TOP 10: Sedãs médios mais econômicos do Brasil (2024)

Toyota Corolla Hybrid 2020 1

Quais são os sedãs médios mais econômicos do Brasil? Nesta lista TOP 10, vamos falar exatamente sobre isso, pois esse grupo de carros continua sendo muito procurado em nosso mercado.

Na relação abaixo, apenas os sedãs médios com consumo aferido pelo Inmetro estão relacionados, visto que a tabela de eficiência energética do instituto nacional foi criada para auxiliar o consumidor na hora de comprar um veículo.

Ela mostra os mais econômicos com uma avaliação dentro dos mesmos parâmetros, não para denegrir a imagem deste ou daquele modelo.

Os números que consideramos são apenas os de consumo com gasolina (incluindo modelos híbridos), visto que o etanol oferece média bem inferior, e é muito caro na maior parte do país, não sendo interessante financeiramente.

Veja também: sedãs médios automáticos mais baratos

10) Volkswagen Jetta GLI

vw jetta gli 2023 novo

A falta de opções entre os sedãs médios (alguns saíram de linha e o renovado Honda Civic ainda não chegou) fez com que até o Jetta GLI entrasse na lista dos 10 mais econômicos.

Isso é curioso pelo apelo esportivo do modelo da VW, que não foi projetado para ser tão econômico quanto outros concorrentes. Mesmo assim, ele consegue marcar 9,9 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.

O Jetta GLI é equipado com motor 2.0 TSI de 231 cavalos e 35,7 kgfm de torque. O conjunto ainda tem câmbio automático de dupla embreagem e 7 velocidades.

9) Kia Cerato 2.0 AT

Kia Cerato 2022 1

A penúltima posição aqui é do Kia Cerato, vendido em nosso mercado sempre com o motor 2.0 de até 167 cv e 20,6 kgfm de torque. O câmbio é automático e tem seis marchas.

Mas falando sobre o que interessa nessa lista, o Cerato consegue uma média urbana com gasolina de 9,6 km/l, enquanto que na estrada e com o mesmo combustível ele faz 13,1 km/l.

8) Audi A3 Sedan 2.0 TFSI

a3 sedan 2022

O belíssimo Audi A3 Sedan continua sendo uma das opções entre os sedãs mais luxuosos em nosso mercado. Além disso, ele também não faz feio quando o assunto é a eficiência.

Suas versões atuais vem sempre com o motor 2.0 TFSI de 204 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, com câmbio S Tronic de dupla embreagem e 7 velocidades. O sistema ainda conta com o sistema híbrido-leve de 48V.

Segundo os testes oficiais do Inmetro, ele marca 10,2 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, mas na prática esses números acabam sendo ainda melhores (especialmente nos trechos rodoviários).

7) Chery Arrizo 6 Pro 1.5 Turbo

arrizo 6 pro 1 1

A investida da CAOA Chery em nosso mercado tem sido forte em todos os segmentos, e isso também ocorre entre os sedãs com o Arrizo 6, em sua renovada versão Pro.

O chinês vem com motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque ligado ao câmbio automático do tipo CVT, que simula 9 marchas. Nas médias de consumo, ele entrega 10,6 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, com gasolina.

A linha da marca também recebeu o Arrizo 6 Pro Hybrid, mas infelizmente esse modelo ainda não foi testado pelo Inmetro.

6) BMW 320i GP

BMW é a primeira fabricante de luxo a vender carros no Instagram

Se vamos incluir mais de uma versão do Corolla, por exemplo, nada mais justo do que também dar essa chance a outros modelos. Com isso, o BMW 320i GP é outro da gama que está entre os sedãs médios mais econômicos.

Mesmo sem a tecnologia empregada no irmão 330e M Sport, ele ainda apresenta números bem interessantes de consumo. Segundo o Inmetro, são 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

O alemão vem com motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm, aliado ao câmbio automático de 8 marchas e com tração traseira.

5) Chevrolet Cruze 1.4 Turbo

chevrolet cruze midnight avaliacao 1

O sedã médio da General Motors é produzido na Argentina (Rosário) e possui a moderna plataforma global D2XX, a mesma que equipa o Chevrolet Equinox. Bem econômico, ele faz 10,5 km/l e 13,9 km/l na cidade e na estrada, respectivamente.

O Cruze 1.4 Turbo tem um design bem moderno e aerodinâmico, que ajuda a reduzir o arrasto e poupar combustível. Dotado de Start&Stop, o sedã desliga seu motor quando parado no trânsito, bebendo menos.

O propulsor por sua vez é o moderno Ecotec 1.4 SIDI Turbo, que possui turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível com tecnologia flex, entregando 150 cavalos na gasolina e 153 cavalos com etanol, além de 24,5 kgfm de torque.

4) Mercedes-Benz C200 EQ Boost

mercedes benz c200 amg line 2022

A Mercedes-Benz aparece por aqui com o C200, que vem com motor 1.5 turbo de 204 cv e 30,6 kgfm ligado a outro motor elétrico de 20 cv e 20,4 kgfm. O câmbio é automático e tem 9 marchas.

Essa versão novamente mostra como a ajuda de um propulsor elétrico ajuda a diminuir o consumo, pois o alemão faz 11,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

Vale relembrar que a linha da Mercedes-Benz sofreu algumas alterações recentes, como a saída do Classe A Sedan de entrada (restando apenas o A 35 Sedan). Com isso, o C200 é o único citado por aqui.

3) Toyota Corolla 2.0 CVT

toyota corolla xei 2020

Sim, o Corolla aparece duas vezes nessa lista. A segunda posição foi alcançada graças à versão híbrida do sedã, mas isso não quer dizer que as versões convencionais também não apresentem boas médias de consumo.

Essas versões contam com o renovado motor 2.0 Dynamic Force, que entrega 177 cv e 21,4 kgfm de torque, aliado a uma transmissão automática CVT. Com esse conjunto, o Corolla 2024 consegue médias de 11,9 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada.

2) Toyota Corolla Hybrid

toyota corolla altis hybrid avaliação na 2

Depois de ser atualizado no Brasil, o novo Corolla apresentou várias novidades, incluindo a eficiente versão híbrida. Aliás, esse modelo mostra o abismo existente entre os carros híbridos e os convencionais quando o assunto é seu consumo.

Segundo os dados divulgados pela Toyota, que foram aferidos pelo Inmetro, essa versão do sedã japonês tem médias de 17,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada (sim, modelos híbridos conseguem ser mais eficientes no trecho urbano).

O conjunto mecânico usado pela marca para alcançar essas médias é um motor a combustão de 101 cavalos atuando em conjunto com outro propulsor elétrico de 72 cavalos, com torque de 14,5 kgfm e 16,6 kgfm, respectivamente. A transmissão é automática CVT.

1) BMW 330e M Sport

bmw 330e m sport

Ao passo que decidimos incluir modelos como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C nesta lista, é óbvio que eles apareceriam em posições privilegiadas por aqui. Afinal, ambos contam com versões híbridas.

O BMW 330e M Sport aparece no topo quando o assunto é seu consumo, pois ele marca 22,4 km/l na cidade e 25,9 km/l na estrada. Esses são os números oficiais do Inmetro, mas na prática o alemão acaba sendo mais econômico nos trajetos urbanos.

Para isso, ele usa um conjunto composto pelo motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm (o mesmo do 320i) associado ao propulsor elétrico de 68 cv (com pico de 113 cv). Ou seja, ele tem entre 252 e 292 cavalos de potência combinada.

O conjunto ainda usa uma transmissão automática de 8 velocidades. É a versão mais cara do Série 3, mas talvez seja a melhor de todas.

Sedãs médios mais econômicos na cidade

  • BMW 330e M Sport
  • Toyota Corolla Hybrid
  • Toyota Corolla 2.0
  • BMW 320i GP
  • Mercedes-Benz C200
  • Chery Arrizo 6 Pro
  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI
  • Volkswagen Jetta GLI
  • Kia Cerato 2.0

Sedãs médios mais econômicos na estrada

  • BMW 330e M Sport
  • Toyota Corolla Altis Hybrid
  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo
  • Toyota Corolla 2.0
  • Mercedes-Benz C200
  • Chery Arrizo 6 Pro
  • BMW 320i GP
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI
  • Kia Cerato 2.0
  • Volkswagen Jetta GLI
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X