo de combustível. Tudo porque a leitura do sensor de oxigênio (sonda lâmbda), fica alterada, informando valores diferentes para a injeção eletrônica.

    Façam o teste.

    • Rafa

      Exato, por isso que aumenta a potência… Aumenta o consumo. O conceito é o mesmo da turbina (famoso turbo), aumentar a potência aumentando o consumo, porém a turbina funciona com injeção direta do combustível.

  • Lo Chun Man

    sabem por que o catalisador (Colmeia) derrete? fazer pegar no tranco, q joga uma quantia boa de gasolina não queimada lá dentro e corroe o catalisador
    e o q andei pesquisando entre profissionais do ramo, não tem como pagar R$ 2,300 num novo de Civic, de 18k, mas dá pra fazer uma coisa, segundo eles:
    compra um novo de algum carro nacional de cilindrada e potencia proxima (caso do Civic 2000, motor 1.6 16v, 106cv, pega de algum carro 1.6 ou 1.8 com potência parecida e q caiba lá no espaço do original, corta o antigo fora, no cano mesmo, e solda o novo lá, não é 100% e nenhuma fabricante recomenda (afinal elas perderiam lucros) mas funciona e vc economia

  • Wotan

    Esse papo de meio ambiente é conversa pra boi dormir, aqui em SP a prefeitura criou uma inspeção só para carros novos, ou seja os que menos poluem, com um único fim: ARRECADAR o meio ambiente que se dane.

    • vdo

      Pelo jeito VOCÊ pensa igualzinho à Prefeitura de São Paulo… :down: :down: :down: :down:

      • tfa

        Mas é assim que a maioria das pessoas pensam mesmo. Ah, se a Prefeitura, ou o Estado, ou a União não tomam providências, pra que eu vou me importar? E se esquecem que é a sociedade a fonte geradora das mudanças. O Congresso Nacional é só uma caixa de ressonância da sociedade. Aliás é por isso que dá pra entender perfeitamente o motivo de lá existir aquela corja…

      • Wotan

        Pelo jeito voce não entendeu nada.

    • dolphin

      “Esse papo de meio ambiente é conversa pra boi dormir”. Vc ñ era aquele cara na minha frente ontem que jogou uma sacola inteira com restos de comida do McDonald’s pela janela do carro?????????? :espar: :espar: :espar: :espar:

      • Wotan

        Não era eu, eu não faço isso, quem não tá nem aí pro meio ambiente é a PREFEITURA, Por que ela não fiscaliza os carros mais ANTIGOS? eles estão livres para poluir a vontade enquanto os carros novos tem que ser fiscalizados.

        • dolphin

          E daí? Tem certeza que eles não fiscalizam os velhos por causa disso? Se o intuito é arrecadar, fiscalizar também os velhos daria mais dinheiro, não daria? Então não faz sentido isso que você falou. Pode até ser injusto, mas se o interesse fosse esse (só arrecadar), não seriam só os novos.

  • Lex Racing

    O meu estava entupido, era original do carro ainda, de 97, retirei e o consumo melhorou e as respostas no acelerador ficaram mais rápidas.

  • Wotan

    Os primeiros carros com catalizador apareceram por volta de 1991/1992, o GOVERNO poderia tb isentar de IMPOSTOS os catalizadores para incentivar sua reposição.

  • Christiano

    Já fiz isso uma vez com um Corsa (novo) 1.0. Se teve melhora, não percebi !! Não vale a pena !

    Acho q não tem muito sentido pegar no pé dos carros, onde os caminhões e ônibus é q poluem p xuxu. Nosso diesel é da pior qualidade.

  • Valter Hamilton Balzacchi Brito

    seguinte: questão de conciência – catalizador é um filtro necessário e faz bem a todos, o problema é que nas CPIs dos políticos não se usa catalizador e ……..a poluição corre solta lá dentro! e a única fumaça boa que sai de lá é …..a da pizza! – porisso cabe a cada um estar sempre sobrevivendo diante desses “estímulos” – “data venia” xegados!!!!!

  • freds

    tira logo este catalisador!

  • ANTOAN DF

    Boa Noite pessol do NA,
    teste

  • Antoan DF

    Boa noite galera do NA.
    Tenho um santana 1.8 MI 1998/1999 super conservado, já que faço as devidas manutenções preventivas, enfim, no qual deixei apenas a carcaça metálica por um período de um ano e o que constatei de fato foi um ganho de potência – cv a mais – e, acredite quem quiser, economia de combustível (gasolina aditivada/comum) tanto na cidade quanto em viagem. O único senão é que o carro passou a oscilar, já no mesmo dia em que se deu tal retirada, a cada parada como p. ex., semáfaro, realizada sendo que após a terceira, quarta vez estabilizava. Do contrário iria mantê-lo sem o tal catalisador, porém essa oscilação e a poluição provocada fez com que eu recolocasse um novo (paralelo) no valor de R$ 400,00 (REFORCEL, Taguatinga DF). Espero ter ajudado, porém, cada caso é um caso.

  • Tiago

    Saudações a todos, espero que vocês possam me ajudar, possuo um Santana 99/00 1.8 Gasolina motor AP ( não tem kit gas), há +/- 1 ano me deparei com uma falha do motor enquanto dirigia, parei o carro olhei dentro do capô e região do escapemento onde vi que o catalisador estava incandecente, fiquei preocupado pois não imaginava o que poderia causar aquilo, consegui chegar até uma oficina e o cara retirou o catalisador e o vi retirando uma boa quantidade de um pó dentro dele como se este pó estivesse obstruindo a passagem dos gases que passam pelo escapamento, ele me disse que isso se deve a sujeira que vai se acumulando no catalisador e chega a este ponto; resultado ele tirou todo este pó e o carro ficou normal; mas já me disseram que este pó é que filtra os gases resultante da combustão, agora não sei se devo comprar um novo catalisador ou deixar o que já está; percebi também que depois disso meu carro que fazia 12-14kmL passou a fazer 8,23kmL; verifiquei também que a sonda lambda que fica perto do motor não está funcionando corretamente. Aguém pode me orientar de como proceder nessa questão?? obrigado pela atençaõ de todos, abraços e sucesso aí.

  • Tiago

    Saudações a todos, espero que vocês possam me ajudar, possuo um Santana 99/00 1.8 Gasolina motor AP ( não tem kit gas), há +/- 1 ano me deparei com uma falha do motor enquanto dirigia, parei o carro olhei dentro do capô e região do escapemento onde vi que o catalisador estava incandecente, fiquei preocupado pois não imaginava o que poderia causar aquilo, consegui chegar até uma oficina e o cara retirou o catalisador e o vi retirando uma boa quantidade de um pó dentro dele como se este pó estivesse obstruindo a passagem dos gases que passam pelo escapamento, ele me disse que isso se deve a sujeira que vai se acumulando no catalisador e chega a este ponto; resultado ele tirou todo este pó e o carro ficou normal; mas já me disseram que este pó é que filtra os gases resultante da combustão, agora não sei se devo comprar um novo catalisador ou deixar o que já está; percebi também que depois disso meu carro que fazia 12-14kmL passou a fazer 8,23kmL; verifiquei também que a sonda lambda que fica perto do motor não está funcionando corretamente. Aguém pode me orientar de como proceder nessa questão?? obrigado pela atençaõ de todos, abraços e sucesso aí.

  • Tiago

    Saudações a todos, espero que vocês possam me ajudar, possuo um Santana 99/00 1.8 Gasolina motor AP ( não tem kit gas), há +/- 1 ano me deparei com uma falha do motor enquanto dirigia, parei o carro olhei dentro do capô e região do escapemento onde vi que o catalisador estava incandecente, fiquei preocupado pois não imaginava o que poderia causar aquilo, consegui chegar até uma oficina e o cara retirou o catalisador e o vi retirando uma boa quantidade de um pó dentro dele como se este pó estivesse obstruindo a passagem dos gases que passam pelo escapamento, ele me disse que isso se deve a sujeira que vai se acumulando no catalisador e chega a este ponto; resultado ele tirou todo este pó e o carro ficou normal; mas já me disseram que este pó é que filtra os gases resultante da combustão, agora não sei se devo comprar um novo catalisador ou deixar o que já está; percebi também que depois disso meu carro que fazia 12-14kmL passou a fazer 8,23kmL; verifiquei também que a sonda lambda que fica perto do motor não está funcionando corretamente. Aguém pode me orientar de como proceder nessa questão?? obrigado pela atençaõ de todos, abraços e sucesso aí.

  • cleitonreis

    Nossa lendo os comentarios, fiquei com mais dúvida…Acho que vou andar a pé e de bicicleta…

  • Manuel

    Tenho um Santana 97 com catalisador "oco". O carro ficou muito mais forte e, acreditem, foi APROVADO na medição de gases da vistoria do Detran-RJ. Claro que o motor está perfeito e também só é abastecido com gasolina pódium e óleo semi-sintético de boa qualidade, com trocas até antes do prazo. Não quero questionar o uso do catalisador mas esta obrigatoriedade somada a vistorias ineficientes – em quase todos os estados nem tem vistoria – tornam a coisa toda uma piada. Era melhor que existissem poucas leis com boa fiscalização do que essa montoeira de leis sem fiscalização nenhuma.

  • Luquinha

    Eu não tenho nojo de quem deixa de pagar mais de R$2mil pra botar um catalisador.
    Tirar pra ganhar potência é errado. Mas pagar uma fortuna pra repor a peça, pera lá, burrice tem limite. Só vale se a fiscalização vier com frescurites ou quiser mesmo fazer um roubinho legal.

  • vdo

    Se você reparar no meu comentário, ao qual você se reporta, não tratei desses com relação aos quais você diz não ter nojo.