Home Asiáticos Toyota: Inicio da construção de fabrica em Sorocaba marca mudança de filosofia...

toyota inicio da construcao de fabrica em sorocaba marca mudanca de filosofia da japonesa Toyota: Inicio da construção de fabrica em Sorocaba marca mudança de filosofia da japonesa




Antes tarde do que nunca! O inicio nesta semana dos trabalhos de terraplanagem no terreno da futura fabrica da Toyota em Sorocaba – SP marca o inicio de uma mudança filosófica dentro da maior montadora do mundo.

Antes, obcecada pela meta de ampliar suas vendas apenas em mercados maduros e centrar a produção quase que completamente no Japão, matou toda a ilusão de que a formula do sucesso era inquebrantável.

Depois do susto com a crise econômica mundial, que abalou todas as estruturas dentro da empresa, a Toyota resolveu acordar para a realidade e ver que o crescimento está nos mercados emergentes e não nos mercados principais, onde a crise fez estragos enormes na economia.

Pensando nisso, a Toyota elaborou um difícil projeto de criar um carro com qualidade japonesa e baixo custo! Isso deve estar custando muito tempo dos engenheiros da marca, que procuram a formula exata para compor este projeto.

A marca refutou a idéia do mercado – e nossa também – de que vá utilizar a marca Daihatsu e provavelmente algum produto da mesma vender aqui. Aliás, o aqui nem pode mais ser aplicado, já que a montadora anunciou que também haverá uma copia da fabrica de Sorocaba em Bangalore na Índia.

Assim, Brasil e Índia irão produzir o novo compacto barato da Toyota, que se espera ter preço médio de R$30.000. A meta de produção é ambiciosa, pois 150 mil unidades por ano ou 12.500 por dia, representam números abaixo apenas de modelos como Gol, Uno, Palio e Celta, por exemplo.

Para se ter uma idéia da falta de visão que toma conta da Toyota hoje em dia, dois dos principais mercados emergentes do mundo, Brasil e Índia, apresentam uma participação da Toyota de apenas 2,8% e 2,6%, respectivamente.

No Brasil, as obras devem ser concluídas em 2011, quando será iniciada a produção deste novo modelo de baixo custo da Toyota. Alias, o primeiro do gênero em sua longa historia.

Fonte: Valor Econômico.