Oriente Médio Pickups Toyota

Toyota: Americanos questionam a quantidade de picapes da Toyota nas mãos do EI

toyota-ei-1

Autoridades americanas estão questionando o motivo pelo qual o Estado Islâmico (EI ou ISIS na sigla em inglês) anda aparecendo em vídeos com uma frota de picapes Hilux da Toyota. Vários terroristas do grupo aparecem dirigindo exemplares da Hilux em suas exibições. Em geral, o modelo é de uma versão anterior e a maioria é pintada de branco.

Alguns veículos parecem muito novos, mas há versões mais antigas da picape, assim como outros modelos da Toyota, tais como o Land Cruiser em versão picape, por exemplo. Há veículos de outras marcas, mas em número bem menor. Os veículos são usados para ações militares e terroristas, bem como para o deslocamento de tropas.

A suspeita é que a maioria dos veículos presentes na Síria tenham chegado através do Iraque, que é um bom mercado para a Toyota nos últimos anos. Em 2011, foram vendidos 6.000 no país, chegando a 18.000 em 2013. No ano passado, a Toyota emplacou em torno de 13.000 veículos no Iraque.

toyota-ei-2

Atualmente, não há um controle efetivo sobre a fronteira com a Síria, o que facilitaria o deslocamento das picapes em mãos do EI, provenientes do Iraque. A empresa emitiu uma nota dizendo que não tem relação com o caso e que não conhece relatos de concessionários que tenham feito negócio com os terroristas.

Na Síria, o único concessionário fechou as portas em 2012 por conta da guerra, tendo sido acompanhado por um importador local na mesma época. A Toyota diz que se houver qualquer contato de revendedores com o EI, estes serão punidos. A montadora japonesa já teria se encontrado com representantes do governo americano para encontrar um meio de localizar o fornecedor desses veículos.

[Fonte: ABC News]

Agradecimentos ao Giancarlo Wasser.





  • le0gt-r

    É só colocar a Dilma no poder da Síria que os terroristas passariam a andar de Fiat Uno!

    • Francisco

      E complemento seu comentário o le0gt-r, deportaria toda a organização do PT para a Síria e assim tornando o partido governante de lá, que certamente estes caras da EI íriam ter nao toyotas, mas fiorino ou pampas para realizar transportes e ataques, sem contar que iriam abastecer com combustiveis contendo 20% de alcool na composição e não gasolina pura como e vendida lá( muito mais barata que aqui).

      • Antoniokings1

        Muito político teria de tomar cuidado! Tráfico e uso de drogas no ‘Califado’ é morte sumária.

        • Bruno Brasil

          Petista confirmed !

          • Junoba

            Kkkkkkk, agora veio a confirmação !

          • Amigo, vai dar trela para quem defende bandido? Não jogue xadrez com pombo!

          • francis

            Melhor seria viver em um estado em que um governo tenta fazer um metrô e IMPÕE sigilo de 25 anos para os projetos de transporte…………

            • Já foi revogado e o Governador reconheceu o erro em ser sigiloso.

              Pena que o Federal ao invés de arrumar os erros, chamam todos de reaças e golpistas…

            • Sim, melhor viver nesse estado. O mais rico, proporcionalmente o menos violento (Embora ainda ache inaceitável). E o melhor: um povo que abriu os braços para estrangeiros como japoneses, italianos, nossos inimigos de guerra. E também abriu para outros brasileiros, como meus antepassados que vieram do Nordeste para cá para fugir da fome.

      • Vira essa boca pra lá! Já pensou se além de decapitar pessoas os caras começassem a desviar verba, deixar de falar árabe correto, disponibilizar cargos para base aliada no califado…
        Bom, pelo menos seria mais fácil votar as pautas bomba!

        • Antoniokings1

          Isso tudo pode. Até ter várias mulheres. Só não pode ficar de vagabundagem o ano todo e usar substância tóxicas.
          Roubar, Maomé perdoa!

          • Deveria falar isso para quem faz essas coisas…
            Aliás, PTista acusando os outros de vagabundagem? Hahahah…

            • francis

              ……….

              • Antoniokings1

                Francis. Vc está exigindo muito desse pessoal. kkkkkk

              • Hahaha… Como PTista não consegue mais defender o indefensável, cria ligações dentro do vazio da cabeça deles. Porque não manda essas imagens para quem defende esses bandidos? Acha que por não gostar dos seus donos, eu gosto dos inimigos dele? Sua inteligência vai até aí? Quantos anos você tem? Mentalmente uns 4, mas lembro que se trabalho escravo é crime, infantil então…

                • leomix leo

                  Eu nem discuto mais com esse tipo de gente Alessandro, vc fica estressado e perde tempo de sua vida. Eles podem ver o cara tirando o dinheiro do bolso deles, mais defecam pela boca dizendo que é uma vítima da sociedade, que o coitado não teve oportunidades, que outros fazem muito pior. Um erro não justifica o outro, deixa esses coitados em paz.

                  • Eu sei Leomix, é que na verdade eles tem um objetivo bem claro: “Catequizar” e desinformar os incautos, distorcer a situação. Eles apostam nesse modelo de ódio, mas além de serem ignorantes, massa de manobra são péssimos de história. Esse modelo desgasta e acaba dando ojeriza nas pessoas. Eles ganharam a eleição por pouco mais de 3 milhões de votos, mas se fosse hoje perderiam. Muitos desses que invadem as redes sociais são pagos para isso. Mas fico feliz que muitos colegas começaram a perceber quem são essas “pessoas” (Na verdade se não gostasse tanto de animais, a analogia seria outra). Seria bom eles estudarem a história de Rasputin, Mussolini, Vargas… Pessoas que chegaram aclamadas ao poder e perderam tudo pela mesma ignorância que eles apresentam. Um exemplo claro são eles focarem na manutenção no poder custe o que custar. Eles terão isso infelizmente, mas à um custo tão grande ao país que o grande líder e imbatível deles (Que contra FHC não conseguia nem levar a eleição para segundo turno) sairá humilhado na próxima eleição. Muitos fascistas irão lamentar a oportunidade perdida com o impeachment que não acontecerá. O PT desejará voltar no tempo.

                  • Garuda

                    ” é que na verdade eles tem um objetivo bem claro: “Catequizar” e desinformar os incautos, distorcer a situação. Eles apostam nesse modelo de ódio, mas além de serem ignorantes ”

                    O PT ( Partido dos Traidores ) fundou uma nova religião: o Petismo

                    Todos que não seguirem não terão bolsa familia, minha casa minha vida entre outros projetos divinos

                    Uma pena no que este partido se transformou ( poderiam ter feito diferente mas ficaram viciados no poder )

              • rodrigo

                aqui nao é o topico certo pra discutir politica, mas…. li essa foto e lembrei do aecio neves, como sempre, PTistas tentando desviar a atencao pra outros partidos pois nao tem argumento algum q ajude a defender o proprio partido! acho que nao existe partido certo nesse brasil! o PT montou uma quadrilha muito bem montada que ate mesmo consegue se proteger de um impeachment, a maioria dos partidos estao no meio, sabem oq acontece la dentro, aquele cara que defende o povo e quer ser do povo, eles mata! e infelizmente, em 2018 perigoso o PT ganhar outra vez! os brasileiros nao vao na rua por causa de 2 bilhoes de reais desviados, mas quando o transporte publico quer tirar 0,20 centavos do bolso deles, viram uns monstros incontrolaveis nas ruas!

          • Entenda uma coisa… Não é só porque tenho nojo, asco de bandido e dos seus escravos que os defendem em rede sociais que tenho simpatia por outro partido. Eu torço pelo meus país. Você torce pelo seu partido.

            • Pedro Rocha

              O socialismo, principalmente o marxista, não passa de uma versão pseudo-científica do maniqueísmo e outras crenças gnósticas. Por isso dividem tudo infantilmente em “bem x mal” onde o povo livre é o mal e os genocidas socialistas são o bem.

              • Raul Cotrim de Mattos

                Engraçado. A indignação seletiva só pode ser contra a esquerda…

                • Pedro Rocha

                  Deve ser porque os esquerdistas mataram mais de 200 milhões de pessoas em menos de 100 anos e não se acham indignos, mas justificam os próprios crimes.

                • Raul, quem seria de esquerda ou de direita nesse país?
                  Acho que essa questão nem mais é relevante… Sinceramente eu queria ver essa diferença que o pessoal vê no PSDB e PT.
                  A esquerda “cuida” dos pobres. Enriquecendo ilicitamente? A direita é a a favor do livre mercado. Desde que sejam com as cartas que marquei.
                  O PSDB favorece os bancos? Qual medida do PT nos últimos 13 anos tentou mudar essa situação? Aliás, prega isso mas receber dinheiro do Itaú para campanha pode?
                  E o PSDB quer ter o monopólio da ética? Alckmin é tão culpado pelo cartel do metrô quanto os PTistas da corrupção do congresso! Por isso não votei nele no meu Estado.
                  Acredite, esqueça isso de esquerda e de direita enquanto os dois lados buscarem o poder. Na verdade, não existe partido de direita no Brasil. São todos assistencialistas.. TODOS!
                  Mas existe uma diferença entre simpatizantes dos dois lados. Eu fiz um teste e você pode fazer. Eu perguntei para dois eleitores do Aécio que se fosse comprovado que ele é corrupto, não como Eduardo Cunha ou Collor, mas como José Dirceu, ou pior, que ele fosse pego falando que tinha desviado dinheiro público da saúde para uma conta sua na Suíça, se votariam nele contra o Lula. Os dois disseram que não votariam no Lula, mas deixariam de votar no Aécio. Coloquei a mesma pergunta para dois PTistas, mas com Lula e FHC. Os dois falaram que votariam no Lula, porque FHC também é corrupto, que ele rouba mas cuida dos pobres, que todo mundo rouba mas ele pelo menos assumia. Parece claro que fora essa corja que nem merece respeito que prega volta dos militares (Eu queria que os militares voltassem só para eles, para eles conhecerem o pau de arara) ou que elogiam Cunha apenas porque ele está contra a Dilma, que um lado é bem mais crítico quanto a corrupção. Desenhe esse cenário para qualquer PTista e invariavelmente a resposta será essa.

                  • Marcos Souza

                    alessandro, concordo contigo. Mas gostaria de deixar uma coisa clara, o psdb também é de esquerda…o pt é extrema esquerda e o psdb é de uma esquerda mais moderada, mais estilo da esquerda americana.
                    Eu gostaria muito de um governante de direita moderada, mas isso ainda não existe no brasil, e eu voto naquele que tem propostas parecidas com as que eu considero boas.
                    è ridículo ver no que o lulismo transformou o meu país, acabou com a maior conquista brasileira dos últimos 200 anos que era o controle da inflação. E o pior é que eles acham que estão certos, acham que é certo roubar se for para se manter no poder, acham que o socialismo e o assistencialismo é bom, mesmo vendo que países socialistas e assistencialistas são os mais subdesenvolvidos e pobres do mundo e são contra as politicas de austeridade e o estado mínimo, mesmo que os países mais austeros e com o estado menor são os mais ricos do mundo e o povo vive bem.
                    Se juntar os ministros dos eua e da Alemanha, não dá a quantidade de ministérios que tem nesse país.
                    e o mais absurdo, são comunistas que vestem camiseta do che guevara usando tênis da nike e telefone da apple…

        • Foxtrot

          Pautas bomba? I see what you did there kkkkkkk

    • Antoniokings1

      Pior se colocasse o Aécio. Imagine terroristas com jatinhos cheios de bombas nas cabeças dos outros.

      • Bruno Brasil

        Petista detected!

        • Foxtrot

          Se fosse o Lula iriam criar o MTST, Movimento dos Terroristas Sem Terra… não, pera!

          • Antoniokings1

            Agora só falta os russos bombardearem o aeroporto de Cláudio em Minas. Guerra total!

            • Iran Borges

              KKK Boa! A turma do A. Snow tem que ser zoada mesmo. Agora, zoa também aquela galera da estrela vermelha que teve as contas rejeitadas pelo TCU… Afinal, pau que bate em Chico tem que bater em Francisco também, concorda?

          • Mazembe 2X0

            Bolsa Munição.

        • francis

          só existe um partido corrupto no Brasil né amigo alienado……

      • Lucas Leao

        Não vi ninguém defendendo o Aécio aqui. Aliás, o mal dos petistas é achar que quem é contra esse governo imundo que há tempos tirou os olhos do povo e pensa apenas em se perpetuar no poder, é automaticamente eleitor do senador mineiro. Lamentável.

        • Eles não tem inteligência para diferenciar.

        • Fabiano/MG

          Certissima sua colocação.

        • Antoniokings1

          Imagino. São todos eleitores do PSOL criticando o Governo. Talvez tenham votado no Pastor Everaldo atrás dos bons valores cristãos.

          • Lucas Leao

            1- Me abstenho da discussão.

            2- Sua presidente será impedida, você querendo ou não.

            3- Ou você é burro pra caralho, ou é mal- intencionado. Não por ser de esquerda, mas por ter deixado uma bandeira (a do PT), ter mais valor que a da sua própria nação, e isso é triste.

            4- EU VOTEI NULO.
            5- Vocês são 7% da população brasileira. O que tu falas é irrelevante, assim como tuas manifestações e opiniões. A massa grita muito mais alto.

            6- Antes que eu me esqueça… Vá se f o d e r, petista!

            • Banido por ofensa ao outro leitor.

              • jamilton costa

                Mas acho que o @antoniokings1:disqus provocou o rapaz devido o usuário usar de cunhho politico um nos comentários

            • Antoniokings1

              Vai tomar o seu toddynho para crescer forte e inteligente. Depois entre na discussão.

        • francis

          Gente, entendi finalmente a lógica do anti-petista. funciona assim:
          Se você escrever numa Frase a sigla PT e não agregar nenhuma ofensa ou alguma palavra agressiva AUTOMATICAMENTE você passa a ser Petista, petralha, Comunista, etc.
          Para os Antipetistas não existe você não concordar com o Governo mas não se comportar feito um animal selvagem! É preciso não concordar e manifestar isso com agressões a presidenta Dilma e ao partido, ignorando absolutamente qualquer contexto e os demais envolvidos em casos de Corrupção!
          Demorei, mas a antropologia me ajudou de alguma maneira a entender o fenômeno! **texto escrito por Tico Santa Cruz**

          • Basta vermos os nomes que não passam credibilidade alguma:

            Lula, Dilma, José Dirceu, José Genoíno, Fernando Haddad, Tarso Genro, Olivio Dutra, Agnelo Queiroz, entre outros…

            • francis

              Feliz dia das crianças choronas amigo…. aliás, Haddad sendo elogiado por jornais norte-americanos não seria novidade, o cara é progressista….

              • Ah sim, temos a manta asfáltica igual de Nova York.

                É igual o Marido que bate na mulher. Na sociedade parece um homem gentil, mas vá conhecê-lo em sua casa.

              • kikofar

                O que tem a ver bebê Hitler com Bolsonaro??? Use argumentos convincentes, não baboseiras que Jean Willys (adorador de Che, um assassino confesso!) diz.

          • Antoniokings1

            O problema é que a maioria dessas pessoas nem sabe bem o que é ser petista. Muito menos antipetista.

        • rodrigo

          se colocarem um CAMELO pra disputar as eleicoes em 2018, vou votar no camelo! nao, pera! vai que as urnas estarao jogando votos do camelo pro PT, ou o botao do numero do camelo vai estar com problema! voto NULO entao! mas e se eu votar NULO e esses votos irem pro PT tambem?? melhor nem sair de casa, enfrentar filas e filas pra poder votar e ser enganado assim, desculpa mais eu nao sou burro, eu enxergo o país e eu vejo a situacao que o país ta! imprimo o boleto em casa e pago a multinha besta la!

      • Marco Schneider

        O cara defende o partido dele (petista em pleno 2015… só pode ser doença) criticando a “oposição”. Chora mais, toinho.

        • Antoniokings1

          Vc é que vai chorar até 2018.

          • Marco Schneider

            Se este país for sério, o impeachment será bem provável após a rejeição das contas do TCU, respaldado pela Constituição. E parabéns por defender um governo que teve as contas rejeitadas, isso só havia acontecido antes na década de 30.

          • Bruno

            Realmente se continuar do jeito que está, quem vai chorar somos nós.

      • Aldo Raine

        O aecio pode cheirar o tanto que quiser e andar de jato o tanto que quiser, não fodendo o brasil fique a vontade….
        quem dera o problema nosso com a dilma e o pt fosse esse…..

        • Antoniokings1

          Para qualquer viciado, o principal problema é satisfazer o vício. Depois vem o resto. Mesmo que o resto o País.

          • Aldo Raine

            han? voce realmente quer falar de vícios numa sociedade viciada em alcool, tabaco, remédios para dormir, remédios para acordar, remédios para ficar feliz….. força não vai…. presidente do brasil pode fazer oque quiser com a vida dele, não causando transtornos a vida do povo brasileiro.

            • Antoniokings1

              O problema é que causa!

        • kikofar

          O engraçado é que muitos dos meus colegas petistas (já em franca extinção, diga-se) se acham ‘progressistas'(seja lá o que é isso!), sendo a favor de liberar as drogas, mas como estratégia de desconstrução do Aécio, achacam o cara por que ele usa cocaína! Incoerência total dessa gente.

      • Marcos Souza

        Dilmae eu quero, dilmae eu quero, dimae eu quero mamar…dá uma teta, dá uma teta, dá uma teta pro ptista não chorar…

    • Túlio Leal

      Na verdade a Dilma é que a chefe dos terroristas kkkkk

      • Foxtrot

        Chefa*

      • Pedro Rocha

        Se fosse o EI já teria acabado com tanta desorganização. Vejam se Lamarca deu algum cargo de chefia para ela na VAR-Palmares.

  • Maycon Farias

    Se eles estão preocupados com o terrorismo, então porque não adiantam logo a nova ordem mundial?. Ficar se preocupando com quem vende um carro ou quem compra não vai impedir os terroristas de nada. Achei uma extrema besteira isso.

    • Holandês Louco

      NOS?!!! A vinda do anti-cristo e a segunda vinda de Jesus…
      Acho que não vai dar muito certo não, pois esses terroristas seguem Maomé e não Jesus…

      • Maycon Farias

        E esse líder vai cuidar especialmente desses terroristas pois o mundo será de paz. Bom eu acho …. espero que sim kkkk Só desejo paz.

        • Marcus Fenix

          calma que pelo que eu entendi, eles só querem descobrir quem está fornecendo esses carros. Como os carros são da Toyota, eles procuraram essa montadora, já que ela teria mais condições de descobrir quem está fornecendo esses carros para os terroristas. Todos têm certeza que nenhuma montadora quer ser vinculada ao EI!/?,

          • Gustavo73

            E como a Toyota faria isso? Vão descobrir os números dos chassis dos carros? Os carros vem dr onde for mais fácil roubá-los. Ou alguém acha que eles são comprados na css?

            • Marcus Fenix

              Por ser carros da Toyota e mesmos modelos e novos que vem a desconfiança que os carros não são roubados. Se fossem roubados teriam Mitsubishi, Nissan… Que são muito comuns também na região!

              • Gustavo73

                Sinceramente acho isso um levantamento bem estranho. Afinal pudesse “encomendar”. Modelos como acontece aqui facilitando inclusive a canibalização de peças. Algo pensando ni meio militar. Imaginar que alguém vai em uma css da Toyota em algum país da região e encomenda os modelos é muita imaginação. A ponto de conseguir identificar quem faz isso.

    • saosao

      É mais ou menos assim: punir a VW por todos os males que todas empresas causaram ao mundo.
      Agora, querer punir a Toyota por mais outros males…

    • Pedro Rocha

      No fundo isso não passa de propaganda negativa contra a Toyota: estão preocupados com a Hilux mas não com a arma montada nela.

      • José Eduardo Borba

        A arma é chinesa…. Mas o carro nem eles querem Jac, Chery ou Lifan…..

  • Cyro

    É só vender os veículos no iraque com um gps uma bomba que pode ser ativada remotamente caso o este ultrapasse a fronteira para a síria. XD

  • Mr. Car

    Isto não me interessa em nada. Isto me interessa: Parabéns, TCU!!! E por unanimidade, he, he, he!

    • Junoba

      Vai acabar se interessando quando sentir isso na pele.

      • Mr. Car

        Sentir na pele? Explique.

        • Junoba

          Deu a entender: não é comigo, então f…

          • Mr. Car

            E não é mesmo. Que me importa se terrorista usa carro da Toyota ou da Ford?

            • CharlesAle

              Acredito que, sendo picape, usam qualquer coisa!! O importante é que são praticas para instalar metranca .30 ou .50 na caçamba.. Aliás, há Ford Ranger também por aquelas bandas, só não sei se são terroristas, e ai EUA?
              https://www.tacomaworld.com/gallery/data/500/Ghostha_3_.JPG

              • Foxtrot

                O problema é que o ISIS esta contra o Assad, que é um ditador, portanto um “inimigo” do ocidente então o Obama devem estar pensando: “Não vou fazer nada, eles que se aniquilem”. Talvez alguns esquerdophobos me ataquem com o que eu vou comentar agora mas… Obrigado Rússia por entupir a cabeça da ISIS de bomba. ISIS é uma ameaça ao ocidente, Assad não. Sera que o Obama não percebeu isso ainda?

                • Junoba

                  O EI está contra todo mundo. Existem três principais grupos principais que estão ´´si por si“. O governo da Síria, comandado pelo Assad, o grupo rebelde de Libertação, e o EI.

                  • Foxtrot

                    E por isso, ao meu ver, são a maior ameaça. Alguém tem que dar um jeito neles, e os Russos tem o homem perfeito para isso

                • Redpeak77

                  A Rússia só finge que tá bombardeando o EI (que é sunita radical)… na verdade ela tá detonando só com os rebeldes sírios (sunitas moderados).
                  Se a Rússia acaba com os rebeldes sírios, o Assad (cujo aliados são o Irã e Iraque, xiitas) se mantém no poder justificando que ele é o único contraponto contra o “maligno EI” e vira mais um aliado oficial da Rússia.
                  E assim a Rússia vai dominando uma metade do Oriente Médio, que era quase inteira dos EUA.
                  Vai achando que o cara tá fazendo tudo de boa fé… :O

                  • Foxtrot

                    É uma suspeita da OTAN mais ainda não confirmado. Pelo que andei lendo em sites de noticias internacional a Rússia estaria, não apenas bombardeando alvos (ISIS) na Síria e no Irã (Ainda não se sabe o porquê de atingirem o Irã, mas radares americanos detectaram que 4 mísseis teriam caído lá. Acredita-se que seja alguma falha por se tratar de um novo tipo de míssil, nunca antes usado em batalha), mas também fornecendo reforçando as forças de Assad. Essa ação da Rússia também fez com que a OTAN agilize o envio de tropas na região (o que já passou da hora). E não vejo muito sentido nos russos, que são cristãos, apoiarem um grupo sunita radical que é declaradamente anti-cristão. Pode até ser que a Rússia esteja atacando os rebeldes, mas com certeza também estão atacando a ISIS pois, como você mesmo falou ambos são Suni batalhando contra um líder Xia.

                    • Redpeak77

                      Suspeita ou não, pode ter certeza… nenhum urubu ali está voando em cima da carniça a toa.
                      Quaisquer potência que se envolva terá interesses obscuros… ainda mais a Rússia.

                • CharlesAle

                  Exatamente..

              • É que eles ainda não conhece a Nova Strada Cabine Dupla! Se viessem para o Brasil eles veriam que existem coisas piores que o terrorismo…

            • Junoba

              O problema maior, é que são usados para matar pessoas e fazer o caus acontecer.

              • Mr. Car

                A matéria foca nos carros que usam, não no que fazem. E o carro que usam não faz a menor diferença, por isto me não importa. O carro não me importa. Isto não quer dizer que apoio os malucos. Sacou?

              • Iran Borges

                Caos. Ágio. Design. Por um NA melhor.

            • Bem, o filho de Henry Ford e Louis Renault sentiu a ira daqueles que se importavam com isso.

    • Antoniokings1

      Não se pode cassar um mandato por fatos ocorridos no mandato anterior. É uma pena, né?

      • Pena maior é ver gente defendendo bandido.
        PTista não defende o país. Defende seu partido.

        • Antoniokings1

          Todos os Estados e Municípios fazem essas ‘manobras’ contábeis’. É apenas uma jogada administrativa entre contas que não cria qualquer rombo nas contas. Daí achar que é crime, só nas cabeças desses doentes que só pensam em PT o tempo todo. Fique tranquilo. Vc terá até 2018 para pensar bastante.

          • É aí que está. Eu acho que é crime de qualquer partido! PTista não. Ele justifica suas safadezas dizendo que outros fazem. Eu não moldo o fato às minhas verdades, mas à verdade aos fatos. Critiquei muito o FHC em seu governo, não votei no seu partido no meu estado e hoje critico o PT porque não sou desonesto. Mas você mostra bem a tônica do seu partido. Não é ilegal porque os outros fazem! Se um PTista cometer crime, vocês dirão que os outros fazem. Sobre 2018… Hahaha… A manobra foi necessária justamente porque o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida não são sustentáveis. Ela não cairá no Impeachment agora, não se preocupe. Mas a galinha dos ovos de ouro está morrendo e vocês acham que ninguém sentirá o cheiro em 2018.
            E deveria estudar mais (Sei que é difícil pedir isso para um PTista) antes de ditar para a pessoa que escreve para você: O partido que você defende cometeu o CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL que tem esse nome porque, adivinhe… É um CRIME!

            • Antoniokings1

              A questão não é porque os outros fazem. É porque não configura crime. A chamada ‘pedalada’ é uma manobra contábil. Passa dinheiro de uma conta para outra e depois repõe.
              Não cria rombo.
              Além do mais, por favor, não me mande estudar mais. Sou formado em Estatística, Economia e estou na metade do curso de Direito. Portanto, conheço um pouco de matemática, ciências econômicas e leis. Trabalho na área financeira do Tribunal de Justiça e acredito que conheço um pouco desse assunto.

              • Todo esse currículo para defender bandido?

                • Alexandre Maciel

                  A tese dele é questionável.

                  Num primeiro ponto porque não há unanimidade quanto ao fato de o segundo mandato, consecutivo, constituir mandato totalmente apartado do anterior. Em linhas gerais, sustenta-se que o mandato da reeleição é extensão do primeiro, visto não haver solução de continuidade, o que, por conseguinte, permite que irregularidades do mandato supostamente anterior reflita consequências sobre o que se quer acreditar posterior e diverso.

                  Noutro ponto porque a manobra de créditos e débitos que praticou o governo podem, sim, ser enquadradas como crimes contra a lei orçamentária.

                  Por fim, a decisão do congresso é basicamente política. Então, no final das contas quem decide são os parlamentares.

                  • Alexandre, o que você escreveu bate com aquilo que tenho lido. Não defendo o jogo do impeachment que está sendo jogado, por achá-lo sujo. Aqueles caras acabaram de ser eleitos para melhorar o país, não para ganharem cargo. Eles não representam seus eleitores, mas suas quadrilhas e seus interesses.
                    Mas meu ponto é outro. Imagine que não seja crime. É moral? É o melhor para o país? O líder de uma nação e sua equipe não deveriam se atentar a isso?
                    Isso foi feito claramente para se perpetuar no poder, não para fazer o melhor do país. O que se passa da cabeça de uma pessoa honesta e inteligente para defender isso? Ou a pessoa não é honesta ou não é inteligente. “Mas os outros fizeram”. Primeiro, que se prove isso, como está sendo provado agora. Segundo, que isso não sirva como justificativa para continuar com práticas ilegais/imorais que prejudiquem o país visando única e exclusivamente a manutenção do poder. O que diriam esses escravos que defendem o crime se a oposição ganhar a eleição em 2018 e em 2023 usar do mesmo expediente para maquiar uma situação? Com certeza apontariam crime. É preciso ter inteligência e coerência.

                    • Alexandre Maciel

                      Esqueci-me de falar do crime contra a probidade na Administração, caso em que, certamente, a conduta da senhora que ocupa o cargo de chefe do Executivo se encaixa e se encaixou. Isso está vinculado à questão da moralidade, exatamente o que você falou.

                      Ademais, claro que o argumento de que crime cometido por outro descriminaliza a mesma conduta cometida pela atual governante. Isso não é matemática e, infelizmente, o PT e a imprensa brincam com essa historinha que acaba convencendo os menos informados.

                    • Menos informados e desonestos. Mas acho que o capacho teve a resposta que merecia aqui nesse post, apanhando de todos os lados. Não conseguiu catequizar ninguém. Ele acha que alguém aqui ainda se vende por espelhinhos.
                      Alexandre, você foi nada menos que brilhante. Parabéns.

                    • Alexandre Maciel

                      Acho que ele não levou em consideração que há outras pessoas que têm formação em Direito e que não há teses dogmáticas nessa área de conhecimento. Algo que se aprende no primeiro semestre da faculdade é que o Direito é mutável. Acredito que ele deve ter lido o antigo livro do saudoso Miguel Reale que trata da teoria tridimensional do Direito (fato, valor e norma) e, por obrigação, deveria saber que os valores mudam e a perspectiva dos valores (coisa que se aprende em cadeiras de filosofia e hermenêutica) não é definitiva, dependendo de época, povo, costumes e, principalmente, dos pré-conceitos do operador do Direito. Eu, mesmo com mais de 12 anos de formado, ainda tenho consciência disso.

                      No mais, obrigado pelo elogio. Vou dizer como outro colega numa postagem recente: você às vezes é chato “pacaraio” mas havemos de concordar com o que parece coerente… hehehehe…

                      Abs.

                    • Hahah… Confesso que as vezes exagero… Mas nem discuto pessoas! Estamos aqui para discutir idéias!
                      Mas parece que o Congresso exclui PTista do conceito de pessoa…

                    • Alexandre Maciel

                      Cara.. eu votei no PT pela última vez em 2002. Acho até que o Lula teve 4 anos razoáveis e praticou bons atos na área da educação (muitas faculdades, centec’s, escolas técnicas, etc…).

                      Claro que, depois, começou a mesmice típica de gestores viciados e que laboram em favor próprio. Hoje, tenho ojeriza ao partido mas procuro respeitar os simpatizantes conscientes (sim, existem).

                      O colega aí tem boa argumentação. Tem um ponto de vista que pode ser abraçado pelo Poder Judiciário. Seria ruim o debate se se tratasse de alguém que não expõe ideias defensáveis.

                    • Defender o errado por ser o lado que acredito jamais será defensável. É moldar os fatos às idéias e não o contrário.
                      Também fui PTista, fui metalúrgico. E justamente por ser crítico me curei. Poderia até hoje estar defendendo-os. Quem defende sempre o mesmo lado uma hora estará errado com certeza.

                    • Alexandre Maciel

                      Eu entendo a sua perspectiva. Não estou me referindo ao fato de ele defender o PT. O fato é que a tese da não responsabilização das pedaladas é defensável mesmo, embora eu acredite que a presidente deve ser responsabilizada pelos motivos que apontei noutros comentários. Quanto aos atos de improbidade, esses inequivocamente merecem a reprimenda adequada. Já não suporto mais ver dirigentes tomando o poder para si e fazendo do mandato o desígnio principal do seu ingresso.

                    • Antoniokings1

                      Cara! Eu não sou Petista. Só estou defendendo porque a opção que temos é a mesma de entregarmos o galinheiro para a raposa tomar conta. O resultado, nós já conhecemos.

                    • “…Cara! Eu não sou Petista..”
                      HAHAHAHA…
                      Imagino que deva dar vergonha de assumir mesmo…

                    • Antoniokings1

                      Petismo não ideologia. Tem erros e acertos. Mas a perspectiva da outra opção que temos é aterradora. Fico com o PT.

                    • Você é PTista até nos argumentos (E principalmente na falta deles). Como não tem como defender o indefensável, ficam com essa “impeachment não adianta nada”, “Não é o PT que está errado, é o sistema”, “Os outros também fazem”, “Os outros são piores”.
                      Eu já assumo: Já votei no PT e tenho vergonha disso. Dividia o mundo entre bem e mal, empregados e patrões, ricos e pobres. Mas evoluí e não me permito ser manipulado. Mas a roubalheira de vocês se mostrou insustentável, o modelo já faliu e vocês não perceberam. Não vai ser esse congresso que vai tirar o sujo PT de lá (Até porque o que eles estão fazendo é covardia). Vai ser o povo. Esconda sua cara, porque a vergonha apenas começou…

                    • Antoniokings1

                      Qual o problema? Também já votei no FHC. Só que esgotou, O que ele propunha, acabou. Além da roubalheira generalizada, desemprego, inflação, desesperança e etc.

              • Alexandre Maciel

                Está faltando cumprir optativas e complementares. Aproveite e verifique se na grade curricular da sua faculdade há cadeira específica para crimes de responsabilidade, crimes contra o orçamento e as finanças públicas.

                “CAPÍTULO VI

                DOS CRIMES CONTRA A LEI ORÇAMENTÁRIA

                Art. 10. São crimes de responsabilidade contra a lei orçamentária:

                1- Não apresentar ao Congresso Nacional a proposta do orçamento da República dentro dos primeiros dois meses de cada sessão legislativa;

                2 – Exceder ou transportar, sem autorização legal, as verbas do orçamento;

                3 – Realizar o estorno de verbas;

                4 – Infringir , patentemente, e de qualquer modo, dispositivo da lei orçamentária.

                5) deixar de ordenar a redução do montante da dívida consolidada, nos prazos estabelecidos em lei, quando o montante ultrapassar o valor resultante da aplicação do limite máximo fixado pelo Senado Federal; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

                6) ordenar ou autorizar a abertura de crédito em desacordo com os limites estabelecidos pelo Senado Federal, sem fundamento na lei orçamentária ou na de crédito adicional ou com inobservância de prescrição legal; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

                7) deixar de promover ou de ordenar na forma da lei, o cancelamento, a amortização ou a constituição de reserva para anular os efeitos de operação de crédito realizada com inobservância de limite, condição ou montante estabelecido em lei; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

                8) deixar de promover ou de ordenar a liquidação integral de operação de crédito por antecipação de receita orçamentária, inclusive os respectivos juros e demais encargos, até o encerramento do exercício financeiro; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

                9) ordenar ou autorizar, em desacordo com a lei, a realização de operação de crédito com qualquer um dos demais entes da Federação, inclusive suas entidades da administração indireta, ainda que na forma de novação, refinanciamento ou postergação de dívida contraída anteriormente; ((Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

                10) captar recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

                11) ordenar ou autorizar a destinação de recursos provenientes da emissão de títulos para finalidade diversa da prevista na lei que a autorizou; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

                12) realizar ou receber transferência voluntária em desacordo com limite ou condição estabelecida em lei. (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)”

                • Antoniokings1

                  Alexandre Maciel – Além do fato de o ‘Relator Nardes’ considerar, do alto de sua sabedoria, que o que ocorreu se enquadra em algum artigo desses, esses fatos são meramente administrativos sem a necessária aquisciência da Presidência. Ou seja, atos de segundo escalão. Você deveria também analisar em quais verbas elas se enquadram. Juristas e tributaristas existem para isso. Qual verba se encaixa aqui ou ali é um verdadeiro exercício. Não é para mim ou para você. Grandes tributaristas estão aí para isso.

                  • Grandes Tributaristas decidiram por unanimidade ontem…

                    • Antoniokings1

                      Grandes tributaristas. Dois deles investigados na Operação Zelotes. Justamente o Presidente e o Relator. Apesar de detestar o ex-Ministro Joaquim Barbosa, tenho de concordar com ele que o TCU não tem moral para julgar ninguém. É um depósito de políticos fracassados.

                    • Caramba! Que currículo, hein? Se continuar assim eles vão chegar a José Dirceu, Palocci…

                    • Antoniokings1

                      Dessa curriola eles nunca farão parte.

                    • Do presídio é mais difícil participar de algo…

                  • Alexandre Maciel

                    O TCU não tem determina se certa conduta configura ilícito penal ou não. O TCU fez o seu trabalho de analisar as contas. Simples. Sobre o Nardes, obviamente ele deveria ter sido afastado da relatoria por conduta incompatível com a função que exerce. Todavia, o TCU deu o recado ontem de que, não importando o relator, foram cometidas irregularidades que impedem a aprovação das contas.

                    Se o julgamento foi político? Também. Mas, considerando o caráter vanguardista do PT, o qual já citei noutro comentário, haveria de chegar o momento em que a Corte de Contas consideraria irregular a prestação eivada por vícios claros como os cometidos pela ordenadora de despesas titular da presidência.

                    Ademais, não há atos de “segundo escalão” sem a delegação de competências do titular do poder decisório. Você, como estudante de direito, sabe muito bem os reflexos da outorga de poderes para subordinados e, certamente, tem consciência de que o titular do poder não pode se eximir da responsabilidade por atos praticados por delegação. Principalmente atos de gestão de recursos públicos como os tratados pelo TCU.

                    • Antoniokings1

                      Se a conduta não caracterizava ílícito, então a aplicação de qualquer dispositivo legal não pode retoagir para prejudicar. Só para beneficiar. Esse é um conceito legal básico. Se Collor, FHC e Lula fizeram isso e tiveram as contas aprovadas, por quê rejeitar as atuais. Que seja ilícito, condenável com alguma pena a partir de agora, com esse entendimento recente. ‘Ex nunc’.

                    • Alexandre Maciel

                      Direito não é matemática. Existe uma lei prevendo um ilícito. Se A não foi condenado não quer dizer que B também não será. Nem o fato de A ter cometido determinado ilícito tem o condão de tornar lícita a conduta ilícita de B.

                      O julgamento do TCU foi só um alento para possibilitar o julgamento político/moral da titular da presidência. Não sou defensor de impeachment mas não posso concordar com a tese de que alguém deve ser isentado de responsabilidades somente porque outros gestores praticaram atos ditos similares e não foram alcançados pelo poder punitivo do Estado.

                      No mais, não está havendo qualquer retroatividade de lei menos benéfica. Eu conheço os conceitos básicos do Direito. Pode ter certeza.

                    • Antoniokings1

                      A questão não é essa. O fato agora penalizado era apenas um ato administrativo realizado por todas as administrações passadas como plausívies. Tanto, que as contas eram aprovadas. Se vc faz a mesma coisa, tenha as contas aprovadas, até com ressalvas, mas aprovadas. Não pode incriminar a partir de agora para atingir um determinado agente.

                    • Alexandre Maciel

                      A questão é exatamente essa. As contas anteriores deveriam também ter sido reprovadas. O Direito muda; a jurisprudência também. Essa hora tinha que chegar, concorda? E, como os julgamentos de titulares de cargos do executivo tem caráter jurídico e político, paciência se escolheram a atual presidente para mudar a orientação.

                    • Antoniokings1

                      Não sei se pode colocar link aqui, mas no ‘O Globo’ acabou de sair notícia sobre a preocupação da Frente Nacional de Prefeitos, preocupada com a decisão do TCU. http://oglobo.globo.com/brasil/prefeitos-temem-efeito-cascata-de-decisao-do-tcu-17723280

              • Essa é a prova que estudo não acaba com ignorância…

                • Antoniokings1

                  Como diz o ditado: ” A humanidade estará em apuros quando os sábios estiverem cheios de dúvidas e os idiotas cheios de certezas’.

                  • Você tem certeza disso que escreveu?

                  • MG

                    “De acordo com seus idealizadores, a expressão idiota útil se refere à uma pessoa que ingenuamente pensa ser aliada dos comunistas soviéticos, porém seria supostamente desprezada e cinicamente usada por estes comunistas. Em sentido estrito, refere-se a jornalistas ocidentais, viajantes e intelectuais que deram a sua bênção – muitas vezes com fervor evangelístico – às tiranias para assim convencer o público a apoiar utopias possíveis.

                    Em sentido mais amplo o termo se aplica a todos(as) que se engajam politicamente sem usar critérios analíticos, assim seguindo cegamente uma crença ou ideologia que o conduza para uma satisfação, a realização de uma utopia de mundo melhor. É alguém que se acha muito inteligente, mas é tão facilmente persuadido por bajulação de pessoas no poder, que está preparado à servir os seus fins e permitir-se de ser enganado. Neste sentido o termo não se restringe a uma posição politica, pois pode ser aplicado a qualquer ideologia e crença.”

                    • Antoniokings1

                      E quem disse que o petismo é ideologia?

                    • MG

                      Pois num sei, você que é o Jênio, responde ai…

                    • Antoniokings1

                      Você traz a argumentação e eu que devo explicar?

                    • MG

                      Petismo é o ato irracional de seguir um partido sem refletir sobre os atos desse partido, ou mesmo as consequencias desses atos… mas há uma ideologia comum encapada por grande parte dos petistas, que também a repetem sem refletir sobre ela… Repetem, repetem e repetem… por isso é tão difícil conversar com petistas que assumem essa ideologia encampada pelo partido… não há confronto de ideias, há imposição e repetição…

                      tente convencer um gravador programado a dizer: “hoje está chovendo” que hoje está um dia de sol e terá a mais pura experiência de discutir com um petista…

                      não adianta mostrar a janela, apontar o céu azul…

                    • Antoniokings1

                      Pensei que isso se aplicasse aos seguidores do ‘Chiclete com Banana’.

                  • Iran Borges

                    Economistas, empresários e agências de classificação internacional estão cheios de dúvidas a respeito do país. A presidente está cheia de certezas, inclusive sobre mandiocas, figuras ocultas e vento estocado. É… estamos em apuros…

                    • Antoniokings1

                      Economistas, empresários e agências de classificação erram. E como erram. Empresas vão à falência, empresários até se matam (às vezes) e
                      erram ou dão notícias de acordo com seus interesses. A Lehman Brothers tinha classficação “A” no dia em que quebrou. Aliás nenhuma delas previu a crise global de 2008 e nem sabem quando ela vai acabar.

                    • Iran Borges

                      Mas você não pode dizer que esse pessoal é idiota…

                    • Antoniokings1

                      Pelo contrário. São muito inteligentes. Só que têm interesses muito distintos do resto da população.

                    • Iran Borges

                      Não sei o que o fator “interesse” tem a ver na discussão. Mas tudo bem, vamos lá.

                      Não creio muito nisso de que esses setores têm interesses tão distintos assim do resto da população. Quase acredito que isso que você está insinuando não passa de mero romantismo ideológico. Essa galera envolvida diretamente nos setores econômicos gosta de dinheiro, de mercados ativos. Um país quebrado, sem grana, não é interessante para eles. Eles precisam investir, precisam lucrar. E um país com uma situação saudável é bom pra todos nesse sentido. Olha o exemplo da indústria automotiva: você acha que é interessante para ela um Brasil fraco economicamente e institucionalmente? Com poucas vendas, lucros e oportunidades de investimento? Eu acho que é exatamente o contrário.

                      Se o Brasil fosse um país prodígio e agressivo, com uma industria consolidada e expansiva, passível de ameaçar hegemonias de multinacionais estrangeiras e interferir em interesses internacionais, eu até poderia levar em consideração essa sua insinuação de “complô” dos setores econômicos para derrubar o Brasil.

                    • Antoniokings1

                      Acho que você está com o foco errado. Empresas estrangeiras não influenciam tanto a vida política. Quem influencia é o empresário nacional. Justamente o mais ineficiente, atrasado e corrupto. Pode perceber. Qual empresário nacional tem uma indústria de ponta? Nenhum. Temos Gerdau, Ermírio de Moraes, Odebrecht e etc. Só indústria de base com baixa tecnologia. Esses mandam e desmandam na política nacional. E sempre viveram agarrados no Governo. Eles não têm competência técnica e agora perderam capacidade financeira. Estão indo muito mal e estão insatisfeitos. Vamos aguardar.

                    • Iran Borges

                      Isso que você falou não tem a ver com meu argumento inicial de que os mercados estão em dúvida e o governo está com certezas, logo, estamos ferrados.

                      Não é que eu esteja com foco errado… é você quem está desviando o foco, dizendo que as agências internacionais, empresários e economistas têm interesses distintos da população. Não é o que eu vejo. Vejo todos preocupados. Todos com medo de perder dinheiro.

                      Agora, em relação à ideia por você levantada, se há interesse do grande empresariado/empreiteiras em derrubar o governo é porque o mesmo se meteu onde não devia, fez acordos espúrios, se envolveu em esquemas e etc. Agora que a bomba explodiu, todos os envolvidos vão ter que pagar o pato. E Já que você disse que as empreiteiras mandam e desmandam na política nacional, então eu te pergunto: o que faz o governo atual ser diferente dos outros governos? Qual a diferença na essência, já que quem manda é o grande empresariado/empreiteiras? E por que são eles que mandam?

                      Bem, no final das contas você até concordou que empresários, agências internacionais e economistas são “sábios”, só faltou reconhecer que o governo é “idiota”. Ainda assim, ratifico o que eu disse: estamos em apuros, pois eu acho o governo atual inapto/inepto (na verdade, incluo aí a esmagadora maioria da classe política nacional).

          • leomix leo

            Vc se dói d+ quando falam do PT, ou vc recebe muito bem para defender essa corja ou vc é acéfalo;!! Independente de partido político eu quer a saúde financeira e a estabilidade de meu país. Eu estou cansado de sustentar politico corrupto, se vc gosta de sustentar vagabundo eu não.

            • Antoniokings1

              O que dói demais é ver um monte de gente escrevendo asneiras. Nem sabem direito do que se trata.

      • Alexandre Maciel

        Não se pode se o STF concluir que o mandato seguinte não é basicamente a continuação do anterior. Se concluir isso, dá carta branca para o governante fazer o que quiser no quarto ano do primeiro mandato.

        Então, honestamente, fico com a tese de que o mandato da reeleição é uma continuação do primeiro e, sim, o chefe do executivo pode ser cassado pelo fato ocorrido no primeiro mandato.

        Sobre o caso, não acredito que vá ocorrer cassação pelo desrespeito à lei de responsabilidade fiscal. Apesar de o PT ser vanguardista (maiores juros, maior dólar, maior escândalo de corrupção, primeiras contas rejeitadas da história, etc.), acredito que a decisão política será no sentido de manter essa senil incompetente no cargo.

        • Antoniokings1

          A questão é essa. Se o Presidente tomou posse, é porque está começando um novo mandato. Não exitiria continuação. O mesmo com o Legislativo. É uma nova legislatura. Agora, com relação à roubos, não podemos esquecer que o Presidente do TCU está envolvido na operação Zelotes. O mesmo que o Nardes. Hoje, aliás, tem uma nova fase da operação. Será que Nardes cai nessa fase?

          • Alexandre Maciel

            O que a doutrina observa, e por isso mesmo é discutível a tese de novo mandato, é o fato de não haver solução de continuidade. Então, se o presidente permanece, há debate sobre a questão exatamente pelo fato de, se se considerarem como mandatos estanques, dar-se a ele carta branca para cometimento de ilícitos no último ano do que se afirma primeiro mandato.

            O STF deverá resolver essa questão e, mesmo não acreditando que haverá impeachment e embora sabendo que as manobras orçamentárias do governo atentam contra a lei orçamentária e, sim, configuram, em tese, ilícito penal orçamentário (leia-se, crime de responsabilidade), espero que prospere a tese que, antes de mais nada, resguarda os administrados em detrimento da liberdade incondicional do administrador.

      • Mr. Car

        Pena para você que eu não dê moral nem conversa para militantezinho de ambientes virtuais, né? Vá procurar sua turma, digo, seus cúmplices. Perdeu seu tempo. Adeus, he, he!

        • Antoniokings1

          O problema é que a notícia é sobre Toyota na Síria e algum maluco vem falar de Dilma! Concentrem-se no assunto ‘automóveis’. Se tem fixação na Dilma, vai lá e dá umazinha com ela. Tudo bem que ele é feia pra caramba, mas acaba com essa fixação (ou não).

    • Antoniokings1

      Não se pode cassar mandato eletivo por fato ocorrido no período anterior. Simples. É a lei.

      • Alexandre Maciel

        Não se pode se o STF concluir que o mandato seguinte não é basicamente a continuação do anterior. Se concluir isso, dá carta branca para o governante fazer o que quiser no quarto ano do primeiro mandato.

        Então, honestamente, fico com a tese de que o mandato da reeleição é uma continuação do primeiro e, sim, o chefe do executivo pode ser cassado pelo fato ocorrido no primeiro mandato.

        • Antoniokings1

          Não é assim. Se alguém cometer crime, em qualquer mandato, pode ser indiciado, julgado e condenado pela Justiça a qualquer hora. Então terá os seus direitos cassados. É o que vai acontecer com o Cunha. Será condenado (espero que seja preso) e terá seus direitos políticos cassados.

          • Alexandre Maciel

            Não é assim é uma afirmação com tom dogmático que não se coaduna com o estudo do Direito.

            Vou fazer uma comparação rasteira mas que ilustra a discussão sobre a inexistência de solução de continuidade. Você é servidor do TRF da sua região, empossado antes da PEC 41/03; portanto, amparado pela integralidade dos proventos de aposentadoria. Em 2015 você toma posse noutro cargo público da Administração Federal, exatamente no dia 8 de outubro do corrente ano e, ao mesmo tempo, no seu órgão anterior solicita vacância a partir desse mesmo dia. Está amparado pela integralidade dos proventos de aposentadoria ou o fato de ter mudado de cargo faz com que você perca direitos presentes no regime jurídico vigente quando da posse no cargo anterior?

            Resposta: mantém-se a integralidade por inexistência de solução de continuidade do vínculo com o serviço público mesmo com a mudança de cargo.

            Eu sei que o exemplo é específico mas não podemos esquecer que, por meio de eleição ou por meio de concurso público, agente público civil comum ou presidente da república se enquadram no conceito amplo de administrador, de longa manus do Poder Estatal, cada qual com sua parcela de competência.

            Então, você não pode simplesmente dizer que não é do jeito que descrevi porque, como falei noutro post, a tese é polêmica e, sim, pode haver orientação no sentido de que o mandato da reeleição é uma continuação do anterior, sem quebra de vínculo, o que, por conseguinte, torna absolutamente plausível a apuração de responsabilidade do titular da presidência.

            • Antoniokings1

              Acredito que a natureza jurídica e de relação com o Estado dos cargos são distintas. O que sei, é que se mudar de esfera perde os direitos à integralidade e paridade. Sou sincero. Já fiz um curso sobre essa questão de inegebilidade entre esferas de poder, mas esqueci, pois não era minha área de atuação. Não avancei nos estudos.

              • Alexandre Maciel

                Se mudar de esfera perde porque o ocupante do cargo não estará sendo regido pelo mesmo diploma legal. Há quebra de continuidade do vínculo com a Administração Federal. Então, ele será regido pela lei que regulamenta os direitos e deveres do servidores da nova esfera e não levará para o novo cargo as vantagens do anterior.

                Quanto à natureza jurídica dos cargos, mesmo que um mandato eletivo seja tido como cargo derivado diretamente do poder constitucional originário, isso não apaga o fato de seu ocupante se tratar de um mandatário como qualquer outro agente público. As competências são distintas mas, em essência, o dever de zelar pelas necessidades coletivas é o mesmo.

                Então, nada obstante eu respeite a importância do cargo e, repito, não seja adepto dessa avidez maluca por impeachment, não há como afastar essa tese de continuidade do mandato simplesmente porque se renova a legislatura. Como disse, é questionável, como qualquer coisa no Direito.

                De toda sorte, o que mais será considerado será a necessidade de afastar qualquer possibilidade de o titular do cargo eletivo praticar atos ilícitos no último ano do que se diz primeiro mandato; isso mesmo sabendo que a questão da continuidade deverá ser o tema central. Se a tese da continuidade vingar (eu mesmo acho difícil embora entenda seja a mais adequada), com certeza o será em função da defesa do administrado contra desmandos do administrador no 4o. ano de exercício do poder.

  • Junoba

    O que eu não entendo, é a omissão dos países em relação a guerra na Síria. O país está em conflito desde 2011, e só fiquei sabendo disso ano passado. Parece que a imprensa só acordou agora, depois que os terroristas publicaram vídeos de decaptações.

    Vários países fazem bombardeios, mas de que adianta, já que eles se espalharam rapidamente. Atualmente o governo Sírio só controla a capital e pequenas regiões próximas. No interior é só conflito e ´´cidades fantasmas“.

    • Gustavo73

      Junoba se fala disso há muito tempo. Mas lembre-se que a Síria tem apoio da Rússia, e não é tão simples uma colisão. A China também já foi contra intervenções nessa região. E se os países, leia-se EUA e Otan intervirem ainda existirá uma gritaria por serem intervencionistas querendo se meter. Entrar é fácil sair não. Ainda tem a questão do terrorismo que pode chegar em casa. Não é uma questão simples. Veja que nem os países árabes se metem diretamente.

      • Junoba

        Então. Cada um só pensa em si mesmo. Por isso que o EI cresceu.

        Lembro de um boato de intervenção terrestre que o Obama queria fazer, mas o ´´resto da casa“ não deixou.

      • Pedro Rocha

        A Síria é o último país socialista do tipo Baath da região, por isso ela ser aliada da Rússia e do agente da KGB Putin.
        Numa futura 3ª Guerra Mundial, a Síria seria um aliado estratégico importante para os russos em uma área recheada de hidrocarbonetos.

    • Adriano

      Pq iriam atacar os caras se nao tem dinheiro para arranca, EUA só ataca lugares quando pode roubar algo, senao esquece, o que move o mundo é dinheiro e nao o certo ou errado.

      • O que ele roubou no Vietnã e na Somália mesmo?

        • Zoran Borut

          De onde sai o dinheiro que sustenta a indústria bélica?

          • Do contribuinte americano?
            Você assistiu o filme “O Senhor das Armas”? Nos primeiros segundos o ator principal já coloca uma questão interessante..

            • Zoran Borut

              Então, se não há conflito, o que acontece com a indústria bélica?

              • Mas o que isso tem a ver com o EUA ir lá roubar algo?
                Estou falando dessa tese do bicho papão EUA, que roubam dos pobres e dos fracos e blá blá blá…
                Qual país foi obrigado a comprar arma deles?

        • Antoniokings1

          ‘O que ele roubou no Vietnã e na Somália mesmo?’
          Vidas.

          • E desde quando PTista liga para isso? Não foi sua dona que defendou diálogo com essa gente? Diálogo com estupradores, assassinos em massa? É dessa líder que se orgulha?
            Tente ser um pouco mais coerente..

            • Antoniokings1

              Cara, você anda muito estressado. Tire umas férias. Relaxe um pouco.

              • Rodrigo

                Quem produz não pode relaxar muito! Tem pagar a mordomia da galera de Brasília!
                Ah… tu deves ter 90 dias de férias, 60 de recesso… entendi! Tribunal de Justiça…

                • Antoniokings1

                  Tudo merecido!

                  • Rodrigo

                    Claro! Todos vemos os resultados e eficiência do Estado!
                    E viva os impostos!

          • JpauloR

            Brasil 58 MIL mortes. Nada mais!

            • Finish Her… Brutality…

            • Antoniokings1

              Sim, mas coloque a culpa nos Governos Estaduais, responsáveis pelas políticas de segurança pública, educação, saúde e desenvolvimento social. Agora, se o GF implementa qualquer coisa nessa área ……

          • Pedro Rocha

            Nada que Pol Pot sozinho no Camboja não tenha feito muito pior!

    • Pedro Rocha

      Esse é o tipo de coisa que nem a imprensa norte-america tem coragem de meter a mão. 5 anos atrás ninguém falava de ISIS e de repente os caras se tornam uma ameaça internacional.
      Dizem as más línguas que a história nebulosa do ISIS é que ela não passa de outra Al Qaeda: uma organização terrorista apoiada pelos EUA contra um de seus inimigos (URSS ontem e Bashar Al-Assado hoje) mas que saiu do controle.

  • Gustavo73

    Não entendi bem esse questionamento. Isso é a Toyota não fornece os carros para os terroristas. Algo que aconteceu com GM e Ford na segunda guerra mundial.

    • Na verdade a GM fez o papel dela. Ford e Renault são acusadas de jogo duplo. O filho de Henry se livrou da acusação embora tenha ficado a mancha…
      Já Louis Renault… Bem, de certa forma também se livrou…

  • doc74

    Esse questionamento é RIDÍCULO, pois até mesmo as FORÇAS ESPECIAIS DOS EUA usam TOYOTAS naquela região. Só que é o similar americano, a Tacoma.

    • DinhoRoxxx

      Se você ler a reportagem eles estão trabalhando em conjunto com a toyota para saber quem repassa esses veículos a eles, pois pode se tratar de uma concessionaria de outro país na região.

  • Alvaro Augusto Rocha

    Eles vendem as armas para esses crápulas e se ressentem por ter muitos Toyotas nas mãos dos terroristas ? Que hipocrisia !!! Vendam GM, Ford etc. É o que querem ?

    • saosao

      Talvez eles queiram desviar a atenção da crítica… Eles fornecem armas, mas para evitar acusações, jogam os holofotes em outras coisas menos importantes.

  • Bruno Brasil

    Agora q os caras vão se preocupar com isso ?! rsrsrs qq vídeo “daqueles lados” tem pick-ups da toyota, rsrsrs

  • Marcelo Amorim

    Os EUA nao sabem o pq?Os terroristas sabem que picape mais duravel é Hilux,simples.

  • Diego Mello

    O acessorio mais vendido la é o Kit Anti-aerea

  • Rodrigo

    Mas… se só tivessem F-150, a preocupação dos americanos seria a mesma?
    Pelo o que sei, no Oriente Médio a oferta de pick ups deste porte tem grande participação da Toyota, se não for totalmente majoritária!
    Eles compram o que está disponível.
    Porém, se há mesmo um distribuidor facilitando o acesso para estes bandidos, aí é outro papo!

  • Hugo Borges

    Não tem o que reclamar, é a mesma história da Baader-Meinhof que só usava BMW 2002. Os carros da Toyota claramente são robustos e lideram as vendas naquela região, LandCruiser e Hilux é mato. A marca não apoia mas acaba sendo vitrine de produto, uma propaganda duvidosa mas forte.

    Até as tropas particulares contratadas pelo EUA usam Toyota, a Tacoma.

  • Lucas Irrthum

    É, pelo visto os defensores da Hilux tinham razão… Hilux é uma caminhonete guerreira mesmo hahahaha

    • Pedro Rocha

      A única homologada para uso bélico pelo Exército Brasileiro, por isso poupada de ser substituída na padronização de frota pelo Marruá.

      • Lucas Irrthum

        Olha, dessa eu não sabia. Achei que era usada pelas forças armadas graças a um mero contrato com a Toyota.

        • Pedro Rocha

          Para serviços auxiliares e administrativos, as FFAA usam veículos comuns, sendo possível encontrar S10 e L200. Mas antes do Marruá, a única picape média “guerreira” era a Hilux.

  • Túlio Leal

    Simples:
    1. Toyota aguenta o tranco com manutenção mínima.
    2. Igual a certos vizinhos brasileiros, devem estar roubando todas as Hilux que vêm pela frente pra vender no pa, digo na Síria.
    3. Os mano do ISIS pira na Hailuque, que nem aqui no interiorzão do Brasil.

  • Cesar Mora

    Bom, taí a prova que Toyota não quebra… os dois lados usam Hilux, e que não venham defensores de Amarok ( alías, desde o Dieselgate não ouvi falar mais deles hahahaha) dizer que o consumidor é burro…

  • Christian Balzano

    Que suspeita idiota. A Toyota é uma das montadoras que mais vende carros no mundo, na Ásia e Oriente Médio eles dominam completamente o mercado, existem uma infinidade de modelos e versões. É um carro robusto e confiável. Seja lá para qual fim usam o carro. Nessa teoria conspiratória poderíamos dizer que a Volkswagen ajuda o crime organizado e assaltos a bancos com Golf GTI. Jornalismo sendo jornalismo.

  • klaus

    Muitos grupos terroristas de hoje receberam armas e treinamento dos EUA no passado e agora me vem com esse mimimi

  • Magoo

    Acho que deve ser muito mais seguro o EL tocando o terror com as Hilux por lá do que os agroboys x madames de shopping x emergentes (daqueles que pensam que estão pilotando um série G) fazendo as merdas nas ruas daqui do “Brézil”

  • Aldo Raine

    TOYOTA patrocinando o terrorismo, daleeeeeeeee

  • BorisAWD

    Só a Hilux aguenta “tocar o terror”

  • William Santos de Melo

    e eu, ingenuo, me perguntando a origem de tantas armas…

  • Aires Jone

    Acredito por serem bons carros e resistentes, principalmente essa HZ (Cruiser) e a D4D(Hilux). São tractores. E acreditando que jamais lhes seria permitida a compra de Hummers…kkkk. Brincadeira à parte, esse caras merecem o inferno!

  • Bittencourt

    Robustez reconhecida há anos naquelas bandas…