
Nossos leitores nos enviaram vários emails alertando sobre o recolhimento de pickups Troller Pantanal que a montadora nacional anunciou na última quinta-feira. São 77 unidades da Troller Pantanal, modelos 2006 e 2007, porque estão aparecendo trincas no chassi.
Em comunicado, a Troller explica que “dependendo da utilização do veículo, há o risco de aparecimento de trincas no chassi, que, com o tempo, podem se propagar e comprometer sua durabilidade e integridade”. Além disso, a Ford informa que foi constatada também a “possibilidade de perda de estabilidade e controle direcional em manobras bruscas, podendo causar acidente”.
Ou seja, estamos falando de uma ação de recompra dos carros, baseada no valor do veículo na tabela Fipe. A pessoa que possui uma dessas 77 pickups não é obrigada a vender tal, mas então teria de assinar um termo de responsabilidade afirmando estar ciente sobre possíveis acidentes no futuro.
Os donos das pickups Troller Pantanal devem entrar em contato com o Centro de Atendimento para receber orientações quanto ao recolhimento dos automóveis. Foram disponibilizados o telefone 0800-703-3673 e o site www.troller.com.br para as devidas orientações.
[Fonte: Troller]
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui


ALE
18/02/2008 as 12:16
eita engenharia “nacional”.
coloca um caçamba de madeira aih q resolve tudo. hahaha.
Ricardo
18/02/2008 as 12:35
Complementando esta informação, a FORD/TROLLER encerrou a produção desta pick-up pantanal e entendo eu, a FORD me parece não quer ficar com o mico de fornecer peças de reposição para o mercado de apenas 77 veículos. Normalmente, no caso de um recall, a montadora primeiro AVALIA se realmente existe a possibilidade da falha, diferente deste caso da Troller que já esta recolhendo os carros sem ao menos ter avaliado o chassi dos mesmos.
Vao reembolsar o valor para os 77 proprietários conforme tabela FIPE. Enfim, muito estranho este procedimento da FORD/TROLLER, tenho outra impressão em relação a esta “SOLDA DO CHASSI” …
Valeu.
Paulo
18/02/2008 as 12:41
Estratégia da FORD…tudo para não dar manutenção no bicho.
Luky
18/02/2008 as 12:49
Só 77 unidades vendidas???
É uma tese interessante esta de que se trata na verdade de a Ford querer eliminar esse modelo do mercado… pois assim evita ter de arcar com os custos de fornecimento de peças para reposição pelos próximos 10 anos (por força de lei)…
O que eu já li tb, é que a Ford só comprou essa Troller não pq estava interessada nos veículos que ela produzia, e sim para “adquirir” juntamente com a fábrica, todos os incentivos fiscais que a Troller dispunha no Ceará.
Baita jogada de $$$$$$
ALE
18/02/2008 as 12:55
[Comentario #70581 sera citado aqui]
isso eh verdade sim. Ela so manteve o troller pq eh ”obrigada” se nao ja tinha acabado com ela msm. E essa tese de acabar com a linnha faz sentido sim. Esse carro custava qnto ? 77 mil po aih ? por essa grana a ford vende suas rangers.
Gustavo Souza
18/02/2008 as 13:41
ahh faça me o favor?!?!? Acabar com a marca pra não manter estoque é papo furado de quem não entende nada de fabricaçao de carros!!!
Essa pantanal passou por testes, falhou, e ao inves de remender, a ford achou melhor tirar esse lixo do mercado e acabar com o problema!
Peça de reposiçao pra 77 veiculos é facil de fazer, ja deve ter a muito tempo, isso não é problema algum, não é gasto e a maioria, se nao a totalidade, das peças dessa camionete são compartilhadas com o T4 ou demais camionetes a diesel do pais!
Tal de brasileiro faz os trens nas coxa, ae precisa de entrar uma empresa americana pra arrumar a cadaga que o brasileiro fez!
Parabens a Ford
heliofig
18/02/2008 as 14:06
BLZ!!! Então o dono terá 1 das 77 raríssimas unidades da 1ª pick-up genuinamente brasileira, tornando-se um carro colecionável para valer uma nota daqui a 20 anos!!!
Mas alguém aí acredita que na indústria do “nada se cria, tudo se copia”, a Troller de Mario Araripe desenvolveu um chassi sem sequer comparar com o de um Toyota Bandeirante, por exemplo? Duvido que não foi comparado!!! Isso se não foi comparado com o de uma F-1000…
Claro que isso de chassi é conversa pra boi dormir!
Não se esqueçam que esta é a segunda marca que a Ford vai tirar do mercado brasileiro. A 1ª foi a Willys, que era a LIDER DE MERCADO nos anos 60, e já nem existia mais em seu país de origem, os EUA. Ou seja, já era praticamente brasileira, com os projetos BRASILEIROS do Aero-Willys 63 e do FORD CORCEL, que foi todo desenvolvido pela Willys, e a Ford encontrou pronto, para ser um sucesso que durou 20 anos…
André
18/02/2008 as 14:32
Caros, a picape Pantanal realmente possui o problema do chassi, que é seríssimo e exigiria largo investimento para solucionar. De outro lado, o custo de procução/venda não era interessante para mantê-la em produção. O próximo a conhecer a sepultura será o Troller, cuja demanda é decrescente, exatamente pelos constantes problemas que possui, inclusive de projeto. Por fim, como engenheiro, nunca tinha ouvido falar em “comparação de chassi” como etapa de desenvolvimento… Ainda mais com chassi com mais de 50 e 40 anos de desenvolvimento… Peloamordedeus, se não sabe o que fala, fecha a matraca….
olavo
18/02/2008 as 14:44
[Comentario #70593 sera citado aqui]
Concordo Plenamente.
Os veículos da Troler com exessão de chassi e lataria são todas peças de outros carros nacionais. Por exemplo, o painel é do gol, há varias peças que são do omega antigo e s10. O motor é MWM, o mesmo da S10 e Frontier.
Ou seja, todas as peças podem ser encontradas em qualquer esquina. Alias, justamente por isso que o Troller tem número de roubo altissimo.
O pessoal se enche de orgulho pra falar que é projeto nacional.até parece.
heliofig
18/02/2008 as 14:53
Andre
Também sou engenheiro, e eu falei “comparação” para não dizer “cópia”, que é o que a engenharia automotiva faz da concorrência. Por que vc acha que as clínicas de desenvolvimento de novos modelos sempre têm carros de várias marcas diferentes? Justamente para ver o que a concorrência tem de melhor e copiar. Um abraço e fechei a matraca!
olavo
18/02/2008 as 14:58
[Comentario #70599 sera citado aqui]
O corcel não foi desenvolvido pela willys. O corcel na realidade é um projeto da Renault que a willys fabricaria aqui. A ford comprou e gostou do projeto, provavelmente por não ser brasileiro.
E lançou o Corcel. Com a compra do projeto do corcel a ford tambem levou o famigerado motor cht. Amplamente utilizado pela ford no brasil, mas que na verdade é renault.
Esse negócio de conspiração contra empresas brasileiras até parece piada.
mano
19/02/2008 as 10:52
Só complementando o que foi dito pelo Olavo: o Corcel foi desenvolvido pela Willys a partir do Renault 12 francês e quando a Ford adquiriu a Willys levou o projeto M12 (Corcel) de lambuja. Terminou o desenvolvimento e lançou o carro. A Belina foi uma (quase) cópia da perua Renault 12. Tanto é que se colocarmos a foto lateral de uma perua Renault 12 e uma Ford Belina (modelo até 77) lado a lado dá para ver que são praticamente idênticas. As diferenças são os faróis dianteiros, grade, lanternas traseiras e capô do motor. Mas a lateral das duas é igualzinha. Quanto ao motor CHT ele é um aprimoramento do motor que foi lançado originalmente no Corcel 68. Naquela época era 1.3 e tinha exatamente as mesmas características do motor Renault (inclusive diâmetro e curso de cilindros) e a Ford tinha que pagar royalties para a Renault pelo uso desse motor. Foi por isso que , algum tempo depois, a cilindrada foi elevada para 1.4 e depois para 1.6 em 1980.
thomas
19/02/2008 as 11:31
Se a Ford fez isto é porque o carro realmente não presta. Nesse ponto ela tem razão, o carro tem um erro grave de projeto que colocaria a vida das pessoas em risco, fato que a VW nunca quis aceitar o defeito do FOX, neste ponto a Ford preza mais o cliente q a mais vendida que é a VW. Nada é mais justo ela recomprar as caminhonetes e destruí-las aproveitando apenas a mecânica. A Troller era a antiga fabricante de buggys Fyber em uma cidade do interior do Estado do Ceará chamada Horizonte. Há 20 anos havia boatos que esta fábrica encomendava roubo de VW Fuscas para tirar-lhe o motor para equipar seus produtos. LEMBREM-SE, ISSO ERA APENAS BOATOS.
Neo
19/02/2008 as 11:35
[Comentario #70615 sera citado aqui]
QUe brasileiro você são hein?!! Todo mundo quando começa faz cagada… eh com as cagadas que os erros são corrigidos. Que o Brasil não tem ainda knowhow para fazer carro é verdade como é verdade que este país está cheio de pessoas como você Gustavo que apesar de dar um desconto para a Troller mete o pau neles… quer comparar uma empresa como a Ford com a Troller???? Cara para mim você é sem noção…. Vai comprar seu milzinho de 25000 babaca
Hodney
19/02/2008 as 11:42
[Comentario #70622 sera citado aqui]
Não acho o motor CHT ruim. Era um excelente motor, possuia corrente do tensor ao invés de correia dentada. Possui por quase vinte anos um Corcel II L 82. Seu motor era um baseado no Renault de cilindrada maior. Possuia comando de válvula no cabeçote e era um motor extremamente econômico, comigo era e fazia uma média de 10,5km com um litro. O único problema era que apesar de o Ford Corcel II ser muito confortável sua suspensão era muito mal desenvolvida. Pelo peso e do tamanho do carro, sua distancia entre eixos era pequena o que tornava o carro instável nas curvas. A troca de componentes da suspensão era quase que constante, infelizmente, apesar de ser um bom carro, era mal projetado. Mas convivi com ele por todos esses anos sem nos deixar na mão. O vendi com 135000 km e até hoje nunca tivemos um automóvel como ele.
Ferry
19/02/2008 as 12:35
El Renault 12 es un carro bien conocido en Argentina y aquí se fabricó por más de dos décadas. La plataforma también se usó en el R18 y la Cupe Fuego.
Si mal no recuerdo el motor del R12 se denominaba M28 y al igual que en Brasil el motor fue evolucionando en las mismas cilindradas 1.3 , 1.4 y 1.6. Probablemente los desarrollos se hayan echo en Francia…
El M28 fue usado en el R4, R12, R18, la van Taffic y una versión 1.4 Turbo Garrett en el R11. En Francia creo que hubo también una versión de Fuego 1.6 Turbo.
Este motor también fue usado en los primeros Escort, Gol de procedencia brasilera y Dacias rumanos.
Una buena reseña de la historia del Corcel…
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/corcel-1.htm
Sobre Renault Argentina…
http://es.geocities.com/carrocolombiano5/america-latina/argentina.htm
Ambrosio
19/02/2008 as 16:51
É no mínimo estranho o fato de lançarem um veículo sem realizarem testes suficientes. Na minha opinião parece uma jogada da Ford para desprestigiar a marca – 1º passo para sua extinção e consequentemente diminuição da concorrência.
theo
19/02/2008 as 18:14
q mal acabei d comprar uma
Leonardo
19/02/2008 as 23:51
Por essas e outra que não largo minha Bandeirante!! Isso sim não dá defeito e é um jipe de verdade.
Agora, se tivesse grana eu compraria uma apenas para guardar como carro colecionável, pois acho que vale a pena.
Abraços!!
helmyjoan
20/02/2008 as 00:09
A cabine dessa pick-up é a mesma da Ranger ou é so impressão minha?
letto
20/02/2008 as 01:31
Os caras falando mal de uma empresa brasileira porque o chassis pode trincar!
E o túnel do Gol? não trinca? é Alemão!
Uma grande fabricante de caminhões quando chegou no Brasil, trincava os chassis e foi um zé mané brasileiro da solda, que resolveu o problema, pois os engenheiros estrangeiros da fábrica não davam jeito!
Projeto ruím sai toda hora das montadoras e são corrigidos depois!
Então baixem a bola e parem de falar mal da nossa gente, pois muitos dos nossos engenheiros trabalham la fora, até na Nasa!
O povinho pra se desvalorizar!
Santa ignorancia!
Gustavo Souza
20/02/2008 as 01:52
[Comentario #70876 sera citado aqui]
O trem racha o chassis? RACHA…
Fica caro de mai pra arrumar? Fica…
Tão comprando a camionte de volta? Tão…
Entao meu amigo, nenhum outro exemplo que vc citou compraram o veiculo de volta! Ou seja, essa Pantanal é um lixo mesmo, feito por engenheros incopetentes ou com material de ultima qualidade, em todo caso, são brasileiros incopetentes!
O gol não é alemão, é brasileiro, carro ruim, nasceu aqui, vende aqui, vai morrer aqui, não é pq tem sobrenome alemão que é alemão!
Se tem Brasileiro na Nasa, entao é por isso que cada vez mais tem lançamento de foguetes com problema por la.
Brasileiro é preguiçoso, não fez o serviço direito e teve de entrar americano pra arrumar a medra brasileira.
Santa ignorancia a sua, que prega patriotismo barato, sem base alguma!
Desvalorizo sim, pq tem que melhorar, e não é passando mão na cabeça de incopetente que se arruma alguma coisa, se ta errado tem que criticar, e tem que aguentar a critica.
Essa Pantanal não é uma vergonha pro Brasil, e sim uma prova do real estado desse País.
lexus
20/02/2008 as 20:18
[Comentario #70879 sera citado aqui]
Fantástico seu comentário sobre a opinião do brasilóide alienado q proclamava os feitos falsos de um País onde a corrupção e o mal-caratismo são a pedra fundamental da existência deste espaço geográfico sujo chamado brasil. :green: :green: :green:
André
21/02/2008 as 10:11
[Comentario #70621 sera citado aqui]
Bom, vejo que tu és bem tupiniquim mesmo. Devia fazer um estágio com o Giugiaro para aprender como se faz um carro!
André
21/02/2008 as 10:17
[Comentario #70876 sera citado aqui]
Moço.. o problema não é ser Brasileiro. O problema é que o carro não presta. Já tive 3 Troller, que uso em compatição. O carro é um, lixo. Tudo adaptado, tudo gambiarra. Painel de Gol aqui, cabo de acelerador de S10 encurtado ali, painel do ar condicionado do Ka ali. É um nojo. Se uma empresa de dispõe a fazer algo, que o faça bem feito. Pois do contrário vai falir mesmo. E a Troller iria falir mesmo. Querme saber se o Troller é bom? Liguem pro Exército e perguntem. Quase todos os carros estão parados por falta de peça de reposição! É um absurdo. Não a toa a Agrale repaginou o Engesa e o lançou como Marruá.. Exatamente para fornecer um jipe decente ao Exército. O Troller é, no fundo, um bugão!
Chaparro
21/02/2008 as 19:00
[Comentario #71109 sera citado aqui]
Essa sua opinião é de uma pessoa completamente ignorante e que certamente nunca entrou num Troller de verdade!!QUANTA ASNEIRA!!!! :evil2:
Luis.R.J.
22/02/2008 as 00:46
É uma pena isso ter acontecido?Só porque é uma picape projetada no brasil.Mais pelo menos o jipe vai continuar por um bom tempo..no mercado, tenho certeza.
HugoVictor
22/02/2008 as 01:08
Mas é impressionante como brasileiro é burro!
(Toda generalização é burra,inclusive esta).
É impressionante como tinha neguinho reclamando qdo mtinha uma fabrica chinesa querendo produzir um carro de tres rodas nacional (vide NA em dias passados), ai vem a Troller (do meu Ceará) fabrica um carro que venceu varios campeonatos mundiais e tenta numa nova jornada fabricar uma pick-up e racha o chassi,ai la vem milhoes de comentarios (burros e de gente ignorante) dizendo que o Troller num presta, que é um bugão (que estúpido!), que é isso e a Troller num presta… Qtos Recall a Troller fez? O banco do Troller decepa dedo? Tantos carros “nacionais” fazem recall por coisas absurdas como o air-bag não abrir, o carro incendiar ou o controle de tração não funcionar e o carro capotar, e ninguem fala p**** nenhuma! Agora qdo é a Troller, ai num presta pq é nacional.
O NA é muito bom,mas infelismente existem esses idiotas que escrevem burrices sem ter noção de carro só pra poluir o NA.
É revoltante!!!
HugoVictor
22/02/2008 as 01:12
Viram????
O New Beetle pode soltar o aerofolio (que é pregado com um adesivo) e cortar ou matar uma pessoa na rua.
Isso sim que é um exemplo, carro Alemão de primeiro mundo e tem babacas que pagam mais de 50k por uma perfeição da engenharia alemã dessas…
…ah,mas o Troller é que não presta!
morais
22/02/2008 as 11:24
[Comentario #70615 sera citado aqui]
O motor do Troller é um 3.0 da International com 163cv!! O mesmo que equipa a Ranger!!! O motor MWM 2.8 era da versão até o ano 2005/2006.
Acredito que a Ford irá sim melhorar e muito o Troller T4 (inclusive acabamento e parte elétrica).. Já sobre a Pantanal.. já era péssima e se eu fosse dono de uma negociaria por uma Ranger :evil:
André
25/02/2008 as 12:14
[Comentario #71372 sera citado aqui]
Quem teve um troller sabe o lixo que é! E ponto final. Outra coisa: uma coisa é o carro ter motor e suspensões excelentes (caso do troller), outra é o seu comportamento dinâmico/durabilidade. E neste último quesito, o troller deixa a desejar. Aliás, exatamente por não ser durável e ter problemas de reposição de peças, a troller perdeu inúmeras concorrências internacionais para a Ford (Land Rover) e Auverland francesa. Agora, fato é que o troller, pelo preço que custa, não oferece o conforto que seria de se esperar. Nem falo de conforto de automóvel, mas de jipe mesmo. O veículo é duro, comprlicado de dirigir, etc. e tal. E, vejam, a Chrysler consegue vender o Jeep Wrangler/sucessores por um preço próximo.