_Destaque Hatches Sedãs Segurança Toyota

Toyota Corolla e Etios terão ESP de série em breve

toyota corolla 2016

O Toyota Corolla vai, enfim, ganhar o controle eletrônico de estabilidade (ESP) como item de série. A informação foi dada recentemente pelo gerente geral de assuntos corporativos, Daniel Afione, pelo diretor de assuntos corporativos, Diego Prado, e pelo gerente de produto da divisão argentina da empresa, Juan Alvarado, durante um evento. Além do sedã médio, o compacto Etios nas carrocerias hatch e sedã também vai dispor do equipamento.

“É uma decisão que já está tomada e, como fizemos no ano passado com a Hilux, a ideia é que a Toyota incorpore o dispositivo de segurança como item de série em toda a linha, não só nas versões mais equipadas”, explicou Alvarado. No entanto, questionado sobre a data de lançamento dos modelos com o equipamento o executivo disse que eles chegarão “dentro dos próximos dois anos”.

O Corolla deverá ser o primeiro a receber o ESP, juntamente com a primeira reestilização da atual geração, prevista para chegar ao mercado brasileiro no final deste ano, provavelmente com apresentação no Salão de São Paulo, em novembro. Já o Etios poderá reservar o item de segurança para os próximos anos – na linha 2017, o modelo adotou Isofix, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes.

[Fonte: Argentina Autoblog]





  • Wilibaldo

    O segredo é aguardar a colocação, não comprando sem o dispositivo.

    • Zé Mundico

      Espere sentado. Conforme o texto, “dentro dos próximos 2 anos”……

      • 1945_DE

        Infelizmente o consumidor não sabe o poder que tem. Se todos os possíveis compradores forem até a CSS da Toyota e registrarem que não vão comprar devido ao carro não ter o dispositivo ESP e as vendas caírem a zero e migrarem para outro modelo similar que oferece o equipamento. A Toyota instala imediatamente. Eu fiz isto no Corolla. Eu estive lá e registrei que não ia comprar o carro pois ele não tinha o ESP e acabei comprando outro. E o vendedor me falou que eu não fui o unico. Se as vendas do corolla tivesse caído a zero, a Toyota já tinha antecipado o equipamento a muito tempo.

        • André Luis Versiani

          Respeito muito a sua atitude amigo, se todos fizessem desta forma teríamos carros mais seguros mesmo!

          • Deadlock

            Os carros vão ficar mais seguros. Isso vai resolver? Estatísticas dizem que mais de 80% dos acidentes têm causa humana, não há ESP que os salve. As pessoas precisam a aprender a dirigir com responsabilidade e não contar com uma babá eletrônica que possa salva-los.

            • Zoran Borut

              Vc sugere que equipamentos não sirvam para nada?

            • chcoutinho

              Aí você dirige com responsabilidade na velocidade permitida, entra numa curva em dia de chuva e nessa curva tem uma pequena mancha de óleo. Aí o ESP entra em ação e salva sua vida.
              Em situação análogas à essa o ESP será decisivo.
              Incrível é não dar importância aos dispositivos de segurança.

              Mas quando o air bag apareceu no Brasil alguns dizia que não precisava porque não comprava carro para bater. Por incrível que pareça ouvi isso de um colega de trabalho em 2014.

              • Pacheco

                Já ouvi isso tbm. Infelizmente tem que pensa assim

                E já ouvi que Air Bag só serve para aumentar o seguro do carro.

                • rodrigo

                  tambem ja ouvi isso, de um proprietario que ja pensou em comprar um troller pelo fato dele nao vir com airbag ate hoje. Ele acha que o airbag mata mais pessoas tendo má eficiencia(estourando inesperadamente, antes ou depois do acidente) do que salvar vidas. vai entender

                  • Pacheco

                    Eu já ouvi que a cadeirinha infantil ajuda a matar… acho isso um cumulo.

              • Fabio Montarroios

                se vc tivesse dito q ouviu isso em 1994 ou 2004, q seja, ainda seria razoável…. mas em 2014, justo qdo a lei tornou obrigatório, aí já é demais.

            • Fabio Montarroios

              uma direção responsável aliada a esses dispositivos, com certeza, torna a viagem mais segura. mas mais seguro mesmo, apenas eliminando o fator humano, ou seja, sendo um carro com direção autômata.

          • Dafomg

            E com preços coerentes também.

          • Pacheco

            Fizesse não só com o ESP. Com outros itens e até os valores cobrados.

        • Deadlock

          Isso não adianta muito, a Toyota tem consumidores suficientes que, aparentemente, não precisam do ESP. Até porque muitos deles são pessoas maduras que sempre sobreviveram sem esse equipamento. Agora, se colocarem o ESP, quero ver se estes que reclamavam de sua falta vão adquiri-los….

          • ViniciusVS

            Ainda bem que sempre sobreviveram sem esse equipamento, o que seria da Toyota sem esses consumidores? ou no céu existe concessionária? kkkk

            Brincadeiras a parte, segurança nunca é demais, para uso urbano em trânsito travado de 20km/h AB/ABS/ESP não fazem diferença e sabemos que muitos vivem essa condição, mas se pode instalar o equipamento porque não? novamente, segurança nunca é demais.

            • Deadlock

              A grande maioria vive sem o ESP, equipamento a que me referi, não estendi a outros, principalmente os de segurança passiva, até porque há muitos malucos no trânsito.

              • rodrigo

                ai que esta, vive por enquanto! quando mais equipamentos de segurança o veículo tem, mais a populaçao se acostuma a esses controles e as vezes ate aquelas pessoas maduras acostumado a dirigir f1000 e d20, feneme queixo duro, vai perder a habilidade na direçao pq simplesmente vai se “acostumar” com a baba eletronica protegendo ele.. eu mesmo sempre desligo quando vou andar em estrada nao pavimentada, tanto para me divertir um pouco quanto pra nao acostumar muito, pq tudo há falhas, uma hora pode falhar e nao funcionar..

          • rodrigo

            me lembrei de 2012, quando a hilux SRV TOP saiu com ESP e controle de traçao, a velharada da fazenda ficava reclamando no barro pq nao sabia desligar, ate mesmo acho que as versoes SRV(sem os equipamentos) foram maior parte vendido pra esse publico, quem entendia mais um pouco e prezava segurança comprava a aro 17(srv top)..

        • Fabio Montarroios

          isso exigiria um nível de organização e sincronicidade grande demais pra ser feito espontaneamente por todos os compradores. sem falar, q alguns compradores nem sabem do q se trata e ao comprarem um corolla acham q estão comprando um carro completo, seguro, eficiente etc. já vi uma senhora sair de uma CS com o vendedor explicando cada função (pisca, limpador, ar etc), pq ela, uma senhora já de idade, simplesmente não sabia nada, por mais padronizado e intuitivo q os comandos básicos dos carros são entre todas as marcas… o boicote, para algo tão específico, não me parece viável, ou melhor, realizável. agora, um barulho nas redes sociais pode ter esse efeito q vc deseja sim.

      • marcelo

        E dai, e só comprar algo da concorrência. Viu a queda das vendas da Hilux este mês? Até baixaram o preço das versões intermediárias. O novo Civic vem com tudo, e o cruze com motor turbo.

      • chcoutinho

        O autor do texto deve ter alguma deficiência temporal ao achar que 2 anos é “em breve”

      • Fabio Montarroios

        sendo uma fábrica japonesa, inclusive servindo de exemplo de administração, não saberia dizer uma data exata? é um pouco estranho.

    • Ailton

      Falou tudo e é exatamente o que vou fazer.

  • Fanjos

    mas mas mas mas….o Brotossaurolla é tão estável que não precisa de ESP

    • dallebu

      Se não me engano, além do Brotossaurolla, outro médio que não tem ESP é o TriCERATOps…

      • fschulz84

        Rapaz, para com isso, você me fez ficar rindo que nem idiota e ninguém aqui perto entendendo o porque! hahaha

      • Fanjos

        O próximo Jurastic Park já esta garantido!

      • Leonel

        Haha eu ri ! A única coisa é que eu não o considero da mesma categoria do Corolla, porém, deveria ter ESP da mesma forma.

      • GPE

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Danilo Ribeiro

        Toma meu like vai… Rindo litros!!!

        Quanto ao Corola, concordo… Só vende no Brasil porque se criou a fama de carro inquebrável e com pós venda perfeito e em termos de mercado automotivo, alguns paradigmas tendem a resistir por décadas (vide Peugeot que hoje melhorou muito, fábrica bons veículos, mas continua pagando a fama de quem nunca teve um modelo da marca, mas “já ouviu dizer que francês não oresta”). Fui olhar o Corolla GLI e o vendedor ficou com vergonha em me mostrar um carro de 70k que vinha com calota e sem qualquer som, nem um mísero” motoradio” das Antigas!!

        Quase todos os sedãs médios do mercado hoje oferecem design, acabamento e equipamentos superiores ao Corolla por um preço inferior… Mas se criou o mito do carro inquebrável e com status de “patrão” e aí amigo, a Toyota fez o certo, deitou em cima desse mito e tá lucrando horrores…

    • Louis

      Pior que os vendedores da Toyota falam exatamente isso… Parece até que foram instruídos pela fábrica para dar esta desculpa.

      • João Cagnoni

        É sério que eles falam isso?

        • Louis

          Sim, é sério.

      • shdn2010

        Cara vou t dizer que escutei isso da boca de um vendedor da toyota…kkkk “O corolla nao vem e posso lhe dizer que testei ele no autodromo e o carro nao sai nem ferrando nas curvas”… UAU!!

        • Fanjos

          Acho que ele testou o Toyota mas era outro modelo de Corolla, deve ser esse modelo aqui.

          • Pacheco

            Não foi nesse carro que um piloto sofreu um acidente tão grave por causa dos pneus que só a Ferrari e mais duas equipes correram nos EUA?

      • Leonardo M

        Uma vez um vendedor da Toyota me falou isso. Apenas respondi:
        É por isso que Ferrari, Bentley, Rolls Royce, Maserati possuem controle de estabilidade, porque são todos inferiores ao Corolla.
        Ele apenas deu um sorriso amarelo, como quem percebia a merda que tinha falado.

        • DeTomaso

          Não defendendo o Corolla por não ter um item de segurança que é essencial hoje em dia, mas, me veio uma pergunta a cabeça: Por que diabos, vocês, tão “haters” da dona Toyota e do próprio Corolla, vivem “conversando” com vendedores da Toyota em concessionárias Toyota?

          Toda notícia da Toyota é a mesma história: – Na concessionária o vendedor me falou isso, isso e aquilo, e eu dei uma resposta genial e ele ficou sem graça.

          Vocês ganham alguma coisa pra ir nas concessionárias Toyota perguntar o por que do Corolla não ter equipamentos, ou é só falta do que fazer mesmo?
          Eu que não quero ser vendedor Toyota nunca na minha vida pra ter uns “put@ cara chato” indo lá me fazer perguntas, depois dar uma de “espertão” pra cima de mim e não levar nada. Tenha dó…

          • DINEIROO

            Kkkkkkkkkk

            Essa foi boa!

          • Magnamox

            Eu tenho um colega FÃ da VW e AUDI e fica inconformado porque vende tanto Corolla…acho que ele deve ser um desses caras que vai na CCS da Toyota só para trollar os vendedores….rsrs

          • Ailton

            Cara vc mitou com esse comentário. 😂😂😂

          • Leonardo M

            Faz tempo já, minha mãe tinha um Corolla que foi fazer recall do airbag assassino, ela marcou a data justamente pra quando estava viajando, sobrou para mim, filho bom, me deslocar da minha casa até a dela e levar o carro pra lá. Não me leve a mal, nem passo perto de concessionária da Toyota a menos neste caso, sei que não vou encontrar nada bom lá…

          • Louis

            Eu gosto muito do Corolla, compraria um. Mas acho muita cara de pau o vendedor falar que não precisa de ESP por ter estabilidade acima dos concorrentes. Pode enganar a maioria desinformada, mas auto-entusiasta eles não enganam.

        • José Eduardo Borba

          Melhor que isso, é nas CSS que vendem Lexus tbm, quero ver se eles teriam coragem de dizer essas asneiras!

      • Mas a função do vendedor é essa. Imagina você sendo comissionado e o cliente questiona sobre uma qualidade do seu concorrente. Você não pode simplesmente dizer pra ele comprar o produto concorrente. Pois dessa forma o vendedor passaria fome. Seria como você ser advogado e soubesse que um colega seu de profissão cobra honorários de menor valor, aí quando o cliente chega você o aconselha a ir até o colega ao invés de assumir a causa. Honesto você até seria mas passaria fome com certeza. E lembre que vendedor só ganha salário se vender.

    • Magnamox

      mas mas mas… Eu acho o Corolla sem ESP mais seguro e estável do que um KA com ESP…

      Logicamente numa situação extrema o ESP seria o diferencial e com certeza é bem vindo…

      Uma pena que ainda vou demorar para ter um carro com ESP e de preferencia turboalimentado….muito $$$

      • delvane sousa

        Sério? de onde você tirou esta informação? O crash test indica isso? Pode até ser uma opinião baseada nas suas preferencias veiculares. Mas creio que não exista fundamento científico nenhum nela.

        • Pessoalmente tenho a mesma dúvida. Se eu pegar um porsche 911 e desativar o ESP o carro vai ser menos estável que um KA com ESP? Já andei de carona em um corolla e confesso que a estabilidade desse carro ao comparado com um uno que eu tinha na época nem se compara. O corolla dava de 10 a zero. Mas se colocasse o ESP no Uno a situação mudaria? De fato não sei a resposta, mas no caso do Porsche creio que não.

          • Magnamox

            Para a maioria do pessoal é só colocar o ESP e retirar toda suspensão que o carro já é o mais seguro do MUNDO…

            Creio que seja um item a mais para completar a segurança do carro mas não trocaria um Corolla (ou outro similar) sem ESP por um Popular com ESP…

          • Rodrigo

            Honestamente, tive um Sonic (sem ESP) e dirigi um New Fiesta por bastante tempo (com ESP), ambos tinham uma estabilidade muito boa para o uso normal dando chance até de uma tocada mais ousada (evito o termo esportivo, pois não o são).
            Atualmente tenho um Civic LXR com ESP e a estabilidade obviamente é melhor que ambos (em conforto então nem se fala), e não dirijo com o ESP desligado e posso lhe dizer que nunca vi a luz do ESP acender, exceto ao dar a partida e nem espero, mas sei que se acaso precisar poderei contar com a ajuda eletrônica. Acho que a discussão aqui nos comentários não é quem tem a melhor ou pior estabilidade, mas sim quem tem mais chance de escapar de uma situação limite. Até porque ninguém (espero) fica andando no limite o tempo todo pra testar o equipamento e o fato de ter ESP não é salvo conduto para ficar fazendo manobras perigosas por aí, mesmo porque o dispositivo consegue evitar um acidente até certo ponto, passou disso nem ESP salva (do contrário o sertanejo lá não teria morrido em uma Evoque).

            • MauroRF

              Acho que no caso do sertanejo lá ele e a namorada não usavam cinto, se não me engano foi isso.

              • Rodrigo

                É verdade, mas nem toda a tecnologia embarcada de um carro como aquele foi suficiente para evitar o acidente naquela velocidade. Lembro também que havia um problema com as rodas que não eram originais e foram reparadas de forma inadequada.

                • MauroRF

                  Ah, é, tinha esquecido do lance da roda, aquilo foi dose, trocar a roda de um carro daquele. Desculpe comentar, mas o cara foi um cabeçudo.

                • Pacheco

                  Na vdd foi… salvou a vida dos dois que usavam cintos. Estão ai cheio de vida e tocando em frente.

                  Infelizmente não existe dispositivo que evite sem o uso do cinto.

                  • Rodrigo

                    O que salvou, além dos cintos, foram os airbags. Os cintos são os equipamentos principais, tanto que os airbags são chamados de SRS que significa Suplementary Restraint System (ou Sistema Suplementar de Retenção). Fato é que mesmo com os airbags e sem os cintos o casal não sobreviveu (a mulher parece que foi arremessada enquanto o carro capotava).
                    Meu comentário foi no sentido de que nem mesmo o ESP, sistema anticapotamento e outras tecnologias presentes na Evoque foram suficientes para impedir o acidente, já que numa situação como aquela (altíssima velocidade + roda fraturando) o tempo para atuação fica bastante limitado.

              • Ernesto

                Sim, que eu me lembre, eles não usavam cinto. E o acidente não foi porque uma das rodas quebrou? Nessa situação o ESP ajudaria? Creio que não.

              • Pacheco

                Eles estavam sem cinto. Ali nem 50 air bag salvava. Tanto que os dois da frente sobreviveram.

            • Jackson A

              Tenho um Altima e… nunca vi acender tbm.

            • MauroRF

              Isso me fez lembrar uma amiga que tem um New Fiesta S, outro dia ela tava toda assustada porque rodopiou na Radial Leste em São Paulo (sorte dela que era domingo e tinha menos trânsito) por causa de óleo na pista. Por sorte, ela só bateu o para-choque em um muro, mas não foi forte (apenas estragou o para-choque, mas poderia ter sido pior). Falei para ela que se o carro tivesse controle de estabilidade, isso não teria acontecido, e ela me responde “controle de quê?”. Ela nem sabia que isso existia, acredite. Aí expliquei como é, como funciona, ela foi lá e trocou por um New Fiesta SE, refinanciou, vai pagar por mais tempo. Segundo ela, depois dessa, não compra mais carro sem ESP. Mas o que fico besta é que tem tanta informação por aí, poderia ter até perguntado para mim alguma coisa, mas quando eu soube, ela já tinha comprado o carro, e eu nem sabia se era o máximo que ela poderia gastar, se ela fazia questão, fiz questão apenas de dar os parabéns pela conquista. Foi quando 1 ano depois mais ou menos de ter comprado que aconteceu isso, expliquei, mostrei alguns vídeos (tem um da Autoesporte que simula baixa aderência, como se fosse óleo na pista). É aquela coisa, tem gente que pode dizer que “pra quê ESP se eu quando criança viajava de Passat 86 com a família por milhares de quilômetros e nunca deu nada?”, mas sempre tiveram sorte. Se temos a tecnologia, deveríamos todos poder contar com ela, né? O problema é que aqui no Brasil o buraco é mais embaixo.

              • Guilherme Soltys

                Essa questão das mulheres comprando carro me preocupa… A maioria compra porque o carro é “bonitinho”. Não sabem quantos Air Bags tem, se tem ABS. Como tu acabaste dizendo no teu comentário, nem sabem o que é ESP, muito menos controle de tração. Sorte delas é que no geral mulher dirige mais devagar e etc. Só olhar a estatística dos acidentes violentos de trânsito, onde a grande maioria dos condutores são do sexo masculino. A gente gosta de levar o carro mais próximo do limite, isso é fato, e por isso todo equipamento adicional de segurança é bem vindo.

                • Pacheco

                  Meu pai é barrigudo e dirige com ela colado no volante… já falei pra ele que se bater, vai morrer do air bag na barriga.

                • Fabio Montarroios

                  ué… mas tem vários caras aqui criticando determinados modelos pq são feios (o etios é um deles). então esse lance de bonitinho se estende a homens e mulheres. e não seria função do vendedor indicar como essas coisas funcionam? afinal, ninguém q vai comprar é obrigado a entender de eletrônica de carros ou mesmo mecânica. as pessoas precisam saber dirigir, ficarem atentas as datas de manutenção do carro (q será feita por mão de obra específica) etc. e essa de mulher dirigir devagar… cara, não sei onde vc mora, mas aqui no meu bairro, até senhoras de muita idade correm pra valer. qto a levar o carro ao limite, isso é problema, pq isso é um sinal de q vc está indo além dos limites permitidos das vias, não?

              • XandeeM

                E ainda aparece nego pra falar que só quem dirige com imprudência que precisa de ESP.

            • Pipo pipo

              Este equipamento atua bastante em dias chuvosos quando as pistas estão mais escorregadias. Muitas vezes não conseguimos nem sentir quando eles atuam. Experiência própria com carro alugado no inverno europeu.

              • Rodrigo

                Mas aí vc está falando de gelo (black ice), já tive essa experiência nos EUA também e é mais por controle de tração que o ESP
                Peguei estrada ontem, garoa fina, 110 km/h e nada. Como já peguei chuva forte com formação de poças de água, nada também.
                Mas sei que se precisar estará lá e isso é reconfortante.

            • Pacheco

              Eu tinha uma Grand Cherokee 2006 5.7 V8. As unicas vezes que o ESP piscava era quando eu pulava lombada em velocidade acima do elevado. O Controle de tração dava uma cortada por que ela era mole demais e isso deixava ele em alerta.

              Sempre achei que ele não era util, até o dia que precisei e ele realmente evitou o capotamento do carro. Me salvou… senti o carro sendo controlado e o frio na barriga foi enorme.

              Só sabemos o valor de tais itens, quando existe a necessidade.

              Já na Captiva ele não piscava nunca… usou uma vez o controle de tração para entrar em uma rua na chuva onde a roda dianteira deu uma patinada. Agora o ESP mesmo nunca entrou para me salvar e olha q eu fiz umas loucuras com aquele carro.

          • delvane sousa

            Creio que a estabilidade do veiculo seja uma uma somatória de itens, desde os requisitos do projeto, padrão construtivo e itens de segurança, especialmente os de segurança ativa, que podem fazer diferença em situações extremas. No dia a dia imagino que sejam imperceptíveis.

        • Magnamox

          Eu não sou cientista, mas tenho um Corolla dos antigos (2005) e ja andei no Ka e ja tive outros carros(Uno, Gol, Celta) e posso afirmar de longe que na estrada o carro trasmite muito mais segurança do que os outros… seja nas curvas ou na reta (que não balança com os ventos)…

          Agora “SALVO” situação extrema de chuva e precisar desviar da rota com algum acidente, possa ser que o ESP do KA ajude nesta hora….

          Não precisa ser cientista para ter essa percepção..faça o teste você mesmo…

          • delvane sousa

            Farei o teste oportunamente. Devo trocar de veiculo em breve, mas como priorizo segurança creio que o Corolla não estará entre os preferidos. Já descobri da pior forma possível o que é perder o controle da direção na estrada. Meu carro não tinha ESP, então sempre vai ficar aquela dúvida, “ah se tivesse ESP seria diferente?” Prefiro não arriscar mais e contar com todos os itens de segurança possíveis, desde que eu consiga pagar por eles é claro.

            • Magnamox

              Eu ja passei por um acidente com carro anteriore que me fez comprar um carro que tivesse ABS, poderia ser qualquer um desde que tivesse ABS… de quebra veio com Air- Bags tambem…

              Tirando os Air-Bags que nunca quero testar, os ABS nunca precisei utilizar mesmo em situação difícil e com muita chuva…

              Fico pensando a mesma coisa no próximo carro, se deveria exigir que no minimo tenha o ESP…pois se o ABS ja é dificil utilizar…

              Mas uma coisa que aprendi com os acidentes anteriores e situações de apuros que passei é que aprendi a dirigir com maior responsabilidade e sempre na defensiva…prestando mais atenção nos demais motoristas do que somente no meu veiculo.

              Com isso percebi que reduzimos drasticamente a possibilidade da intervenção de sistemas de segurança(ABS, ESP)…

              Mas logicamente quando os preços de um semi-novo(carro zero jamais) estiver ao meu alcance, darei preferencia para um que seja o mais completo possível dentro da normalidade…

              • Pacheco

                Uma coisa que devemos ter em mente é que ESP e ABS não servem para nada se os pneus estiverem carecas e os amortecedores esgotados.

                Carro com manutenção salva vidas.

    • ObservadorCWB

      É também uma das explicações para o projeto ser tão robusto e não quebrar….NÃO TEM O QUE quebrar……rsrs

  • gustavo

    Nos proximos dois anos !!!!!! essa toyota e mesmo uma fanfarrona

    • Pacheco

      O cara na verdade foi Politico. Se ele falar que lança em breve, é capaz que as vendas caiam na espera do dispositivo e nova linha.

    • lheu

      O texto estava ótimo, até ler essa frase aí. Nos próximos dois anos!

      Foi broxante

      A tecnologia já está pronta. É só instalar.

  • Franco da Silva

    Começando a Hondisassão da Toyota. Em breve, Etios pelo preço de Corolla!

    • Matheus Conrado

      Se ele não fosse feio, ele custaria tranquilamente os 70 mil do corolla básico…

    • fschulz84

      Suspeito que quando estes itens estiverem disponíveis, o Corolla GLi de 69k sai de cena e o único veículo que ficaria disponivel neste valor para PCD seria o Etios Sedan AT.

      • José Eduardo Borba

        Quem diria, o Corolla será o último a abandonar a faixa dos 70k! É uma pena. A uns 5 anos, se comprava ótimos carros com esse dinheiro!

  • carroair33

    A TOYOTA aqui no brasil é a unica que tudo que produz vende,nao ha estoque impressionante!!!

    • MG

      É uma forma de produção de veículos, em contraposição ao fordismo, que tem grandes estoques.

      Acredite se quiser, aplicam o toyotismo até no tráfico de drogas, ou seja, a boca de fumo trabalha com o estoque de uma noite de vendas apenas.

  • Davyson Costa

    piada!
    Sobre a data ele poderia falar assim: “Nos próximos 2 anos quando o ESP se tornar obrigatório por Lei.”

  • Bruno Silva

    The end para os concorrentes. O Corolla vem bem equipado na versão XEI, mas devia o ESP. Junto com a reestilização, não vejo quem possa tomar a liderança dele, só se Cruze e Civic tiverem preços bem agressivos, o que acho difícil devido aos motores turbo.

    • carroair33

      So tem uma alternativa do COROLLA nao ser lider:é a Toyota nao fabrica-lo mais rsrsr

    • tiago

      O civic tem predicados para liderar, mas acho que os preços devem vir altos demais.

    • Leonardo M

      O Corolla não vem bem equipado na versão XEi…

      • Bruno Silva

        5 airbags, central multidimidia, painel TFT, ar digital, roda aro 17, bancos em couro, lanternas em LED, farol de neblina, retrovisor com seta, comandos do som no volante (lembre-se do Jetta), câmbio CVT com função Sport, pra mim só falta o ESP mesmo.

        • João Cagnoni

          Cara, tudo isso aí são itens de compacto premium. Pesquise carros de verdade, não estamos comparando um Corolla com um Celta.

          • Bruno Silva

            To falando que ele tem equipamentos equivalente a concorrência nas versões intermediárias e até mais que alguns. Só falta o ESP mesmo. Outros itens tem na versão Altis.

            • João Cagnoni

              Isso é uma falácia, qualquer concorrente é mais equipado que o Corolla. Você citou até alguns absurdos como farol de milha, que até o Palio Fire possui.

            • José Eduardo Borba

              Esse povo é muita frescura, se carro cheio de firulas fosse preferência de mercado, c4 era sucesso! Carro completo é ar. Direção, vidro, trava, câmbio at, banco de couro, um painel com acabamento macio. Basta ver os Mercedes, 50% mais cara que um Corolla, nas tem pouca coisa a mais que isso. Meu corolla seria o Gli e se brincar, o pé duro com calotas, pq de dentro, não tô vendo as rodas!

          • Ernesto

            Não sabia que Celta tinha 5 airbags, ar digital, lanternas em Led, câmbio CVT…

        • Pacheco

          Concordo que para ele ser totalmente atrativo, só falta o ESP.

          Mas uma das vantagens do Corolla que torna ele um dos melhores sedans, é o atendimento na concessionaria, o valor das revisões e a revenda garantida.

          • Edson Fernandes

            Desculpa, falta mais Pacheco.

            Ta faltando: Saida de ar para o banco traseiro, ar digital de duas zonas, sensor de chuva (ao menos no site da Toyota não cita), botão de ligar o carro sem chave somente no Altis (poderia estender para as outras versões), eles se gabam da abertura de porta malas e portas pela chave…

            Então para o preço do carro, falta coisas sim. O mesmo para o Jetta que deve muito no Jetta 1.4 turbo (trendline é ridiculo e o comfortline somente bem equipado para dizer que está bom).

            • Pacheco

              Concordo contigo. Falta nele alguns equipamentos, porem ele tem a confiabilidade e revenda que esperamos de grandes carros.

              Numa compra racional, eu prefiro pegar o Corolla do que um Focus Sedan. Isso por que, não posso me dar ao luxo de ter problemas e muito menos ouvir na revenda que o carro não tem mercado.

              • Edson Fernandes

                Felizmente vc tem outras opções de sedans e que faz então poder repensar apenas sobre esses 2 carros né?

                • Pacheco

                  Sim, com certeza. O problema é que esses carros em breve vão se tornar modelos extremamente caros e restrito a um publico de alta renda.

                  • Edson Fernandes

                    Infelizmente é verdade. E já prevejo que me manterei com o meu sedan médio durante uns 10 anos (sendo que ele já tem 4 anos de vida e indo para o quinto nesse ano)

                    • Pacheco

                      Pior é que vai vender ele no preço de um compacto e olhe la. O mercado está inflando de uma forma assustadora.

            • Leonardo M

              O XEi nem farol automático tem. Eu imagino pagar 90k num carro para ter que ligar farol, para-brisa e bater chave pra ligar… É irreal.

              • José Eduardo Borba

                Kkkkkkkkk ta tirando onda né?

              • Edson Fernandes

                Estranho, no site da Toyota informa ter sim o controle automatico dos farois a partir da XEi.

                • Leonardo M

                  Bom, quando lançou aqui tenho certeza absoluta que não tinha. Então colocaram de novo. Menos mal.

              • Ernesto

                De onde você tirou que não tem acendimento automático? Eu tive um Corolla XEi 2010 e nele já tinha!

                • Leonardo M

                  A geração antiga tinha. Na nova tiraram e ficou somente na versão Altis.

                  • Ernesto

                    Leonardo, vai lá no site da Toyota e clique em montar. Selecione o motor 2.0 e a versão XEI. Depois veja tudo que ele tem. Tá lá informando que ele tem acendimento automático dos faróis.

                    • Leonardo M

                      Realmente tem, mas quando chegou a nova geração aqui no Brasil, acho que não tinha, porque tinha visto numa concessionária bem no começo.

            • ViniciusVS

              Concordo que faltam alguns equipamentos mas pensando melhor reclamar é chover no molhado.

              Existem vários perfis de consumidores. aqueles que compram carro por ser bonito, aqueles que buscam carro moderno e seguro, aqueles que querem carro com apelo esportivo e um deles são os que querem um meio de transporte confiável e com relativo conforto.

              A Toyota não faz carro para os outros grupos mas sim para esse somente. tem foco e como nosso mercado é conservador acertou no que a classe média quer em um carro. pode parecer bobagem mas tem gente que não usa nem metade do que um Corolla XEI possui. Para a Toyota não acho vantagem vender mais do que já vende, é melhor manter o padrão simples e organizado e nivelar os preços por cima afinal esse publico fiel paga.

              Os que buscam mais segurança, custo x beneficio, desempenho, beleza etc… ai tem outras marcas e modelos, a Toyota faz carros para aquela fatia e consegue deixar seus clientes satisfeitos…

          • Guilherme Batista

            Particularmente eu não entendo o motivo das pessoas pagarem mais por causa do valor de revenda, matematicamente isso não faz sentido algum.

            • Pacheco

              Não é somente o valor de revenda amigo, é todo o conjunto do carro. Pelo preço do Corolla XE-i vc pega um Focus cheio de mimos e equipamentos, mas depois cria uma sensação horrível de ninguem querer o seu carro. Eu já passei por isso duas vezes.
              Lembro da Zafira… era um carro mediano, que nunca me animou. Porem, ela tinha um revenda incrivel. Até me animei a não aceitar a proposta que recebi e subir um pouco o preço. E deu certo, ganhei mais na venda. Agora vc ter um carro que chega pra vender e o cara fala: “Ihhhh…” é tenso.

              • Guilherme Batista

                Ainda não faz sentido, isso é subjetivo demais.
                Pra mim é muito pior pagar o preço caríssimo num carro e quando compara com outro carro ver que o seu ta pelado perto dele.
                O Corolla chega a custar 10 mil a mais que o s concorrentes. Prefiro não gastar isso, investir bem o dinheiro, ter um carro mais completo.

            • Ernesto

              Guilherme, é um conjunto de coisas e não somente o valor de revenda.

        • Lucas086

          Qual corolla tem aro 17? Painel TFT até uno tem, aparece a foto do carro com a porta aberta no painel…

          • Bruno Silva

            Realmente, errei o aro, vou corrigir, obrigado.

        • Leonardo M

          Menos que os concorrentes na mesma faixa de preço….

        • Ailton

          Pra mim esp e os airbags de cortina. Acho que protege quem vai atrás, principalmente crianças.

    • João Cagnoni

      Prezado fanboy, vamos lá… Vamos ao que falta para o “sonho Corolla”: preços convidativos, sensor crepuscular, limitador de velocidade (toyoteiros dirão um alto MAS O QUE É ISSO?), motor turbo ou mais eficiente, melhorias no acabamento interno, ar dual zone, saída de ar para os passageiros de trás, recolhimento automático dos retrovisores, velocímetro digital (quem tem muito radar na cidade sabe a importância), multilink, pneus mais largos, freios melhores… São somente alguns itens esperados em um carro de 100 mil reais. Muita gente muda de um Gol pra um Corolla e diz que o carro é maravilhoso, mas quero ver o sujeito sair de um Jetta ou Sentra e falar bem do Corolla. Nem vou citar a Citroen, pois iria destruir até o “baixo custo de manutenção” que a galera pensa que o Corolla tem em relação ao C4 Lounge, quando olham somente o preço de revisões/troca de óleo. Não precisa ler nada o que falei até aqui, mas escute somente uma coisa que eu tenho pra falar… ABRA OS OLHOS E CONSIDERE TODAS AS OPÇÕES DE CARROS.

      • Vicente

        Só posso dar um voto positivo para o comentário acima? Apenas um?

      • Bruno Silva

        Não sei o que é pior, vc que comenta ou as pessoas que curtem um comentário desses. A maior parte desses itens tem na versão Altis, eu só comentei que a XEI vem bem equipada, até mais que as versões INTERMEDIÁRIAS dos rivais. Ou vc quer comparar versão intermediária com top? Para a versão intermediária ele está bem equipado sim, basta ver Civic e até mesmo Sentra e C4 Lounge, faltando o ESP (que segundo a matéria será de série). Outra, chamar de fã boy é coisa mais infantil que existe, não tenho Toyota, não gosto de Toyota, pelo preço compraria outras marcas, mas reconheço os pontos positivos deles. PS: será denunciado por comentário ofensivo, não sabe falar não fala.

        • João Cagnoni

          No caso do Civic você tem razão, pois é um outro absurdo de carro mal equipado. Quanto ao Sentra e C4L, você está bastante equivocado. Vamos aos preços: Corolla XEi 91k, Civic LXR 84k, C4L Aut. Tend. 78k, Sentra SV 76k. Sim, o Sentra é 1/5 mais barato que o Corolla, isso banca 30 revisões do Sentra ou mais de 4 anos de combustível (1 tanque e meio por mês). O Corolla Altis (idialtis) custa 105k, 8k a mais que um Altima de 97k, meu amigo! Por 2k a mais você leva pra casa um Jetta TSI. Se você acha que o Corolla é equipado com ar automático, a Citroen não possui carros sem ar automático em versões intermediárias desde o Xsara Picasso, equipando até mesmo o C3 ou um antigo 206 (Peugeot, mas é PSA). Sobre os equipamentos do Corolla, te desafio a citar pelo menos um que o C4L ou Sentra não possuam. Mas cuidado, a humilhação é grande… Até o C3 acaba com o Corolla na parte dos equipamentos. Se você ainda acha que estou defendendo essas marcas, compare com o Jetta, Focus, Fluence, ou qualquer outro. Não comparei o Corolla XEi com o C4 Exclusive pois mesmo a Tendance já derruba o XEi e é comparável até mesmo ao Altis. Já andei muito de Corolla, assim como andei algumas vezes no C4L e Sentra. A diferença é assustadora. A Toyota faz propaganda de dirigibilidade, mas é a pior neste quesito. Outra informação engraçada no site da Toyota é dizer que todas as versões do Corolla possuem lâmpadas “Halogêneas”, como se fosse algo positivo. Você mesmo citou a tela TFT do Corolla, e nem deve saber o que isso significa. É uma tecnologia presente em praticamente qualquer tela dos últimos 20 anos para evitar reflexos (não confunda com IPS, são coisas distintas). Mudando de assunto, desde quando fanboy é um comentário ofensivo? Quem defende esses carros pelados vão sempre pela falácia, com frases prontas do tipo “Toyota é Toyota”. Colocar na ponta do papel e apresentar provas, ninguém quer. Dizem que a internet deu voz aos tolos, as pessoas só querem falar e não aceitam uma resposta contrária. Já fui de defender marcas, no fundo acho tudo muito igual e preços muito diferentes!

          • Rarmbrock Pescador Tucunaré

            Agora vai vender daki a dois anos…..

            • João Cagnoni

              E quem resolver comprar daqui 2 anos? 1 ganha e outro perde.

        • Rodrigo

          Civic tem mais equipamentos que o Corolla já na versão intermediária, principalmente de segurança (ESP, Controle de Tração e hill assist). O Corolla oferece apenas uma Central multimídia com TV digital, enquanto Civic oferece rodas 17, faróis com projetores e suspensão independente nas 4 rodas. Além do que estamos falando de uma geração abaixo do Corolla, prestes a sair de linha e com descontos generosos no mercado de novos (enquanto que na Toyota no máximo vc ganha os tapetes e um chaveiro)
          Veja comparativo:

          • MauroRF

            Opa, Rodrigo, fui negociando lá e consegui fechar hoje o Civic LXR por 76k (começou em 78k), e disse à vendedora que se bancasse documentação, eu fechava, aí ela respondeu que dava a documentação, mas o IPVA não dava, aí embacei, não liguei, passou 1 dia e ela liga falando que bancavam o IPVA, rsrs, além do clássico jogo de tapetes. Acho que precisam queimar estoque mesmo. Nesse preço e nessas condições, achei que o custo-benefício prevaleceu.

            • Rodrigo

              Vai gostar do carro, vc vai ver. Qual cor vc pegou?

              • MauroRF

                Peguei o branco, foi unanimidade aqui (eu e minha esposa, rs). A exceção seria se ainda houvesse o Azul Denin, aquela cor é linda e tem pouco por aí. Mas como não tem mais, fomos na “linha sucessória”, rs, aí foi o branco. E o seu, qual cor é?

                • Rodrigo

                  Cinza Iridium. É aquela cor que parece dourado, às vezes prata, às vezes cinza…

                  • MauroRF

                    Ah, sei qual é, muito bonita também. Mas por aqui, o branco falou mais alto, rs. Aqui no ABC, ando vendo muito HR-V, isso porque custa os olhos da cara…

            • Pacheco

              Honda do Shopping Aricanduva chega em 72 mil com Doc.

          • Pacheco

            Civic LXR Top sendo vendido por 72 mil na Honda do Shopping Aricanduva. E tem a pronta entrega.

      • Carbar

        PERFEITO João Cagnoni!

      • Magnamox

        Se ele vende 6000 por mês do jeito que esta, o que seria o “sonho Corolla” ??? 20.000 por mês? oloco….melhor deixar assim se não a concorrência fecha as portas.

        • José Eduardo Borba

          Kkkkkkk boa! Ele falou do gol ali, do jeito que vai, o Corolla ta mirando ultrapassar o Ônix em vendas!

          • Pacheco

            Se tivesse um preço melhor e mais divulgação da Toyota, ele estaria entre os Top 3. Eu não duvido viu.

            O carro realmente tem o consumidor.

      • Ernesto

        Fanboy? E você seria então um hater? Tá reclamando de coisas que o carro tem, como por exemplo recolhimento automático dos retrovisores. Isso demonstra que o seu negócio é simplesmente reclamar.

  • Jackson A

    Agora acabou a concorrência.
    Só vai ter Corolla mesmo.

    • Leonel

      Nossa…se transformou o Corolla agora porque equipou com ESP, não vai mais parecer sequer o mesmo carro sendo que é algo que deveria ter a muito tempo. Não estão fazendo mais do que a obrigação…

      Deveriam é ter vergonha de falar que o Corolla passando dos R$100 mil não tem ESP ainda. Vou além, só o estão fazendo porque já estão prevendo que entrará a lei em vigor que obrigará as montadoras a equipar os carros com ESP…

      • Jackson A

      • Edson Fernandes

        E também pq a nova geração do Civic está batendo na porta….

        • MauroRF

          Opa, Edson! Isso mesmo, conversei hoje com a vendedora da Honda, ela me confirmou o que a matéria de ontem dizia: lançamento do Civic (com coquetel) dia 25/08. Ela me disse que virá entre 94 e 120 mil e que eles vão fazer um treinamento agora em junho e julho.

          Nesse cenário todo, restar saber quais equipamentos as versões terão, especialmente a versão básica. Eu falei pra ela que estranhei esse valor, porque tinha ouvido gente falando de preços a partir de 85k. E ela me disse que é sim e ainda comentou “veja que vendem a HR-V EX com dois airbags por 90 mil hoje, e a HR-V não tem desconto”. Pior que é verdade mesmo. Só que tem um detalhe: existe a forte concorrência com o Corolla. E a Toyota não vai deixar essa briga barata assim. Precisa ver a política de preços que ela vai adotar quando reestilizar o Corolla. Acredito que ela vá esperar o lançamento do Civic e ver as versões, equipamentos e faixa de preços para tomar essa decisão.

          Ah, e tem outra coisa: o público-alvo. Acho que povo mais conservador vai mais no Corolla, já quem é menos irá de Civic, o qual, na minha opinião, está bem “esportivinho”. Mas que vai ter fila de espera e ágio para Civic, isso terá.

          Ah, uma notícia boa: vou trocar meu City, com apenas 1 ano, por um Civic LXR. Depois da batida que o City sofreu ano passado, sei lá, é meio estranho, eu perdi um pouco o interesse no carro. O carro foi bem arrumado na concessionária da Honda, não ficou nada desalinhado, não há nenhum barulho, mas é estranha a sensação, sobretudo porque o motoqueiro bateu com tudo bem na minha porta (as duas portas esquerdas precisaram ser trocadas). Eu saio para dirigir e fico meio tenso, fico lembrando daquilo, é estranho. E como agora tenho pego mais estrada, falta “brilho” no City, claro é um 1.5 (que vai até bem na estrada, mas falta “brilho”, se é que vc me entende). E a vendedora da Honda me ligou oferecendo o Civic, hoje completou 10 dias de negociação aqui e ali, e o City foi por 61 mil para eles (paguei 67k há 1 ano e 3 meses), e o Civic, 76k, e consegui tapetes, documentação e IPVA. Eles estão precisando desovar mesmo (embora vá ser produzido até o fim deste mês, pelo que soube). Tudo bem que o Civic vai ser descontinuado, mas achei que foi um custo-benefício muito bom, o carro é muito gostoso, vai ser muito bom para as nossas viagens aqui e não nos preocupamos com a mudança de geração, tanto porque o modelo novo vai ficar fora do nosso bolso neste momento. E como eu estava pensando em um modelo com ESP (embora sejam só 2 airbags, foi a única concessão que tive que fazer, infelizmente), veio bem a calhar. O custo-benefício falou mais alto. Cheguei a pensar no Sentra, fui até ver, mas o motor dele um pouco menos potente, e o fato de o atendimento na Honda ser muito bom, além de ter concessionária na cidade do interior de SP para a qual viajo com certa frequência, contaram a favor do Civic.

  • EJ

    Parabéns por conseguirem igualar esses itens de altíssima tecnologia que o Ford Ka 1.0 SEL tem desde o lançamento.

    • Leonel

      Haha coincidência também é que o prazo que eles pretendem implantar é o mesmo que se discute na lei que obrigará as montadoras a aplicar o ESP…rs

      Tem muita gente completamente fora de contexto nesse país…

  • Davi Millan

    Corolla com ESP? Ok?! O mundo acaba hoje ou amanhã?

    • rafa93

      em breve, dentro dos próximos 2 anos.

      • Ernesto

        Algumas pessoas não leem antes de comentar, então estou reproduzindo aqui o que a matéria diz: “O Corolla deverá ser o primeiro a receber o ESP, juntamente com a primeira reestilização da atual geração, prevista para chegar ao mercado brasileiro no final deste ano, provavelmente com apresentação no Salão de São Paulo, em novembro.”

        • rafa93

          meu amigo, respondi um comentário irônico com uma ironia……caso trabalhe no setor de análise de comentários leve em consideração que há possibilidade disso ocorrer, ainda mais em notícias do Corolla.
          Boa tarde e mais alegria para sua sexta feira.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Pensei que iria esperar mais e ser a ultima a colocar o sistema, vai perder a chance de entrar pro Livro dos Recordes

    • Fernando S.

      Com o ABS foi assim. Tem muito corolla 2013 sem esse item

      • MauroRF

        Dessa eu não sabia, caramba!

        • Ernesto

          Modelo XLi manual. Se não me engano, o automático tem ABS.

      • Ernesto

        Muito? Que eu saiba a única versão sem ABS é a XLi manual pois a automática acrescenta o ABS.

  • Magnamox

    Daqui mais 4 anos a Toyota lança no Brasil motores Turboalimentados, ai sim não vai faltar mais nada para os concorrentes que estão chegando(Cruze e Civic)…Até la sera que algum dos deles toma a liderança?

    • Leonel

      Eu DUVIDO que lancem motores turboalimentados, mesmo em 4 anos. Se nem nos EUA o fizeram ainda, imagina aqui…espero, honestamente, estar equivocado.

      • Magnamox

        Chutei 4 anos porque geralmente a Toyota é a ultima a trazer as novidades…pode ser que seja mais, isso vai depender da exigência do mercado..

        No Brasil o pessoal primeiro precisa entender que esses motores não os APs da vida antigos com 3.0 PSI de pressão para tirar racha na rua….e sim carros com melhore desempenho e autonomia…

        Ai sim teremos uma maior exigência..

    • Edson Fernandes

      Leia a resposta do João mais acima e verá que há mais itens que deveriam ter tbm.

      • Ernesto

        Me desculpe Edson, mas o João que você menciona listou itens que já constam na versão XEI, como por exemplo rebatimento automático.
        Acabamento melhor? E o Corolla por acaso tem acabamento ruim?
        Concordo que o carro deveria vir com mais equipamentos (quem não quer mais?), mas percebe-se claramente que ele não gosta de Toyota e ponto final.

        • Edson Fernandes

          Isso é verdade. Algumas coisas ele possui.

          Eu particularmente não achei o acabamento ruim, achei na média do mercado, alguns tem melhor acabamento e outros menos que o Corolla.

          O que me pega no Corolla é exatamente o preço para aquilo que oferece. O mesmo eu digo do Jetta 1.4 TSI. A VW tinha a faca e o queijo na mão para matar a concorrencia com o preço da versão 2.0 flex. Era um preço atrativo para uma atualização que faria os concorrentes repensarem os preços.

          Mas como sempre, ela te da uma versão pobre de entrada que é vergonhosa em itens de série e a versão que pode ter os tais opcionais (já que a maioria do que é hoje objeto de expectativa de um médio é opcional na VW) faz o carro pular dos R$90000 iniciais para R$100000. E não estou falando de detalhes como teto solar não, falo em relação ao pacote do opcional que agregam itens que deixam o Jetta similar a outros médios que custam menos. E nesse caso, até o Jetta se perde em relação ao Corolla já que por R$90000 o Corolla já tem tudo que o Jetta precisaria ter como opcional.

          E então voltamos ao Corolla em sua versão XEi que realmente é aquela que os que querem o Corolla desejam, vemos carros de outras fabricantes melhores equipados e até em versões topo de linha nesse preço. Fica dificil considerar os dois que citei para minha compra.

          Eu não tenho nada contra o Corolla como produto, mas tenho contra o preço de um produto que é muito bom sim.

    • José Eduardo Borba

      A característica da Toyota é a cautela! Nunca é vanguardista! Tá sempre esperando as respostas do mercado para as inovações da concorrência. Eles sempre estudam muito, mas quando agem, são cirúrgicos. A Toyota trabalha como quem pisa em ovos e isso coloca ela no topo! Acho que eles não vão mudar essa filosofia!

      • Diga se de passagem filosofia japonesa.

      • Magnamox

        Falou tudo!… Tempos atras vi uma reportagem do pessoal questionando a Toyota se ela investiria em Lambios automatizados ou de dupla embreagem… Simplesmente a Toyota disse que não usaria porque da muitos problemas…

  • O Etios no mercado de semi novos vai ser uma festa. A cada 6 meses tem alguma coisa nova no carro. Na hora de vender vai ter de ser “Etios 2016 versão 5”

    • Magnamox

      A informação é que sera implantado em até 2 anos…. provavelmente vira no começo do ano que vem ou meio do ano em diante já no modelo 2017 ou 2018…

      De qualquer forma esta longe da FIAT e VW que da um FACELIT a cada 6 meses…

  • Name

    Agora compete com o Bentley

  • João Cagnoni

    E dalhe 5 mil de aumento. Podem esperar.

  • Matheus Lelis

    Fica bom é pra quem comprou o corolla e ainda vai comprar sem o ESP. Ah, esqueci, ele não desvaloriza.

    • Fanjos

      Corolla na hora da venda vale mais que barras de ouro!! Maoeeeee

      • Rbs

        Tratando-se de Toyota . . . Pior que é isso mesmo! Por outro lado não deve ser atoa.

  • shdn2010

    Vou dizer que sempre “babei um pouco de ovo” para o civic, e tive o prazer de ter dois, mas depois de andar em um corolla entendo pq algumas pessoas elogiam tanto e nao trocam e até “aceitam” pagar mais por menos em relacao a concorrencia.. o carro me deixou com vontade de te-lo, e mais macio da a sensacao de ter mais motor que o civic, e passa mesmo uma sensacao de robustez!

  • Carlos Sá

    Líder de vendas por causa do custo x benefício…

    Custo x benefício, em síntese é o que é oferecido no bem pelo preço que é cobrado.
    Um Corolla XEi, que custa 91.450,00 (tabela), não oferece controles de tração e estabilidade. O que um Civic LXR de 83.700,00 (tabela), um Sentra SV 76.990,00 (tabela), Cruze LT 81.190,00 e Focus SE 80.390,00, oferecem. Itens de segurança que não são oferecidos nem na versão Altis.
    Eu possuo um Focus Sedan MK 2,5 GLX 2.0 aut, 2013/2013, que fica devendo no câmbio automático de 4 marchas, na falta de sensor traseiro, só dois air-bags (que nem eram obrigatórios). Mas que me oferece sensor crepuscular, de chuva, partida por botão. Alguns itens que o Corolla Xei não oferece.
    Assim, comparando todas as versões intermediárias das 5 marcas mais citadas, o Corolla oferece menos e cobra mais. Não existe custo benefício a favor do Corolla.
    Passando ao pós venda, das 5 marcas, tem-se o problemático DCT-6 da Ford, que tem dado problemas nos Fiestas e Ecosports (particularmente, preferiria a antiga caixa do Fusion AT-6). Cruze com o motor Ecotec beberão. O Sentra com o câmbio de scooter, que só peca por não oferecer simulação de marchas com trocas por borboleta. Qual o problema do Civic mesmo, para vender metade do Corolla?
    Agora, quanto a satisfação do atendimento em concessionárias: passei 12 anos na Chevrolet, não tive problema algum, tinha era benefícios. Agora, com 2 anos na Ford, só reclamo das peças de reposição, pois o carro é argentino e tudo demora.
    Dessa forma, defender a Toyota com seus preços absurdos é um pouco exagerado.
    Espero que se passe a brigar é para que a lei obrigue as montadoras a incluírem como itens de série: 3º apoio de cabeça no banco traseiro; cinto de 3 pontos para todos os ocupantes; controles de tração e estabilidade; sensor crepuscular; câmera de ré; leds diurnos. Tudo oque seja capaz de aumentar a segurança ativa e passiva.

    • Bruno Pires

      Não sei o que o povo tanto necessita tanto de simulação de marcha em um cambio CVT. Ele foi feito pra definir sozinho a melhor posição das polias e melhor rotação do motor. No meu sentra sempre vejo ele na maioria do tempo entre 1500 a 2300 Giros, e o caro desenvolve super bem, pra que vou quer ver a rotação subir até 3 ou 4 mil pra ter a sensação que uma marcha que não existe passe?

      • Carlos Sá

        Também, não vejo muita utilidade. Meu Focus tem o modo manual na alavanca, mas raramente uso. Só em situações de freio motor, em descidas. Outras só para brincar com a função.
        O CVT é para gerar economia, simular marchas talvez seja para agradar alguns consumidores, que nem vão usar no dia a dia.

      • Tygra

        Acredito que a questão não é tanto no dia a dia em baixa velocidade, porque nesse caso todos os câmbios automáticos passam a marcha em baixa rotação, o problema está quando é preciso fazer uma ultrapassagem ou quando quer simplesmente acelerar. Nesse caso o CVT aumenta a rotação e não sai de lá, provocando desconforto devido ao barulho constante que na maioria das vezes invade a cabine, criando a sensação que berra muito e desenvolve pouco, é aí, que passar as marchas ou simular traz uma melhor percepção de conforto para algumas pessoas (me incluo entre elas). No entanto, não são todos que sentem esse desconforto, para esses, o desconforto está exatamente no passar as marchas, então, no final sempre vai ter aqueles que amam o CVT e outros que não gostam, além daqueles que são indiferentes. Eu como já disse prefiro os câmbios AT convencionais ou CVT com simulação de marchas.

    • Guilherme Batista

      Se for olhar somente o ESP, até o Ka 1.0 já tem

    • Mas custo beneficio não envolve só preço de compra. Seguro , manutenção, revenda , facilidade de manutenção fora da concessionária, pós venda que engloba atendimento também entram nesse custo beneficio.

      • Carlos Sá

        Realmente, esqueci de mencionar. O seguro não contei de nenhum deles. Mas a manutenção dos 3 japoneses fica na média de R$ 2.700,00; das americanas em R$ 4.200,00; isso até os 60.000km. Acredito que Focus (argentino) e Sentra (mexicano) tenham uma dificuldade maior de peças no mercado paralelo. Tanto ao atendimento na concessionária fiz esse comentário, mas aproveito para ressalvar a Honda, lá parece que não estão disposto a vender, você chega não tem um cliente e te fazem esperar. Tanto a desvalorização, a despeito da tabela Fipe, sempre cobram entre 15% e 20%.

    • Tygra

      Além de no mínimo 06 airbags, coisa que o Corolla XEI não oferece também.

  • Vicente

    Vai lá fanboy da Toyota! Grita! Faz barulho! Quebra tudo! ESSE É O TEU MOMEEEENTO, GAROOOTO!!!

    • Zé Mundico

      Um avanço tecnológico DRAMÁÁÁÁTICO!!!

  • Paulo R. Mazzocato

    Nossa que Ótimo, muito boa novidade o ESP é um lançado recentemente e a Toyota ja coloca em sua linha (aqui no brasil), muito bom ver que a montadora se preocupa com seus clientes e coloca um item deste nos carros, Parabenas Toyota.

    Fiquei surpreso porque no mexico, EUA, etc.. o os carrinhos de pipoca já vem com ESP tambem desde 1870.

    • Rarmbrock Pescador Tucunaré

      Kkakkakakakakakakakakaka

  • delvane sousa

    Não há o que discutir. Enquanto não tiver ESP vai ser considerado um veiculo inferior aos demais. Até carro popular já tem esse dispositivo.

  • Wall André

    Finalmente o Corolla vai entrar no século 21.

    • Zé Mundico

      Inclusive o preço….rsrsrr

  • Debraido

    Todo mundo aqui comemorando a noticia. Só esquecem de um fato, não é iniciativa da Toyota, mas sim imposição de uma lei argentina que obriga o ESP nos carros. Detalhe, que não deram data. Sendo Toyota, não duvido que na Argentina seja vendido com ESP (que será obrigatório) e por aqui continue sem.

    • Guilherme Batista

      Verdade, inclusive essa lei ta em estudo pra ser aplicada no Brasil também

  • Rbs

    A Fiat disse que iria colocar no Uno aí a Toyota magoou.

  • Lucas

    Alguém sabe quando custa a adição desses itens pra concessionária? Aposto que aumentarão o preço em pelo menos uns 2 ou 3 mil reais.

  • Cleiton Carneiro

    Opa, a hilux pode até ter ESP em todas as versões na argentina, porque aqui no Brasil não é de série, tem apenas na SRV e SRX.

  • Henrique Bedetti

    Notícia boa. Espero que os preços não subam muito!

    • Tosoobservando

      Vai companhar o novo Civic, ou seja, todas vao subir começando na faixa dos 85, 90 mil ate 150 mil.

  • Junior_Gyn

    Aposto que só vai colocar ”AGORA” ESP de série por causa das exigências do LATIN NCAP, pra não perder as 5 estrelas já conquistadas. Azar foi da Ranger que por não disponibilizar o item de série em outros mercado na AL (BR é de série no modelo 2016) sofreu com esta nova regra e recebeu apenas 3 estrelas no modelo 2016, achei sacanagem, mas quem sou eu pra discutir com o orgão.

    Enquanto isso a Hilux continua gozando de 5 estrelas e nem oferece como item de série, a TYT se safou dessa. Sem vergonha, por isso correu pra fazer o teste de colisão da pickup ainda em 2015

  • Marco

    O que o ETios precisa é de uma cara nova mais bonita de série e um painel decente. Só isso!

  • Tosoobservando

    O mercado que manda, nao sei se sabem mas na Europa nao existe nenhuma lei obrigando nenhum item de segurança como ESP, Airbags, ABS etc… e nem que tenha nota no crashtest. Agora experimenta lançar la um carro, pode ser Toyota, VW, Audi, o que for sem estes itens ou com nota ruim no crashtest pra ver se ele sai da concessionaria….

  • fbl

    Vamos sentir falta do mimimi…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alexandre Maciel

    Mais atrasados do que nunca… pelo menos disponibilizarão.

  • G.Alonso

    OFF: Está passando no SBT um recall do Toro nas versões Freedom 4×4 e Volcano 4×4, pode soltar o estepe.

  • DTF

    Dentro dos próximos 2 anos? É uma vergonha……

  • Augusto

    Que eu saiba o Corolla não precisa, porque é o melhor carro do mundo (melhor até que os Hyundai hahah)

    • Wald Queiroz

      Lembro da época que saiu uma notícia da Toyota se justificando pela ausência do ESP no Corolla.. E a justificativa foi que a estrutura do carro (desenho e medidas) fazia desnecessária a presença do ESP… Pelo que entendi, você podia instalar o Motor de um Dragster nele, e colocar nitrometano como combustível, que o Corolla, aos 450km/h, poderia fazer tranquilamente a curva Tamburello sem cantar pneu!!!

      É por isso que vende muito mah!

  • pedro rt

    q noticia boa para o etios, agora so fica faltando pra esse dupla da toyota o controle de tracao, airbag lateral, de cortina e de joelho pra todas as versoes

  • Alexandre Taromaru

    O Corolla altis perdeu o xenon em 2014 e agora tem farol led no baixo na linha 2015 em diante.

  • Daniel Saraiva Vila Nova

    Cara. É só eu que fica impressionado com tanta gente pedindo ESP pros carros? A uns anos atrás ninguém ligava pra isso. Agora, na prática o ESP é ainda mais difícil de usar do que freio ABS. Só espero que quem esteja pedindo isso não seja o caras que fica andando a 170 km/h na estrada, que bebem e vão dirigir, quem faz ultrapassagem em local proibido e etc… O ESP ajuda em algumas situações mas não faz milagres!

    • Cesar Mora

      do Jeito que falam, parece até que nós que crescemos em uma época em que crianças não andavam em cadeirinhas e os carros não tinham 6 air bags e ESP somos sobreviventes, uma minoria…
      claro, não que os equipamentos de segurança não devam cada vez mais estarem presentes, mas a prudência é o maior deles, e ai não vejo as pessoas lutando tanto assim por esse item ” de série” em todos motoristas…

  • mmcinza

    Bom, se o New-New-New Civic vier de série a Toyota vai ter que correr com isso.

  • Fábio A.

    Isso aí, demorou a Toyota tomar vergonha na cara e equipar seu sedan médio, que na versão top custa mais de 100 mil reais, com o ESP, equipamento esse que já está presente até em carros compactos 1.0…

  • carlos rodrigues

    Isso tudo é resultado da concorrência que tá se mexendo… Novo civic vem aí bem recheado e Cruze com motor turbo e tudo mais.

  • Diogo Oliveira

    Resumindo: Corolla vai passar os 120 Mil, e o Etios baterá os 70 Mil.

  • Vattt

    2 anos, kkkkkkk! Bom Toyota mesmo.