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Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

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Algumas caixas automáticas possuem uma função bastante interessante, a Overdrive Off. Independentemente de ser uma transmissão por engrenagens ou correia/polias (CVT), ela pode ser introduzida se necessário, mas isso depende da proposta do fabricante do veículo.

Ele é acionado por um botão adicional na alavanca de câmbio e seu funcionamento é indicado no painel de instrumentos. Basicamente existem três situações onde a função Overdrive Off pode ser usada. A primeira está relacionada com subidas muito longas, tais como uma serra, por exemplo.

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Para se evitar uma variação – indesejável muitas vezes – nas trocas de marchas (no caso de engrenagens) ou alternância de rotação (CVT) durante esse trecho, o O/D Off pode ser utilizado, já que ele segura uma marcha ou relação mais curtas, a fim de manter um giro alto e adequado para vencer o esforço de subida.

Em descida de serra ou declives longos, o O/D Off pode ser usado como freio-motor, mas desde que seja um trecho suave, cuja inclinação não passe de 6 graus. Por fim, o terceiro uso dessa função é atingir velocidade máxima.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]





  • sushiman

    Cambio automatico do Etios é bom?

    • Marcio Vianna

      É o mesmo do Corolla anterior – Aisin AT-4 – o que ganhou fama internacional de “inquebrável”.

      • Mr Andrey

        Todos aisin são bons.

        • Marcio Vianna

          Exatamente.

        • Thiago Garcia de Lima

          Astra, Vectra e Zafira também?

        • PEDAORM

          São confiáveis, mas esse AT4 já é muito antiquado, não sei se dá para chamar de bom. Talvez bom para a categoria.

          • Marcio Vianna

            Consegue os mesmos números de consumo de combustível dos câmbios CVT de Nissan e Honda. Não é o mais moderno câmbio automático, entretanto é tão eficiente quanto os atuais.

            • João Cagnoni

              Oi? É tão eficiente quanto os atuais e tão bom quanto o CVT da Nissan e Honda? Em qual mundo você vive?

              • Marcio Vianna

                No mundo real e não no “fantástico mundo do eu sou um grande entendendor de carros”.
                Consumo – gasolina:
                Honda City 12,3 – 14,5
                Nissan Versa 11,6 – 14,1
                Toyota Etios 12,2 – 14,9
                Fonte: Inmetro – Concept

                A quem apenas deseja criticar algo sem antes estudá-lo; a esse Aisin At-4 foi adicionado o moderno composto eletrônico Acelerômetro que mede a inclinação e a aceleração do veículo, o câmbio não é indeciso em subidas e responde imediatamente quando requisitado. Já andei e elogiei o resultado. Levante-se, vá à concessionária e comprove.

                • João Cagnoni

                  Seu “moderno composto eletrônico Acelerômetro” existe no meu AL4 de 20 anos atrás. O Etios apresentou estes números de consumo pois é mais fraco e muito mais leve que os outros que você comparou, com certeza não é por causa do câmbio. Se você acha o câmbio tão bom, compare a evolução do próprio Corolla com AT4 e com o novo CVT. Convido quem já andou nos 2 pra dizer se teria novamente um AT4.

                  • Marcio Vianna

                    Rapaz, aqui temos o Nissan Sentra e adquirimos esse Etios automático para fim empresarial. Sabemos muito bem o que estamos dizendo e ando em ambos com o mesmo prazer e conforto. Ambos são bons automóveis, duas compras conscientes e agradáveis. Não são dê sua preferência? Ok, gosto cada um tem o seu.

                    • João Cagnoni

                      Não sentir diferença entre um Etios e um Sentra pra mim é demais.

                    • Marcio Vianna

                      Essa é a sua opinião? Nossa alterou o meu dia.

                    • João Cagnoni

                      Vai apelar? Continue argumentando. Fanboy de marca é assim, quando perde a conversa muda de assunto. Falando nisso, consultei o Sentra 2.0 CVT e está com consumo bem próximo ao Etios 1.5 AT, sendo o mesmo consumo usando etanol na estrada. Mas afinal, câmbio de 4 marchas é ruim, só é bom quando é Toyota, né? Pare de defender marcas meu amigo… Estão te empurrando um 4 marchas por um preço altíssimo, abra os olhos para a realidade. O Etios é o carro que a Toyota tem vergonha de oferecer em países desenvolvidos.

                    • Marcio Vianna

                      Adoraria, mas algumas pessoas mantém-se produtivas mesmo sob condições adversas – frio, chuva e etc. Então, siga seu dia, pois seguirei o meu.

                    • João Cagnoni

                      Me dá o dedinho? Vamos fazer as pazes?

                    • Marcio Vianna

                      ;)

                    • Marcio Vianna

                      Custou R$ 12.000,00 a menos do que as demais opções. Todas são caras devido à primazia da economia financeira em detrimento da economia produtiva que consome 45% do orçamento público e esta transformando os brasileiros em escravos da dívida para benefício de 10.000 famílias muito bem arquitetado por Meirelles durante o primeiro governo Lula, quando trocou a dívida externa brasileira com o FMI da 4% de juros ao ano pela emissão interna de títulos do tesouro remunerados pela Selic + inflação anual – o mesmo que está retornando como o gênio da economia. Pesquise a respeito. Tenha um bom dia.

                • João Cagnoni

                  Aproveitando o meu tempo livre, frio e indisposição pra trabalhar, consultei a tabela oficial do Inmetro. Os números divergem dos seus: Etios X 1.5 AT4 – 12,0/15,0, City 1.5 CVT – 12,0/15,0, Versa CVT: 12,0/14,0. O Etios ainda possui 150kg a mais que os outros 2, e o motor é mais fraco, principalmente em relação ao Versa. Não dá pra comparar.

                  • Marcio Vianna

                    Considerando os seus números – nem vou questionar a autenticidade – os dados são os mesmos!
                    É, realmente não dá para comparar…
                    Nossa não sabia que é você quem carrega o automóvel e não o contrário – que diferença faz o peso sendo o consumo o mesmo?!?

                    • João Cagnoni

                      Está me perguntando a diferença que faz o peso no consumo?

                    • Marcio Vianna

                      Não, o resultado objetivo, já que o consumo é o mesmo. Interpretação.

          • Mr Andrey

            Claro que sim, eu acho ele bom apenas não tem nenhuma esportividade ou mta tecnologia, porém ele troca as marchas automaticamente e de modo bem suave,seu propósito, então eu considero bom. Vlw

            • Guilherme

              Eu tenho um vectra 2.2 at4 e já andei em cruze at6. O vectra não tem nenhuma esportividade mesmo, mas o câmbio do cruze chegava a irritar de tanta indecisão (não sei se melhoraram a programação). Acho que depende muito do acerto do fabricante mesmo. Já andei na zafira tb e parecia q o motor ia explodir, de tanto q o conversor de torque patinava. Chegava a irritar qq aceleração leve o motor subia pra 3, 4k rpm

              • João Cagnoni

                O Cruze é fraco e pesado perto do Vectra, a indecisão é falta de força, assim como acontece no Civic 1.8. Compare o torque dos motores.

                • beto

                  Neste ponto vou discordar já que já tive estes 3 carro que vc citou. Nesta comparação cruze anda mais e tem o mesmo consumo.

              • Efulefante

                Provavelmente porque a o toque máximo ou boa parte dele está por aí nessa faixa de rotação

        • João Cagnoni

          Aisin e ZF são ótimos câmbios.

    • beto

      É bom, mas os concorrentes já tem 6 marchas. Combina com o design do etios, bem anos 90.

      • João Cagnoni

        Etios será o novo Palio, com tecnologia da década de 80.

    • João Cagnoni

      Depende do caso. Eu não aceitaria um AT de 4 marchas em um carro 0km.

  • Alvaro Guatura

    Nunca vi esse ícone no painel

    • “ela pode ser introduzida se necessário, mas isso depende da proposta do fabricante do veículo.”
      Galera que não lê/interpreta direito as coisas… ZzZzZZZZzz

      • Alvaro Guatura

        Li e interpretei, querido.
        Se facilita pra você entender, eu nunca vi esse ícone no painel de nenhum carro que eu dirigi ou andei de carona.

        • Pipo pipo

          Na Fielder tem, no Grand Vitara aparece como “Power”. No Suzuki ele apenas segura a marcha engatada por mais rotação, já na toyota você sentia imediatamente mais força no motor. Não sei se fui claro mas é a minha experiência com esses dois carros.

          • saosao

            Eu usava no corolla, e pelo que pude perceber, ele apenas não engatava a 4a. marcha, tendo como resultado o descrito na reportagem.

    • duhehe

      No corolla (2002~2008) tem, no Tiida e na Livina tbm,

    • xyzR2

      Kia Picanto 2004-2008 tbm tem, mas discordo quanto a atingir velocidade máxima embora nunca tenha passado dos 120.

  • Marcos Souza

    Alguns câmbios dispensam essa função como o gf6 da GM. Ele tem um acelerômetro que sente quando o carro está numa subida ou descida e não sobe marchas para não perder rotação no caso das subidas e faz o freio motor no caso das descidas.
    O único jeito de fazer o câmbio subir marcha numa subida é mudar manualmente e no caso das descidas ou vc muda manualmente ou acelera…

    • Edson Fernandes

      Exatamente o mesmo no Fluence que apesar de ser CVT ele tem essa inteligencia. Caso queira, tem a operação sequencial se necessário tbm.

    • Pacheco

      O Cambio da PSA tem a mesma coisa. Vc está numa descida e alem dele não soltar o cambio, ele até reduz marcha fazendo freio motor. Numa freada mais forte, ele até joga o giro lá pra cima ajudando no controle do carro.

  • Alexandre Monteiro

    Essa função está normalmente presente em câmbios mais antigos, praticamente todos o câmbios automáticos de 6 ou relações (câmbios automáticos de engrenagens) já não possuem mais essa função, devido acelerômetros e inclinômetros que detectam a necessidade ou não de uma retenção de marchas.

    • th!nk.t4nk

      Até estranhei fazerem uma matéria sobre algo já ultrapassado.

      • Pacheco

        Cambio CVT ainda possui. Mas os cambios atuais sequenciais, raramente tem.

    • Giuliano Luchetti

      o seu inclinômetro por acaso é oq o resto do mundo conhece como giroscópio? ou nível???

  • André

    Overdrive nada mais é que a marcha com relação mais longa, em cambio automáticos sem este dispositivo, para fazer o “overdrive off”, basta usar a função manual e reduzir uma marcha ou no caso de um cambio simples como o do Etios, colocar a alavanca no 3.

  • pedro rt

    in off- uma funcao diferente e muito pouco usada em todos os carros e o tal CUT OFF vc tira a chave da ignicao a uma determinada velocidade e qdo se diminui no transito vc coloca a chave dnovo na ignicao… da pra economizar com isso

    • Thiago Garcia de Lima

      Dai quando o volante travar voce enfia a chave onde? Cutoff ocorre quando se retira o pé do acelerador acima de determinada RPM, no meu carro é à 1600RPM por exemplo.

      • Raone

        Ai ele enfia a chave no cutoff dele quando faltar freio e a direção travar!!!

    • Boris

      impressionante

    • Zé Mundico

      Puxa, deve ser emocionante economizar desse jeito!!

    • PEDAORM

      Não tentem isso em casa!!!

  • Raone

    Materiazinha mais meio boca… Todos os cambio automáticos de hoje já tem uma função semelhante que se aciona automaticamente, sem necessidade de botão nenhum.

    • Thales Sobral

      Dá um desconto, 4 rodas foi boa 20 anos atrás.. Hoje em dia tá fraquinha…

  • Matheus Conrado

    Nos câmbios modernos isso não existe mais… no Gf6 No momento que ele sente qualquer ladeira ele reduz a marcha, e em qualquer subida a marcha é reduzida rapidamente pra evitar a perda de desempenho.. Nos At4 esse botão desativa a última marcha e o giromfica mais alto…

  • Aires Jone

    Eu tenho usado muito quando não necessito de ter o carro a correr muito. É como se ela desabilitasse a 4a velocidade da caixa e assim me permitisse fazer ladeiras sem ter o pé no travão.

  • Eliezer

    Temos um Nissan Grand Livina aqui no serviço que tem essa função…

  • Fernando

    No automatizado i-motion deve ser o modo S (sport), pois ele faz isso (segura as marchas até uma rotação elevada).



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