Home Etc Usar silicone nos plásticos e partes pretas do carro resseca os componentes?

silicone automotivo 3m Usar silicone nos plásticos e partes pretas do carro resseca os componentes?




Antes de mais nada, uma pequena explicação sobre os silicones. Os silicones são polímeros formados por um núcleo de silício. Pela variação no tamanho da cadeia, podemos manipular as características do material, deixando ele desde sólido até um líquido viscoso.

Geralmente o silicone é resistente ao calor e outras coisas, então servem como agentes de vedação, proteção, etc. Aí vem a pergunta. Será que usar silicone em componentes plásticos do carro resseca eles? Será que as peças irão sofrer algum tipo de transformação, mudança de cor, etc?

Já presenciamos vários carros que regularmente eram levados a lava-rápidos, e silicone era passado nas partes de plástico de seu exterior. Com o tempo, nota-se que o plástico do carro começa a ficar esbranquiçado, ou queimado de branco.

Muitas vezes isso acontece já um dia depois da aplicação do silicone. Não sabemos se isso acontece com todo tipo de produto a base de silicone. Pode ser que os leitores do NA tenham tido uma boa experiência com algum produto específico. Se for o caso, pode citar nos comentários.

Agora vamos para o interior. O que dizer de aplicação de silicone no painel e outras partes plásticas? Eu pessoalmente não gosto, pois fica um pouco engordurado o local. Aí acabam retendo poeira, e fica uma meleca só.

Um pouco do produto acaba evaporando quando o carro fica em sol forte por várias horas. Aí, um efeito indesejado vai acontecer. O parabrisa ficará engordurado, por causa do silicone, e embaçará muito mais facilmente, gerando uma situação de perigo sob chuvas fortes.

Qual foi a sua experiência com este tipo de produto? Usa silicone ou prefere outro tipo de limpeza?


  • tavares

    passo, lustra-moveis da jhonsonjhonson. fica mto bom

  • Márcio

    Pena que eu não possa dar a minha opinião, pois os carros que eu possuo são novos e de qualidade, portanto não precisam desses artifícios muito usados em Golf, vectra, palio, astra e demais imundícies.

    • Fernandinho

      Valeu fodão!!! Tu deve andar de Uno e tá aí se achando o fodão… :teeth2:

      • tfa

        Não, ele não anda de Uno não. Ele comprou o computador do milhão, joga Need For Speed e acha que é dono de Ferrari.
        Affff! Democracia tem hora que é uma m…. Espaços democráticos (e anônimos) favorecem o aparecimento de seres acéfalos que conseguem digitar… Pasmem!! :espar: :espar:

        • Tulio

          Que nada galera ! Esse ai não deve nem ter carteira de motorista e fica ai tirando onda pra cima da gente… :clown:

          Ou entao vai vir de Kô dizendo que anda de BMW igual o outro lá que adora falar mal de carro coreano e diz que só anda de BM… é tudo igual rapá! Falam pra caramba e devem andar ou de busão ou não tem nem carteira de motorista…

          • eduardo

            Eu tenho uma opnião pra esse tipo de gente, com certeza são pessoas frustadas pela vida, mal amadas incopetentes no geral com inteligencia bem abaixo da media, e que sempre atacam primeiro antes de receber algum tipo de comentario ai elas querem sempre se sobressair em cima dos outros sempre com opniões que diferem da maioria das pessoas. Na verdade são dignos de dó.

      • gabriel

        koleeee brotherrr eu ando de uno e sou feliz pra caramba uashuashsauh

    • Jean Marcel

      Nossa….já que você é tão abastado assim, não sei o porque fica perdendo tempo com nós reles mortais que dirigem imundícies, e lendo notícias que não são de seu interesse. Aconselho a você procurar fóruns mais específicos para o seu nicho, que muito provavelmente deve partir de um básico Jaguar, indo até modelos talvez mais excentricos como um Pagani Zonda, e caso não encontrar, monte um, quem sabe encontrará boçais como você, que tem suas carteiras cheias e seus cérebros vazios. Ah, para o caso de não ter notado, fui ironico ao dizer-te para montar um fórum e procurar algum, e caso necessite busque auxílio num pequeno “livro” chamado dicionário para compreender melhor certos comentários.

      • Márcio

        Não meu filho, tenho um new civic que é carro de verdade ao contrário dos que citei. Quanto ao seu comentário, quem compra astra, golf e vectra 0 KM não é pobre não, a não ser aqueles que financiam até o toco, que além de lisos querem se passar de ricos. Na verdade quem compra esses veículos supracitados são os coitados que foram enganados.

        • Zardo

          Com certeza é um bom carro, mas o New Civic não é tudo isso não. Conheco um monte de gente que comprou acabou não correspondendo às espectativas e hoje estão trocando por outros carros como por exemplo o Jetta. O Golf é um excelente carro. Pena que fizeram esse último “facelift” e estragaram com o visual do carro, tornando-o um exemplo de carro tunado de mal gosto.
          Nada contra o New Civic, mas seu carro e nem você estão com essa bola toda.
          Abraço.

    • Guilherme Guimaraes

      Como diria um amigo meu: “maldita inclusão digital!”

    • Carango

      Usa óleo de peroba nessa cara de pau.

    • Eliezer

      vc deve andar de disco vuador ou planador , ou se não o carro dos jetsons , idiota respeite os outros !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e com certeza vc deve passar merda no seu veiculo pra ficar brilhando !!!!!!

  • Pardal

    Ótimo tópico para o debate. Esporadicamente eu passo silicone no painel, mas ouço mesmo muita gente falando que o mesmo reseca o plástico, devido sua composição. Minha opinião não é formada sobre o mesmo, mas acredito que reseca mesmo, espero que ao fim dessa semana com diversas opiniões do NA, resolverei se continuarei ou não usando o mesmo.

    • guilhermeadao

      eu lembro que na época do monza 87 do meu pai o para-choques ressecava sim, mas na hora que passava ficava lindo!
      hoje em dia no corsinha eu passo silicone gel bucas e fica muito brilhante, sem ressecar como antigamente

      • Giovanni

        Vai demorar mais pra causar degradação, porque o painel dos carros atuais é feito de polímeros de melhor qualidade (não só o material melhorou, como também o processo de fabricação). Mas eventualmente vai causar danos sim, só vai levar mais tempo pra que isso se torne aparente.

        • guilherme

          humm… bom saber
          agora o painel vai receber só um paninho umedecido na água mesmo
          valeu!

  • Joe!

    Só uso o ‘pretinho’ nos tapetes e pneus. :green:

    No resto, acho que só mantendo bem limpo, já é suficiente.

  • Romanus

    Bem, acredito que é mais seguro usar somente em pneus e tapetes.
    Mas esse negócio de dizer que só em carros populares devem ser utilizados… é papo furado…mentiroso!!

  • Cíntia

    Na época em que eu lavava meu carro passava um protetor, que não era silicone, e sim um líquido da 3M, ficava ótimo. Não engordurava e deixava os plásticos e borrachas bem pretas. Tinha que borrifar e depois meio que lustrar. Muito bom o produto

    • Hodney

      Utilizo também esse produto da 3M! é um spray q segundo a empresa, protege contra a ação de ultra violeta que acelera a deterioração do plástico. Más quando passo ele no painel o vidro fica manchado. Acredito que seja a evaporação do produto quando o carro fica no sol.

      Quanto aos pneus ainda não conheço um gel que fixe o brilho mesmo quando o carro passe por uma poça d’agua.

    • Jean Marcel

      Concordo…utilizei 3M mtas vezes e sem pblemas….ótimos produtos, não só silicone, como alguns sprays para higienização tb ótimos…

  • Edgard

    Usar silicone no pára choque realmente o deixa esbranquiçado. Já aconteceu comigo, queima mesmo. Acelera o processo de envelhecimento. :down:

  • Romanus

    A norte-americana 3M é líder mundial neste tipo de produto.Podem confiar em sua qualidade!

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      apenas notem que a matéria não fala especificamente de produtos da 3M. coloquei a imagem aí apenas como ilustração!

  • versiani

    Acredito que se a peça com o silicone recém aplicado for exposta ao sol realmente pode vir a ressecar com pouco tempo, mas eu nunca tive problemas com meu carro.

  • http://rafaelpereira.deviantart.com rafael.pereira

    Olha, sempre usei silicone nos plásticos internos do meu Fiesta (mk5). Os vidros nãio ambaçaram, e o brilho e cor ficaram bem mais vistosos. Será então que não seria algo do tipo, enquanto vc usar, fica de boa, se vc deixar de usar, o resultado vai ficar bem ruim? Porque se for, esotu disposto a continuar usando silicone no meu carro. Além do cheiro, que eu gosto, fica tudo MUITO mais bonito :hahh:

    E pro cara do comment lá de cima, que deve usar óleo de peróba na madeira do Azera dele, bem, você deve ser daqueles que troca de carro toda semana. Sugiro que você experimente ficar um tempo com um carro que gosta e criar um vínculo com ele. vai envelhecer, sim, mas é muito mais legal ter um carro que te acompanha mesmo, não só um meio de transporte que esbanja luxo.

    • Márcio

      Não é trocar o carro toda semana, mas quem é que vai passar esses produtos em carros com menos de ano e meio. Com esse tempo de uso não dá nem pra notar a ação do sol no veículo.

  • goncalooo

    Eu uso o Silicone Carnu da Johnson & Johnson, é ótimo e não deixa engordurado!!

  • Marcelo

    “Apenas” ilustração também é complicado. Se fosse pra ilustrar, seriam varios produtos.. fotos dele aplicado ou entao das partes plasticas esbranquiçadas..
    Agora uma unica e gigante imagem da 3m, rs..

    No mais, passar silicone , PRINCIPALMENTE no painel, eh artificio de lava jato meia boca. Que so quer deixar o carro com aparencia imediata de limpo e brilhoso. Igualmente o uso de querosene/oleo/diesel nas caixas de roda e embaixo do carro..

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      então esse deve ser um post pago ao contrário hauahuah…

      :teeth2:

      pois no texto expresso claramente que não gosto de silicone, e que não uso. pois fica engordurado e junta poeira!

  • Fernando

    Silicone e carro é uma coisa que não combina
    Vide os pará-choques de modelos mais antigos como o Ka – fica horrível, todo manchado.
    Já no interior, painel brilhanto fica feito, pois é como se o carro fosse velho e estivesse tentando disfarçar. Se painel com silicone fosse atrativo, os carros novos já usariam desde a primeira lavagem…

  • Junior

    Eu particularmente não gosto de usar não. Meu Corsinha fica todo melecado quando os caras do lava-rápido resolvem passar silicone no painel. Fica muito engordurado.

  • Diego4100

    eu sempre passei silicone em meus carros, uso o Silicone em Gel Brilholac, olha, nunca aconteceu de ressecar, pelo contrário, meu pai nunca passou nenhum Silicone no carro dele, deixava na rua, os spoilers estavam esbranquiçados, quando ganhei o carro dele bastou umas 3 lavagens passando silicone que hoje pode lavar que continua tudo pretinho, acredito que resseca é não passar nada, claro não pode passar receitas bizarras que muitos lava jatos usam por ai, eu sempre uso produtos de procedência. 3M não tem o que comentar, eu uso 3M Refresh nos bancos em couro e é o melhor produto pra couro disparado, no nível dela só Meguiar’s, infelizmente os produtos são muito caros.
    Tem gente que não tem bom censo também, enxe o interior de silicone que fica uma meleca só, eu passo sempre um pano úmido e uma vez por mês passo um pouquinho de silicone com um esponja, bem pouca coisa mesmo, depois passo uma flanela e não fica nada cheio de banha.

  • AUSR444BRA

    eu considero muito bom para quem se preocupa com a conservação e beleza do carro aplicar o silicone sim, é como usar um creme hidratante na pele. os plasticos sofres muito com a dilatação no sol, o silicone diminui a variação da dilatação.

    • Giovanni

      Fez uma comparação lamentável… Ao contrário do hidratante na pele, o silicole é um veneno para o plástico. Nossa pele se regenera, já o plástico não. O silicone dá uma falsa impressão de vitalidade, mas na verdade ele está interagindo com o polímero e o dissolvendo. Você não verá isso em pouco tempo, mas ao longo de alguns anos o dano será nítido sim. E quanto a dilatação pelo calor do sol, os plásticos do painel já são preparados pra suportar isto, inclusive eles recebem aditivação anti-UV. É bom rever seus conceitos.

  • Capotta

    Nunca usei Silicone.
    Usava um outro produto da Grand Prix que sempre achei muito eficiente, e não deixava o painel e as partes plásticas gordurosas e podia passar inclusive nos pneus e parachoqes

  • FERNANDO

    EU USO A TREIS ANOS O GEL DA MARCA BUCAS E NUNCA TIVE PROBLEMAS COM RESECAMENTO E O BOM DESSA MARCA QUE ELE TEM UM CHEIRO GOSTOSO OK!

  • Anderson Puff

    Nunca usei, sempre lavo os carros em casa, ambos foram retirados zero e nem sabem o que é silicone, além do fusquinha da familia esse sim já deve ter visto muito silicone na vida.
    Tenho pavor so de entrar em carros com aquela MALDITA banha sobre painel, tapetes, marcha, e pedais, como já falaram a situação só piora, pois ao movimentar o veiculo e poeria GRUDA sobre as partes siliconadas, e dai vira uma MELECA total

  • Estepe

    Para os pneus experimentem passar a seguinte receita ecológica e barata:

    500ml de água limpa
    5 colheres de sopa de açúcar branco
    mexer e aplicar com esponja

    fica pretinho

    as formigas também vão aprovar…

  • Gerald

    Eu uso no teto de vinil do meu landau. Recomendo!

  • Fernando

    Particularmente uso silicone no painel, para-choques e em todas as partes pretas do carro, até nas rodas (parecem novinhas em folha) e nunca tive nenhum problema de resecamento ou partes esbranquiçadas, e só fica “engordurado” logo que passo, depois fica normal.

  • Luis.J.R.

    Bom é melhor usar só no painel!Mais e outras partes de plastico não faço isso. :assob:

  • Fernando

    Como alguns comentaram, quando lavo em casa uso o spray da Grand Prix multiuso, que dá p/ aplicar tb em bancos e outras partes. Quando levo no lava-car e o carro vem melequento, tiro o excesso com papel toalha, e a aparência fica bastante boa, brilhante, mas sem excessos.
    Já em frisos externos, não passo nada, não sei se resseca ou não, mas como comentaram, se fosse bom, a fábrica recomendaria.
    abraços a todos.

  • Fernando

    Eu não gosto do aspecto brilhoso do silicone, fica com cara de carro velho que você dá um tapa pra passar pra frente :teeth2:

    O que eu sempre uso pra limpar painel, frisos e até mesmo estofado é o Tuff Stuff da STP, limpa muito bem e o acabamento fica como se fosse de 0km, sem brilho mas com aquela cara de novo.

  • Bruno de Figueredo

    Bem pessoal, sempre tive cuidado excessivo com meu carro, portanto, silicone nunca. Já vi diversos carros em que este produto foi aplicado e o resultado foi desastroso. O parachoque ficou branco, horrível mesmo. Sempre usei no painel e nos pneus o Grand Prix Protetor é ótimo, não deixa aquela aparência melada que muitos produtos deixam. Hoje utilizo no painel o Meguiar’s Quik Interior Detailer, que pode ser comprado em sites na internet e o Meguiar’s Tech Protectant (somente adquirido de importadores independentes ou nos EUA mesmo), nos pneus uso o Meguiar’s NXT Insane Shine Tire Protect (também somente nos EUA ou de importadores) usava o Gold Class Endurance Gel da Meguiar’s, mas não o recomendo porque deixa as mãos piores do que as de um borracheiro de tão sujas. Outro excelente produto para os pneus é italiano Arexons Rinova Gomme, que pode ser comprado no Mercado Livre ao preço de R$ 19,90. Para aqueles que podem adquirir qualquer produto da Meguiar’s façam essa experiência e vejam o quanto são bons.

  • xxxx

    Gel Revitalizador da Radiex. Foi o único aprovado pela 4 rodas naquele “Cumpre o que promete”.
    Uso e aprovo.

  • Pinheiro

    Diz a matéria que: “Já presenciamos vários carros que regularmente eram levados a lava-rápidos, e silicone era passado nas partes de plástico de seu exterior. Com o tempo, nota-se que o plástico do carro começa a ficar esbranquiçado, ou queimado de branco”.
    Silicone é um produto caro. Alguém acredita que lava-rápido utiliza tal produto? É evidente que não! La-rápido utiliza diesel.
    Tenho um Golf desde 2002. Sempre utilizei e utilizo silicone na limpeza do painel e dos pneus. Fica ótimo, bonito e limpo.

  • helmygalindo

    Eu Já deixei de usar silicone faz tempo, depois que ele literalmente “comeu” a direção do meu Palio.
    Agora uso vaselina liquida, que é bem cheirosa e dura mais tempo que o silicone, sem reseccar os componentes.

    Dalhe Vaselina!

  • André

    Pessoal,

    Tenho uma pick up que já veio com o parachoque esbranquiçado. De fato, quando passei a utilizar o silicone, a situação só piorou. No entanto, em relação aos frisos e retrovisores, o efeito foi contrário: melhorou e muito.
    Dessa forma, acredito que além da composição do produto a ser utilizado, o resultado depende da composição do plástico de que é feita a peça do carro.
    Assunto muito interessante, porém todos ficam no “achômetro”, ou ainda, com a experiência de passar o produto em peças já deterioradas. Eu realmente gostaria de ouvir especialistas….. ;)

  • Tafarel

    tenho um fiestinha novo …comprado no meio de 2007, toda lavagem dele uso silicone, mas nunca dexei lava rapidos passarem aquelas melecas que chamam de silicone
    pelo menos ate hj nunca apareceu nenhuma mancha. :clapp: :clapp: :clapp:

    nao sei se tem algo haver
    mas por uma incrivel conhecidencia
    eu so passo silicone a noite (quando sobra tempo) :teeth2:

    fkws :teeth:

  • Roberto

    Espuma de sabão de côco. Não resseca, é barato e não deixa o plástico quebradiço.

  • THIAGO COELHO

    EU USO O SILICONE GEL BUCAS, MUITO BOM, MAIS QUANDO ME OFERECEM “AQUELES” PRA PASSAR NO POSTO DE LAVAGEM, PEÇO PRA TIRAR O EXCESSO COM PANO ÚMIDO, AI FICA BLZ, SEM EFEITO INESPERADO, NAO GOSTO NO INTERIOR DO CARRO.

  • Ricardo A

    Srs.

    Usem creme hidratante, do tipo que a mulherada passa nas mãos, e tá resolvido. Sem agressões químicas aos plásticos.

  • Ricardo

    Vcs já ouviram falar de Swissvax? Creio que nao…

  • xxxxxxx

    Creo o seguinte alguns tem sorte de não “esbranquiçar” então usar ou não é um gosto e cada um tem o seu, seja feliz ou infeliz na sua escolha…

  • jose

    nao reseca nada nao bando de idiotas

  • RODRIGO HENRIQUE DE LIMA

    esse cara o marcio é um babaca deve ter financiado essa merda de carro e fica ai tirando onda de quem realmente quer saber sobre o assunto em pauta,mas dexa ele de lado dia desses eu passo no vizeu em valinhos(vendedores de carros presos por ñ pagarem o financiamento) e compro essa merda de carro q ele diz q tem vlw

  • andreral

    O melhor a ser feito é passar um pano humido para remover a poeira; usar um creme hidratante comum (pode ser um baratinho de categoria mediana), pois eles têm função higroscópica (absorvem a água do meio) permitindo a hidratação dos materiais plásticos (painel, etc.) e depois usar óleo mineral em pouca quantidade (melhor que o silicone, pois ao secar não forma película esbranquiçada)! Bom trabalho! Eu faço isso sempre no meu carro e ele continua com a mesma aparência!

  • Erick

    Utilizo o Grand Prix protetor (do spray preto) que custa cerca de 9 a 10 reais (não é tão barato) ele não resseca, não acumula poeira e dá um brilho perfeito (sem exagero) e uma leve fragrância no painel do palio celebration, o brilho dura mais de duas semanas e o frasco dá para aplicar umas 3 vezes em todas as partes plásticas do carro, com um leve pano umido pode-se retirar a poeira natural acumulada durante a semana e o brilho fica. Já nos pneus, utilizo o Pneu Pretinho da Rodabrill (azul) que dá um bom brilho, é de muito fácil aplicação, com um pincel, não gruda poeira e dura geralmente 1 semana, e o melhor… não suja as rodas (ou calotas). O silicone no painel e nas borrachas deve ser evitado, mas de vez em quando não faz mal desde que sejam em partes que não ficam expostas ao sol.
    Para aromatizar, o Glade lavanda… tradicional. Não há nada como entrar no seu carro e ele estar limpo….

  • laerte

    o que usar se o painel estiver queimado em cima..??

  • Ronaldo

    Amigos que participaram dos comentários gostaria de deixar uma solução para vcs todos, primeiro tenho um fiat uno sou pobre gosto muito do meu carro acho que oque vale mesmo é o amor que cada um tem por aquilo que lhe pertence e que cuide com carinho, pneus (um litro de cera desta de casa com meio litro de alcool 96%) misture e quando lavar o carro passe com um pincel no pneu ele vai ficar pretinho por mais de quinze dias, painéis e para-choques (simples nos para-choques pretos nugget preto no cinza nugget incolor painel passe tambem o nugget incolor com um pedacinho de pano de camiseta normal. abraços a todos

  • Vitor

    Tenho um Fluence 2013 e mesmo assim passo silicone em todas partes plásticas dele, inclusive por dentro, o que acontece é que quando compramos um carro não percebemos pois é novo, porém é tudo muito seco, feio, e a partir do momento que você passa silicone uma vez quando ele seca da a impressão que o carro desbotou, mais na verdade é a cor original.

  • Neto

    Olha, comprei um carro zero e peguei ele esta semana (não vou falar modelo e marca pra não dar a oportunidade de comentários maldosos, ou parecer ostentação), e já na primeira lavada passei um silicone em gel que ganhei de um amigo para proteger o painel. O resultado ficou excelente, mas diante de tantos comentários, fiquei na dúvida se continuo ou não passando ele. A única coisa que eu posso dizer que fiquei atento antes de usar o produto, era se ele tinha ou não álcool em sua composição, pois sei que o álcool é um abrasivo que detona o material plástico, e li toda a instrução que o aconselhava usar para proteger as partes plásticas. Não será o caso de algumas experiências ruins se darem pelo fato de alguns usarem produtos com álcool em sua composição? Se não falei besteira gostaria da opinião de vocês sobre meu comentário. Valeu.

    • KKKKKKKK

      Neto, desculpe invadir seu espaço. mas para os especialistas acima, não passam de um bando de imbecis, idiotas, estúpidos e otários, todos sem exceção são os maiores entendidos de carros não só do mundo mas como do universo inteiro.

  • A.Nunes

    Prefiro passar banha à usar silicone. Usem um produto Meguiar's ou na falta, o Grand Prix.

  • nao ao silicone

    ae, silicone nao serve pra protejer, ele serve pra acelerar o envelhecimento do plastico, uma vez passado, sempre tera que passar… nao se deixe enganar, tem gente que fala que agua da chuva mancha, claro, que depois de chuver, ou molhar o silicone, ele ira sair, e com isso ressecar, logo, podemos perceber que apos aplicacao de silicone o carro comeca a ressecar, entao obrigue quem lavou, a te indenizar… procurem os fabricantes de carro, quem faz a peca de plastico e pergunta sem pode passar esse produtos… fica a dica!!!!

  • Mauro

    Faz mal passar pasta de encerar sapatos nos plasticos pretos externos do carro? As do meu ficaram esbranquiçadas, mesmo sem passar silicone. Passei a pasta de encerrar sapatos e ficou muito bom.