_Destaque Governamental/Legal Segurança

Uso de farol baixo durante o dia em rodovias passa a ser obrigatório

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Aprovada no Senado no final de abril, a Lei 13.290/2016, que determina o uso obrigatório de farol baixo durante o dia em rodovias, acaba de ser sancionada pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB), e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 24. O descumprimento da norma será considerado infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 85,13.

A nova medida tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas e altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que apenas recomendava o uso das luzes baixas nas rodovias. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também aconselhava o uso de faróis acesos durante o dia nas estradas, apesar de que era entendido que apenas uma norma com força da lei levaria os motoristas a adotarem a medida.

“O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase cinquenta mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos, pode resultar em menos acidentes”, afirmou o relator da matéria no Senado, senador José Medeiros (PSD-MT).

Para o autor da proposta, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), a baixa visibilidade é uma das principais causas de acidente de trânsito nas rodovias. Segundo ele, “os condutores envolvidos continuam relatando que não visualizaram o outro veículo a tempo para tentar uma manobra e evitar a colisão”.

A lei, no entanto, entrará em vigor daqui 45 dias. Segundo o veto do artigo, “a norma possui amplo alcance, pois afeta os motoristas que circulam em rodovias nacionais e os órgãos de trânsito da Federação, e resulta na previsão de nova infração de trânsito, de gravidade média. Sempre que a norma possua grande repercussão, deverá ter sua vigência iniciada em prazo que permita sua divulgação e conhecimento”.





  • Zé Mundico

    Em rodovias simples de apenas 2 mãos, isso já deveria ser obrigatório faz tempo.

    • th!nk.t4nk

      Na maior parte do sul já se tem esse costume há décadas… Ajuda pra caramba. Legal que foi regulamentado, tá cheio de pesquisas mostrando que faróis baixos ou leds diurnos aumentam pra caramba a visibilidade na estrada.

      • O pior que vejo situações em que sob neblina o pessoal não liga o farol. Nesse caso é um perigo imenso.

      • DiMais

        isso que ia comentar, já é um hábito comum tanto carros quanto ônibus e caminhões com os faróis baixos acesos durante o dia.. facilita muito a vida isso..
        uma pena a lei já nascer obsoleta e não incluir/permitir o uso das luzes diurnas LED.

      • heliofig

        Concordo plenamente! Atualmente, os caminhoneiros não acendem os faróis nem debaixo de chuva… Só que a lei fala só dos faróis baixos… Não fala de DRL

    • Edson Fernandes

      Para mim, de noite em qualquer situação farol baixo deveria ser obrigatório.

      • Marcelo Nascimento

        Mas isso já é. À noite e em túneis, mesmo que com iluminação.

        • Edson Fernandes

          Infelizmente não existe a fiscalização, já que insistem em rodar com carro apenas com ofarol de posição (para quem é do sul: Farolete) acesos.

  • Fernando S.

    Estrada esburacada não mata. Má sinalização não mata. Falta de manutenção em torno das vicinais não mata. O que mata e precisa ser punido é andar ao meio dia (com o sol a pino) com o farol desligado.

    • Louis

      O farol ligado ajuda na visibilidade, mas uma coisa eu concordo com você, o poder público não faz nem o básico da parte deles.
      Poderiam começar multando os que andam com “xenão” irregular, ofuscando todo mundo. Isso me deixa muito irritado.

      • !Marcelo Surf!

        Isso é o pior. Quando cruzo um eu sou obrigado a acender a luz alta para enxergar alguma coisa.

      • Eduardo

        Sim, eles multam os manos com “xenão”. Mas não adianta muito não hehe.

        • !Marcelo Surf!

          para multar precisa um aperelho para aferir a intensidade, cor, direção da luz e isso a prf, não possui.

          • Eduardo

            Se não estiver regularizado no documento, não precisa de nada disso.

            • !Marcelo Surf!

              Que eu saiba a inclusão de xenon não necessita constar no documento. A lei proíbe o uso de lampadas azuis ou roxa, mas não proíbe o farol adaptado com xenon desde que seja luz branca.
              Do jeito que você está falando, se você comprar um carro zero que já venha com xenon de fabrica, o policial poderá te multar porque não irá constar no documento, e aí como você irá provar para o policial que o xenon é de fabrica, não adaptado, sendo que nem na nota fiscal do carro consta o item???

              • Louis

                Uma coisa pode ajudar com essa nova lei: esses xenão xing-ling normalmente são de péssima qualidade, como vão ter que usar durante o dia, vai queimar mais rápido kkkkkk

                • !Marcelo Surf!

                  kkk boa, isso quando não estraga o carro inteiro. A dois anos, compramos uma SantaFe usada para revenda, com xenon xing lingna lanterna de ré e nos farois, o fato é que o xenon derreteu a lanterna traseira e queimou o modulo eletronico do carro inteiro, resultado, 5k de prejuíso.

              • Eduardo

                Até onde eu sei, todos os carros com xenon de fábrica vem com lavador de faróis.
                E é possível (e necessário) regularizar o xenon sim, meu irmão tentou fazer, mas a burocracia e custos o fizeram desistir. Andou irregular algumas semanas, tomou uma multa, teve que tirar e levar o carro no Detran para vistoria kkkk. Antes disso ele já tinha sido parado por policiais, mas só tomou uma “mijada”, teve que aprender à força.

                • Marcos Cargnin

                  Apenas para esclarecer. O xenon não consta no documento (exceto adaptados). Há anos sua instalação não é mais permitida (junho de 2011). Apenas veículos que saíram da fábrica podem equipá-los. Até 2000 lumens não é necessária a presença de lavadores. Os primeiros New Fusca por exemplo, não possuíam por serem equipados com lâmpadas de 35W.

              • Martini Stripes

                Precisa estar no documento, ou tenha vindo de fábrica.
                Tem que ter o lavador de farol.

              • Kyfkd

                Proíbe sim! Qualquer lâmpada de descarga de gás (ou seja xenon) que não são projetos originais de fábrica (resolução 384 contran), agora quando as lâmpadas halógenas azuis, aí sim precisaria de um equipamento especial para saber qual a temperatura da cor. Na resolução 227 fala pela proporção tricromática o que é branco, o que é azul, amarelo e vermelho por ex.
                Os únicos xenons adaptados que são legais são dos carros da época que ainda podia se legalizar e eles o fizeram nessa época.
                Quanto ao policial saber se é de fábrica ou não, definitivamente ele não vai saber todos modelos que possuem este item de fábrica, mas só de olhar as instalações e o facho produzido fica bem evidente se é legal ou não. Lembrando que nem todo xenon obrigatoriamente tem farol projeto (Corola Altis geração anterior e subaru forester antigo e atual).
                Abraços!

                • !Marcelo Surf!

                  Não lembrava desta resolução.
                  Os xenons originais tem lavador da lente. Eu achava que existia alguma exceção mas parece que não, pois o lavador das lentes é que elimina as partículas que podem mudar a direção do facho de luz ocasionado ofuscação contrária, contudo não tenho conhecimento se as autoridades de transito utilizam este argumento para descobrir se é original ou não.

      • JoãoAVR

        Pessoal anda com xênon porque proíbem o uso, mas não proíbem a venda.
        A maioria dos emails de lojas de acessórios online tem promoção de xênon.

    • MarcioMaster

      Bem nessa e o pior, tem um monte de gente concordando com essa lei ridicula e lá vamos nós pagar mais um bocado de multa.

      • David Diniz

        Se fizerem uma lei mandando dar o toba é capaz dessas pessoas concordarem também.

      • !Marcelo Surf!

        Imagina quando esta lei entrar em vigor, as multas nas estradas serão no mínimo triplicadas da noite pro dia. Sacou agora qual o real interesse das autoridades?

    • André Castan

      É muito provável que até aumente a quantidade de acidentes, pois vai gerar uma enorme poluição visual. Faróis baixos NÃO foram projetos para serem acesos durante o dia. Mais uma lei burra e estúpida de políticos ignorantes.

      • Luiz Pereira

        De onde você tirou a informação de que faróis baixos não foram “projetados” para uso durante o dia?

        • André Castan

          Se fossem, porque engenheiros projetariam os DLR e os carros atuais possuiriam os DLR e faróis? Só para embelezar e aumentar os custos?

          • Luiz Pereira

            Estética, segurança (DRLs são mais brilhantes) e economia de combustível (um DRL geralmente consome até 90% menos energia que os faróis ligados).

        • Genesio Tezza

          Os farois baixos foram projetados para uso noturno e possuem faixos direcionados para baixo e para a lateral externa da estrada de maneira a não ofuscar os que estão a frente ou quem vem em sentido contrario , ou seja o ideal são luzes DRL que são mais visiveis durante o dia e consomem muito menos e duram muito mais. Não devem ser usadas a noite pois ofuscam mais do que os farois baixos.

  • !Marcelo Surf!

    Lamentável esta lei, que não deixa claro se uso de leds diurnos dispensa o farol baixo, ou seja, mais uma vez ficaremos nas mãos do bom senso do policial rodoviário.

    • EJ

      Além desta falta de especificidade, permitiu outra dupla interpretação. Só cita “rodovia”. Tem cidades que tem rodovias estaduais passando bem no meio da cidade, sem característica alguma de rodovia, e sim de avenida, rua. Não digo das federais…falo das estaduais.

      • Edson Fernandes

        Bem… aí cabe a interpretação do tipo de local. Se for uma “rodovia” é obrigatório, virou avenida podendo virar rodovia no fim do trecho da cidade? ainda e avenida. Pelo menos eu considero dessa forma.

        Eu não serei muito afetado já que são poucas as vezes que ando com o farol baixo desligado (e geralmente na cidade, mas as de posição sempre ficam ligadas).

    • th!nk.t4nk

      Led diurno dispensa sim, lógico. É que precisa aguardar a regulamentação ainda.

      • Edson Fernandes

        A interpretação da lei simplesmente ignora os farois diurnos. Portanto, ligue o farol baixo mesmo tendo farois diurnos.

        • Roger Rosato

          O novo artigo 40 fala “faróis do veículo” e “luz baixa”. Logo, as luzes diurnas estão incluídas.

          • Edson Fernandes

            A interpretação ainda vai dar dor de cabeça e lhe garanto: Não está previsto.

            • !Marcelo Surf!

              Por outro lado, o led não deixa de ser uma luz, que, se não é alta, é baixa. Então, se a lei não especificar led diurnos, vai gerar dupla interpretação.

              • th!nk.t4nk

                Pessoal, lei é uma coisa, regulamentaçao tecnica é outra. O que imagino é que ainda irão fazer isso, especificando exatamente o tipo de luz, as opçoes para os importados, etc. Calma :)

                • Marcelo Nascimento

                  Até porque o farol baixo é feito para iluminar o chão e os leds brilham muito mais.

              • Edson Fernandes

                O problema é que a maldade será de quem pode te autuar. Se fosse por mim, consideraria luzes diurnas, mas não sou eu, portanto, eu acenderia mesmo nesses carros que possuem luz diurna, o farol baixo.

                • !Marcelo Surf!

                  Tem que ver como será o texto, se vier descrito “luz baixa” poderá ser utilizados leds diurnos mas se estiver descrito “farol baixo” ai ficaremos nas mãos do humor da autoridade.

      • Guilherme Batista

        Também penso que deve ser por falta de regulamentação. Os carros que tem DRL de LED parecem ter uma iluminação boa, mas os que não são em LED nem sempre parecem ter uma boa iluminação a ponto de serem melhor vistos.
        É o caso do 500, renegade e peugeot 208 que tem DRL bem pequenas que na minha opinião, não devem ajudar muito

      • !Marcelo Surf!

        Se a finalidade é ser notado para evitarmos colisões, os leds diurnos são muito mais eficientes, já que foram justamente projetados para esta finalidade, do que os faróis baixo,s que por sua vez foram projetados para iluminar a via a noite e não para ser notado, no entanto não estamos na europa, por isso eu duvido mesmo que dispensa

        • marco

          exatamente isso

      • !Marcelo Surf!

        Por outro lado, o led não deixa de ser uma luz, que se não é alta, é baixa. Então, se a lei não especificar vai gerar dupla interpretação.

    • Thales Sobral

      Pelo texto da lei, não dispensa. A lei já nasceu desatualizada… rs

      • David Diniz

        E o que não é desatualizado nesse país?

      • Roger Rosato

        O texto da lei diz “faróis”, não há especificação, somente sobre o foco da luz “luz baixa”.

    • DiMais

      lamentável porque deixa claro que é uso de FAROL BAIXO e não as luzes diurnas, isso já havia sido discutido anteriormente..
      as luzes diurnas por ora não estão regulamentadas, o que torna a lei assinada hoje já obsoleta em comparação com o primeiro mundo..

      • Roger Rosato

        “Art. 40

        I – o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;”

        • DiMais

          para uma lei de 1997 que contempla apenas luz alta, luz baixa e luz de posição, no melhor dos casos as luzes diurnas seriam consideradas luzes de posição (o objetivo de terem sido desenvolvidas no hemisfério norte).

          Artigo 40

          IV – o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração

          VII – o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

          Resolução 227 Contran

          2.7.10 “Farol de luz alta” é o farol utilizado para iluminar a via a uma longa distância à frente do veículo;

          2.7.10.1 “Farol de longo alcance” é um farol adicional, de facho de luz concentrado e de alta intensidade, semelhante ao farol de luz alta, destinado a auxiliar a iluminação, à distância, à frente do veículo.

          2.7.11 “Farol de luz baixa” é um farol utilizado para iluminar a via, à frente do veículo, sem causar ofuscamento ou desconforto aos motoristas que se aproximam em sentido contrário e nem a outros usuários da via.

          2.7.16 “Lanterna de posição traseira” é a lanterna utilizada para indicar a presença e a largura do veículo, quando visto pela traseira;

          2.7.15 “Lanterna de posição dianteira” é a lanterna utilizada para indicar a presença e a largura do veículo, quando visto frontalmente;

    • Roger Rosato

      “Art. 40

      I – o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;”

      Não há menção ao tipo de farol, apenas à intensidade da luz.

      • !Marcelo Surf!

        Realmente, partindo deste ponto de vista poderemos interpretar que os leds poderão se utilizados, já que os leds não deixam de ser luz”

  • Louis

    Muito bom, eu apoio!
    Eu queria que meu carro ligasse o farol automaticamente ao ligar o carro.
    Será que DRL de Led pode substituir o farol? Não duvido nada que tenha guarda querendo multar quem só andar com DRL de fábrica.

    • Luiz

      Também apoio, sempre ando na rodovias com os faróis acesos durante o dia. Agora, fica a dúvida referente ao DRL.

      O meu carro tem DRL, mas até que saia alguma posição, especialmente do CONTRAN, por precaução, vou trafegar com os faróis acesos.

    • BillyTheKid

      Na lei não há menção alguma de DRL. Enfim, pra variar, nossos legisladores estão bem atualizados no quesito “tecnologia”…

    • Cyro

      ja ia vim perguntar isso… meu carro tem DRL ….só ele já é suficiente?

    • cepereira2006

      E outra dúvida: o farol de milha vale?

      • th!nk.t4nk

        Não… Faróis de milha ofuscam, mesmo de dia. O foco deles é muito elevado.

      • Edson Fernandes

        Eu acho que vc questionou sobre farol de neblina. E não, não vale para esse caso.

      • Thales Sobral

        Farol de milha não é farol de neblina, confere? Não pode farol de milha (pois é muito forte), nem farol de neblina (alguns são mais altos, mas muitos são bem baixos — não auxiliam muito a ser visto — a função deles é outra)

    • “Perguntador”

      Na Argentina tem essa determinação (lei) também, e lá não aceitam ligar apenas o primeiro estágio (no manual do meu carro chama-se luz de estacionamento, eu acho). Precisa ligar o farol mesmo, acredito que o DRL também não seja aceito. Em uma viagem para lá, meu carro foi parado três vezes por estar sem a luz ligada (era automática), em uma delas só o primeiro estágio estava ligado. Por sorte não tomei multa.

      • raf mandwolf

        O “primeiro estágio” é a luz de posição e não serve como substituição ao farol baixo, até porque ele não ilumina muito a frente. Seu uso é para quando o carro está parado, indicando a posição dele na via. Para trafegar, use o farol baixo.

  • Guilhe

    Apoio, sempre uso nas rodovias.
    Agora falta ensinar o povo a diferença da luz de posição para farol baixo….

    • Edson Fernandes

      Falta também ensinar a diferença que faz andar com lanterna de neblina acesa em dia sem um nada de neblina…

      • DINEIROO

        Bizarro esses caras que andam com a lanterna de neblina acesa mesmo sem neblina kkkk

      • Ricston

        É a tal “síndrome da árvore de natal” que acomete milhares de brasileiros.

      • Guilherme Batista

        Eu uso o tempo todo, particularmente acho que ajuda bastante a evitar buracos e de dia ajuda a ser visto. Só não utilizo em dias de chuva sem neblina, aí eu acho que o reflexo acaba atrapalhando

        • Daniel

          Lanterna de Neblina é a traseira, vermelha, que deve ser usada SOMENTE em condições de neblina ou chuva forte. Aquilo incomoda um monte, principalmente se for um Fiat Stilo ou Renault Scenic, que tem 2 lanternas gigantes e altas! hahaha.

          • Guilherme Batista

            Ah sim, eu li errado, achei que estavam falando do farol de neblina.

            A lanterna é um trem horrível mesmo, mas me incomodam mais as de donos de fox e peugeot 207, porque parece que tem em maior quantidade e eu vejo o tempo todo! hahaha

        • Edson Fernandes

          Mas tbm citei a luz de neblina nas lanternas. Aquilo incomoda um monte.

  • Fábio A.

    Sempre faço uso nas rodovias quando viajo. Excelente medida. Só não fica claro se tenho que usar também nas rodovias de perímetro urbano, em Brasília há várias rodovias cortando a cidade. Da forma como está escrita a lei, dá a entender que sim.

    • Guilherme Batista

      A lei não é clara mesmo, mas como é uma coisa boa, é melhor aplicar em todas de uma vez né

    • Daniel

      Cara, use sempre! inclusive, na cidade, pela caracteristica do transito, o farol baixo aceso ajuda um monte tbm!

  • Thiago Lamim Matos

    Não tem custo o cara pálida?
    Acha que a energia do seu carro é de graça?

    • Daniel

      Noooooossa, vai aumentar o consumo uns 384litros/metro!

      • raf mandwolf

        Já sei! Vou instalar um dispositivo secreto no meu carro que vai transformar o movimento do motor em energia da bateria. Vou chamá-lo de… alternador, isso!

      • Thiago Lamim Matos

        Por causa de pessoas que pensam assim é que o governo esta cada vez mais influencia em nossas vidas, seja tirando 5 meses do nossos salários ou 0,001 km/L.

        • Daniel

          Se as pessoas pensassem na propria segurança e na segurança do proximo, não precisariamos ter obrigatorios os farois acesos, nem cinto de segurança, nem capacete…
          Mas o povo é tosco… não usa cinto, não usa capacete, não acende o farol. Por causa desses, precisamos das leis…

          Por causa da obrigatoriedade do abs e airbag seu carro agora pesa mais e consome mais que esses 0,001km/L por causa dos requisitos minimos de segurança (que são bem minimos mesmo) o Kwid vai pesar mais que 660Kg por aqui… e vai beber mais, logicamente.
          E ai? quer economia na base da porcaria?

          • Thiago Lamim Matos

            Sim.
            A segurança é minha, só importa a mim mesmo.
            Se quero andar sem cinto não deveria tomar multa e por ai vai.

            • Daniel

              Não, não importa só a você.
              Cada vez que alguém se fere ou morre num acidente, quem paga a conta é a população. Cada leito ocupado por alguem sem cinto ou capacete pode estar custando a vida de outra pessoa que “não tem nada a ver com a sua historia”.

  • Mr. Car

    Lei, você chegou atrasada: já uso há anos. Anos-luz, he, he!

    • Thales Sobral

      Chegou bem atrasada mesmo. Não fala de DRL, que deve equipar cada vez mais os novos carros.

  • Alfredo Araujo

    Isso me gera um problema, e acredito q a outros motoristas tmb.
    O Civic 2014 diminui a intensidade das luzes do painel digital (automaticamente) quando se liga os faróis, para que conforme a luminosidade natural diminua o painel não ofusque a visão do motorista.
    O problema é que em dias muito claros, quando ligo os faróis, não enxergo nada no painel !!
    Donos de Civic não poderão viajar durante o dia ? rs

    • Douglas Afonso Bonin

      eu tbm tenho este problema no Twingo.
      Existem vários carros com painel digital

    • DINEIROO

      Não tem a possibilidade de aumentar a intensidade luminosa dos instrumentos do painel?

      Estranho…

      • Edson Fernandes

        Não na mesma intensidade de quando selecionado o farol. É função interna e o dimmer digamos com o farol aceso, não é suficiente.

        • DINEIROO

          Tenho um Sonic e isso resolvo aumentando a intensidade. Fica 100%.

          • Edson Fernandes

            No caso do Civic isso não é possível.

            • leaozin

              Estou lendo o manual e parece ser possível sim, girando o mesmo botão que se usa para alterar o computador de bordo entre A e B com o veiculo ligado para a direita ou para a esquerda.
              Vou testar!
              “Quando o interruptor de ignição estiver na posição LiGaDa ii , é possível usar o botão de controle de iluminação para ajustar a iluminação do painel de instrumentos.
              Para aumentar a iluminação: Gire o botão no sentido horário.
              Para reduzir a iluminação: Gire o botão no sentido anti-horário.”
              “A intensidade da iluminação poderá ser ajustada de maneira diferente quando as luzes externas estiverem acesas ou apagadas.”

              • Edson Fernandes

                Vamos lá…

                O que eu quero dizer é que vc tem o Dimmer, só que com os farois ligados a intensidade mesmo no maximo não fica igual a quando os farois estão desligados.

                • leaozin

                  Eu desconhecia que fosse possivel regular a intensidade, vou tentar encontrar uma regulagem para que durante a noite ela não me incomode (muito brilho).

                  • Edson Fernandes

                    Sim tem como, nesse caso mesmo a noite vc pode diminuir a intensidade.

                    E só como curiosidade… o do Fluence fica ideal no limite da intensidade (de dia e de noite) se baixar é porque vc não quer luminosidade…rsrsrsrr

      • Alfredo Araujo

        Como o “Leaozin” mesmo disse, dependendo da intensidade da luz solar, mesmo com faróis desligados a iluminação é insuficiente.
        É um aspecto negativo dos painéis digitais (ao menos os que não possuem dimmer independente dos faróis)

      • Fred Fuchs

        Tem sim. Tem que ler o manual…

    • leaozin

      Realmente o meu civic 2014 sofre desse mal, de dia com o farol ligado a luz do painel fica muito fraca. Fora que o projeto já é mal feito e mesmo com o farol desligado dependendo da posição do sol já não se enxerga nada…

      • Fred Fuchs

        Não é um “mal”, é simplesmente a configuração que tem. Você pode aumentar a intensidade da iluminação do painel a gosto, enquanto os faróis estiverem acessos, e o carro vai “lembrar” dessa configuração para a próxima vez que você ligar os faróis. O problema é quando for dirigir de noite, você vai ter que ajustar a iluminação de novo…

        • leaozin

          Os Civics novos não possuem essa configuração, nem o meu 2014 nem o 2016 que temos em casa.

      • Fred Fuchs

        Ahh, vê se você não está usando uma iluminação muito fraca no painel durante o dia, porque comigo não acontece isso de o sol não deixar enxergar… O Civic tem seus problemas, mas esse não é um deles.

        • leaozin

          Em casa temos dois civics, um 2014 e um 2016 e em nenhum deles é possivel regular a intensidade da luz do painel.
          Ambos tem o mesmo problema, inclusive da posição do sol inviabilizar a leitura da velocidade e de todos os outros informativos do painel superior.

    • “Perguntador”

      No Fiesta acontece o mesmo, mas tem um botão de regulagem, colocando no máximo a visibilidade fica boa. Acredito que o Civic também tenha esse tipo de regulagem.

      • leaozin

        Infelizmente não possui esse recurso.

      • Alfredo Araujo

        O do Fiesta deve ser igual ao meu antigo Polo Sedan. Uma “rodinha” que ao gira-la, aumentava/diminuía a iluminação de todo o interior, desde as luzes dos botões das portas e radio, ao painel…

        • “Perguntador”

          Exatamente kkkkk

    • Alexandre

      Nossa, o meu A3 faz o contrário. Desliga o painel quando tá escuro, pra te lembrar de acender os faróis.

    • Daniel

      cara, vejo muito civic viajando de dia com farol baixo aceso. acho que não tem problema não ou deve ter alguma configuração (no C4 posso regular a intensidade dos displays)

    • Jackson

      Tenho o mesmo problema com o Take Up que tem luz vermelha no painel. Quando ligo os faróis de dia a leitura do painel fica comprometida. O Up não tem como aumentar a intensidade da luz do painel.

  • Leo

    Sempre usei e acho realmente efetivo para melhorar a visibilidade, especialmente de carros escuros e também quando o sol não está alto (de manhã cedo, final da tarde).

    • Ricston

      Pois eu penso que um carro prata ou cinza é muito mais simples de ser confundido com o asfalto (ou “linha do horizonte”) do que um preto. É o mesmo princípio de camuflagem utilizado na pintura de caças de combate.

  • Roberto

    Eu viajo muito e concordo que andar com farol aceso aumenta a segurança, principalmente nas estradas de pistas simples.
    Mesmo em dias ensolarados, um carro que vem em sentido contrário é mais rapidamente percebido, principalmente, se ele estiver num trecho de sobra de árvores, serras, etc.
    Na chuva e cerração também. Nas cidades, não vejo grandes vantagens.
    Muitos carros importados já tem vindo com faróis “day light” que se acendem automaticamente (não sei se esse seja o nome correto).
    Em se tornando obrigatório, logo os fabricantes irão disponibilizar sistemas que ativarão os faróis automaticamente, como os importados, tanto para carros novos, como como acessórios para usados usados e semi-novos.

  • Edson Fernandes

    Pessoal para esclarecer:
    A interpretação da lei IGNORA farois diurnos. Farois de neblina (citados como milha na maioria das vezes) também não são aceitos. Alias o farol de milha (que serve para longo alcance) é pior ainda que tem penetração da luz em uma distancia ainda maior que um farol alto.

    Então que fique bem claro, é rodovia? Farol baixo aceso.

    Outro ponto: eles não especificaram que tipo de rodovia. Então tem o nome de “rodovia” ? Farol aceso.

    Eu acho benefico isso e apesar de alguams pessoas citarem que já realizam o uso, fará muitos daqueles que acham essa medida besta, usar também. Para mim, sou a favor que fossem obrigatório o uso do farol baixo de noite em qualquer trajeto. Não tem coisa pior que vc estar em uma via e de repente não ver um carro porque estava apenas ligado o farol de posição.

    • Alexandre

      O que é farol baixo? Farol alto é aquele que acende o azul no painel. Farol baixo seria o farol normal ou o farolete, aquele que só acende uma luzinha de canto?

      • Thales Sobral

        Farol baixo é a segunda posição no seletor. Desligado -> Luz de posição (Farolete) -> Farol baixo.

        • Fred Fuchs

          …e em alguns casos, o carro não tem indicador no painel para saber se e a luz de posição ou o farol baixo que está ligado. De noite dá para perceber que não é o farol baixo ligado, mas de dia…

          • Jackson

            O Up sofre desse mal, é preciso girar a cabeça para a esquerda e ver se o comando do farol está ligado. Acho uma grande falha.

      • Edson Fernandes

        Luz de posição = farolete
        Luz de farol baixo = Farol normal

        A mudança é que o farol baixo é por apontar em uma posição mais baixa sendo o farol alto justamente o inverso para ter um maior alcance.

        • Alexandre

          Ok! Acho então que a lei devia dizer então apenas que os faróis deverão estar ligados. Ninguém vai sair por aí com farol alto e evita confusão. “Ligar os faróis!” Todo mundo entende.

          • Edson Fernandes

            Hehehehe pode ser… tomara que não seja essa a compreensão da lei….rs

  • Marcio Mariz

    Minha dúvida é: Carros que já possuem LEDs de condução diurna precisarão acender o farol baixo? Digo isto pois se precisarem, a função acendimento automático ficará inútil, uma vez que vc terá que ligar o farol baixo manualmente toda vez que pegar estrada.

    • Edu Silva Souza

      Quero saber o mesmo!

    • Jurandir Filho

      Sim, vão precisar acender os faróis, os nobres legisladores não pensaram na existência delas…

  • V12 for life

    Mais uma burrice de um demente que não sabe pesquisar, em países onde as LUZES DE ILUMINAÇÃO DIURNA são obrigatórias, devem fincionar o tempo todo e as mesmas não acendem as luzes traseiras pois o motorista que vem atrás pode confundir os faróis com a luz de freio, além de as DRLs serem mais fracas que o farol baixo, já que o fim é ser visto e não iluminar.

    • Fred Fuchs

      Tem veículos velhos que não tem terceira luz de freio… A lanterna ligada o tempo todo pode atrapalhar a visualização da freada do carro da frente nestes casos. O mesmo vale para os que tampam dita luz com pelicula muito escura. Este é o primeiro pensamento que me vem à cabeça ao ler esta notícia…

  • Guilherme Batista

    Aqui na região metropolitana de BH já vejo bastante gente utilizando os faróis acesos tanto na cidade quanto em rodovias. A lei veio tarde mas veio, agora é só melhorar ela e incluir as DRLs de uma vez

  • Alvaro Augusto Rocha

    Eu tenho o costume de usar o farol de neblina aceso com as lanternas em estradas, será que só eles já bastam, pois também são baixos !!!

    • Thales Sobral

      Não. Farol de neblina não é farol baixo.

      • Jurandir Filho

        E dá multa, ao menos que esteja chovendo forte ou com neblina/serração

  • arzanette

    Só para aumentar a indústria de multas, e a desculpa é sempre a mesma,
    pela segurança, então pq eles não melhoram a qualidade dos asfaltos,
    melhoram as rodovias e as ruas da cidade, com melhores iluminações,
    faixas sinalizadoras etc…

  • Raphael

    Bizarro…
    Em uma tacada só renderam a iluminação automática do carro inútil e vão me forçar a rodar de xenon aceso durante o dia (!!!!). DRL pra que neh?

  • David Diniz

    É por que a luz natural (do Sol) não é suficiente para iluminar a estrada então usando o farol para iluminar o dia resolve o problema e ainda de quebra acaba com motoristas drogados e bêbados. Esse é o pensamento do dePUTAdo.

    • Daniel

      Bom… dessa vez, foi vc que não estudou suficiente para saber quais os reais motivos do uso do farol aceso mesmo de dia.

      • David Diniz

        Ligando o farol resolve os problemas de acidentes na rodovia assim o transito fica seguro para todo o sempre :)

        • Daniel

          Sim, é exatamente assim como funciona. O simples ato de ligar o farol reduz significativamente o numero de acidentes, assim como o simples ato de dar seta, manter-se à direita, etc.

          É tudo tão simples que muita gente acha que não tem importância.

          • David Diniz

            Se a pessoa não enxerga um carro/caminhão(especialmente uma carreta) vindo no sentido contrário em plena luz do dia é melhor parar de dirigir e procurar um oculista urgentemente, pois é um perigo para ela mesma e as pessoas que estão ao redor.

  • André Andrews

    Como que um projeto desse passa pelas mãos de 513 deputados e 81 senadores e pelos consultores legislativos, e nenhum teve a dignidade de “perder” 5 minutos para se inteirar do assunto?! E o pior, passou pela Comissão de Viação e Transportes, que era de se esperar que tivesse a mínima noção de direito comparado, analisando o que ocorre em outros países. Confundiram farol baixo com DRL e com o antigo farol de uso diurno, onde se usava a mesma lâmpada do baixo, mas com 10 volts para ficar mais fraca, além de chaveamento para não acender lanternas e luz do quadro de instrumento.

    Caso desejassem uma medida neste sentido, isso deveria ser assunto do Contran, estipulando data para carros novos passarem a ter o DRL. Do modo como foi feito, quem tem carro com luz diurna, esta ficou inutilizável em rodovia.

    Com as câmeras de fiscalização, e com a indefinição de onde começa e termina uma rodovia, vai ser um prato cheio para a arrecadação, sobretudo no começo do vigor.

  • Edgar

    “Antes do Brasil, a Argentina já obriga todos os carros a circularem sempre com os faróis baixos acesos. Por lá, estudos mostraram que os faróis ligados poderiam reduzir em até 28% os choques frontais e em 10% os incidentes envolvendo pedestres.

    Em outros países, o uso dos faróis de dia se mantém como uma indicação. No entanto, um estudo publicado pelo departamento de transporte do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, aponta para a adoção da obrigatoriedade de se rodar com os faróis acesos também de dia, como foi feito no Brasil.” Estadão

  • Henry

    Alguém explica na real,para que serve farol baixo de dia, com bom tempo ?
    Eu uso farolete.
    Pior infração media e 4 pontos

    • MarcioMaster

      Para arrecadar + multas.

  • The Monster Man

    E os carros com luzes diurnas dianteiras, também precisam dos faróis baixos de dia?

  • Vagnerclp

    Eu já tenho este costume faz tempo. Também jogo no Eurotruck Simulator e quando comecei, tomei algumas multas em determinados países por não rodar com os faróis do caminhão acesos.

  • Bartolomeu

    Carros com DRL nos faróis raramente serão multados pois é difícil diferenciar do farol baixo em uma estrada.

  • Guilherme Batista

    Claro que precisa, estamos falando de carros em estrada, de vidas em jogo não é qualquer coisinha não. Acha que Xenon que não é de fábrica é proibido porquê? Acha que farol tem regulagem porquê?
    Não é só sair aprovando as coisas sem ter um estudo antes senão vira bagunça. É como eu disse antes, não são todas as DRLs que cumprem bem o papel de se manterem visíveis, então tem que ter algum critério, da mesma forma que existe regulamentação quanto todas as outras luzes

  • Luiz Pereira

    Muitas leis, pouca fiscalização!

  • Leonardo César

    Sempre liguei os faróis baixo na rodovia, e dentro da cidade sempre com pelo menos os de posições acessos. Ligo ate sem perceber as vezes, por pura mania mesmo.
    Só acho falho não especificar se leds diurnos são aceitos.

  • Higor Fontana

    Aqui em floripa é moda andar com farol apagado ou só na lanterna durante a noite, até mesmo na BR.
    Por causa desses infelizes eu acho que nem deveria poder desligar.
    Ligou o carro liga o farol.

  • afonso200

    ok, meu azera 2011, tem leds, mas eles sao ligados na posição luz de presença,,,,,,,ele sera considerado led diurno ou luz de presença…..ou tenho que ligar o farol mesmo de xenon ?? de dia o xenon voce só ve olhando de frente, só falta levar multa porque o policial olhou meio de lado e nao viu ligado

    • Jurandir Filho

      A Lei fala em farol, foi omissa quanto aos leds diurnos

  • Reginaldo Galuzzi

    o uso do farol de milha dispensa o farol baixo?

  • Jurandir Filho

    “Art. 40. ………………………………………………………..

    I – o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

    …………………………………………………………………” (NR)

    “Art. 250. ………………………………………………………

    I – ………………………………………………………………..

    ………………………………………………………………………….

    b) de dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovia”

  • marco

    o consumo de lâmpadas vai aumentar obviamente.
    poderia se colocar lâmpadas no farol baixo de LED pela sua durabilidade, mas a lei proíbe

  • Eliezer

    Um país com tamanha incidência de sol como o nosso essa lei é totalmente desnecessária…

  • Martini Stripes

    Acho a lei errada.
    Deveriam obrigar uma luz sempre acesa no carro, como na Europa que os carros vem com Led. Farol aceso implica em 2% a mais de consumo.

  • Mr. Camyin

    Na minha prova do Detran, para tirar a CNH, andei com o carro ligado o farol baixo a prova inteira (conselhos do meu instrutor), quando peguei minha primeira rodovia com o carro, farol baixo ligado de dia; o carro que vinha na mão contrária deu farol alto para mim quando cruzou comigo, então desliguei o farol e segui a viagem inteira com o farol desligado…

    Quem estava certo? O cara que deu farol para mim (talvez pedindo para eu desligar o farol) ou eu com um farol ligado? …

  • Luiz Pereira

    Pelo menos um terço dos motoristas em SP e Rio não acende os faróis nem durante a noite: anda apenas com as lanternas acesas, tornando quase impossível ver pedestres e ciclistas. Nunca ouvi falar de alguém que tenha sido multado por isso é há quem acredite que está fazendo o certo. De que adianta criar leis de ninguém fiscaliza nada?



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