Home Listas Top 10 TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil

top 10 os populares com maior espaco interno do brasil 620x465 TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil




UPDATE: Mudamos a lista conforme indicação dos leitores, inserindo o Toyota Etios e mudando o VW Fox de posicionamento. Nesta nova lista TOP 10, vamos falar dos populares com maior espaço interno do Brasil. Para avaliar melhor esse parâmetro, levamos também em consideração o tamanho do entre eixos, que influencia diretamente no volume interno. Consideramos ainda popular aquele carro com opção de motor 1.0, portanto, vamos excluir os modelos com motor maior.

top 10 os populares com maior espaco interno do brasil 1 TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil

Algum tempo atrás, os populares não ofereciam tanto espaço para os ocupantes por serem derivados de plataformas antigas e de tamanho bastante reduzido. Hoje, a tendência é chassi comprido para que o ambiente interno tenha melhor condição de oferecer conforto para os ocupantes.

top 10 os populares com maior espaco interno do brasil 3 620x344 TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil

Outro aspecto importante é a altura, sendo que hoje a maioria dos populares já oferece boa altura interna, garantindo assim maior sensação de espaço e melhor habitabilidade. O formato da carroceria também altera esse detalhe. Dessa forma, os modelos de acesso ficaram mais atrativos e em alguns casos, evitaram até a migração natural para modelos maiores e mais caros.

Abaixo, os 10 populares com maior espaço interno do Brasil:

1) Renault Logan 2,63 x 1,53 (entre eixos x altura)
2) Renault Sandero 2,59 x 1,52
3) Chevrolet Onix 2,53 x 1,48
4) Hyundai HB20 2,50 x 1,47
5) Ford Fiesta 2,49 x 1,49
6) Volkswagen Fox 2,46 x 1,54
7) Renault Clio 2,47 x 1,41
8) Toyota Etios Hatch 2,46 x 1,51
9) Volkswagen Gol 2,46 x 1,46
10)Nissan March 2,45 x 1,52


  • Alexandre

    Tirando a questão de segurança e origem do carro, Sandero é a melhor opçao em relação custo X benefício para famílias que podem ter apenas 1 carro.

    • Wellington Azevedo

      O Novo Palio tem somente 2,42 de entre eixos e o Novo Uno 2,376.

      • Stilrl

        AMIGO QUE SURPRESA ESSES NÚMEROS QUE INFORMA

        • Leandro1978

          Cara, não precisa gritar para chamar a atenção. "Desligue" o caps lock.

          • msbiel13

            desista cara , tem gente que só escreve de caps lock , algumas por costume e outras por gosto pessoal

    • Clésio Luiz

      Bem lembrado. o Uno Mille tem espaço melhor que a maioria dos veículos citados e é a prova de que entre-eixos não serve como medida de espaço interno.

    • Rafael Peres

      na reportagem diz "Consideramos ainda popular aquele carro com opção de motor 1.0, portanto, vamos excluir os modelos com motor maior."assim, Versa e prisma ficariam fora mesmo….

      • Stilrl

        O PRISMA TEM MOTOR 1.0

    • waltervac

      Tirando também a segurança (crash test) dos Dacia-Renaults são os piores no mundo inteiro.

      • giodoesitbetter

        Todos os carros da lista tiraram ou tirarão 1 estrela, assim como o Sandero, quando equipado sem airbags. Logo, segundo sua visão, qual carro super seguro você recomendaria para essa família citada pelo amigo acima que pode ter apenas um carro desse valor?

        • waltervac

          Fácil resposta: O Nissan March já vem de série, desde a versão mais simples, com duplo air-bag, fora a estrutura deste nissan que é elogiado mundialmente, quando em crash test, não apenas pela presença do air bag.

          • Patrick

            Mas o (nosso) March, com duplo air bag, não foi aquele que tirou DUAS ESTRELAS para adulto e UMA ESTRELA para criança no ("nosso") crash test?
            Fonte? http://www.latinncap.com/en/results-list

            • silvio_Brito

              Exato. O "nosso" não éo mesmo que o "deles". Não se esqueça!
              E outra observe que o march é o ultimo da lista, e provavelmente poderia ser substituido por um outro. O entre-eixo dele não é nenhuma exclusividade.

        • waltervac

          Ah sim, eu já ia me esquecendo que o HB20 também tem air bag de série, além de ter uma estrutura melhor adaptada para colisões. Repito, segurança não se resume à air-bag e ABS, pois se assim fosse, os lixos chineses seriam super seguros, pois até um Chery QQ tem estes equipamentos, mas a estrutura amassa todos os ocupantes do carro. Leia mais sobre isto até aqui no site, que passará a concordar comigo. Assim, a tal estrutura dos Dacia é tão ruim quanto as chinesas. Não podemos nos esquecer disto.

          • giodoesitbetter

            A estrutura do March é elogiada QUANDO FEITA DA MANEIRA CORRETA. O March brasileiros é um dos menos seguros, escapando de uma estrela apenas com airbags. Dos carros da lista que já passaram pelo Latin NCAP com airbags, o March é o mais inseguro.

            Quanto ao Sandero, a nota dele é superior a: Uno, Palio, Classic, Ka, J3 (Com Airbags) e Celta, além de outros que não são comercializados no Brasil.

            O pessoal pega no pé do Sandero pois ele foi o único sem airbags na rodada dele e por ser o resultado mais recente. Brasileiro tem memória curta. As vezes tá sentado numa bomba mais insegura e ainda vem falar mal dos outros.

            • Jorge_Nobrega

              Tire o Palio dessa lista, pois mesmo sem airbags ele tirou uma nota ligeiramente superior a do Sandero. Outra coisa, parte da polêmica sobre o Sandero tem a ver com a situação que a estrutura do veículo ficou após o impacto, que não foi nada boa. Claro que o que importa é a situação dos ocupantes após um impacto, mas uma estrutura que se detona daquela maneira sempre causará polêmica. Agora imagine uma situação de impacto com um pouco mais de velocidade.

              • Tejolo

                Nota um pouco superior, porém ainda assim ridícula…. qualquer popular sem airbag é uma bombinha ambulante. Alguns, com airbag, melhoram um pouco. Mas ainda assim continuam muito abaixo de um mínimo aceitável.

            • PortoWF

              Esqueceu de dizer que o pessoal pega no pé do Sandero pq são Preconceituosos pra Carvalho!

              • Mr. Potato

                "Ui carro francês não confio mimimi"
                No fundo é mais isso mesmo. Pior do que as 4 grandes a Renault certamente não é.

                • Thierry

                  O Único Com 4 estrelas é o Etios…

          • oscar_fr

            Estrutura. Bom essa palavra não remete somente à segurança, mais recai também sobre a construção geral do automóvel, ou seja, sobre, dentro outros, a confiabilidade do automóvel e nesse aspecto a Renault do Brasil (ou Dacia como você fala de modo pejorativo) é uma das melhores montadoras do Brasil.

            • waltervac

              Na verdade, tudo é ruim, especialmente se é feito para vender para os latinos. O brasileiro não sabe o que é a política do boicote, então, todas as montadoras chegam aqui e curtem com a nossa cara. O título da discussão é o sobre populares com o maior espaço interno: É outra furada, pois são todos apertados e não servem para "Uma família que só pode ter um carro". Daí, volta aquela questão; Muitos aqui foram criados dentro de gol quadrado ou fusca, e nesses carros levavam três ou quatro sentados atrás, com um no colo deles (meio deitado), o mais gordo, ou mulher, ou idoso no banco do passageiro da frente (levando uma criança pequena no seu colo) e o coitado do motorista esprimido pra dar espaço pro "camburão de malas" que vinha atrás dele. Então, pra quem cresceu nestas condições, ter uma família padrão de hoje resumida à um casal com dois ou três filhos (e não tem que carregar mais ninguém, porque o resto dos parentes também tem seus carros), então, qualquer um destes carros da lista acima serve (risos).
              Ah sim, e quanto "à capacidade do porta-malas para viagem", também não era problema, pois todo mundo tinha pouca roupa, não ia usar nenhuma para grandes eventos como hoje (o passeio é ir pra shopping, estando bem vestido), e até podiam usar a dos parentes, já que o passeio era brincar no mato, terreiro, ou nos terrenos vizinhos e praças abundantes, e tudo era levado em sacolas e não em malas duras e com rodinhas que, às vezes, ocupam sozinhas qualquer porta-malas.
              E não venham me dizer que tinha algum burguês aqui que andava sozinho com a família num Landau ou Del Rey, pois até estes carregavam um monte de primos e tias (risos).

    • Felix_S

      Acredito que o Versa foi excluído por ser 1.6

    • GMV

      Mas o Versa não tem opção 1.0.

    • fabioalisson

      Concordo. Aqui em casa tem um Novo Palio e um Ka. Em espaço interno o Palio é bem melhor.

      • Claudio

        Então o correto seria… Os Top 10 com Maior distancia entre os eixos !! kkk

    • Archimedes

      Comece desligando seu caps lock, que issp aqui é um debate de gente educada.

  • bandaxadibar

    De todos estes, HB20 e Onix são os melhores…Mais atualizados…

    • giodoesitbetter

      Mais atualizados não significam melhores. Talvez seja o melhor para você, mas o cara que busca o espaço do Logan não vai comprar um Onix porque é "mais atualizado".

      • Leandro1978

        Basta ver o resultado do crash test do HB20…

        • marciors01

          Três estrelas, nada diferente de palio e gol com airbags.

          • Leandro1978

            O que é péssimo vindo de um modelo recém lançado. Gol e Palio são projetos bem mais velhos (2009 e 1996 respectivamente).

            • silvio_Brito

              Exato. Alem de que o espaço interno do HB não é muito bem aproveitado quanto no sandero e onix!

  • josevaldop

    O sandero e o logan na categoria em termos de espaço são incomparaveis,
    Olha que possuo um e ele é maior que meu sedan medio…

    • Tosca16

      Não sei por que aqui nesse fórum todo mundo tem raiva da Dacia, sei lá num sou fã dela nem teria agora um carro pseudo Renault mas num vejo essa ruindade toda em comparação a alguns carros também comercializados aqui, Logan mesmo ao meu vê dá de 10 num Classic (odeio aquela coisa) …

      • oscar_fr

        Sempre me pergunto isso, mas vai ver que há gente por aqui que acha Gol muito superior ao Sandero e que o Classic 1995, digo 2014, dá uma goleada no Logan. Os carros da Renault podem não ser muito bonitos, mas no resto não perdem em nada aos outros que circulam por aí.

        • Tosca16

          eu sou parente de mecânicos, uns até de revendas autorizadas desde a nova geração do Gol nunca se teve tantos problemas mecânicos como agora, sabe pra muitos o geração 4 dá de 10 em confiabilidade mecânica, e os Renault/Dacia são nesse aspecto bem confiáveis, num vejo Logan mesmo com problemas mecânicos rotineiros .

          • marciors01

            Tosca, existe explicação, o pessoal adora dizer que é um dacia quando apenas o design é dacia, toda a parte mecânica renault e exatamente por este motivo é confiável.
            O erro da renault é não fazer duas modificações necessárias nestes carros.
            Lá fora eles são os mais baratos do mercado, então o nivel de ruído alto e aspecto dos plásticos estão de acordo, aqui com os preços cobrados e com os carros situados acima dos compactos populares considero fundamental um bom isolamento acústico e plásticos com melhor aspecto.
            Nos novos modelos espero que isso seja corrigido, mas ainda acho que se for para vender pelos preços atuais poderiam utilizar um interior com design baseados nos renault europeus, mas duvido que aconteça.

            • marciors01

              Ainda sobre confiabilidade, meu pai gosta de peruas e tem uma chácara, até pouco tempo atrás usava uma quantum porque não haviam peruas atuais que suportem um piso ruim, como a quantum começou a incomodar acabou comprando uma parati de última fornada com um ótimo desconto para produtor rural + o desconto do ipi, então o desconto total foi 33%.
              Bom, a parati, "das auto" já apresentou diversos problemas com 5000km, problema de suspensão, porta do motorista com folga, ruídos na direção hidráulica e fechadura da tampa traseira precisou ser trocada, o único detalhe é que por enquanto ela está na garantia, mas está preocupado porque continuando assim vai dar prejuízo, ela está apresentando mais defeitos do que a velha quantum com 190.000km que foi vendida porque estava começando a incomodar….

            • oscar_fr

              Eu nunca tive um Renault de origem Dacia e na verdade andei apenas no Logan, de Sandero não me lembro de ter andado. Mas como costumo entrar nos carros na concessionária quando levo a Mégane para revisão ou qualquer outro serviço percebo que o acabamento realmente não é muito bom na dupla Sandero/Logan, mas julgo que não é nada muito pior que a concorrência. A Renault precisava mesmo era atualizar seus dois modelos conforme as mudanças que foram introduzidas no mercado europeu.
              Além disso deveria focar mais suas inserções publicitárias no custo de manutenção e confiabilidade de seus carros. Acredito que os carros Renault estão entre os mais 'fortes' do mercado brasileiro, é extremamente comum ver ainda hoje os modelos Clio I, R19, Mégane I, Scénic I, Twingo do início dos anos 90 rodando tranquilamente, muito mais do que Tempras e Tipos.
              A Renault precisa acordar, mas considerando seu DNA français isso já é um bom de um desafio.

              • marciors01

                Oscar, os carros são bons sim, não tenho dúvidas, até porque toda a parte mecãnica é renault e não dacia como muitos gostam de repetir.
                Sobre o interior, acho que realmente está muito fraco em relação à concorrência, se compararmos com o fiest rocam ele perde, perdia para o corsa e perde para cobalt e onix/novo prisma, perde para o gol, perde para gran siena/palio e poderia continuar.
                O problema principal não é a qualidade dos plásticos, neste ponto está na média, o problema é o aspecto do interior, tanto design quando a aparência dos plásticos.
                Para a Europa está ok porque lá é sempre o carro mais barato mas aqui o papel destes carros é diferente, logan e sandero não estão concorrendo com gol g4 e ka, precisam enfrentar concorrentes melhores.
                Eu acho o duster um bom carro, gosto do visual externo, tem bons motores, é silencioso e tem suspensão confortável, e no duster este interior fica ainda mais complicado, considerando o que custa um duster aqui qual seria o problema de um painel inspirado no do clio europeu?
                Acho que fica fácil perceber que não é um painel caro de produzir, é até simples, apenas foi desenhado com bom gosto, já que logan, sandero e duster não são carros baratíssimos aqui no Brasil um interior mais caprichado faria maravilhas pelos carros. http://4.bp.blogspot.com/-9tYsHaTdeNI/TocmywmcEtI

                Até mesmo o painel do clio II seria interessante, foi feita uma versão simplificada no symbol mas já seria um ganha para o carro. http://www.carkhabri.com/Gallery/renault/renault-

                O outro problema de logan e sandero, e que não atinge o duster, é o nivel de ruído, todos os carros renault-nissan para emergentes são péssimos neste ponto, no caso do march passa porque concorre com os carros mais baratos do mercado, mas no caso do versa já incomoda muito, a própria livina sofre deste mal.
                Considerando o que temos no gran siena, cobalt, onix-prisma, 207-passion, fiesta rocam e até mesmo o etios, comparados com estes carros a dupla da renault é mais ruidosa e menos agradável, mais tosca, apesar de que no restante são bons carros.
                Tomara que nesta nova geração eles venham mais silenciosos e agradáveis, mas deixando claro, o nivel de ruído incomoda mais na estrada, na cidade é bem passável.

                • oscar_fr

                  Ao vivo não vi os novos Logan/Sandero mas minha expectativa é que melhoraram muito em relação a estes aspectos ruins dos modelos atuais que você relatou. Só espero que a Renault não cobre esta melhora elevando o preço dos modelos.

  • daviddiniz

    Concordo plenamente que o Logan tem um espaço interno muito bom.

  • rcm88

    Andei em um Etios e entrei em um HB20… achei o HB20 muito mais apertado… Só q como só consideraram 1.0, não está valendo…
    De qualquer forma, prefiro andar de carroça do q de Etios… Não vou gastar nem com capim e ainda não passo tanto vergonha…

  • ricardo78scs

    Pra quem acha espaço interno imprescindível e prioriza este quesito, a dupla Logan/Sandero é a melhor opção.

  • ygoorr

    A marca do Fox não era ''pequeno por fora, gigante por dentro''? Mais uma lata da Volks.

    • Ughadoo

      A ordem do comparativo está levando em conta apenas o entre-eixos. Se a altura for levada em conta ele possivelmente avançaria algumas posições.

      De qualquer modo, o Fox foi lançado antes da maioria dos outros citados. Na época do seu lançamento ele realmente era espaçoso em relação à concorrência.

    • JoaoMartini

      Sim, e realmente é. Tenho 1,82, e com o banco da frente regulado para mim, atras sobra quase 1 palmo do meu joelho até o banco.

    • Tejolo

      O fox tem um sério problema de porta-malas, porém o espaço interno é equivalente ao Sandero. Maior que estes lançamentos premium por ai. Portanto, se porta-malas não for importante, o fox é uma ótima opção.

      • PortoWF

        O Fox é um otimo carro, o problema dele como de todos os VW é o Preço!

    • thales_sr

      Na boa, entra num Fox e num Ka. Se você encontrar esse espaço no Ka, me conta onde tá porque eu não sei.

      • Stilrl

        KKKKKKKKKKKKKKKKK

    • ocduarte

      Ainda existe a possibilidade do banco traseiro do Fox ser movimentado sobre trilhos, o que pode aumentar o espaço para quem vai atrás, ainda que diminua o já diminuto porta-malas.

    • Jorge_Nobrega

      O amigo não conhece o Fox, pois mesmo com entre-eixos pequeno ele oferece um excelente espaço para as pernas no banco traseiro, além de possuir um teto bastante alto. Essa matéria não tem grande utilidade, visto que compararam apenas os entre-eixos, mas isso nem sempre reflete a realidade.

    • camundongson_

      Meu irmão tem um Fox e vou te dizer, pequeno por fora, pequeno por dentro. O problema é que a VW contou tantas vezes a mentira de que ele é espaçoso que muita gente acabou acreditando. E esse papo de que o banco desliza não me convence, pois os concorrentes tem maior espaço e você não precisa ficar empurrando banco pra lá e pra cá.

  • rodrigobertoldo

    Dessa lista eu só encarava o Onix e o HB20. Mais modernos e com espaço equivalente ao resto da lista. Logan e Sandero eu passo…

    • Jorge_Nobrega

      Onix e HB20 possuem o mesmo espaço para as pernas que um Gol ou um March. Essa história de HB20 e Onix são enormes é pura furada, conheça os veículos e confirme. Até mesmo nos vídeos de "detalhes" das avaliações do NA isso fica bem claro, quando o avaliador senta no banco traseiro com o banco dianteiro regulado para sua altura. Os únicos que realmente oferecem bastante espaço nessa categoria(e na lista) são: Sandero, Logan e Fox.

  • Tosca16

    Ford KA e Nissan March entre os 10 no quesito espaço interno é por que as opções mesmo são poucas entre 1.0 L …

    • Diego

      O Ford Ka não está na lista, foi mancada do site !!

  • Ughadoo

    Interessante, mas o ideal seria ter incluído também a largura e ordenado pelo volume (altura x largura x entre-eixos).

  • marcio233

    O Logan, além do espaço interno bom, tem uma boa visibilidade dianteira e lateral devido ao painel e as janelas laterais mais baixas. Acho que isso aumenta a sensação de espaço.
    Não sou fã do desenho, mas da parte interior, fizeram o dever de casa bem, com exceção daquele tecido do fundo dos bancos e sua costura com o tecid da frente dos bancos.

  • Erli

    Nenhum da FIAT, nem Siena, nem Palio Economy, nem Uno Vivave, nem Uno Fire… Cadê a Fiat mesmo?

    • Brunocarro1998

      Não estou defendendo a Fiat não, mas apesar das medidas assustarem (menores que os rivais), ela sabe aproveitar o espaço como poucas marcas conseguem fazer. Entre em um Mille e depois em um Ka e me diga quem é mais apertado!!!

      • XandeeM

        Pois é!Entrei num Palio e num Uno e deu pra achar uma posição razoável para dirigir,mesmo que meio apertado….até entrar num Celta ,puxar o banco todo para trás e continuar espremido.(Tenho cerca de 1,93m)

      • RJr

        Brunocarro1998, concordo com você sobre a fiat aproveitar bem o espaço interno. Minha experiência: tenho um palio, do modelo novo, e meu pai tem um sandero. Dentro dos dois carros, o que percebo mais claramente é que o sandero é mais largo, isso não dá para negar. Entretanto, embora nos números o sandero tenha 17cm a mais na distância entre-eixos que o palio (2,59m contra 2,42m, respectivamente), a impressão que tenho é que o comprimento do interior de ambos é praticamente igual, pelo seguinte: ajustando o banco do motorista para mim (tenho 1,85m), parece que o espaço entre o encosto do banco do motorista e o assento do banco traseiro é a mesma em ambos, se não maior no palio; e se eu "sentar atrás de mim mesmo", a impressão é a de que o palio tem mais espaço para as pernas ,vai entender… Já o espaço no porta-malas é maior no sandero (40l a mais), ele é claramente mais comprido que o do palio, parece que esses 17cm de diferença no entre-eixos está no porta-malas do sandero…

    • hal_cwb

      Acho que esqueceram pois o Punto tem 2,51 de entre-eixos e 1,5 de altura.

  • YoOdEx

    A questão só do entre eixos não diz muito a respeito… Eu tinha um Fox que tinha um entre eixos pequeno, mas os bancos eram altos e a sensação era de muitooo espaço mesmo. Hoje dirijo um Civic 2010 com quase 2,70 de entre eixos e a sensação era de que o Fox tinha muito mais espaço para os ocupantes…

    • Tejolo

      Fique tranquilo, sua sensação é na verdade uma realidade. O fox é mais espaçoso que o civic. aliás, qualquer carro médio é maior internamente que o civic. Tenho um e não cabem 4 adultos nem apertando, pois sou bem alto.

      • marciors01

        Cara, não viaja, o único problema de espaço do civic é o porta malas, cansei se andar no civic e ele é mais espaçoso que o corolla e o meu focus.

        • Tejolo

          Tenho um Civic, e comparado com meu fluence, ele é muito menor. Comparado com o fox da patroa, ele também é menor. Comparado com o sentra da minha irmã, ele é menor…. portanto, ele é sim apertado. Como disse, eu sou bem alto, e não tem como viajarem no banco de trás comigo dirigindo o civic, enquanto nos demais citados é mais tranquilo. Principalmente se comparado com o fluence, que é beeeeem maior internamente, e também no porta-malas.

  • AF1979

    Esse ranking de espaço interno está levando em conta detalhes que nem sempre se revertem em espaço interno. Nem sempre um carro com entre-eixos grande será espaçoso por dentro. Seria mais interessante levar em conta volume total de cabine, mais todas aquelas dimensões conhecidas por letras do alfabeto.

    • Kenny_

      Concordo, tamanho do entre-eixos não diz muita coisa. Pegando como exemplo carros de segmentos diferentes Cobalt tem mais espaço interno que o Cruze mesmo com 6cm a menos. O mesmo serve para Versa e Sentra (2.6m contra 2.685m). Aproveitamento de espaço, posicionamento dos bancos as vezes fazem mais diferença que o entre-eixos.

      • AF1979

        Some-se aí outros detalhes interessantes, como desenho de parede corta-fogo. Na passagem da oitava para a nona geração do Civic, tirou-se 3 cm de entre-eixos, mas redesenhou-se a parede corta-fogo, de maneira a conseguir recuperar os 3 cm que teoricamente iriam para o relho. Há outras pequenas sutilezas, como posicionamento dos elementos no túnel central do assoalho (surpreende ver o quão baixo é o túnel central de um Subaru, mesmo sabendo que passa um cardã por lá), profundidade de painel (se o painel é mais plano, ganha-se mais espaço para os passageiros frontais), inclinação de para-brisa (se o para-brisa for pouco inclinado, dá para jogar os ocupantes mais para frente e mesmo assim teremos uma distância segura da fileira dianteira para o mesmo), fora outros pequenos detalhes envolvendo acomodação geral de elementos na base (vide um Fit passar a impressão de ser mais espaçoso que o irmão de plataforma City, mesmo com 5 cm a menos de entre-eixos).

    • Felix_S

      Sim, o critério foi bem simplista

    • BlueGopher

      É a moda atual de simplificar as coisas eliminando variáveis importantes.
      Tudo parece fácil e instantâneo.
      Até parece que as informações estão servindo mais para desinformar e fortalecer a mediocridade das pessoas do que contribuir para algo útil.

      Aliás, outra coisa irritante são os infográficos, tão em moda por aí, bonitinhos e coloridos e que, de maneira geral, se propõem a ensinar física quântica em apenas uma folha de papel.

  • Francisco

    Uma informação que não se coloca por aqui no Brasil é o "hip room rear" largura dos bancos traseiros, fundamental hoje para quem tem duas crianças usando cadeirinhas de bebê. uma pena pois torno muito mais difícil a escolha e comparação dos carros atualmente.

  • ToNemAi_

    Cobalt deveria entrar ai também mesmo com motor 1.4 o preço do ls é quase o mesmo do que os demais.

    • riccorreasp

      E, pelo que você mencionou outro dia, creio que ganhe até do Logan em espaço interno, não?

      • ToNemAi_

        Eu não sei pois nunca entrei num logan, mas na verdade eu nem sabia dessas qualidade do Logan de ser grande como o Cobalt. Mas que o o Cobalt me deu um susto pelo tamanho interno dele me deu.

      • marciors01

        Fácil, o cobalt também dá um banho em espaço interno no corolla e também no meu old focus, tenho também um megane e este sim é um salão de visitas.
        Inclusive, civic, corolla, cruze, sentra, focus atual, fluence e jetta não chegam próximos ao espaço do banco traseiro que tenho no megane, é gigantesco, e mesmo assim ainda tem um porta malas com mais de 500l.
        Uma caracteríscia que gosto no megane é suavidade geral da embreagem, suspensão, câmbio e do motor 2.0, fiquei surpreso ao dirigir o cobalt porque nestes quesitos o 1.4 se parece com o megane, só não tem a mesma solidez ao rodar.

        • ToNemAi_

          Meu pai ja teve um Megane I (2.0) e o Megane II (1.6) mas nunca achei tão grande assim, mas vai ver pq era um médio e não levei o mesmo susto que o um compacto como o Cobalt me deu. Eu gostaria muito de ver um teste do NA no Cobalt 1.8, mesmo o 1.4 não achei tão manco assim (como passageiro)

        • riccorreasp

          Pelo que você diz, só me resta concluir que os sedans médios estão encolhendo em relação a espaço traseiro e conforto.

  • CAMF

    LISTA TOTALMENTE ERRADA E TENDENCIOSA: vejam o exemplo : novo palio = 2,42 x 1,50 = 3,63 // ford ka = 2,45 x 1,42 = 3,479 // vw gol = 2,46 x 1,46 = 3,5916 . Se forem usar esses critérios( ENTREEIXOS E ALTURA ) , o novo Palio é melhor que o Gol e o KA .

    • ocduarte

      Bem dito. SE forem usar esses critérios, mas como não foram passa a ser tendencioso porque o seu carro preferido ficou de fora. Tem gente querendo incluir carro acima de 1.0 (critério fixo para fazer esta lista). Não dá para agradar a todos.

      • CAMF

        Só completando o Novo Palio tem motor 1.0, portanto deveria estar na lista sim.

    • kdluciano

      Concordo amigo. Essa lista esta muito meia boca. Tem coisa errada ai.

  • Fabiano

    A Lista está errada!

    Fox com espaço interno menor do que Clio? Já tive os dois… Sem comparação! E Ford Ka com espaço interno maior do que o Palio, por exemplo?

    Furada, hein, NA?

  • Mak06

    Creio que o Logan seja mesmo com mas espaço,além do porta malas grande também!
    Pois está cheio de Taxista com esse carro.

  • Clésio Luiz

    Essa lista não reflete a realidade. Como os colegas já disseram acima, os dados de entre-eixos e altura não refletem o espaço interno.

    Vejam por exemplo o Sandero: na teoria ele teria um espaço interno enorme, mas na prática é menor que o Fiesta Rocam e até do que o Palio antigo. Tive uma longa discussão com dois amigos por causa disso, e eles só deram o braço a torcer quando gravei vídeos com meu celular do tipo "eu sentando atrás de mim", onde provei por A+B o que tinha dito antes.

    O Sandero, assim como o Logan, tem o banco traseiro completamente à frente do eixo traseiro, enquanto o Palio antigo e o Fiesta Rocam tem os bancos mais recuados, privilegiando o espaço para as pernas enquanto o Sandero privilegia o porta malas.

    Quem quiser espaço interno grande a escolha é única: Logan. Ele está muito a frente do que todos os veículos citados. Possui espaço interno maior que qualquer carro médio e só vem a perder para minivans. O único carro médio que competiria com ele é o Fiat Tipo, mas esse já saiu de produção faz tempo e nunca foi um popular com motor mil.

    • ocduarte

      Tive um Sandero e estou em condições de discordar, pois também já dirigi Palio e Gol de frota e um amigo tem Fiesta Rocam. Sem acrescentar o critério largura interna, com o qual já daria uma lavada nos demais, por ser mais alto e ter entre-eixos maior o Sandero pode ter o banco traseiro mais elevado que os outros, que compensam o menor entre-eixos com o artifício dos assentos traseiros mais baixos, dando a falsa impressão de que são mais confortáveis e com mais espaço para as pernas. Agora, experimente viajar umas 3 horas no banco traseiro de um Sandero em três pessoas e faça o mesmo num Palio ou Fiesta, depois diga se mantém sua impressão de que eles tem mais espaço atrás.

      • Clésio Luiz

        Me referia ao espaço para quem vai atrás. Para quem vai dirigindo o Sandero é bom sim, mas a coisa muda de figura se você for andar no banco do passageiro.

        Comparar espaço interno de carros diferentes é algo complicado, pois se você entra num modelo que não é seu, com o banco regulado para outra pessoa, não vai dar para comparar corretamente com o carro que você possui/dirige.

        Eu fiz o teste nesses e em outros carros regulando o banco do motorista para mim (tenho 1,75m), e não sou daqueles que dirigem o mais longe possível do volante, mas sim com a posição correta de braços e pernas flexionados, nem perto demais nem longe demais do volante.

        Tenho os testes registrados em vídeo, em que posso comparar lado a lado o espaço dos carros. Não é algo que afirmo baseado em sensações, mas em provas visuais.

        Não posso obviamente me considerar o dono da verdade, sendo que você tem todo o direito de discordar.

    • Stilrl

      AMIGO O SANDEIRO E LOGAN SÃO ENORMES, SEM DUVIDA OS 2 MAIORES POPULARES DO BRASIL.

      EU ANDAVA MUITO EM CARROS DE LOCADORAS, FIESTA, GOL, CORSA, PRISMA, SÃO MENORES (BEM MENORES).

      O SANDEIRO E LOGAN TINHA QUE LIGAR PRA LOCADORA E PEDIR PRA SEGURAR UM, PQ TODOS QUERIAM ESSES 2 MODELOS DEVIDO AO TAMANHO

    • Castle_Bravo

      Olha, meu pai tem um Sandero e eu tenho 1,88 metro e quase 100 quilos e consigo confortavelmente "sentar atrás de mim", mas claro viajar com três ocupantes no banco traseiro não é confortável em nenhum carro nacional, muito menos num Fiesta Rocam ou Palio. Só pra constar, no Gol G4 e G5 eu bato a cabeça no teto quando estou no banco traseiro, e isto não acontece com vários outros carros nacionais, que mesmo menores possuem teto mais alto.

      • Clésio Luiz

        A diferença de espaço do Sandero para o Palio antigo é pequena, coisa de 1 cm a mais para as pernas. Ambos cabem tranquilamente um adulto no banco de trás, mas infelizmente ele não vai folgado. Aliás, dos compactos 1 litro, só teço elogios para o Logan, Uno Mille e Fox. O resto está mais ou menos no mesmo patamar.

    • marciors01

      Eu já fiz este teste com um sandero e não concordo contigo, considero o espaço interno muito bom.

  • Castle_Bravo

    Antes de ver o resultado já imaginei o Logan. É muito difícil supera-lo neste aspecto pois ele sacrificou o design ao limite com este objetivo. É muito difícil superar o ganho em espaço interno sem usar as linhas retas, e usando as linhas retas cria-se um carro feio para o estilo atual.

    • ocduarte

      O design do Logan já seria feio e ultrapassado há uns 20 anos. Mas dentro da proposta, é o melhor popular sem dúvidas.

    • Id_Moreira

      Não necessariamente; o Logan da nova geração é maior que o vendido aqui, e não tem essas linhas retas.

  • 4lex

    e cade aquele slogan da fiat: "pequeno por fora e espaçoso por dentro" ?

    nao tem outra, hoje a melhor(nao dizendo que sao baratos, fique bem claro) compra no segmento de entrada é o chevro onix, e de perto o hb..

    • Castle_Bravo

      Em questão de espaço interno, o HB20 é desprezível, a menos que tenhas menos de 1,60 metro.

      • Clésio Luiz

        Eu tenho 1,75m e ao testar o HB20 não vi ele diferente dos outros carros compactos. Não é mais apertado nem mais espaçoso.
        Os únicos compactos que se destacam no espaço interno são o Uno Mille e o Fox. O resto está mais ou menos no mesmo patamar.

        • Castle_Bravo

          Sobre o teste de "eu sentar atrás de mim" como comentei, o HB20 não passa, teste este que até meu Corsa C passa. =/

  • Roger

    Não da para tirar base apenas por essas dimensões, já que é necessario um aproveitamento dele, para realmente confirmar isso teria de ser medido o espaço útil interno, como espaço para os ombros e altura a partir do assento.

  • Trevor_Z

    Realmente, o logan pode ser feio, inseguro, etc…mas tenho um amigo de 120kg que consegue andar confortavelmente em um, enquanto se sente apertado no meu Golf.

  • Adriano_Silva

    Em matéria de espaço interno e custo beneficio o Sandero é show.

  • dudupruvinelli

    Em 1972, a volvo começou a colocar cinto de três pontos nos bancos de trás do seus carros. 2013 – 1972 = 41 anos e ainda temos carros com cinto de dois pontos em mais de 60% dos veículos vendidos.

  • Romul0

    Matéria ruim hein
    Nem sempre maior entre-eixos representa em maior espaço interno. É um item de medida de conforto, mas ele sozinho não significa muita coisa.

  • lucasfs87

    acho que maior espaço interno se dá pelo tamanho do "espaço", quero dizer, area. Acho que se medisse a area interna destes carros nunca que o clio seria "maior" que o fox. de que adianta ter entre-eixos se o carro é estreito e baixo?
    Obs. Logan realmente é enorme

  • zambarigood

    Que comparação esdrúxula!!! Como entre-eixos e altura fosse parâmetro absoluto para medir espaço interno. Por favor corrijam o título para "Os 10 populares com maior entre-eixos e altura do Brasil" Já tive Mille e é muito maior que ford Ka. E dizer que o HB20 é espaçoso é brincadeira.

  • Fernando

    Falta o Picanto… Apesar do preço, ele tem motor 1.0 e é mais espaçoso que o Ka, eu diria que semelhante ao March.
    Não consigo concordar com o Old Fiesta na quinta posição… o espaço interno dele é muito ruim pra quem vai atrás.

  • Binho

    q materia horrivellllllll kd o popular da toyota, ele tem mais espaco q ao menos 8 desses carros listados.

    • ricpts

      "Consideramos ainda popular aquele carro com opção de motor 1.0"

      O Etios tem motor 1.3 e 1.5 (acho).

  • Id_Moreira

    Espantou-me, positivamente, o Clio. Mais espaçoso do que gol e fox; aliás, nesse quesito – espaço interno – os VW estão devendo pra todo mundo!

    • marciors01

      Na parte traseira o fox é maior do que o clio, na parte dianteira o fox vence na altura mas quem cabe na altura do clio se sente em um carro mais espaçoso, excetuando a altura o fox é menor do que o clio na parte diantera, no clio é possivel dirigir bem espalhado no banco e até com as pernas levemente abertas, ajuda a não cansar na estrada.
      Outro ponto, os bancos do clio dão de dez em qualquer um destes carros citados, largos e com uma aba lateral grande no encosto, segura bem o corpo, parece banco de carro de luxo.
      Isso por outro lado contribui para o banco traseiro ter pouco espaço, os bancos dianteiros são largos e grossos, bom por um lado e ruim por outro, se tivesse bancos fininhos e vabagundos com o os do gol talvez o espaço traseiro fosse igual.

  • PortoWF

    Engraçado , quando o resultado de uma lista não é como o esperado as pessoas desmerecem a lista!!! kkkk
    Que ridículo, parecem crianças mimadas.

    • Fernando

      Não acredito que as pessoas estejam desmerecendo a lista porque o resultado não foi como o esperado. Estamos apenas discutindo os métodos usados para chegar no resultado.

      O problema é que a lista foi feita levando em conta apenas dimensões externas, e nem todo o carro usa o espaço do mesmo modo… Então essa lista não é muito precisa, na minha opinião ela é apenas uma estimativa dos "populares" com maior espaço interno.

    • Leandro1978

      Realmente chega a ser ridículo o comportamento de alguns. E olha que é matéria do NA, imagine se fosse de uma Quatro Rodas (que alguns insistem em criticar e colocar apelidos, mas, incrivelmente acompanham as matérias que a revista faz). Parecem que não possuem o discernimento de ler a matéria, avaliar os critérios e concordando ou não com eles, emitirem sua opinião, mas sem desmerece-la. Mas é aquilo, veem a lista, se os modelos preferidos estão mal qualificados, saem criticando, desmerecendo a mesma. Mas quem acompanha há tempos o comportamento de muitos "leitores" do NA (e isso acontece em outros sites também) não se surpreende com isso. São muitos poucos comentários que realmente são inteligentes e que dá para tirar algo interessante. A grande maioria não dá nem para perder os segundos que levam para lê-los.

  • nelsaum

    Que eu saiba o volume é determinado por comprimento, altura e largura. Cade a largura na conta ?

  • Rômulo

    Lista furada. Considerar apenas entreeixos e altura é MUITO restritivo. Esqueceram o fundamental nos penicos, que é a largura. O mais correto seria fazer um cálculo de volume interno.

    Esqueceram também de dois carros nesse ranking: Etios, Agile, Cobalt e Novo Prisma, que certamente figurariam entre os 10 mais da lista.

    Também não sei que critério bisonho é esse que colocou o Clio na frente do
    Fox.
    Pensei que fosse uma multiplicação… Entreeixos tem prevalência sobre todos
    os itens, é?
    Pode até ser um dado mais relevante, mas os demais servirem só de
    "desempate" é ridículo. Bastaria ter um carro fino e comprido para ganhar
    esse ranking, sem que o espaço interno fosse lá grande coisa.

    O importante é o VOLUME interno (altura VEZES largura VEZES comprimento
    interno).

    Esqueceram ainda de 3 chevrolets importantes na mesma faixa de preço: Prisma
    (é justo, já que elencaram Sedans e Hatches na lista, indistintamente),
    Agile e Cobalt, todos de excelente espaço interno em função do preço. Ainda
    o Grand Siena.

    MEU Ranking seria assim:

    1) Renault Logan 2,63 x 1,53 x 1,74 = 7,00 (entre eixos x altura x largura)
    2) Chevrolet Cobalt 2,62 x 1,51 x 1,74 = 6,88
    3) Renault Sandero 2,59 x 1,52 x 1,74 = 6,85
    4) Toyota Etios Sedan 2,55 x 1,51 x 1,70 = 6,54
    5) Chevrolet Agile 2,54 x 1,53 x 1,68 = 6,52
    6) Fiat Grand Siena 2,51 x 1,51 x 1,70 = 6,44
    6) Ford Fiesta Rocam 2,49 x 1,49 x 1,76 = 6,44
    7) Chevrolet Prisma 2,53 x 1,48 x 1,70 = 6,36
    8) Chevrolet Onix 2,53 x 1,48 x 1,70 = 6,36
    9) Toyota Etios Hatch 2,46 x 1,51 x 1,70 = 6,24
    10) Volkswagen Fox 2,46 x 1,54 x 1,64 = 6,21

    ——— sequer figurariam na lista dos 10 mais ———-

    11) Fiat Palio 2013 2,42 x 1,51 x 1,70 = 6,21
    11) Nissan March 2,45 x 1,52 x 1,66 = 6,18
    12) Hyundai HB20 2,50 x 1,47 x 1,68 = 6,17
    13) Volkswagen Gol 2,46 x 1,46 x 1,66 = 5,96
    14) Renault Clio 2,47 x 1,41 x 1,64 = 5,85
    15) Ford Ka 2,45 x 1,42 x 1,64 = 5,71

    • hal_cwb

      Não entendi porque o Punto com 2,51 de entre-eixos, 1,50 de altura e 1,68 de largura não entrou na lista do NA.

  • Johnny

    Não podia deixar passar: Chupa FIAT!!! :D :D :D

  • diegopolla1

    Logan é o verdadeiro mito neste quesito. Agora anda de logan 1.0 com um pesadinho como eu no volante e mais passageiros?
    No way!

  • Ubaldir

    Levar em consideração diretamente o entre-eixos é muito relativo. Uma comparação simples: Fox x Gol x Polo. Mesmo com entre-eixos idênticos, o Fox tem mais espaço interno que o Polo, que tem melhor aproveitamento que o Gol. E não é questão da altura, não. O Fox garante espaço para as pernas de quem vai atrás sensivelmente superior, tanto quando comparado ao Gol quanto ao Polo. É questão de uma arquitetura bem diferente utilizada no espaço interno do Fox, em que os ocupantes da parte dianteira foram levados para frente, abrindo espaço para os ocupantes da parte traseira. A despeito de provocar alguns inconvenientes (as pedaleiras ficam bem à direita do condutor, deixando a condução mais desconfortável), não se pode negar que no espaço interno o Fox é muito "maior" que os outros dois, o que demonstra claramente que a consideração pura e simples do entre-eixos como parâmetro é enganosa. Entrando dentro do Onix e do HB20 tive plena sensação de que eles não alcançam o mesmo patamar de espaço interno do Fox. O teste que faço é simples: como tenho mais de 1,90 metro de altura, acerto o banco para mim na frente e depois me sento atrás do banco do motorista. No Fox consigo me alojar com algum conforto atrás de "mim mesmo". Isso não acontece no GM, e muito menos no Hyundai, que tem uma posição do banco traseiro muito estranha.

  • http://vurtos.blogspot.com MMR05

    Pq isso? A lista da postagem parece ordenada de forma errada, ou eu não sei fazer cálculos, sei lá.
    1º01 Renault Logan 2,63m x 1,53m40,239m²
    2º02 Renault Sandero 2,59m x 1,52m 39,368m²
    3º06 Volkswagen Fox 2,46m x 1,54m 37,884m²
    4º03 Chevrolet Onix 2,53m x 1,48m 37,444m²
    5º10 Nissan March 2,45m x 1,52m37,240m²
    6º08 Toyota Etios Hatch 2,46 x 1,51 37,146m²
    7º05 Ford Fiesta 2,49m x 1,49m 37,101m²
    8º04 Hyundai HB20 2,50m x 1,47m 36,750m²
    9º09 Volkswagen Gol 2,46m x 1,46m 35,916m²
    10º07 Renault Clio 2,47m x 1,41m 34,827m²

    E claro, se estar medidas são de entre eixos é uma lista de o quanto estes carros são espaçosos para quem os vê por fora, não falaria nada sobre o aproveitamento interno deste espaço. Questão de eficácia.

    Estão falando sobre a altura, mas, que altura? Eu procurei e não achei. É a altura máxima ou média? Todos estes carros tem o teto reto e sempre paralelo ao piso deles?

    A distância entre o banco traseiro até o painel subtraída da profundidade dos bancos dianteiros não importa em nada? A distância, interna entre as portas também não? A altura entre a parte do banco onde ficaria a coluna da pessoa a ser transportada e o lado interno do teto, a área dos pés, sei lá caras, parece dados mais relevantes para se falar de espaço interno.

    Cobalt é popular? Caraca véi, sou muito pobre.

  • HK_S3

    Osh… Quem fez esta lista? O pobre estagiário?
    Tá faltando alguns carros ai…

  • Lucas Matheus

    Viva o Logan ! O carro que revolucionou o conceito em espaço interno de populares !

  • Silvana

    O fiat idea?

  • wanderson

    Esse logan é feio p baralho,desses todos sou mais meu voyage!