Home Etc Usar gasolina comum ou aditivada??

art 00435 1 Usar gasolina comum ou aditivada??




Após a chegada dos automóveis importados ao Brasil, o combustível nacional teve que receber alterações para melhorar sua qualidade, a fim de não comprometer tanto o rendimento desses carros. Por outro lado, os proprietários de veículos nacionais também passaram a ter uma nova opção ao parar nos postos de serviço para abastecer.

Comum ou aditivada?
Hoje existem pelo menos dois tipos de gasolina, a comum e a aditivada. A primeira tem composição igual para todas as bandeiras. No caso da aditivada, cada empresa faz a própria composição.

No início da década de 80, boa parte da produção de automóveis, principalmente na Europa , nos Estados Unidos e no Japão, já utilizava a injeção eletrônica no lugar do carburador. Com isso, muitas gasolinas começaram a causar problemas de entupimento nos bicos injetores, tanto nos motores com injeção monoponto como nos do tipo multiponto (mais de um bico injetor).

Vantagens da gasolina aditivada
A gasolina aditivada oferece para veículos novos e seminovos:

1 – Controlar e reduzir depósitos de impurezas nas válvulas de admissão;
2 – Manter limpos os bicos injetores, reduzindo a formação de goma e conseqüentemente as emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos;
3 – Reduz a queda do desempenho do motor;
4 – Elimina os efeitos da alta acidez do amido;
5 – Permite melhor lubrificação das partes altas do motor;
6 -  É compatível com os catalisadores.

Os produtos adicionados na gasolina aditivada têm duas gerações
1ª – Utilizando compostos detergentes, usados na limpeza dos bicos injetores e carburadores;
2ª – Utilizando aditivos para manter limpos e livres os canais de admissão e as próprias válvulas.

O primeiro era conhecido como detergente de amina convencional e o segundo é chamado de dispersante polimérico. Toda a indústria de combustível se empenhou e ainda se empenha em pesquisar e desenvolver novos aditivos, apesar de existir um padrão, o qual foi estabelecido em 1989 pelos Estados Unidos.

Apesar de esses aditivos representarem aproximadamente apenas 1 ml de cada litro de gasolina, o custo final na bomba subiu cerca de 5% a mais por litro, em comparação com a gasolina comum.

Cuidado ao usar gasolina aditivada em carros com motor carburado
Se por um lado a gasolina aditivada é boa, por outro, quando empregada em veículos mais velhos e que ainda têm carburadores, ela não ajuda a dissolver a carbonização, como muitos pensam. Mas ela pode ajudar a reduzir bastante o depósito de impurezas nas válvulas. O melhor a fazer, segundo a maioria dos mecânicos, é ser fiel a uma determinada marca de aditivada, já que as fórmulas mudam de empresa para empresa.

[Fonte: Motor Clube]


  • Marcilio

    E no motor flex, qual melhor opção para mistura, comum ou aditivada?? Me disseram que não devo usar somente um tipo de combustível, ou seja, quando for abastecer devo sempre colocar um pouco de cada, mesmo que em proporções diferentes, e aí, como fica???

  • Marcilio

    E no flex, o que devo usar??? Me disseram que devo sempre abastecer com um pouco de cada combustível, pois o motor leva um tempo para reconhecer a mistura e se abasteço somente com um ele pode ter problemas na hora da partida após o abastecimento, verdade ou mentira??

  • Marcilio

    E no flex o que devo usar?? Quem pode me dizer??

  • http://noticiasautomotivas.com.br TIAGO A.GONÇALVES

    que fiesta lindo esse da foto…deve ser europeu…..
    e nos flex como se abastece ?

  • Bianca Chimenti (Rio de Janeiro)

    Lamentavelmente, muitos postos de combustível estão fazendo pilantragem… Assistiram ao “Jornal Nacional” de ontem?

  • http://noticiasautomotivas.com.br Eber

    amigos, no caso dos carros flex as recomendações com relação á gasolina são ás mesmas. mas pode-se usar qualquer mistura dos dois também.

  • Moriah

    Só cuidado com a Podium…em alguns casos, pura, ela queima os bicos…(Renault um exemplo…).

  • Robinho

    Gostei do Fiesta !!!

  • beto

    Em desempenho e consumo não notei diferença entre as duas gasolina,mas em relação em manter os picos limpos, sem duvida a aditivada ganha disparada.outro dia meu mecanico me falou, se eu fazia limpeza dos picos todo dias!!! pois estavam limpos, acredito eu que seja a gasolina aditivada.cuidado com gasolina aditivada com preços proximo a da comum pode ser golpe, como ja vi em 1 posto.gaoslina comum a $2,29 e aditivada a $ 2,31. voce tem alguma duvida de que tipo de gasolina voce ta pondo no seu carro?

  • CACHORRO

    eu so abasteço no posto TEXACO do limao gasolina comun 2.299 e atv 2.349 e acho a gasolina muito boa ,principalmente a gasolina aditivada a tal o meu carro e carburado e esta fucionando eu recomendo para todos que abasteça la porque o portuga que e dono disse que a gasolina e de qualidade

  • Duvidoso

    Acabei de abastecer com aditivada e senti uma força tremenda, detalhe, o meu carro tem 1 ano e só abasteci com aditivada uma vez e já tinha esquecido da força.

    • thais

      ée vcs quee tem esse site , poderia falar só da gasolina , e as vantagens dela , porque estou preocurando e não acho o que quero .

      Beijos .