Vale a pena comprar picape diesel? (mesmo sendo mais cara?)

Vale a pena comprar picape diesel, mesmo sendo mais cara?
Vale a pena comprar picape diesel, mesmo sendo mais cara?

Dá para dizer que os proprietários de picapes a diesel são os mais fieis entre os consumidores de automóveis no Brasil. Você dificilmente vê algum fissurado por caminhonete abandonar o segmento para adquirir um sedã ou SUV, por exemplo – em especial fazendeiros e pessoas que utilizam seus carros em trechos mais acidentados.

Assim como os demais modelos de outras categorias, as picapes turbodiesel atendem um perfil específico de consumidores no mercado nacional. Dá para dizer que esse tipo de veículo não é para todo mundo. Ou melhor, nem todo mundo tem interesse em um modelo de determinado segmento.

Entre as qualidades, as picapes turbodiesel são, na maioria das vezes, bastante robustas. São aqueles veículos que topam qualquer parada.

Além disso, são ideais para quem curte ou necessita trafegar por trechos mais acidentados ou off-road, precisa de um utilitário com boa capacidade de carga ou até mesmo necessita de um carro mais robusto.

Por outro lado, as picapes são demasiadamente grandes para os centros urbanos. Elas possuem mais de cinco metros de comprimento, o que complica a acomodação em vagas de estacionamento das cidades – você certamente vai precisar rodar várias vezes até encontrar uma vaga do tamanho da sua picape.

Todavia, vale a pena comprar uma picape a diesel? A diferença de preço de mais de R$ 20 mil ou R$ 30 mil frente à mesma picape em sua versão flex acaba se justificando diante de um determinado tempo?

Infelizmente essa comparação não é possível de ser feita entre pickups novas, pois hoje os modelos maiores, como S10 e Hilux, não são mais oferecidas com motor Flex. Por isso vamos usar modelos usados como referência.

Picape diesel ou flex – preços

Para se ter uma ideia, uma Toyota Hilux SRV 2021, com motor 2.7 flex, câmbio automático e tração 4×4, está disponível no mercado por R$ 240.000, aproximadamente.

Já a Hilux SRV 2.8 turbodiesel do mesmo ano de 2021, também automática e traçada, custa R$ 261.000. Ou seja, há uma diferença de R$ 21 mil separando ambas, um valor suficiente para se comprar um carrinho popular usado para rodar nas cidades.

Outro modelo que pode servir de exemplo é a Chevrolet S10. O modelo S10 LTZ 2.5 flex com transmissão automática e tração 4×4, ano 2021, tem preço de tabela de R$ 193.000, ao passo que a S10 LTZ 2.8 turbodiesel automática e 4×4 pode ser adquirida por R$ 232.000.

Neste caso, há uma diferença de R$ 39.000, ainda maior.

diesel posto combustivel

Picape diesel ou flex – custos

Porém, nem só do valor desembolsado para a aquisição vive um proprietário de veículo. Há custos com manutenção, combustível, seguro, entre outros.

A respeito do combustível, há uma certa vantagem para donos de picapes a diesel. Agora em 2023, o preço do diesel S10 é de cerca de R$ 6,51, em uma média nacional. Já a gasolina comum tem preço médio de R$ 5,35. O etanol, por sua vez, era comercializado por, em média, R$ 4,44.

Contudo, o preço do combustível por si só não diz muita coisa. O que vale mesmo é o custo do quilômetro rodado. No caso da Hilux Flex, o consumo médio com gasolina é de 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada (média de 7,5 km/l), enquanto que com etanol as médias são de 4,8 e 5,6 km/l (média de 5,2 km/l), respectivamente.

Sendo assim, com gasolina, o custo do quilômetro é de R$ 0,77 na cidade e R$ 0,66 na estrada. Com etanol, os valores são de R$ 0,92 e R$ 0,79, nesta ordem.

No entanto, a Hilux Diesel faz 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. O consumo médio fica na casa dos 9,75 km/l. Ou seja, ela “cobra” R$ 0,72 por km rodado na cidade e R$ 0,62 na estrada.

Ou seja, a Hilux Diesel hoje em dia tem um custo por quilômetro que não é tão menor assim, como antigamente. Aliás, se compararmos diesel e gasolina, os valores são bem parecidos.

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Picape diesel ou flex – vantagens e desvantagens

Com relação aos ruídos provenientes do motor, mesmo com toda a tecnologia empregada atualmente nos motores diesel, não dá pra comparar. Se a pessoa se irrita facilmente com um motor barulhento, deve fugir do motor diesel.

Na hora de parar na oficina, para uma pequena manutenção, ou para uma revisão completa, o gasto com o motor a gasolina é sempre menor. Motores diesel tem cuidados frequentes que devem ser observados, como o dreno de água, que deve ser aberto regularmente.

Na durabilidade, ponto para o motor diesel. Se eles não fossem extremamente duráveis, talvez não seriam a escolha unânime de caminhões e ônibus. Ele dura mais pois gira menos, e acaba tendo desgastes menores.

Com relação a emissões de poluentes, quem se preocupa bastante com o meio ambiente e a vida das pessoas, deve ter um motor a gasolina. Isso porque o motor diesel libera substâncias diferentes, incluindo uma chamada acroleína, que pode causar câncer.

E, finalmente, o rendimento do motor diesel é melhor, pois ele nem sequer precisa de faísca para chegar a uma explosão, apresentando uma eficiência térmica melhor.

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Picape diesel ou flex – desvalorização

É fato que os consumidores de picapes preferem mais os modelos a diesel do que os flex. Sendo assim, o mercado de usados é melhor para picapes a diesel.

Para se ter uma ideia, a Hilux SR 2.7 flex apresenta uma desvalorização de quase 9,8% no primeiro ano e 13,1% no segundo ano de uso.

Já a Hilux SR 2.8 diesel desvaloriza 7,16% no primeiro ano e 9,65% no segundo ano.

Picape diesel ou flex – seguro

Ah sim, não podemos esquecer do seguro.

Em uma cotação simples, a Toyota Hilux SRV 2.8 turbodiesel automática 4×4 tem preço médio de seguro de R$ 4,5 mil. Por outro lado, a Hilux SRV 2.7 flex automática 4×4 tem seguro com preço médio de R$ 3,2 mil.

Vale lembrar que o valor do seguro varia para mais ou para menos dependendo de uma série de fatores, como perfil do condutor, multas, ano/modelo e versão da picape, localidade, entre outros.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.