Home Finanças Toyota compra 5,9% da Isuzu, para aproveitar seu know-how em motores diesel

toyota logo Toyota compra 5,9% da Isuzu, para aproveitar seu know how em motores diesel




A Toyota anunciou hoje que vai gastar US$ 373 milhões em um negócio com a Isuzu, e passar a ser dona de 5,9% da empresa fabricante de caminhões, caminhonetes e motores diesel. A intenção da Toyota é melhorar a sua própria linha em termos de diesel, que está bem atrás de outras, como a Honda por exemplo.

A Honda anunciou já que terá dentro de três anos um carro diesel de passageiros para os EUA. Então a Toyota não pode perder tempo. O que seria de se esperar é que ela usasse sua subsidiária de caminhões, a Hino Motors, pra fazer um motor diesel para a sua pickup Tundra, mas a Hino não está preparada para fazer motores menores, para carros pequenos e pickups. Já a Isuzu tem todo o know-how na produção de motores diesel menores que 2.5 litros, o que é perfeito para a Toyota.

A Mitsubishi é a maior “dona” da Isuzu, com 9,7%, seguida pela Itochu Corp., com 7,2% e a Toyota com 5,9%. A GM vendeu todas as suas ações de volta para a Isuzu em abril, que eram de 7,9% do total.

O anúncio de hoje marca a segunda vez que uma empresa pega as ações que a GM chutou, o primeiro caso sendo com a Fuji Heavy Industries, a dona da Subaru.

[Fonte: Automotive News]