_Destaque Mercado Veículos Comerciais

Toro se fixa na segunda posição e Strada acelera na liderança

fiat-toro-volcano-avaliação-NA (74)

O mês de abril entre os comerciais leves parece revelar uma nova realidade do segmento. A Strada manteve a ponta diante da irmã Toro, que inicialmente parecia ameaçá-la. A picape leve da Fiat não só manteve a posição, como acelerou na liderança.

A Saveiro ficou em terceiro, enquanto a Hilux emplacou o quarto lugar. A S10, que nos próximos dias terá renovação, ficou em quinto e distante da Oroch. L200 e Amarok surgem em seguida. A Montana voltou ao fôlego de antes e superou a Fiorino, que ficou em décimo.

No segundo pelotão, surpreende as vendas da van Master, que superou a Ranger – recém-renovada – enquanto a rival Ducato despencou de posição, ficando em 15º. Em breve, o fechamento oficial de abril pela Fenabrave.

Confira abaixo os comerciais leves mais vendidos de abril de 2016:

1) Strada – 5.427 unidades
2) Toro – 3.954
3) Saveiro – 3.042
4) Hilux – 2.744
5) S10 – 1.871
6) Oroch – 1.179
7) L200 – 985
8) Amarok – 968
9) Montana – 904
10) Fiorino – 893
11) Master – 773
12) Ranger – 703
13) HR – 520
14) Frontier – 301
15) Ducato – 186
16) Kangoo – 184
17) Daily 3514 – 167
18) K2500 – 117
19) Boxer – 115
20) Doblò – 100

[Fonte: Fenabrave]





  • Wellington Myph13

    Efeito modinha. Logo passa. Chuto uns 1500/mês daqui uns 3 meses.

    • Marcio Almeida

      Acho que nao, pelo preço e pelo veículo acho que mantem as vendas pq uma saveiro pode chegar a 60 k e não vale pelo que é, devo admitir mas acho que a modinha vai ser os outros copiarem a Fiat

      • Wellington Myph13

        1500/mês ainda é uma venda considerável.
        A Saveiro só paga 60k quem quer algo além do trabalho, e ainda assim se distancia da Toro de 80k.
        Saveiro e Strada vão continuar vendendo versões pé de boi pra trabalho, coisa que com a Toro não dá.

        • th!nk.t4nk

          Daqui uns 3 anos: “Efeito modinha. Passando os primeiros 5 anos, as vendas vão cair, vocês vão ver.”

      • Filipe Augustus

        E quando for lançada a Toro cabine simples e a Toro TigerShark, pode ter certeza que ela passa a Strada!

      • Mestre Fioda

        Concordo Márcio, principalmente pelo preço cobrado nas picapes pequenas cabina dupla e pelo preço das picapes “médias” com motores ciclo otto (flex). A Fiat posicionou bem a Toro se a concorrência não se mexer creio que a Toro vai aumentar ainda mais o volume de vendas.

    • Danilo

      Efeito modinha que supriu as necessidades de milhares de pessoas que compravam camionetes médias para andar na cidade ou quem não tinha cacife pra gastar mais de 150k numa camionete que tem menos itens de série que essa Toro. Isso sem falar no conjunto motor/câmbio que dá de 10 a zero em qualquer utilitário do segmento. Acho que a modinha vai demorar a passar, modinha é um carro sem sentido vendendo horrores, a Toro não se encaixa nisso kkkkkkk

      • Wellington Myph13

        Calma fã…
        Não disse que o carro é ruim… a Fiat achou um segmento bem procurado, que é aquele de quem compra Hilux, S10, Amarok pra rodar em cidade, e precisa de uma caçamba eventualmente. Desse povo, vai sair os 1500/mês como eu disse.
        Agora a modinha é que além dos 1500 são pessoas que compram achando que vai suprir um sedã ou um SUV compacto (pela média de preço) e vai dar com os burros nágua quando ver que ela não serve muito bem pra isso, e a venda vai reduzindo…
        Motor e Câmbio não da de 10 a zero em NENHUM utilitário do segmento, ele pode dar de “8 a 2” nos Sedãs e SUV’s que as pessoas estão trocando, mas quem quer usar de verdade, como usam os donos “de verdade” de Hilux, S10 e CIA, ela passa apertado…

        • Martini Stripes

          Mãe diná por mãe diná. Ninguem aqui está sendo fã.
          O @Danilo só disse que a Toro Volcano, é bem mais completa que qualquer caminhonete que custa 30 mil a mais, e só traz a caçamba maior, nada mais, perde em todo o resto. Pra quem tem sitio, chacara, ou até fazenda, muitos tem Strada devido ao eixo motriz ficar sobre o maior peso e atolar menos do que uma grande 4×2 e até 4×4.
          Vá com calma e aguardemos, mas acho que tende a manter esse número sim. Principalmente pelo número de CCS e Tem muita fila de espera por ela.

          • Wellington Myph13

            Como disse, concordo que o carro é bom e que a Fiat pegou um segmento “aguardado” mas também não é tudo isso a ponto de tirar as vendas das médias…
            E eu chamei de fã pelo fato de como ele escreveu. Olhe todos os outros comentários além do dele em resposta ao meu, bem imparciais, ele foi mais na “jugular” falando de forma como se estivesse defendendo a Fiat.

      • Robinho

        qualquer utilitario do segmento: ate aonde eu sei so tem a Oroch

    • SDS SP

      Acredito que tenha potencial para manter o volume atual, pois pode roubar vendas das pick ups pequenas em suas versões top de linha, além de veículos de outros segmentos. Quem gosta de pick up e não podia comprar uma pequena por conta do espaço ou uma média pelo preço, a Toro se encaixa como uma boa opção, mesmo com o limitado EtorQ.

    • Mauro Moraes

      Veremos mais tarde. Desde o lançamento da Toro, sempre achei que a Fiat faria dobradinha nos primeiros lugares. A Saveiro, embora reestilizada, não tem a tradição da veterana Strada e sua “cara” já nasce cansada, mais do mesmo. Esta sim, eu acho que depois do efeito novidade, deve consolidar-se no quarto lugar, atrás da S-10 ou Hilux.

    • André

      Tinham que passar a Toro para a lista de carros de passeio, assim como fizeram com os SUVs, é obvio que a esmagadora maioria usa para passeio e não como utilitário.
      Todos sabemos que está roubando vendas de SUVs compactos, sedãs, hatchs, peruas etc…

      • Matheus Lelis

        Toro na categoria de carros de passeio? Não é porque quem tinha um sedan e comprou a toro que ela vai ser carro de passeio.

    • tiago

      acho que menos de 2000 não fica, deve acontecer que nem o renegade bater um pico de 5.000 e depois estabilizar nuns 3.000

      • th!nk.t4nk

        Exatamente. Tudo indica que vai se manter ali nas 3 primeiras posições mesmo.

    • rafael morozini

      Aé? Então porque a oroch não teve esse efeito lançamento?

      • Wellington Myph13

        Primeiro porque a Renault espanta esse tipo de cliente com aquele interior. Segundo que ela é menor e só tem Manual.
        Terceiro porque como bem sabemos, o forte da Fiat sempre foi o marketing.
        A Toro está até ajudando a Oroch vender algumas unidades a mais, por conta de preço.

        • Lucas086

          Concordo, a Oroch virou opção a Toro kkkkk a Toro ajuda até nisso, a Renault precisava muito era melhorar o interior dos seus carros e equipar com dignidade, tirando Fluence e Sandero Rs, nenhum tem esp e tsc, sandero não tem nem vidros automatizados.

          • Edson Fernandes

            A dureza é saber que já existe Oroch Automatica só que não trazem para o Brasil (há na Argentina)

        • Hadson Nobre

          A dupla Duster e Oroch necessita de atualização visual o mais breve possível. O duster parecer rústico por fora, até o torna opção, mas o interior, sem qualquer condição de competir com os demais da mesma faixa de preço, os torna opções inviáveis. Se vão lançar aqui o tal Grand Captur, espero que a Oroch adote o visual dele, para quem sabe assim vir a ser capaz de competir com a toro flex. Sem falar da necessidade de um câmbio automático decente.

    • EJ

      Não é modinha. E você pode aguardar que em breve todo mundo lançará suas “Toro e Oroch”, pois não vão deixar a Fiat nadar de braçada nesse segmento tão lucrativo. Questão de tempo. As pickups médias cresceram demais, veja o que aconteceu… a Toro é praticamente o que a S10 e Ranger eram…abriu um nicho no mercado e Fiat e Renault foram espertas de saírem na frente.

  • V12 for life

    Como todos imaginávamos a FIAT descobriu segmento de novo, isso acelera a concorrência.

    • duhehe

      Espaço que a concorrência criou,
      Nem todo mundo que gosta de pickup tem 150 mil dilmas para dispor em um carro, assim como muitos desses tem amor ao dinheiro e também não paga 60, 70 mil numa Strada e Saveiro, nem as pickups grandes e nem as pequenas valem o valor cobrado, criou-se esse espaço, que a Toro parece preencher de forma honesta.

      • Mestre Fioda

        Usei os mesmos argumentos acima para justificar o bom volume de vendas da Toro. Para complementar ao seu acredito que a concorrência poderia reduzir os preços das picapes pequenas e das grandes. Primeiro porque como você bem disse: ” todos tem amor ao seu dinheiro”, e com o posicionamento da Toro se comparar…Realmente a picape da Fiat é a melhor opção em qualquer versão. Segundo porque os preços das picapes pequenas e das grandes estão muito acima do que os veículos realmente vale.

    • DiMais

      a Hilux está caríssima, então a Fiat puxa o tapete com a Toro nas versões mais básicas enquanto S10 vai dar o troco por cima não exagerando nos preços como a dona Toyota.

  • Higo Belchior

    Com a chegada da Toro eu pensava que as vendas da Oroch nao seriam boas.
    Para este carro nao acho pouco vender mais de mil unidades/mês, ou tô enganado?

    • invalid_pilot

      A Oroch tem preço… Ai que esta o pulo do Gato, apesar de mais simples e acabamento pior, com o valor da Toro de entrada voce leva a 2.0 completa (apesar de manual)

      Agora vai ter AT tbm e tende a vender melhor

  • Rafael

    Impressionante como a Strada vende sendo praticamente o mesmo carro desde o lançamento. Mas eu confesso, pra quem precisa de um carro bom para pegar peso e “barata” a Strada é excelente. Dirigi muito uma Adventure e lembro que fiquei surpreso positivamente com o comportamento dinâmico bem suoerior ao que eu esperava para um carro de mais de 15 anos de mercado. Na estrada de chão não tem pra nenhuma outra da categoria. Ela alta e encara mesmo sem do os buracos.

    • DiMais

      antes dela tinha a Courier, que era carro pra bater mesmo, hoje não tem outra picapinha que possa ser usada pra bater igual uma Strada.. vejo muitas CD Adventure pelas ruas sendo usadas pra trabalho e não lazer, agora com a chegada da Toro é bem provável que ela receba mais um tapinha pra dar sobrevida e logo estará como era a Fiorino (antiga) até pouco tempo atrás, um estranho no ninho mas que se assegura com suas boas vendas.

  • Kiyoshi Yamashiro

    A Fiat foi esperta em lançar uma picape em tamanho intermediário entre as pequenas e as médias, vai servir de inspiração para as outras montadoras, já a Renault foi mais inteligente que a Peugeot ao se arriscar em um segmento inédito, já que a Oroch tem um número de vendas razoável, ao contrário da Hoggar, que foi um fiasco

  • fbl

    Nas picapes de verdade eu vejo a primeira com quase 1000 unidades a frente da segunda e a terceira e quarta dando pena.

  • Lucas086

    Saveiro está muito cara, uma dignamente equipada cabine estendida está por 55 mil, a strada se consegue por 47, é uma diferença considerável. Agora a Toro não é surpresa está em 2, a Fiat acertou nesse carro, pega vendas de todos os segmentos.

    • Matthew

      Pra mim todas essas picapes pequenas têm um preço ridículo. Configurei esses dias uma Saveiro CE com kit dignidade, 57 mil pratas. Isso porque eu coloquei pintura sólida, se não seria mais mileta nessa conta. A Strada acho que só serve pra trabalho nas versões básicas por causa da suspensão traseira por feixe de molas, única no segmento. As versões top, como a Adventure que passa dos 60 mil reais, jamais.

      • Lucas086

        Com certeza, muito cara, mas a VW sempre posiciona os modelos dela acima da concorrência. Por isso não lidera nenhum segmento que atua.

  • Leônidas Salazar

    Ranking – 237 veículos mais vendidos em abril (2016)
    http://www car blog br/2016/05/ranking-dos-237-veiculos-mais-vendidos.html

    • tjbuenf

      Para de ficar postando esse lio de blog por aqui….

      • Mario Aloisio Ferraz

        Esse blog é ridiculo, textos totalmente puxa saco da Vw e comentaristas também. Se encontraram os puxa saco da fundewagem, kkk

  • pedro rt

    acredito SIM q o TORO vai ser o novo lider de vendas nesse segmento ha medio prazo assim tmb como a saveiro vai crescer em vendas e se tornar a segunda mais vendida no segmento. a strada esta no mercado desde 1999 sem nenhuma mudança de geracao e so passa por reestilizacoes

    • Diego Sangi

      O problema é que a strada sem muitas mudanças permanece melhor q a saveiro.

      • Decio Antonio Bozo

        Nao viaja

        • Diego Sangi

          A saveiro é uma pick up q não aguenta trabalho pesado. Mas se o dono quer andar com caixas de som na carroceria, costuma ser a escolha.

          • Decio Antonio Bozo

            Fala isso pras minhas então, nunca deram 1 problema e trabalham pesado ein e na região da cidade que eu moro as usinas so tem frota de Saveiro tbm

  • Pipo pipo

    Num post recente afirmei que a S10 viria sem aumento porque tava tomando pau da toro e Hilux, uma turminha se rebelou que eu estava comparando toro com ela. A resposta está aí, o mercado respondeu, não concordo e não entendo nosso mercado mas o fato é que aqui se mistura tudo, se ontem compramos sedã, hoje compramos perua, depois SUV e amanhã sabe-se lá o que. Poucos consumidores são fiéis a um único estilo de carro.

  • CanalhaRS

    Eu acreditava na possibilidade da Torto chegar ao segundo posto em vendas. Só não esperava que fosse tão rápido.

    • DiMais

      eu esperava uma queda maior da Strada, mas ela acabou se sagrando como o modelo Fiat mais vendido no mês.

  • Junior Do Queijão

    PELO OS PREÇOS QUE AS CONCORRENTES ESTÃO PRATICANDO ( R$ 170.000,00 EM DIANTE) AS VENDAS DA TORO SÓ TENDE A AUMENTAR!! QUANDO A FIAT COLOCAR OPÇÃO UMA 4X2 AUTOMÁTICA IRA VENDER MAIS AINDA

  • Bruno

    Só não vendeu mais por que a fila de espera está absurda

  • Impala_67

    S10 Lider de Maio.. esperem e verá… vendemos demais na AgriShow ^^

  • EJ

    Fiat podia trazer a última geração da Dobló disponível na Europa. Já não vende quase nada, e o segmento não é totalmente de se jogar fora. Tá vendendo menos que Kangoo, que nem sabia que ainda estava sendo vendida!

    • DiMais

      não vale a pena o investimento em ferramental pra produzir aqui, muito menos importar.. a versão atual chegou por aqui a contragosto dos executivos, porque os volumes não justificam investir nele.

  • HugoCT

    A Toro tem um excelente custo beneficio comparada a S10, Amarok e etc..
    Um potencia comprador dessas pickups ao ver a Toro ele percebe que pode ter praticamente o mesmo tipo de veiculo, com seu real uso (esse tipo de cliente não usa caçamba e quase nunca os bancos de passageiros traseiros) para a cidade e com preço bem inferior e mais facil de manter, com todos os custos fixos mais baratos. É ai que a Fiat acertou. A versão Volcano é a que pega esses cliente de pickups grandes. Quanto a Oroch, ele tem mais tempo de mercado que a Toro e provavelmente não deve vender muito mais do que ja vende.

  • Danilo Fernandes

    A FIAT está lucrando em cima da visão de mercado que teve. Mais da metade dos compradores de pick-ups no Brasil sequer faz uso do 4×4 ou da capacidade de caçamba delas, mas ainda sim compram, pois, afinal de contas, querem uma pick-up, A Toro entrega não só o que esse público quer, mas também apenas o que ele precisa.

    O resultado está aí. Líder absoluta de vendas na categoria. Parabéns para a FIAT.

    • Decio Antonio Bozo

      Fiat so consegue enganar brasileiro, vai em qualquer outro pais pra vc ve se alguém compra fiat…

      • Danilo Fernandes

        Essa é a típica opinião apaixonada. No que se refere à qualidade dos carros, Fiat é igual à todas as marcas com montadoras no Brasil, não melhor e nem pior. É tolice acreditar em jargões pobres como “Fiat é uma merda” ou “Toyota faz carros inquebráveis”. No cenário mundial então nem se fala. O grupo FIAT é dono de várias marcas incluindo a Ferrari por exemplo. Ninguém compra Ferrari então?

  • DiMais

    Hilux e seus preços estratosféricos, não vai conseguir manter o mesmo fôlego do irmão Corolla.

  • Iran Borges

    A Fiat começa na Toro… o resto é velharia.



Send this to friend