Sedãs Toyota

Toyota: plano de produzir Corolla em duas fábricas é suspenso

toyota corolla gli 2016

Anunciado em dezembro do ano passado, o projeto com investimento de R$ 30 milhões para a produção do Corolla em uma segunda fábrica no Brasil foi engavetado pela Toyota. Além da planta de Indaiatuba (SP), o sedã seria fabricado também na unidade de Sorocaba (SP), para “desafogar” a atual linha de produção.

Esta decisão está ligada diretamente com a situação atual do mercado, com falta de previsibilidade e forte retração. Por conta disso, a fábrica de Indaiatuba voltou a operar em ritmos normais, sem horas adicionais e sábados alternados.

Pelos mesmos motivos, além da desvalorização do real – que encarece as importações de peças –, os planos de produzir o híbrido Prius na unidade de São Bernardo do Campo (SP) também foram suspensos. Além disso, os investimentos de R$ 100 milhões anunciados em janeiro de 2015 para aumentar o volume de produção o Etios em Sorocaba (SP) também foram afetados.

[Fonte: Valor Econômico]





  • Bruno Silva

    Isso outro nome, Civic. A Toyota não vai pagar pra ver, vai esperar primeiro o posicionamento da Honda e as vendas para depois tomar a decisão. No entanto, acho que poderia investir no C-RV. Outra, o Etios com uma casca nova e interior decente, poderia facilmente levar a japonesa ao topo nas vendas.

    • BillyTheKid

      Você quis dizer C-HR (o futuro SUV da Toyota)? É tanto C, H, R e V que até eu fico perdido em quais três consoantes são nome de determinado carro…

      • Bruno Silva

        Já corrigido, grato.

      • leitor

        Não. É o CR-I modelo SE que está afetando a produção. Esse CR-I SE está interferindo demais na logística do Corolla e muitos outros carros. É um carro que além de caríssimo, muita gente tem, mais potente e com mais apeRtrechos. Cada vez mais as pessoas estão entrando num CR-I SE e por causa dele desistem de ter outro carro. É um carro que promete durar por muitos anos pelo seu porte e sua resistência. Uma velocidade difícil de alcançar e vai muito longe. Em muitas casas as pessoas literalmente brigam por causa dele devido o seu desempenho, todos querem um lugar privilegiado. Os ponteiros dos mostradores logo atingem o limite facilmente. A suspensão é tão forte que passa nos buracos com tanta naturalidade que esses buracos serão o caminho que mais se identifica com o CR-I SE. A direção assistida tanto pra direita quanto pra esquerda, faz curvas tão fortes que os passageiros sentem o impacto. CR-I SE pode ser seu próximo carro. E foi eleito o carro do ano. Então, quando entrar num CR-I SE o difícil será sair dele.

    • Gustavo73

      Aumentar a produção do que já vende menos não tem lógica.

    • Pedro Henrique

      não precisa nem casca nova, só no interior por o painel de instrumentos pro motorista já ta bom pra da uma guinada nas vendas…
      e na minha opinião, tirar aquele limpador único e por dois no lugar, acho muito feio carro de mais de 35 mil com 1 limpador só

      • Guilherme Eduardo

        O painel nem precisa mudar de lugar. Se fosse digital igual o Citroen C4 Pallas já melhorava bastante. Seria preciso trocar apenas uma peça e não o painel todo. Se duvidar dá até para trocar o dos modelos usados!!!!

      • Total car

        Aquele limpador tipo de ônibus e o painel central, é demais…

    • fbl

      Acho que é um pouco dos dois, situação deplorável do brasil petista e espera pra ver a recepção do civic pelo mercado.

    • Carlos Henrique Kroeber

      Sabe quanto o Novo Civic custará?
      Entre 90 a 130 Mil…
      Conseguiu ser mais fora da realidade que o Corolla Altis

  • Vattt

    Vai botar o “feiEtios” com cambio AT do “oldCorolla” e esperar o novo Civic chegar pra preparar uma nova estratégia!!!

    • Filipo

      Vão reformular o interior do Etios e aplicar leves retoques, além de dotá-lo do câmbio Aisin epicíclico antigo. Isso já para o segundo semestre.

      • Vattt

        Se for uma gradezinha ao estilo nissan que ando vendo pela net, vai continuar feio, mas o cambio como falei anteriormente, é melhor que muitos atuais!!!

  • Decio Antonio Bozo

    Depois da chegada do Jetta 1.4 TSI, não vejo motivo em comprar um Corolla, a não ser pela revenda mais fácil….porem carro não eh investimento, eh bem de consumo como outro qualquer.

    • Filipo

      Tem 1 motivo além de desvalorização menor, manutenção bem mais barata..

      • Pacheco

        Corolla tem revenda garantida, manutenção barata na concessionaria e é gostoso de dirigir. Quem ja andou, sabe como o carro agrada.

      • Decio Antonio Bozo

        “bem mais barata” não sei não….
        Jetta semi novo vende fácil tbm, visto que o que prejudica sua competitividade eh o preço mais elevado que os concorrentes.

        Comparando Ficha técnica com ficha técnica ja eh indiscutivel.

        • Pacheco

          Jetta tem o problema do seguro tbm. Ganhou fama de carro esportivo e de boy.

        • Filipo

          O que mais prejudica sua competitividade é seu custo de manutenção.

    • Total car

      O Jetta tem estigma de carro importado (manutenção cara), o pós-venda VW é fraco em Qualidade…
      Veja a diferença de manutenção dos dois até os 50k km

      • Pacheco

        O problema é o atendimento da Concessionaria e também o status. Interessante como o Corolla tem um status de Top que o Jetta só consegue na TSi.

        • Decio Antonio Bozo

          Oque vende Corolla eh marketing excessivo e boca a boca, pois eh um carro bem comum.

          • Pacheco

            Concordo… da mesma forma que o New Civic vendeu.

            A Toyota investe em atendimento para fidelizar e ter seu cliente falando bem para todo mundo.

    • Mestre Fioda

      Concordo!!

  • carnero

    Cada vez que o cara de marketing da Toyota lê um comentário da galera aqui, deve rachar o bico como nunca ever never after….
    Eu faria o mesmo!

  • Robinho

    na verdade eles queriam preencher a ociosidade da planta de Sorocaba por conta da baixa venda do Etios comparado a grande perspectiva de venda.

  • Leozeradf

    Acredito que é uma medida de defesa contra a chegada dos novos civic e cruze.

  • Gustavo73

    Mesmo o Corolla vem vendendo menos que antes.

  • DiMais

    ela tem que esperar a reação do mercado com a chegada da concorrência renovada, eles preferem ‘perder’ vendas e jogar clientes na fila de espera do que investir num aumento de produção para gerar estoques e ociosidade em fábricas. nisso eles são exemplares.

    • Pacheco

      Ela deveria equipar o carro e mudar os motores. Um 1.6 16V Flex aliado a um motor eletrico e cambio CVT. Sair inovando nisso. Qm sabe até um 1.0 Turbo 3 cilindros aliado ao motor elétrico.

      Ou poderia colocar a mecanica do Prius no Corolla aqui e matar de vez o Civic.

      • DiMais

        pelo tanto que anda vendendo acha que ela vai se mexer agora? ela vai esperar a reação do mercado com a chegada dos novos Civic e Cruze para depois preparar o contra-ataque.

        • Pacheco

          Claro que ela vai esperar. Até por que o Corolla ainda é novo no mercado.

          Com certeza vai esperar o Civic ter uns 3 meses de mercado para mexer.

          Cruze e o restante nem deve causar problemas nas vendas do Corolla… só o Civic tem esse potencial atualmente.

          • DiMais

            o Cruze fez bonito quando chegou por aqui, a GM que deu conta de queimar a imagem dele, mas uma nova geração bem apresentada tem potencial de vender muito bem sim pela forte imagem que a marca ainda tem neste segmento e junto com o Civic ameaçarem o monopólio da Toyota entre os sedãs médios.
            enquanto em outro cenário, VW e Ford vão disputar as vendas de hatchs no tapa.

            • Pacheco

              Ela vai precisar treinar toda equipe de concessionarios para se preparar aos clientes. Eu tive Chevrolet e o atendimento era pessimo.

              Ela tem um carro bem equipado, gostoso de guiar e bonito, o problema é atendimento e o motor beberrão.

              Chegou a hora de reestruturar o carro e também o atendimento das lojas.

              Se levarmos em consideração, a Toyota só atende 3 tipos de publico:

              Os que compram Etios, os que compram Corolla e os que compram Hilux.

              A Chevrolet atende desde Classic, até Captiva. Isso é complicado, por que são publicos muitos distintos.

  • Cleidson

    Plano de botar ESP eles não tem?

    • João Cagnoni

      Tem, só o plano mesmo. Nunca vão colocar em prática, pois os carros estão vendendo bem assim.

    • Zoran Borut

      A previsão é de que seja instalado como item de série logo que o Civic chegar, além de outras mudanças leves (um provável face-lift de “meio de vida”) no começo de 2017.

      • Pacheco

        Assim esperamos né.

  • espionagemamericana

    Honda ta fazendo mesma coisa

    • Zoran Borut

      Mas a Honda estava com problemas de gargalo por causa do HR-V e agora está reduzindo a produção não só pela crise no setor mas também pela chegada do novo Civic.

      • Pacheco

        O Civic atual tem em estoque nas lojas, imagino que a fabrica está produzindo só os ja adquiridos pelas lojas. Sem estoque dela mesmo.

  • contravotoobrigatorio

    As vendas do Corolla aumentaram e do Civic diminuiram

  • fbl

    Senão quebra o mercado ué, deixa os outros venderem também.

  • leitor

    Nesse progresso que o país está passando, de princípios, valores morais, prosperidade e conquistas atuais, será fabricado o SW4 no lugar.

  • Louis

    O que mais me entristece é o cancelamento do Prius nacional.
    Obrigado eleitores do p.ete.



Send this to friend