Gadgets Governamental/Legal Mercado Trânsito

Uber e Waze Rider são oficializados em São Paulo

uberrr

A prefeitura de São Paulo anunciou através de decreto que os serviços por aplicativos de smartphone Uber e Waze Rider estão devidamente regulamentados na capital paulista. Para as duas modalidades, não haverá necessidade de alvará para operação.

O Uber, um serviço de motorista particular – que agora também tem uma opção de compartilhamento, chamado Uber Pool – necessita que o condutor tenha CNH profissional e curso de formação. No entanto, a prefeitura vai cobrar créditos de R$ 0,10 em média pelo serviço, dependendo do horário e local.

Além deste, a capital paulista agora dispõe do Waze Rider de forma regulamentada. Trata-se de um serviço de carona “solidária”, onde os usuários pagam um valor simbólico para ajudar nos custos do transporte. Nesse caso, não pode haver lucro e os motoristas não podem ser profissionais.

A medida gerou protestos de motoristas em São Paulo nesta terça (10), mas em contrapartida, a administração municipal decidiu que os táxis poderão rodar nos corredores de ônibus, mas apenas com passageiros, reduzindo assim o tempo de viagem. Nas faixas exclusivas, o táxi pode rodar vazio. Nos dois casos, os veículos podem transitar nessas vias em qualquer horário do dia.





  • Mr. Car

    Mais um bom motivo para não ter um sedã preto: alguns idiotas entrarem numas que você é Uber, e virem tomar satisfação, depredar seu carro, etc…

    • Martins Junior

      Só fazem isso em grupos, só na covardia. Um sozinho não cobra ninguém!
      Isso até a hora que pegar um que ta preparado esperando um vacilão.

      • Pacheco

        Engraçado que outro dia eu estava em um evento e tinha dois taxistas falando alto e se achando, xingando e reclamando do Uber. Apareceu uns 10 carros pretos (q nem sei se eram do Uber, pq nem se indignaram a parar para eles) e rapidinho eles abaixaram a voz.

        Taxista que está reclamando é aquele de frota, que não aceita aparecer algo que elimine o trabalho escravo que ele sofre. O taxista que possui o alvará, tem o ponto e a clientela do bairro, ta pouco ligando para Uber ou outros app.

        • Edson Fernandes

          Até porque esse também pode ter uma clientela fixa. Me lembro de um taxista em Niteroi que atendia por fora da empresa que faz frota, porque essa não queria perder serviço… e ele quase todo santo dia tinha que pegar uma senhora que ia do Rio de Janeiro para Niteroi ou vice-versa.

          • Pacheco

            Em bairro, tem varios taxistas que atendem executivos e idosos. Garante uma excelente rende e não tem problema com segurança. Tem renda fixa, custos já calculados e não quer saber de atender passageiro do varejo.

            • Edson Fernandes

              E só atende porque quase sempre pega alguem perto de onde mora. Não era dificil taxistas do ABC pegando moradores da mesma região. Falo isso por ter morado por lá e ter utilizado. Quase sempre o cara ganhava comigo na ida e ganhava na volta.

              • Pacheco

                Pois é.. esse dai não ta ligando para o Uber. Em sua maioria, ou tem o Alvará alugado com alguem num valor fixo e carro proprio.
                O problema é aquele taxista que pega o carro por dia e paga mais de 200 reais.

    • Louis

      O ideal seria ter uma Glock na cintura, para poder defender nosso patrimônio.

    • “Perguntador”

      No último protesto deram socos e chutes num Hatch preto que passava pelo local (acho que era um corsa). Aconteceu bem perto de uns policiais que não fizeram nada. Esses loucos enxergam um carro preto e ficam sem controle. Tá difícil.

  • Martins Junior

    Parabéns…tem muitos taxista que enganam clientes e não prestam bom serviço e outra, tem muitos que não saem pra rodar 10 km.
    Não vai demorar as montadoras também darão descontos na comprar de carros para o UBER.

    • Edinaldo_Tapica

      Já dão, um Uber me falou que recebeu email da empresa dando uma isenção que beirava o desconto concedido num carro, para produtor rural. Lembro ele dizendo que a JAC Motors era uma das empresas…

      • Edson Fernandes

        Opa, isso me interessa. Não pelo fato de Uber, mas pelo fato que isso deve ser compra por CNPJ. Acho que é importante termos esse tipo de informação que pode fazer com que possamos comprar um carro mais barato também. (e dar a oportunidade de ter um 0km)

        • Pacheco

          Com CNPJ vc compra como frotista. Para o Uber, eles exigem seu cadastro lá e já atualizam o carro.

          • Edson Fernandes

            Hummmm entendi. Bom saber.

            Bem, então me contentarei com os descontos para PJ mesmo…rs

            Obrigado!

            • Pacheco

              Mas já é um bom desconto. Acredito que fica até acima dos 10%.

              Compensa demais, lembrando que vc tbm coloca o carro no IR da Empresa e as multas pode pagar duas e não precisar declarar a pontuação.

              • Edinaldo_Tapica

                E bem mais de 10%… Agora não posso te dar exatidão dos valores que o Uber me disse, mas calculei mentalmente algo como 20% de abatimento de acordo com o valor de tabela no caso da JAC.

                • Pacheco

                  Caramba… 20% é bom hein.

                  • Edinaldo_Tapica

                    A ampla oferta de Uber tão rapidamente, num cenário “tão duvidoso” disponível aos passageiros não é a toa Pachecao! As condições são excepcionais mesmo cara!

                    • Pacheco

                      Concordo contigo. Ainda mais para uma JAC que desde o aumento dos impostos só perdeu mercado e fechou lojas.

        • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

          Em porto alegre na Citroen tinha uns carros com descontos para uber.

    • Pacheco

      A Unidas Semi-Novos da Garantia de 2 anos e toda documentação gratis nos modelos caso vc seja cadastrado no Uber.

      • Edinaldo_Tapica

        A Movida aluga HB20 por 42 reais por dia, já com todas as taxas, seguros etc, em Recife, em parceria com o Uber.

        • Pacheco

          Caramba… barato demais. Pensa que em SP um Taxi com alvará sai uns 230 reais a diária.

          • Edinaldo_Tapica

            Sem contar que você pode usar o carro pro fds pro lazer por exemplo. Esse valor e fechando um ou dois meses de contrato (agora nao me recordo)…

            • Pacheco

              Mas tem que ser cadastrado no Uber pra pegar? Pq achei interessante isso dai pra mim. Pena que deve ter inumeras regras para conseguir.

  • CharlesAle

    Não generalizando..Mas que a concorrência do Uber sirva para que os taxistas sejam mais educados e atenciosos com seus clientes..Pois não faltam casos de má educação e até agressão física contra clientes..

    • Deadlock

      A classe toda está pagando pelo mau comportamento de muitos deles. Quase todos que conheço tem uma história triste para contar sobre taxista. Aliás, taxistas não formam a classe das mais populares em boa parte do mundo. O cara que bolou o Uber é um gênio.

    • zekinha71

      Pelas imagens que vi ontem ao vivo, boa parte dos taxistas deveriam ser extintos, simplesmente bandidos querendo pagar de vítimas.

      • Pacheco

        Esses que estão na ruas, são os que mancham a imagem do taxista. Eu já peguei dos dois tipos e posso falar: Coitado do pai de familia trabalhador que possui o Alvará e sustenta a familia com o Taxi. Está sendo prejudicado pelo vagabundo que usa o Taxi para lavar dinheiro ou fingir q trabalha.

        • Edson Fernandes

          Ou ganhar bem menos que aqueles que tem um negocio digno.

      • Guilherme Batista

        Pois é, em qualquer empresa, alguém com atitude daquelas seria demitido, mas como taxi não tem “chefe” eles fazem o que querem e agem como vândalos sem receber nenhuma punição.

        A categoria é indefensável hoje.

    • Edinaldo_Tapica

      Rapaz, a nota de corte do Uber é de 4.7, sendo 5 a nota máxima, tem noção do que é isso? Reflete totalmente na qualidade do atendimento

  • EJ

    Tem taxista honesto sim. Mas já fiz muita corrida com taxistas que pegava na rodoviária e no aeroporto de minha cidade natal, (que eu não sugeria o caminho), e os caras faziam coisas incríveis, pegavam rotas insanas pra aumentar o tempo de viagem. Não boto a mão no fogo pela categoria não. Já fiquei muito na mão em shows e eventos esportivos também, com a extorsão dos preços que cobram (taxímetro desligado e preço surreal cobrado). Tudo indica que taxista honesto seja infelizmente, uma minoria. E infelizmente eles serão prejudicados, porque a maioria começando a agir com violência, fecha o ciclo do CONSUMIDOR. Consumidor já decidiu que vai de Uber mesmo com esses chiliques aí. Não há como impedir o que o público todo quer. Alguma operadora de telefonia conseguiu que o SMS prevalecesse contra mensageiros como Whatsapp? Alguma gravadora de discos conseguiu impedir Streaming de Áudio? A partir do momento que a polícia for mais rigorosa com os casos de violência contra passageiros e motoristas do Uber (acho que estão assistindo demais de longe), aí sim, táxi será só para quem tem caráter.

    • Edson Fernandes

      Cara… não é que o cara não faz nada. É que uma das atitudes de um motorista Uber é evitar confusão.

      Se por algum motivo o carro for depredado, o seguro cobre. E o motorista não fica na mão: Você relata esse tipo de situação ao Uber que pode auxiliar de alguma forma. Tiveram pessoas em que o aplicativo (ou a diretoria) foi lá e consertou o carro sem custo.

      Tiveram situações que o Uber pode ajudar a ter um problema resolvido desse tipo. As vezes o melhor mesmo é abrir mão do bem para evitar problemas. Só acho que o Uber poderia permitir mais cores para criar uma certa confusão perante os taxistas agressivos.

      Eu mesmo tenho um Fluence preto e não sou de Uber. Mas pensa se eu não fico tenso de pensar nessas coisas. E graças a Deus não precisei usar a 23 de maio ontem, certamente eu me daria bem mal.

      • Vinícius

        Mas Uber pode ser de outras cores, eu mesmo tenho um Voyage prata e as vezes tiro um trocado com o Uber. Na verdade as únicas cores que não pode são amarelo e branco. A categoria só de pretos é o Uber Black, mais de luxo, essa outra é o UberX.

        Só não posso te provar isso, porque não estou achando a lista de carros e cores permitidos no site, mas quando eu me cadastrei há alguns meses atrás, tinha essa lista lá. Talvez os termos tenham mudado, mas eu continuo com o Voyage prata fazendo viagens.

        • gabriel avila

          Até o uber black permite outras cores, o que eu andei era prata.

          • Pacheco

            Mercedes, Audi e BMW aceita na cor Azul e Prata.

          • Vinícius

            E eu ando com spray de pimenta e uma barra de ferro bem grande do lado do banco. Se pudesse ter arma, andaria armado. E também não ando a noite nem vou em locais tipo evento ou aeroporto. Prefiro não correr riscos, e é mais uns trocados a mais só, não uma fonte de renda.

      • gabriel avila

        mas nem todo uber é preto, quando viajei para belo horizonte andei com diversos carros do uber que não eram pretos, as cores variavam de prata e dourado, apenas uns 60% dos que eu peguei eram pretos.

        andei também bastante de taxi para comparar, de todos apenas um taxista era um cara honesto e que dirigia tranquilamente (os outros ou era um ou outro)

        Uber wins !! kkkk

        • Cesar Mora

          hahaha estive em 2013 em BH para assistir um jogo da copa das confederações e fiquei um fds andando de Taxi lá… realmente eles enfiam a bota, me sentia num time attack kkkkk

          • Guilherme Batista

            Aposto que foi um SIena ou um Palio Fire mal cuidado.
            Taxi em BH é horrivel

            • Cesar Mora

              Hahahaha pior que era um Grand Siena mesmo… até que novo na epoca, mas tinha muitos do modelo antigo mesmo… e aquelas vias de ligação entre a Savassi e a Pampulha estavam em obras, parecia do Paris Dakar! hahahahaha

              • gabriel avila

                no meu caso era um etios sedan, descendo umas ladeiras bem apertadas kkkkkk , parecia fast and furious kkkk

      • Pacheco

        Só o Uber Black exige preto e ainda abre para prata em alguns modelos. O X só não aceita Branco e Amarelo. Já tem muito Uber Prata por ai e os taxistas nem estão ligando… kkkkkk

        • Mr. On The Road 77

          No Rio aceita branco.

          • Pacheco

            Não sabia disso… deve ser pq o Taxi é amarelo.

      • Pacheco

        Outra coisa. A Uber orienta os motoristas a não reagir (uma forma de não perder a razão e não ter problemas de imagem) e arca com todos os custos de danos e multas.

        • Edinaldo_Tapica

          E de advogados também kkk

      • EJ

        Edson, disse que estou achando a polícia com uma atitude um tanto quanto neutra, principalmente em aeroportos e lugares com alta concentração de pessoas. Viu um cidadão agredindo o outro? A polícia não pode cruzar os braços e ficar olhando, precisa pelo menos apartar. E pelo que ando vendo, estão ocorrendo casos de violência em locais aonde a polícia está presente.

        • Pacheco

          Aconteceu isso ontem na 23 de Maio. A Policia deveria ter acabado com a farra deles, quando começaram a ver os carros passando e chutar os Pretos.

        • Edson Fernandes

          Realmente, foi ridiculo mesmo. Deu pena daquele Corsa em que o taxista acusou de Uber. (Uber de Corsa!)

          Aí o cara do Corsa passa, os taxistas ão tem nenhum tipo de repreensão e o coitado com o carro detonado. Nesse aspecto como vi pela Globo tenho que concordar com o reporter: Quem tem que pagar deveria ser o sindicato dos taxistas.

      • DougSampaNA

        Mas Edson, o caso de ontem foi uma canalhice de marca maior; parar a cidade (eixo N/S para tudo) só porque os “profissas” estavam bravos…já pensou se os vendedores de SP não fizessem vendas durante 2 dias? A cidade padeceria de desabastecimento num instante; se cada categoria quiser fazer o que acha certo pra protestar e a policia ficar muda, onde vamos parar? Ontem faltou prisão pra aqueles medonhos que chutaram a Meriva preta no bloqueio, tive vergonha de ver a imobilidade daqueles 4 policiais alí a metros vendo tudo..inertes como postes.

        • Edson Fernandes

          Então mas minha informação foi em relação a reação de quem é Uber, da policia eu achei o comportamento extremamente vergonhoso. Ok, há muitos taxistas que inclusive não avisaram sobre seu protesto. Isso não pode e quando é o “povo” quem faz isso, os policiais vem com balas de borracha e gás para dispersar…. deveria ter feito o mesmo para eles. Poderia ter violencia? Poderia, mas deixaram de fazer? Ao que entendi, eles “escolhiam” (na violencia) carros que passavam ou não.

          Foi o caso do Corsa.

  • Emerson

    Ao usar taxi já fui lesado por motoristas que faziam caminhos propositadamente mais compridos ou outros que não queriam ligar o taxímetro e cobrar um preço fechado acima do normal, se aproveitando de uma falta de taxi circunstancial (como saídas de eventos). Não tive confiança nenhuma em reclamar para orgãos públicos ou polícia. Quanto ao Uber, em caso de mau atendimento (o que nunca ocorreu comigo), o usuário pode fazer uma reclamação ao próprio aplicativo ou avisar outros clientes sobre aquele motorista. Concluo que o Uber possui a melhor e mais eficiente fiscalização de todas, a do mercado consumidor.

    • Pacheco

      Por possuir uma plataforma privada, o Uber tbm resolve reclamações colocadas em sites e grupos. Pode ver no Reclame Aqui e no Facebook o tanto de problemas que o Uber resolve após ter uma queixa não resolvida postada lá.

      Isso é diferente de um serviço publico sem fiscalização. O taxista fez algo errado, vc reclama pra quem?

  • Redpeak77

    Já usei bastante táxi. Não me recordo de ter tido problemas graves, mas já tive desconfortos sim, como som de gosto duvidoso, caminhos estranhos (para aumentar o valor), carro sem limpeza adequada, etc.

    Já usei o Uber também, poucas vezes, estatisticamente insuficiente para dizer se é melhor que o taxi, mas é mais barato e já coloquei a bike nele. Quando furou o pneu da minha bike, taxista nenhum aceitava a corrida, provavelmente porque iria sujar o porta-malas.
    De qualquer maneira, percebi já a melhoria dos táxis, certamente por causa do Uber. Um deles fez questão de não cobrar os 50% de Sampa até o aeroporto de Guarulhos e um outro tinha uma parafernália incrível de remédios para dor de cabeça, enjoo, além de água e cerveja na geladeira, Red Label e até uma máquina Dolce Gusto, sem cobrar a mais!

    • gabriel avila

      Dolce Gusto ???? , essa é nova kkkk

      • Redpeak77

        juro, cara!

        • Edinaldo_Tapica

          Kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

        • gabriel avila

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Pacheco

      A prefeitura de SP e Guarulhos fizeram um acordo para eliminar a taxa de 50% do Aeroporto e assim tentar diminuir a concorrencia do Uber.

      Quando o Uber chegou ao Aeroporto, as corridas eram até 70% mais baratas. Aqui na empresa mesmo tem relatos de gente que gastava 150 reais do Aeroporto até em casa e com o Uber começou a gastar 40 reais.

      Agora não tem mais as taxas e os taxistas estão fazendo os percursos mais curtos.

      Ahhh… e liberaram eles estacionar sem problemas lá. Parou a guerra.

      • Cesar Mora

        isso mostra como a concorrência faz bem para nós consumidores… porque diversas vezes o custo do taxi aeroporto-destino final em são paulo tinha custo maior que a passagem aérea!

        • Pacheco

          Em 2014 um Taxi de Cumbica até a Faria Lima passava dos 200 reais facil. Pior é quando vc fecha no caixa que tem no Aeroporto e o taxista senta o pé na estrada e nas ruas para voltar logo e pegar mais passageiro.

          O Uber colocou regra naquilo que sempre foi sem lei. Infelizmente, quando o Governo não consegue fiscalizar, só o serviço privado tem o poder de ditar as regras.

          Pode ver, taxista arrumado, carro limpo, maquina de cartão e cliente conferindo trajeto só aconteceram depois da chegada do Uber.

          • Cesar Mora

            Exatamente, eles aproveitavam muito também de corridas pagas por empresas para fechar valores acima do mercado, pois não “sairia do bolso” do usuário, faziam a festa… não havia concorrência, hj tem e eles tiveram que melhorar!

            até motorista de Ônibus anda uniformizado, em muitas cidades de gravata até, ja cansei de pegar taxi com o motorista de sandália de couro, camisa aberta, boina ou chapéu.. fora taxis mal conservados… pelo preço que se cobra, isso é inadmissível!

      • Guilherme Batista

        Uma vez fui inocente da zona sul de SP até o aeroporto de guarulhos de taxi.
        Não sabia dessa taxa de retorno e em momento algum fui informado.
        Ao chegar no aeroporto a corrida deu 275 reais.

        Depois fiz o mesmo trajeto de Uber e deu 70.

        • Pacheco

          Pois é… eles nunca falam e estava na lei. Agora tiraram, pq os taxistas dos Aeroportos estavam quase passando de fome.

  • PEDAORM

    Já andei com ótimos taxistas, pessoas de bem, mas sem duvidas são minoria e a categoria esta degradada, essa concorrência serve para se atualizarem e melhorarem o serviço. Esses que partem para violência são animais e deveriam estar presos.

    • Pacheco

      Taxista de bairro é legal andar. Ruim são esses da 99Taxi. Só peguei puxa em aplicativo.

      Até carro com problema mecanico eu peguei.

  • Robson Rogerio

    E quanto ao táxi preto liberado pela prefeitura, onde se encaixa nessa treta toda?

  • João Cagnoni

    Que se dane o taxista e que venham o Uber e outros aplicativos. O governo deve sim regulamentar, mas regulamentar não é sair taxando sem ofecer nenhum benefício em troca. Regulamentar é fazer prevalecer a concorrência sem que uma empresa seja favorecida ou prejudicada, e não o oposto.

  • Wolfpack

    Vamos criar o UBER para ônibus e vans??? Será que a prefeitura aprova??? E as empresas de ônibus aprovam???