Mercado Toyota

Toyota cresce 1% no primeiro trimestre no mercado brasileiro

A Toyota está comemorando seus resultados registrados durante o primeiro trimestre de 2016 no Brasil. Enquanto o mercado de forma geral teve retração de 28,6%, com 481,3 mil emplacamentos, a montadora japonesa conseguiu registrar um crescimento de 1% nas vendas, alcançando 41.055 exemplares emplacados e participação de 8,6% entre as marcas.

Com isso, a Toyota se posicionou na quinta posição no ranking das maiores fabricantes de veículos no País, atrás da Chevrolet, Fiat, Volkswagen e Hyundai, mas superando a Ford, que ficou com a sexta colocação.

O modelo de maior destaque da empresa foi o Etios, que somando as vendas das versões hatchback e sedã, conseguiu emplacar 14.929 unidades, o que representa uma alta de expressivos 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.

nova-toyota-sw4-2016-NA (1)

O Corolla também teve crescimento, no caso de 4%, com 15.222 exemplares, se posicionado como o carro mais vendido da Toyota. Este volume é três vezes maior que o registrado pelo segundo colocado no segmento de sedãs médios, o Honda Civic, com 4,1 mil vendas.

Do lado dos utilitários, a Hilux fechou com 8.528 unidades e o novo SW4, que apesar de ter sido renovado recentemente já conseguiu somar boas vendas, com 2.062 carros vendidos.





  • Everton Lourenço

    Belos carros, imponentes, confiáveis, em meu pouco tempo de vida, nunca vi um Toyota de bico aberto na beira da estrada.. São superiores, outro patamar, outro nível…

    • André

      O que diferencia a Toyota das outras marcas não é o produto, mas sim a boa reputação no pós venda. Não há outro motivo para o Etios crescer tanto em vendas, mesmo em um ano de crise. Reconheço que poder usar a concessionária sem ser assaltado com valores de revisões absurdos, atendimento ruim e peças caríssimas é uma vantagem e tanto. Nenhum carro da Toyota me chama a atenção, mas depois de tantos sustos nas css, começo a considerar seriamente a possibilidade em optar por um chatíssimo Corolla. A boa durabilidade do produto e o valor da revenda também ajudam muito,

      • Everton Lourenço

        Isso mesmo amigo.. Sem se esquecer do valor de revenda.. Se compararmos com os concorrentes não tem pra ninguém.. Aliás esses dias aqui em SP… Você levando seu Corolla usado eles pagavam o valor da tabela Fipe na compra de um modelo 0km… Daí lá na Fiat você tem que chorar pra ganhar um kit tapetes de 550 reais…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • O crescimento da Toyota tem N motivos.

          1- Otimo pos venda (primeiro lugar no ranking).
          2- A Toyota mantem a politica de vender apenas o que produz, assim nao fica com dinheiro morto nos patios de estoque.
          3- Toda concorrencia revisando as metas de vendas, e subindo de preço. A Toyota reajusta pouco, o Etios 1.3 custa 41 mil e já vem com os kit sobrevivencia. Por esse preço, a concorrencia é só motor 1.0.

          • Pacheco

            E quem já dirigiu o 1.3 e o 1.5 sabe que o carro tem um acerto muito bom. É gostoso de guiar e também econômico.

          • José Eduardo Borba

            E o Corolla pé de Boi, faz anos que custa menos de 70! Espero q com o Etios aut, não tirem o Corolla GLiso de linha!

            • Pé de boi, mas vem com 5 airbags, já a concorrencia baratinha vem com apenas 2 airbags.

              • José Eduardo Borba

                Concordo plenamente.

        • Pacheco

          Corolla não para em revenda… só vc encostar que o vendedor paga um otimo valor no carro e diz já ter comprador a espera. Infelizmente, temos que assumir que ele tem um posição de privilégio no mercado.

        • Nilson Del Santo

          conversa fiada: na webmotors, 408 THP 2012 (muito mais carro) 45 mil. Corolla Top 2012 50 mil. Preço de compra 0 km em 2012, 75 mil e 85 mil. Corrola perdeu 35 mil, 408 THP perdeu 30 mil…

          • fbl

            Na sua conta nao entra liquidez nao ne? Tb acha que é a mesma? Ta bom rsrsrs isso se a diferença na desvalorização media for mesmo essa aí que está escrevendo.

            • Nilson Del Santo

              quem tem apenas 45 mil, levará o mais em conta. E nenhum dos 2 se trata de algo líquido. Liquidez imediata apenas aplicações de banco.

              • fbl

                Hein? Desculpe mas esta muito equivocado. Fosse assim na hora da compra do zero tambem seriam mais vendidos os mais baratos. Nada melhor que um jac J5 entao.

                • Nilson Del Santo

                  exemplo, se nesse momento, eu precisasse de um sedan médio usado de boa qualidade compraria um Fluence Privilége 2012, invés de um Corolla 2009 pelo mesmo preço.

                  • fbl

                    Ah ta, agora sim, vc fala sobre um fluence 2012 ao mesmo preço de um corolla 2009. Essa é a sua opinião mas pode acreditar que muitos, talvez ate a maioria escolheriam o corollinha 2009 com sua 4 marchas e etc. sabe pq? Bem mais confiável e robusto. Coincidentemente colega meu que roda de uber black num fluence 2013 tava conversando comigo sobre essa mesma decisão. Ta arrependido da compra. So de bomba de gasolina ja gastou mais de 1.500,00 na troca e anda insatisfeito. Sabe uma forma de ver se um carro é mais confiável que outro? Pergunte aos frotistas ou taxistas. Tire uma média. Faça vc mesmo. Aí entenderá pq por exemplo um fluence 2012 custa o mesmo que um corolla 2009. Isso sem levar em consideração em quanto tempo em media um vendedor consegue despachar cada um desses. É fato. Nao tem jeito.

                    • Nilson Del Santo

                      foi só um exemplo. Pode ser o confiável focus 2012 ou 2013 pelo preço do Corolla 2009, no mesmo preço. Mas como gosto de peruas, compraria o Corolla Fielder sem medo, reconhecendo sua confiabilidade, na faixa de 20 mil. Mesmo sabendo que gastaria uma uma nota pra trocar toda a suspensão da fielder antiga.

                    • fbl

                      E a suspensao da fielder é fragil assim desde quando? Quem te contou essa lorota? Andou frequantando algum vendedor de peugeot ou ford desesperado?

                    • Nilson Del Santo

                      suspensão é item de desgaste. Ou vai dizer que dá pra andar 20 anos sem trocar itens de suspensão ou até mesmo uma revisada completa (troca completa). Idem freios, óleo etc.

                    • fbl

                      Sim e essa manutenção vc faz em qq carro desses que comentou. Uns mais outros menos. Bom, pelo menos ja concordou que a Toyota seria a melhor opção. Rsrsrs

                    • Exemplo que é exceção.

          • Everton Lourenço

            Nossa, estamos falando de líderes de venda amigo, quem é Peugeot 408? Onde esse carro aparece? Em qual lista? Mais vendidos de que mês? Mais vendidos de qual ano? Pelo amor de Deus, não viagem na maionese.. Aqui em minha cidade os taxistas adoram Peugeot 408… Tem um monte rodando…kkk… Meu Deus.. Joguem confete pra cima e entrem embaixo… Para que já tá sem graça..rs

            • Nilson Del Santo

              é tudo conversa conversa fiada, depreciação parecida. Prefiro conforto e desempenho superiores de outras marcas.

          • Everton Lourenço

            É tão mais carro que logo após o lançamento metade já teve que ir pro recall do câmbio automático, em 2012 e 2013 esse carro não deve ter vendido nem 15 mil unidades amigo, pare com essas conversas malucas cara, comparando um Corolla com um Peugeot, ainda se tratando de revenda..kkkkkkkkkkkk… Onde você vive aposto que 50% da frota de taxistas são Peugeot…rsrs… Corolla a maioria que você vê é quebrado ou na oficina…kkkk

      • RyanSX

        Isso é fato de que o brasileiro quer algo durável e não quer gastar muito dinheiro em um carro que tenha fama de “preferido dos mecânicos”. Com o mercado atual estamos querendo mesmo é confiabilidade e durabilidade, resumindo, não queremos dores de cabeça. Talvez seja esse o grande trunfo de marcas como Honda, Toyota, Hyundai e Nissan, os carros não dão grandes problemas.

        • fbl

          falou tudo. brasileiro nao tem grana sobrando como americano em geral, entao quer confiabilidade, menor perda na revenda possível, qualidade no atendimento durante sua relação com as ccs durante a garantia e obviamente algum conforto, status, etc… nao necessariamente numeros de super trunfo como alguns pensam… so tendem a crescer essas marcas japonesas.

          • Pacheco

            Por isso um Corolla XE-I vende absurdos a mais que um C4 Longe. Tenta vender e dar manutenção ao Citroen pra vc ver. KKKKK

            • fbl

              Pessoal tem visão muito estreita sobre os motivos que levam um carro a vender muito. Acham que bastam os numeros da ficha técnica e teste, multimedia e pronto… Aí no dia a dia… Vide is ford por exemplo, campeões de comparativos e cheios de casos de quebras e reclamações.

              • Pacheco

                Concordo contigo. Focus Sedan é muito superior ao Corolla, porem não tem a confiabilidade e mercado do Toyota.

                • fbl

                  Tem muitos numeros superiores mas é superior em tudo? Eu acho que nao. Vide powershift e outros probleminhas que vão nascendo ao longo de algum tempo. Nao adianta, o mercado reflete o histórico medio dos proprietários com os carros. E a realidade do brasil, se pensarmos nesses dois fabricantes, é essa e totalmente compreensível. Não adianta so ter aquela linda foto da performance daquela tarde de testes da revista. Precisa bem mais pra ser líder.

              • GPE

                A começar pelo câmbio

        • Nilson Del Santo

          qualquer carro vc irá gastar muito dinheiro, pois é um item de consumo. Se a pessoa fica com o mesmo carro por 10 anos, pode ter qualquer carro, que perderá algo parecido.

          • RyanSX

            concordo em parte, pois todo carro da problema $$ mesmo. O problema é que uns com mais frequência que outros. Ai é tenso

      • fbl

        Quando começar a lidar com ele no dia a dia verá que de chato não tem nada, ainda mais se o uso for majoritariamente urbano. É um ótimo carro médio para o dia a dia.

      • carroair33

        O que diferencia a TOYOTA das outras nao é so o pos venda mas tambem que os carros sao um produto diferenciado,nao quebra,manutençao barata,bom valor de revenda,confortaveis e bonitos sim,seguem todas as tendencias de desing da atualidade agora vcs querem ver o oposto comprem PSA ai vcs vao ver o que é bom!!!

        • Decio Antonio Bozo

          Vamos parar com esse mito de não quebra, não da manutenção…menos vai galera….O condutor de QUALQUER carro, conta muito pra sobrevida do mesmo.

        • Decio Antonio Bozo

          Acho que o Corolla tem essa fama porque foi sempre a primeira escolha do publico idoso, e eles são a faixa etária que usam bem menos o carro, e de forma menos agressiva, assim, conservando mais o mesmo.

          • José Eduardo Borba

            Pergunta aos taxistas! Eles rodam direto, queimando gás….

          • GPE

            Kkkkkkkkkkkkkk

        • Carolina V.

          Está exagerando. Qualquer carro está sujeito a ter problemas se o dono não cuidar, e mais, toda marca pode ter concessionárias boas e ruins.

      • Müller

        Esse novo Corolla não é chato. O câmbio CVT é muito bom e até mesmo divertido no modo S.
        Além disso, acelera muito bem… Provavelmente após o facelift será dotado do tão aguardado ESP, finalmente…

        • Pacheco

          Adotando mais equipamentos e também ganhando esse tapa, ele pode desbancar a chegada do Civic.

        • fbl

          Exatamente. Manteve o rodar confortável do anterior e ganhou muito em agilidade.

      • Pacheco

        Mas é isso mesmo. O Etios se fosse mais bonito, iria se tornar o queridinho das locadoras e empresas de frota. O que acontece com o Corolla quando pensamos em uso diário. Compensa pelo custo baixo de manutenção e atendimento diferenciado nas concessionarias.

      • José Eduardo Borba

        Digo o mesmo. Doido pra sair da Ford e entrar numa CSS Toyota. Sério mesmo, me senti muito mais valorizado na Toyolex, do que na CSS Mercedes da minha cidade.

    • zekinha71

      Eu já vi vários Toyotas e Hondas de bico aberto, soltando fumaça, contra proprietário relaxado na manutenção, não existe produto que aguente.

    • ObservadorCWB

      Eu já vi…….e para mim são medianos…… há muita coisa pior…..mas muita coisa melhor também.

    • Sempre acompanho o teste de 60 mil km da quatro rodas. Duas coisas me chamam atenção. Uma delas é a quantidade de problemas que alguns carros sofrem antes dos 60 mil km , vide caso da S10 deste mês. Outra questão é a quantidade de poucos problemas das marcas honda e Toyota.

      • Gabriel Oliveira

        suspensão do corolla foi reprovada na 4 rodas

        • kravmaga

          E o Cruze passou com elogios no desmonte da 4 Rodas.

          O problema da cabeça do brasileiro típico é que o referencial de carro de outras marcas geralmente é algum modelo popular. Aí o Corolla vira um carrão para eles.

          Tenho um amigo que até hoje lamenta ter trocado um Vectra top por um Corolla da geração anterior automático com motor 1.8…

          • Cruze tinha problemas na suspenção, motor beberrao e barulhento, cambio indeciso, etc. O melhor lugar para se ver a durabilidade dos carros, é nas paginas de usados.

            • fbl

              Minha irmã comprou um ltz sedan e com menos de 10mil km foi parar numa ccs por um mês e meio aguardando uma nova caixa de marchas, que apresentava mal funcionamento.

    • Sabatino

      Toyota nao vende bem na Europa. Corolla praticamente nao existe aqui na europa. Se fosse superior come voce fala venderia melhor. E nos EUA a Toyota este ano vai perder o tercerio lugar para a FCA.

      • Everton Lourenço

        Creio que daí da Europa você não esteja conseguindo acompanhar as vendas do Corolla no Brasil… Fevereiro que eu me lembre só perdeu pra onix, palio, ka e hb20 hatch… Se é que podemos considerar isso uma derrota, já que é bem superior aos citados e de categoria acima… Aí na Europa a moda é Ferrari, porsche, Mercedes talvez caro amigo.. Esta perdendo seu tempo numa notícia de um carro que como vc mesmo disse nem existe.

        • Sabatino

          Estou falando entro os carros populares de segmento C o Corolla na Europa não existe. Os líderes do segmento são Golf, Passat, Focus, A3, Astra. Se fosse tão bom assim venderia aqui também . O problema é que os carros do Brasil são péssimos então vocês acham que o Corolla seja um carro superior. LoL

          • carroair33

            o COROLLA é um excelente carro em qualquer parte do mundo,se vende ou ao em qualquer lugar do mundo é apenas uma estrategia de mercado ele nao vai deixar de ser bom,por exemplo ele é vendido nos EUA e nao é vendido no Japao qual o mercado mais exigente?as pessoas tem dificuldade de aceitar o produto bom ai fica essas comparaços que nada tem haver

            • Sabatino

              O Corolla foi lançado varias vezes na Europa sem nenhum sucesso (tem alguns paises na europa que vende o novo corolla mas sao poucos e nao vende quase nada).
              Talvez è um produto execelente para voces do Brasil, mas na europa nao tem nada de superior com os concorrentes da mesma categoria (e ainda tem um disegn horrivel…… principalmente para os europeus que sao abituados com carros bonitos e harmoniosos)

              • carroair33

                A TOYOTA é a maior do mundo nao construiu sua imagem do dia pra noite tem excelentes carros em todos os segmentos mas tem gente que prefere ser engano com motor a diesel e um software mentiroso!!

                • Sabatino

                  È leader graças ao terceiro mundo pois na Europa não vende bem e nos EUA vai perder o terceiro lugar para FCA no fim do ano e vai ficar quarta lá.

                  • carroair33

                    O dinheiro e o consumidor de qualquer lugar do mundo vale a mesma coisa nao importa se é 1 2 ou 3 caso contrario nenhuma montadora venderia carro para 3 mundo e mesmo ai na Europa a TOYOTA é repeitadissima diferente da montadora do software mentiroso

              • Lean_

                Talvez você devesse tentar ler sobre a história da Toyota para entender o porquê de ela não ter entrado na Europa. E atualmente não faria sentido tentar entrar nesse mercado com força.

                • Sabatino

                  Como assim? Toyota sempre existiu na Europa.

                  • Lean_

                    Entrar para ganhar mercado de fato. Vender como as grandes montadores europeias.

                    • Sabatino

                      Voce nao sabe o que fala. Toyota fez tudo o que pode. Criou até o Yaris, Auris, Verso para a Europa. Tem propaganda toda ora na tv. O que mais ele pode fazer? Toyota não tem os requisitos para vender como as grandes montados na Europa começando pelo design: os europeus são mais bonitos e harmoniosos.

                    • Lean_

                      Ok.

                    • carroair33

                      bonitos,harmoniosos e com software mentiroso!!! é isso que eles gostam!!!

          • José Eduardo Borba

            Ou seja, é superior no Brasil! Qual o erro?

  • carnero

    Quem planta, colhe.

  • Franco da Silva

    Imagina se o Etios fosse pelo menos assim…

    • Tosoobservando

      Eu acho que o Etios tinha de se aproximar mais do Corolla, sendo tipo um mini corolla, como teve o Toyota Matrix. Ae sim seria a lider com folga no mercado.

  • fbl

    Quem tem ou teve toyota sabe que os carros são bem mais confiáveis que seus concorrentes. Aguentam o tranco e o pós venda se não é perfeito, com certeza é muito melhor que a média. Números de super trunfo e muitas telinhas no painel não são prioridade para a maioria. Se a Toyota colocar motores turbo e encher seus carros de eletrônica vão quebrar o mercado. rsrsrs

    • Toyota é sinonimo de qualidade no Japao. Primeiro lugar absoluto. Logo nao é essa coisa mitologica que alguns pregam.

      • fbl

        Se é mitológico ou nao eu nao sei, so acho que os carros sao bem construídos para suas propostas. E como vc diz, se é sinômino de qualidade no japão, já percebe-se que a fama é justificada.

      • Lean_

        Nos EUA também, o maior e mais concorrido mercado. À toa não é.

    • Louis

      Sempre assisto vídeos do ADG (um experiente mecânico, conhecido no youtube), ele rasga elogios para Toyota, Honda e Nissan. Fala que são carros melhor projetados, e normalmente só vão para oficina fazer o básico (óleos, filtros). O mecânico que levo o carro também elogia. Não acho que seja fama sem fundamento.

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Aqueles outros 99% é safadão…….

    • leomix leo

      Kkkkkkkkkkk

  • amarelonãotemcota

    parabens

  • Baetatrip

    Nao entendo pq a Toy e abusiva com os brasileiros…..!
    Poe no preço no alto e o pato paga mesmo achando que e luxo…….
    Toyota nao me atrai…..
    Uma SW4 custa 225 mil a SRX (!!)….. Prefiro a Pajerinho 3P top e fico com troco!
    Se toca Toy…… Tem bons produtos, na NAO vale a esse preço!
    NUNCA teria essa marca….. Sempre fui Suzuki…
    Compraria um Etios auto para bater dia dia ae sim….!

    • Felipe

      “Nao entendo pq a Toy e abusiva com os brasileiros…..!”

      Brasileiro é abusivo até consigo mesmo!
      A Toyota só aprendeu a agir assim por que foi ensinada sobre como as coisas funcionam no Brasil.

      • Redpeak77

        claro, a Toyota é abusiva, e as outras não… rsrs

      • José Eduardo Borba

        Exato! Na década de 70 os impostos eram 17,8%, hoje é 48,7% e mesmo assim, o brasileiro vive sua vida medíocre e vota nos mesmos larápios de sempre! Pq a Toyota que precisa de lucros pra se manter, iria ser boazinha com um povo desses?

  • Cebobina

    Isso mostra que os preços Toyota ainda podem subir mais! Isso sim que é empresa de sucesso. Vende caro, bem e tem boa reputação!

  • Lucas

    Parabéns, brasileiros! Compram os menos equipados veículos existentes no mercado em suas respectivas categorias a preços exorbitantes, e o pior: Acham o máximo, estufam e batem no peito bradando a aquisição de um Corolla pelado de NOVENTA mil reais ou de uma HILUX cujo torque já foi aferido inúmeras vezes em dinamômetros e não passa de 36Kgmf (no motor), por DUZENTOS mil em plena crise! Estão sendo estuprados ás claras e ainda defendem o estuprador. É complicado…

    • Tosoobservando

      Maior estuprador é o governo que impede que outras marcas venham pra ca em condições de igualdade, e ofereçam mais por menos. A Toyota é so mais uma socia do governo no estupro dos contribuintes.

      • Lucas

        Concordo com você. Mas enquanto a Honda oferece descontos na atual geração do Civic, que não deve em nada ao Corolla “novo”, pelo contrario, oferece até mais itens de série, a Toyota aumentou o preço do seu carro para 90 mil reais. Noventa!
        Digamos que essa marca nipônica se utilize da ignorância do brasileiro pra nos estuprar “um pouco mais” do que as outras montadoras.

        • Tosoobservando

          Pois a Honda nao ficara atras pois o novo Civic vai começar em 90 mil, COMEÇAR! Não sei aonde vamos parar…

          • Lucas

            Pelo menos tem motor 1.5 turbo, teto solar, design realmente inovador e trocentos itens de série. Não que valha 110 mil, mas de uma coisa eu sei: Comparado com um Corolla, tá baratíssimo! Quem comprar um Altis por 105 depois do lançamento do novo Civic, assinará um atestado de completa ignorância acerca do universo automotivo..

            • Tosoobservando

              1.5 turbo vai ser a versão mais cara, de 130 mil!

    • Lean_

      Passe em cinco oficinas de reparo de caminhonetes e pergunte para os mecânicos qual delas dá menos dor de cabeça com o uso. O custo pode ser alto, a desvantagem em equipamentos pode ser notável, mas a qualidade é inegável. Muitos não querem a caminhonete que acelera mais, mas aquela que vai aguentar melhor o serviço pesado. O preço de venda não é tudo.

      • Lucas

        Eu tive uma S10 LTZ diesel 2013 que rodou mais de 110 mil árduos km aqui no asfalto lunar de Belém do Pará sem problema algum. Hoje tenho uma amarok que fez 40 mil km e NENHUMA nunca precisou de oficina a não ser pra manutenção preventiva. Continuem estimulando o mito de “Toyota inquebrável” que os principais afetados com os preços abusivos serão vocês que utilizam a marca. Eu tô tranquilo com as concorrentes que pedem um valor menos injusto e oferecem MUITO mais.

  • paulluis

    Não duvido que o novo motor 1.5 do Etios no futuro evolua e talvez até receba um turbo para equipar o Corolla, aspirado já é excelente em desempenho e consumo.

  • Com a chegada do Etios 2017, e cambio automatico, vai decolar, certeza.

    • Pacheco

      Vamos ver o preço que a Toyota vai colocar e qual vai ser sua capacidade produtiva. Hoje ela já vende tudo que produz e sempre disse que não tinha a ambição de ser a lider no segmento.

  • Marlon Machado

    Infelizmente a empresa se contenta em vender resto ao Brasil, enquanto o Etios é apenas um projeto emergente para atender ao mercado Indiano, Chile e Perú tem o Yaris que é infinitamente mais agradável aos olhos e tão quanto ou mais equipado que o Etios. Além dos preços abusivos e absurdos, e a manutenção de uma versão PNE completamente pelada do Corolla (não tem nem som, roda de ferro…). A marca é excelente sim, mas se aproveita que o Brasil tem muita carroça e o povo compra carro em 60x e vende carro superfaturado como qualquer outra. Um exemplo é o Versa, que é mais carro que o Etios, vende menos, e mesmo assim, a dona Nissan também aumentou seus preços. Japonesas tem qualidade, mas o desrespeito na hora da venda é igual para todas, jeitinho brasileiro.

    • Tosoobservando

      Consumidor que nao se da ao respeito e compra carroça a preço de ouro, sempre é assim, e infelizmente desde 1500 é assim aqui, e vai ser ainda por um boom tempo.

  • Decio Antonio Bozo

    TOYOTA Criou uma fama pro Corolla de inquebravel, manutenção 0 e revenda valorizada que vai ser difícil tirar da cabeça do povo isso tao cedo….

    • Müller

      Quem criou essa fama foram os próprios proprietários de Corolla e Hilux ao longo dos anos.

    • José Eduardo Borba

      Na verdade, a fama Toyota, vem desde as Bandeirantes! Aqui na minha região, a GNT ver as veteranas rodando com muita saúde!

  • Everton Lourenço

    A Toyota é infinitamente superior em grande parte das questões que uma pessoa em plena consciência utiliza para comprar um carro, seja usado ou zero, os mecânicos, proprietários, compradores de segunda, terceira, quarta mão são os que fizeram essa fama e não a Toyota como disse o amigo Decio… Tem Corolla no mercado livre inteiro com 250 mil km originais… Podemos incluir a Honda e até mesmo alguns modelos Nissan nessa briga.. São carros confiáveis, de pouca manutenção, bonitos, elegantes, imponentes.. Sentra, Corolla, Hilux, Livina 1.8, Camry, Acoord, CRV, Fit, City, Civic e por ai vai, o grau de satisfação destes proprietários é alto… Não sei o que falta para o brasileiro assumir de vez que as japonesas são superiores, não tem como por Renault, Peugeot, Citroen, Volks, Ford, Fiat, Gm nesse páreo, um colega tem um Etios Hatch com 112 mil rodados, manutenção? Só as preventivas (óleo/filtros etc)… Parem de criticar, até porque a maioria aqui nem Toyota tem ou teve… E outra coisa.. Não curte Corolla, que tal um Pallas ou um Fluence…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Focus Sedam quem sabe…rsrs… Cruze Ecotec…rsrs

    • Lucas

      Tem fiat idea taxi com 300 mil km rodando por aí rs. Ja presenciei alguns outros: Siena, Crossfox, LINEA (acredite se quiser), e Classic. TODOS com mais de 200 mil rodados e nas mãos de taxistas nas ruas esburacadas de Belém. Então precisamos encerrar por aqui esse mito que você propôs. Salvo exceções, TODOS os carros, feitas as manutenções em dia, rodam esses 112 ou 200 mil km.

  • Guilherme Eduardo

    No caso do Corolla ele sempre teve fama de carro de tiozão, e uma vantagem nisso é que os “tiozões” cuidam do carro, então o motor não vai abrir o bico cedo. Já vi usado, mas nunca Corolla 0km rebaixado aro 18 ou 19 e com o porta malas com 2 sub de 15 ou abastecendo em posto de gasolona duvidosos para economizar 5 centavos no litro.

  • Guilherme Eduardo

    Em relação à dupla Hilux/SW4, boa parte dos compradores é produtor rural (mesmo que a fazenda seja do pai e ele nunca tenha sujado o pé de barro) e eles obtém desconto na compra. Seria interessante ver quanto sai o carro para esse público.

  • Guilherme Eduardo

    Quanto ao Etios, vejo muito táxi aqui em SP. Quando chegar o câmbio AT, mesmo que só com 4 marchas, acredito que as vendas do modelo aumentará.

  • KT2000

    Estou no terceiro Corolla e atualmente tenho um Altis (2014/2015) já com dois anos. Custou R$93.000,00 e hoje (14.04.2016) está valendo pela FIPE exatos R$84.677,00. Já viajei por boa parte do país com os três e o que tenho a dizer é que são confortáveis, econômicos (sim!) e extremamente confiáveis, pois lá se vão mais de dez anos de relacionamento sem a mínima dor de cabeça. Tive um acidente ano passado e o atendimento na concessionária foi excelente assim como os encaminhamentos do seguro, que, no caso, é administrado por uma empresa ligada à concessionária. Sou classe “10” no seguro e sempre sai por volta de R$2.300,00. As revisões são rápidas e têm preço justo. Além de Toyota, também teria tranquilamente veículos da Honda, pois gosto muito e tenho colegas colegas que tem Civic, CRV e City e também falam muito bem do atendimento pós-venda. Valorizo muito conforto, economia, confiabilidade e atendimento pós-venda. Um pós-venda ruim acaba com qualquer carro, podem crer.

    • Cesar Mora

      Mas é isso que os “Especialistas de teclado” não entendem… no mundo real é melhor ter um Corolla que um Focus Powershift por exemplo… a maoir parte dos clientes só querem um carro bom, bonito, e que não dê dores de cabeça, que tenha uma manutenção em conta para o segmento,são conservadores, e com uma certa razão, porque carro no Brasil é caro demais, todos!

      Eu tenho Honda, temos na família hj em dia praticamente só carros japoneses ( Honda, Toyota, Subaru e Mitsubishi ) não é a toa, são carros duráveis, confortáveis e sem sustos em manutenção, seja no 98 ou no 2015.. carros tranquilos de se manter, muito graças ao excelente pós-venda, que faz com que os carros façam mais revisões na rede de concessionárias, e fiquem em melhor estado que seus concorrentes também…

      essa fidelização de Honda e Toyota não é de graça, e o “Status” que elas têm no mercado é pela qualidade real dos produtos, não por posicionamento de marca…

      • Lucas

        A Mitsubishi é conhecida por ter preços de revisão comparáveis aos do trio alemão… Eu já tive um Tr4 4×4 e cheguei a pagar mais de mil reais em uma única revisão (o vendi com 30 mil km). O pós venda é um lixo, você fica andando sozinho pela oficina sem encontrar um atendente sequer e atrasam demais no horário pra liberar seu carro. Aí sua máxima sobre carros japoneses fica um pouco fragilizada, amigo.

        PS: Sou de Belém e falo da MACOM.

        • Cesar Mora

          então, aqui em SP o atendimento da Mitsubishi sempre foi bom, embora tive algumas restrições com a Nissan, mesmo gostando muito dos carros da marca… agora Honda e Toyota são raros casos de reclamação né.. pensando no universo total de atendimento…

    • Lucas

      Adicione mais duas montadoras à sua lista: Tive uma s10 2013 diesel e rodei nela 110 mil km sem nenhum problema. Os atendentes me ligavam com frequência para agendar a próxima revisão, me ofereceram carona pra casa durante o procedimento mecânico, pude esperar em uma sala confortável com alguns petiscos, e o mais importante, os valores: Só lembro de cabeça do valor da revisão dos 50mil km, que custou 630 reais. Hoje tê com uma amarok que fez 40 mil Km essa semana e por incrível que pareça, também fui super bem tratado na VW, não tenho do que reclamar.

      Eu não sei o que a Toyota faz com seus clientes pra ter um pós venda melhor do que esse que foi citado por mim.

      • José Eduardo Borba

        Meu pai teve uma s10 2014, deu problema aos 30 mil km, passou quase um mês na CSS e ele andando de clássic! Rpz, visite uma Toyolex e veja o nível por VC msm, até tapete vermelho e Whisky tem pra vc! Kkkkkkkkkkk

      • Iran Borges

        Nas outras montadoras o atendimento e serviços variam muito. Na toyota e honda parece mais ou menos padronizado, com mais profissionalismo, então vc raramente é pego de surpresa. Como exemplo, digo que tive sorte com a Ford da região onde moro, pois sempre fui muito bem atendido, mas isso não quer dizer que eu não tenha tomado sustos com alguns orçamentos de peças bobas, ou com demora de mais de 1 mês para chegada de peças e etc (coisa que ainda não tive o desprazer de passar na toyota, e espero que continue assim).

    • Redpeak77

      poderia fazer um relato do dono, com mais detalhes.

    • Nilson Del Santo

      isso apenas significa que gastou uma nota em 10 anos consumindo automóvel. Poderia ter comprado um fusion V6 e estar com ele até hoje, que gastaria menos.

    • Iran Borges

      Outra coisa… quando vc está de Corolla, parece que as pessoas te olham diferente, te tratam diferente. Por mais que o carro seja simplório ele te dá um status (não sei por quê) e confesso que essa sensação é muito boa. Quando eu tinha o Focus (carro excelente), nunca senti isso. Agora entendo melhor quando a pessoa prefere comprar, por exemplo, um Audi A3 sedan de entrada em vez de um outro carro mais equipado.

  • Pipo pipo

    E vem o Etios auto por aí, vai melhorar as vendas ainda mais.

  • Sabatino

    E’ muito divertido ouvir brasileiros que falam que Toyota è uma marca superios. Aqui na Europa Toyota nao vende bem. Corolla praticamente nao existe aqui na europa. Se fosse superior come voces falma venderia melhor. O design è horrivel. E nos EUA a Toyota este ano vai perder o tercerio lugar para a FCA.

    • Ivan Grego Lemos

      Só que o Corolla é o veículo mais vendido no mundo com diferença de 300 mil unidades para o 2º que é o Golf, se fosse tão ruim, não seria o 1º, o maior mercado consumidor de Corollas é os EUA, seguido pela China e Japão. Fonte: focus2move (Jan. 2016). Não sou fan boy, muito pelo contrario, só teria corolla ou civic se for usado com pouca KM, porque são extremamente caros, como tudo aqui no BR, mas não tem como negar a qualidade dos veículos Toyota e Japoneses no geral, assim como veículos Alemães

      • Sabatino

        O Corolla vende bem em todos os países do terceiro mundo….. Por isso.
        Nunca ouvir falar aqui na Europa que a qualidade casos japoneses são superior. Não acho, os carros europeus na Europa tem uma ótima qualidade (não sei no Brasil). Se os carros japoneses fosse superiores venderiam mais. A diferencia è que as marcar européias não levem os carros europeus para o Brasil …… Então vocês acham que os japoneses são melhores (porque eles levam praticamente os mesmo carros que são comercializado no primeiro mundo).
        Hyundai aqui na Europa é considerado carro super econômico (concorre com Dacia e Skoda) mas no Brasil muitos consideram superiores. LOL

        • Ivan Grego Lemos

          É porque os EUA e Japão são paises de 3º mundo, blz, vlw pela explicação

          • Sabatino

            Não falei isso…… mas falei que é primeiro graças às vendes no terceiro mundo e não graças às vendas nos EUA e no Japao

            • Ivan Grego Lemos

              Na verdade, aqui no BR realmente os japoneses tem uma qualidade melhor porque eles acabam vendendo e fabricando aqui se não igual mas quase, o que vendem nos outros países, aliado a um pós venda respeitável, que realmente trata o consumidor com dignidade, as outras em geral trazem carros bem diferentes aos modelos europeus e tem um pós venda sofrível, há alguns anos que os BRs não tem carros dignos, ainda tem o fator preço e cultura, que só porque paga 150 mil em Fusion e Golf e acham que estão andando em carros de extremo luxo, se for analisar.

              Curiosidade, quais carros são mais comuns no pais onde vive? Eu fui para Portugal vi muitos skodas

            • Lucas

              Vende bem nos EUA porque é sim um carro bom, não vem capado como no Brasil e custa 17 mil dólares. É carro popular. Isso justifica suas boas vendas…

              • D01S

                Não vem capado em itens de segurança, né? Porque de resto, o nosso corolla tem mais equipamentos de conforto e, não me lembro agora se o atual é igual, mas na geração passada do corolla, freio traseiro nos EUA só tambor. Nos EUA você não compra um corolla com ar digital, bancos elétricos, faróis em led, etc, além do motor americano ser o nosso 1.8, sem opção de motor mais forte. O único problema do corolla brasileiro (além do preço, mas que carro não está absurdamente caro no brasil hoje? um jac j2 completo bate 47 mil reais) é não ter ESP, de resto é um ótimo carro.

                • Lucas

                  Continua custando 17 mil dólares. Lá com 90 mil “dinheiros” o povo passa longe, muito longe de qualquer Toyota e parte pra um M5 zero.

                  Não se pode comparar as vendas de um carro que é “pé de boi” nos EUA com as mesmas vendas no Brasil, como se fosse um carro luxuosíssimo.

            • Tosoobservando

              Vc esta equivocado, as vendas da Toyota no chamado 3º mundo (nao sei se vc inclui a China ae, pois na teoria eles seriam o 2º mundo, comunistas) mas as vendas do Corolla e da Toyota em geral sao puxadas principalmente pelos Eua, onde eles sao uma das maiores marcas (entre as 3 mais vendidas) e a dobradinha Camry/Corolla domina o mercado de carros de passeio ha anos. As vendas deles em países como o Brasil nao se compara, nao sei dados da China mas nao devem ser altas assim pq la quem domina msm é VW e GM (com Buick)

        • Iran Borges

          Rapaz… pra aguentar estradas e consumidores de país de 3º mundo tem que ser tanque de guerra… quem consegue esse feito alcança sucesso, como foi com a VW por bastante tempo. Vc está falando da ótica de quem está em outro contexto, com várias opções… mas aqui é diferente. Aí na europa quase qualquer carro deve dar um baile no corolla. Pode ser que por aí a toyota não seja superior, mas aqui no 3º mundo com certeza é.

    • Iran Borges

      Concordo com vc quando diz que o design da toyota é ruim. Não empolga mesmo.

  • Redpeak77

    A estratégia japonesa conservadora protegeu a Toyota da crise e foi perfeita.
    Não fizeram nenhuma planta de capacidade “monstruosa”, lançou o Etios no mercado, um carro com projeto pronto e com menor custo, e pegou, ainda que aos poucos. Se não virasse, o mercado do Corolla e da Hilux protegeria as margens deles.

    • Tosoobservando

      Mas a Hyundai foi mais esperta, algum executivo da Toyota devia pelo menos perceber que o Etios tem um visual interno e externo porco, e dado uma melhoradinha, mesmo que cobrasse mais um pouco. Com certeza seriam um dos lideres.

      • Redpeak77

        Foi mais cômodo trazer o carro pronto com custo baixo e medir a aceitação do mercado, tipo, “se pegar, pegou. se não pegar, o preju será pequeno”.
        A Hyundai poderia muito bem trazer o i20 já pronto lá de fora, com menor custo de desenvolvimento local e se contentar com uma fábrica pequena, mas a estratégia foi agressiva e felizmente, bem sucedida.
        Afinal, embora você ache “porco” e eu também não goste do carro, a Toyota está fazendo dinheiro em cima do nosso mercado.