Toyota Etios com estilo inspirado no Yaris muda completamente

02/12/2013

etios-project-1

O Toyota Etios tem um visual simples e funcional, que não é necessariamente atraente, apenas convencional. No entanto, uma muda radical em seu estilo poderia acelerar as vendas do compacto nipo-brasileiro. Essa projeção mostra como o Toyota Etios poderia ser se a inspiração visual fosse baseada no Yaris. O pacote é referente ao modelo fabricado no Japão e na França, por exemplo, diferente daquele de origem tailandesa, voltado para mercados emergentes.

etios-project-2

O destaque frontal são os faróis retangulares e de tamanho maior, que possuem desenho dinâmico e máscara negra. A grade possui pequena aberta na parte inferior e está em harmonia com o conjunto. O para-choque com formato mais aerodinâmico e moderno poderia apresentar faróis de neblina e/ou LEDs diurnos. Na traseira, as lanternas receberam pequenas alterações no formato, enquanto o resto do conjunto continua o mesmo. Já o interior poderia abandonar de vez o painel central em prol de algo parecido com o Yaris europeu.

[Projeção: Rodrigo Losano de Camargo]









  • daria pra aceitar.

    • tatu_peba

      Com a TV de brinde? rsrs

    • TDRamos

      Puts, a frente tah quase igual a do HB20

      • MSALMEI

        É e melhor etios do MUNNNNNDOO !!!! RSS

    • continua feio… a lateral mata.

    • EuMeSmObYmYsElF

      só eu vi um hb20 na primeira foto?

    • afonso200

      parece o nissan a frente

  • Cory

    agora só falta mudar aquele painel horroroso!

    • wasdyn

      Kkkkk, eu ia falar a mesma coisa. Mas ia ressaltar a antipraticidade antes da feiura.
      Mas no geral não acho o Etios um carro feio, apenas normal, apesar de não dar muita bola para isso.

    • Kimi_2007

      Verdade. O visual externo, embora não seja um primor, é aceitável. Agora, o interior não dá, ainda mais que basicamente tu vai passar a maior parte do tempo dentro do carro, ao invés de fora dele o olhando.

    • afonso200

      o painel e aqules bancos com estilo reto sem graça

  • A frente melhorou um pouco, mas a traseira tá uma b…. ainda. Só acho!

  • spectrum84

    Tá começando a melhorar! Se deixar essa cara e mudar o desenho do interior já vai aumentar bem as vendas!

  • Matheus_Ulisses_P

    Melhorou bastante!
    Rodrigo, que tal uma projeção do interior?

    • Pode ser em , quem sabe na próxima ; )
      Valeu !

      • Filipe1020

        Vc podia dar uma melhorada na traseira também, ainda continua com o mesmo design do Etios atual

      • Matheus_Ulisses_P

        Tinha me esquecido: Parabéns pela projeção!

  • Louis

    A dianteira ficou bem bonita, já a traseira continua feia…

  • fly2fusion

    A dianteira ficou mais harmoniosa.. mas a traseira continua uma bela kgada. kkkkkkk

  • Andre

    etios20
    copiou mtas coisas do hb20, acho que o etios não precisa copiar o hb, e sim o yaris, como a materia diz

    • Mateus Lino

      exatamente , achei a frente muito parecida com a do hb20

  • RanieryCarvalho

    nao combino, prefiro o original, ele e feio mais prefiro, pq a frente desse aai nao combino com a lateral, pois a frente e esportiva e a lateral tem a silhueta lisa, sem nem um detalhe esportivo.

  • Leandro1978

    Não. Melhor partir do zero…

    • Também acho… melhor deixar ele lá na índia.

      • marcelpo

        é só o povo parar de comprar…

    • jcperes

      Concordo. Não da pra ignorar a feiúra do resto do carro. Nada se salva nele.

    • Edson Roberto

      Melhor, trás logo o yaris no lugar e fica tudo certo. Eles já deveriam ter feito isso desde o inicio. Mas o Yaris faria um relativo sucesso pois tudo esta no lugar.

      • Barneyatomico

        Certeza que o Yaris viria como compacto "premium" e lançariam o Etios do mesmo jeito, para ser o carro de entrada da marca.

  • Tiago

    A Toyota deveria adotar o Yaria pro nosso mercado ao invés de fazer remendo no Etios.

    • Tiago

      *Yaris

    • Joel Pereira

      o preco ia para os 50k

  • Lanternas traseiras seguem os vincos da lataria, mas ficou com excesso de recortes. O resto ficou bom.

  • DaysanF

    Pq num trazem logo o YARIS… Quer mercado lixo esse nosso!!!

    Pronto colocam o nome ETIOS no YARIS… Resolvido!!!

    Agora um carro com interior espartano que doí… com preço de carro PREMIUM (num sei nem se essa categoria exite, mais uma de nosso mercado)… Me dê licença mas só no Brasil mesmo!

    • Joel Pereira

      em troca de 50 mil reais

  • atl77

    so falta mudar essa traseira horrorosa e o painel ridiculo

  • gusgm

    Que Frankenstein!! Melhor trazer o Yaris original.

  • magoo_rj

    Vamos torcer para desta vez eles colocarem um carro mais agradavel aos olhos, por dentro e por fora. Já estava na hora de dar "Um Tapa no Visual".

    • schweinerei

      Tem que dar uns tapas é nas orelhas dos projetistas e da turma de marketing da Toyota!

  • José Araujo

    Continua horroroso!

  • Ficou uns 80% melhor…faz uma projeção do interior e coloca o painel no lugar certo…

  • JOe

    o empecilho para esse carro embalar de vez é justamente a atual dianteira.

    • Barneyatomico

      Não concordo, acho a dianteira até que bonitinha. O que estraga o carro é a traseira e o painel.

  • os chefes da toyota devem estar coçando a cabeça até hoje "pq o etios, custando menos da metade do corolla, vende 3 vezes menos?" pq ele é um carro feito pra países mais ferrados que o nosso, tipo india, afeganistão, irã… um design HORROROSO, sem pintura na parte de baixoe um painel pra ser visto através de lente de aumento. sr. toyota, o brasileiro espera qualidade de seus carros ao menos a mesma do corolla! se for pra comprar XIMBICA, tem mille, celta, ka, os xing lings, de monte aqui!

    • Valmir

      Me desculpe, mas tenho um etios e te desafio a escolher qualquer carro do mercado nacional, na mesma faixa de mercado e vemos qual é o melhor, não tenho carro pra bonito, tenho carro pela função dele. Concordo com uma coisa, o design é fraco e o painel é ruim de ver, mas o resto vale cada centavo, se andares num, tu mudas de idéia com certeza.

  • hugo

    Ficou a cara do HB20

  • diogo_rs6
    • saosao

      Bonitinho!

    • Diggo

      Bem isso mesmo, o desenho externo não vejo como problema, mas o interno sim.

    • thales_sr

      Pois é, e a opção de câmbio automático também viria a calhar.

    • Guilherme_1

      Aí sim eu compraria.

      • xrs250

        Olha com essa dianteira e painel do Yaris a chances aumentam.

    • Henrique

      Feio também

    • E_OS

      Achei feio também, o problema é que o painel do Etios é TÃO feio e cheio de soluções bizarras que esse passa a ser aceitável em comparação ao do Etios.

    • O_Corsario

      Painel pobre, volante feio, interior tosco, mas encarável. Essa sim a mudança necessária.

  • Fanjos

    Trás o Yaris pelo mesmo preço, joga o monstro do Fétidos no lixo e está resolvido

  • Vatttt

    Aquele teto de Furgão deveria ser liso, aquela traseira que o CESVI Brasil poderia reprovar também deveria mudar!!! Esse carro nasceu para morrer e nascer de novo. Facelift não resolve.

  • Vi Vendo

    O hatch até que ficou legal,quero ver melhorar a traseira do sedam! Foi com o erro do formato da traseira do sedam,que a Toyota matou o Etios inteiro

  • saosao

    Achei que fosse flagra, mas é só projeção… droga.

  • Marcos

    Sempre quis um Toyota, mas agora é tarde: estou muito satisfeito com o HB20 automático. Pra Toyota me conquistar, daqui a uns três anos, tem que melhorar muito e vender por menos. Pensem bem como um projeto ruim pode derrubar uma empresa ou uma marca. E para consertar isso vais custar muito mais caro. Só insistem e não quebra porque é Toyota, que não dá o braço a torcer.

  • Rods

    Gente… Um apelo pra que posta estas matérias…. Coloque no título da dita "matéria" que se trata de uma projeção…

    Muitos visitantes do site clicam na "matéria" e só depois de perder tempo, vêem que se trata de uma droga de projeção….

    • Louis

      Concordo

      • FelipeLange

        É isso aí, corrige aí rapaziada da redação!!!

    • O_Corsario

      também acho…

  • CanalhaRS

    A traseira, que é a parte mais feia, continuou igual….hehehehehe
    Mas a frente melhorou 100%….

  • alexsandro

    a parte mais feia q é a traseira eles não mudam!

  • kayo reis

    Agora só falta melhorar a traseira, o design do painel interno e o acabamento interno e os itens de serie…

    Aí pode ser uma boa compra.

  • FelipeLange

    A traseira é desproporcional, a dianteira ficou bonita e o interior merece uma remodelação urgente.

  • Villela

    Frente igual a do HB20 …

  • marciotb13

    Ficou ótimo! Só eliminar o mostrador de balança filizolla e estamos conversados. E se não explorarem no preço, com certeza a Toyota acerta a mão.

  • Juliano

    A frente ficou mto parecida com do HB20. A traseira não vi diferença! tem um shopping aqui na minha cidade sorteando um Etios Sedan de Natal, nem preenchi o cupom vai que eu ganho aquela merda!

    • antono carlos

      hahjahahahaha…… nem tem dinheiro pra fazer compra, por isso não conseguiu preencher o cupom.

  • Amancio

    Continua feio.

  • guidoferreira

    o pessoal do NA, vamos caprichar ai né? ta meio complicado de ler esses textos com tantos erros.

  • wendelcerutti

    so eu que acho o etios simpatico ? kkkkkkkkkkkkk .

    • carlover_

      Sim

    • Henrique

  • PKuster

    Parabéns ao Rodrigo, essa projeção ficou muito boa. Tomara que a Toyota a "adote" e também troque aquele horrível painel central e as entradas de ar. Falta só uma projeção sobre uma possível nova traseira do Etios sedan, pois a atual é feia demais.

  • johnnyburanelo

    tem que pegar o departamento de design e pesquisa de mercado da toyota do BR e despedir inteiro…

    impossivel uma montadora com tanto renome e fama de ser conservadora, não tenha feita a pesquisa para saber q os brasileiros nao tem o mesmo gosto dos indianos

    e qual a dificuldade de lançar um etios decendo igual este das projeçõesn …

    • Visitante

      Amigo, você sabe como funciona a Toyota? Você sabe se a "equipe de design" do Brasil é responsável pela criação do Etios? Você sabe se a "equipe de pesquisa de mercado" sacramentou que o veículo teria que ser assim pois a população iria gostar? Você sabe se ninguém questionou isso internamente?

      Antes de sair falando asneiras, pesquise um pouco.

      A pior coisa que tem é um metido a sabidão atrás de um teclado de computador

  • waltervac

    Frente = melhorou
    Lateral = comum, ainda perde pros concorrentes.
    Traseira = Calcanhar de Aquiles, continua o mesmo Renault Sandero derretido.

  • Leomt

    A montagem tá meio forçada, mas infelizmente acho que é mais ou menos esse remendo que vão fazer nele :( na sua renovação. Ficou um frankeinstein msm, frente bonita, e resto feio. Kkkkk PARECE ATÉ AQUELE COMERCIAL DA FIAT EM QUE O FEIJÃO TROCA DE BIGODE!!! Huahuahuaha

    Tirando motor, cambio e segurança, tinha q começar todo design interior e exterior do zero!

    • O_Corsario

      A propaganda era da NIssan, e era uma batata… rs

  • wislenramos

    Sonhar não custa nada não é mesmo hahaha

  • Antonio Js

    Ja´se torna aceitável, pois melhora bastante, mas deveria ter uma versão1.0 para o hatch

  • duduguazzi

    Minha sogra comprou um 1.3X 2014, o carro tem alguns pontos fortes mas os fracos são tão fracos que eu teria devolvido o carro huahuaa.
    – Motor e cambio são muito bons para o peso do carro.
    – O mostrador central da de acostumar (é menos pior do que falam) porem não tem pc de bordo e marcador de combustivel é minusculo.
    – Se voce tem mais de 1,65m o banco é muito mas muito ruim e não é por causa da falta de ajuste de altura mas sim por culpa da espuma pior que de celta e simplesmente esqueceram que precisa de apoio lombar, dirigir mais de 1h é com certeza pedir para ter dor nas costas.
    – O limpador unico funciona mt bem, não achava q seria bom, mas tem curso pantográfico igual aos de busão e limpa toda a área de visão do motorista. Ridiculo é sentir as pancadinhas de fim de curso do limpador no pedal da embreagem.
    – Falta espuma no banco traseiro na parte lateral, por essa falta voce consegue ver toda a trava metalica do banco, serviço porco da toyota.
    – Só tem espaço pra alto falante na frente. Fica muito ruim.
    – Se não comprar a versão com som, nem o fio do som para as portas vem.
    – Modelo tem trava nas 4 portas mas não tem chave com telecomando, tem q abrir o carro na chave. Se for instalar alarme vais descobrir que a trava é mecanica na porta do motorista e essa trava mecanica que aciona as eletricas das outras portas, dai tem que instalar uma trava eletrica na porta do motorista.
    – A suspensão do carro é muito boa mas os pneus são subdimensionados a ponto de uma curva de BR daquelas longas que se faz a 110km/h o carro parecer que esta no limite de aderencia.
    -Não é tão economico como se fala por ai, 11,5km/l de gasolina na cidade até esta bom mas os 13,5-14 km/l na estrada é muito ruim, com um Sandero 1.6 8v fazia 15,5-16 km/l e olha que não era motor de aluminio e andava bem melhor.
    – A direção elétrica dele é um primor, só acostumar com o fato de ter mais giro, e o carro tem um esterçamento muito bom mesmo.
    Por 34,6mil até foi boa comprar por estar mais barato que os concorrentes NÃO 1.0 que achamos mas falta muito pra ser confortavel de verdade.

    • Marcos

      Lembrei daquela piadinha infame: "sogra é que nem trator: ótima pro trabalho, mas não dá pra passear"

    • Leomt

      Ótimas observações. Realmente o acabamento do carro é HORRÍVEL!!! Qdo entrei nele no feirão do center norte, não agüentei ficar mais de 5 min dentro dele. A começar pela espuma do banco e do tecido áspero, plástico duro para todos os lados, painel com grafismo e leitura péssimos, porta luvas de acesso difícil q abre até o meio. O q adianta ter boa mecânica se vc não consegue ficar dentro dele por muito tempo? Não q ele seja o único, mas com certeza é um dos piores. Tô começando a considerar carros com bom interior, mas com mecânicas não tão unanimes como os franceses 208 e C3. Alguém tem os modelos novos deles? O q estão achando do carro?

    • O_Corsario

      Algumas coisas:
      – parece que nas molduras das portas ou coisa do gênero tem uma parte com isopor aparente só pintado de preto, vi isso no teste dos 100 dias.
      – a cordinha única no bagagito é tão tosca quanto parece?
      – o macaco embaixo do banco do motorista chega a atrapalhar, tanto no uso como visualmente?

      • duduguazzi

        -Quanto a parte em isopor, não reparei, prefiro não ficar procurando hahauhaua, mas falando sério, segunda eu vejo e comento.
        -A cordinha não chega a ser ruim, o gancho dela na lataria do carro poderia não ser uma simples chapinha dobrada, mas em relação a ser uma só não atrapalha pois a tampa é pequena e bem leve e o encaixe é bem firme no carro.
        -O macaco não precisei usar mas com certeza é ruim pois pra tirar tem que arrastar o banco ao máximo, visualmente o macaco não me incomodou não mas o extintor esse sim me incomoda.
        -Não sei se já falei mas o espaço pro pé do caroneiro é ruim pois mesmo tendo espaço pra perna, na região do pé tem uma parte de ferro que não deixa espaço.
        Acho que vou fazer uma avaliação bem critica do carro com pontos bons (tem alguns huahah) e ruins, assim que o carro fizer 5mil km, só tem 2,3mil km agora.

        • O_Corsario

          Legal, vale sim a avaliação, especialmente se esperar um pouco mais! Abraços e obrigado!

  • Algo que a Toyota deveria pensar seriamente em fazer, é relativamente barato de se fazer e certamente ajudaria no aumento das vendas…

    • Doccar

      não só isso, alem de ser feio, o acabamento dele é horrível…tudo de ruim ta nesse carro.

    • Visitante

      Que bom que você sabe que é barato. Por favor, nos informe quanto é o custo de fazer toda a remodelação de peças, adaptar a linha de produção, e estocar as unidades necessárias para o período em que a linha esteja passando pela transformação? Não entendo como a Toyota ainda não contratou a única pessoa no Brasil com a inteligência suficiente para ter uma ideia que ninguém da Toyota do Brasil tinha pensado ainda

      • É uma questão de interpretação de texto meu caro, um face lift é de longe muito mais barato que uma mexida mais profunda como o que a Ford fez no Fiestinha para gerar o Ford Figo.

        Se você está tão doído com os esforços honrosos do pessoal da Toyota em oferecer o Etios, dá uma pesquisada em todos os carros populares que a Toyota oferece na Ásia e já ofereceu na Europa, ou então faça algo mais simples, apenas veja as duas últimas gerações do Yaris, que equivale a um 207 ou a um March, aí você vai constatar que o Etios não passa de uma esmola que a Toyota largou em países como Índia e Brasil.

        Do ponto de vista de uma cultura profundamente estruturada nos significados das atitudes das pessoas como a cultura japonesa é, fazer um produto tão deficiente como o Etios é uma atitude ofensiva e um escárnio descarado da Toyota para com a nossa cultura. Mas isso talvez seja complicado de se constatar para muitos brasileiros, já que a atitude da Toyota mostra que eles realmente estudaram a nossa cultura e concluíram que um Etios estava de bom tamanho ao invés de um carro que a Toyota costuma fazer por tradição, como o Yaris por exemplo.

  • Armando Scarponi

    tive a oportunidade de andar em um etios pouco depois do lançamento.
    aquele velocímetro parece de papel escrito com caneta bic preta.
    sofrível!
    até o painel do palio economy era melhor.

  • "…não é necessariamente atraente, apenas convencional"..

  • gabriel machado

    muda completamente ? a frente é o de menos… é feia mas da pra engolir

    a traseira que é horrível e continuou igual

    o formato em si do carro é feio… só jogando fora e fazendo um projeto novo… facelift nao salva

  • Ubaldir

    Cara de HB20, não? Mas, melhor que a cara de Logan da geração antiga, isso é… rs

  • wow

    O acasalamento do March com HB 20 deu bons resultados.

  • Só isso aí já bastava para fazer dele um sucesso de vendas.

  • tatu_peba

    Parabéns Rodrigo, para mim ficou beleza. Mas parece que a maioria pede uma mexida na traseira…

  • DDIEGO

    Já que melhorou a dianteira, melhora essa traseira, coloca algo mais bonita sei la… tem tanta coisa melhor pra por que isso

  • Anderson_sp

    Foi sutil, mas deixou bem mais agradável.

  • vagaroo

    Putz! Nós brazucas vamos aceitar esse novo horror?

  • Froid_Dalton

    AÍ SIM.

    Com essa frente e um painel novo, vou fácil.

  • ac_martins

    Eu fico mais dentro do carro, seria melhor que mudasse por dentro…

  • Zé Colméia

    Podiam melhorar o título da reportagem. Do jeito que está escrito parece reformulação da propria toyota.
    É só uma projeçao feita por um indivíduo idependente.

    Eu que tenho um etios hatch achei que ficou bonito. Basta a toyota copiar

  • Fabio D.

    Mudaram o que não precisava. Realmente, o que pega nesse modelo, a meu ver, é a traseira (principalmente da versão sedã) e o painel, bastante estranho. A frente é até tolerável.

  • O_Corsario

    Nossa, a projeção ficou muito pior.
    O atual é tosquinho mas equilibrado, é um desenho coerente (com os anos 90, mas coerente).
    Esse ficou o feio maquiado, exageradamente maquiado.
    Não adianta mudar farol, aplique na grade e colocar os manjados recortes no parachoque quando todo o resto do carro continua igual, com a mesma silhueta e recortes.
    Sério, por fora o Etios até desce, o problema é e continua sendo o interior, em especial o painel.

  • humberto

    Fui recentemente no chile, e lá o yaris é o carrinho de entrada. É um absurdo quererem trazer para o Brasil um carro feito nas coxas e cobrar preço de carro de verdade.. Acorda Toyota, brasileiro é bobo, mas até certo ponto… Ai é demais.

    • O_Corsario

      QUando fui pro CHile um tempão atrás aluguei um Yaris. Na época fiquei pensando "nossa pq a Toyota não oferece o carro no Brasil?"

    • Pedro Porto

      o Novissimo etios é o mesmo etios 2013. o que mudou foi o painel, que só poderia melhorar. mas continua um lixo, com cara de carro pobre.
      o exterior continua Muito abaixo do onix, do hb20, do novo ka, e até do novo Up!.
      não vai emplacar e ainda vai queimar mais ainda o filme da Toyota.

  • Pedro Porto

    Me sinto dentro de uma kombi.
    Mudou copletamente? só por dentro! mas continua pobre.

  • Pedro Porto

    Vai ser um dos 3 mais vendidos do país!
    Novíssimo etios concorre com HB20; Onix; novo Palio; novo Sandero, novo ka 2014. Está no pareo!

  • J_Eduardo

    Carro que nasce feio não tem jeito, morre feio. O AMC PACER que era horroroso no Weller and Dealer eles tentaram dar um tapinha no estilo carro e não conseguiram. Mesmo gastando um grana…NADA…..Este Etios precisa ser refeito do zero, por que este estilo de carroceria não tem solução. Se fizererm uma frente vincada, não bate com as laterais mais arredondas. Se seguir o estilo da lateral a frente a traseira ganham aspectos antigos, ou seja, a carroceria nasceu com estilo datado, velho. TOYOTA, mata este e faz outro….simples assim…