Home Combustíveis TOP 10: Os carros mais econômicos do Brasil

os carros mais economicos do brasil 1 TOP 10: Os carros mais econômicos do Brasil




Nesta nova lista TOP 10 vamos listar os carros mais econômicos do Brasil. Como o Brasil possui dois tipos de combustíveis para automóveis, então decidimos listar os modelos com consumo em etanol e em gasolina separadamente.

A base para a pesquisa é o Inmetro – atualizado para 2012 – e não o que as montadoras divulgam, mesmo porque, muitas delas não informam tais números.

Além disso, números de consumo de modelos importados com base em dados do exterior não são válidos, já que o combustível e o processo de medição são variados. O consumo dos modelos listados foi feito pela média de cidade e estrada.

os carros mais economicos do brasil 13 TOP 10: Os carros mais econômicos do Brasil

Assim, a lista vai constar primeiro os modelos movidos por etanol e depois os modelos a gasolina, notadamente mais econômicos. Infelizmente a média geral não é das melhores por falta de tecnologia embarcada, de combustível adequado e de opção de óleo diesel.

Destacamos os melhores resultados de cada modelo, que independente de ter o mesmo nome, possui características técnicas diferentes. Como informação adicional, os modelos mais econômicos na cidade e na estrada com etanol e com gasolina são:

Cidade/Etanol – Cidade/Gasolina
Fiat Mille 1.0 (8,9 km/litro) – Ford Fusion Hybrid 2.5 (13,8 km/litro)

Estrada/Etanol – Estrada/Gasolina
Fiat Mille 1.0 (10,7 km/litro) – Fiat Mille 1.0 (15,6 km/litro)

Abaixo, os carros mais econômicos do Brasil:

Etanol

1) Fiat Mille 1.0 – 9,80 km/litro
2) Fiat Uno 1.4 – 9,55
3) VW Gol Ecomotion 1.0 – 9,10
4) Fiat Palio Fire 1.0 – 9,05
5) Fiat Siena Fire 1.0 – 9,00
6) VW Polo BlueMotion 1.6 – 8,95
7) Peugeot 207 1.4/Renault Clio 1.0 – 8,90
8) Kia Picanto 1.0 – 8,85
9) Honda Fit 1.4/Honda Civic 1.8/Ford Ka 1.0 – 8,65
10) VW Novo Gol 1.0/VW Voyage 1.0 – 8,45

Gasolina

1) Fiat Mille 1.0 – 14,15 km/litro
2) Fiat Uno 1.4 – 13,85
3) Fiat Palio Fire 1.0 – 13,80
4) Ford Fusion Hybrid 2.5 – 13,45
5) Peugeot 207 1.4 – 13,30
6) Fiat Siena Fire 1.0/VW Gol Ecomotion 1.0 – 13,05
7) Renault Clio 1.0 – 13,00
8) VW Polo BlueMotion 1.6 – 12,90
9) Kia Picanto 1.0 – 12,70
10) Honda City 1.5 – 12,60

[Fonte: Inmetro]


  • jeremias88

    tu vê que maravilha que é o Hibrido o Fusion consegue ser o 4 mais economico, VERGONHOSO é não termos incentivos fiscais para esse segmento o que deixa o "Hydrid" mais caro que o v6.

    Boa BRasil, não podemos dar prejuízo para a Petrobras.

    • RSquall

      Em uma palestra que fui da Renault na faculdade, eles disseram que modelos elétricos e hibridos que poluem menos pagam 25% de IPI (detalhe: uma Cayenne é 18%)… Aqueles 2 primeiros Nissan Leaf que o grupo trouxe, sem lucro nenhum da Renault-Nissan (segundo eles), custou R$195 mil cada, mais de 170% de imposto…
      Acho que além da petrobrás existe lobby dos produtores de cana… Acredito que foi por isso que acordo nenhum foi pra frente.. =/

      • Edson Roberto

        Que estranho o Cayenne pagar 18%, pois seus motores são acima de 2.0… (ou seja, deveria pagar a aliquota de 25%…)

        • RSquall

          Eu pra ser sincero com vc não sei dizer se a informação está correta ou não… Esses dados que eu comentei foi passado pelo engenheiro da palestra da Renault Experience… Pode ser que ele tenha falado 18% só pra impressionar na comparação do imposto (rs).. Realmente não sei te dizer de onde ele tirou esse valor ou, se isso for real, em que segmento ele enquadrou o Cayenne…
          Ah sim, vale lembrar que isso faz um pouco mais de 1 ano, não tinha o aumento do imposto de importados tbm (acho q deu pra perceber rs)…
          De qualquer forma valeu pelo toque! ;)

      • JonathanAbud

        Por acaso essa palestra foi em Fortaleza?

        • RSquall

          Não, foi em São Paulo, mas eles viajam por várias cidades montando esse evento nas faculdades com várias palestras… Se tiver chance vai assistir sim que é bem interessante ;)

          • JonathanAbud

            Infelizmente aqui já teve e eu estava tendo aulas. Acabei perdendo. O máximo que consegui foi bater umas fotos do carro de F1 que trouxeram…

    • Long_life_tobigcars

      Ele não é econômico justamente por conta da "excelente" gasolina vendida pela paquiderme estatal petrobrás. Mas há PeTrófilos que defendem a "lixolina" desse lixo. Chegam até dizer que a lixolina daqui é muito MELHOR que a gasolina dos EUA. Tanto é que nos EUA há relatos de proprietários de Fusion Hybrid que conseguem até 16km/l na cidade.

    • survivor123

      O Fusion Hibrido tem 18% de redução para Produtor rural / Cnpj. =O

  • Renatc_

    Lembrando que já tivemos carros beeem econômicos como a Família Corcel II (1.6) e até outros dos primeiros carros a álcool.
    E modelos a gasolina mesmo.

    Nosso combustível é caro e ruim.
    E carro flex ainda não chegou no que um carro de apenas um combustível é.

    • ven020dez

      Acho que 14 km/l continua a ser consumo alto para carro pequeno.
      Na Europa ja' ha' muito tempo que os carros pequenos fazem 18km/l e os novos andam na casa dos 20km/l.

      • Herbet23

        Está pouco mesmo. Fiz hoje Angra dos Reis – Rio de janeiro 14,8km/l com AC ligado num Linea T-Jet.

    • fredggp

      Eram econômicos, pois não tinham ar condicionado e direção hidráulica como carga para o motor e eram em geral mais leves…

      • Renatc_

        Amigo, dessa lista a maioria não tem ainda hoje…

        O que impressionou foi o Fusion com seu saudável 2.5…pena que seu preço seja absurdo…

        • fredggp

          Concordo com vc Renato, porém não tem de SÉRIE, mas posso apostar que a grande maioria hoje vem no mínimo com estes acessórios e muita gente se engana comparando o consumo dos carros 1.0 de hoje com os carros carburados de antigamente. Estes sim, pelados de série e sem a possibilidade de opcionais para "pesar" no carro.

  • MythBH

    O picanto que eu tinha fazia 12 km aqui em bh por litro! E nunca fui de ter o pe leve.

    • PEDRO_HAWK

      O Meu faz 14,5 km/l na cidade, mas só encho o tanque a cada 2.000km rodados. Ou seja, encho, zero os hodômetros e vou rodando sempre com o tanque no nível do meio pra 1/4, juntando as notas fiscais dos abastecimentos intermediários, pra quando encher de novo, saber quantos litros usei pra rodar a quilometragem marcada nos hodômetros (que no caso do Picanto vai até 999 e recomeça).

  • livecajo

    so loco p\ ter um carro a diesel vejo la fora o quanto eles sao economicos

  • Caio_hz

    Não confio muito nessa lista não…
    Tenho um Nissan Versa que é bem mais econômico do que os listados acima :P

    • ajstedile

      Poxa, parece que você não entendeu a reportagem ! É o consumo médio cidade/estrada em condições controladas pelo INMETRO, não o consumo do teu carro !

    • GuiKiev

      Cara, eles fazem uma média. Já fiz mais de 16km/l com um Linea 1.9 16V com 4 pessoas e malas na estrada, mas tb já fiz média de 6,5km/l na cidade só comigo. Ambos os casos com gasolina. Consumo varia de tráfego, tempo, peso do pé, se tá com ar condicionado ligado, vidro aberto, topologia do local, regulagem do motor, gasolina, óleo, pressão e estado do pneu… É muito parâmetro…

    • Archimedes

      O que é medido aí é uma média do consumo com um padrão de condução, e condições de transito e clima e relevo controladas. Nas mesmas condições, esses carros podem ser comparados. A forma como cada um conduz o carro vai variar demais o resultado. Eu mesmo, com meu cliozinho, faço mais que ps 13 que estão indicados ali, beirando mais os 14km/l… Mas quando pego o Ka, meu estilo de condução muda, porque preciso pisar mais, então gasto bem mais com o Ka.

      Se você pegar seu modo de condução e testar em todos esses carros, vai achar consumos diferentes, mas provavelmente, em ordem, estarão como essa lista aí, do mais economico pro menos, mesmo que mudem os valores. O mille ainda vai gastar menos que um clio, digamos assim.

      (só pra não deixar duvidas… eu sei que você deve entender isso, mas botei aqui mais pela questão de utilidade publica pra quem quiser entender a lista mais claramente… Não leva pro pessoal não.)

      Abraços

    • Cil

      Lista de carro econômico é relativa e indicativa. De resto, o que vale mesmo é o motorista (modo de dirigir, revisões, manutenção, calibragem dos pneus, etc, etc, etc). Aliás, deveria ter uma lista com os "motoristas mais econômicos". Eheheheheheeheheh

      Confesso que consumo é a última coisa na lista de parâmetros que levo em conta na hora de comprar um carro.

  • Pedro_Rocha

    Alguém saberia me dizer se esse motor 1.4 na picape Strada consegue ser tão econômico como no Uno?

    • thales_sr

      Meu tio tem uma e disse que é beberrona.

    • Filipe_GTS

      Temos uma Strada 1.4 Working CE em casa, faz 9~9,5km/l na cidade e 12,5km/l na estrada, tudo conforme o computador de bordo e sempre, sempre com gasolina

    • Edson Roberto

      Desde que seja sem carga… ela fica economica. Com carga, ela fica com consumo bem piorado.

    • JosemarFloripa

      eu acho que não é o mesmo motor…mas esse motor desse Uno recebeu nova configuração eletronica, o carro recebeu pneus de baixa resistência, e se não me engano, a suspensão foi rebaixada para melhorar a resistência do ar, o cambio recebeu modificações

  • danilogc

    O mérito do mille não é o motor ou câmbio, que por sinal são muito ruins e ultrapassados, o "mérito" é da péssima qualidade dos materiais no carro que faz ele ter pouco mais de 800kg.
    Mas como ele está no Brasil o lema é: é melhor um carro econômico do que um carro seguro!

    VIVA O BRASIL!

    • GuiKiev

      Até o badalado March piorou no crash test. O problema não é somente a fábrica, pois eles pensam em lucros, e vc como CEO de uma delas, pensaria exatamente igual. O problema é que o consumidor desinformado de país "emergente" compra qualquer coisa. VocÊ ainda não sacou a verdadeira faceta dos carros para países emergentes? Pq a Toyota não lança o Yaris aqui ao invés do Etios? A Renault que agora é Dacia! Carros hiper baratos de se fazer e que são vendidos mais caros que os de "estilo similar" em países ricos. Ou seja, para a Renault vender o Clio IV aqui ferraria com tudo, pq lá já não dá tanto lucro assim, agora, o Sandero, esse, dá enorme lucro aqui e cobre a falta do Clio lá. Manja…
      Com relação a motores, infelizmente o brasileiro não faz manutenção preventiva, troca óleo corretamente, entre outras coisas, daí se lançam motores modernos como o 5 thech da Fiat, ou os muitair por ex, vão fundir tudo e o povo vai falar que é o motor que não presta, e tals… Daí, tem que ser motor de 30 anos atrás, que com barbante e chiclete arruma….

  • EDGAR__RJ

    Meu Clio faz 12,5 km/l de Gasolina !!!! está abaixo do declarado !!!!

    • JulienAvril

      estranho.. tive um clio campus, 2009….
      cidade 12 km/litro… estrada 18 km/litro…
      no campo misto.. ficava em média de 16km/litro..
      nao sei a proporçao de estrada/cidade….

      considerações: só abasteço em um posto que o pai de um amigo é dono (combustivel confiavel), e o bixinho não tinha ar condicionado…
      e as manutençoes feitas sempre nos periodos certos com produtos de qualidade… troquei o oleo indicado ( ELF) para o Castrol Magnatec, e não sei qual é a influencia do oleo, mas melhorou no consumo também…

      • Archimedes

        O oléo é do mesmo tipo, mas de outra marca, apenas? ou tem aditivos? Pode falar mais sobre isso? Tenho um clio 2011, e ele já é bem economico (14km/l, agora que não está tanto calor, e 13,5km/l, quando uso mais AC), mas gostaria de melhorar mais esses números, sem precisar andar igual uma velhota.

        • JulienAvril

          sim, a mesma especificação.. se não me engano é o 10w40…. não gosto de usar aditivos…
          em 2009 a garantia do clio era apenas de 1 ano, então fiz as revisões até o primeiro ano na concessionaira.
          depois disso, passei a levar em um mecanico de minha confiança e sempre acompanhei de perto…
          antes do clio, não conhecia muito bem o oleo ELF usado pela mentadora..
          ou seja, passei a usar um que sempre usei em meus carros e particularmente gosto, o Castrol, neste caso o Magnatec..

          é bom sempre acompanhar o filtro de ar, esse quando bem sujo atrapalha na economia do carro….
          e um fator bem importante é a gasolina, alem da qualidade do combustivel, a quantidade de alcool misturada influencia no consumo…

          • Archimedes

            Vou dar uma olhada nesse oleo depois.. mas ainda to na garantia, e por ora, devo continuar fazendo revisão na css. Garantia, pra quem teve os problemas que eu tive com meu carro anterior, é algo fundamental. Posso é se eles usam esse oleo, ou se aceitam botar outro, coisa que duvido, mesmo sendo a mesma especificação. Mas valeu pela dica.

            • JulienAvril

              pois é, garantia é algo fundamental… como eu disse, passei a fazer as revisões por fora assim que ela terminou.
              da uma conversada, quem sabe eles aceitam outro oleo, mas tambem acho dificil !!

          • aprs

            Também achei interessante. Pelo que percebi existem 2 Magnatec, um chamado Exclusive indicado pra VW (API SM) e outro normal (API SN). Você usou esse último?

            • JulienAvril

              não sei se existe alguma diferença entre os 2.. ou é puramente marketing ….

              enfim, usei o normal.. já que o clio não é VW .. hahahahaha

              • aprs

                Tem diferença na aditivação SN > SM. Você escolheu o melhor então. Valeu!

    • ocduarte

      Meu finado Clio 1.0 16V 2007 fez média de 17/l em viagem entre SC e RS, entre 100 e 120 km/h. Em trecho urbano de 34 km/dia fazia sempre acima de 12. Mas raramente via álcool no tanque.

  • Acleciano

    Só o Fusion Hybrid que é um carro mais refinado e econômico,os outros são todos carros mais pelados em função do consumo.
    "É BRASIL" depois o governo paga de preocupado com o planeta////"o governo porque vocês jogam fora uma oportunidades dessas?".

  • MecanicoDigital

    Pra gente ver que ter motor 1.0 não faz um carro ser econômico ….

  • brunoxeca

    Cade o Smart ???

    • ven020dez

      Boa pergunta. No ciclo europeu ele bate os 20km/l.

  • AutoIng

    Esses motores Fire da Fiat são muito econômicos mesmo… O Uno 1.4 mesmo é incrível, bebe menos que a maioria dos 1.0. Isso só comprova que carro "mil" só tem vantagem mesmo no preço e olhe lá (até porque esse Uno 1.4 Economy aí sai preço de 1.0!).

  • Rodrigo

    Gostaria de registrar aqui que meu cerato faz sempre acima de 11 na cidade e sempre entre 16.5 e 17.5 em viagens.

    • ajstedile

      Mas báh ! Onde que você mora ? Com certeza não tem trânsito pesado, engarrafamento e na estrada não tem
      serra ou caminhões para ultrapassar !!!

    • 3ic

      sempre no plano né? se for isso ta normal. A zafira faz 14.5 – 15.5 na estrana plana a 110 km/h, peso 1.500 kg. Dentro da cidade fico sem parametro, pois pego misto de plano e serra de casa – trabalho – casa, dando uma media de 7.5 km/l nesse trecho

  • Dragoniten

    Gente, os testes do Inmetro são todos feitos em situações idênticas com cada carro, então é pra servir de base de comparação, sobre qual carro é mais econômico, não quais os números de menor consumo que dá pra conseguir.

    Achei uma pena não estarem listados nenhum Nissan no teste do Inmetro, gostaria de ver os números do March e do Sentra, pois se o Fluence consegue ser o mais econômico da categoria com aquele 2.0, imagine o Sentra que é um pouco mais leve, com o mesmo motor ^^

  • rafaellz

    Eu acho uma vergonha isso, sério.

  • crm

    Viajei com um amigo um dia desses, fomos numa L200 Triton 2010 diesel – 10Km/L na estrada (segundo o CB – numa média, as vezes dava 14 as vezes 8, na média, uns 10-11) e digo o seguinte, eu prefiro muito mais fazer 10km/L numa L200 do que 15/L num MILLE pelado e sem ar. Dizem que é uma questão de perfil, mas, convenhamos, viajar 300Km num MILLE é f…!

  • Filipe_GTS

    Tudo depende, já tive Mille Fire Flex 2006 que fazia 16,5km/l na estrada, fácil fácil.
    Tem gente que jura fazer 20, 22km/l com Mille, duvido!
    Tenho um brinquedinho (Gol GTS) que faz 4,8 km/l na cidade (gasolina). Mas anda!!

    • marcelo_ricardo

      andando a 80 faz 20km/l sim
      4,8 é consumo de carro V6 carburado ein, ou até de um V8 se andar "na manha".

  • marcelo_ricardo

    Segredo para economia:

    80km/h em estrada plana, de madrugada, vidros fechados, ar desligado.

    Nessas condições tem Corolla, Cruze, Civic fazendo 17km/l, Mille fazendo 20 etc

  • rafthehay

    Aqui em Brasília mesmo o circuito urbano tem grandes trechos de reta com velocidade constante (80 km/h).

    Meu Ka 1.6 faz 15 km/L na gasolina (o "recorde" foi 15,8), e no etanol (quando usava) teve como melhor média 11 km/L, e eventualmente 10 km/L.

    Pra dizer que não, tô muito satisfeito. E para fins de comparação, tive um Vectra 2.0 '85, as médias ficavam em torno de 11 a 12 km/L (gasolina, claro).

    • marcelo_ricardo

      BSB é outro nivel, ruas planas, longas avenidas…

      Onde moro até que é plano, mas nas ruas insistem em colocar lombadas, travessas elevadas.. péssimo.

      • zeuslinux

        Até os caças da FAB andam chutados dando rasantes em Brasília ! :-) É uma pena que eles não soltaram umas bombas naquele prédio também…

    • rafthehay

      Correção: O Vectra é 95 :D

  • Edson Roberto

    Interessante essa tabela. Demonstra os consumos digamos, "mais reais".

    Legal é ver o 207 1.4, pois o meu é um C3 1.4 e confirmo que ele é realmente econômico. Tanto na cidade como na estrada com ambos os combustiveis. Atualmente por preço, o etanol tem compensado mais. Mas rodo facilmente mais de 1 semana com tanque cheio de alcool.

  • msouza91

    consigo 11,8 km/l com o Fluence na cidade, na estrada sobe pra 14,5, as vezes 15 km/l se deixar sempre a 100km/h

    • marcelo_ricardo

      Brasilia?

      • msouza91

        Sim, Brasília

        • AutoIng

          Mas Brasília é parâmetro? Só dá pra considerar o consumo na estrada mesmo.

  • nelflu

    Não sabia que o 207 era tão econômico

    • AutoIng

      o 206 1.6 16v tava sempre entre os primeiros lugares em economia na 4R… Claro que a avaliação deles não dá pra considerar muito, mas esses motores da PSA são bem econômicos no geral (tirando o 2.0).

      • nelflu

        Peguei recentemente o 1.4 e tou até mais feliz com essa notícia, pq não medi o consumo ainda.

  • ocduarte

    Grand Tour 2012, 2.200 km rodados e média de 15,5 km/l na estrada e 10 a 11 na cidade. Vamos ver como fica depois de amaciado.

  • Marco_Aurelio

    Legal ver os carros da Fiat como os mais econômicos. E por falar nisso, onde estão o trAgile, Monstrana, coCôbált e toda a tranqueira da GM ???

  • mademg

    20 Km/l faço com nossos Picantos automáticos, com o Uno 1.4 faço mais (pneus 185/60 P6) e com os Mille ainda mais, tem os que não acreditam…

  • farleytito

    falar sobre consumo é muito complicado porque isso não depende só do carro em si mas sim do motorista, do clima,do transito, calibragem de pneus, enfim de inúmeros fatores. eu por exemplo consigo fazer médias superiores com todos os veículos acima citados e ainda ouso a afirmar que o uno 1.4 é mais Econômico do que o mille, e tudo uma questão de trabalhar o giro do motor.

  • pauloomota

    Sem falar que o Fiat 500 1.4 também faz 14km/L na cidade com gasolina

  • PabloRJ

    Tenho um Honda Fit manual EX 1.5 (105 cv) ano 2007 e faz 13 km/l com ar ligado na cidade com transito intenso de Av. Brasil e Linha Vermelha no RJ, todos os dias.

  • xps1530

    10 mais lixo do brasil

  • josenum

    Estilo de conducao muda o consumo do carro, eles sao avaliados em mesmo circuito e condicoes iguais…
    Ja consegui fazer o recorde de uma kombi 1600 ar(faz um tempo já), 8KM/L!!! era muito dificil fazer essa media com ela com meia carga…
    Destaque vai para o polo bluemotion, melhor que alguns 1.0!!! pena nao ter consumo médio do fox bluemotion, provavelmente seria o primeiro na lista!

  • rcm88

    Vergonhoso. Faço 12 km/l no diesel na minha velha e jagunça Hilux SW42001.

  • Rocha85

    Meu Tiida 2012 faz 11km na estrada com gasolina e 8km com etanol… consumo horrível

  • Tiago Teles

    Porque o Celta não entra no top 10 ?
    o carro é tão gastão assim ? '-'

    • aparecido

      ola eu trabalho num posto da BR ,TEMOS vários clientes cadastrado aqui e todos os dias abastecem e coloca a km do dia no sistema , e automaticamente é calculado a média ,o celta faz 15,5 gasolina ,estrada furgão 1,4 8,4 etanol , uno novo 1.0 6,6 etanol , s10 diesel 14,5 ,captiva 6,8 na gasolina ,bom essa média são entre cidade e pista ok abraço

  • k3p13r

    Nissan Sentra 2.0 monofuel a 120 km/h na estrada. Viagem de 400km. Consumo médio de 14 km/l. Tá ótimo !!! Quase 21 kgfm de torque. Uma beleza.

  • Jorge

    Se os carros seguissem, a tecnologia de outros produtos como computadores,celulares, tabletes, luzes de led, baterias,e outras inovações do mundo moderno deveria fazer no mínimo o dobro da km atual ou seja perto dos 30 km por litro de combustível , e no Brasil com esse combustível batizado pelo menos uns 28 k/l.