EUA Gadgets Tecnologia Trânsito

UberHOP transforma carro em transporte urbano

uber-estocolmo

O Uber criou mais um serviço que pode virar polêmica, o UberHOP. Este consiste em transformar os carros que estão em circulação pela cidade em meios de transporte urbano de passageiros.

Diferente do serviço conhecido até agora, que contrata um carro como um táxi, o UberHOP permite que os usuários peguem um carro em determinadas rotas, como se o mesmo fosse um ônibus. Só atenderão ao chamado os carros que estiverem seguindo o trajeto estabelecido e seus motoristas saberão onde pegar e quando deixar seus passageiros.

Da mesma forma, os usuários terão que subir e descer dos carros em locais pré-determinados, assim como se faz com os ônibus urbanos. O custo é maior que o de um coletivo, mas inferior ao cobrado pelos táxis ou demais serviços do Uber.

Por enquanto, o UberHOP está sendo avaliado em três rotas pré-determinadas na cidade de Seattle, estado de Washington. Se der certo, deverá ser expandido para outras cidades e países. Aqui, provavelmente esse serviço entrará em conflito com o transporte público feito por ônibus ou vans, dependendo da localidade.

[Fonte: Ponto de Ônibus]





  • Fabio Isidoro

    Agora ferrou de vez. Antes a briga era com os taxistas, se este serviço for oferecido no Brasil adeus empresa de ônibus.

    • Rodrigo Pasini

      Adeus as empresas de ônibus?
      Então vamos imaginar que não exista mais empresas de ônibus, para cada ônibus que faz transporte urbano, coloca uma média de 30 pessoas em horário de pico (média baixa, realidade é muito mais), imagina um carro que leve no máximo 5 pessoas, para cada ônibus serão necessários 6 carros.
      Agora imagina o custo pra manter isso, e mais, como ficaria o trânsito caótico de hoje substituindo transporte coletivo por isso ai…

      • Rodrigo A.

        Sem dúvida, é uma péssima ideia trocar ônibus por carros.
        O ideal, principalmente no Brasil, é melhorar a frota de ônibus que já existe e implantar ônibus elétricos. Mas, ainda, uma realidade distante de nós.

        • Tosoobservando

          Melhor mesmo é lançarem logo os carros voadores ou quem sabe inventarem o teletransporte, pq nao!

          • klaus

            Uber Fly

      • Leo

        Me parece que a ideia não é tirar o passageiro do ônibus ou do metrô. O alvo é o camarada que iria no carro próprio e deixa em casa; que deseja um pouco mais de conforto sem pagar caro. No fim das contas o saldo pode ser positivo para o trânsito das grandes cidades.

        • Edson Fernandes

          Com certeza! Em SP a média é de praticamente 1 carro por pessoa!

          Aqui daria muito certo! A pessoa sabendo que irá ir e voltar a um custo possivelmente menor que o gasto de mcombustivel semanal seria uma boa! Gostei da ideia e eu posso fortemente aderir (como consumidor)

          Está na hora de criar mecanismos para dar um pouco de conforto ao passageiro e essa é uma otima alternativa. Ainda que exista sem um programa, algo parecido.

      • Tosoobservando

        TA serto, melhor mesmo é as pessoas irem igual sardinha num busao enquanto alguns andam em carros enormes sozinhos.

    • ObservadorCWB

      Não creio ser adeus aos ônibus, Mas sim menos carros com motoristas solitários. Mas na Banânia isto não vinga. Dias atrás deram uma facada na Netflix. Descobriram que o faturamento deles já era superior ao da Rede Bandeirantes. E lá se vão impostos sobre quem faz a coisa direito.

      • Tosoobservando

        Ate a retransmissora da Globo no interior de sp (uma que o dono é envolvido no escandalo da Fifa) tem faturamento superior a Band, isso não serve de base. E é ate pouco pra uma empresa como a Netflix que vale $100 bilhoes la fora (so perde em valor pra rede ABC, maior do mundo)

    • Rude Voleur

      Adeus, Uber. Os empresários daqui da minha cidadesão capazes de todo tipo de atrocidades, incluindo eventualmente assassinar os motoristas do Uber. Eles matam empresários concorrentes, imagina motoristas.

      • mjprio

        Se for a salineiras da região dos lagos do RJ é bem provável…..rsrsrsrsr

    • GPE

      Vai dar merda!

  • Darwin Luis Hardt

    o que vai ter de ônibus prensando carro preto agora, não vai ser brincadeira!

  • zekinha71

    Se chegar aqui, periga vc deixar um parente, amigo em algum lugar e vir um monte de taxista te espancar.

    • GABRIELCSFLORIPA

      Ainda mais se o seu carro for um sedan preto.

      • Franco da Silva

        Ai, mal dá pra levar a mulher na carona. Aliás, os motoristas da Uber vão ter que beijar os passageiros pra evitar a truculência dos taxistas! Huahua

    • Alex

      Nem fala. Tenho um sedan preto e perdi a conta de quantos taxistas já me olharam de cara feia quando estou levando minha mãe ao médico.

      • Edson Fernandes

        Hehehehe comigo é a mesma historia. Imagine,…. o meu é um Fluence. Toda vez que vou ao aeroporto (que minha esposa me leva) eu vejo a cara deles. Mas parece que eles sabem qdo é Uber pq a pessao está geralmente com uma roupa social e o passageiro no banco de trás.

        • Sergio

          Dias atrás fui em Guarulhos no aeroporto, e meu carro é uma Fielder preta 2004, acho que ela nem seria aceita no Uber (mesmo que fosse do ultimo ano de fabricação, acho que 2008), mas por precaução fui de camiseta e bermudona, pra não correr o risco de ser confundido :)

          • Edson Fernandes

            Eu nem tenho como fazer isso, estou de social para chegar para trabalhar direto no cliente…

        • mjprio

          nem fala estou pra comprar um sedã grande e as vezes ando social. vou ter que meter bala em taxista pra poder andar com meu carro?

          • Edson Fernandes

            Negativo. Apenas vc perceberá que vc do nada se sentirá o centro das atenções. Eu percebo queeles ficam olhanod e procuram para ver se há “passageiros” apenas na parte de trás.

            Mas eu já tomei fechada sem sentido por um taxista. Sendo que aquela fechada não foi normal, do tipo que está precisando entrar a minha frente para cruzar a pista (ainda que eu considere errado), mas sim que ele entrou me fechanod e freou com tudo. Então pode acontecer esse tipo de coisa.

            • Ralph Minei Yamaguti

              Meu Deus do céu, para que esse taxista bandido de meia pataca foi praticar esta atrocidade?
              Isso é um criminoso vagabundo que faz do automóvel uma armadura. :p

              • Edson Fernandes

                Acontece. Cara, eu qdo comprei o Fluence pensei principalmente em um carro que tenha discrição e passe sem chamar atenção (e não falo relacionado a status, falo em chamar a atenção das pessoas ao redor em se voltar atenção ao carro por ser Uber mesmo) e te falo…

                Como ele chama atenção! Eu me pego vendo muita gente observando o carro! Pode parecer bobo, mas no começo foi assustador! Não esperava esse tipo de comportamento, esperava que fosse como sempre foi no C3: voce passa com o carro e as pessoas parecem achar que eu era invisivel, no final… essa atenção não foi o resultado esperado por mim…rs

    • Thiago

      Pois é cara…. isso me lembrou quando fui ao RJ recentemente visitar meu padrinho de casamento e foi me buscar no aeroporto, e ele tem um Sentra preto e estava de terno e gravata, pois foi me buscar depois do trabalho. Quando o cumprimentei, veio uma gangue de uns 10 taxistas prontos pra bater na gente e meu amigo gritando que não era do Uber, mas ainda assim eles não paravam, só pararam quando meu amigo conseguiu puxar a arma e mostrar o distintivo da PF… mas fico imagino em uma situação diferente…

      • Ralph Minei Yamaguti

        Que monstros canalhas FDP: eles agiram que nem meliantes e se valeram pela formação de quadrilha.
        Vocês não fizeram o B.O. na delegacia do RJ? Porque isso aí é crime!

        • Thiago

          Pois é…. deveríamos, mas na hora vc até fica sem saber o que fazer com aquele monte de gente…. depois que passa e só lendo na internet, parece que fica mais fácil, mas no meu caso, como tinha um policial comigo, talvez não o fizemos por causa do meu comentário acima…

          • Ralph Minei Yamaguti

            Porque imagino se tentar lutar contra a multidão em questão de fração de segundo, realmente é complicadíssimo e, por vezes, traumática!

            • mjprio

              Puxa uma vez tomei uma fechada de um Audi A3, o cara parou no meio da rua e eu tive que parar também. perguntei por que ele fez isso e sem mais nem menos o cara já mostrou a arma na cintura e começou a me xingar das palavras mais terríveis . Pelo carro (um A3 velho com placa raspada) e a atitude não tive dúvidas. Era um policial, que por sinal nem respeitou minha mulher – a epoca com 8 meses de gravidez e sua amiga que estava no banco de trás.
              Sorte a dele. se no meu lugar fossem 3 traficantes ele morria fuzilado ali mesmo.

              • Ralph Minei Yamaguti

                Pode uma coisa dessas: para quê um vagabundo parasita inútil foi lhe dar uma fechada de graça do nada? Do nada? Precisamos de uma autoridade como o Jair Bolsonaro, para por o país nos eixos!

                • mjprio

                  Pode parecer inacreditavel, mas foi verdade. E o pior que minha esposa enfrentava uma gravidez de risco.

                  • Ralph Minei Yamaguti

                    Poxa vida, que covardia que esses bandidos fizeram, mas nem se preocupe, porque está guardadinho para esses inescrupulosos vagabundos! :p

      • Ricston

        Sem querer ser chato (mas já sendo, rs) seu amigo prevaricou, pois, por ser policial, tinha o dever legal de enquadrar os meliantes.

        • Thiago

          Sim eu sei e ainda falei isso pra ele, mas sei qual o motivo ele só quis saber da gente entrar logo no carro e sair de lá…. não sei também se foi por causa da minha esposa que está gestante e ele quis evitar que ela ficasse estressada…. enfim…

          • Ralph Minei Yamaguti

            Coitada da sua esposa, pois deve ter sido por causa disso, porque imagine deixá-la em uma adrenalina e o possível risco de vida diante desses milicianos assassinos!

            É horrível e não desejo esse dissabor nem ao meu pior inimigo em um país violentíssimo dominado pelo projeto criminoso de poder da petralhada que ama traficantes!

  • Franco da Silva

    É “a” Uber. Teve uma matéria na HSM recentemente e o diretor da empresa no Brasil disse que é a Uber.

    • Sergio

      A empresa Uber.
      O ‘táxi’ Uber.
      Acho que é igual no caso Google, tem gente que fala ‘o’, tem gente que fala ‘a’.
      A empresa Google.
      O buscador Google.
      Se bem que o Google faz tempo que não é só mais um buscador, enfim.

  • Rafael Trindade

    Dependendo do Trajeto pode dar certo, ainda mais se permitir pegar mais de uma pessoa. Imagine 3 colegas de trabalho que pegam o mesmo Onibus diariamente em pontos diferentes, mas na mesma rota?

  • Felipe

    Em algumas avenidas de Belo Horizonte (sei da Afonso Pena e Contorno, mas deve ter mais) existe o serviço de “taxi-lotação”, com taxis ainda mais simples que os “convencionais”, trajeto e paradas pré-definidos, tarifa fixa um pouco mais cara que uma passagem de ônibus, mais conforto e rapidez pra quem ia de ônibus.
    UberHOP chegando aqui ia fazer MUITO sucesso.

    • Leo

      Esse serviço é formal? Onde posso saber mais a respeito?

      • Felipe

        Sim, é formal e regulamentado.
        Busque no Google por BHTrans Taxi Lotação. É o primeiro link que aparece.

        • Leo

          Muito obrigado, Felipe!

  • Matozao

    Zumpy tem esse serviço algum tempo, mas é carona solidária, benefícios como gasolina até 1,99 em bh, quanto mais carona vc conseguir, mais pontuação vc ganha e tem também para passageiros, vc conquista pontuações e vai subindo de nível.

  • arzanette

    se fizerem para vans por favor me contatar entro na briga hehehe

  • Tosoobservando

    Hoje teve uma chuvinha e não consegui chamar um taxi pois as linhas todas congestionadas, tive de andar ate um ponto e esperar por um, no caminho eu questionei como não conseguem atender uma cidade em uma chuva fraca em horario fora de pico, e ficam brigando e reclamando dos kras do UBER.

  • Paulo

    Isso já existe em muitas cidades, e se chama lotada! Eles fazem o mesmo trajetos dos ônibus e cobram +- o preço da passagem. Só que as empresas de ônibus que são grandes e poderosas perseguem eles ferrenhamente através das guardas e polícias.

    Eu sou suspeito pra falar, mas acho que esse ai vai na contra mão se substituir os ônibus… Trocar grandes coletivos por carros???

    Talvez como complemento até role né…

    • mjprio

      Em Manaus é assim. Mas lá o serviço de taxi normal já uma porcaria. Os que fazem lotação normalmente são piratas, ou velhos batidos e caindo aos pedaços e são podres e fedidos por dentro

  • mjprio

    Aqui no RJ não sei se passa… os donos de empresas de ônibus são quem financiam as campanhas politicas e são verdadeiros mafiosos. Já as vans são de carteis normalmente chefiados por milicianos e até policiais que corruptos que desonram a farda. Vai ser um tal de sequestros, fechadas e mortes a torot e direito

    • Ralph Minei Yamaguti

      Aqui no Rio de Janeiro é um caso perdido, necessitando de Intervenção Constitucional, Art. 142, CF, para fazer uma verdadeira faxina e defenestrar esse coronelismo absurdo nojento e horrendo!

      • mjprio

        A situação ta preta mesmo no RJ!!! Eu estou fora do Brasil há mais de 6 meses e estou preocupado com que vou ver quando chegar!!