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Será que ainda vale a pena ter carro a gás GNV hoje em dia?? Passada a euforia inicial do combustível alternativo, e com preços bem mais altos, muitos ficam em dúvida. Isso depende muito de onde a pessoa mora e como ela dirige.

Pesquisando no site da ANP, notamos que a última verificação de preços praticados do GNV mostra bastante diferença de preços entre as capitais do país. Na cidade de São Paulo a média paga pelo metro do GNV é de 1,49, no Rio de Janeiro 1,63, Belo Horizonte 1,66, Porto Alegre 1,81, Salvador e Natal 1,74.

Se em 2004 existiam 700.000 carros movidos a gás no Brasil, hoje esse número passou para mais de 1,5 milhão. O mecânico Thiago Lima comentou para o site G1 que quando ele visita seus pais que vivem a 160 quilômetros de distância, gasta 35 reais, contra 100 reais que gastava anteriormente.

Só que os sucessivos aumentos no preço do GNV tem desanimado as pessoas. O taxista carioca, Renato Pereira, não está satisfeito. Disse que antes dos aumentos de preços no primeiro semestre a economia era maior. Ele gastava 30 reais por dia e hoje gasta 50.

Antes as pessoas queriam muito transformar o carro para o gás, devido ao preço bem baixo, só que ficavam com medo da qualidade duvidosa das transformações feitas na maioria das oficinas especializadas. Agora, a qualidade já não é um problema tão sério. Se a pessoa usar uma oficina credenciada pelo Inmetro, é tranquilo. Só que a vontade de tranformar o carro já não é mais tão grande, pois o preço do gás subiu demais.

Será que vale a pena transformar?? Bem, se você vive em lugares como a minha cidade, no Sul de Minas, essa dúvida nem existe em sua cabeça, pois não existe GNV disponível. Mas se você é morador de uma grande cidade, analise que a conversão, vistoria, mudança de documento, etc, ficam em um total de uns 3.000 reais.

Levando em conta que o GNV custa o mesmo que o álcool, ou um pouco mais, só que rende bem mais, até mesmo o dobro dependendo do modelo, se você rodar 1.000 quilômetros por mês vai economizar 700 reais por ano. Isso se usava álcool, e 1.500 reais por ano se usava gasolina. O dinheiro leva um tempo para voltar ao seu bolso. Mas se você roda uns 3.000 quilômetros por mês, a economia por ano sobe para 2.100 reais no caso do álcool e 4.500 reais no caso da gasolina!

Mas cuidado. Se der uma dor de barriga na Bolívia, amanhã mesmo o preço do gás pode dobrar.

[Fonte: G1]


  • EDBSB

    Esse negócio de gás é a maior furada. Começa pela mudança nas características do veículo, que nunca mais será o mesmo, e termina com a perda da mala. Se o camarada quiser viajar com família é só contratar um transporte para as bagagens que tudo estará resolvido.

  • http://rafaelpereira.deviantart.com rafael.pereira

    Rapidinho, uma falha minha mas não consegui reconhecer: que carro é esse?

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber
  • Powerbest

    Não é furada não! Pra eu que ando muito aqui no RJ o GNV é uma mão na roda a economia compensa é claro que já foi melhor sim, e sobre espaço pra malas, no meu carro de trabalho eu não tenho problema tenho um escort 2001 1.6 8V zetec rocan, c/ 1 cilindro de 16m3, ainda sobra uma mala maior que a do Palio e Gol por exemplo!! Fui!!

  • LSFP

    E para piorar ainda tem o fanfarrão Evo e seus delírios nacionalistas, com a Bolívia em polvorosa, nunca se sabe o que vai acontecer com o gasoduto Brasil-Bolívia, responsável por 50% do consumo de gás natural no país

  • rodrigoneves

    Ainda vale à pena, claro. GNV custa 1,60 e o carro faz em torno de 12-14m³, contra 10km/l de gasolina que custa uns 2,50.

    Já foi melhor, mas ainda está bom…

  • http://rafaelpereira.deviantart.com rafael.pereira

    [Comentario #102146 sera citado aqui]

    Po, que deslize meu, logo um dos meus carros preferidos! :hahh: pois é, acabo de descobrir que não sou tão fã assim =/

    Por sinal, GNV num Golf é pecado!

  • brunojefferson

    em Porto alegre tem? me mudo pra lá ano que vem, será que vale a pena? um EcoSport por exemplo, isso seria uma boa?

  • Gadernal

    [Comentario #102153 sera citado aqui]

    Realmente…seu olho de tandera está meio desregulado, batí o olho e ví que era um MK4, sem dúvidas.
    GNV em golf é pecado é? e se for em um golf 1.6 é uq?? “autocidio”?? :clown:
    Meu colega de facul tem um, 1.6 com GNV, cruiz credo avi maria!

  • alfredo_araujo

    Para o RJ ainda tem o desconto no IPVA!! Q se nao me engano é de 40%…
    Para mim que rodo 20.000 por ano nao vale a pena..

    E tenham em consideração q um carro a gás demanda cuidados especiais e uma diminuição no ciclo de manutenção preventiva…

  • helmygalindo

    Eu que moro no RN também tenho sofrido com os aumentos sucessivos injustificados.

    O GNV é um produto bruto, não transformado, retirado de bolhas residuais nos poços de petróleo ou da decomposição de produtos orgânicos. Como pode custar o mesmo que o Álcool que precisa de um processo danado pra ser produzido?

    E outra, se jogado no ambiente sem estar queimado, o GNV se torna toxico. Ou seja, de uma forma ou de outra ele precisa ser queimado, então pq os preços tão caros?

    Hoje pago 1.69 por m³ por um GNV “encanado” aqui no meu próprio estado, no município de Guamaré. (que possui uma reserva capaz de tornar o Brasil autosuficiente até 2032!).

    Apesar de caro, o GNV ainda é viável. Pois roda mais que o Etanol e Gasolina por um pouco menos. Ainda sonho em ter meu próprio Biodigestor, como acontece em muitos lares na China e India. Quando eu conseguir isto, só usarei gasolina pra dar partida no carro!

  • Rodrigo joi

    Hoje talvez não seja muito economicamente viável, mas com essas descobertas de petroleo da petrobras isso deve mudar daqui a algum tempo, pois quase sempre onde há uma reserva de pedroleo acimo dela se forma uma reserva de gás, esse gás tem que ser queimado, pois queimado ele polui muito menos que solto livremente no ar, não digo que tenha que ser usado em carros, mas tem que dar um uso (proveito) a ele.
    Não sou contra carro a gás, afinal, niguem é obrigado a usar, tolo aquele que critica, pois é contra a opção … se não gosta, compra outra opção ….

  • heliofig

    Até o Diesel está na berlinda. Na minha cidade, o álcool está R$1,40/l e o diesel, R$2,13/l. Uma S10 Flex, fazendo 7,5km/l, gastará R$0,1867/km, enquanto a diesel, fazendo 12km/l, gastará R$0,1775/km. Isso custando R$30.000,00 mais caro, no mínimo…

  • MarceloAmorim

    Aqui em Natal segue o preço dos combustiveis atualizado:

    Gasolina comum:2.69
    Alcool:1.95
    Diesel:2.05
    GNV:1.99

  • alfredo_araujo

    Em alguns lugares de SP o alcool é 0,99 o litro !!!

  • helmygalindo

    [Comentario #102179 sera citado aqui]

    Rapaz, eu tb moro em Natal…. n me diga uma coisa dessas não agora que tô indo pra o trabalho! P*&$%#@ Mer$#@, Bando de F!@#$% da Pu$%¨%¨%! Atualizaram o preço no fim de semana!

    R$ 1,99 por um m³ de Peid#$!

    Desculpem-me, não aguentei! Precisei desabafar! :espar:

  • anderson

    e furada p quen nao tem carro a gas,eu tenho uma estrada 1,5 que gastava 1200,00 reais ao mes faz dois anos que ta no gas e so gasta 380,00 com a diferenca pago a prestaçao de uma zera 2008.bao de mais… :clapp: :clapp: :clapp:gas em cuiaba 1,59

  • gabrielhpantoja

    Não entendo pq importamos Gás da Bolívia se tínhamos recursos para sermos auto-suficientes por aqui mesmo.

    Só FHC explica! :clown: :clown: :clown: :clown:

  • fredkondo

    é o lula amarelo qdo o evo quiz nacionalizar as uninas de gas na bolivia agora teremos q esperar esse guerra entre governadors eo presidente e os estados unidos e a venazuela ,terminar ,ou o Brasil entra na briga e retoma o controle do preço do gas-natural ou esperar o gas do tupi ou tirar do sal de campos … :evil: :evil2: :down: :banana:

  • Luis.J.R.

    Meu irmão tem um astra a gás e tá gostando?E não quer trocar o carro tão cedo!Bom diz ele que fale a pena, ainda mais que roda em sp? :cool:

  • junior

    tenho um santana no gnv, será que devo usar gasolina frequentemente ou só de vez em quando? Instalei um relê na bomba para desligar quando está no gás, aja visto que o tanque está toda vida vazio e luz de reserva sempre acesa. será que devo abastecer e usar um pouco de gasolina nem que seja pelo menos de manhã cedo uns 2km por dia?

  • moraes

    olá pessoal, li alguns

  • moraes

    ola pessoal li alguns comentarios a respeito, e venho dizer que aqui na baixada santista, é um absurdo o que eles fizeram, a um ano atras o gas custava 1,49 hoje vc nao encontra por menos de 2,30, quer dizer quebrou td mundo aqui, tem comerciantes que tem frota de kombi com mais de 30 veiculos e todos a gas, imagina o investimento feito, para agora acontecer isso, aqui eu tenho dois fiorinos a gas, no começo era muito bom agora, ta valendo mais a pena o alcool.
    obrigado pela atençao ai pessoal um abrax

  • MOISE DE BH

    :shii: ola tenho uma grand cherokee V8 moro em belo horizonte, gasolina 2:22 e gnv 1:75. :?: :??: :wha: :eyess: será que vale a pena instalar o gnv e usar os dois combustíveis ???????? URGENTE…

    obrigado pela atenção

  • JKD

    [Comentario #102143 sera citado aqui]
    Essa é para o EDBSB: O problema não tá no gás, você é que não sabe comprar carro.

  • adami

    Ola boa noite a todos em bauru sp o gas gnv custa 2,59 o alcool 0,85 nao da para encarar o gnv

  • Rogério

    Tive um gol (CHT o motor do escort, que uma grande parcela diz que não presta) e ficou 17 anos no gas…vendi e ainda continua no gás…NUNCA tive problemas…motor tem cuidar e é simples….água + aditivo + troca de óleo no tempo certo com óleo de boa qualidade + troca de filtro de óleo…e NUCA…NUNCA COMPLETAR OLEO…NUNCA "RALAR" O MOTOR, pq nenhum motor aguenta…

    • Sergio

      Esse Motor CHT tb me surpreendeu de bom. o meu já está com 160 mil km e com torque ok no GNV e alcool. O grande problema do GNV é TEMPERATURA DA QUEIMA. Ele queima muito mais quente que gasolina e até do alcool. Então é preciso adaptar o motor para isso, afrouxando válvulas em 0,5mm além do padrão de fabrica (vide manual Landi Renzo Italiano). Isso faz baixar temp de funcionamento do cabeçote e em tese diminui rendimento no combustível normal, mas não senti a diferença. O que a massa diz que o gás "seca o motor por dentro", é pq j[a está tão quente que vaporiza o óleo. E só se diz isso pq abriu o motor. E pq abriu o motor?? Porque já fritou tudo.
      Agora, quem souber como alterar abertura de válvula em tucho hidráulico, por favor me avise.
      PS: rodo com GNV desde ano 2000.

  • Antonio Xavier Lima

    GNV, é uma roubada, no ínicio ele parece até economico, parece que se faz economia, más um ano depois ele terá 'detonado' todo o seu sistema de injeção eletrônica, e valor para o concerto é de R$3.500,00 meu gol teve todo o sistema avariado pelo gás, casa conversora disse que me avisou, e que eu assinei termo de responsábilida e que não é da alçada deles, eu tenho que assumir prejuizo sozinho. gás nunca más

  • magaly

    tenho uma caravan clyser 3.3 6c gostaria te colocar gas o que mim diz a respeito de motor e economia

  • Sergio

    1º GNV queima muito mais quente e nenhum cabeçote foi projetado para isso. Solução: Regular valvulas 0,5mm mais abertas que a medida de fábrica. Não sei como fazer em tucho hidráulico. Até no motor AP, pode-se trocar as pastilhas (em retífica séria). 2º Regule GNV em eletronica e "nunca mais mexa no regulador". Se ficar afogado perde potencia. Se ficar pobre superaquece cabeçote e queima velas, válvulas e até junta do cabeçote. Começou a falhar? Limpe ou troque velas e troque filtro de ar. Mais nada! As velas duram menos mesmo. Há, use 0,65 ou 0,6 só de abertura dos eletrodos da velas. Tenho 13 anos de GNV. Tudo isso vide manual da Landi Renzo Italia. Depois de 2 cabeçotes queimados, aprendi e nunca mais houve problemas, rodando mais de 4.500 Km/mes em estrada e transito. 3º Uso GNV desde ano 2000.