Manutenção

Trabalhando a temperatura do motor

fiat-mobi-impressões-NA (34)

A temperatura inadequada de funcionamento do motor é um problema sério e que pode reduzir bastante a vida útil do propulsor. Estar abaixo do ideal é prejudicial tanto em carros novos quanto em usados.

Alguns proprietários, que percorrem distâncias muito curtas, podem ter mais problemas com o aquecimento inadequado do propulsor. No entanto, uma dica importante é que, nesses casos, o ideal é fazer o motor aquecer o mais rapidamente possível.

Nada de fazê-lo com o carro parado, o que vai contra a recomendação dos fabricantes. A dica é ligar o carro e movimentá-lo imediatamente. Parece exatamente o oposto da lógica, mas assim o trabalho vai fazê-lo atingir mais rapidamente o nível ideal de temperatura.

Outra recomendação, feita pelos fabricantes, é trocar o óleo na metade do tempo normal de uso ou da quilometragem correspondente, reduzindo assim os efeitos de rodar com o veículo abaixo da temperatura ideal, o que provoca condensação da mistura ar-combustível e a diluição do óleo lubrificante por conta disso.





  • Bruno_O

    Esperar uns 15s pro óleo pelo menos atingir todos os cantos e circular direito não faz mal a motor nenhum.

    • Rodrigo Pasini

      Qual a diferença em esperar 15 segundos com o motor ligado parado e com o motor ligado andando?

      • Bruno_O

        andar com o carro, fazendo a rotação subir de ~800 pra por ex 2000rpm, sem o oleo estar totalmente espalhado pelo motor, na minha concepção, deve desgastar mais o mesmo. E como o principal desgaste de um motor a combustão é na partida e enquanto não atinge a temperatura ideal, isso pode fazer diferença ao longo dos anos. A maioria dos carros que ligo e aguardo alguns segundos, consigo escutar diferença no ruído do motor após ~15-20s.

        • Marcelo Alves

          No meu carro nem compensa esperar, quando ligo ele de manhã a injeção eletrônica mantém a rotação do motor em 1500rpm por mais ou menos uns 15 – 20 segundos, eu saio da garagem do prédio sem pisar no acelerador, uso só a embreagem já que ele mantém a aceleração, rsrsrs

          • Paulo

            Não chega a ser muito preocupante, vide que você disse que está na garagem. Logo a mistura ar/combustível não é tão rica assim, fazendo com que a injeção tenha que “acelerar” a ignição.

            • Thales Sobral

              ???

            • Jose Silva

              Nada haver. A injeção mantém o carro acelerado para o motor esquentar o mais rápido possível e não apagar com temperatura fria. Se você ligar um carro frio e a injeção manter a rotação baixa como se tivesse quente o motor trepida, balança, dança e apaga. Aprenda um pouco mais de injeção por favor. Tanto que a temperatura vai esquentando e a injeção vai abaixando a rotação em marcha lenta.

        • RyanSX

          Não faz diferença alguma hoje em dia. O oleo chega rapidamente nas partes corretas do motor rapidamente. Aqui temos três carros e todos ele ligamos para sair e esperamos somente o tempo do portão eletrônico abrir. Nunca deu problema algum isso.

          • Jose Silva

            Tucho faz isso.

        • DougSampaNA

          Concordo, imagina meu uso em vendas, de 8 a 10 partidas por dia, trechos de 2 a 5 kms entre um e outro cliente numa rota curta diária. Troco óleo cada 5 mil km ou 6 meses, é regra. E pra 1a partida do dia, espero os gaúchos encherem, ai eu saio, durante o dia é partida e arrancar, já que infelizmente dentro dos bairros na periferia mais pesada de Sampa não dá pra dar sopa no carro parado.

          • leomix leo

            Tuchos encherem???

            • Jose Silva

              os tuchos já são carregados automaticamente, a não ser que estejam com defeito. Não tem que esperar encher, na verdade ele esvazia para lubrificar o motor o mais rápido possível assim que você gira a chave do motor.

              • Retrato do Papai

                se forem tuchos hidráulicos, na partida a frio eles ainda não estão carregados de óleo (pois este já desceu), o que faz com que eles, por um breve período de tempo (até o óleo pressurizado subir e carregar o tucho), trabalhem com folga, o que ocasiona aquele clássico barulho de batida de motor frio…

        • leomix leo

          Verdade, o barulho do motor fica mais macio, eu consigo ouvir isso Tb.

        • Jose Silva

          Sem óleo só se não tiver óleo no motor como nível muito muito baixo. Todo motor existe uma peça chamada Tucho, essa peça serve para que assim que você ligue o motor o mesmo lubrifique o motor assim que você gira a chave, isso já ocorre no momento em que você começa a dar partida do motor. Logo não serve para nada esperar 15 segundos, o que não pode é usar potência máxima do motor com ele frio.

          • Retrato do Papai

            WAT? o tucho lubrifica o motor? acho que essa explicação tá um pouquinho errada kkkkkkkkkkk

            • Jose Silva

              Papel do tucho é ficar carregado de óleo e lubrificar a parte de cima do motor principalmente nas partidas a frio.
              Fica a dica.

      • Jose Silva

        Nenhuma !

    • T1000

      Num celta que eu tinha, eu esperava pelo menos parar de bater tucho antes de sair. Era mais ou menos esse tempo.
      No que tenho hoje, este ruído só acontece ao dar partida depois do carro ficar muitos dias parado.

      • invalid_pilot

        KKKKK já tive um Celta e era a mesma coisa

        Porém a batida de saia não parava nunca kkkk

      • Alvaro Guatura

        Porcaria e vergonha desse Celta, tentaram camuflar a péssima engenharia de todo modo, como câmbio com relações curtas para manter rotações altas constantemente e evitar o modo “carga”, etc
        Lixo

        • Jose Silva

          tucho estragado

  • CharlesAle

    Sobre a refrigeração do motor, o maior crime que se comete é retirar a válvula termostática..Pior que muitos mecânicos tem o hábito de retirá-la sem sequer o dono do carro saber..

    • invalid_pilot

      Quem faz isso são os que reclamam de pagar mão de obra de mecânico especializado e etc

      Na linha GM (Celta 1.0) uma válvula termostática original é coisa de 60 reais – barato e não compensa fazer essa gambiarra

    • Rodrigo

      Nos motores mais antigos eu me lembro que era um problema até um tanto quanto frequente. Pelo menos aconteceu no Fiat Palio 1.0 Fiasa da minha irmã.
      Atualmente essa válvula tem comando eletrônico e, até onde sei, aumentou significativamente sua confiabilidade. Mas também o preço em caso de troca não deve ser nada convidativo.

      • Francisco Diniz

        Rapaz. Tenho um Peugeot 206 1.4 8v e na sexta à válvula travou fechada. Na mesma hora percebi aquecimento do motor e levei numa oficina. A troca da válvula com água destilada + aditivo e mão de obra deu 200 reais.
        Isso que eu entrei na primeira oficina que vi e achei a mão de obra caríssima: 100.
        A válvula se eu não me engano foi 75.

    • Louis

      Isso não pode ser chamado de mecÂnico, é boca-de-porco mesmo.

    • Vagnerclp

      Também tem aquele que não tira, mas faz um furo na mesma. Daí o que adianta? Tive que trocar a minha porque estava abrindo antes da hora e não fechava mais. Comentei com colega que foi vendedor de carros por 20 anos e ele me aconselhou furar a válvula nova kkk.

      • Jose Silva

        povo é bem ignorante quanto a mecânica. Me lembre quando a FIAT lançou o motor T-JET no Brasil um dos primeiros compradores relatou que o motor esquentava muito rápido e poderia superaquecer…. O analfabetismo e burrice dos Brasileiros é tanta que mal o povo sabe que o quanto mais rápido o motor esquentar menor será o consumo de combustível e durabilidade do motor. Por isso existe a famosa válvula termostática, a mesma ajuda o motor esquentar o mais rápido possível.

  • No Brasil eh mole. A temperatura ambiente esta sempre no range que o oleo precisa. Duro eh quando estah -10, -15 ºC. Aih eu deixo aquecer antes de sair porque o oleo nunca vai ter a viscosidade correta nessa temperatura

  • Zé Mundico

    Eu uso óleo 20 no meu carro e dá para perceber claramente como o motor fica mais “leve e solto” depois de alguns segundos ligado.

    • afonso200

      no meu é 5W30 Shell HX8……queria colocar o 0w30, mas o preço não é nada convidativo e vão 5,8 litros, (tenho que comprar sempre 6L)

      • Zé Mundico

        Por isso que uso o 5w20 que sai mais em conta, pelo menos no Carrefour..rsrsrs

        • afonso200

          é que sou do estado do RS e no inverno é frio mesmo, entao o 0w30 sobe muito mais rapido para as polias DUAL CVVT e o resto da lubrificação do V6 que o 5w30

      • Retrato do Papai

        tem que ver também se o motor do seu carro aceita este tipo de óleo… óleo zero é extremamente fino, praticamente água, acredito que só seja utilizado em regiões frias de verdade (ártico, rússia, canadá etc), não deve ser recomendado para regiões tropicais… pode acabar invadindo os pistões e aí já sabe: fumaceira, danos nas velas, alto consumo de óleo, etc, etc…

        • afonso200

          creio que nao, pois no manual fala que pode usar sim o 0w30, até o 10w30(em regioes deserticas),,,isso o manual diz,,,no caso é um Azera V6,,,,então sei que esses motores tem muitas peças e muito mais eletronica que motores de populares

  • Martins Junior

    Só usar óleo de qualidade e seguir a recomendação do fabricante que ta tranquilo!

  • Alvaro Guatura

    A intenção dessa semi-matéria é gerar debate aqui nos comentários né?

  • Eng Turbo

    Dica: Pra quem utiliza o carro em percursos curtos, menos de 5km, é recomendável utilizar GASOLINA e não ALCOOL. Como o ponto de trabalho do alcool é mais elevado, o motor precisa de mais tempo pra atingir a temperatura ideal para a queima. Já que o trajeto é curto, a gasolina é mais indicada.

  • João Cagnoni

    Eu esperava uma introdução melhor na parte de fluído de arrefecimento. Vou tentar explicar um pouco o que eu sei: 1- Não use muito fluído de arrefecimento. Hoje a média está entre 30 e 40%, pois mais do que isso o motor demora mais para aquecer. 2- Use água desmineralizada (é igual água de chuva, mas evite os 15 primeiros minutos de chuva). 3- Apesar da água ajudar a circular a temperatura, quem efetivamente conduz a temperatura das peças até a água é o óleo.

    • Quem mora no nordeste tá ferrado para esperar chuva para colocar água no radiador, hein? kkkk

      É mais fácil comprar um aditivo que já vem diluído na proporção correta. Já comprei um da BR uma vez.

      • João Cagnoni

        Guedes, sim, é verdade. Eu também prefiro comprar o diluído.