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primeira habilitacao Vai tirar sua primeira habilitação? Conheça o passo a passo




Sueli Osório

Você pretende tirar sua habilitação? Saiba que a Permissão para Dirigir, ou primeira habilitação, para as categorias “A” (motocicletas de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral) e “B” (veículos motorizados com peso máximo que não exceda 3,5 toneladas e não ultrapasse oito lugares, além do condutor), ou “A e B”, é concedida pelo período de um ano aos candidatos considerados aptos nos exames teórico e prático. Após o período de um ano, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou habilitação definitiva é concedida desde que o motorista não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Quem pode obter a Permissão para Dirigir?

Para tirar a primeira habilitação, o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade e CPF próprio e solicitar o serviço para as categorias “A”, “B” ou “A e B” na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da cidade onde mora. Para quem reside no Estado de São Paulo, os endereços podem ser consultados no site http://www.detran.sp.gov.br/. Em outros Estados, deve ser consultado nos sites dos Detrans locais.

Documentos e procedimentos

Devem ser apresentados originais e cópias simples de RG, CPF, comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação, além de protocolo de agendamento do site do Detran original. O candidato deve dirigir-se à Ciretran onde agendou atendimento munido do protocolo de atendimento e documentos solicitados para a confirmação do pré-cadastro e a realização de coleta biométrica. Depois, deve realizar exame médico (aptidão física e mental) e avaliação psicológica.

Após aprovação no exame médico e na avaliação psicológica, o candidato deve se matricular em um Centro de Formação de Condutores tipo A ou AB credenciado para realizar o curso teórico de legislação (45 horas-aula). Será necessário apresentar toda a documentação e o formulário eletrônico entregue pelo médico e psicólogo. Cumprida a carga horária, o CFC emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite o agendamento do exame teórico.

Depois, marque o exame teórico: compareça à sua Ciretran com o certificado de conclusão do curso teórico, toda a documentação e o comprovante de pagamento da taxa de exames (teórico e prático) para marcar o exame teórico.

Faça o exame teórico no local, dia e horário agendados. Caso necessário, o reagendamento do exame teórico é gratuito, bastando solicitá-lo pessoalmente na Unidade de Trânsito, reapresentando o documento de identificação pessoal.

Se for reprovado no exame teórico, pague novamente a taxa de exames (teórico/prático) e agende outra vez o exame teórico na mesma unidade.

Curso prático

Se for aprovado no exame teórico, dirija-se a um CFC tipo B ou AB credenciado para realizar matrícula para o curso prático. O CFC irá imprimir, via sistema, uma LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) e o candidato poderá iniciar seu curso de direção veicular (20 horas-aula) na categoria pretendida. Após a conclusão do curso, o CFC deverá agendar o exame prático junto à sua Ciretran.

Faça o exame prático no local, dia e horário agendados. Se reprovado no exame prático, pague novamente a taxa de exames (teórico/prático) e procure o CFC para agendar novo exame prático na Ciretran. Para conferir o resultado da prova, acesse no portal do Detran o serviço eletrônico “Pesquisa Resultado de Provas”.

Se for aprovado, pague a taxa de emissão da Permissão para Dirigir e retorne no prazo informado pela Ciretran para retirar o documento.

Quanto custa tirar a primeira habilitação?

  • Taxa do exame médico (pago diretamente na clínica): R$ 63,92;
  • Taxa do exame psicológico (pago diretamente na clínica): R$ 74,57;
  • Aulas no CFC teórico: consultar o CFC;
  • Taxa de exames – teórico e prático:  R$ 53,27 (pagamento nos bancos conveniados, através do CPF do candidato);
  • Aulas no CFC prático: consultar o CFC;
  • Taxa de emissão da Permissão para Dirigir: R$ 31,96 (pagamento nos bancos conveniados, pelo CPF do candidato).

Atenção: Não efetue o pagamento da taxa de postagem. As taxas de exame médico e psicotécnico não deverão ser pagas diretamente no banco.


  • VictorHugo

    Paguei R$2000,00 quando tirei minha carteira!

    • experientdriver

      2k ??
      está somando eventuais despesas com auto-escola?
      praticou corrupção?

    • ToNemAi_

      Eu não sei se choro ou dou rizada.

      • wasdyn

        Chora.

        • Geanmatheus

          Chora mesmo, gastei 1200. Sempre passando de primeira. Se o cara ficar insistindo e tomando pau, o preço vai nas alturas mesmo.

    • AniBALL1975

      Para uns alegria (grande maioria) , prudencia e educação e ai a permissão vira carteira de habilitação , para outros porte de arma e choro no final , podendo trazer um paletó de madeira ! Pensem nisso!

      • ToNemAi_

        Do que você ta falando? Ta fumado? porte de arma? paletó de madeira? você esta bem? Quer um medico?

        • AniBALL1975

          Paleto de madeira = caixão , sendo imprudente nem carteira de habilitacão vai chegar , não preciso de medico!

        • SilenceBass

          Acho que ele tá legal sim, falta um pouco de entendimento irônico, aí fica fácil.

          Um carro com uma anta ao volante vira uma arma em potencial, mesmo.

          • ToNemAi_

            Muito ruim o trocadilho dele.

            • Absurdo

              Fora que varia muito de pessoa pra pessoa, volante não é assim, de uma hora pra outra fica bom.. é experiencia, prudência e vontade de entender/aprender.

              • Tranquêra

                Falou e disse!

            • È eu mesmo

              o trocadilho foi perfeito, faltou vc aprender a interpretar, mais isso é como ser um motorista, só fica bom treinando, (entendeu o trocadilho ou precisa desenhar?)

    • joaoup

      Estou tirando minha carteira, só paguei até agora 550,00 dilmas!

    • Ranier_Aquino

      paguei R$1100,00 em 2010 sem corrupção. n precisei refazer nenhum teste a não ser um dos de atenção do psicotécnico.

      • kkkkkkkkkk

        q brasil é esse kkkkkkkk so rindo mesmo

  • ToNemAi_

    uhull em, 2007 foi 450,00 :D

    • wasdyn

      Quando tirei a minha (só B ) em 2008 foi em torno de R$ 400epouco também.

  • rvieria

    Minha carta em 2009 saiu 1.500 reais, sem corrupção.
    UM MIL E QUINHENTOS REAIS!

    • Arthur_SS

      A minha, também em 2009, saiu R$ 470,00.

    • DMBBR

      Poxa vida! Vendo estes valores, até que paguei um preço interessante para a minha habilitação. Tudo saiu por R$ 390 à vista, categoria B. Ela foi tirada em João Pessoa-PB, também no ano de 2009.

  • wasdyn

    E infelizmente, mesmo fazendo tudo certo e sendo aprovado na "raça", ainda está cheio de barbeiros por aí. O problema é que o sistema te ensina a dirigir, não a se portar no trânsito, e até um macaco, se bem treinado, pode aprender a pisar em alguns pedais e girar um volante. Além disso, para passar basta atuar, fingir que dá seta, fingir que respeita cruzamentos, fingir que dá preferência aos pedestres… A fiscalização tinha que continuar mesmo após a aprovação (sempre).
    Também sou extremamente contra pagar para passar, mesmo acreditando que na maioria das vezes não há diferença entre quem paga e quem passa na raça.

  • AutoNacional

    Uma coisa é fato. Direção é algo que só se aperfeiçoa praticando, por mais que uma auto escola seja ótima, pouco adianta se o futuro motorista não praticar.

  • Heverson

    Tirei minha habilitação B no finalzinho de 2011, recebi minha PPD no dia 26 de janeiro de 2012 e foi R$ 650,00 no total, peguei uma promoção em um site de compras coletivas… =)

  • supico

    Tirei a minha em 2002 e custou em torno de R$320,00.

  • Marlone

    Tirei a minha em 2003 e paguei 530 aqui no RS. Minha esposa foi ver o valor. 1200 somente B.
    Aqui no RS é um absurdo. Meu amigo passou dois anos na baia e tirou ab por menos de R$600

  • wasdyn

    Infelizmente, mesmo fazendo tudo certo e sendo aprovado na "raça", ainda está cheio de barbeiros por aí. O problema é que o sistema te ensina a dirigir, não a se portar no trânsito, e até um macaco, se bem treinado, pode aprender a pisar em alguns pedais e girar um volante. Além disso, para passar basta atuar, fingir que dá seta, fingir que respeita cruzamentos, fingir que dá preferência aos pedestres… A fiscalização tinha que continuar mesmo após a aprovação (sempre).
    Sou extremamente contra pagar para passar, mesmo acreditando que na maioria das vezes não há diferença entre quem paga e quem passa na raça.

  • Jason

    Nem me lembrem de tirar CNH. É um processo caro, demorado, cheio de altos e baixos. Os CFCs enfiam a faca bonito, os retestes pra quem reprova – eu reprovei na categoria A, a qual não consegui tirar – são caros. Os instrutores te sacaneiam no dia da prova, enfim… Tem que tomar muito cuidado. Acredito que pra quem já teve alguma vivência antes de ir pro CFC fica mais fácil. Mesmo assim, precisa ser atento.

    Paguei R$ 1000 pra conseguir tirar a de carro, não reprovei no teste, e hoje to indo pra 3 anos de carteira, sem nenhuma infração – assim pretendo continuar.

    • Absurdo

      Você deve dirigir igual velho então, e isso é um problema, sem querer ofender. Por que é fod* não tomar infranção em tanto tempo, eu, que conheço todos os radares da região, vez ou outra me distraio e tomo duas ou tres multas por ano..

      • Felipe

        Tenho 14 anos de CNH, e 12 anos sem tomar nenhuma multa, dirijo numa faixa de 1500 km por mês. Carro, pickup e caminhão, o q a empresa mandar eu fazer.
        Minha esposa já vai para o 4º exame prático.

  • johnnyburanelo

    tá tirando a primeira carta
    então por favor preste atençao nas aulas do CFC e nas praticas da autoescola
    se vc estiver devagar não se mantenha na pista da esquerda
    não pare no meio da rua, isto não é fila de indio
    se vc para no sinal e vai virar para a direita ou esquerda, para no seu respectivo local, nao corte a frente dos motoristas
    não vire sem dar seta
    e por favor olhe no espelho'

    pronto agora tire sua carta e nao seja um imbecil atrapalhando o transito ok?

  • lucas

    vou começar a fazer as aulas, paguei a vista 1.550 com tudo incluido :s

  • Rods

    Cara…. Olha… Lamentável o sistema brasileiro para tirar carta.

    Se o camarada sabe fazer uma "vaga" ele está apto a dirigir, acelerar, frear…. Pegar uma estrada… Enfim. Pode fazer tudo o que quiser… Mas somente se souber fazer a vaga….

    Dá uma preguiça grande, só de pensar. Mas a galera que não tem carta fica doida. A maioria são jovens de 18 anos, doidos pra levar uma gatinha pra passear, por isso ninguém se importa muito com isso.

    Mas nada mudará, pelo contrário, cada vez pior.

  • Alec_T

    Sempre digo que "comprei" a minha carteira.

    Como qualquer coisa que me custe proximo de 1000 reais pra tirar, eu nao posso dizer que ganhei ou outra coisa parecida.

  • pumagtb

    Deveria ter aulas a noite, em pista molhada, utilização de setas, frenagem, etc, isso na pratica. Um curso realmente de direção (completo), com carrros de no minimo 100-CV por enquanto é só um faz de conta. Isso reflete a quantidade de "barbeiros" nas ruas e estradas do país e isso niguem vê pois o importante é arrecadar em cima do despreparo dos motoristas, caso contrario a receita cai e a midia fica sem noticia.

    • Absurdo

      Curso pra piloto né? Pista molhada a regra é clara, atenção. Seta é um hábito, virou, setou. Frenagem sem abs é simples, nunca pisar em seco, bomba o freio até o ponto que tu sabe(com o tempo aprende) que as rodas não travam.. e assim por diante, não tem muito segredo é falta de atenção e vontade de aprender sobre o carro.

      • wasdyn

        O problema é que o pessoal vai aprender nas ruas, avenidas e estradas. Também acho que o curso deveria incluir situações adversas (não precisam ser extremas), só discordo do pumagtb com relação à potência. Ninguém sabe como é frear um carro numa situação de emergência até passar por ela, e se ficar "treinando" em vias públicas pode tomar multa.
        Não acho que seja um curso para piloto, mas algo próximo da direção defensiva. De resto (seta, preferência e afins) é educação e bom senso.

  • dudupruvinelli

    É ridículo esse sistema. Só dirijo bem atualmente por causa do meu pai (que tem curso de instrutor) e me deu todas as dicas, principalmente nas estradas. Mas o meu instrutor da AE era gente fina, explicou tudo bem direitinho e peguei a manha rápido. Nunca tinha dirigido antes e passei de primeira sem nenhuma falta. Aprendi a dirigir para passar na prova e ponto.

  • ChicoFCarvalho

    Os valores citados variam por estado. Creio que os mencionados são relativos a SP. Outro detalhe é que a foto utilizada na matéria mostra uma CNH antiga que deixou de ter esse layout em 2006…certamente, quem tirou a carteira depois disso ou a renovou já possui o "novo" modelo.

  • carlosph

    Porque aumentou tanto o curso pra carteira B? Nao lembro o valor certo mas tirei a minha em 2007 e paguei em 3 cheques de menos de 200 pratas, no total eu lembro que nao deu 700 reais com as taxas. Agora so a auto-escola tá quase mil pratas.

  • aledalloglio

    Ahh que época boa! Parece que foi ontem! Contava os dias pra chegar o meu aniversário de 18 anos, para minha infelicidade caiu num domingo e só pude começar a auto-escola 1 dia depois, segunda! Era muito ansiedade, pois dirijo carro desde os 12 e moto desde os 14… Mas só nos interior e praia… Nunca peguei estrada ou cidade com o carro!

    Chegou o dia do teste, fui o primeiro a fazer a prova na moto, mais de 50 pessoas me olhando, foi divertido eles verem a facilidade que passei (natural pra quem começou dirigir cedo, não estou me achando)
    De carro também trânquilo…

    Enfim, auto-escola não ensina a dirigir, peguem prática!

    Paguei 800 reais, A e B em 2009!

    Abraços

  • Filipe_GTS

    Comecei a autoescola no mesmo dia em que completei 18 anos
    Paguei R$ 600, em 3x sem juros
    Baita emoção quando veio a permissão

  • alexhmoraes

    Eu tirei carteira em 2001, gastei exatamente R$ 502,00
    Foram 30 aulas de legislação e 15 aulas de 50min de direção + as taxas.

  • daviddiniz

    Tenho a PPD até hoje(calma gente ela venceu em maio de 2007) quando peguei a definitiva já era o modelo novo. Agora quero trocar a categoria de B para C.

  • Paulo

    Parabéns pelas excelentes informações.

  • jonasperola

    Eu tirei a minha habilitação AB em 2010 paguei R$ 900,00 e não reprovei em nada, agora to tirando a D e vou pagar R$ 1.000,00 se eu passar em todas claro.

  • ToNemAi_

    Deveria ser igual aos EUA e ser $25 não 1500 uma simples carteira e deveria ser responsabilidade do governo e não das auto escolas.

  • Landrutt

    Não gastei nem 600 reais, isso em janeiro de 2007. Fiz dezoito anos em setembro de 2006 mas não pude tirar logo a CNH porque na época estudava no Canadá, mas assim que retornei ao Brasil tratei logo de dar entrada no processo, no outro dia. Como as filas eram gigantescas e o Detran-RN sempre foi uma lesma, só recebi a PPD em abril de 2007…finalmente pude estrear meu presente que tinha chegado dois dias antes, uma chamativa Meriva SS vermelha, bons tempos… :D

    • riccorreasp

      Que de SS tinha apenas a identificação, correto?

      • Landrutt

        Sim, mecanicamente e em termos de equipamentos era igual a Meriva top de linha, mesmo motor 1.8, mas com detalhes "esportivos", grade diferente(muito mais bonita que a original, pelo menos pra mim), e o interior mesclava vermelho e cinza. Eu na época queria mesmo um Stilo Schumacher ou um Astra SS, mas estes eram mais caros que a Meriva SS e, como ia ser um presente dos meus pais, resolvi não abusar tanto da boa vontade deles. Foi tudo muito bom, tirei muita onda na faculdade, como dizemos aqui, mas "cresci", abusei do visual apapagaiado dela e alguns problemas repetitivos da Meriva acabaram me fazendo trocá-la por um discreto New Fit LXL cinza pouco mais de dois anos depois.

        • riccorreasp

          Chamativa a SS realmente era. E, para um rapaz recém habilitado, creio que você deva ter "tirado muita onda", mesmo. rs

  • Daniel Ramos

    Eu preciso é renovar a minha e não tenho grana, vence dia 17. Rsrsrs! Tudo nesse pais aqui é caro, até pra se renovar uma cnh…o que mata é o exame medico

    • Absurdo

      Renovar é susse, faz todos os tramites direto no detran, economiza uns R$ 50,00 (jogando baixo). Só vai perder mais tempo mesmo..

      • Daniel Ramos

        Bem, não eu isso seja problema, mais pode ser um motivo a mais pra eu não fazer tudo no detran:
        Os médicos de lá embaçam muito com qualquer coisa, isso que é meu medo…se eles falarem pra eu soletrar o alfabeto em letras de 1cm de tamanho de longe é logico que eu não vou enxergar…rsrs! Me entende?!

    • Carlos_brown

      Se você for do Rio é só ligar no 0800 do DETRAN e pagar um DUDA no banco, daí você só faz o exame de vista e pronto, não deve chegar a 100 contos, agora se for em despachante fica em uns 300 mais ou menos e ele só vai fazer uma ligação de graça e pagar o DUDA para você.

      • Daniel Ramos

        Nesse quesito eu nem sei lhe responder, estou desinformado quanto a essa informação se é valida para SP…

  • Nícolas Umaras

    850,00 Em uma auto escola com CFC A que dava aula de verdade (e, diga-se de passagem, não eram chatas já que o professor exagerava nas situações e contava piadas ao mesmo tempo que esinava). Ainda estou esperando para fazer o exame teórico.

  • Guga

    R$ 850,00

  • Vinícius

    e o quebra?

  • Vinicius_Lima

    É o Seguinte, só para alertar e ressaltar Aqui em Minas Gerais na cidade de Pouso Alegre, existe uma máfia e um esquema tremendo envolvendo o Detran, Auto-escolas, delegados que se intitulam na teoria 'examinadores' e aprontam e inventam cada presepada e absurdo mirabolante, resumindo…conheço diversos colegas e amigos que já dirigiam e obtinham uma determinada experiência ao volante e foram naquela expectativa de ser aprovado na 1° tentativa se submeter respectivamente a última etapa, o tradicional ''Exame de rua'' e relataram e afirmaram categoricamente que executaram e concluíram o percurso inteiro sem cometer e errar simplesmente nada, no entanto os examinadores pilantras e malandros de plantão simplesmente com o único objetivo de arrecadar e explorar ao máximo os candidatos sobretudo os principiantes alegavam, inventam, atribuíam erros, faltas que não correspondiam aos fatos e circunstâncias específicas.

    Portanto, analisando e acompanhando essa situação e diversos relatos e desabafos de amigos, colegas é revoltante demais essa patifaria e desaforo que acontece sempre durante os respectivos ''Exames de Rua'', Afinal imagina é frustrante demais você investe e é submetido a pagar repletas taxas abusivas e surreais, se dedica e chega no dia os caras atrapalham e inventam aleatoriamente algum erro que simplesmente não existiu, é um absurdo!

    Fica Aqui registrado o Alerta e denúncia: e espero Sinceramente que as autoridades competentes tenham a transparência e integridade de analisar, averiguar e sobretudo investigar esse esquema mirabolante que insiste em predominar e atrapalhar e afetar diretamente diversas pessoas que dependem e precisam da CNH para uma série de necessidades e compromissos e estão sendo iludidas nessa cilada e maracutaia tremenda, se talvez permitissem algum sistema e recurso com o objetivo de ajudar a registrar cada exame específico com o auxílio de alguma câmera instalada dentro do carro aposto que ajudaria efetivamente a reduzir esses abusos!

  • sandro

    quero comprar uma mas legal dou até 1200 mas que esteja constando no detran. qual quer coisa mim ligue 81613021

  • Pah

    Tenho uma duvida, será que alguém saberia me responder!
    Comecei a Tirar minha CNH, só de Carro, reprovei no exame pratico, será que agora tem como incluir moto também, ou não dá mais tempo vou tem que acabar todo esse processo e fazer de novo pra moto?

  • https://www.facebook.com/somente.eu.1 Luiz Silva

    O que mata no Brasil é a falta de informação só isto. Para quem não sabe a carteira de motorista tirada fora do Brasil vale no Brasil por seis meses depois basta trocar ela, eu tirei a minha na Argentina rodei por seis meses e depois troquei ela no Detran. Custo final total R$ 2500,00 carro e moto. Caso o despachante vá para voce, o custo cai para R$ 1500,00.

  • galego

    eu vol tira a minha

  • marli

    alguem foi pra auto escola sem nunca ter pegado num carro dizen que e melhor treina antes outros diz que se for cru vc vai sem vicios e aprende do geito do estrutor alguem me ajuda

  • anonimo

    o estrutor tende ser muinto bom, dai dizen q a gente passamos faciu, vol tira a minha logo-logo, doque estamus faldno mesmo?