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Nesta lista TOP 10, os sedãs médios mais econômicos do Brasil estão relacionados. Atualmente a tecnologia flex não tem contribuído para redução no consumo, mas o panorama do segmento deverá mudar nos próximos anos.

A introdução de motores menores e mais eficientes deverá contribuir para um ganho em desempenho, economia e emissão. O consumidor terá de deixar a paixão pelo 2.0 litros de lado e abraçar uma tecnologia mais sofisticada.

Na relação abaixo, apenas os sedãs médios com consumo aferido pelo Inmetro estão relacionados, visto que a tabela de eficiência energética do instituto nacional foi criada para auxiliar o consumidor na hora de comprar um veículo, apontando os mais econômicos, mas não para denegrir a imagem deste ou daquele modelo.

Infelizmente talvez alguns fabricantes instalados no Brasil ainda pensem que expor seus produtos com etiqueta veicular seja um prejuízo à imagem. Bom, quem não é visto, não é lembrado. Decidimos incluir modelos do segmento Premium, apesar do tamanho um pouco maior que a média.

Os números que consideramos são apenas os de consumo com gasolina, visto que o etanol oferece média bem inferior. Assim, vamos à lista dos 10 sedãs médios mais econômicos do Brasil:

Marca/modelo – consumo estrada (km/l) – consumo cidade (km/l) – média (km/l)

1) Renault Fluence 2.0 MT – 14,1 – 10,2 – 12,15
2) Honda Civic 1.8 MT – 13,4 – 10,7 – 12,05
3) Kia New Cerato 1.6 MT – 14,0 – 10,0 – 12,00
4) Toyota Corolla 1.8 AT – 13,3 – 10,5 – 11,90
5) Nissan Novo Sentra 2.0 CVT – 12,9 – 10,2 – 11,55
6) Ford Novo Focus 2.0 AT – 12,6 – 9,6 – 11,10
7) Mercedes-Benz C180 1.6T AT – 12,6 – 9,0 – 10,8
8) Audi A4 2.0 Multitronic/Peugeot 408 1.6 THP AT – 12,4/11,2 – 8,8/10,0 – 10,60/10,60
9) JAC J5 1.5 MT – 11,4 – 8,9 – 10,15
10) Volvo S60 T4 1.6T AT – 11,5 – 8,4 – 9,95

Galeria de fotos dos 10 sedãs médios mais econômicos do Brasil:


  • Tosca16

    O Renault Fluence estava também na lista entre os 2.0 mais fracos do mercado menos mal que é "econômico" , o único chinês acredito na categoria também está presente na lista, J5 tem um motor de baixa litragem apenas 1.5 por isso falta fôlego .

    • gustavolgf

      20kgmf de toque, e vc acha fraco ????

      • Tosca16

        torque de carros com motores menores, segundo o próprio NA esteve entre os 10 mais "fracos" do mercado.

        • Dan718

          Acho que você está falando desta matéria: http://www.noticiasautomotivas.com.br/top10-os-ca

          Na mesma matéria estão Corolla e o Jetta 2.0 e só a versão 1.8 do Corolla está na lista dos econômicos. Ou seja, além de "fracos", o Corolla e o Jetta 2.0 não são econômicos – "mais mal" para eles.

          • Tosca16

            sim, era essa matéria.

            • Edson Roberto

              Bom, mas dizer fraco sem determinar o que e complicado. Pois sabemos como o motor casa bem com os cambios que o modelo possui.

    • Tejolo

      Se ele é fraco, então minha percepção está errada, pois ele empurra todos os demais médios não turbos em qualquer situação, com exceção ao Elantra que anda junto. Isso no automático CVT. O manual ainda não dirigi, mas não deve ser pior.

      • http://twitter.com/wNyckolas @wNyckolas

        Você já andou num Old Focus 2.0 16v de 147cv?
        Enquanto o Fluence faz aí de 0-100 em quase 10 segundos, o Old Focus faz 100 na cas de 8.7.
        Só um exemplo.

        • fschulz84

          Só se for no old Focus mesmo (até mk1,5)…

          O MK2,5, por causa do peso maior e do acelerador eletrônico, deve ter 0 a 100 em um tempo maior que carros 1.6

  • https://www.facebook.com/thiagozannon.soaresnogueira Thiago Zannon Soares Nogueira

    Tenho um renault fluence câmbio mecânico que faz no máximo 8 km/l na cidade na gasolina. Sobre o desempenho.. em comparação a um kia cerato mecânico.. o renault fluence tem um desempenho bem melhor.

    • Henrique

      Tenho um CVT, e quanto ao desempenho, estou mais do que satisfeito. Mas o consumo está me assustando. Até bem pouco tempo atrás, conseguia médias de 12km/l de gasolina andando a no máximo 120km/h. Hoje, não sei por que, não passa de 10, e com muita paciência. Já foi levado à CSS duas vezes, e dizem que tudo está normal…

    • Murilo

      Pois é, nunca consegui fazer estes consumos de reportagem. Tenho um New Fit 1.4 (que na verdade é 1.34) e faço este consumo que atribuiram ao Fluence, que tem um motor maior e mais potente. Isso que ando que nem uma véia, porque se pisar um pouco mais já era.
      Desde que inventaram esses Flex se foi o consumo. Tive 2 Fit modelo antigo, somente gasolina, que davam banho nesse novo.

  • Lucio

    Aí vem um cara e começa a descer a lenha em um ou outro carro. Depois desliga o computador e vai dar uma volta no seu Fiesta 99.

    • acorda

      hahahaha….ri sozinho aqui.

    • ahoraessa

      verdade kkkkkk…..

  • Leandro1978

    "Curiosamente" os três mais econômicos são mecânicos…

    • dudupruvinelli

      E 4, dos 5 primeiros, possuem motor e câmbio japoneses.

      • ilno

        3 dos 5 primeiros possuem motor e câmbio japoneses, os outros dois são um coreano e um francês…

        • brplanob

          O motor do Fluence é da Nissan

        • dudupruvinelli

          Caso não saiba, o CVT e o 2.0 do Fluence são do Sentra.

    • Antonio_Brust

      Não é nem curiosamente, carros automáticos costumam ter o consumo um pouco maior que mecânicos.

    • mho

      Um dos responsáveis pelo alto consumo é o conversor de torque pois, além de aumentar consideravelmente o peso do carro, ele dá uma amarrada no desempenho e para compensar é só acelerando mesmo.
      Com a embreagem este efeito é minimizado.

      • Tygra10

        É por isso que gradativamente os câmbios com dupla embreagem automatizados substituirão os câmbios automáticos convencionais.

    • KzR

      E o mais econômico é um 2.0, cuja litragem o brasileiro médio tem que desapegar.

  • AndredeAzambuja

    Fluence é a escolha mais racional entre os sedãs médios entre R$ 50.000 e R$ 65.000. Aliás, se ele é o melhor da lista, por que é o Civic que ilustra a matéria?

    • Anderson_sp
      • Tejolo

        Melhor um barulho que se conserta em um dia de serviço, sem comprometer nada o veículo (ao contrário do que a matéria fala), do que um carro que anda sozinho e bate, colocando os usuários das vias em risco grave. Veja a 4 patas deste mês para saber que carro, de baixo custo, estou falando.

        • Anderson_sp

          Carro feito com solda mal feita você não acha grave ? coisa que nem deveria ter nenhum carro ainda mais se tratando de um carro médio, pra mim é gravíssimo, até porque o defeito está na estrutura do carro.

          • Tejolo

            4 estrelas no crash test, em um modelo inferior ao vendido aqui (sem 4 bags e o principal, sem o tensionador do cinto), você acha inseguro? Desculpa, mas não tenho $$ para mandar importar um 5 estrelas europeu. Aliás, até tenho, mas acho desnecessário. Agora, ao analisar a compra de um carro também 4 estrelas, porém trazido diretamente da coréia especialmente para o crash test, e ainda assim tirar as mesmas 4 estrelas me deixariam receoso, sabendo que a versão brasileira deve ser inferior, como é hábito por aqui.

        • luk4z_sl

          Qual é o carro?

        • dudupruvinelli

          Além disso, foram somente as primeiras unidades a chegar.

        • luta4ever

          Também o cidadão não puxa o freio de mão e quer que o carro não desça, cambio não é freio de estacionamento!! E a proprietária do Cruze q disse q puxou o freio de mão é muito estranho, se todo cruze tivesse esse defeito não tinha um inteiro.

    • Brunocarro1998

      Talvez seja porque o Civic venda 5 vezes mais. Ou seja, é mais importante tanto no Brasil, quanto mundialmente (vende muito mais que o Renault), talvez seja por isso.

      • fabioalisson

        Tem gente que tenta desmerecer Civic e Corolla a todo custo… Ridículo.

    • Leandro1978

      Simples, porque se tivessem colocado o Fluence, as pessoas não leriam a matéria… o.0 Cara, que preciosismo! Reclamar da foto que ilustra a matéria. Realmente o Eber tem que ter muita paciência…

    • rodrigobertoldo

      O Civic é mais legal…

    • fep

      Quem deveria estar na primeira foto é o Fluence, isso não está certo !
      Tem muitos puxando o saco para o Civic, e nesta matéria ele perdeu !

  • João

    Cadê o Fiat Linea ai?? Certeza que o 1.8 E.torq é econômico sim!

    • mho

      Acho que estes valores relatados são dos carros testados pelo NA, não lembro do Linea ter sido testado pelo Eber ou a sua equipe.

      • Dragoniten

        "Na relação abaixo, apenas os sedãs médios com consumo aferido pelo Inmetro"

        Ler a matéria que é bom nada, né?

    • FiuzaLima

      Apesar do tamanho, o Linea é compacto…

    • fschulz84

      Como a chamada da matéria diz, são sedans médios…

      Apesar da FIAT sempre sonhar e querer isso, o Linea não é um sedan médio.

    • fabioalisson

      Duvido muito que o Linea seja mais economico que o Civic.

    • Bruno_ts

      Linea não é sedã médio.

  • Eu Mesmi

    To com uma dúvida. Um amigo meu disse que o corolla Xei dele Aut faz 6km/l e aí tá dizendo quase 10

    • Henqqq

      Xei é a versão 2.0.

      Essa ai a qual a matéria se refere é a versão 1.8 do gli e xli

      • https://www.facebook.com/mauricio.gnecco.9 Mauricio Gnecco

        Tenho um XEI 2.0 11/11 e na cidade com transito pesado (20km/h media de velocidade do computador de bordo) o consumo fica de 4,8 à 5,5…. Gosta de álcool viu…kkkkk
        Mas em compensação na hora que pisa o bicha anda!!!!

  • ete

    Cade o cruze ecotec?

    • TacodeSinuca

      No boteco bêbado de tanto encher a cara de petróleo

      • Juliano

        Como proprietário de um posso dizer que no álcool é uma droga mesmo. Mas na gasolina é econômico sim. 15km/l na estrada. No álcool na estrada faz 9,5 10 no max.

        • TacodeSinuca

          Relax tb tenho um, esta marcando 8 na gasosa, mas o carro de 22km quem sabe melhora depois.

          • Leandro R7I

            Tenho um Cruze Sport 6 LTZ manual 2012 que tem o mesmo peso do Cruze Sedan automático. Vou da zona norte de SP até São Caetano do Sul todo dia (média de 26 km/h) e não rodo em estrada. Meu carro tem 12 mil km e a média na gasolina é de 10,5 km/l. Viajei uma vez com o carro com um tanque de gasolina incluindo trechos de estrada sinuosa e fiz 14 km/l. Não é uma primazia de consumo, mas é o sétimo carro flex da família (entre 1.4L, 1.8L e 2.0L, FIATs e GMs) e é o mais econômico até agora.

            • http://twitter.com/TacodSinuca @TacodSinuca

              Espero que melhore, mas mal dirigi, ainda não abasteci no meu posto de confiança coloquei R$ 10,00 de gasolina, cheguei em casa e guardei e não andei mais desde quarta, depois vamos ver com gasolina boa como ele gasta, semana que vem devo pegar estrada.
              Qual tipo de gasolina vc usa?Comum?Aditivada?

              • Leandro R7I

                Estou usando gasolina comum da Shell. Já fiz experiência com aditivada da Shell também, e o consumo até melhora, mas não o suficiente para valer a pena pela diferença de preço. Alguns amigos que tem Cruze Sedan AT dizem que a aditivada da Ipiranga melhoram bastante, mas eles pegam muito mais trechos de estrada por tanque. Mas devo dizer que o consumo melhorou significativamente após os 5 mil km rodados. Aliás, tanto em relação ao desempenho, quanto ao consumo, depois dos 5 mil km parece outro carro… muito mais "solto" e econômico.

          • figado

            Falando nisso, ta gostando do Cruze nessas impressões iniciais?

            • http://twitter.com/TacodSinuca @TacodSinuca

              Andei muito pouco( 20 km) somente, essa semana vou ficar de boa em casa, mas semana que vem eu vou viajar ai vou poder dizer =)

      • Igor

        Rapaz sempre falei isso… Gm não sabe fazer motor econômico… só mesmo em emissões que o Pé-de- canatec é melhor que os antigos Família 2 pq em consumo e desempenho não teve qualquer ganho!

    • Samuel..

      Nem me fale..9.000 km rodados..Trajeto de 16 KM por dia…Porto Alegre…6,5 kM por litro de gasolina…Podes crer..NÃO É ECONÔMICO….

    • ilno

      A Chevrolet não disponibiliza os carros para o InMetro testar…

  • zeferreira

    Olhe que nem precisava ser o mais econômico pois é disparado o melhor da categoria em sua faixa de preço.

  • Brunocarro1998

    Duvido que o Fluence seja mais econômico que o Civic. Nenhuma revista apontou isso, o motor da Nissan sempre teve fama de beberrão após a flexibilização. E outra, perde em desempenho para Civic 1.8 no câmbio manual, Civic 2.0 auto, Corolla 2.0, Elantra 1.8 e 2.0,

    • dudupruvinelli

      Fluence 2.0 perde para Civic 1.8?!

      • Brunocarro1998

        Na linha 2014 do Civic, o 1.8 ganhou câmbio manual de 6 marchas , nos testes da AE, ele passou o Fluence no quesito desempenho. Já entre 1.8 auto e Fluence 2.0 aut, o Renault anda mais. Ambos 2.0, boa vantagem ao Honda novamente.

      • rodrigobertoldo

        O Civic Manual 1.8 anda mais mesmo. O automático 1.8 fica para trás, mas se forem os 2 motores 2.0 o Civic ganha.

        • WorthWRT

          Com o preço do Civic 2.0 compro um Fluence Turbo :)

          • rufus, o lenhador

            e eu compro um civic 2.0 mesmo, apesar dos bons motores nissan.

          • rodrigobertoldo

            O Fluence é o melhor carro pra todo mundo falar que compraria, mas ninguém compra.
            Até deve ser um bom carro, mas eu não teria.

            • https://www.facebook.com/paulo.cavalcante1 Paulo Cavalcante Lopes

              nossa o fluence e o melhor mesmo…eu compraria! enquanto nao posso me contento mesmo com meu sentra cvt…que e muito espaçoso e economico! civic é mais carro pelo fator de revendacabamento interno e manutençãonsumo bem capaz que seja proximo dos irmão sentra/fluence…

      • FlavioBlom

        Eu achava que até meu finado Corsa SS andava mais que o Civic 1.8.

    • Tejolo

      Posso responder de maneira parcial, pois tenho os dois, e digo parcial pois não são das versões expostas e sim dois automáticos: a diferença é grande, quase 2,0km/l em favor do Fluence na estrada, onde o francês passa sempre de 13km/l e nas mesmas condições o Civic costuma chegar no máximo à 11,5km/l, com V-power. Na cidade empatam, na faixa de 9. Isso nas minhas condições de uso. Fora o desempenho do Fluence, que é bastante superior ao Civic em qualquer situação.

      • Eduardo

        O seu civic é a partir do novo modelo de 2012 ou é aquele anterior?? Pergunto pq to interessado em um 2012 e vi diversos comentarios do pessoal fazendo 14-15 km/l na estrada com o Eco ligado. Vlw.

        • Tejolo

          É 2011, 1.8. O novo, com o eco ligado, consegui 12 nas mesmas condições de rodagem. E sem o eco não conseguí passar de 10, isso no 2.0 é interessante ganhar 2.0km/l, sem perda perceptivel no desempenho. Ele fica um pouco mais lesado do que já é, mas nada que comprometa. Devo pegar um até o final do ano, o meu tá beirando os 120k. Pena que a css não pega na troca, Civic aqui onde moro é mico.

    • JPaulo10

      O consumo está aferido em gasolina. O motor Nissan é famoso por beber demais álcool, e inversamente com gasolina.

      • rufus, o lenhador

        na verdade, esse motor do sentra era perfeito com o cvt antes da flexibilização.
        após, virou beberrão de qq jeito, com álcool ou gasolina.
        não acredito nos números do teste, e digo mais, o civic 2.0 auto é mais economico que o 1.8 mt

    • atl77

      De que mundo se veio amigo, o Fluence e um dos sedans médios mais econômicos, se não o mais, justamente por ter um ótimo cambio. O CVT, beberraz são os carros da GM, alias nunca vi um carro econômico da GM.

      • FiuzaLima

        Astra 2.0 8V MT, meu pai teve um e, quando comprou um Astra AT, passou o carro para meu irmão. Com ambos (e também comigo) o carro era econômico. Rodou mais de 160 mil Km sendo econômico, coisa linda (já o AT de meu pai bebia demais…) A história terminou quando roubaram o carro… Lembro que meu irmão ficou triste por uns 5 minutos, até lembrar que teria problemas para vender o carro mesmo. Pegou o dinheiro do seguro, completou, e comprou um Vectra GT com o mesmo conjunto mecânico zero Km (já em fim de linha). Ótima compra por 49 mil reais há dois anos. O problema é que o carro anda um pouco menos e bebe muito mais que o Astra…

        • atl77

          Pois eu nao sabia que o astra era econômico, alias a GM tirou o Astra para colocar o Sonic, ultimamente a GM ta derrapando muito, mas da nova geração de carros da GM so tem carro beberrao, vamos qual vai ser do novo cambio para o cruze.

          • FiuzaLima

            De fato. A GM prometeu renovar a linha, mas não curti o resultado. Nenhum dos modelos atuais faz jus ao anterior no respectivo segmento. Ou em design, ou em desempenho, consumo, espaço, praticidade…
            O Corsa era melhor que Onix, Agile e Prisma em quase tudo, o Astra surrava o Sonic, a Meriva e a Zafira se reviram em suas covas com a existência da Spin e o Vectra foi substituído pelo Sonic Sedã, praticamente (e não pelo Cruze – que é muito bom carro, por sinal), basta olhar os preços.
            Tiraram a Captiva V6 e o Omega, carros que mostravam aos brasileiros uma janela do que a GM podia fazer.
            Acho que o real acerto foi com a S-10 e com o Cobalt. Apesar do design do sedã, são bons carros, a preços condizentes para o Brasil.

            • FlavioBlom

              O Vectra Elite custava mais de 70k.

              • FiuzaLima

                Mas tinham duas versões mais baratas, a Expression, que era vendida por 50 e a Elegance, que era fácil encrontrar por 55 mil… Quando lançaram o Cruze aconteceu o mesmo que agora com o Focus, o gap ficou grande demais.

          • http://twitter.com/wNyckolas @wNyckolas

            O Astra é relativamente econômico, vai depender muito do pé do motorista.

            • https://www.facebook.com/paulo.cavalcante1 Paulo Cavalcante Lopes

              realmente vai depender do pé do motora mesmo…eu ja tive um por 5 anos(2.0 8v – 05/06)…me surpreendeu, qualquer viagem que fosse tinha que ser nele…todo revisado era comun fazer 13 -14 km na estarda com ar ligado! mas não rodova por regioes serranas…cansei de rodar 690 -730km com o tanque!

      • Brunocarro1998

        Leia um pouco mais sobre o Sentra (do qual veio a motorização), e veja os dados de consumo. O Fluence não é muito diferente, em média dos testes de revistas perdeu em consumo para Civic e Elantra, empatou com Corolla e Jetta.

        • atl77

          Ja li muito sobre o Sentra e sei de ambas a motorização, ja li muitas revistas pois sou apaixonado por sedans medios, e algumas sim mostra o consumo do Fluence maior que o do Civic. No seu comentário discordei o fato de vc esta afirmando que os motores da Nissan são beberrões, que eu axei um absurdo pois aliado ao bom cambio CVT ele traz um otimo consumo para quem nao curte pisar, xD
          abs

    • Marciomaster

      Olha Bruno, não conheço o Fluence e nem quero (caro sem graça), mas como ja tive new civic, nada bebe mais que o mesmo, ele nem devia estar na lista, pode acreditar.

      • Brunocarro1998

        A Honda deu upgrade no Civic 2014, o câmbio de 6 marchas, Econ deixam ele um pouco mais econômico. Na AE ele chegou a 12,3km/l na estrada com álcool.

  • jonas

    Cerato e Focus não podem estar nos "médios" do BraZil, e no caso do Sentra, só se for o modelo novo!!!

  • https://www.facebook.com/PortugaCordeiro Magnus Cordeiro

    Fluence é com certeza o melhor custo x benefício e a compra mais racional da categoria . . . . .

    • gcarlos

      Todo mundo acha, só que comprar que é bom….

      • https://www.facebook.com/PortugaCordeiro Magnus Cordeiro

        Como muita gente aqui sabe , minha opinião a respeito de comprar carro 0km é : NUNCA !!!

        Mas com certeza pra quem gosta de comprar carro 0km e se eu fosse adepto dessa mania besta(ops . . .)nos dias de hoje eu compraria um Fluence com certeza . . . . um amigo trocou o New Civic dele EXS 2011 semana passada por um Fluence GT 0km e está dando pulos de alegria . . . . eu andei no carro e realmente gostei muito . . . . .talvez daqui a uns 4 anos quando ele estiver com um preço que eu goste e possa eu acabe comprando um usado . . . . .

      • MLO79

        Fato… todo mundo recomenda a compra do tal do Fluence, mas, comprar mesmo, quase ninguém compra…

  • gabriel machado

    você quis dizer: mais menos beberrões

    pq econômico aí vi nenhum… para o desempenho ridículo dos motores

  • http://meyercafe.tumblr.com/ MeyerCafe

    ironicamente, meu C4 VTR 2.0 faz 10 na cidade e 14 na estrada…

  • albert

    Elantra faz no mínimo 15km/L na estrada e não está nem nessa listagem, acho que há algo errado :)

    • dougkmt

      O consumo do Elantra foi aferido pelo INMETRO??

    • albert

      Me mostre em que parte do texto ta falando que são os top 10 aferidos pelo INMETRO

      • Oisrato

        3 parágrafo de baixo para cima… Brasileiro, segundo as últimas pesquisas, consegue ler textos, porém não consegue interpreta-los…

  • Eduardo

    É… o mercado demora geralmente uns 10 anos pra ver que existe outro carro melhor no mercado. Eu não compraria o corolla porque não gostaria de ver ninguém sentado no banco de trás encolhido. Civic também não tem porta malas e é duro que nem gol. E aliás… nos anos 90 todos achavam que o vectra era o melhor carro do segmento… mas já não era pois havia o civic 1.6 e o corolla 1.8 que andavam a mesma coisa e eram mais econômicos. Agora o jogo inverteu e temos um carro melhor, muito mais completo, com tecnologia que nem o Sonata tem e ainda acham que civic e corolla são melhores. Torço pro Fluence nunca ser o mais vendido pois aí continuarei pagando muito mais barato na manutenção de um carro mais bem acabado, mais completo, mais econômico, mais espaçoso e que anda bem mais que os chochos corolla e civic…

    • http://twitter.com/wNyckolas @wNyckolas

      Motores de Civic e Corolla não são de se subestimar, cuidado com seu pensamento. Se a Honda quisesse, ela teria colocado o iVTEC aspirado de 200cv no mercado aí, ao invés desse de 155cv.
      Agora me diga, que marca você conhece que tem um motor I4 original de fábrica com 200cv?

  • W_Costa

    Legal esse ranking "Top Ten" de consumo, não queria pedir demais ou ser auspicioso, mas o NA bem que poderia atualizar esse ranking todo mês e expandi-lo as outras categorias (a que me interessaria mais seria a dos hatchs compactos ditos "premium", rsrsrsrs…),

    mesmo sabendo que aqui a maioria é cliente dessas categorias (sedans médios e grandes), a categoria dos hatchs compactos está bem "badalada" atualmente".

    Gosto muito desses rankings, pois são muito reveladores…, ainda mais vindos de fontes confiáveis como o NA.

    • Rafael

      Nao confie nesse ranking , vai comprar Gato por lebre .
      Eu tenho um elantra e ele na estra sempre da 15 a 15.8 Km/litro
      ele nem apareceu na lista .

      • W_Costa

        Ainda acho que servem de referencia sim, acredito que os carros tenham passado por situações semelhantes (percurso, nº de passageiros, qtde de bagagens, etc) para serem comparados, seria até sem lógica compara-los em situações diferentes, o que se pode extrair de um comparativo desses é o seguinte:

        Esse gasta menos que aquele, se no seu trajeto "particular", seu carro um "4) Toyota Corolla 1.8 AT" bebe XX, XX, um "1) Renault Fluence 2.0 MT" que muito provavelmente deverá beber menos.

    • fredggp

      Não acredito muito nestes números de consumo. Acreditar não é bem a palavra, mas testes de consumo, na minha opinião são algo bem difícil de se ter como referência para a escolha. Explico: para servir para mim deveria ser informado também a velocidade média (se disponível). Sem ela não terei o sentimento de que qual carro é o mais adequado para minha região ou trajeto. No meu caso, tenho um FOX 1.6 i-motion que, no meu trecho, a uma velocidade média de 19 km/h faz 7,6 km/l na gasolina. Apesar do trânsito estar excelente neste dia, para o meu trecho repito, 7,6 é bem inferior ao de sedãs médios da reportagem. E o carro está ok em manutenção, sem problemas nem nada, fazendo a 100 km/h 13,8 km/l, que considero bom, visto que a aerodinâmica e a força maior dos motores dos sedãs envolvidos realmente são melhores na estrada, apesar do peso maior (relação peso/potência melhor). Acredito que nesse meu trecho, apesar de o trânsito estar bom na hora que vim para o trabalho, acho que não passei da terceira marcha…..

      • W_Costa

        Parece que esse seu trajeto é bem curto e sinuoso para nem engatar uma 3ª marcha. Quem sabe uma moto te atendesse melhor hein?!

        • fredggp

          Com disse, acho que não passei da terceira (não fui para 4 ou 5). Como o trecho é muito movimentado (perigoso) uma moto para mim está fora de cogitação, uma por que não sei pilotar e outra tenho medo. O que quis dizer é que as médias informadas precisam ser melhor compreendidas para que as pessoas não se decepcionem com o consumo que leu, por acaso, numa revista. Consumo envolve muitas variáveis.

  • MM_

    O problema é que aí vc mora em São Paulo e descobre que nenhuma dessas médias são factíveis na vida real.

  • Vitão

    Esse consumo do Civic seria com o modo "Econ" ligado?!

    Pois sempre ouvia q o Civic era beberrão, mas isso na geração anterior, o "New Civic"….

    • Marlon

      Sobre o Civic atual não sei dizer, mas meu "New" Civic 2009 manual está me surpreendendo. Tem feito entre 9,5 e 10,2 km/l de gasolina na cidade. Estou vendendo um Civic 2004 que frequentemente eu passava da barreira dos 11km/l com ar ligado, também com câmbio manual.

      Já o New Civic automático tem um consumo totalmente diferente. Muito pior.

      • fabioalisson

        Acho o meu excelente também. É um New Civic 2011 MT. Médias que variam entre 11,5 km/l e 12,5 km/l em Brasília, ar ligado 90% do tempo. Para um médio com 140 cv e desempenho bom, acho médias excelentes.

    • rodrigobertoldo

      Não, eu tenho um e NUNCA uso o Econ, e ele faz sempre uns 10,5, até 11km/l na cidade. Estrada andando na boa, bate 14,5km/l, mas se correr muito fica nos 12.5 por litro. Mas aqui é tudo muito plano, fica fácil ser econômico…

      • fabioalisson

        Manual ou automático? 1.8 ou 2.0? A cidade é Brasília?

        • rodrigobertoldo

          1.8, Manual 6 marchas. Cidade de Linhares no Espírito Santo. Eu já tive 3 Civics (2007, 2011, 2014) todos com câmbio manual. O mais antigo fazia 9km/l na cidade, o segundo fazia quase 10 e esse novo passa dos 10km/l sempre. E eu tenho com cambio manual por gosto mesmo, quando comprei tinha oferta "cambio automático grátis", e eu não quis. Gosto de esticar as marchas e dirigir mesmo. E sempre Ar ligado, pois aqui o calor é pra danar…

          • Vitão

            Pelo visto acho q o q mata no consumo do Civic é o cambio automático…..

            Eu tbm sou a favor do cambio manual, pois é mais prazeroso dirigir, esticar as marchas, reduzir, etc…. Mas aki em SP com o constante trânsito, tá meio difícil ficar só na 1o e 2o kkk….

            Tava em dúvida entre Civic Manual e o Automatico, mas acho que vou acabar optando pelo manual.

            Valeu pelas informações!!

            • rodrigobertoldo

              Eu tenho ele manual também porque onde moro não há congestionamento, dá pra andar e curtir o carro.
              Não sei se teria um carro manual se fosse obrigado a pegar transito pesado, preso em engarrafamento rotineiramente, isso tira o tesão do motorista.
              Já fiquei preso em SP e no Rio em engarrafamento e é dose, dá vontade de sair do veículo e ir caminhando…
              Mas tirando esses fatores, recomendo o carro sem restrição! Anda bem, bebe pouco e é bom de curva.

              • fabioalisson

                Faço das duas palavras, as minhas. Tenho um Civic 2011 (modelo anterior), cÂmbio manual, faz entre 11,5 e 12,5 km/l na cidade com ar ligado direto, inclusive bebe menos que um carro 1.0 que já tive, anda muito bem, estável ergonômico e manutenção à custo de carro popular.

                Recomendo sem restrições também e é bem provável que esse não será meu último Civic.

  • guilhermeccomp

    Muito pertinente esse top 10. Parabéns ao NA

  • felipe

    Cade a BMW 320i 2013 17 km/l na estrada

    é um sedã médio só que é premium

    • gabriel machado

      sério 3 é medio-grande

      tamanho do fusion, malibu, sonata…

      • JulienAvril

        até onde eu sei. o serie 3 é concorrente do MB classe C, e Audi A4….

        • gabriel machado

          o gol é do tamanho do A1, não falei que são concorrentes

  • FiuzaLima

    O carro pode até ser econômico, mas tudo depende do motorista… Minha namorada teve um Fit LXL CVT 2005 por 4 anos. Fazia no máximo 9,5 na cidade. õ.O

  • heliobarbosa

    cvt então é lenda?

  • Davi Sousa

    Não posso deixar de me manifestar. Tenho um Corolla 12/13, que adquiri zero quilômetro, após ter vendido um civic que também comprei zero e rodei 3 anos. O consumo do civic nem se compara ao do corolla, que é de fato bem mais econômico. Os dois que comprei são automáticos. Na mesma época que comprei o Corolla, um amigo meu comprou um fluence, e ele me afirmou que o carro dele já está com mais de 10 mil km e nunca fez mais de 7,5 km/l na cidade. Quero deixar bem claro que não sou garoto propaganda da Toyota, mas o carro é de verdade muito econômico. Desde zero, nunca fiz menos de 9 km/l na cidade e andando a 100/110 km/h na estrada, o consumo médio é de 12,5 km/l. E não estou falando de computador de bordo, e sim de contar km rodados e dividir pelo número de litros de gasolina gastos. Não é blefe. O carro é muito bom, não dá oficina e as revisões são baratas para o seu padrão.

  • Dragoniten

    Galera, parem de dizer "eu faço x km/l", "meu carro faz Y km/l", "não sei quem disse faz Z km/l".

    Esse é o TESTE DO INMETRO, ele foi criado para COMPARAR os valores de consumo ENTRE OS RESULTADOS DO INMETRO, pois todos são feitos seguindo uma MESMA METODOLOGIA.

    Esse teste não quer dizer que não é possível fazer uma média melhor o pior com cada carro.

    Tá difícil conviver com a ignorância dos leitores atuais do NA. Vamos ver se a tirada dos "likes" melhora a qualidade desses comentários.

    • Fabio

      Parabéns!!!

      Tá difícil do pessoal enxergar isso!!

      Foram testes de laboratório submetendo os carros as mesmas condições.

      E para quem acha que é tendencioso o resultado, basta verificar o site do innmetro, o Fluence vem fazendo bonito a mais de um ano: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculoshttp://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos

    • Danilo

      Falou tudo cara! É incrível como tem gente que olha a tabela e diz: meu carro X faz muito mais que isso. Não é possível que essas pessoas se esquecem que consumo consumo cenários iguais para os dois carros e serve apenas para rankear os carros. Se num ranking um carro aparece fazendo 10 km/l não significa que o seu carro fará. Depende de uma série de fatores!!

    • Davi8u

      Se tivesse vc nao ganhava um…kkkk

  • https://www.facebook.com/junior.leall2 Junior Leall
  • Mario

    Meu pai tem um Fluence MT,ja andei muito com ele. No trânsito não faz mais que 8km/l, estrada varia muito da velocidade, variando entre 10 e 14km/l.

    Mas quanto ao desempenho, nunca que um Civic 1.8 ou qualquer outro médio com motor abaixo de 2.0 aspirado anda junto. Em aceleração é muito forte por ter a caixa bem curta! Deixa pouco a desejar em curvas devido a proposta de conforto.

  • Ayrton

    Fluence é de longe o melhor custo benefício da categoria. Honda e Toyota são overpriced no Brasil.

  • Cesar

    Se a Honda não insistisse em manter essa " carinha feia" do Civic, ja teria comprado um. Fui ao EUA recentemente e a agora posso dizer com toda certeza que as modificações que fizeram no modelo americano fez muita diferença.

  • Lucas Rodrigues

    médias do Ford Novo Focus 2.0 AT nos EUA somente com gasolina – estrada 15,3 – cidade 11,1
    mas eles tem que colocar o motor pra rodar com alcool também né?! daí as médias caem, com um consumo desse não precisa de etanol que é uma porcaria!

    • Davi8u

      Mas la esse motor roda com o E85 vendido em posto. Conheco muita gente que so roda com esse ethanol quando nas autoestradas porque na cidade e metade do consumo da gasolina.

  • Lukoh

    Jetta 2.0 TSi Highline DSG poderia entrar nessa lista….

  • http://twitter.com/wNyckolas @wNyckolas

    Será que a gasolina que eles usam pra fazer esse teste é a mesma que nós usamos aqui, misturada com álcool?
    Porque isso pode interverir bastante num consumo.

    • Davi8u

      O Obama ta falando demais com a Dilma. Agora nos EUA a gasolina vem com 10% de ethanol. Ou seja comecaram a querer copiar a gente em alguma coisa…kkkk Deve ser isso que eles tanto espionavam o Brasil. Tentando desvendar o misterio dos motores frekis…kkkk

  • Henrique

    Se o Civic 2.0 fosse considerado, com folga lideraria a lista. Esse carro chega a 16km/l na estrada. Nem em carro popular eu consegui fazer isso.

  • luan

    Cruze cade vc meu filho ?

  • Matheus

    Feliz com o 7o. Lugar. Adoro minha C180! Pra mim o melhor de todos relacionados ai…

  • fabioalisson

    - Novo Palio 1.0 8V Attractive – 13.6 – 10.8 – 12,2
    - FORD Ka 1.0 8V Fly – 13.5 – 11.6 – 12,55
    - Gol G4 1.0 8V – 13.2 – 11.1 – 12,15
    - HB20S 1.0 12V Style – 14.4 – 11.5 – 12,95
    - HB20 1.0 12V – Comfort Style 14.5 – 11.5 – 13

    - Renault Fluence 2.0 MT – 14,1 – 10,2 – 12,15
    - Honda Civic 1.8 MT – 13,4 – 10,7 – 12,05

    Aí quando eu digo que boa parte de nossos 1.0 são verdadeiras lixos mancos e beberrões, tem comentarista que discorda e tenta argumentar…. 1.0 pra mim, nunca mais…

    Tá na hora do povinho largar de pensar pequeno e enxergar que cilindrada e potência nem sempre tem relação direta com consumo.

  • Erick Vieira

    Boa Tarde !!
    Sempre acompanho os posts do Blog !! Acho muito interessante e Legal as materias que voces fazem . Ajuda muito o cliente na Hora da Compra. So que vendo esta materia nao pude deixar de comentar e tirar uma duvida com voces . Gostaria que me responde-se .
    Porque o Elantra Tanto o 1.8 e o 2.0 Nao entraram nesta Lista . Pois tenho um 2.0 e consigo 14,5 por litro em viagens Longas . Qual o motivo dele ter ficado fora deste top 10 ?

  • JulienAvril

    Engraçado que o downsizing não fez mto efeito nos sedans médios..
    todos motores com cilindrada reduzida e turbo estão no fim da lista!

  • Luccas

    Tenho um Fluence CVT que faz 10,5 km/l e anda muito… não troco por nada ou melhor já to namorando o GT que certamente será o próximo…

  • Roberto

    Faltou o Elantra ai.. tenho conseguido boas médias com o meu.

  • marcos

    Meu gran siena 1.4 atractive faz 13.5km !!! E ele aparece na relação estão fazendo hora com a nossa cara este tipo de informação duvidosa ou mal intencionada

  • oscar F. Morewira

    pelo que veja as medias dos carros sedã, prefiro ficar com meu fusion 2.0 de 240 CV que faz 5,8 cidade e 9 estrada, carro que tem pegado firme

  • antonio marcos

    o siena 1.4 atractive faz uma média de 13km/l, então eu pergunto será que ele não deveria estar nesta lista?