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top 10 os carros mais baratos do brasil com airbag 1 TOP 10: Os carros mais baratos do Brasil equipados com airbag




Nesta nova lista Top 10 do NA, vamos divulgar quais são os carros mais baratos do Brasil com airbag. Utilizamos como critério o item oferecido tanto de série quanto opcional, mas neste caso somamos o valor do “acessório” ao preço do veículo.

Além disso, levamos em consideração a opção mais barata de cada modelo, independente de ter duas ou quatro portas. Alguns modelos abaixo necessitam também adicionar outros itens ou pacotes junto com o airbag duplo (*).

Bom, em nossa lista dos 10 carros mais baratos do Brasil equipados com airbag, todos oferecem bolsas infláveis para motorista e passageiro, independente de ter ou não freios com ABS e/ou EDB. Abaixo, os 10 carros mais baratos do Brasil equipados com airbag:

1) Chery QQ – R$24.990
2) Fiat Palio Fire Economy 2P – R$27.440
3) Nissan March 1.0 – R$27.790
4) Lifan 320 LX – R$27.980
5) Chery Face – R$29.990
6) Ford Ka 1.0 – R$30.690 *
7) Fiat Novo Uno Vivace 1.0 2P – R$31.457 *
8) Chery S18 – R$31.990
9) Fiat Siena Fire Economy – R$32.330
10) Fiat Novo Palio Attractive 1.0 4P – R$33.184 *

Galeria de fotos dos 10 carros mais baratos do Brasil com airbag:


  • Brazillian

    Brincadeira isso, airbag deveria ser de série em todos os carros, isso é uma vergonha !

    • kbk00

      Pois é, mas a iniciativa é muito válida.

      NA, como sugestão poderiam colocar os rankeados do Latin NCap por ordem de preço, tipo "Os 10 Carros 4 Estrelas Latin NCap mais baratos", assim como 5 estrelas. Se queremos que esse conceito seja difundido a todos, temos que começar a iniciativa por aqui!

      Acho que o mínimo dos mínimos seria começar com 3 estrelas e ir subindo. Seria interessante… Apesar que a lista dos testados no Latin não é extensa…

      Ou então fazer o oposto… Os carros mais "zoados" do Latin N Cap. Tipo uma blacklist, também para divulgarmos.

      • Tripa-Seca

        Isso não adiantaria no NA. Tem gente aqui que teima que duas estrelas valem mais que três! Fazer o que?

    • harfangdneiges

      Já criaram uma lei tornando obrigatório os air bags em todos os carros. Só que irá vigorar por em 2014, creio (Projeto de Lei 1825/07).
      http://www.noticiasautomotivas.com.br/ccj-aprova-

  • nytrouz

    Isso é uma vergonha…

    • AutoIng

      Ué, cadê os VW e os GM na lista? Não são as marcas mais queridinhas do Brasil? Não entendo :S

      • Euzi0

        Dos 10 carros, 4 são da Fiat.

        Acho extremamente infeliz essa lista, dá uma tristeza ver os carros que estão nela e os preços …

        Ta feio pro nosso lado

        • DCald

          A GM nao entrou por pouco… essa lista é do preço de tabela… o Corsa C com Airbag tem preço de tabela de 34655 (incluindo AC, DH e trio) mas na pratica é vendido por 32900…

          O Gol, para ter airbags, precisa juntar um monte de opcionais, e sai lá pelos 38mil (da ultima vez que eu vi)…

          Sobre os Fiat, acho muito bom que a Fiat ofereca desde o palio mais barato… o problema é que na pratica, vc dificilmente consegue comprar essas versoes… alem de ser por encomenda, os vendedores vao fazer de tudo para te vender um sem airbags…

          • guihounter

            celta agora tem airbag de opcional

            • AutoIng

              Só agora? Imagina isso, não existia nem como opcional… Nem por encomenda, nada… No lado oposto o Palio tem opção de 4 air-bags desde 2004 e o Clio vinha com duplo air-bag de série em 2000… Terra de contrastes esse Brasil!

            • rogeriulima

              Ou seja, é sinal de que ele vai ficar até bem depois de 2014.

            • paganeli

              No site ainda não consta o opcional. Fonte da informação e preço?

      • Tripa-Seca

        As mais queridinhas são a Renault e a Nissan. Seu ódio pela VW e seu amor pela Fiat não te permite ver isso!! hehe
        Mas falando sério: Sabe o que acontece se aumentarmos a exigência para mais de 2 airbags? Sumiriam os chineses, acho que a Nissan manteria a posição (Tiida), assim como a Ford (New Fiesta) e a Fiat (Palio, 500 e Punto)! Ou seja: A montadora italiana continuaria oferecendo mais segurança que seus concorrentes.

  • Dragoniten

    Os últimos crash tests da Latin NCAP já provaram que não adianta AB se o carro não tiver uma boa estrutura…

    • PG1981

      Exatamente.. oq adianta air bag se a lataria vai nos dilacerar todo?

      • AutoIng

        Na verdade pula de 1 pra 3 estrelas com air-bag. Não faz milagre, mas ajuda muito sim.

    • Racer2001

      Exatamente. Se for um carro de estrutura frágil e construído com materiais de má qualidade, pouco adianta a presença do airbag para proteger o motorista.

      Vejam isto: http://www.youtube.com/watch?v=Mbe5ILICT4M

      A presença de airbag num carro desses é praticamente inútil. E como esse há outros por aí.

      • exmarujo

        esse video é do primeiro crash test feito em 2007, passado 79 dias foram fazer novo test ( http://www.youtube.com/watch?v=bPw26Nfze_Q ) e obteve 3 estrelas no EuroNcap, pelo menos seja honesto no que escreve

        • Racer2001

          Não interessa se o crash test foi feito ontem ou há dez anos. O que mostrei com o vídeo é que airbag é pouco efetivo para proteger o motorista no caso de um carro com estrutura frágil. E no crash test do vídeo, temos um carro muito frágil. Ponto. Se no segundo crash test o resultado foi melhor, é óbvio que eles melhoraram a estrutura do carro.

          Meu comentário não tem nada de desonesto. É cada besteira que a gente é obrigado a ler na Internet que não é brincadeira…

    • klendatu

      Pois é, estruturalmente os carros nacionais estão em 1980 enquanto os chineses estão em 1990. TEMOS OS PIORES CARROS DO MUNDO.

    • Tripa-Seca

      Mas esses mesmos testes não mostraram que alguns carros vão de uma a duas estrelas com o equipamento? Como não adianta?
      E o que salvou 2 estrelas para o March e 206 e 1/3 foi justamente o equipamento…Senão seriam tão seguros quanto o Celta ou Novo Uno…

      • AutoIng

        Tripa é que muita gente tenta justificar ter pago mais de 40 mil num carro sem air-bag, por achar que "é moderninho e maior, então deve ser mais seguro que um Uninho com air-bag". Grande engano. As pessoas ainda não compreendem que a bolsa inflável por si só já eleva MUITO as chances de sobrevivência em qualquer acidente.

    • andreHHX

      Bom, mesmo assim é melhor ter não que não ter, certo?

      Nem sei se tem, mas eu preferiria um Uno Mille com airbag do que sem, mesmo sabendo que é um dos piores carros em caso de colisão frontal.

  • PauloPGomes

    Nesse quesito prefiro o Palio, pq o HSD, já vem incluso ABS e Airbag, enquanto March e Ka não o tem o ABS nem como opcional. Já os chineses prefiro nem comentar, são iguais aqueles MP20, MP30: Tem TUDO, mas nada funciona DIREITO.

    • PauloPGomes

      O Único chines testado foi o Geely, e ele pontuou nada mais do que ZERO Estrelas. Nenhum dos chineses da lista acima foi testado no Latin NCAP!

      • klendatu

        Mas muitos foram testados no EURO NCAP.
        resultados em media ruim, mais ainda melhores que os nacionais.

        • PG1981

          E vc acha que os vendidos na Europa são os mesmos vendidos aqui? Vai sonhando hahaha.. os daqui devem ser os que foram reprovados no controle de qualidade!

          • klendatu

            Isso é verdade, Viva a inteligencia do consumidor Brasileiro.

        • Tripa-Seca

          Muitos? Não foram só dois? Que não são vendidos aqui?

          • PauloPGomes

            Sinceramente, eu bem que gostaria que houvesse Crash Test com esses carros chineses aí, só pra calar a minha boca, mas enquanto não existe nada provado e o Geely é o unico representante dos Chineses…

          • http://www.chinacartimes.com Analyst

            Relativamente são muitos, já que oficialmente foram testados apenas 3 chineses na EuroNCAP.

        • DCald

          Qual chines testado pelo euroncap é vendido no Brasil?

          Os chineses vendidos no Brasil, no maximo foram testados pelo CNCap (Comercial NCAP) com testes menos rigidos (nos quais até um uno ou celta se sairiam bem) – Prova disso é aquele video promocional do novo uno que mostrava um crash test do mesmo contra uma barreira rigida

          Um dos que foram testados pelo ANCAP (da australia) foi o Face e ganhou 3 estrelas… "ah, entao foi igual o Gol e o Palio com airbag…"
          Não, não foi!!!
          Gol e Palio foram melhores que o Face!
          O Face obteve 3 estrelas com a somatoria dos testes. No teste de impacto frontal (o ANCAP usa o mesmo parametro 64Kmh a 40%offset com barreira deformavel) o Face obteve nota 5.233 de 16… o Gol, obteve, no mesmo teste, 10,01 de 16…
          (Compare o grafico dos bonequinhos em ambos os sites e vai entender) http://www.latinncap.com http://www.ancap.com.au

          O Chery Tiggo foi pior ainda, com apenas 2 pontos de 16 no impacto frontal! Para ter uma ideia, um Palio SEM AIRBAGS, conseguiu 4,89, Celta (s/ AB2) 3,82 e Gol (s/ AB2) 5,75 (superior ao Face com airbags!)

          Para os xingling-fanboy: cade a segurança dos chineses? Sao realmente melhores que as carrocas "nacionais"?

          • http://www.chinacartimes.com Analyst

            "Prova disso é aquele video promocional do novo uno que mostrava um crash test do mesmo contra uma barreira rigida"

            Vou repetir pela enésima vez, a americana NHTSA, a japonesa J-NCAP, e a coreana K-NCAP todas fazem o teste contra a barreira rígida. Segundo um levantamento da NASVA, que é a agência japonesa responsável pela segurança no trânsito, metade das colisões são 100% frontais. Por isso esses testes são realizados.

            O teste é válido, o problema é a diferença de velocidade. Esse Uno parece que bateu à 30 kmh no muro.

            "Gol e Palio foram melhores que o Face! "

            Sabe porque se usa o sistema de estrelas, e não de pontos? Por que os mesmos testes quando reproduzidos podem ter resultados ligeiramente diferentes. Então a diferença entre 4,89 e 5,75 é negligível. A diferença entre 5,23 e 5,75, mais ainda.

            Não acredito que existe essa discussão. A Euro-NCAP e a A-NCAP não recomendam a compra de nenhum carro que tenha menos que 4 estrelas, e o povo aqui discutindo diferenças mínimas de pontuação.

            A diferença entre 5,75 e 5,23 é o número de fraturas que vão achar quando fizeram a autópsia. Os dois resultados são péssimos, mas o Face pelo menos se redime em outros testes.

            • DCald

              "A diferença entre 5,75 e 5,23 é o número de fraturas que vão achar quando fizeram a autópsia. Os dois resultados são péssimos, mas o Face pelo menos se redime em outros testes. "

              Pois eh… ambos os resultados sao uma porcaria! Mas o Gol conseguiu isso SEM AIRBAGS e o MAIS SEGURO E MELHOR CONSTRUIDO E MAIS MELHOR DE TODOS CHINES conseguiu 5,23 (ou seja, a mesma porcaria) COM AIRBAGS…

              Com airbag, a carroca do Gol conseguiu 10,01 pontos, o que é bem melhor que os 5,23 (e nao estamos falando de uma variacao de teste ou erro de arredondamento!) do Face.

              Dai vc compara estrelas… o Face recebeu 3 e o Gol recebeu 3… mas a pontuacao do Gol foi praticamente o dobro no impacto frontal (unico teste feito com o gol)… Entende pq eu olho os pontos e nao apenas as estrelinhas?

              • http://www.chinacartimes.com Analyst

                "Mas o Gol conseguiu isso SEM AIRBAGS…"

                Porque logo o Gol, ao invés dos CINCO outro populares que tiveram resultados piores?

                "e o MAIS SEGURO E MELHOR CONSTRUIDO E MAIS MELHOR DE TODOS CHINES"

                Sim, o melhor entre dois carros, o Face e o Tiggo. Não o "melhor de todos".

                "(unico teste feito com o gol)"

                Exatamente, ninguém garante que o Gol não iria se despedaçar por completo num teste lateral. No geral, o Face foi melhor.

                "Entende pq eu olho os pontos e nao apenas as estrelinhas?"

                Como eu já disse, essa diferença de pontos é minúscula. As estrelas classificam melhor o carro no geral.

                De qualquer forma, por livre e espontânea vontade, eu não compraria NENHUM desses carros (Face, Gol, Palio, Ka, Celta, Uno, Classic). Se apontassem uma arma na minha cabeça e me forçassem a escolher um, ficaria com o Face porque no geral ele foi melhor avaliado.

  • klendatu

    Podia fazer uma lista com os carros mais baratos que tenham ABS, EDB e ESP e 6/7 airbags( frontal e cortina eram pra ser obrigatórios)

    • PauloPGomes

      Haha, se a gente precisou duma lei de 4 anos de duração pra conseguir so o ABS/AB2 obrigatórios, pra conseguir isso tudo que tu falou, só com uns 15 anos pra vigorar.

      • klendatu

        Air bag frontal eh menos importante que cortina, pq de frente tem área pra deformar, de lado mesmo uma batida leve o impacto na cabeça é sempre severo.

        • PauloPGomes

          Sim de fato, mas a grande maioria dos acidentes acontecem em batidas frontais, e na lateral existe uma chapa grossa de proteção (o que não impede a parte do vidro de estar desprotegida). Mas digo, antes ter só Airbags frontais, do que só Airbags Laterais.

          • klendatu

            Na verdade precisa dos 2. Ambos deviam ser exigidos pelo consumidor. 90% dos carros nacionais o Cortina não é oferecido nem como opcional. Chega ao absurdo de até em modelos globais como o Civic e o Corolla o equipamento não existir nem como opicional, apesar de ser de série no resto mundo.

        • Tripa-Seca

          Concordo integralmente…E as duas últimas pessoas que perdi em um acidente foram por causa de batidas laterais..

  • X11auto

    Dos dez, quatro são Chineses, E nenhum GM ou VW !
    Até os Chineses já podem andar de carro barato e completo, só aqui que se compra pinico pelo preço de vaso sanitário!
    Depois quando digo que somos feitos de trouxas quando compramos carros zero, tem gente que fica ofendida!

    • Rafael_rec

      Ou seja, dos 10 eu não teria coragem de comprar 4.

      Se em carro chines o pedal de freio entorta na hora de freiar, quem me garante que o air bag dessas carroças vai abrir na hora que for preciso?

      • klendatu

        E tem coragem de comprar As carroças nacionais sem isso? Da mais valor uns trocados na hora revenda do que a sua vida num possivel acidente? Acorda, carro chines é MUITO superior aos nacionais, e olha que tem vindo para cá a rebarba. E o fornecedor do AirBag de todas essas marcas da lista eh exatamente a TRW, tanto dos nacionais quanto dos chineses.

        • PauloPGomes

          Ah sim claro, são muito superiores! Na teoria é tudo muito bonitinho, tem tudo e mais um pouco. Mas vai ver na prática, vai ver a falta de qualidade construtiva. Inclusive eu tive um conhecido de um conhecido meu, que comprou um QQ, no qual o motor simplesmente caiu do carro ao subir uma rampa. Os nacionais não são 1000 maravilhas, mas os chineses serem superiores?

          • klendatu

            É fato, os carros brasileiros tem índices de feitos muito maiores, ainda são poucos chineses no brasil e nem são as marcas mais vendias por lá. Os nacionais são os piores e mais pelados do mundo exceto os russo, e olha que esses estão numa escalada rumo a qualidade muito mais rápida que os vendidos no brasil.

            • Tripa-Seca

              A marca mais vendida de lá é a mesma daqui: A VW. Que segundo você, não presta.

            • 7roll3r

              Carro nacional é pelado e mal acabado, mas se fossem de construção fragil como esses chineses não durariam muito tempo no mercado. Que os unos e gols da vida vendam por tantos anos é uma vergonha do nosso mercado, mas por outro lado também significa que eles são mais ou menos robustos. Agora vamos ver qtos desses QQs da vida que vendem agora ainda vão estar na rua daqui a 10 anos. É tudo carro descartável, incluindo o equipamento de segurança ativa que eles orgulhosamente mencionam no material de marketing.

          • klendatu

            Se vc não lembra os primeiros Ecosport o motor caia no chão tb com poucos km.

            • Tripa-Seca

              E aí eu pergunto: E daí? O fato de um carro nacional ter tido um problema (Que foi corrigido. E do QQ?), autoriza os chineses a terem o mesmo?
              Comprei um carro zero ano passado, e não me importa se o concorrente dele rasga o assoalho, se o "japonês" que come nacho conseguiu uma estrela a mais que o meu carro sem airbag e conseguiu um a menos que meu carro com o equipamento. Não quero saber se o concorrente francês tem plástico duro e parafusos a mostra. Quero saber do MEU carro! Ele tem que ser seguro, independente dos outros serem ou não, Aliás, vá em comunidade de quem tem carro chinês, e o papo é sempre esse: "Meu carro dá esses defeitos, mas os nacionais também dão"….Enquanto as pessoas que compram carros nacionais são bem mais críticas com seus modelos. Enquanto estivermos nos nivelando por baixo, aceitando erros só porque outros também dão, nunca teremos um mercado maduro.

        • Tripa-Seca

          Superior no que, exatamente? O que provou a resistência dos carros chineses frente aos nacionais?
          Quando um chinês fez O MESMO TESTE que o nacional, ele foi o pior de todos. Não estou dizendo que todos são assim, apenas que não temos base para dizer que são piores ou melhores…

          • klendatu

            Basta olhar a lista dos mais vendidos no Brasil e dos mais vendidos na china e vc vai ver quem tem mais carroças.

            • Tripa-Seca

              Ou seja: Nem eles compram o carro que eles mesmo fabricam.

              • klendatu

                Não são de marcas chineses, mas são fabricados lá. No Brasil nem mesmo exitem marcas Brasileiras.

                • Tripa-Seca

                  Para mim não importa se são brasileiras, coreanas, chinesas, mexicanas, desde que tenham qualidade…E qualidade verificada em testes padrões sérios. E no que tange a comparação com os nacionais, de Sumaré, Taubaté e México saíram os melhores. O pior, da China…

                  • FordCorcel

                    Sr. Tripa, entrando na picuinha aí de vcs, o que entendo é que muitas pessoas, e talvez este numero esteja aumentando, querem "se livrar" um pouco do ranço das 4G, é praticamente um caso mais psicológico que material: o cara não aguenta mais olhar p/ cara do carro VW, GM, Ford e as vezes Fiat…..cansou. Acho que a busca de alternativa, neste caso chinesa, é uma resposta as 4G, do tipo: CHEGA, não aguento mais….
                    A questão da nojeira maior é o governo, que é pago para defender os interesses do povo em geral, muitas vezes parte p/ defesa de sindicatos, montadoras com $ para campanhas, aí é que começa o jogo sujo, é aí que fica nojento, daí tb uma certa revolta e, entre comprar o lixo do Celta, ou o ridiculo Fiesta/Figo, porcaria por porcaria, o cara vai de QQ, 320 etc….

                  • FordCorcel

                    Sr. Tripa, entrando na picuinha aí de vcs, o que entendo é que muitas pessoas, e talvez este numero esteja aumentando, querem "se livrar" um pouco do ranço das 4G, é praticamente um caso mais psicológico que material: o cara não aguenta mais olhar p/ cara do carro VW, GM, Ford e as vezes Fiat…..cansou. Acho que a busca de alternativa, neste caso chinesa, é uma resposta as 4G, do tipo: CHEGA, não aguento mais….
                    A questão da nojeira maior é o governo, que é pago para defender os interesses do povo em geral, muitas vezes parte p/ defesa de sindicatos, montadoras com $ para campanhas, aí é que começa o jogo sujo, é aí que fica nojento, daí tb uma certa revolta e, entre comprar o lixo do Celta, ou o ridiculo Fiesta/Figo, porcaria por porcaria, o cara vai de QQ, 320 etc….

                    • Tripa-Seca

                      FordCorcel, fique a vontade para entrar na "picuinha"….heheh…Na verdade, se reparar, por duas vezes nesse post eu concordei com ele…Debate de idéias é assim, e eu respeito o nosso amigo Planeta dos insetos.
                      E de fato, você está correto: As pessoas pegaram nojo da estratégia das 4 grandes, e aí acabam distorcendo as coisas por ódio, não pela realidade. O problema é quando as distorções levam a decisões insanas, como J3 sobre Fiesta, e J6 sobre Livina.

                  • http://www.chinacartimes.com Analyst

                    Não entendi esse comentário de "qualidade verificada em testes padrões sérios". Dá pra elaborar?

                    • Tripa-Seca

                      Latin NCap, por exemplo.

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      O que você quer dizer com isso? Que o C-NCAP não é "sério"? Por quê? Isso é achismo mesmo, ou tem algum fundamento?

                    • DCald

                      CNCAP foi criado logo apos os modelos chineses passarem vexame nos testes do EuroNCAP… derrepente, todo carro chines era no minimo 3 estrelas… "Ah, entao evoluiram!".. na verdade evoluiram muito pouco, acontece que os testes da CNCAP sao muito menos rigidos que o padrao EuroNCAP (E LatinNCAP e ANCAP, que usam o mesmo padrao – no caso do LatinNCAP, usa até mesmo os mesmos laboratorios!)

                      Enquanto o teste da EuroNCAP/LatinNCAP/ANCAP usa colisao frontal a 64km/h a 40%offset, o CNCAP usa teste de colisao a 56km/h a 100% offset… ou seja é menos energia com mais area para absover/dissipar. Assim, ao ver os testes, parece que os chineses sao tao seguros qto um veiculo que vai bem no EuroNCAP, mas estamos falando de colisoes completamente diferentes!

                      É a mesma coisa que eu bater a 15km/h com um uno e sobreviver e um outro cara bater a 80km/h num Corolla e morrer… dai eu digo que o uno é bem mais seguro que o Corolla…

                      Vc pode consultar a metodologia dos testes nos sites http://www.euroncap.com http://www.latinncap.com http://www.ancap.com.au e http://www.c-ncap.org

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "CNCAP foi criado logo apos os modelos chineses passarem vexame nos testes do EuroNCAP"

                      Errado. Chinês tem máquina do tempo agora? Não sei quando o C-NCAP foi criado, mas os primeiros testes foram realizados em 2006. O primeiro carro chinês testado pela EuroNCAP foi o Landwind CV9, testado em 2010. Se você não acredita em mim, vai lá no site deles e me ache um chinês testado antes de 2010.

                      "Enquanto o teste da EuroNCAP/LatinNCAP/ANCAP usa colisao frontal a 64km/h a 40%offset, o CNCAP usa teste de colisao a 56km/h a 100% offset… ou seja é menos energia com mais area para absover/dissipar."

                      Erradíssimo. O C-NCAP tem dois testes de colisão frontal, um de 100% em barreira fixa e um 40% offset em barreira deformável. Os testes a 40% offset de todos os NCAP são realizados contra uma barreira DEFORMÁVEL, enquanto o full frontal é contra um muro de concreto.

                      E sabe quem realiza testes full frontal a 56 kmh? EUA (NHTSA), Japão (J-NCAP), e Coreia do Sul (K-NCAP). Ou vai me dizer que eles também não são sérios? (links no fim do comentário)

                      "na verdade evoluiram muito pouco"

                      Evoluíram sim. Tanto é que dois últimos chineses testados pela Euro NCAP receberam 4 estrelas, a mesma pontuação de vários carros europeus e americanos. E receberam também elogios da entidade pelo investimento em segurança: http://euroncap.com/Content-Web-Article/91fea4d4-

                      "Vc pode consultar a metodologia dos testes nos sites"

                      Eu sei qual é a metodologia usada por NCAPs no mundo todo. Eu vou sugerir que faça o mesmo antes de vir me explicar como crash test funciona.

                      US: http://www.safercar.gov/staticfiles/toolkit/pdfs/… (35 mph = 56 kmh)
                      JP: http://www.nasva.go.jp/mamoru/en/assessment_car/c
                      KR: http://www.car.go.kr/jsp/kncap_eng/wayFront.jsp

                    • DCald

                      Aqueles Brilliance BS6 foram testados em 2006 ou 2007… Chery Amulet tbm foi na mesma epoca… não constam mais na listagem do site da euroncap, mas vc pode encontrar videos deles na internet…

                      CNCAP nao testa 40% offset a 64km/h… ao contrario do que parece, é muito mais cruel do que o teste 100% contra barreira fixa… (tanto é que, o mesmo carro, nos 2 testes, se sai bem melhor em 100% contra a barreira fixa)

                      Os parametros da NHTSA sao bem diferentes, tanto é que eles fazem colisao de 2 veiculos em movimento, assim, soma-se as velocidades…
                      Por isso nao dá pra comparar. um tipo de teste com o outro…

                      Agora, se vc acha que o CNCAP é tão rigoroso qto um EuroNCAP ou NHTSA… boa sorte ao comprar um chines…

                      Vc acha que 2 modelos feitos para o mercado europeu sao suficientes para redimir trocentos modelos de maquinas de controle populacional vendidos por ai?
                      Chines tem capacidade de fazer carro bom e varios outros produtos bons… mas isso não é o objetivo deles… o objetivo deles é fazer o treco mais barato possivel e lucrar o maximo com isso…

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "não constam mais na listagem do site da euroncap"

                      Não constam não porque foram retirados, mas porque nunca foram testados. Tanto é que no site da EuroNCAP tem todos os testes, incluindo aqueles feitos em 1997, o ano de fundação da entidade.

                      Os testes aos quais você está se referindo foram realizados não pela EuroNCAP, mas por organizações com pouca ou nenhuma credibilidade, com o único objetivo de denegrir a imagem dos carros chineses.

                      "Os parametros da NHTSA sao bem diferentes, tanto é que eles fazem colisao de 2 veiculos em movimento, assim, soma-se as velocidades… "

                      Errado. A NHTSA faz outros testes, mas o único teste de colisão frontal que eles fazem é à 56kmh, 100%, contra um muro. Ninguém faz testes de colisão com 2 veículos em movimento. Primeiro porque ninguém tem fundos pra fazê-lo, segundo por que é totalmente desnecessário e impreciso.

                      Sabemos pelas leis da Física que dois veículos se chocando na mesma velocidade, por exemplo, 64 kmh é equivalente à um veículo chocando-se a um obstáculo ou barreira fixos na mesma velocidade (64 kmh). Além de ser mais caro, um teste entre dois veículos é sujeito à mais variáveis e portanto menos reproduzível. Ou seja, menos científico.

                      Os testes que eu creio que você esteja se referindo à foram testes realizados pela IIHS, uma organização não oficial. E eles nem foram testes de verdade, foram feitos apenas para mostrar que carros pequenos quando-se chocam contra carros maiores sofrem muito mais dano. Algo que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso sabe.

                      Além do mais, eu só mencionei essas organizações porque você questionou a metodologia da C-NCAP. Eu só estou dizendo que americanos, japoneses e coreanos também fazem esse teste.

                      "Agora, se vc acha que o CNCAP é tão rigoroso qto um EuroNCAP ou NHTSA"

                      Eu nunca disse isso. Estou dizendo que essa ideia que o C-NCAP é uma farsa, e "feito pra chinês ver" é equivocada. Mesmo porque, os carros estrangeiros testados na C-NCAP têm em média uma pontuação bem melhor que os locais. Essa diferença está diminuindo à cada ano que passa, que é sintoma da evolução dos chineses.

                      Não, ele não é tão rigoroso… Ainda. Mas em julho desse ano vai entrar em vigor a nova metodologia da C-NCAP, que inclui testes de 40% offset à 64 kmh. Estou dizendo que levando em consideração a atual velocidade reduzida da C-NCAP, dá pra ter uma ideia da segurança dos modelos chineses.

                      "Vc acha que 2 modelos feitos para o mercado europeu sao suficientes para redimir trocentos modelos de maquinas de controle populacional vendidos por ai?"

                      Três modelos chineses foram testados pela Euro-NCAP (pode consultar a lista lá): Landwind CV9, Geely Emgrand EC7 e MG6. Dois já são maioria. Não sei de onde você tirou os "trocentos".

                      "o objetivo deles é fazer o treco mais barato possivel e lucrar o maximo com isso.."

                      E qual empresa no mundo não tem o mesmo objetivo, de baratear o custo e lucrar o máximo possível? Todos visam o lucro, ninguém está no mercado pra fazer caridade.

                    • DCald

                      http://www.youtube.com/watch?v=Mbe5ILICT4M

                      Esse laboratorio é o mesmo usado pela EuroNCap… agora vc vai dizer que soltaram parafusos e esquentaram as chapas do carro chines apenas para sacanea-lo?

                      Sobre os trocentos carros chineses, me refiro a todos os outros modelos feitos por lá, e, aqueles que vem pra ca, sao carros feitos para ser baratos…

                      Na china, nao há preocupacao nenhuma com seguranca… direitos humanos nao existe por lá tbm… vc acha que as empresas vao gastar mais para fazer algo mais seguro? Basta ver o restante da qualidade e a fama da grande maioria dos produtos chineses… isso sem contar os que sao claramente copiados dos outros, com o objetivo de enganar e lesar o comprador…

                      O dia que a CNCAP usar os mesmos criterios da EuroNCAP, com mesmas velocidades e parametros, dai sim vc pode querer comparar resultados… da mesma forma que dentro da propria EuroNCAP vc nao compara resultados pre-2002 com os resultados atuais… a metodologia mudou e a rigidez aumentou.

                      Assim, o dia que um chines tiver resultados melhores usando a mesma metodologia, dai sim vc pode dizer que aquele carro é mais seguro… Agora, dizer baseado no teste do CNCAP nao significa nada!

                      Olhe o Novo Uno no padrao CNCAP: http://www.youtube.com/watch?v=oxMOgMTdmLs

                      E agora no LatinNCAP http://www.youtube.com/watch?v=hqNVpawK8Z0&fe

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "Esse laboratorio é o mesmo usado pela EuroNCap agora vc vai dizer que soltaram parafusos e esquentaram as chapas do carro chines apenas para sacanea-lo?"

                      Se fizeram isso ou não, eu não sei. O que eu sei é que eles deram zero para o Brilliance BS4, enquanto as três outras organizações envolvidas, a austríaca OATMC, a suíça TCS e a holandesa ANWB deram 3 estrelas para o mesmo carro, usando os dados do mesmo teste. Veja http://www.i3china.net/bs4

                      O que eu também sei é que eles estão diretamente ligados às fabricantes alemãs, que vão fazer de tudo pra proteger a sua indústria. O que eu também sei é que desde então eles removeram todos os resultados desses testes do site deles.

                      "direitos humanos nao existe por lá tbm…"

                      ODEIO ler esse argumento. O pessoal que apela pra isso nunca esteve na China e acha que trata-se de uma Coreia do Norte gigante. Pois bem, te digo que eu já fui várias vezes na China, pra vários lugares diferentes, incluindo área rurais. E não vi essa de "direitos humanos". E mesmo que isso fosse verdade, o que isso tem a ver com carros?

                      "vc acha que as empresas vao gastar mais para fazer algo mais seguro?"

                      Vão, porque o consumidor chinês não é burro. Ao contrário do que você pensa, ninguém é forçado a comprar carros na China. O consumidor vai escolher o carro que for melhor, mais seguro, etc.

                      E quando exportam, sabem que os consumidores estrangeiros também não são burros.

                      "isso sem contar os que sao claramente copiados dos outros, com o objetivo de enganar e lesar o comprador… "

                      Que eu saiba nenhum carro chinês tem a marca copiada. No máximo ele é clonado, mas com a marca local. Se alguém compra um Lifan 320 achando que é um Mini, essa pessoa já é lesada.

                      "Assim, o dia que um chines tiver resultados melhores usando a mesma metodologia, "

                      Como assim, "o dia que"? Esse dia foi em 2007, quando o BYD F3 recebeu 3 estrelas num teste feito nos parâmetros da Euro NCAP pelo instituto russo FSUE NICIAMT. Quer um resultado europeu? Que tal 2009, quando o Brilliance BS4 recebeu 3 estrelas no impacto frontal (9 pontos de 16, segundo a própria ADAC)? Quer rum resultado oficial? Tem o Great Wall X240, que recebeu 4 estrelas no ANCAP em 2010.

                      E já não te mostrei os chineses testados pela Euro NCAP? Além dos outros chineses testados pela A-NCAP? A grande maioria deles supera os populares nacionais sem airbag no impacto frontal.

                      "Olhe o Novo Uno no padrao CNCAP"

                      Como você pode comparar os dois testes se no primeiro a velocidade não está especificada? O primeiro parece que bateu à 30 kmh…

                      E quer parar de falar "padrão C-NCAP"? Primeiro que a C-NCAP faz os dois testes, e segundo que ela não é a única que faz esse teste, como eu já te mostrei.

                    • DCald

                      O Link que vc envio disse que a ADAC testou o BS6 e deu 1 estrela… dai a Brilliance mandou o carro para a espanha e dai entao ganhou 3 estrelas…
                      Cara, com o carro enviado da Brilliance para o teste vc acha que eles não iriam dar uma "caprichada" no carro? alem disso, foi 3 meses depois, suficiente para incorporar alguns reforços…

                      EuroNCAP e LatinNCAP os carros sao comprados em lojas e dai enviados para os testes… ou seja, é pego um veiculo aleatorio… se o fabricante quer ir bem nos testes, tem que reforçar TODOS os carros…

                      Até ontem, os chineses se empilhavam em mobiletes, vc acha que eles vao chegar exigindo BMW 7 series? (sim, os que estao ganhando muito dinheiro com essas fabricas de latas de sardinhas motorizadas andam de BMW e Audi versao estendida… mas a grande parte da populacao que compra seu primeiro veiculo esta entrando para o programa de controle populacional…)

                      "E quando exportam, sabem que os consumidores estrangeiros também não são burros. " – cara, entao explica os fiascos nos crash test… alias, nem precisa ser no crash test… olha o fiasco que sao nos test drive!

                      Mas, vai lá, compre um QQ e seja feliz…

                      Enquanto o padrao CNCAP for diferente do padrao EURO/LATINNCAP … eu vou continuar falando padrao CNCAP!

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "O Link que vc envio disse que a ADAC testou o BS6 e deu 1 estrela… dai a Brilliance mandou o carro para a espanha e dai entao ganhou 3 estrelas…"

                      Não, isso foi um outro teste não relacionado com o BS4. Eu sei o que aconteceu com o BS6, mas o link que eu te dei fala do BS4. Eu sei porque fui eu quem o escrevi.

                      Em resumo, todas as organizações deram 3 estrelas para o BS4, menos o ADAC, que deu zero para O MESMO TESTE DO MESMO CARRO. Por essas e outras eu digo que a confiabilidade dela é zero.

                      "cara, entao explica os fiascos nos crash test…"

                      Os "fiascos" são gerações antigas, dos primeiros carros feitos pelas montadoras. O Geely CK por exemplo foi um dos primeiros projetos da Geely, assim como o Chery Amulet, que foi simplismente O PRIMEIRO carro da marca.

                      Por que você não explica os resultados que estão melhorando a cada ano que passa?

                    • DCald

                      "The German autoclub performed a crash test, supposedly under Euro NCAP guidelines and gave the BS 6 one out of five possible stars….A huge disaster for Brilliance; who nevertheless upgraded the car in less than 3 months and sent it to Spain's Idiada for a retest. The new car was given 3 out of 5 stars,…"

                      Eu estava falando do BS6…

                      O BS4 é depois… a Brilliance fez um mega esforço para tentar recuperar a imagem, melhorando os carros… se nao fosse a ADAC denunciar, ela ia vender maquinas mortiferas numa boa…

                      A mesma coisa aconteceu com a Nissan… propagandeando que o March era super seguro e tal… dai foram surpreendidos com o teste da LatinNCAP em que o March ganhou apenas 2 estrelinhas… Agora vamos ver a reação da Nissan…

                      Bom, voltando aos chinas… a Brilliance queria entrar no mercado europeu, com veiculos medio/grandes e fez a trapalhada que fez…
                      Agora, imagine a Chery, Liffan, Effa e cia… com seus Low Cost (só de produção, visto que aqui no Brasil são bem caros!) que vc olha e o carro já começa a desmanchar, que é ruim de curva. O QQ é medonho em estabilidade… o J3 – que é o melhorzinho desses chineses – pra mim esta no nivel de um palio g3 – tbm não é lá essas coisas coisas

                      Se vc concorda que os primeiros carros deles foram um fiasco, entao vc tem que dar o braço a torcer e reconhecer que para os chineses serem seguros e confiaveis ainda temos que esperar um pouco! Afinal, ainda são inexperientes.
                      Sim, melhoraram (piorar seria o cumulo!), mas ainda não estão bom nos carros de entrada… querer achar que são melhores que os "nacionais" só pq algumas versões "For export" para a europa sairam-se bem é indutivo demais!

                      Cara, o CNCAP é tão ruim assim que não pode dar o nome para um padrao? Se o carro foi testado pelo CNCAP, é padrao CNCAP… se ele tivesse sido testado nos EUA (alias, pq os chineses estao taaaaao longe dos EUA?) dai eu diria que foi padrao NHTSA…

                      Vc é vendedor de carro chines, agora quero ver vc pegar a sua familia e colocar num chines e sair por ai despreocupado pois esta "muito mais seguro"

                      Sobre o LATINNCAP, seu teste de impacto frontal é EXATAMENTE o mesmo do EuroNCAP… sem por nem tirar! A classificação das estrelas é que não bate, pois tem menos testes… Mas, como eu já disse… eu comparo testes iguais e olho as notas e não as estrelinhas!

                      Agora, se o CNCAP com 100%offset a 56km/h esta mais proximo do EuroNCAP do que um teste feito igual, no mesmo lugar e provavelmente com os mesmos tecnicos… dai meu amigo… vou começar a desconfiar se a agua é realmente molhada…

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "O BS4 é depois… a Brilliance fez um mega esforço para tentar recuperar a imagem, melhorando os carros… "

                      E quem não ia querer recuperar a imagem? O fato é que ela conseguiu ir de 1 estrela à 3 estrelas em dois anos (ou alguns meses, no caso do BS6, mas vou dar um desconto porque o carro foi reforçado e o teste foi encomendado pela importadora).

                      "se nao fosse a ADAC denunciar, ela ia vender maquinas mortiferas numa boa…"

                      Provavelmente. Mas até aí, quando o Euro NCAP começou, a BMW série 3 recebeu 1,5 estrela. Se o crash test resultou na melhoria da segurança dos carros vendidos, ele cumpriu o seu papel.

                      "a Brilliance queria entrar no mercado europeu, com veiculos medio/grandes e fez a trapalhada que fez…"

                      Que foi uma burrice sem tamanho. É aquela velha história, pra destruir a reputação é fácil. Difícil é reconstruí-la. Se eu não me engano a Brilliance desistiu do mercado europeu. Os carros já eram caros, e com o desastre do BS6 num mercado como o deles, a vaca foi para o brejo de vez…

                      "Agora, imagine a Chery, Liffan, Effa e cia… com seus Low Cost"

                      Não sei como avaliar isso. A Brilliance claramente não estava preparada quando tentou entrar na Europa. E na China a Brilliance é bem menor que a Chery. Mas a Lifan é bem pequena. A JAC começou a fazer veículos de passeio 4 anos atrás. Todas elas são muito novas, acho que compará-las agora é difícil.

                      "alias, pq os chineses estao taaaaao longe dos EUA?"

                      Por que não estão adequados ao mercado americano. E eu espero que eles demorem um pouco mais pra vir. Várias montadoras vieram aqui (Fiat, Renault, Volks, etc.) e tiveram que sair pela baixa qualidade dos produtos. A Hyundai também quase saiu… Mesmo agora, depois de vários anos em crescimento e com bilhões investidos em P&D e com carros muito melhores, muita gente ainda olha para os Hyundai com desconfiança.

                      Se eu fosse um fabricante chinês, só pensaria em vender nos EUA se os carros tivessem pelo menos o mesmo nível dos coreanos de 10 anos atrás… E ainda teria que vender beeeem barato. Por que se manchar a reputação, vai ser difícil.

                      "Se vc concorda que os primeiros carros deles foram um fiasco, entao vc tem que dar o braço a torcer e reconhecer que para os chineses serem seguros e confiaveis ainda temos que esperar um pouco! Afinal, ainda são inexperientes."

                      Claro. O que eu acho incorreto é basear opiniões em puro preconceito, como muitos fazem. Tem uns que vão e postam em tudo quanto é post sobre carro chinês que é um lixo, que é inseguro, etc. sem nunca ter visto o carro, ou até mesmo a marca.

                      A melhoria (por que até como você falou, piorar seria difícil) da qualidade dos carros chineses em geral em todos os aspectos (segurança, qualidade de construção, acabamento, etc.) é notável e às vezes mensurável.

                      Por exemplo, eu estou juntando todos os resultados da C-NCAP. A diferença na pontuação média entre chineses e estrangeiros caiu pela metade em quatro anos. Outro, o índice de defeitos por 100 veículos: a diferença também está diminuindo.

                      É claro que ainda tem uma diferença. Mas é por isso que eles são mais baratos, né?

                    • DCald

                      "O que eu acho incorreto é basear opiniões em puro preconceito, como muitos fazem. Tem uns que vão e postam em tudo quanto é post sobre carro chinês que é um lixo, que é inseguro, etc. sem nunca ter visto o carro, ou até mesmo a marca. "

                      Esse é o ponto em que eu queria chegar… Do mesmo jeito que tem gente que malha carro chines sem conhecer, tem aqueles que defendem com unhas e dentes sem ter noção das coisas. Por exemplo, dizer que carro "nacional" é muito pior que os chineses… com base no que?
                      Dai a turma vem mostrar uns testes da CNCAP e querem comparar com resultados do LatinNCAP… ou seja, laranja com banana…

                      os unicos chineses a venda no Brasil que foram testados com o mesmo padrao (e que permitem uma comparacao) sao Face e Tiggo, que, no unico teste que pode ser comparado (impacto frontal) foram pessimos.
                      O que salvou as notas de ambos foram os testes de impacto lateral… mas nao temos como comparar isso… afinal, um dos "nacionais" poderiam se sair ainda melhor… ou muito pior… (a tendencia é se sair melhor, pois, se no teste frontal a nota sem airbags chegou no nivel do Face com airbags mostra que a estrutura é mais rigida! – mas isso é apenas suposição).

                      Eu fui lá e testei os carros chineses, nenhum deles me passou confiança… o menos pior foi o J3, que pra mim esta no mesmo nivel do Palio (em termos de conforto, estabilidade e dirigibilidade… Só não fiz crash test com ele…)… estar no nivel do Palio pra mim nao é elogio, pelo contrario, meu nivel minimo de aceitação esta acima disso. Pelo preço do J3, um Fiesta com abs e airbag é mais negocio…

                      Ou seja, pelo que temos de dados hoje, os chineses ainda tem que melhorar para chegar no nivel das carroças nacionais…

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "Enquanto o padrao CNCAP for diferente do padrao EURO/LATINNCAP…"

                      Quem inventou (e continua usando) o teste full frontal não foi a C-NCAP, mas a NHTSA. Então o correto seria chamá-lo de "padrão NHTSA". Até "padrão J-NCAP" e "padrão K-NCAP" estariam mais corretos, já que a C-NCAP foi a última a adotá-lo.

                      E por que tanta insistência em implicar nesse teste? Por que não vai implicar com o LatinNCAP, que é mais diferente ainda do padrão europeu? Não tem teste de colisão lateral, não tem teste de segurança do pedestre, não tem teste de whiplash, etc.

                      Eis aqui um comparativo: http://i.imgur.com/xwkMV.png

                      Você fala como se o Latin NCAP fosse equivalente ao Euro NCAP. Só olhando pra tabela acima, dá pra ver que mesmo o padrão antigo da C-NCAP está muito mais próximo dos padrões europeu e mundiais que o Latin NCAP.

                      Santa ignorância, viu?

                    • DCald

                      Aonde o LatinNCAP é diferente do padrao europeu?

                      Cara, eu estou comparando Impacto frontal, não estrelinhas, lembra??? E no caso, o teste do LatinNCAP é exatamente o mesmo que o do EuroNCAP, feito no mesmo lugar, com os mesmos dummies, etc…

                      Tanto é que no latinNCAP até se tem menos estrelas, pois a pontuacao depende apenas de 1 teste. nao tem bonus por equipamentos de seguranca ativa, etc…

                      Tanto é que qdo eu comparei Face/Tiggo com Gol/Palio/cia, eu usei os dados apenas de impacto frontal que constam no relatorio, e ambos os testes usam a mesma especificacao!

                      REPITO: teste de impacto frontal do LatinNCAP é o mesmo do EuroNCAP!

                      Agora, o que me surpreendeu nesse comparativo é que o CNCAP usava teste full frontal a 50kmh! Até entao a informacao que eu tinha é que era 56km/h (que seria igual ao "padrao nhtsa" que vc tanto quer me ouvir falar)…

                      Ou seja, o CNCAP era ainda menos rigido do que eu pensava!

                      Essa tabelinha mostra tambem que o Side impact do NHTSA é bem mais rigido! 62km/h contra 50km/h do euro e cncap…

                      Entao, aonde esta o padrao NHTSA no CNCAP??? Alem disso, o NHTSA faz o teste de capotagem…

                      Santa ignorancia… (ou seria maldita?)

                      Ah, o CNCAP vai usar 64km/h no 40% offset! muito bom… até agora, qual foi testado com esse padrao?

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "Tanto é que no latinNCAP até se tem menos estrelas"

                      Ou poderia ter mais estrelas que deveria, se ele se sair melhor no frontal que nos outros testes.

                      "teste de impacto frontal do LatinNCAP é o mesmo do EuroNCAP!"

                      Eu nunca disse que é diferente. Só disse que não fazem os outros testes.

                      "Ou seja, o CNCAP era ainda menos rigido do que eu pensava!"

                      O C-NCAP é o menos rígido do mundo, ninguém vai discutir isso.

                      "Entao, aonde esta o padrao NHTSA no CNCAP"

                      Não está. O que eu disse (e estou repetindo pela 100a. vez) é que o teste full frontal foi inventado pela NHTSA. Nada mais.

                      O que eu não entendi foi por que você falou que o Uno foi testado no padrão C-NCAP. Pelo vídeo, acho que foi testado no padrão Fiat-NCAP mesmo. Assim como esse QQ: http://www.youtube.com/watch?v=p-L2lMNPkVY

                      "Ah, o CNCAP vai usar 64km/h no 40% offset! muito bom… até agora, qual foi testado com esse padrao? "

                      Nenhum. O novo padrão entra em vigor em Julho desse ano.

                    • DCald

                      "Não está. O que eu disse (e estou repetindo pela 100a. vez) é que o teste full frontal foi inventado pela NHTSA. Nada mais. "

                      E o que eu estou falando desde o começo é que o 40%offset a 64km/h é muito mais rigido que 100% a 56 (50 pior ainda)km/h

                      Qdo falei do Novo uno a padrao CNCAP é pq ele foi testado daquele jeito (100%@ 56km/h)… mas na verdade foi até mais rigido que o CNCAP que testa com 6km/h a menos.

                      Pra ficar mais facil de entender, vou fazer uma analogia:

                      "não confunda alhos com bugalhos e nem maça com laranja".

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      "é que o 40%offset a 64km/h é muito mais rigido que 100% a 56 km/h"

                      Acho que é difícil dizer qual teste é mais rígido só considerando esses fatores. Não sou engenheiro, mas se engenheiros japoneses e coreanos fazem os dois testes, o 40% à 64 kph e o 100% à 56 kph creio que eles os consideram mais ou menos equivalentes.

                      "Qdo falei do Novo uno a padrao CNCAP é pq ele foi testado daquele jeito (100%@ 56km/h)"

                      Você tem alguma fonte que mostra quem foi que fez o teste e à qual velocidade? Por que o vídeo parece pura propaganda mesmo.

                    • DCald

                      Segundo a Fiat, o novo uno atende as normas europeias (ECE 94) que exige o teste @56kmh contra barreira rigida…

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      A Fiat disse isso mesmo?

                      A ECE-94 requer testes à 56 kmh em 40% contra barreira deformável. Leia aqui: http://goo.gl/DlS4v (procure pela seção que diz "TEST PROCEDURE")

                      Se quiser procurar outra fonte, fique a vontade.

                      Além do mais, isso não quer dizer nada. Essas normas são os requisitos mínimos possíveis. Ou seja, todos os carros vendidos na Europa têm de entender à essas normas.

                      Incluindo aqueles chineses testados pela ADAC.

                    • DCald

                      Esse documento que vc passou tem data de 28/5/2010… o novo uno foi lançado no começo de maio de 2010

                      Achei esse doc com normas aparentemente mais antiga que fala de barreira fixa de concreto… http://www.unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp2

                      Sim, todos os carros tem que atender a norma, por isso, a velocidade minima que a Fiat iria usar para o crash test seria os 56km/h contra a barreira fixa… o mesmo carro qdo testado 40% offset @ 64km/h foi um fiasco total…

                    • http://www.chinacartimes.com Analyst

                      Hmmm… Mas no doc diz que a velocidade de impacto é entre 48.3 kph e 53.1 kph (média de 50.7 kph)

                      Quer apostar quanto que se fizeram de acordo com essas normas, escolheram 48.3?

                    • DCald

                      Esse documento é de 94! deve ter tido outros de lá pra cá…

                      Sei que usavam o 48km/h no Brasil para homologar os carros na decada de 90!

                    • x60

                      DCald vc acaba de ser humilhado.

                      owned !!!

                    • DCald

                      humilhado? aonde e pq?

              • http://www.chinacartimes.com Analyst

                Você já viu a lista de mais vendidos na China?

                1. Buick Excelle 253.514
                2. VW Lavida 247.475
                3. Chevrolet Cruze 221.196
                4. VW Jetta 218.864
                5. VW Bora 205.058
                6. Chevrolet Sail 197.874
                7. FAW Xiali N3/N5 196.522
                8. Hyundai Elantra 190.995
                9. Ford Focus 188.961
                10. BYD F3 183.832
                11. Toyota Corolla 170.467
                12. VW Passat 165.858
                13. Honda Accord 160.735
                14. Honda CR-V 160.003
                15. Nissan Sunny 156.954
                16. Nissan Teana 156.165
                17. Chery QQ 150.769
                18. Great Wall Haval H3/H5/H6 143.825
                19. Toyota Camry 143.703
                20. Great Wall Voleex C30 142.405

                Compare com as tranqueiras que figuram entre os 20 mais vendidos no Brasil. A crítica aos populares brasileiros é válida sim, pois na China as estrangeiras vendem mais porque os carros vendidos são realmente melhores que os locais.

                • PauloPGomes

                  Haha, o mais engraçado dessa lista é o BYD F3 (Falsificação do Corolla) vendendo mais do que o própio Toyota Corolla.

                • Tripa-Seca

                  Mas o que essa lista diz para discussão? Nada! Estamos comparando os carros chineses que temos aqui com os nacionais disponíveis. Se o carro mais vendido lá fosse Porsche ou Nano, que diferença faria?

                  • http://www.chinacartimes.com Analyst

                    Isso foi simplismente em resposta ao seu comentário: "Ou seja: Nem eles compram o carro que eles mesmo fabricam".

                    Veja a lista e saberá por que.

          • http://www.chinacartimes.com Analyst

            "Quando um chinês fez O MESMO TESTE que o nacional, ele foi o pior de todos"

            Um chinês que nem é vendido aqui. Aliás, uma marca que nem é vendida aqui.

            • Tripa-Seca

              Pois é, então pergunto: Qual a base para dizer que os chineses daqui são melhores que os nacionais?

              • http://www.chinacartimes.com Analyst

                Como você acha que o C-NCAP não tem credibilidade, fica difícil avaliar eles. Os únicos chineses vendidos no Brasil que foram testados por uma agência internacional são o Chery Face e o Tiggo, que receberam 3 e 2 estrelas respectivamente no A-NCAP (Austrália).

                Então já dá pra ver que em segurança passiva (crash test) eles estão mais ou menos no nível dos populares nacionais COM airbag. Se eles vêm com itens como ABS e airbag de série, já são mais seguros que os nacionais.

                • DCald

                  Analyst…
                  no ANCAP, usa-se o mesmo padrao de testes do LatinNCAP.. entretanto, as estrelas nao sao "comparaveis" pois no ANCAP soma-se o resultado de testes laterais…
                  Se vc comparar o teste de impacto frontal (e eles sao comparaveis pois usam a mesma metodologia e parametros) vai ver que um Gol SEM AIRBAGS tem resultado superior ao Face COM AIRBAGS (5.75 para o Gol e 5.233 para o Face)… o Tiggo é ainda pior, fica com 2 pontos de 16, pior que celta, classic e cia…

                  O Gol com airbags tem 10,01 de 16… qse o dobro da pontuacao do Face!

                  Não olhe apenas as estrelas, leia o relatorio completo!

        • DCald

          Carro chines muito superior? comentei la em cima sobre os testes do Face e Tiggo e comparei com o das carrocas nacionais…

        • rcadb

          Carro chines é que nem falsificação de bolsa Louis Vuilton, na bolsa cai a alça e rasga, no carro o pedal do freio entorta….rsrs.

          • paganeli

            Não defendendo chines, longe disto, mas se me lembro o GM Cobalt também teve problemas no pedal de freios…. será o mesmo fornecedor?

      • REUSAN

        Por mais ruins q seja os chinas , as junta peças nacionais ,q de nacionais, só tem nosso suado dinheiro indo para fora! Se deixassem elas ñ iam mudar nda, carro pelado saindo de linha , sendo colocado à venda com super calotas, depois dessa nova lei q obriga ABS e AB para os veículos mais populares, kkkk, (só preços q ñ são populares),a coisa mudou,os chinas estão mais para custo, carros completos maior potencia d motor mais barato q os nossos!Ou seja as juntas peça nacionais,vão ter q cortar os lucros para ter produto barato e completo como os dos chinas, sem abrir mão da qualidade!

      • fkas

        E eu, dos 10 não teria coragem de comprar nenhum…

      • http://www.chinacartimes.com Analyst

        Seguindo essa linha de raciocínio, tem outros quatro que não teriam coragem de comprar.

        Se num Fiat a roda solta, quem me garante que na hora da colisão o volante não solta e vira um decepador?

        Jogar todos os carros de uma montadora no mesmo saco já é questionável, quanto mais todos os carros que de comum só têm o país de origem.

    • Bikudin

      GM e VW nem tá na lista de tão caro, desses q estão ae o melhorzinho é o March, até agora é o único carro q tem menos reclamações de problemas e qualidade.
      http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fa

  • JulienAvril

    infelizmente a grande maioria não tem condição financeira de comprar um carro equipado..
    e um carro NÃO equipado no brasil é isso ai mesmo …
    uma vergonha…
    triste realidade !!

    • klendatu

      Não é questão de condições não, ja é questão de escolha, os chineses tão ai pra isso.

      • Tripa-Seca

        Amigo, compre um chinês, seja feliz com ele, mas não queira vender sua verdade para todo mundo, como se ela fosse universal. Você vai levar o carro de quem não tem concessionária na cidade para revisão? Vai dar carona para quem comprar carro da marca que exige que você vá todo mês na concessionária para revisão para manter a garantia? Vai comprar o carro da pessoa quando ela quiser comprar outro e utilizar o usado na troca? Vai importar peças da China e não desmontar carro em show room quando alguém precisar de uma peça, ou vai deixar a pessoa esperando? Carro chinês pode ser uma opção para muita gente, mas há muito mais na escolha de um carro que um veículo em si,

        • Tripa-Seca

          Bom, nisso eu concordo: Se eu não andar com carro por falta de peças, porque ela está em revisão a cada 5 mil, como vou me acidentar com ele? Ele se torna o mais seguro do mundo!
          Viajar 500 km para fazer revisão é um argumento PRÁTICO que impede alguém de adquirir um carro. Ou adquirir e não fazer revisão..Isso tornaria o carro mais seguro?
          Então transporte público é mais seguro que um Chinês…

          Aliás, vou comprar um Volvo. E daí que não consigo pagar? O importante não é a segurança?

          • klendatu

            Antes um usado do que alimentar essa industria de carroças assassinas multi bilionaria. CSS não é algo indispensável, centros automotivos independestes sérios podem fazer trabalho até melhor.

            • Leandro1978

              Essa de comprar usado para não "alimentar essa industria de carroças assassinas multi bilionária" é para se enganar, pois o dinheiro que você dá para levar o usado, certamente "alimentará" tal indústria, pois o antigo dono o dará como parte do pagamento no novo. É um ciclo. Não quer participar? Não compre carro. Não estou defendendo que todos devem comprar carro zero ou usado, longe disso, só estou falando para não ser ingênuo e achar que vai mudar algo se comprar modelo usado. Quer realmente mudar algo? Caso opte por modelo zero, procure o que te entregar mais por menos. Há vários modelos equivalentes com diferenças gritantes de preços. Quer comprar usado? Compre e seja feliz, mas não ache que está mudando algo. O mesmo vale para quem compra zero mais caro e menos equipado.

              • Louis

                O ideal seria trocar de carro menos possível.

  • Brazillian

    Uhum, lhe garanto que do jeito que o Brasil está, nós chegamos aonde o EUA está, em termos de equipamentos de série em todos os carros. lá para 2025, e até lá eles vao está bem adiantados !

    • Herumor_

      la pra 2025 essa lista dos mais baratos vai começar de R$100k se tudo continuar do jeito que está viu ¬¬

      • lndnfsu2

        concordo, ate o uno mile de 20 anos atras era mais equipado que o atual

    • Diego Casagrande

      Em 2025, enquanto os carros nacionais estão sendo equipados, com DH, TE, ABS, AB2, ESP, EBD, ASR…, os carros europeus já estarão andando em carros de autonomia automática navegado por GPS, e sensor de segurança por todo o carro.

  • Robson Silva

    Eu vivo em uma triste realidade.

    Se o carro é bonito é pelado
    Se é feio completo.

    • klendatu

      Isso não era pra ser dilema, bonito ou não, se é pelado e sem segurança devia ser simplesmente boicotado pelo consumidor.

    • http://www.andresjesse.com andresjesse

      na minha opinião a maioria são feios e pelados, jhaushuahsuas

    • _Pedroking

      If you have 59000dilmas renault fluence is a good choice…..

  • Vitão

    Eh vero…… Já andei vários anos em um Gol G3 pelado qdo tava na facu e digo q é fods dirigir sem DH…..

    Tanto é q dou prioridade na DH do q AC…. Mas com esse verão aqui em SP, tá difícil ficar sem AC…..

    Proxima troca com certeza será um usado COMPLETO (diga-se com AB2 e ABS) kkk…..

  • SyncBomb

    A prioridade deveria ser ABS do que AB, para se ter a chance de conseguir frear com segurança antes do impacto, do que bater e ter q contar com o AB para sobreviver.

    • klendatu

      Ambos são indispensáveis.

      • Tripa-Seca

        Exato. As pessoas falam da questão da segurança ativa, mas esquecem que um louco pode entrar na contramão e aí o freio não ser o suficiente.

      • Caio_Ferrari

        Como conseguimos dirigir por mais de 100 anos sem eles então?

        Peraí, importantes sim. Indispensáveis não.

        • Rodolfo_PR

          Olha caio, as coisas evoluem, meu pai viveu até os 30 anos sem geladeira, pergunta pra ele se fica sem agora… rs

          • Caio_Ferrari

            Não é a mesma coisa. Mas você entendeu o que eu quis dizer.

            indispensável no carro é ter 4 rodas, motor, volante, freio etc.
            AirBag não é indispensável. É somente MUITO desejável.

        • rogeriulima

          Essa pergunta deveria ser feita pra quem morreu ou perdeu parte das funções motoras nesses 100 anos. É que nem guarda-chuva, enquanto não chove agente nem lembra dele.
          Ainda bem que vai deixar de ser opcional e se tornar obrigatório porque no nosso mercado se estepe fosse opcional ia ter "esperto" que não levaria.

          • Caio_Ferrari

            … e que continuarão morrendo e perdendo funções motoras pelos próximos 100. Sejamos realistas.

            • rogeriulima

              Como eu disse, ainda bem que vai deixar de ser opcional senão muitos "espertos" não levariam.

  • tiagoberti

    minha vida em primeiro lugar sempre, pois só tenho uma

  • AutoIng

    4 chineses, 4 modelos da Fiat, 1 Ford e 1 Nissan. Coincidência ou não, são as marcas mais malhadas do mercado, mas ao mesmo tempo são as únicas que oferecem mais segurança nessa faixa de preço. Faz pensar que o consumidor brasileiro realmente quer que se dane a segurança, o que importa é ter um carro de marca queridinha no mercado.

    • O_Corsario

      Ou podemos ver a questão de outra forma: justamente por serem as mais malhadas do mercado tem que oferecer mais que as queridinhas para convencer as pessoas a comprarem.

      • Duílio_Ferrari

        dá na mesma. significa q as pessoas preferem comprar pela marca, do q pela segurança: "antes um carro caríssimo e pelado da vol… marca queridinha do mercado do que qualquer outro carro com algum nível a mais de segurança"

  • Tripa-Seca

    Curioso que penso o contrário: Sou radicalmente CONTRA assistência na direção. Talvez seja trauma de suspensão de Del Rey+ Direção hidráulica não progressiva…E tem muitos modelos que já são leves sem assistência. Palio, Fiesta Antigo, Mille, Del Rey….

  • Herumor_

    oloco, eu dirigia de boa meu Fusca 69 com volante cougar de 25cm ehauehauehauehau
    tem que gostar de fazer esforço pq quem nao aguenta ou nao gosta nao dirige mesmo!

    • JPaulo10

      Ah, aquela direção de F1?

      • Herumor_

        nem, aqueles volantes pequenos "esportivos" da cougar da dec de 70 que eu não consigo entender porque um corn* iria trocar o original por aquela merd@ ¬¬

        • lndnfsu2

          porque ela fazia seu fusca virar um porsche 911!

          xD

          é igual ao chao de busao (tapete "esportivo"), volante shutt, aerofólio tg-poli… etc

  • paranaiba

    Esqueceram de colocar o Corsa 1.4 Hatch, agora ele vem equipado com Air Bag de série, no site da GM custa 33.600 se não me engano, mas nas concessionarias voce acha por 29990 ou 33 mil completo

    • Rox_

      São os 10 mais baratos, e por R$ 33.600 (se for isso msm) ele está mais caro que todos. E deve ser levado em consideração o preço sugerido no site, pois outros modelos também podem ser obtidos com desconto.

    • rogeriulima

      Não é de série não e desconto em concessionária vc acha em qualquer modelo desde que não seja lançamento.

  • FordCorcel

    É inacreditável que na lista dos 5 mais baratos, só a FIAT, das 4G, consegue por 1, e dos 10, nenhum, NENHUM VW e GM. Isto é tão podre que nem sei o que dizer. É um tamanho desprezo, nem só ao cidadão, mas ao próprio ser humano, que dá um profundo NOJO. Mas cabe a cada um procurar ao máximo, seja dentro de sua família, seja no ambiente de trabalho, buscar sempre um boicote as 4G. E funciona: por anos, meu pai comprou GM e Fiat, hoje está de Nissan, meu irmão de VW foi p/ Honda. Como dono de frota, consegui substituir perto de 85% dos carros das 4G pelas "outras". Sei que são todas umas porcarias, cada vez que retorno ao Brasil mais tenho vontade de nunca mais pisar nesta terra de corruptos e politicos nojentos, mas…..familia é familia. Mas minha sugestão é que se diminua consideravelmente o poder das 4G. Acho que será possivel alguma melhora

    • PG1981

      Hahaha vc acha que vai mudar algo? o máximo é que ao invés de 4G teremos 6G, 7G, todas farinha do mesmo saco!

      • FordCorcel

        Parto do princípio que para se chegar a um consenso com mais cabeças, é sempre mais dificil que só com 4….talvez eu esteja errado, é verdade, mas talvez não….

        • PG1981

          E as 7 irmãs do petróleo, já ouviu falar? ;)

          • FordCorcel

            Petróleo é até um bom exemplo, mas entre eles mesmo não se entendem tão bem assim qto parece, ademais, no ramo automotivo, tem muito mais fabricantes, de países e culturas diversas com interesses que muitas vezes são antagonicos. É só tb uma sugestão, do tipo: estes 4G nos sacaneiam há anos, então vamos jogar um pouco de gasolina na briga deles p/ ver o que acontece…..

  • PG1981

    Os carros brasileiros são uma mer.., isso é incontestável, mas dizer que os chineses são melhores é mta ideia de jerico mesmo! Nem eles mesmo compram essas porcarias falsificadas!

    • CharlesAle

      É que o brasileiro já perdeu noção do que é um bom carro a preço justo!!!

      • Tripa-Seca

        Na verdade, nunca teve…

  • Adriano_Silva

    O incrível é os carros populares chineses já terem este tipo de equipamento e os nossos não, basta olhar a quantidade de modelos da matéria para perceber a ausência do líder do segmento, concordo com que diz que não adianta o airbag se a estrutura do carro não for preparada para proteger os ocupantes em casos de colisão, os carros modernos têm as tais zonas de deformação programada os nossos são totalmente deformáveis em muitos casos batidas simples já levam a perda total do bem, pois o mesmo teve sua estrutura comprometida, este tipo de matéria deve servir de reflexão, que tipo de carro compramos? Já que a maioria é financiada por que não investir em algo melhor? A tão criticada Fiat é quem tem mais modelos na lista e mesmo assim ainda passa por preconceito, vejo que é o povo brasileiro que tem que mudar sua atitude na hora da compra já basta de esperar por algo de bom destas montadoras e de seus produtos tidos como populares.

  • andrep7

    Povo diz que Airbag não ajuda em nada por causa da lataria, mas nunca sofreram um acidente de carro pra saber a diferença que a presença do Airbag faz.
    Os equipamentos presentes nos chineses são de marcas boas. Essa é a diferença entre os MP20 e os carros chineses.
    Brasileiro vai continuar xingando marcas chinesas e comprando aparelhos diversos fabricados na china? 95% das coisas que você tem em casa são chinesas.

    • Louis

      Até nos carros nacionais há peças chinesas, vide pneus do Celta/Corsa Champiro

  • Romis_gtr

    Acho que air bag obrigatório vai ser mais uma desculpa da VW, GM e Fiat para aumentar ainda mais o preço da sua gama de carros….

    • klendatu

      é triste precisar de uma lei como essa, eh absurdo o consumidor aceitar que um carro seja vendido sem esses equipamentos

    • Duílio_Ferrari

      disso eu tenho é certeza.

      não só as 3grandes, mas muitas outras tmbm entrarão e estão entrando na onda. instalação de air bag antes da obrigatoriedade imposta pela lei é só pra dizer ao povo q a montadora tá sendo boazinha, enquanto q na verdade eles não fazem mais do que obrigação e ainda cobram caríssimo ao consumidor pra cumprir a lei. essa é a realidade.

  • klendatu

    feliz 1990, opa 1980, opa 1950!!!! putz so carro moderno….

  • Racer2001

    Acho que eles irão acabar adaptando airbag e ABS nesses veículos.

  • Leandro1978

    Bons tempos em que não havia nada disso. A tração era traseira e os motores mais fracos eram os de 6 cilindros. Downsizing? ABS? AirBags? Coisas para os fracos. As pessoas sabiam dirigir, como certa vez disse Niki Lauda, "qualquer macaco poderia pilotar um moderno carro" (antes de rodar três vezes testando um Jaguar F1)…rs… (estou sendo sarcástico).

    • http://www.chinacartimes.com Analyst

      Até tem um fundo de verdade, porque as pessoas estão dependendo cada vez mais desses sistemas de segurança e perdendo a habilidade de dirigir sem eles.

    • pauloferrer

      triste, tipico consumidor brazuka, leitor da 4 rodas e espectador do auto esporte!

  • luanpb

    putzz dessa lista ai só salva o March pelo preço! o Palio é bom mas está muito caro

    • Caio_Ferrari

      Mas tem ABS, enquanto o March não tem.

      Apesar de eu não gostar, iria de Palio alí.

      • Carlos_brown

        Que aliás pelo LatinCap foi melhor que e March, embora eu também não goste do Pálio, seria a minha escolha entre os dois.

  • marcio_cr

    Pode até parecer elitismo, mas quem não tem condição de pagar carros com no minimo DH, ABS e AB2 nem deveria cogitar comprar um carro zero.

    • Caio_Ferrari

      É elitismo sim, e bem míope por sinal.
      Queria ver se um dono de Mercedes te falasse a mesma coisa em 1990 e bola e eu gostaria de ver sua reação. (imaginando que você esteja longe de ser rico o suficiente para ter uma)

      Primeiro que DH não é ítem de segurança. Depois que dirigimos por décadas sem ABS ou AirBag talvez até matando menos do que se mata hoje no trânsito.
      Os ítens são importantes sim, é uma tecnologia que deveríamos ter de série em qualquer carro. Mas pera-lá, falam como se fosse um suicídio andar num carro sem isso.
      Suicídio é andar de maneira imprudente, achar que o curso da CNH já te deu dicas boas o bastante de direção defensiva e por aí vai.

      O que é uma baita burrice, e esse caso eu concordo, é o cara preferir A/C, um Insulfilm, uns "rodão" e uma "sonzera" do que pagar por esses ítens. Nesse caso o cara tem grana, mas gasta com futilidades.

      • PauloPGomes

        Pura verdade Caio! Muitas vezes a população prefere A/C, DH, VE, TE do que o conjunto de segurança.
        Se hoje, essencialmente hoje, eu tivesse a necessidade de comprar um carro 0km pra TRABALHAR, sem necessitar de luxos (DH,VE,TE,A/C). Eu poderia até comprar um carro pelado, mas não deixaria nunca de lado ABS/AB2. Já no geral acontece o contrario.
        E os dois carros que eu dirijo, meu particular e o carro da firma, ambos não tem ABS, Airbags, EBD, ECS. Num tem nada disso. Ando sempre com tranquilidade, e muitas vezes já me vi em maus bocados, e não foram esses equipamentos que me salvaram. Mas igual você mesmo citou, andar sem estes itens está longe de ser um suicidio.

        • marcio_cr

          Até no dia que vc bater o carro.

          • Caio_Ferrari

            Graças a Deus existe direção defensiva e habilidade ao favor de quem se preocupa em dirigir bem. Assim, meu pai anda de Lada há 22 anos e está vivo, além de centenas de milhões de brasileiros que dirigem esses carros sem airbag e continuam vivos.

            Infelizmente nem todos tem condições de comprar um carro dessa categoria e o transporte coletivo é, sem dúvidas, mais inseguro do que um popular pelado. É muito pior aindar a 60km/h de pé num ônibus do que a mesma velocidade num Celta com cinto de segurança e protegido por uma lataria fina.

            Não sou contra airbag nem abs. Abro mão de qualquer luxo para ter isso no meu próximo carro.

            Sou contra apenas esses faniquitos agudos de que andar em carro em airbags é pior do que se jogar do precipício.

          • Tripa-Seca

            O que DH vai ajudar se você bater o carro? No que ela vai evitar?

        • Rodolfo_PR

          Paulo, eu considero VE um item que colabora na segurança, veja só: o cara está rodando na estrada com o vidro do seu lado abaixado, pq o ar condicionado era opcional e custava 10% do valor do carro, vai que ele cansa do barulho de vento na orelha e decide fechar o vidro e abrir o do lado do passageiro, nessa operação ele vai e estica o braço para girar a manivela, pronto perdeu a atenção por alguns segundos

      • Tripa-Seca

        Pois é, amigo. Sugiro quem nunca tenha tido um alemão premium ou não tenha um carro 2012 que não comente nesse blog! Vamos levá-los para os "blogs de extermínio", onde eles poderão comentar à vontade a sua superioridade em só comprar carro completo e sem financiamento. Ass: Adolf Tripa.

        P.S: Perdão aos que comentam no blog e pertencem ao povo escolhido. No entanto, esse tipo de comentário que o Caio brilhantemente rebateu me lembra muito as teses eugenistas.

        • Pedro_Rocha

          O pior é que a eugenia está em alta de novo no mundo, via aborto. Na Espanha fetos com síndrome de Down podem ser eliminados. Fora que já estão aliando critérios sócio-econômicos, como nos casos de fomento de clínicas de aborto indiscriminado na África via Fundação FORD!

          • Tripa-Seca

            Quando ouvi isso, namorava uma feminista e tinha um Fiesta…heheh…Ela se recusava a dirigir meu carro…

            • Tripa-Seca

              Pois é, amigo, essa era "top de linha"…Mas não se engane: Família do PC do B, apoio ao aborto, falta de respeito com o culto alheio, ódio injustificado da polícia (Injustificado mesmo: O pai era policial)….Mas acima de tudo, era linda, e um "opcional" em falta no mercado: Muito, mas muito inteligente…Não foge muito do estereótipo, mas ainda assim era uma mulher rara…
              Sabe, eu queria mesmo ter essa igualdade de direitos que elas tanto pregam na hora de brigar pela guarda dos meus filhos…Mas aí, quando o "sistema" (detesto esse termo vazio) as favorecem, não temos reclamação, não é?

              • Pedro_Rocha

                Entendi mal o boicote da moça. Retiro o que disse.

  • Renan_Wolf

    Se não fosse o controle de tração e estabilidade do Azera, não teria feito uma curva em uma das estradas sinuosas de MG, Controle de tração e estabilidade ajuda muito!

  • Caio_Ferrari

    Nossa cara, como assim não consegue desviar se não tiver D.H? Forçou a barra hein?!

    Dirija um Lada Niva para você ver o que é direção pesada.

    • Pedro_Rocha

      Isso porque estamos falando de automóveis. Meu pai precisou de atendimento médico de tanto dirigir um F-600 "queixo duro" com guindalto (vulgo "muque") que transportava postes. Ele sentia dores em todo o tórax de tanto fazer força em manobras.

      As dores só passaram 2 anos depois de ter sido desginado para dirigir um F-4000 com DH.

  • JCsr

    De nada adianta um milhão de airbags se em uma batida o carro se esfacela em um milhão de lâminas prontas pra decepar a cabeça dos ocupantes, isso é fato. Sem uma construção sólida, sem uma estrutura confiável os airbags só servem pra ficarem manchados de sangue, apenas. E TODAS essas carroças são ruins, tanto as nacionais quanto as chinesas, todas são farinha do mesmo saco. Tudo LIXO.

  • Bikudin

    Dessa lista é o March, com 30.000 ja vem com direção elétrica e ar.

    • Tripa-Seca

      Não vém com ar, amigo…

  • tiago90j

    o palio economy eh mais carro que o uno, e mais barato e mais seguro…
    falo isso pq tem os dois na garagem de casa.

    • caminha_adv

      Ô, Xará… Gostaria de saber de onde você concluiu que o Palio Economy que você tem em casa é mais carro e mais seguro do que o Uno, não obstante você possuir os 2 na garagem…

      • tiago90j

        uehh o palio se saiu muito melhor no latin n-cap, inclusive o novo uno e o march foram as maiores decepcoes do ultimo n-cap.
        sobre ser mais carro, bom eu dirijo os dois com frequencia, essa eh minha opiniao.

  • Carlos_brown

    Eu dirigia um opala 1970 e muitos outros sem problemas, na minha opinião, a grande diferença é na hora de manobrar, com o carro em movimento a velocidade compensa.

    • Tripa-Seca

      Com o carro em movimento direção mais pesada é muito mais segura que uma mais mole.

      • Carlos_brown

        Concordo plenamente, inclusive acho que o motorista tem uma sensação mais real do que acontece com o carro, embora o meu gol g3 tenha mais estabilidade que o meu quadrado anterior, o outro me transmitia melhor oque acontecia.

  • flaviomm

    March eu encaro… o resto, não.

  • brunoxeca

    eu vou de usado!

    • _Pedroking

      Pra quem nao liga (como eu e vc) é a melhor opçao sem duvida
      Tudo bem que tiida nao é o carro mais bonito do mundo mas usando ele como um exemplo tu consegue pagar quase o mesmo preco em um usado do que um march 1.6 0km equipado com tudo

  • clock31

    Eu concordo que o carro tem que ser seguro, mas…

    - De que adianta ser seguro, se tem tanto retardado correndo a 100-150 km/h nas madrugadas na cidade;
    - De que adianta ser seguro, se o pai bem sucedido não está em casa para ensinar valores ao seu filho, que pega seu Camaro e sai por ai bebado;
    - De que adianta ser seguro, se o motrista não pratica direção defensiva;
    - De que adianta ser seguro, se as estradas são pistas de corridas com todos radares mapeados nos GPSs;

    Nosso problema é cultural…
    Ou você acha que se você derrubar um motoqueiro seus 7 Airbags, ABS com EBD, controle de estabilidade vai impedir que ele morra?

    Me pergunto, quantos dos post acima criticando carros inseguros praticam direção defensiva?
    Quantos de vocês aceleram no amarelo, mesmo sabendo que ja vai estar vermelho quando cruzar a avenida e com os motoqueiros ja queimando no verde? Quem está mais errado?
    Quantos de vocês, ja não ficaram buzinando desesperadamente e sairam cortando o trânsito para alguém que parou no Amarelo, ou freiou para o pedestre?
    Ou quando buzinam e xingam e vão ver era um Senhor/Senhora com seus 70 anos ja com poucos reflexos? devemos proibi-los de dirigir? E quando for você?

    É, eu também exagero as vezes… mas ao longo dos anos tenho tentado melhorar e respeitar…

    Sinto que para muitos aqui, espero que não seja a maioria, 7 Airbags valem mais do que as leis de trânsito ou bom senso na direção.

    E não pensem que não dou valor a tais equipamentos de segurança… mas imagino quantos vem aqui berrar aos quatro ventos sobre os carros inseguros e causam acidentes que nenhum equipamento de segurança poderia evitar.

    É a velha hipocrisia brasileira.

    Talvez o tempo nos ajude com esse problema cultural.. talvez…

    • DCald

      clock31…
      concordo com boa parte do que vc disse…Só acho que é muita inocencia achar que acidentes acontecem APENAS por conta da velocidade… deixar de dar seta, nao usar retrovisores, parar em lugar inadequado, frear no meio de curva, andar devagar demais, usar a porcaria da pelicula, etc sao coisas muito mais perigosas do que a velocidade em si…
      O que acontece é que qdo o cara é sem nocao e já esta bebado, ele faz tudo isso junto (excesso de velocidade, nao da seta, nao usa os retrovisores, nao obedece semaforo, nao respeita o "PARE", entra a 140km/h numa curva projetada para 60km/h, e tudo isso com os reflexos completamente lesados…
      tem tambem os boyzinhos retardados que rebaixam a suspensao (perdendo dirigibilidade) "lacram no G5" e saem por ai dirigindo em posicao perigosa (com o banco deitado, braços completamente esticados, etc) e com um sonzao ensurdecedor na cabeca pra afetar o que restava dos neuronios… dai eles saem tirando rachas (como se nao existisse mais ninguem nas ruas) e causam mortes e tudo mais…

      Tudo isso esta muito longe de alguem que tem um GPS com radares mapeados…

      • Rzonta

        A tá, película causa acidente agora…hahaha Sempre andei com g5 nos meus carros e nunca bati por isso. Depois que acostuma é o mesmo que dirigir sem película.

        • Caio_Ferrari

          Causar não causa. Mas atrapalha e muito a comunicação visual entre motoristas, que é um excelente método de se evitar acidentes. Não digo mortes, mas pelo menos batidas idiotas. É muito bom ter a certeza que o motorista do carro a frente te viu…. Caso contrário, você dirige mais na defensiva.

          • Rzonta

            Pode até atrapalhar um pouco mas é o preço que se paga pela segurança. E acredito também que o número de acidentes causados por isso deve ser bem pequeno em comparação com o resto.

            • Caio_Ferrari

              Não há segurança nenhuma. Pelo contrário, seu carro vira preferido para fuga e sequestros pois não se vê o que acontece dentro.

              Num país onde quase ninguém tem porte de arma, se esconder atrás de um plastico preto é inútil. O cara vai meter a arma no vidro de qualquer jeito. Conheço vários casos de roubos a casos filmados e não há UMA estatística oficinal que aponte qualquer redução nos roubos após a moda dos films
              Essa segurança é um mito.

              E outra, não atrapalha um pouco, atrapalha MUITO, a ponto da comunicação ser impossível na maioria das vezes.

              • Rzonta

                Na verdade, acho que quando saem pra sequestrar alguém já está definido quem será a vítima. Ter película ou não, não fará diferença.

                Mas quando falo em segurança, falo no caso de furtos/arrombamentos. Vc, como ladrão, iria preferir arrombar um carro que vc sabe o que tem dentro ou preferiria arriscar em um com g5 que pode não ter nada??

                • Caio_Ferrari

                  Sim, mas o que é melhor: sequestrar alguém com carro filmado ou com um carro todo transparente?

                  Eu tenho um carro todo transparente sem nada dentro, pois o cara pode ver clara e transparentemente que não há nada roubável no meu carro. Carro com película, pode ser que tenha, pode ser que não. Como quem poe a película quer esconder alguma coisa…
                  Lembrando que não há nenhuma estatística que mostre redução de crimes envolvendo carros om insulfim. É tudo no campo do achismo.

                  Agora, o quanto isso atrapalha na comunicação no transito, é real e facilmente perceptível. Uma pessoa lhe esperando no cruzamento num carro e você não sabe se o cara te viu… Você ao lado de um carro e é impossível saber se o cara esta te vendo pois ao olhar no espelho dele e tudo que você vê é um plastico preto.

                  Péssimo, sem duvidas.

        • andreHHX

          No Japão os vidros dianteiros não podem ter películas (ou não podem ter películas escuras, não sei exatamente).

          Acredito que eles tenham feito um estudo muito sério para legislar dessa forma.

        • caminha_adv

          Meu carro tem G5 apenas nos laterais.

          O problema é andar atrás de carro com G5. Já evitei muito acidente porque vi à frente do carro que estava em minha frente.

    • X11auto

      Clock31 Tem toda razão! Temos que ter carros seguros que venham no mínimo com Airbag e Abs, mas não esquecer, que não bastam equipamentos se você for suicida, por outro lado dizerem que Airbag não tem função num carro Chines também não é verdade plena, dependendo da intensidade terá sim utilidade, e que continuem sendo vendidos aqui e com preços mais baixos, até as grandes folgadas e o governo de Roma, resolvam dar qualidade e impostos mais justos!

  • canino_preto

    Temos que brigar pelos airbags laterias e de cortina. Batidas laterais em carros só com air bags frontais matam os filhos. Carro hoje, tem que ter no mínimo 6 airbags; idealmente nº (2 frontais, 3 ou 5 traseiros – 5 ou 7 lugares , 4 ou 6 laterais – idem, 2 de cortina, 2 de joelhos). Em um futuro próximo, a bolha – go speed racer go!

  • Snoop

    Pouca vergonha é escrever um texto todo em caps lock, desrespeitando as regras, e ainda querer dar uma de certo. Está banido por isso e pelas repetidas ofensas que fez a mim e ao site. Nem tente voltar, pois será excluído na hora.

  • rcadb

    Carro chinês só se melhorar muito. Na minha garagem tem um Lifan 320 novinho(cópia descarada do Mini), que já está com a ponteira cromada do escapamento toda enferrujada, tipo, a ferrugem é equipamento de fábrica!! O outro, entortou o pedal do freio num teste, cruz credo!!

    • Tripa-Seca

      Amigo, poderia falar sobre sua experiência com o carro (Acredito que tenha tido outros nacionais). Você, mas que ninguém aqui, tem legitimidade para falar sobre os carros chineses.

  • victorluizcosta

    Se você soubesse como o Caps lock INCOMODA você não iria escrever dessa forma

  • feliippe

    Pagar 30k num ford k 1.0L é de doer na alma!!!!!!!!!

  • andrelrm

    Triste um país em que esse tipo de matéria é útil.As vezes o Brasil da tanta preguiça,pra viver aqui é preciso ter saco de elefante.

  • andreHHX

    Por pior que seja a estrutura desses carros, sem dúvida sempre será melhor ter airbag.

  • oliveirajc

    Melhor do que bolsa inflável é não bater… Sou a favor de itens de segurança passiva sim, mas só depois que tivermos motoristas bem formados.

    • Tripa-Seca

      Porque depois? Uma coisa não elimina a outra!

      • oliveirajc

        Um motorista bem formado faz parte da segurança ativa, aquela que evita o acidente.

  • Carlosr2011

    Será que air bag de carro chinês funciona?