Governamental/Legal

Uber não vai fazer parte do Táxi Preto em São Paulo

uber-veiculo

A prefeitura de São Paulo criou um serviço diferenciado de táxi, que pode ser chamado por aplicativo. Ele foi batizado de “Táxi Preto” e deverá ter 5.000 licenças para motoristas, mas metade será sorteada para os profissionais que alugam táxis ou alvarás para trabalhar.

A outra metade será reservada para quem tem cadastro para atuar como taxista, o Condutax. Motoristas do Uber pode entrar nesse grupo, mas desde que tenha essa autorização. Mesmo assim, a empresa responsável pelo aplicativo disse que não irá se inscrever entre os apps que poderão chamar o “Táxi Preto”.

A licença para trabalhar com esse serviço pode chegar a custar R$ 60 mil. Hoje, um alvará de taxista custa em média R$ 100 mil na capital paulista. O Uber vê o serviço de “Táxi Preto” como inconstitucional e promete continuar trabalhando, mesmo que a prefeitura configure seu serviço como ilegal.

uber-estocolmo

Mas o que é o “Táxi Preto”?

Trata-se de um serviço diferenciado em relação aos táxis comuns. Os carros em geral são de luxo e na cor preta, tendo ar condicionado e navegador com a rota percorrida. Não haverá taxímetro e as corridas devem custar em média 25% mais, mas os condutores podem dar descontos.

O usuário chama o “Táxi Preto” por um dos apps cadastrados e avalia depois o serviço. O condutor será identificado já no app, mas o carro não poderá circular nas faixas exclusivas. Taxistas podem migrar para o serviço se desejarem. A licença do serviço tem validade de 35 anos.

[Fonte: Folha]





  • Vanderley Almeida

    Isso ainda vai render muitas matérias!

  • Pedro Henrique

    agregar valor ao monopólio, pode!
    isso é brasil sil sil

    • André

      Nem vai agregar valor para o usuário, só para o monopólio.

      • CharlesAle

        Na verdade. O que pixulequeiro maldadd fez foi copiar o Uber e passar isso para empresários da laia deles.. Ou seja, é a canalhice escancarada…

        • Edson Fernandes

          então tá perdendo o tempo.
          Pq se vai custar mais caro, só quem não utilizar o Uber vai querer usar isso.

    • Dafomg

      Ia dizer o mesmo. Serviço de inutilidade pública, ou seja, político politicando.

    • Master_731

      Cara, o preço do Uber é mesmo mais vantajoso que táxi. Pelo menos, quando usei em São Paulo, pedi um Uber Black -ainda não tinha um X-, do Aeroporto de Cumbica. Me veio um Azera (do novo modelo). Nunca tinha andado no carro assim, e era uma verdadeira nave! Peguei e fui até À zona Sul – Jabaquara- e a corrida saiu por 105 reais. Um táxi do aeroporto seria mais que o dobro, pra andar em zafiras velhas e acabadas. Sem comparação! Além do mais, quando estava com um primo, íamos sair pra Vila Olímpia. Os taxistas ao redor só queriam fazer corrida a preço fechado. 60 reais pra uma distancia de uns 10km, mais ou menos, enquanto saia 35, pelo Uber. Se eu fosse taxista, deixava de ser escravo de frota, procuraria ser mais decente e me filiaria ao Uber, porque desse jeito…

      • Ronaldo Prado

        se pegar zafira você deve é agradecer!
        sempre que chamo um taxi só vem classic, logan e dobló.

  • Ramom Alencar

    “A licença para trabalhar com esse serviço pode chegar a custar R$ 60 mil. Hoje, um alvará de taxista custa em média R$ 100 mil na capital paulista.”
    confere isso? dure a licença por quantos anos durarem, é muito dinheiro, não seria só mais uma forma de arrecadar?

    • 0terceiro

      Já ouvi dizer que aqui em BH a licença pra taxi é cara também
      (quando ouvi, há alguns anos, era algo como R$ 50 mil, me corrijam se souberem do valor correto), mais cara até que o carro que o cara compra pra trabalhar.

  • André

    Hoje saiu uma liminar no Rio, autorizando os veículos Uber voltarem a rodar depois da proibição por parte da prefeitura. A juíza entendeu que é um “exemplo lastimável” de como os poderes Executivo e Legislativo “curvam-se à pressão” de grupos e agem contra os interesses do cidadão. Obviamente que ela não pôde dizer tudo o que queria.

    • Pedro Henrique

      já gostei dessa juíza aí.

    • Ralph Minei Yamaguti

      Graças a Deus, essa juíza denotou um ato de civismo a favor do povo.

      Que essa liminar sirva para colocar qualquer estado brasileiro na linha, uma vez que as autoridades são tão FDP de tiranos para ferrar o bem estar da população, o que é extremamente revoltante e inadmissível para a livre concorrência!

      Quero mais que esse maldito cartel e essa máfia dos táxis vão para o inferno! Que saco! :p

    • wellington

      eu qro q criem um app para onibus isso sim seria otimo n ficar horas no ponto de onibus

      • 0terceiro

        Que cidade?

        Existe já o Moovit na Play Store (não se já tem pra Windows Phone e iOS),
        no qual é possível ver se o ônibus tá chegando (ele usa dados dos outros usuários de Moovit).

        Se for pra BH, tô pensando em fazer um daqui a alguns anos, hehe.

        • wellington

          so que ele é bem restrito queria um igual ao uber pra onibus ai instalava no meu cel e expalhava pro pessoal que tem van pra fazer linha.

          eu desenvolvo em php se vc programar em android vamos fazer essa parceiria

  • Diego

    5000 licenças sendo metade pra quem empresas que prestam serviço de táxi e metade pra quem já é taxista…
    Na prática, mesmo que o Uber aderisse ao programa, os profissionais que hoje operam via Uber NÃO seriam beneficiados em nada…
    Ele só regulamentou um serviço que sempre existiu em São Paulo de táxis de luxo, pra executivos…

    • Wellington Myph13

      E ainda quer lucrar 300mi com essa brincadeira…

  • Airplane

    O motivo da não participação é simples: Uber não é taxi!

    • CharlesAle

      Então não tem porquê proibir o Uber ué!!

      • Airplane

        Concordo com você, não há motivos para proibir o Uber.

    • Marcelo Nascimento

      Um pouco tarde, mas taxi não é um veículo com motorista, que você chama (de várias formas diferentes) para te levar de um ponto a outro e cobra pela distância percorrida? Se isso não é a descrição do Uber, é o que?

      • Airplane

        Veja o parecer da desembargadora que obrigou a cidade do Rio a não perseguir o Uber e Vc entenderá: O Uber não se utiliza de carros chapa vermelha (profissional).

        • Marcelo Nascimento

          Não estou falando na forma da lei, estou falando na prática. Se for olhar a forma da lei o Uber hoje é transporte pirata de passageiros (infelizmente).

  • Kkkkkkkkk é rir para não chorar do nosso prefeito “nova iorquino”…

    Ao invés de governar para o cidadão, governa para grupos em sua maioria compostas por vagabundos como taxistas, motoboys e sem terras…

    • _William

      Eles não estão nem aí pro povo, só querem arrumar jeitos de aumentarem a arrecadação para tapar os rombos enormes que fazem roubando dinheiro… eu ando a pé mas não ando de táxi.

    • 0terceiro

      Chamar taxista e motoboy de vagabundo é palhaçada!

      Você pode não gostar da política do seu prefeito aí,
      mas os taxistas, motoboys e etc. não tem culpa de você não gostar do prefeito.

      • Amigo, interprete o texto. Afinal, não posso generalizar porque o motoboy do meu escritório é um ótimo profissional e conheço bons taxistas.

        O que disse e reafirmo, é que a MAIORIA, não todos, tem essa deficiência sim.

        Abraço!

    • Gil Pirata

      Taxistas e motoboys,vagabundos….nao vou nem me dar ao trabalho de responder !!!

  • _William

    E nisso tudo ninguém do governo/prefeitura quis ouvir os mais interessados nessa questão, os usuários, mais conhecidos como cidadãos… mas nessa hora eles sabidamente esquecem que estão lá para governar no nosso interesse, não no interesse deles, nem no dos taxistas e muito menos no de sindicatos. E seria muito bom se eles arrancassem esses taxis do corredor de ônibus.

  • kikofar

    Como sempre, o Estado que participar da festa. O que ele tem a oferecer é o de sempre: sua burocracia regada a uma boa taxa (60 mil). Bom é que o Uber pule fora dessa joça mesmo!

    • cepereira2006

      Até porque se tiver que pagar 60 mil numa licença, a corrida vai ter que ser mais cara. A população é que não será beneficiada com essa venda de licenças.

  • Guilherme Batista

    É impressionante como nossos governantes tem o dedo podre, tudo que tocam estragam, não é possível ter tanta cara de pau e ser tão ignorantes como eles.

  • Fábio Henrique

    A galera dizia que usava Uber por serem carros melhores, com motoristas bem vestidos (argumento de extrema importancia, risos) e mais educados. Ok. Agora criaram um maior numero desse serviço e regulamentado pra dar conta dessa demanda e vejo mta gente dizendo que nao vai usar por motivos de: nao faço idéia. Eu hein. Enfim, enquanto der usarei o Uber x, apenas por questao de preço e disponibilidade.

    • ViniciusVS

      Uber é uma Empresa, quando não existia concorrência para os Taxistas eu era totalmente favorável ao Uber por entregar um serviço melhor a população.

      Hoje a prefeitura criou o “taxi Preto” que possui carros melhores, aplicativo, avaliação do condutor por aplicativo ( o que faz o taxista trabalhar com mais educação e manter o carro limpo) ar condicionado, bancos em couro e ainda é possível negociar o valor que não pode ultrapassar 25% a mais que o cobrado pelo comum.

      Qual o motivo para usar o Uber se a prefeitura regulamentou um serviço idêntico?

      Se o problema era qualidade x preço isso acabou. quem quer pagar mais barato ou não se importa com o carro continua usando o comum, para aqueles que se importam e querem um serviço de melhor qualidade não importando o valor ai baixa o aplicativo e usa o Taxi Preto. Uber na meu ponto de vista não faz mais sentido algum.

      O problema é que o povo gosta de reclamar de tudo sem nem mesmo usar o serviço ( não saiu do papel ainda).

      Acho que devemos reclamar menos sem critérios e exigir mais qualidade dos serviços apenas e é isso que foi feito. Critico o Haddad por inúmeros erros que ele comete mas quando ele acerta ele merece meu elogio sim.

      Repito o Uber é uma empresa, nunca uma empresa será mais importante que o bem coletivo, amanhã se der uma crise o Uber fecha as portas e deixa todo mundo chupando o dedo, sejam usuários ou motoristas. diferente do “taxi Preto” que é um serviço sólido e entrega o mesmo.

      • Sergio

        Prefeitura copiou na cara dura o Uber, e vc tá defendendo? Taxista detected!

        • ViniciusVS

          Copiou o que Sergio?

          • Sergio

            Na quinta-feira, Haddad anunciou a liberação de 5.000 alvarás para
            carros que vão operar um novo tipo de transporte: não usarão taxímetro,
            terão que ser pretos e oferecer ar condicionado. Serão parecidos com o
            Uber, mas só estarão disponíveis (mediante sorteio) para quem já possuir o chamado Condutax, um cadastro de taxistas feito na Prefeitura.

            Prefeito: por que, em vez do original, temos que usar essa cópia paraguaia?

            Fernando Haddad, e Paes, que pretendem copiar conceitos do Uber e
            criar ‘novos’ serviços de transporte, supostamente melhores que os táxis
            atuais, numa tentativa patética de reinventar a roda.

            No Rio, o secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, disse
            ao G1 que a Prefeitura discute, há meses, “a criação de um aplicativo
            que se assemelha ao Uber (é inevitável falar), e que traz essa
            oportunidade da população avaliar, criticar e essa avaliação chegará ao
            poder público, que poderá tomar uma atitude, diferente de uma empresa privada”.

            Secretário: quer dizer que o Estado vai fazer melhor que uma
            ‘empresa privada’? E na hora de ‘avaliar e criticar’, por que é mesmo
            que precisamos de intermediários?

      • Gustavobrtt

        Motivo para usar o uber? Preço.
        Motivo para um taxista não se cadastrar como taxi preto? O valor extorsivo da licença e a baixa demanda pois vai ter q cobrar mais caro q o uber para compensar a taxa de licença.
        O Brasil eh uma piada, quem trabalha melhor eh penalizado,. O correto seria a prefeitura facilitar a obtenção de licenças para os taxistas e cobrar menos impostos. Ai eles teriam como investir nos seus carros e cobrar valores mais aceitáveis. Do jeito como está, vão rodando de carro velho, sem ar, pois não compensa ficarr carregando o governo nas costas com o valor cobrado. Abcs

        • ViniciusVS

          Em um mundo ideal seria interessante isenção de impostos para o combustível por exemplo. Lembrando que o valor 25% acima não é tabelado ou fixo mas sim o teto da tarifa, ou seja existe margem de 25% para negociar descontos.
          Eu acho que para a população não foi ruim, o ruim será para a categoria das Frotas e Taxistas da categoria Luxo (que já possuem carros pretos e mais caros como Fusion, Azera, Accord etc) e para o Uber que continua “ilegal” digamos assim.
          A prefeitura poderia reconhecer o serviço da empresa futuramente independente do “Taxi Preto”, eu não vejo mais o Uber como diferencial porém não custa nada liberar, negativo para a população não será.

          • CharlesAle

            E as outras categorias que vivem de transportar, como os caminhoneiros, também merecem isenção no Diesel?? Ou vale para todos, ou para ninguém..

            • ViniciusVS

              Merecem sim Charles, acho que o governo tem que apoiar quem quer trabalhar e não criar barreiras.

              Outra coisa meio Off que acho absurdo por exemplo é imposto em medicamentos…

              abraço.

              • Edson Fernandes

                Opa, então eu como consultor de implantação de sistemas também quero pagar combustivel sem imposto! Porque também mereço esse direito! Já que afinal, uso o carro para me locomover aos clientes.

      • Daniel

        Na verdade, lá no fundo… 99,68% das criticas são só pq o prefeito é do PT. Se fosse do outro partido, tinha até gente elogiando (igual elogiam a falta dagua e o caos do metro).

        Bom, tem quem reclame do valor de licença de R$60000,00. Cara, pra 35 anos, é muito barato! Sem contar que li em outro lugar que esses motoristas de taxi preto teriam as mesmas isenções dos taxi normais. Ou seja, em 4 anos de trabalho os 60 mil já voltaram em isenção na compra dos veiculos.

      • Guilherme Batista

        O problema maior é ser da prefeitura. A prefeitura já falhou com os Taxi e vai falhar mais uma vez com o esse novo serviço.
        Essa avaliação de condutor da prefeitura não serve pra nada, alguma vez você já viu reclamação de usuário resultar em alguma coisa? Se resultasse o próprio taxi já seria um serviço excelente. A prefeitura não da conta do sistema como é hoje e está querendo entrar em um ramo que ela não domina.
        Sem contar com o preço do Taxi em SP que já é um assalto e agora poderá cobrar até 25% a mais.

        • ViniciusVS

          Isso só posso afirmar quando o serviço sair do papel, achismo ou bola de cristal sem estudo e testes é complicado.

          • Guilherme Batista

            Não é achismo, o sistema da prefeitura é falho. Se fosse bom os próprios taxis já seriam bons.
            Alias quem nunca passou aperto com taxista? Principalmente em SP quando você tem que ir ao aeroporto e te cobram uma taxa de 50% a mais pelo retorno.

    • Zé Carioca

      Fábio, o motivo do pessoal usar Uber são esses que você citou, aliados ao preço menor que o praticado pelo táxi.
      Vinicius, com toda certeza foi ruim para a população, pois fechou a porta na cara de uma alternativa que era melhor e mais barata, ao mesmo tempo que criou uma alternativa mais cara apenas para manter a fachada. Basicamente, para nós não mudou nada – o serviço mais caro que o já caro serviço convencional terá uma clientela reduzida, enquanto que a parcela que utilizava o Uber pelo preço menor se verá obrigada a voltar a utilizar o táxi convencional.
      Se havia um serviço que conseguia oferecer mais por um preço menor, isso deveria ser um sinal que se paga caro pelo serviço atual.

    • André Flandres

      Não sei se é burrice, má-fé, ou os dois. Antes o governo tivesse só imitado e até eventualmente melhorado o serviço do Uber. Mas o que o governo realmente fez foi roubar a idéia do Uber e empacotar na sua embalagem monopolística ou, quando muito, oligopolística, deixando claro que o Uber só seria bem-vindo caso aceitasse submeter-se aos termos da máfia governamental.

      A eventual qualidade de um serviço não o exime de seu caráter imoral se o seu prestador se beneficia de uma injustificada reserva de mercado, a qual não passa de um privilégio odioso.

  • Alexandre Maciel

    Essa é a chamada “solução” de merda… hahahaha… governante no Brasil só faz porcaria mesmo.

  • Autofahrer!

    Só aqui mesmo, fazer “luxo” com o que é comum em outros países. E o pior, o povo paga e acha o “máximo”!

    • André

      Não adianta o táxi ser um Mercedes e o motorista mal criado e mal humorado como se vê frequentemente na Europa. Mesmo lá, os Uber oferecem um serviço diferenciado, mesmo que o carro não seja exatamente melhor. Sem contar a facilidade para alguns de efetuar o pagamento pelo app.

      • Autofahrer!

        Verdade, mas meu comentário refere-se aos 25% a mais no valor dos Táxis preto só para andar de Mercedes.

        • Daniel

          Não vai ser 25% mais caro… o valor é negociavel… 25% a mais é o teto!

  • Mayck Colares

    Não é a mesma coisa do Uber?! Pelo amor de Deus deixem os Uber trabalhar tranquilo galera. Eu uso muito aqui em Bh, uma vez q comecei a usar não paro mais.

    • Sam86

      Não, o UBER é mais barato.

    • Ralph Minei Yamaguti

      Eu também acho, Mayck; pois essas autoridades são tão nojentas e FDPs que estão praticamente contra o bem estar da população. Que esse vagabundos parasitas inúteis bacterianos permitam a livre concorrência pelo amor de Deus, caramba!

      Hoje em dia, aqui em Niterói, eu também faço questão de optar pelos serviços do Uber, visto que a frota convencional, em sua maioria, é uma merda, onde se encontra alguns carros com painel imundo; coisa que, no Uber, não se vê absurdos oriundos dos trogloditas! :p

  • Notívago

    Só eu que se espantou com esses valores?

    Além do valor do carro, tem que investir mais R$ 60 – 100 mil pra trabalhar em taxas, licenças e bla bla bla??

    • Ricardo Homrich

      Antes fosse em taxas e licenças. O número de licenças é fixo e quando abre tem concorrência, com preferência a quem já é taxista. Esse valor vc paga para pegar a licença de alguém.

    • Daniel

      É uma licença pra 35 anos. Além disso, eles tem isenção de outros impostos na compra dos carros.

      Se colocar na ponta do lapis, sai mais barato esse taxi preto para o motorista que o proprio Uber. Com o Uber o cara usa um carro comprado a preço normal e vai ter que pagar IPVA cheio. Se considerar um carro médio de 70mil, o taxista do “taxi preto” vai ter uns 25mil de desconto entre impostos e descontos do fabricante. Daqui a 2 anos quando ele trocar de carro, o alvará já ficou praticamente de graça!

  • Valdemir Souza

    E depois esse bando de socialistas dizem que o capitalismo é cruel. Capitalismo de verdade é aquele baseado em livre iniciativa e concorrência e não essa economia porca, manipulada pelo governo, grupos monopolistas, burocratas, etc. que é praticada aqui no Brasil.

  • Sam86

    Kkkkkkkkkk… esses petralhas não têm senso de ridículo.

    É óbvio que isso não dará certo, por uma razão simples: custará mais caro que o táxi comum!

    O UBER é um sucesso justamente porque oferece mais que os táxis comuns por um preço menor.

    Os políticos que aí estão são inteligentes apenas quando o assunto é ROUBAR os cofres públicos, de resto são uns asnos.

  • Janduir

    Não será nenhuma novidade se o Maldadd criar um empresa paralela ao Uber (colocar para um parente cuidar ou apadrinhado político), chupinhar o modelo do Uber e começar a lucrar…

  • Zé Carioca

    Uma verdadeira piada. Mas não daquelas que você ri. É daquelas que você cospe na cara de quem contou e segue com um murro bem no meio do estômago do sujeito

  • Marcelo

    ou seja a grande vantagem do uber é que o serviço é de melhor qualidade e os preços menores do que o taxi padrão e a prefeitura me vem com um serviço igualmente porco e com preços 25% maiores… Faz um super sentido….
    Vida longa ao Uber!!!!

  • Cyro

    o que vai acontecer é o seguinte.
    quem for “sorteado” vai vender a licença.
    e a outra metade vai ser vendida.
    60.000 reaiss x 5.000 licenças….. ops.. 300 milhões de reais.

  • André Flandres

    Isso é como aquelas montadoras chinesas que imitam à imagem e semelhança os produtos consagrados da indústria automotiva. Aliás, socialismo geralmente é isso. Sendo o Estado e a burocracia governamental ambientes extremamente hostis e inóspitos à inventividade, criatividade, inovação etc., mas arrogando-se, nas economias socialistas, a função de gerar e distribuir bens a toda a sociedade, só lhes resta copiar, expropiar e apropriar-se daquilo que os outros fazem, seja tornando-os escravos do regime, seja por arremedos de produtos que descaradamente tentam imitar aqueles gerados no seio das economias mais livres.

  • wellington

    eu qro q criem um app para onibus isso sim seria otimo n ficar horas no ponto de onibus poderia pegar van qm sabe no futuro prox