Home Finanças Veículos importados vão pagar 30% de IPI mais a alíquota vigente!

kia picanto 2012 oficial 64 Veículos importados vão pagar 30% de IPI mais a alíquota vigente!




Neste momento o ministro de Fazenda Guido Mantega acabou de anunciar a elevação de todas as alíquotas de IPI vigentes no mercado nacional.

As alíquotas serão somadas a mais 30%, sendo que apenas montadoras com conteúdo nacional terão desconto de 30% no acréscimo divulgado.

As montadoras que preencherem um total de 65% de conteúdo nacional e que tenham o processo produtivo completo ou parcial na região estarão livres do acréscimo de 30%.

Além disso, empresas que atenderem a pelo menos 6 de 11 requisitos, como por exemplo, montagem, estamparia, produção de embreagem, motor, entre outros, também ficam livres do acréscimo de IPI.

Assim, carros 1.0 vão de 7% para 37% de IPI, e assim sucessivamente em todas as categorias de veículos. A medida inclui carros, caminhões, ônibus, entre outros.

A medida vale a partir de amanhã e dura até dezembro de 2012. Todas as empresas estão habilitadas diante do acréscimo de 30% no IPI, sendo que todas terão um prazo de até 60 dias para comprovarem estarem dentro das exigências estabelecidas pela nova medida.

Quem não provar que está dentro do programa, vai pagar o IPI retroativo caso venda veículos sem o acréscimo de IPI. A medida deve impactar quase imediatamente nos preços dos veículos importados.

O governo está dizendo nesse momento que haverá fiscalização para conter abusos de preços. Luiz Gandini, presidente da Abeiva está presente na coletiva, mas foi impedido de falar.

A idéia do governo é promover o aumento de conteúdo nacional, inovação tecnológica e produção de veículos com maior valor agregado, além de objetivar garantir investimentos e empregos no setor industrial.


  • rlesposito

    Eu queria comentar, mas se o fizer, sairá apenas palavrões que serão censurados pelo moderador! :X

    • Luiz_

      a vontade de xingar é grande demais demais demais

      • renato

        A questão não é proteger as montadoras “brasileiras”, mas sim o trabalhador brasileiro.

        • edcunhaph

          Se fosse apenas isso, bastava reduzir os impostos sobre as peças e sobre os automóveis fabricados aqui…

          Mas não foi isso que foi feito, né?

        • archinho

          explica isso pra anfavea que fez seu lobby 100% eficiente… =( o objetivo é melhorar o cenario da industria nacional, mas os IMPORTADORES da maior parte dos carros são as 4 grandes, além do fato de importarem muuuito da argentina. ou seja… nao ajuda a parte nacional tanto quanto deveria. só afeta os importados do mexico =/

        • GUiGoBH

          Proteger o trabalhador brasileiro ??

          Fala isso pro meu pai que trabalha em montadora e que recebeu junto com o aumento de IPI a notícia que vai ter q trabalhar dobrado e provavelmente em turnos variados!

          Ehh Brasil! Desisto de vc

          • alfredo_araujo

            E ele nao ganha por isso ?

            • vinicarioca

              e daí que ganha? dinheiro não é tudo

              o que adianta trabalhar 12 h por dia, ganhar uma fortuna… mas não ter tempo pra gastar essa grana?

        • Tripa-Seca

          Quer ser protegido? Estude! Trabalhei em auto-peças, e dormindo cerca de 4 horas por dia (Morando em uma cidade, trabalhando em outra e estudando em outra), consegui me formar e hoje na minha área de atuação, sobra vagas. Esse tipo de protecionismo que faz as pessoas se acomodarem.

        • eduardo82br

          Eu acredito que esse negócio de ameaça de demissão é puro terrorismo barato. Aqui é a terra do lixo vendido a preço de ouro. Duvido que as 4 grandes vão fechar as portas aqui e perder esse filé mingnon que é o mercado brasileiro.

          O problema é que o sistema trabalha para o sistema e não para o povo (linha de raciocínio do Tropa de Elite). Se o governo defendesse o povo, mandaria as quatro grandes derrubar avião na pedrada e daria incentivos à novas montadoras que quisessem se estabelecer no país. Dai o terror partiria do governo: "vai demitir, demite então. Só que eu vou f*der com seu lucro porque eu vou colocar um monte de chinês aqui vendendo a mesma m*rda que vcs vendem pela metade do preço.". Ou então faz mais simples, diminua o imposto conforme o investimento em veículos melhores e mais seguros (como o próprio governo já propôs e voltou atrás).

          Tudo nesse país tem a lógica invertida. Aqui o rabo balança o gato e o poste mija no cachorro.

        • bandaxadibar

          para proteger o trabalhador, basta desonerarem a folha de pagamento e desviarem menos recursos…

    • mark_v10

      isso ai pra mim é só mais uma picaretagem pra encher (ainda mais) a cueca dos politicos com nosso dinheiro…quando eu acho que ja estamos no fundo da fossa vem um e ca** em cima.

      • Dharo Lima

        Enquanto eles puderem eles vao tirando da gente , o pior nao é isso , eu tive que rir duma materia do cqc aonde os politicos nao sabiam nem quantos estados haviam no Brasil , se organizassem essa bagunça , muita coisa ia mudar , nao só no setor automotivo mas em VARIOS outros aspectos

        • ThiagoLMC

          Isso com certeza é a pressão das montadoras do brasil… que pressionadas pelos amplos acessórios dos chineses, coreanos.. etc.. com preços baixos… forçaram as montadoras brasileiras a colocarem tecnologia nos carros.. dar valor ao INTERIOR do carro!!!…

          Agora elas ficam pressionando o governo… para ajuda-las a não diminuirem seus lucros e continuar deixando seus carros PELADÕES…
          Já que o governo NUNCA irá aceitar abaixar o maldito imposto.. então.. aumenta dos importados! É triste..

          • AndreyDKS

            quem tá falando que a medida é boa pra indústria nacional só pode estar de brincadeira…

            o que vai acontecer é que os preços dos veículos nacionais vão ser reajustados PRA CIMA junto com os importados

            é a coisa mais óbvia e evidente

            • rcchicoli

              Igual aconteceu com todas as medidas que visavam a proteção do produto nacional… Nunca deu certo, e não é agora que vai dar…

              • Guuvalenca

                Devemos tomar alguma atitude contra isso!
                Não dá pra ficar assim, NÃO DÁ! Deve ter algum jeito de mudar isso, e nós, apaixonados por carros, deveríamos nos reunir aqui no NA, ou até juntar com outros blogs, não sei.. pra dar um jeito nisso!

                Não dá mais pra ficar só olhando eles acabarem com tudo e e a gente não fazer nada!
                Eu fiquei completamente decepcionado/triste com essa notícia, e cada vez mais fico envergonhado de ser Brasileiro.
                Eu sei que se todos se reunirem, dá pra achar uma saída.
                Por favor amigos, devemos tomar providencias!

          • AndreyDKS

            E o que eu fico mais desgraçado da minha cabeça é que todas essas regras desse aumentam foram desenhadas perfeitamente pra FERRAR ESPECIFICAMENTE E APENAS as chinesas, coreanas e as premium… Nem caa de pau eles têm pra disfarçar o lobbysmo junto ao governo.

            "Ô paisinho de OSTA!"

            • LeoJP

              Outra coisa gravíssima: como disse o presidente da Abeiva, Se o intuito é gerar empregos no Brasil, porque essa medida não vale para o Mercosul e México?

              Com certeza já existe todo um esquema por trás estão molhando a mão de alguém aí . Quem será???

              • killbean_2011

                E os empregos gerados em toda a cadeia de distribuição dos importados ?? Vão embora…

                O mecânico da concessionária chinesa vai perder o emprego, o vendedor, o pessoal da agência de publicidade,o motorista da cegonha e por aí vai, os donos de concessionárias de veículos importados também são brasileiros e devem ter investido muito dinheiro para montar seus negócios, agora que suas vendas vão desabar, certamente demitirão as pampas.

                É, estamos condenados com essa super-reserva de mercado !

                Só para lembrar, quando existia reserva de mercado na área de informática, os consumidores só encontravam porcaria para comprar !!!

              • lucasfs87

                basta boicotar os carros das 4 grandes! acho que essa medida é apelativa e bastante clara até para os mais leigos. agora que é uma p*taria é!
                * cambada de Filhos da mae, sem vergonhas, e outros %$#@!¨”&¨#%$@$”$”@$¨%¨%&¨*@!!@*&¨%$##@@!

                • Diego Casagrande

                  Cara boicotar é uma coisa interessante e uma coisa difícil. Sabemos que a venda de veículos a maior parte é por frotistas e empresas que precisam de renovação a cada época. E será que estas empresas segurariam a onda da compra de carros novos?! Vamos ver. Como eu venho dizendo carro novo não entro mais.

                  PS. Nunca vi tanto comentário numa matéria aqui do NA em 3 anos que frequento, 575 comentários! xD

      • felipevielmo

        falando em dinheiro: meu pai comprou um importado esses dias mas já tá o contrato assinado.
        não vai ter como mudar o preço né?

        • pablo

          Depende da data da nota fiscal.

    • DRVJ

      Agora as montadoras brasileiras deitam em travesseiros com penas de ganso e rolam em colchões de mola.O razoável seria diminuir o IPI dos carros nacionais e deixá-los competitivos e atraentes para o consumidor final.Mas sei lá….Mantega e sua quadrilha devem andar de jatinho.Estão se lixando para preços de carros.

      • meufocusquebra

        É isto mesmo. Uma vergonha …Continuaremos com PALIOS, CELTAS, E GOLS COMO SENDO OS CARROS DO MOMENTO! Vejam o que é comentado neste excelente artigo do jornalista Pedro Kutney: http://bit.ly/o5486B

        Este é o Braziuuuuuu!

        • Diego Casagrande

          Interessante este site que você citou. será que este trecho reflete na nossa realidade automobilística, (“Ninguém está interessado em inovar aqui. Fabricantes de carros e fornecedores de sistemas querem trazer tudo que podem das matrizes. Os departamentos de compras dominam a engenharia e só pensam em cortar custos.”)
          Isto é uma verdadeira palhaçada com o consumidor brasileiro.

    • Pancous

      Eu falo: ao invés de aumentarem o imposto dos importados e tornarem mais caro o acesso do consumidor aos carros com melhor conteúdo e qualidade, por que eles não abaixam o IPI dos nacionais e pseudonacionais?

      • Leandro1978

        Era o que o governo estava propondo, mas as montadoras não quiseram.

    • bigedu1988

      Sabe o Pior, sem a concorrência dos importados a tendencia é os nacionais ficarem piores ainda…

    • WorthWRT

      Eu xingo por você

      !#&!@¨#!@#!@%#!%#¨!@%!%!…….

      Sinceramente, isso é uma palhaçada

    • Leandro1978

      Olha, acho que neste caso ele abrirá uma exceção…

    • DSCS

      Isso é uma VERGONHA, uma safadeza para com o consumidor, querem acabar com a concorrência para voltarmos aos tempos das carroças automotivas!!!

      Faz tempo que só compro carros importados, por protesto contra o "monopólio da carestia nacional", e proponho que façamos uma campanha para que as pessoas, ou pelo menos nós aqui SÓ COMPREMOS IMPORTADOS.

      E se o preço subir demais com essa palhaçada, que compremos importados semi-novos, vamos fazer as nacionais abarrotarem seus pátios, vamos mostrar que não somos palhaços na mão delas e deste Governo protecionista!!

      • Paulo_T

        isso é uma vergonha…
        se isso acontecer mesmo caberá apenas aos consumidores reverter esse papel…
        como?
        não comprando carro…

    • bandaxadibar

      Governo estupido e irracional….estão fortalecendo a comercialização da Kombi, gol G4, mille, courrier,ou invéz de investir na segurança e tecnologia da nossa frota jurássica….estamos regredindo

    • arturgoes

      podemos todos nós mandarmos um e-mail p/ o SR. Chupa R#$% das montadoras ministro da fazenda reclamando dessa palhaçada! Porque não reduzir o IPI dessas CARROÇAS que essas M%$^& de montadoras nacionais fazem, tornando assim essas joças mais competitivas!

    • jac_girl

      Além da queda, o coice . Não bastasse o aumento do dólar, ainda mais essa. O jeito vai NÃO COMPRAR. Somente assim, dona Kia, Hyundai, Honda, Toyota serão forçadas a baixar a margem do Lucro Brasil.

      • vinicarioca

        com isso a KIA, Hyundai e Jac… perdem toda sua capacidade de lucrar, talvez até saiam do país

        e a GM,VW e FIAT aumentam sua margem de lucro consideravelmente.

        • lucasfs87

          e as dezenas de milhares de pessoas que compraram seus carros se ferram a partir de agora, com bons carros na mão, mas que serão micos e inconsertaveis num futuro breve

    • VictorHugo

      Um dia seremos respeitados como merecemos!!!

      • Herumor_

        primeiro o brasileiro tem que se respeitar…

    • Fabio_Askan

      Eu não acredito nisso, isso me inoja….. esse pais ta pedindo uma revolução!!!!
      eu não aguento mais isso, eu to indignado….. eu num acredito que puderam aprovar isso!!!!!
      ISSO É UMA VERGONHA!!!!! PAIS DE … PQP MAIS DE MER………..

      EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO!!!!!

    • lucasfs87

      eu xingo pra vc:
      Vão tomar no toba seus politicos filhos de mulher safada, vão pra casa do capeta, cambada de peruca de touro! ladrões!

  • mbgregol

    Convenhamos mais essa agora, Brasil sempre trabalhando para mantadoras nacionais.

    • joaopbezerra

      E o quanto elas não pagam aos políticos para os manterem assim, "patriotas".

    • RFCAR

      Brasil um país de todos!!! Digo Tolos!!!
      sem comentários

      • Tiago_brito

        A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) esclareceu que o aumento do imposto também não vale para as importações do México, com o qual o Brasil possui acordo automotivo.(fonte G1)
        Então so rodo a kia e os chinas, 0 500, march e new fiesta se salvo menos mal.

        • eduardo82br

          Menos mal nada. Isso significa que os quatro cavaleiros do apocalipse continuam com vantagem até nos importados.

        • Victor Motter

          o problema é que mesmo assim as montadoras vao ter desculpa para cobrar ainda mais .

    • DougSampaNA

      Desculpe, o GOVERNO BRASILEIRO sempre trabalhando contra o povo que paga IMPOSTO DEMAIS.
      Esta na hora de nos revoltarmos de verdade contra esta QUADRILHA chamada receita federal que odeia o povo brasileiro e só sabe lhe dar facadas nas costas !!!!!!!!
      E´isso mesmo, classe média neste país não pode pensar ter nada melhor que o Governo que quer nivelar todos por baixo, impede esta ascenção e satisfaçção com a sobra do que ganha depois do roubo do desconto em folha; para o Guido Mantega eu lhe dou um apelido…Cão!

    • avot13

      Vamos ver se o Sérgio Habib vai deixar isso acontecer!!!

  • bernardomm

    um lado positivo seria que as montadoras que ainda n tem fabrica em solo nacional , vão ter q fazer isso agora.
    isso gera empregos.

    • _will

      isso é só um lado bom, por que o lado ruim tem vários

      • AutoIng

        Mas ainda há mais lados bons do que ruins. Precisamos parar de pensar somente no nosso bem-estar para pensar no dos outros também. O Brasil precisa gerar mais empregos no setor urgentemente. Empregos são mais importantes do que carros, fato. Outro ponto é que nos últimos meses a indústria brasileira sofreu uma desaceleração forte, e diversos setores demitiram bastante. A expectativa é que o Brasil ainda vá passar pelo pior da crise no próximo ano, pra você ter idéia. Considerando tudo isso, é preciso sim estimular de alguma forma a indústria nacional. Mesmo que seja às custas de carros velhos temporariamente.

        • vinicarioca

          Pra melhorar a industria nacional é SÓ ABAIXAR O IMPOSTO. ISSO foi uma medida pra proteger as 4 grandes, só isso.

        • danilotoo

          nao tem lado positivo
          nós pensamos demais nos outros:
          .Pensamos nas montadoras. OOOhhh.. vai tirar o emprego que seria gerado aqui dentro.. mentira.. quer manter os empregos reduza a margem de lucro, cobre menos pelos carros, inove e pare de mandar lucro para fora do país para equipar e inovar os carros da Europa!!!!!!! Mas,, é mais fácil tirar do burro bananeiro do que se mexer na estrutura arcaica.

          .Pensamos também nos bandidos, afinal temos que respeitar os direitos humanos (enquanto tem uma renca de vagabundo tomando conta, assaltando caixa eletronico e fazendo sequestro). Mas, bandido aqui deve ser preservado, afinal é uma pessoa que tem direitos e NENHUM DEVER!!!!!!

          .Pensamos também nos Ecologistas que protestam nas construcoes das hidreeletricas: ohh.. vai destruir os rios.. acabar com as tocas dos índios ou matar algumas centenas de peixes….porra.!!!!! vai produzir energia como entao pqp? botar energia termelétrica? nuclear (para vasar depois?) Eólica extremamente cara e com produção limitada? Solar que só funciona com luz solar? Acho que o jeito é ir na casa do fila da mae do ecologista e botar uma usina a carvao bem do lado da casa dele. OU melhor: cobrar mais a energia e diminuir o consumo. Pra que investir ?!!!

          .Pensamos na Petrobras também. Pago caro na gasolina, alcool nao tem mas o importante é que a Petrobras é nossa!!!!!!!!!!!! É tudo nossa. Que papo furado!!!!!

          Mandei pro CQC uma sugestao de reportagem sobre essa bandidagem do IPI. Se mais gente pedisse, quem sabe eles fariam uma matéria! Mostrar pro povao futebolístico e ver se alguém mexe o c* do sofá

          E por aí vai.. é abuso atrás de abuso

          • Vitorvcd

            Pior que é mesmo,temos uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo,os ecologistas ainda reclamam,se tiver carro elétrico,pode ter certeza que não iremos poluir nada e ainda diminuiria o nível de co² nas cidades,diferente dos EUA que tem uma energia muito suja,eles substituiriam nada por nada mesmo.

            Sobre a Petrobras , ótimo,nossa,não temos acesso a nada,maior furada que o vargas fez na época,graças a ele não temos diferença no valor de cada usineira de gasolina,fora o governo que não controla nada sobre o álcool,ainda fica se gabando em cima dos países mais ricos,dizendo que temos energia limpa,queria pelo menos a explicação para o álcool da gasolina ter menos de 1% de água e o álcool combustível tem mais de 5% de água,eu não discordo da nossa gasolina ter álcool,acho isso até bom,mas o valor tá alto pra isso,mas minha preferencia é que tenha somente 18% de álcool na gasolina.

            Mesmo com tudo isso o custo de produção continua alto no Brasil,compensa mais importar os carros,as fábricas só querem se instalar aqui porque Brasileiro é careta com carro importado,não pensa no seu conforto antes de comprar,só pensa no dinheiro,um tipico comportamento mesquinha,é assim que os americanos vê agente,só ir numa loja lá nos States e falar que é Brasileiro,vai ver como o vendedor se transforma.

          • Sr_Andante

            Se o presidente da Band for "acionista" das 4 grandes nunca irá ter essa reportagem. Mas vale a tentativa

    • michelahad

      Fabricando aqui eles terão a mesma qualidade dos nacionais(um lixo) e o preço subir… Que GRANDE vantagem…

      • Rafael

        o bom de importados que são atualizados, já aqui no Brasil… vergonha… vide o Hyundai Tucson…

    • giodoesitbetter

      Você acha mesmo? Você acha que depois de perder mercado uma montadora vai investir no país assim, as cegas?
      E a qualidade do produto? Ah não. Isso não é nada importante comparado com o lucro das 4 grandes.

      Eu já estava fechado para comprar um Kia Picanto (identico ao da foto) nesse domingo. Será que poderei fazê-lo?

      • PedroGeraldes

        Verde não!!!! hahahahaha..

    • Cil

      EU SINTO MUITO, MAS EU NÃO QUERO FÁBRICA NACIONAL! JÁ TEMOS CARROÇAS DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Educhs

      Sim..vão…com a carga tributária lá em cima, custo de produção altíssimo, fábricas fugindo pro México. Na verdade o que vai acontecer é o reino pra sempre das 4 grandes amém. Que vão poder empurrar suas sucatas sem concorrência alguma.

    • http://www.tudoparaempresas.com/ TudoParaEmpresas

      Mas apenas 1 ou outra se arriscará a investir pesado nesse lixo de país.
      Importar também gera empregos e gira a economia. E é muito menos arriscado, fazendo com que MUITAS marcas pudessem atuar aqui. Além de aumentar a concorrência, o que é bom para os consumidores e para o próprio mercado. Concorrência é o incentivo que as 4 lixos nacionais precisam para inovarem e produzirem carroças melhores. Agora não precisam mais. Mas daqui a 10 anos, quando abrirem o mercado para os importados novamente, o Brasil só vai ter carroças e vai ser engolido pelos importados. Se estivessem concorrendo desde agora estariam mais bem armados para competir no futuro.

    • Sr_Andante

      Tem idéia de quanto tempo se demora para elaborar estudo de viabilidade técnico-econômica, projeto básico, mapa de investimento, consulta jurídica, licenças etc etc etc para se montar uma fábrica ? Que garantias têm as empresas com um governo volátil como esse ?

  • _will

    carro importado era a solução para ter preços baixos agora nem vale mais a pena comprar um

    • Herumor_

      a MELHOR solução que houve para termos carros baratos, brasileiros e de boa tecnologia foi a GURGEL, todos podem falar muito mal dos carros da GURGEL mas para a época eram carros muito bons mesmo sem nenhum incentivo do governo e 4 grandes montadoras para destruir ela…

      hoje uma montadora dessa ia fazer a diferença no "Brazil"…

    • Rodrigo_alr

      Verdade… Acho que a solução ideal seria mesmo baixar ou isentar os "nacionais" do IPI, como já dito em outros comentários, mas com isso alguns "bolsos" ficariam mais vazios, ou seja, deixa o povo continuar pagando caro pelos carros, sem muitas opções de escolha decentes. Vergonha dessa bancada de políticos e da presidenta. Cada dia mais a "casa" de dilma vem sofrendo baixas com notícias de políticos deixando seus cargos por atos de corrupção, será que a população está acordando?

      • Sr_Andante

        A população não está acordando. As demissões são consequência de uma guerra entre os verdadeiros protagonistas da história, os protagonistas invisíveis que tomam conta do $$$ público e o distribuem como bem entendem. Os governantes são meros cumpridores de determinações da meia dúzia que realmente manda. Existe chantagem, grampos, filmagens, traição, assassinato premeditado noticiado como latrocínio e todo o tipo de manobras que faz os bandidos da camorra parecerem crianças inocentes.

    • Vin_T

      ESSE PAÍS É UM LIXO! A lei da ficha limpa precisa ir p votação (como se os ladrões fossem aprovar suas próprias prisões), para, SE FOR APLICADA, SOMENTE EM 2014! Agora, qdo é pra ARRANCAR DINHEIRO DO POVO, anunciam um aumento de imposto NA QUINTA A NOITE, E NA SEXTA JÁ TÁ VALENDO! Vamos quebrar tudo em Brasília, galera!

    • brucampa

      essa é pra quem diz que carro não é investimento….se voce comprou um carro importado de 100mil ontem, hoje ele vale 130mil…..kkk

  • temsp

    e os brasileiros vão aceitar quietinhos como sempre

    • bandaxadibar

      se todo brasileiro protestar, não comprando mais carro 0km por um mês, o governo recuaria

      • Victor Motter

        problema é justo esse .

      • lucasfs87

        eu apoio! não compro carro 0km por 2 anos se for preciso! agora fala isso pro playboyzinho que quer um carrinho novo só pq passou no enem

      • gui_c

        Um mes? Nao faz nem cocegas, ate porque nao é todo mundo que adere a ideia.
        O negocio é nao comprar durante o periodo de validade do decreto: ate dez de 2012 (se nao houver prorrogacao).

    • CRW_09

      Vão aceitar quietinhos porque pra maioria dos brasileiros brigar pela qualidade dos carros é um mero assunto "fútil". O povo foi acostumado a andar de Fusca por 30 anos, hoje andar de Gol é uma evolução. Chegue correndo pra alguma mulher que vc conheça ou pra algum amigo que não entenda muito de carro e conte essa noticia do aumento de ipi pra importado e veja o que eles vão falar: No máximo vão soltar "nossa que ruim né". Pra maioria tanto faz, o povo não tem noção nenhuma do que presta e o que não presta, não tem referência do que é carro de verdade, medem os carros pelo preço e não se importam em pagar 3 vezes mais num sedã médio porque é a única chance de se acharem superiores aos outros. Enfim, talvez esses importados completos que estavam chegando mudassem um pouco essa forma de pensar, mas já era de novo.

  • tiago90j

    é a famosa faca de dois gumes, não e´totalmente ruim e nem é totalmente bom…

    • joaopbezerra

      O que tem de bom nisso?

      • tiago90j

        manutenção do parque industrial, que apesar de ultrapassado é o que temos!

        • marcio_cr

          Isso não é bom.

        • FFFuel

          Esse tipo de protecionismo só nos deixa cada vez mais ineficientes e sem competitividade com relação ao resto do mundo!
          É o tipo de medida retrógrada que ao invés de levar o país para frente, empurra ele para trás… e quem paga a conta é quem vive aqui dentro!
          Os políticos tinham que se preocupar em fazer o país ficar mais EFICIENTE para pode EXPORTAR produtos e dessa forma promover o nosso parque industrial.
          Desse jeito quem paga a conta de toda a ineficiência e custos absurdos do nosso país/parque industrial, é o infeliz do povo brasileiro. É ele que paga 30% mais caro, para os lixos produzidos aqui conseguirem ser competitivos!

          Ou seja… Não tem NADA de positivo nessa medida!
          É o Brasil ficando cada vez mais parecido com CUBA!

        • jogador

          nosso parque industrial não é ultrapassado, mas as nossas políticas públicas soviéticas

        • rogeriulima

          Ok esse é o lado ruim, mas qual é o bom mesmo???

        • Sr_Andante

          Esse é o raciocínio dos chantagistas das 4 grandes. Não passa de sofisma.

      • O_Corsario

        Sendo bem "poliana", o lado bom é que forçará novas marcas, como JAC e Chery, a apressarem suas fábricas aqui.
        No fundo, sem mais "poliana" ainda, servirá para tornar o mercado viável apenas para quem tinha interesse em estar aqui a longo prazo.
        Mas também acho que é tremendo absurdo, sou contra esta medida discriminatória.

        • aprs

          O perigo é que as marcas recuem. Tá certo que a crise mundial assusta, mas essa medida passa a impressão que o Brasil não é país sério (plaquinha do "Eu já sabia"), que o governo está sempre intervindo, criando regras, mudando o jogo. Quem é louco de apostar num país com governo tão bipolar? Se eu fosse presidente de fábrica, caía fora desse barco e ia vender lá pras bandas de Argentina, Chile.

          • Acelerando

            Opa! Opa! Opa! O Brasil não é sério é uma verdade, mas que os outros países também se protegem também é verdade. Somos muito discriminados no mundo inteiro no que temos de mais forte : Agricultura. Por diversas vezes o Brasil é impedido de exportar produtos agrícola sob o pretexto de BARREIRA SANITÁRIA. Quer coisa pior? Além de impedir a importação dos nossos produtos ainda nos difamam?

            • Tripa-Seca

              Mas até nisso somos incopetentes: Exportamos soja e importamos óleo de soja.

              • aprs

                Exportamos açúcar e importamos etanol de milho. Collorido sobre o álcool brasileiro: "engula sua auto-suficiência e a digira como julgar conveniente". O "compañero" adorou pinga de milho. ^_^

              • Acelerando

                Somos incompetentes sim, mas o Óleo não é o produto principal da soja, é um sub-produto. A importação da soja pelos outros países é para fazer FARELO para alimentação animal.

  • http://macmagazine.com.br/ Andre Cunha

    Eu vejo uma possibilidade séria dos preços de todos os carros serem elevados mesmo se eles forem totalmente produzidos no Brasil afinal, a ganância aqui é grande.

    • Rafael

      os importados vão subir o preço…. os nacionais por ganacia sobem tbm, ex: Chineses sobem 10mil.. e Nacionais do mesmo padrão sobem 7mil, e vão dizer que está masi barato

      • eokn

        Por que a Ford vai cotinuar vendendo, por exemplo, o Fiesta por 37990 se o J3 deve ir para quase 50000?
        Aumenta uns 5000 que vai ficar bem mais barato que o J3 e tá tudo otimo (para eles)!

    • rogeriulima

      Lembrando que graças aos importados que vimos nos ultimos tempos uma redução no preço dos veículos, ou pelo menos os preços não aumentaram. Um bom exemplo disso é o Jac J3 que fez a Renault atualizar o Sandero e ainda abaixar o preço de tabela dele, e a Ford que equipou o fiesta com airbag e abs pelo mesmo valor do J3. Fora que semana passada a Fiat abaixou o valor de tabela do Punto também.
      Emfim, os importados estavam puxando os preços para baixo, se eles ficarem 30% mais caros…

  • Giovanni.

    Nao é aumentando alicotas que o nosso governo vai promover o avanço tecnológico das nossas jangadas do asfalto. É uma medida extremamente protencionista, que resalta o quao frágeis e incompetentes somos no cenário internacional – As montadoras enterradas no brasil estao rindo a toa. Lamentável que o governo continue aumentando a carga tributária em todos os aspectos, criando imposto sobre imposto. E o carro aqui sempre vai continuar caro e ruim. Cada vez mais me sinto com um sentimento de república das bananas.

  • AndersonPuff

    Vamos ficar 1 ano e 4 meses mais obsoletos, porque a montadoras (ultrapassadas) nacionais ganharam um presente de natal, alias dois natais.. 2011 e 2012, que mentira essa medida, lobby para conter o avanço dos importados…. lamentável

    • ludolfalexandre

      E vc acha que nao vao renovar isso? esquece… so se esse cambio for para 2

    • Tiago Albuquerque

      Esteja certo que isso será renovado por mais 2 depois por mais 2 anos… Que vergonha desse nosso governo meu deus !

  • jaimecampos

    É o caso daquela piada: o cara pegou sua esposa o traindo no sofá, então o que ele fez??? vende o sofá, oras!!!!

    Tá dificil viu!! Faço minhas as palavras do rlesposito!!!!

    • CharlesAle

      estava pensando justamente nisso,!!!é incrivel a maneira absurda dos brasileiros de resolver as coisas!!!!

  • geoshina

    Que vergonha de ser brasileiro….. (pq não manter o IPI do jeito que está e reduzir os que tem conteúdo nacional?. Abaixa o preço dos carros carroças e vende ainda mais para as pessoas que querem ter o seu primeiro carro).

    Mais uma vez a tecnologia acaba por ficar menos acessível…

    • Giorgio

      Sim, mas daí eles não ganham mais dinheiro.

    • lu_zo

      pq se fizessem isso, só quem iria ganhar seriam as montadoras, que não passaria a queda do IPI para o preço do carro.

    • jogador

      Não precisa ter vergonha de ser brasileiro, sim vergonha dos políticos socialistas que estão no poder.

      • LuccasVillela

        EXATAMENTE. This is PT.

      • Tripa-Seca

        Que não chegaram no poder por osmose.

      • Sr_Andante

        Qualquer governo faria o mesmo. Porque aqui em nosso país o governo não governa.

    • geoshina

      Durante a apresentação da medida, o presidente da Abeiva (associação dos importadores de veículos), José Luiz Gandini, tentou protestar, mas foi interrompido por Mantega.

      Mais tarde, afirmou a jornalistas que não há justificativa para uma atitude tão "radical", pois as importações representam somente 6% das vendas no país.

      O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Cledorvino Belini, comemorou. "Os estoques em pouco tempo se normalizarão", afirmou.

    • geoshina

      No fim das contas eu acho que isso é relamente o lobby das montadoras que compõem a ANFAVEA. O governo é alheio e passivo a esta associação, pois acho que setor automotivo nacional é uma importante parte da demonstração de "grandeza" e "poder" do nosso país. Seja Dilma, seja Lula, seja quem for…. as medidas seriam as mesmas.

  • http://www.hightorque.com.br ADG HIGH TORQUE

    Agora ferrou tudo, a única chance de competitividade de preços entre os carros acabou de vez com essa nova tributação.

  • Silveta

    Isso é Lobby! Tirem a Ditadilma do poder!

    • Tiago_brito

      Com ela ou sem ela a merd@ e a mesma so muda o cheiro, os politicos que mandam aqui estão a decadas no poder so sai quando morre vide(ACM) as coisas aqui sempre foi assim e não vai mudar tão sedo, psdb, dem, pt e tudo farinha do mesmo saco ou vc e tão imocente que acha que se fosse o outro la as coisa seria deiferente? infelismente não acho que isso nunca muda aqui infelismente…..

    • aprs

      Tirem a PrasidAnta e coloquem o Collor, ahahahahahah

      • Victor Motter

        Pelomenos o collor é um cara que tem visao de mundo globalizado , ao contrario da dilma :S

        • Sr_Andante

          E muita grana no bolso também. E não dá a mínima para essas medidas já que ele escolhe mesmo é a marca de seus jatos particulares. E até hoje está "obrando, obrando, obrando e obrando sobre as cabeças dos brasileiros"

  • Pedro_Lourenco

    O grande problema disso tudo chama-se China. Que com mão de obra escrava, quer dominar o mundo. Eu ainda não tomei conhecimento da medida na íntegra, mas espero que atinja todo o produto chinês e não só automóveis.

    • aprs

      México, Coréia do Sul também devem entrar no bolo. Pensei que houvesse acordo Brasil x México.

      • O_Corsario

        México não entra… Afinal a VW tem fábrica lá…

        • aprs

          Ford e Nissan também, mas parece que o acordo só alivia o lado Mercosul da coisa. O México pode ficar de escanteio.

          Será que Chery Uruguay vai ter o super descontaço? Todos sabemos que ali os carros são importados disfarçados de CKD.

          • Gui_Nunes

            O acordo é mercosul + México.

        • http://macmagazine.com.br/ Andre Cunha

          Se fosse assim os carros importados das big four que vem da europa também seriam beneficiados, o fato é que o México compra muito carro brasileiro o que não é o caso da maioria dos países do resto do mundo.

    • Tucones

      Se for assim o senhor não compre roupa de marca. Especialmente da Zara que usa de mão de obra escrava boliviana aqui em SP. (assista os programas de A Liga na Band)

    • eokn

      Você conhece bem a China (a de hoje, não a que mostram para você)?

    • blindzector

      Ahhhh amigo , antes fosse…

      O problema mesmo não e bem China, e sim efeito JAC.

      "Só neste ano, o total e veículos importados chega a 129.281 unidades. Nos oito primeiro meses de 2010, foram 58.082, um aumento em 112,4%. Do total de veículos vendidos, 24,5% foram comercializados através da Abeiva. Os demais chegaram até as loas através das montadoras que possui instalações no Brasil.

      Porém, para os próximos meses até o encerramento deste ano, a projeção da Abeiva é que as vendas recuem devido as ultimas altas do dólar. “Devemos voltar para uma média mensal em torno de 15 mil veículos”, disse o presidente da associação, José Luiz Gandini. Para o a no, espera-se que o total seja de 185 mil unidades vendidas"

      (Retirado do Site : NoticiasBR )

      O ano de 2010 foi otimo para a Abeiva, o 2011 seria um recorde, mas o que aconteceu? Simplesmente nao querem deixar esta marca… pois imagine em 2012 como seria?
      Em 2012 os importados chegariam a marca historica de vendas a 40% dos carros! Isso incluindo Chineses, Coreanos e CIA!

    • Sr_Andante

      Eu acho que você está sendo irônico ou ingênuo ?

  • joaopbezerra

    Imagine quanto não custará uma Discovery 4 agora. :X

    • RFCAR

      Imagina o NEW AZERA!!! vai custar 150mil!!!

      • Tripa-Seca

        Muitos eu acredito que não irão subir, como os norte americanos Camaro e Edge. Simplesmente diminuirão a margem de lucro.

        • Sr_Andante

          Seria um excelente idéia. E todas as importadoras se unirem, oferecendo preços ainda mais convidativos, e trucidarem de vez com as 4 grandes chantagistas. Porém, se isso acontecer, espere mais 50% de aumento da alíquota por parte do nosso governo-de-joelhos.

    • blindzector

      Ou seja o meu sonho qe era impossivel , agora e na lua!

      Queria pegar uma Freelander ou uma XC60…

      Mas desse jeito, vou ficar com uma usada… e não uma nova!

      • Sr_Andante

        E as peças ?

  • Overdriver

    Deve ter gente levando dinheiro nisso aí e ainda tirando da gente!

  • edmonn

    eu sempre digo que esse Guido Mantega é a pessoa mais cara de pau desse governo..
    incentivo à produção nacional se dá em 60 dias?????? em que universo isso é real???? é muita picaretagem..

    • aprs

      Aí tem dedo do sempre "bom moço" Aloizio Mercadante.

  • artfukr

    E esse é o lixo de país onde vivemos!

  • AndersonDak

    O povo no Brasil tem que aprender a protestar!!!

    • http://macmagazine.com.br/ Andre Cunha

      Falou tudo! E não só sobre os carros, também sobre corrupção, saúde, impostos e tudo que tá uma M nesse país.

    • geoshina

      Vamos aprender com o melhor país da América Latina, na minha opinião? O Chile!

      Eles protestam por melhores condições na educação…….
      Nós protestamos….não… não protestamos.. somos adeptsos ao protesto interno ou voto de silêncio. E temos que aceitar este fato.

    • coimbravitor

      Só trocarei de carro em 2013!

  • Sias

    E podem apostar que o preço dos nacionais vai subir também….

    • jonathan1985

      EXATAMENTE!
      Além das nacionais nao ficarem na obrigação de oferecer mais por menos, ou melhorar nossos carros.
      Vao ter "pano" pra aumentar mais ainda o preço dos lixos fabricados aqui.

      Isso só mostra uma coisa, acho meio exagerado essas "campanhas", mas, as pessoas tem que boicotar carro zero, nao adianta, por mais que pareça exagerada e utópica, me parece a unica medida que faria algum efeito…
      Que vergonha, VERGONHA MESMO!

      • pablo

        Acho que uma greve geral de 2 meses quebraria esse governo também. Não ta compensando muito trabalhar pra sustentar vagabundo mesmo.

        • EKFRAGOSO

          Eu estou começando a achar que compensa mais pegar um catálogo Hermes, Avon, Natura e vender em casa ou aquela máquina de recarregar cartuchos/toner de impressora ou ainda comprar uma daquelas reencarnações de vitrolas, que você pode conectar no computador e transformar vinil e cassete em CD ou formato digital do que um trabalho tradicional. Viver, consegue viver, porque não terá mais despesas com deslocamento,você faz as refeições em casa, diminui o risco de ser assaltado, entre outras vantagens.

        • Sias

          Se eu escrever aqui minhas idéias para com os integrantes do governo e políticos em geral não duvído que a PF bata aqui em casa para me prender como terrorista. Mas estamos chegando em um ponto que será esta a única solução.

    • pririmarvil

      Exato, agora eles vão ter margem para subir ainda mais, pode esperar para ver o fiesta sedan pulando para além da barreira dos 40k, pois não vai mais ter essa de Jaca J3 37900 e "nada mais".
      Vamos continuar andando em carroças cada vez menos equipadas e mais defasadas.

    • eokn

      Alguma duvida?

  • Tiago_brito

    Quem sabe assim Kia e Nissan tomem verganha na cara e abra suas fabricas aqui, se não a venda delas cairão muito, por outro lado e gente e que paga tudo como sempre!!!!!

    • aprs

      A Nissan fabrica o Livina (parece que Frontier também) na planta da Renault. Ruim, mas ainda sim melhor que a 100% gringa Kia. A Hyundai/CAOA diz que fabrica a Tucson aqui, pensei que fosse CKD, mas hoje em dia que país ainda quer a Tucson?

      • James_Tiberius

        A Nissan produz na fabrica da Nissan que fica no mesmo terreno da fábrica da Renault em São Josá dos Pinhais – PR. São linhas de produção separadas.

        • LuccasVillela

          Quem disse que fabricar no BR é bom? Tô nem aí pra onde um carro é fabricado. Eu quero é qualidade e preço. Bobagem esse nacionalismo.

          • Tripa-Seca

            Faço das suas palavras as minhas. E um detalhe: Sou empresário. O importante para o cliente é a qualidade do produto, não a bandeira que está por trás disso.

    • edmonn

      a Nissan tem fábrica aqui.. e pensamentos como o seu que fazem com que medidas abusivas como essas façam sentido na cabeça de muitas pessoas.. lamentável..

      • Tiago_brito

        Em nenhun monento disse que a medida faz sentido so disse que isso vai forçar as montadoras que não tem fabrica aqui ter que abrir caso kia, no caso da nissan ela não teria alternativa e teria que abrir fabrica para produzir o march (parceria Eike Batista) entendeu o quer que desenhe rsrsrsrs(brincadeira) e como sempre a gente e que paga a conta.

        • giodoesitbetter

          Desculpe, mas é muita ingenuidade de sua parte achar que alguém vai querer fazer uma fábrica aqui.

          1º- Com a queda brusca de vendas, quem vai investir num mercado onde seus produtos acabaram de micar de forma grotesca?

          2º- Quem vai investir num mercado que não quer que vc venda?

          3º- Quem garante que, depois de um altíssimo investimento aqui, o governo não vai te boicotar novamente criando impostos, taxas e tudo mais para manter as "4 grandes"?

          Esquece. Brasil = Nova Cuba.

        • Gui_Nunes

          Não é só abrir fábrica aqui cara, tem que usar peças nacionais fica muito complicado! É melhor para eles cairem fora dessa m… de país!

    • vinicarioca

      que produza na áfrica, na china, na russia ou na casa do !@#$%¨…desde que tenha qualidade e preço

  • radiobrasilcombr

    vergonha! VERGONHA!

  • aprs

    Mentalidade bem reduzida essa do governo. Os estoques vão crescendo, a choradeira começa, a mãe do PAC resolve inovar, a coisa sai pior que a encomenda, os importados inovadores que pagam o pato. Típico de governo sindicalista.

  • gui_wd

    Acabaram com o Picanto e com o Soul! Voltamos aos anos 80! Vivas as sucatas! O que se esperar do país da Kombi???

    • AutoIng

      O Soul não vem do México? Se vem, está fora do acordo. Só o Picanto e os chineses que vão sumir mesmo. Ou seja, perde-se muito pouco no fim das contas.

      • GuilhermeD.

        Eu acho que mesmo vindo do México ele estará na lista do imposto, pois a Kia não tem fábrica aqui e o carro não tem 65% de nacionalização.

        • AndreyDKS

          Kia não tem fábrica no México, todos os seus produtos vêm pra cá da Coréia.

  • Luiz_

    As 4 grandes ficam livres? A hyundai não né?

    • marcio_cr

      Hyundai não já que ela vai montar fabrica aqui, já a caoa deve rodar nessa historia.

      • carlitus

        Se é que há um lado bom nessa história, é isso: ver a CAOA rodando.

        • Tripa-Seca

          Ah, mas não vai rodar mesmo a representante da HYUUUUUNNNNDAY…
          Que fabrica os melhores carros…do mundo…
          Como o i30. Que tem a sofisticação e tecnologia dos carros alemães (Opel Corsa 94, por aqui como Classic, Celta, Prisma e Ágile) e a perfeição dos luxuosos ingleses (Os ingleses Fiesta e Escort).

      • andrebilha

        Vai montar a fabrica se pagar a divida de R$ 1,8bi com o fisco.

      • MajorAutomotivo

        Prezado, não entendi como a CAOA "dança" com essa mudança. Poderia explicar?

  • zemarreta

    No IG está falando que terá isenção "para quem mantém centros de desenvolvimento tecnológico no Brasil". Isso significa que VW, GM, etc. estão livres dessa majoração?

    • GuilhermeD.

      Estão livres, pois além disso, elas têm fábrica no Brasil e possuem carros com 65% de nacionalização.

      • zemarreta

        Eu digo, o Touareg, Passat, Tiguan, Malibu, vão ter majoração?

        • giodoesitbetter

          Minha dúvida também.

          Porque senão, acabou meu sonho do Fiat 500. Aliás, que chapéu a Fiat terá tomado do governo quanto ao topolino, hein?

          Se bem que eles recuperam aumentando o preço das carroças, deixando o chapéu para nós.

        • Gui_Nunes

          Pelo que eu entendi não, pois as regras se aplicam as montadoras.

    • gui_c

      ahaaaa! pegou o pulo do gato!

    • mig2011

      Se for o caso Mercedes tambem

    • Sr_Andante

      Manter os centros é um pretexto. Quem faz parte do cartel poderá alugar uma sala, colocar um estagiário rabiscando um caderninho de anotações, chamar isso de "centro de desenvolvimento tecnológico" e será aceito já que é um jogo de cena onde o último interesse a ser atendido é o interesse público.

  • vicegag

    Não teria em contrapartida um incentivo com redução de IPI nos veiculos nacionais? Deveriam ter uma redução proporcional de 30% nos impostos.
    Bem vindos a Impostolandia, agora com reserva de mercado, até Cuba está abrindo seu mercado e aqui estamos virando a Cuba do passado, com um governo querendo fechar o mercado para o resto do mundo e com carros ultrapassados a disposiçao da maioria da população

  • aprs

    E os hermanos do México e seus carros fabulosos? 500 vai rodar?

    • gusctba

      Pelo jeito o 500 já (re)nasce morto!!!

      • macumba_online

        nossa… alguém consegue simular o valor do 500 com a mudança? Eu estou (ou estava), na fila por um desses…

        • gusctba

          Fazendo umas contas rápidas, de 40000 ele pula pra 52000.

          Não sei se é bem assim, porque alicota de imposto se calcula "por dentro" e não por fora, mas acho que é seguro supor uns 10 paus de aumento sim.

          Por outro lado, nas noticias em outros portais dizem que as montadoras que investem aqui não estão sujeitas a isso, então talvez não pegue para a Fiat, aí o preço tende a ser o mesmo.

          A não ser que eles aproveitem que o principal concorrente, o Picanto, vá encarecer e subam os preços por ganancia.

          • AutoIng

            Pessoal, tanto o México quanto o Mercosul estão livres do acordo. Quem vai sofrer é Hyundai e Kia, que são sacanas e não produzem no país (tirando o Tucson).

            • Tripa-Seca

              Não são sacanas. Apenas produzem em países decentes.

              • vperuzzo

                Discordo, o Brasil não é indecente, e sim nós brasileiros, que colocamos estes politicos para governarem nossa terra!

                • blindzector

                  Como podemos apertar o verde, sabendo que aquele pode apertar em nos o Nulo?

                  #votoconciente

            • Rmonteggia

              Como foi dito não vale para Argentina e México. O Tucson apesar de montado aqui é em CKD, isso é não tem uma misera peça nacional, até os pneus vem de fora, etão teoricamnete vai pagar os 30% sim.

              • pablo

                Isso tá bem desencontrado ainda. Pelas regras o 500 passa a pagar os 30%. O cruze também vai rodar.

                • Gui_Nunes

                  Pelo que eu li a regra é para a montadora mesmo, se a montadora tiver 65% do conteúdo nacional ai fica livre dessa medida.

                • blindzector

                  CArros fabricados no Mercosul e MEXICO nao entrão nessa!

              • blindzector

                Mas a Hyundai tem planta aki, pode acabar nao entrando nesta!

                Akela Tucson, sapinho, ela e toda montada em territorio nacional, e parte de componentes nacionais em Anapolis GO!

            • vinicarioca

              sacanas somos nós que aguentamos essa m… calados…

            • giodoesitbetter

              México? Até agora só ouvi falar do Mercosul. Para mim o meu tão sonhado 500 que iria comprar domingo se transformou num usado em um "golpe de mágica".

              • blindzector

                Não cara, pode ir la e comprar… ( tenho pensado no msm )

                O 500 e fabricado no MERCOSUL ( Mexico entra nessa ok? )

                Agora meu sonho de comprar uma Land Rover Freelander, vou ter qe esperar um Otario pagar pra mim e eu pegar ela usada!

        • ludolfalexandre

          MEXICO é isento!
          Fusions da vida tudo igual…
          Medida direcionada para os chineses.

    • Ricardo_POW

      As novas alicotas não valem para mercosul e mexico, extamente aonde as 4 grandes tem fabricad

    • Alex_JW

      Galera, tá no texto, basta ler.

      Veículos fabricados na Argentina e no México, países com os quais o BraZiU mantém acordos comerciais, não serão sobretaxados.

      Ou seja, como o 500 é fabricado no México, seu preço continuará o mesmo.

      Já o Picanto, por exemplo, esse sim já era….

      • pablo

        "As montadoras que preencherem um total de 65% de conteúdo nacional e que tenham o processo produtivo completo ou parcial na região estarão livres do acréscimo de 30%."

        Pelo que está neste trecho os carros tem que ser produzidos no Brasil ou Mercosul e também ter 65% de peças nacionais e não um ou outro,

      • blindzector

        Sim sim, ou seja compra-se o Jetta por 65 mil do mesmo jeito, e se quiser andar de Passat, pode deixar uma nota promissoria pro banco!

    • Alex_JW

      O 500 seguirá com o mesmo preço.

      O aumento não afeta produtos vindos do México e Argentina, países com os quais o BraZiÚ tem acordos comerciais.

    • MattTr00

      estou tão triste que vou chorar

    • blindzector

      Amigo ai tem noticia,… Mercosul nao e afetado, somente carros britanicos chineses koreanos, e etc. Ou seja, Land Rover, BMW, Mercedes, JAC, Chery, Kia, Hyundai, Volvo, Jaguar………….
      Agora, Fiat, VW, Ford, GM, tem fabricas no mercosul, ou seja não aumentarão o valor ( depende tbm )
      QUe na mesma lei tem o esqema do carro ter ao menos 65% do carro Brasileiros.

      Vamos pensar em Gurgel!

  • Nightrainbr

    Comprei um Uno Way 1.4 ano passado por R$39500. Hoje o mesmo modelo com os mesmos opcionais é vendido por R$34500 unica e exclusivamente por causa da concorrência com a JAC.
    Para mim que comprei obviamente foi péssimo pois perdi dinheiro, mas para o mercado foi ótimo e isso é desconto que apenas as concessionárias estão dando, imaginem se a montadora entrassem na dança.
    O que vai acontecer com essa medida é que os dias estão contatos para o preço voltar aos R$39500 se é que não vai aumentar ainda mais.

    • Nightrainbr

      Detalhe que cidades que não tem concessionárias JAC o preço continua o mesmo R$39500

    • Matheus_P

      mas acho que vc nunca deveria ter pago esse preço num uno cara…

    • Rmonteggia

      Não foi somente pela JAC, você comprou o lançamento e pagou a mais por isso, é normal o carro cair de valor 1 anos após o lançamento, claro que o efeito JAC aumentou isso.

    • blindzector

      Por isso comprei um Corolla SE-G 03/03 COmpleto… e um Xsara Break 01

    • Sr_Andante

      Se o governo governar para o povo ele irá impedir qualquer tipo de aumento. Quimera !

  • guiboracini2

    Que absurdo!!

  • AndersonDak

    protestem! twitter: #nãoaoIPI30%

    • jac_girl

      Brasileiro só sabe protestar no twitter! Uma pena.

      • pablo

        Olha, um trend topic tem muito poder de chamar a atenção da mídia, mas olha o que está sendo comentado no twitter:

        #kibeday
        #GRÊMIO108anos
        #calabocagalvão
        Joana Fazendeira
        #TuiteUmFilmeComGoiania
        Gastão Vieira
        Argentina x Brasil
        Miss Angola
        Grammy Latino

        Brasileiro vive de sonho, ilusão e fantasia mesmo.

  • Guilherme_M

    O legal é que a nossa presidente anunciou na sua campanha eleitoral que ela era a favor da redução de impostos. E o que acabou de acontecer? Só no Brasil mesmo para acontecer isso. Ao invés de reduzir os impostos para poder aumentar o investimento em tecnologia, o governo os aumentou para manter o retrocesso.

    Que orgulho de ser brasileiro, hein?

    • DougSampaNA

      Como todo comunista o que importa pra ela é o poder, e como permanecer nele; e carros tem um monte de sindicatos agregados; vcs acham que ela não iria defender a cumpanheirada do Lula?
      Porque ela não protege o nosso produtor de arroz que tem prejuizos de 30 a 35% ao ano com a entrada de arroz uruguaio e argentino no Brasil? Porque ela não abaixa o imposto do trator vendido aos brasileiros no mesmo nivel dos vizinhos? Porque nosso diesel não é subsidiado para a lavoura como nos vizinhos? Porque nosso adubo tem que pagar 50% de Imposto enquanto nos vizinhos não chega a 15%?
      Nos comemos imposto, respiramos impostos, cag…imposto e nada de abaixar, só subir imposto…enquanto isso as quadrilhas no governo metem a mão e são inimputáveis..Vou começar a pedir a Deus que mate os corruptos e corruptores em Brasilia, que caiam comidos de cancer, 1 nodulo por cada desvio praticado!!! Infelizmente não tem outro jeito, ou nós ou eles, é guerra!

    • Alex_JW

      O PT vociferava, praticamente VOMITAVA aos 4 ventos que era contra o Plano Real, em 1994.

      O que aconteceu? Assumiu o Governo em meio à establidade do Plano Real e não mexeu nada nele.

      O PT vociferava, praticamente VOMITAVA aos 4 ventos que nossa carga tributária era altíssima e engessava o país.

      O que o PT fez? Aumentou a tal carga tributária.

      O PT vociferava, praticamente VOMITAVA aos 4 ventos que a CPMF era uma vergonha?

      O o que o PT fez? Tentou ressuscitar o imposto, tendo deixado para fazê-lo ano que vem.

      No Brasil a verdade de hoje, é a mentira de amanhã.

      • Kokokil

        E você acreditou nisso tudo que o PT falava?

        • Tripa-Seca

          Eu acreditei…Há 10 anos atrás…Mas aprendi…

          • LuccasVillela

            VOLTA PSDB! (L) Não que seja muito bom não, mas pior do que tá não fica…

            • LEOFX182

              Nem PT nem PSDB nem nada, tem que começar tudo do zero, isso vai ser sempre assim, não tem essa de partido menos pior, todo mundo quer entrar pra roubar, os que tem boa intenção nunca irão governar, e se um dia entrar será derrubado pelos que querem roubar, precisamos de idéias, só vai mudar quando o povo pensar em comunidade, começar a pensar no melhor pra todos e não só pra alguns. Vai piorar mais as coisas, o mundo ta explodindo!!!

            • Sr_Andante

              PSDB não, obrigado. Nem PMDB, nem PFL nem PR. Vamos fundar nosso próprio partido.

        • Alex_JW

          Claro que não acreditei.

          Não existe, não existiu e nunca existirá esquerda no nosso País.

          O que existe é a política do "farinha pouca, meu pirão primeiro".

        • MattTr00

          eu acreditava no PT, por mais que soubesse que eles eram muito burros para assumir um governo, eu sempre fui a favor da proposta do partido dos trabalhadores. hoje se eu vejo um petista, SAI DA MINHA FRENTE!!!!!

          • Gui_Nunes

            Como é triste ver um partido que tinha idéias tão boas se afundar no poder.

    • DonVitor

      Quero ver alguem aqui ainda dizer que tem orgulho de ser Brasileiro…

  • jaimecampos

    A idéia do governo é promover o aumento de conteúdo nacional, inovação tecnológica e produção de veículos com maior valor agregado, além de objetivar garantir investimentos e empregos no setor industrial.

    Entre a idéia e a pratica existe um abismo gigantesco!!!!! Ainda mais em se tratando de BRAZIL!!!!

    Tá puxaaaaaado!!!!

    • gpalms

      Perdão, mas a "desculpa" do governo é o avanço tecnológico, aumento do conteúdo nacional, bla bla bla… A "idéia" é realizar protecionismo junto a nossa indústria automotiva… Sem competição com os importados, a indústria nacional vai abandonar os investimentos…
      Básico: sem concorrência, não há pressão para melhorar os produtos ou baixar preços.

      Preparem-se… Gol 1.0 pelado por 50 pila…

  • Bond_007

    A ANFAVEA agradece. E o consumidor se F*de pra variar.

    • aprs

      Calmon está se regozijando.

      • Devinski

        Hahaha, é por aí mesmo. Parabéns, Sr. Calmon, seu ganha-pão está garantido.

  • brasinteligente

    De onde sairá os 30% ? DO bolso do ESCRAVO do brasileiro. Se nao quiser levar carroça para casa. Ao invés de deixar comoestá obrigando as empresas diminuirem seus lucros se quiserem vender, mete imposto nos importados pra proteger montadoras que já exploram o mercado vendendo carros que nunca seriam vendidos em lugar algum do mundo pela falta de segurança. Nao comprar carro zero seria a solução?

    • Matheus_P

      420%…

    • betowmf

      Por enquanto eu não vou comprar !

    • giodoesitbetter

      Eu não compro.

      É aquela, o ladrão rouba sua carteira e sai correndo. Você chama ele de volta para falar que o dinheiro está no bolso.

      Comprando esse importado sobretaxado, você estará apenas dando dinheiro para o ladrão que está te roubando.

      Eu iria comprar um 500 ou um Picanto nesse domingo. Se eu não conseguir o preço atual, optarei por um usado. Não compro um pelado nem um sobretaxado nem a ferro.

    • Cleiberst

      O governo protela as soluções que realmente mudariam o país: Verdadeiros invetimento em educação e em desenvolvimento tecnológico, reforma política e reforma tributária.

  • zemarreta

    Aliás, também estão falando que "as montadoras terão até 60 dias para comprovar que fazem a montagem, fabricação de motor e transmissão, estampagem, pintura, injeção de plástico, entre outros"

    Ou seja, motores jurássicos daqui pra frente. Nada de importados com tecnologia.

  • Gabriel_Nint

    Vamos continuar andando de carroças por muito tempo. Não irei dizer mais nada porque estou com muita raiva desse governo de ladrões e marionetes.

    Brasil fechando o mercado, onde já se viu. Em 90, o Collor abriu o mercado e aconteceu uma revolução no nosso mercado, com os produtos importados de alta qualidade forçando os nacionais, péssimos a se mordenizarem. Onde já se viu o governo querer modernizar o mercado fecha do ele e favorecendo quem produz carroças aqui?

    Mas como a maioria dos importados vem das grandes, uma hora elas não terão mais para onde correr. E não é possível que o Governo seja tão dependente dessas montadoras a ponto de abaixar as calças pra elas.

    Governo LIXO! Obrigado você que votou na Dilma.

  • http://www.tudoparaempresas.com/ TudoParaEmpresas

    Quais marcas serão afetadas? Kia e Hyundai?
    Audi? BMW?

    • aleneo2

      KIA Hyundai, chery, JAC, as premium,

      e tem uma grande chance de peugeot/ citroen e renault se ferrar pq tem muito indice de importação nelas.

      • archinho

        peugeot/citroen e renault tem plantas aqui no brasil e na argentina. não acho q cairão no bolo não.

        • aleneo2

          tem q entender a lei, os sites estao com informações confusas, nao entendi se tem q cumprir todos os itens da lei ou apenas 1 dos itens da lei.

          pq tem varias regras.
          ter 65% de conteudo local.
          centro de desenvolvimento tecnologico.
          planta local.
          etc..

          • jogador

            publicidade tb entra no cálculo de conteúdo local…hehehhehe…quero ver como vão fiscalizar esses 65%

            • aleneo2

              Sério?
              entao a hyundai quase que vai continuar vendendo normal rsrsrs.

              da ultima vez eu vi que o gasto com publicidade da CAOA era de 10mil por carro.

            • Gabriel_Nint

              Mas as propagandas da Hyundai são todas "importadas". Nenhuma é feita aqui.

              • PedroGeraldes

                A questão não é onde são feitas, filmar um comercial é barato, o espaço de divulgação é que consome 90% da verba. Preencher 30% da Folha de São Paulo e estar em todos os canais não sai barato pra Caoa não!

                • pablo

                  depende do comercial cara. as vezes é 30producao/70veiculacao. ou pode ser como um viral da bmw que era 100% producao. Mesmo assim a CAOA contratou uma agencia de SP pros jobs locais.

          • blindzector

            Sim amigo, mas ai tem um detalhe…. Citroen vai trazer a linha ( IA ) DS para o Brasil, mas iria trazer eles importados… nacionalizar? Seria pegar uma porcaria de motor nacional, e fazer a coisa ficar mais tensa!

            Muitas marcas importam varios veiculos, as qe nao foram afetadas, as 4 grands qe tem fabricas no Mexico… lindo neh?!

    • mig2011

      Hyundai ta fora tem fabrica no BrasiL

      • pablo

        mas nao tem 65% de peças nacionais.

  • Pedrogomes2011

    "…veículos com maior valor agregado…" …mais?

    • N4n1c0

      Basicamente explicando, seria + itens de serie. E nao valor final do produto. :)

    • EKFRAGOSO

      No padrão brasileiro:trio elétrico, ar, dh e banco de couro.

  • Gui_Dias

    A idéia é para os importados montarem fábricas aqui, mas e os preços? As importadas que estão fazendo com que tenhamos alguma competitividade serão massacradas agora! Vão ter de reduzir seus lucros pra que as 4 nacionais continuem com lucros exorbitantes por carros que sequer podem ser exportados por tão baixa qualidade e equipamentos.
    VERGONHA deste governo, mais uma vez.

  • cthurow

    Já repararam que a "solução" para todos os problemas no BraZil é aumentar o alíquota?!?!?!

    • Tripa-Seca

      Claro, chame um pedreiro para consertar sua caixa de água, porque você perdem metade dos 500 litros dela por dia, e ele mandará você comprar uma furada também mas de 1000 litros! Assim, você vai continuar com a capacidade de 500 litros..
      Governar assim é fácil…

      • pablo

        cara, tem vários pedreiros que não seriam tão burros assim. O pessoal que governa este país (e o brasileiro médio) é realmente muito idiota e mal informado e isso contempla todas as classes sociais, o que é engraçado quando vem de quem tem um smartphone de mais de 1k na mao com plano 3g e acesso a tudo a qualquer momento de qualquer lugar.

  • franklinsa

    O veículo de brasileiro é carroça.

  • Fnbard

    Lamentável.
    Único jeito de prostetar é não comprar carro 0km mesmo, de nenhuma marca.
    Governo de M$RDA.

    • Gutto69

      Principalmente das 4 grandes que são sempre as maiores privilegiadas e as que arquetetam as falcatruas…

    • Romis_gtr

      Ahahahahaha Duvido que a galera vai fazer isso! Sonho de brasileiro é carro 0km, mesmo que seja gol, celta, uno, kombi e outras jurassidades vendidas por aqui!

  • James_Tiberius

    Pelo que entendi o IPI aumentou para TODOS os carros. Somente os carros que cumprirem as exigências terão desconto. Portanto, acho que a maioria dos importados, mesmo dos fabricantes com fábrica no Brasil, vão pagar 30% a mais de IPI.
    Só vão se livrar os feitos na Argentina e no Brasil.

    • aprs

      O "Manteiga Mole" vai manter a mesma alíquota de IPI pra um grupo seleto, ou seja, os fabricantes de carroças. E os que trazem carros de verdade serão punidos com aumento de IPI.

    • O_Corsario

      Pensei no PAssat alemão na mesma hora. Como fica?

      • archinho

        respota fácil. mais caro!

      • GBaggio

        Fica no mesmo preco, pois quem o importa a Volkswagen, que possui mais de 65% de conteúdo nacional.
        Pelo que eu entendi eh isso…

        • pablo

          Mas o modelo passat não possui 65% de conteudo.

          Correção: pelo que li no g1 parece que é a marca ter mesmo.

    • aleneo2

      mexico tambem ta dentro.

      • Matheus_P

        não está não…

    • N4n1c0

      "As montadoras que preencherem um total de 65% de conteúdo nacional e que tenham o processo produtivo completo ou parcial na região estarão livres do acréscimo de 30%."
      Pelo q eu pude entender o imposto eh cobrado em cima da montadora e nao de cada modelo de carro….. sendo assim as 4 grandes e talvez PSA, Renault e alguma outra tb estao dentro da "turma nacional" e nao terao de pagar esse imposto a +.

      • giodoesitbetter

        Se for assim, a alternativa de PSA, Renault, Nissan e Hyundai (Tucson) vai ser parar de importar os carros importados, mantendo apenas as carroças nacionais de entrada para aumentar essa % de nacionalização.

        Ê Vergonha.

    • Junior_F1

      Argentina e México estão livres, ou seja, os carros das 4 montadoras do Lobby (Fiat, Ford, Gm e Vw).
      As "velhas" montadoras de sempre. Que sempre venderam carroça para os brasileiros por uma fortuna.

  • Marquinhos

    Já temos os carros mais caros do mundo , custando 2 a 3 vezes mais que EUA , México, Chile, desculpa o desabafo mas o Brasil é uma m…, administrado por incopetentes que nada pensam na população. Não vamos mais engolir carros pelados custando 2 vezes, 3 vezes mais que outros países, esta na hora de boicotarmos essas montadoras e ficar 1 ano sem trocar de carro. Vamos deixar os carros apodrecerem nos pátios dessas montadoras nacionais mediocres. Enquanto isso as montadoras nacionais nada investem para oferecer carros mais modernos com plataformas mais seguras. Esta na hora do Brasil ter o seu Brasil NCAP, ou seja, crash test para todos os veiculos e preços JUSTOS, Chega de tanta exploração, CHEGA.

    • aleneo2

      falou tudo, so tenho uma coisa a dizer, tenho vergonha de ser brasileiro, morar nesse país mediocre que só quer saber de bunda e carnaval.

      na hora de melhorar competitividade o que exigem, há aumente o imposto de quem for de fora!

      por que nao beneficios para os locais ou entao beneficio para carros seguros eficientes….
      há ai nao fica nenhuma montadora local dentro do desconto.

      o paisinho viu….

    • Gutto69

      Não vai dar certo. 90% dos consumidores são ignorantes, não leem jornais, revistas e só pensam em comprar carro novo como urubus procuram carniça….Eu trabalho em concessionária mas fiquei com raiva disso pq o Brasil tava abrindo os olhos e agora vai voltar decadas atraz. Os carros nacionais vão ter aumento de preço…aguarde! A Volks vai voltar a produzir o Fusca ja que o Brasileiro adora carroça motorizada…

    • ALFA_MOBILI

      já tem o Latin NCAP, algo assim, mas…

      msm assim nada justifica as carroças que temos por aqui!

  • gusctba

    F***ram com a Hyundai e a Kia!!!

    • AndreyDKS

      NA CARUDA!

    • eokn

      O Foco total disto foi Hyundai, Kia e chinesas, sem duvida!

    • Renanzito

      f… a Kia e a Hyundai com areia e seixo… rsrrssrrs

    • Romis_gtr

      F…nada, eles é que vão f…..com o consumidor! Ou tu acha que eles vão ficar com o preju, o prejuizo vai na b….. do consumidor, se preferivel em 60x!

  • marcio_cr

    Se as montadoras brasileiras acham que isso irá salva-las da concorrência estão totalmente enganadas. Esqueceram que boa parte delas estão terminando de montar suas fabricas no pais e essa medida não irá atingi-las. Acredito eu que a unica que não se dará muito bem nessa historia é a Kia (a unica que não tinha previsão de fabrica em nosso pais) e acho que agora é questão de tempo que apareça uma fabrica dela aqui.

    • Gabriel_Nint

      Mas as únicas montadoras que serão beneficiadas serão as que fazem mais de 65% do carro aqui. As que montam aqui com peças vindas de fora não terão a isenção do imposto.

    • O_Corsario

      ACho que a Kia sai do Brasil.
      Hyundai apressará a Fábrica, Jac e Chery tbm, creio eu.
      Porém muita gente vai sumir, como Lifan, por exemplo.

      • eokn

        Se aqui no Brasil Hyundai e Kia não fossem "inimigos" eles poderiam utilizar a mesma fabrica, já que são o mesmo grupo, MAS acho pouquissimo provavel.

    • Gui_Nunes

      Mas vão ter que dar um jeito de usar as peças do Brasil tambem, lembra que tem que completar 6 de 11 requisitos,
      quer dizer feito EXATAMENTE para f… com todo mundo menos as 4 grandes. EXATAMENTE!

  • KTA2010

    Pronto! agora vamos ficar reféns das porcarias nacionais!!!

    • Gutto69

      A Volks voltará a produzir o Fusca pq brasileiro adora uma carroça….

  • hpeluffo

    Nossa cara que vergonha esse país. Como eu queriar juntar uma turma e SAIR PROTESTAR! IR PARA O MINISTERIO DA FAZENDA OU SEI LA O QUE ESSE *#!@! DESSE GUIDO MANTEGA! QUE VONTADE DE CHINGAR ):

    • Matheus_P

      vc é de Porto Alegre? to dentro!

      • Romis_gtr

        Poderia ser de qlq canto do Brasil, o importante seria o protesto.

  • FFFuel

    É o Brasil ficando cada vez mais parecido com CUBA!!!!

    Esse tipo de protecionismo só nos deixa cada vez mais ineficientes e sem competitividade com relação ao resto do mundo!
    É o tipo de medida retrógrada que ao invés de levar o país para frente, empurra ele para trás… e quem paga a conta é quem vive aqui dentro!
    Os políticos tinham que se preocupar em fazer o país ficar mais EFICIENTE para pode EXPORTAR produtos e dessa forma promover o nosso parque industrial.
    Desse jeito quem paga a conta de toda a ineficiência e custos absurdos do nosso país/parque industrial, é o infeliz do povo brasileiro. É ele que paga 30% mais caro, para os lixos produzidos aqui conseguirem ser competitivos!

    Ou seja… Não tem NADA de positivo nessa medida!
    É o Brasil ficando cada vez mais parecido com CUBA!

    • jogador

      Simples, não vote PT, PSDB, etc e todos com papo furado de defender empregos, saúde, educação, etc. É mentira mesmo.

  • davi_auto

    As quatro grandes ficaram com medinho das vendas dos importados e foram reclamar pra senhorita Dilma!

    Vergonha de ser brasileiro, se pelo menos tivessemos carros bons sendo produzidos aqui…

  • JosemarFloripa

    ….fiquem tranquilhos, os preços estão superfaturados (olhem qto o dolar abaixou nos últimos anos e os preços se mantiveram e em alguns importados até aumentou, kia, Hyundai) e vão continuar os mesmos…só o lucro enorme das importadoras vai diminuir…mas mesmo assim, acho uma grande sacanagem, se querem aumentar, aumentem de forma gradual e escalonada, dando oportunidade pras importadoras se adequarem, mas o certo seria abaixar os impostos dos nacionais, se fosse o caso de estimula-los….mas como não no C deles, fazem sempre M, cambada de FDP

    • gusctba

      Cara, desculpe mas é impossível continuarem os mesmos preços, 30% é muito aumento de uma vez só.

      • Tripa-Seca

        Amigo, o que é necessário entender é que o aumento é em cima do IPI, e não do valor do carro (O carro tem custo de produção, lembra?). Logo, um carro que custa 100 mil e teve aumento de 30% do IPI, não irá para 130 mil. Se o IPI dele for de 10%, sendo aumentado em 30% do IPI, aumentaria 3 mil, ou seja, o carro passaria a custar 103 mil. Claro, no final, eles aumentarão para 150 mil alegando que foi o aumento em imposto, e o pior: Alguém vai comprar.

        • Matheus_P

          Amigo, o IPI é calculado em cima do preço FOB (preço do carro no porto, sem impostos….). Então, se antes tínhamos um picanto no porto por 10mil dólares e colocamos o IPI em cima de 7% (para carros 1.0), o valor sobe vai pra 10700 dólares. Se colocarmos 37% de IPI nos mesmos 10mil dólares, o valor vai pra 13700 dólares, ou seja, 3 mil dólares a mais, ou 5100 reais. Se repassarem integralmente, o valor vai de 35mil a versão básica para 40mil, ou seja, um aumento de 15%!!!!!

          • eokn

            Não… pior que isto! O IPI é calculado sobre preço FOB + frete + imposto de importação.
            Então pode refazer o calculo que o problema é maior.

    • bigedu1988

      O dolar já está aumentando novamente, os preços dos importados ja subiriam…. agora vao subir mais ainda… Sem contar que agora algumas montadoras nem vão querer mais lançar novos carros por aqui.

    • jogador

      Ainda há o perigo do Brasil tomar na cabeça na OMC por causa dessa medida

      • Matheus_P

        A grande jogada… a OMC limita em 35% o imposto de importação. O que o Brasil faz então? Aumenta o valor do IPI… (o que é mais irritante é cobrar IPI de um produto já com taxação de importação!!!)

      • Gui_Nunes

        E alguém não quer isso?

    • JosemarFloripa

      CLAUDIO DE SOUZA
      Editor de UOL Carros…escreveu hj:

      "Com Agência Brasil A diferença é que Obama esteve à vontade para bradar, em discurso ao Congresso norteamericano na semana passada: "Se nós na América dirigimos Kias e Hyundais, queremos ver o resto do mundo dirigindo Chevys, Fords e Chryslers". Uma fala semelhante de Mantega ou da presidente Dilma Rousseff, obviamente, é impossível."

      isso é pensar inteligente "vamos fazer o melhor pra que todos comprem de nós também"…já pensaram se todos os países vem com essa de protecionismo exagerado em todos os produtos??? ninguém vende pra ninguém

  • migedu

    Prêmio a incompetência e mau-caráter das "Big four", que há anos só mandam seus lucros pras matrizes e não investem em qualidade aqui (vide q nenhum de nossos carros pode ser exportado para países desenvolvidos).

  • Ga_Jr

    Brasil país sério? Ah, nem precisa responder…

  • Mak73

    O correto era abaixar o IPI dos carros nacionais e muitos outros impostos,mas como nossos politicos tem uma preguiça de lascar,já viu!

    • pririmarvil

      Baixar? E como bancar as mordomias e o dinheiro roubado, temos que pagar mais caro para eles continuarem dormindo em berço explêndido. Bando de ladrões miseráveis!

  • FFFuel

    Tanto lugar para nascer
    e eu fui nascer justo aqui!
    Um país imenso,
    cheio de qualidades,
    com um povo simpático e gentil,
    além de riquezas naturais mil.

    Pena que tudo isso é estragado por uma cambada de vag@ bundos que são a nossa classe política! Eles tem a capacidade de transformar o que deveria ser o melhor país do mundo, num paiseco subdesenvolvido e que não tem respeito aos seus cidadãos!!!
    Eles não trabalham para saber o quanto de suor representa "30% a mais de IPI"!

    Bandidos!

    • Gutto69

      Povo simpatico? Vc quiz dizer tapado…gentil? Não era pra ser imbecil?

      • killbean_2011

        Boa !!!!

  • L_u_c_a_s

    Nãããããããããoooooooooooooooo!!!!!!!!

    Que vergonha Brasilll!!!!!!!!!!!!!

  • PauloPGomes

    E ae? Carros importados vão ficar extremamente caros, ou montadoras vão diminuir suas margens de lucro pra poderem ter preços competitivos?

    • macumba_online

      NÃO DÁ.. 30% é muita coisa…

      • Tucones

        tem outros mercados emergentes, o Brasil já teve sua farta bonança para todas as montadores por pelo menos 4 anos.
        agora elas não vão mexer um dedo para atender a gente.
        tem mercados mais competitivos e que tb rendem um bom dinheiro.

    • blindzector

      Vai ser assim, Carros importados vao ser EXTREMAMENTE CAROS, e as montadoras locais com veiculos com 65% de produção nacional terá 30% de desconto sobre o valor do carro… Ou seja, mudança? Apenas do valor dos carro importados qe iram aumentar! Nada alem disso!

  • _Hofmann_

    voltamos à era pré-collor. parabéns Brasil, mostrando mais uma vez que meu asco por esse lugar tem cada dia mais motivos. e tem gente que ainda acha que o Brasil é o melhor país pra se viver… TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

  • O_Corsario

    Cópia de carta que encaminhei à diversos jornais:
    "As novas regras de IPI para carros importados são uma tenebrosa manobra na contra-mão.
    Em primeiro lugar, os maiores importadores são justamente as fabricantes locais, que importam da Argentina ou México. Portanto, são elas as principais culpadas, e não as vítimas, como querem convencer, da alta das importações.
    Ao mesmo tempo, o carro fabricado no Brasil é vendido absurdamente caro. Basta comparar os preços e equipamentos dos mesmos modelos com os de qualquer outra parte do mundo: pagamos mais por menos. Novamente, as responsáveis por isso são as fabricantes locais, que não abrem mão de altíssimas margens de lucro local, as maiores praticadas na indústria automotiva mundial. Se vendem pouco é por cobrar muito e oferecer pouco, ao contrário de chineses e coreanos.
    E este "presente" fiscal, que representa mais vendas e mais lucros, sem dúvida é para forçar o brasileiro a novamente pagar pela crise da Europa e EUA, pois sabe-se que as fabricantes locais remetem lucros que ajudam suas sedes a se manterem vivas."

    • CharlesAle

      Corsário,foram os dois,governo e montadora,os culpados dessa canalhice,a anfavea deve ter dito:ou vocês baixam o imposto dos carros,ou aumenta o dos concorrentes importados,como nosso governo não quer saber de baixar nada de imposto,preferiu a segunda opção,assim acaba a pressão sobre o percentual criminoso de imposto,e fica tudo bem,quem perde???o consumidor,não digo nem as marcas,mas o consumidor com certeza!!!

    • Tucones

      Otima carta, espero que eles publiquem ou pelo menos não sejam vendido tb e divulguem este absurdo…

    • Gabriel_Nint

      Mande para as revistas especializadas também.

  • Wikle

    Alguém vai votar no PT na próxima? Eu já votei várias vezes, mas de uns anos para cá fiquei meio que sem opção.

    E viva a tática de "se não puder competir contra ele, use a força da lei expuria (MP)".

    E viva o retrocesso. Sinto vergonha por quem nos governa. Incompetência pura. Ops, tem também um pouco de safadeza.

    • CharlesAle

      Como sou do Abc e conheço a raça já de a muito tempo,vagabundos de primeira que detonavam as prefeituras daqui da região,nunca votei nos trastes,mas infelizmente,o resto do Brasil só veio conhecer "o verdadeiro"PT tarde demais……….

      • Tripa-Seca

        hehe…Fiquei com uma professora do ABC, ex sindicalista também que me falou a mesma coisa…
        PT, PSDB, DEM e PMeDeiBem nunca mais…

    • ALFA_MOBILI

      vota nulo na próxima vez cara!

  • aleneo2

    e quer apostar quanto que as concessionárias vao parar de dar desconto e os carros agora vao ficar mais caro ainda…

  • silvio_Brito

    A ideia do governo é Ferra de vz com este paizinho!
    Cambada de incompetentes! Safados uma medida que beneficie o consumidor nem pensar.
    A medida prejudica diretamente exatamente quem gera o contra-peso da balança, pois as grandes já fabricam aqui.

  • bigedu1988

    concordo… cara isso foi a gota d' agua

  • Marquinhos

    Alguem tem dúvida que Fiat, Volks, GM e Ford náo vão investir em carros mais modernos? e vao pegar todo o dinheiro suado que o brasileiro paga em um carro no Brasil, custando 2 a 3 vezes mais que outros países e vão enviar todo os lucros para a Matriz, ou seja, Alemanhã, EUA e Itália, Parabéns governo brasileiro, mais uma vez demostrando a incopetëncia de se administrar, honerando ainda mais o brasileiro ao invés de obrigar as montadoras a ser competivas, a se modernizarem, a investir em robotização e principalmente a oferecerem Muito Mais nos veículos nacionais ,hoje considerados opcionais. Esta na hora do Brasil ter o Crash TEST Obrigatório para todos veículos para o brasileiro comparar qual carro mais seguro comprar. ISOFIX já, obrigatório, AIr bags, EBD, etc… Chega de sermos feitos de palhaços neste país, é REVOLTANTE, é TAPA na caro do brasileiro que trabalha demais para ter um carro, BASTA, vamos ficar criar uma campanha Boicote as montadoras para o brasileiro ficar um ano sem trocar de carro e as montadoras váo ficar com esses carros 1 ano nos pátios.

  • RobertoDF

    Um carro que estava "segurando" o preço para sobreviver no mercado concorrente agora terá uma boa margem para elevar o preço e que se f… os brasileiros!

  • André Luiz

    Estou indignado com isto que acontece neste país. Este ministro desgraçado deveria cobrar mais das montadoras que aqui estão, e não fazer isso. Aqui no Brasil só fabricam carroças. Onde estão os terroristas para irem lá em Brasília? Absurdo isto!

  • kikofar

    Acabo de ouvir mais esse achincalhamento com o brasileiro agora na TV.

    País de m…. esse nosso!!!!! Paisinho de m…!!!!!!!!!!!!

    Desculpem-me o desabafo…. mas é muiuta palhaçada! Somos todos feitos de palhaço!!! Infelizmente, tava na cara que isso iria acontecer.

    É isso aí pessoal…. agora teremos Uno, S-10, Kombi e Classic por mais 30 anos no mercado!!!!!!!

    • hiperleo

      Isso só não vai acontecer por causa da lei do ABS e do Airbag a partir de 2014. Se não fosse por ela pode ter certeza de que Uno, Kombi, Gol G4 e companhia ficariam aqui até o fim do mundo

      • giodoesitbetter

        Hahahahaha

        Desculpe, mas seu comentário me fez rir.

        Você acha mesmo que, depois dessa maracutaia, eles não vão fazer outra para adiar (de novo) o ABS e o Airbag?

  • marcoalves1970

    é, vamos ter q engolir os carros flex nacionais e pelados.

  • bgaudes

    Creio que a alta é para frear as importações. Mas deste modo não preserva o interesse do consumidor. Seria melhor oferecer vantagens para aquelas que fizerem maiores investimentos com geração e empregos aqui.

    • Gui_Nunes

      Pior é que o governo ofereceu as vantagens e os fabricantes se recusaram a passar ao consumidor, agora eu não entendo porque fizeram isso. Ficou meio contraditório com a idéia inicial.

  • Marquinhos

    Valeu Brasil, agora vamos pagar 40 mil por um Gol PELADO, Valeu mesmo Governo… Isso que é governar para o povo… Tá na hora do brasileiro sair nas ruas e derrubar este bando de Filho da P%#$@$

  • PauloEFS

    Que ótima notícia! Isso significa que continuaremos comprando carroças a preços exorbitantes e consequentemente sustentando o CARTEL dessas fábricas sem vergonha!

    O engraçado é ver gente achando que isso vai ajudar o mercado, que vai produzir mais empregos, modernizar as fábricas! ACORDEM!!! LEIAM!!! PESQUISEM!!!

    • pririmarvil

      É isso que dá quando os ignorantes assistem ao "Otário Eleitoral Gratuito", (gratuito uma ova, pago com dinheiro público, nosso dinheiro) e acreditam no conto da carochinha que todos os ladrões contam, vou baixar os impostos, vou isso, vou acabar com a corrupção, blá, blá, blá…
      Estamos na Matrix!!!!!

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!!!!!!!!!!!
    Nem vou perder tempo, como já disse perdi as esperanças faz tempo nesse país de m…

  • _Hofmann_

    sacanear o povo brasileiro é chutar cachorro morto. ninguém vai fazer nada pra mudar a situação mesmo… esse povo medíocre que habita essa terra tem mais é que se f#der, pra ver se daqui a 511 anos já aprendeu alguma coisa.

    PRA QUE CARRO IMPORTADO, NÓS SOMOS PENTAAAAAAAAAA!!!!!!

  • gusctba

    E viva o PT!!!

  • esequieldepaiva

    O governo ofereceu redução de IPI para as "nacionais" mas elas não quiseram repassar para o consumidor.

    Se o governo reduzisse o IPI e as montadoras não repassassem o corte, seria como o governo subsidiar a industria automotiva (cobrisse o prejuízo destas empresas)

    Com o avanço das importações, o problema não se restringe apenas a perca de empregos dos funcionários das linhas de montagem das 4 grandes, e sim o detrimento de toda uma cadeia produtiva e de serviços ligado a industria automotiva.

    Então, acho q a decisão de subir o IPI dos importados foi acertada, mas achei exagerada, pois veículos importados servem como regulador do mercado interno. Mas os importados perdem essa função reguladoras a partir do momento que deixarem de ser competitivos em função dos preços proibitivos que terão a partir de agora com esse aumento no IPI.

    • Gui_Nunes

      O goverto terá que criar medidas para regular o mercado interno sem depender dos importados.

    • blindzector

      Muito racional sua resposta, mas… o conhecimento da população tem aumentado…. a parte financeira tbm… todos pensaram " Uau, hora de realizar meu sonho, um carro importado… " Começaram a comprar e "Wowwww… o carro e maravilhoso, economico, confortavel, perfeito"… AI chega uma medida dessas de TRANCAR o Brasil. Vc acha qe um carro com 30% a mais e bom? o certo era deixar livre o comercio, pois iria ser forçados os " nossos carros " passarem a ser diferentes… melhores… pois a competitividade seria bem mais injusta, e os carros nossos teriam de melhorar.
      Estar protegendo o mercado interno, concordo, dsd qe elas melhorem… agora melhorar? Impossivel, pois ateh hoje fazem e piorar os acabamentos, e a mecanica cada vez mais se torna mais retornavel. Um carro qe anda mais de 400 mil km, hoje nem roda 150 mil…
      Temos qe fazer equivaler… Se eu fecho, significa qe eu nao tenho formas de melhorar, e preciso manter a fama interna e forçar a akeles qe olham pra fora, comprar o qe e meu. Mas se colocassem tecnologia, colocassem mais investimentos em crashs tests, evolução das plataformas veiculares internas, o conforto, e nao akeles colchoes ortopedicos do Gol…
      Temos qe ir pra frente e nao regredir… so apenas ROGO para que a OMC venha a reconhecer o abuso do governo federal.
      Pois se torna injusto

  • lndnfsu2

    brincadeira… esse país tem mais é que quebrar! tao de sacanagem!

    • Rafael

      logo a bolha estoura… logo logo

  • archinho

    Tem outra coisa… os importados SE não sairem do país, ficarão mais caros. Consequencia? as 4 grandes vão aumentar os preços(lucros), pq seus preços estarão MUITO abaixo dos concorrentes de melhor qualidade. pense como um cara ganancioso e vc entenderá a oportunidade de explodir mais ainda seus lucros… é uma pena q isso possa acontecer.

  • HugoRTeixeira

    Galera, minha primeira impressão foi a mesma de vocês.

    Mas a coisa não é assim.

    Os importados ainda ganham uma grana da pqp vendendo aqui no Brasil. Desconfio que mesmo com esse aumento do IPI, se os preços ficarem na mesma eles não terão prejuízo.

    O que importa é o seguinte: essa história AINDA está mal contada. Estamos no começo. Quem já começou reclamando provavelmente nem parou para pensar por 5 minutos o que realmente está acontecendo. E o que está acontecendo? É o que saberemos na próxima semana.

    Eu não sou um grande fan do governo mas não podemos meter o pau nele assim tão rápido sem nem sabermos direito quais são os requerimentos e etc.

    Então vamos dar um tempo antes de jogarmos a primeira pedra. Todos são inocentes até que se prove o contrário uh?

    • EuMeSmObYmYsElF

      e vc acha que as montadoras são tão boazinhas assim e não repassarão esse aumento?… ah, ingenuidade… pode ser que não aumente os 30%, mas pelo menos uns 15% vai aumentar… a única coisa que consigo pensar nessa hora é que, se mesmo com carros mais modernos, pagando o imposto de importação e a preços próximos às carroças vendidas aqui, as 4 grandes não investiam em tecnologia, imagine agora que a diferença vai ficar ainda maior?

    • O_Corsario

      Por um lado vc tem razão. Acho que a JAC, por exemplo, poderá manter seus preços.
      Porém, se os importadores ganham uma grana, muito maior é a grana que as fabricantes ganham.
      E é só pensar que todo carro que não tiver "Laços" com o Brasil será PUNIDO com este imposto. Isso vale tbm para Volvo, Mini, entre outras que apresentavam preços até que interessantes, caso do C30, por exemplo.

      • eokn

        Detalhe: J5 na china custa menos de R$ 20.000

  • Jas995

    Nunca votei nessa M)*&& que se chama PT (PARTIDO DOS TROUXAS) sabia que essa bolsa esmola ia dar M(*&¨ agora o povão que só sabe fazer filho e receber essa merreca vai manter essa corja no poder por anos e anos a fio.
    Sera que voltaremos aos anos 80?, com essa comodidade toda DUVIDO que as montadoras instaladas aqui vão ter o MINIMO de boa vontade em melhorar as M(*&& que fabricam, já não tinham antes, imagina agora…
    Parabens Brasil, cada pais tem o governo que merece, agora dexa correr antes que o estoque acabe!!

    • CharlesAle

      Apoiado em cada palavra!!!

    • blindzector

      Aos anos 80? Desde anos antes de Cristo, Roma já distribuia Pão e Leite e Circo… Hoje não mudou, temos no lugar do Circo Futebol, Mulheres, Carnaval.
      Somos marionetes desde os tempos antigos, mudanças? temos… votamos para que nos roubem, nao precisamos estar na rua para sermos roubados…. muitos acham q para ser roubado, basta estar na rua.
      Vamos parar para analizar… Saude, precaria… Educação, Precaria… PARA ONDE ESTÃO indo os ja 1 trilhao de reias em impostos?
      Bolso de QEM? CUECA? BOLSAS? Ou pode ser para pessoas… normais, como Jaqueline Roriz, que nem estava no governo e recebeu dinheiro de propinas… hoje ela esta la roubando mais. Legal neh?!

      E agora José?
      A festa ta la … rolando e vc aki fora!
      Jose comprou um Gol?
      Bom para José… pq o Manoel, comprou carro importado… e ele não pode sair de casa!

  • Wikle

    O Ministro Mantega deve ter comprado um Mercedes importado no final de semana, por isso adiou a medida para hoje.

  • ottomno

    Vagabundos ,todo mundo levando o seu e nos levando naquele lugar ,ja nao tenho e nunca mais compro carro nacional

  • souzabsb

    Vamos ter que votar no Collor novamente!!!

    • O_Corsario

      Tem gente que já está votando…

    • eokn

      Melhor que esta turma que está aí, sinto informa-lo que é.

  • Junior_F1

    A MAIOR VERGONHA DA INDUSTRIA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS TEMPOS!! Começaram a perder mercado e o lobby funcionou direitinho com o vendido do Mantega. Depois querem levar o Brasil a sério?
    É pra continuar andando de carro ultrapassado e pagando o preço mais caro do mundo…
    QUE PAIS É ESSE??…É A P… do BRASIL!
    ACORDA BRASIL!!!

  • CaduRamires

    “Sou obrigado a reconhecer que, com toda a corrupção que teve de um tempo para cá, o que encontramos no governo Collor deveríamos ter enviado para o juizado de pequenas causas”. (Senador Pedro Simon)

    Nada mais a declarar sobre um governico vermelho e populista que só faz barbeiragem no comando do Brasil. Com essa medida eu espero que não tenha mais nenhum comentário sobre geração de novo tributo para financiar a saúde – pois só falta chegar a nova CPMF amanhã. E viva a filha Dilma mãe! (para não dizer algo mais pesado)

    Ah! E estamos falando só do IPI dos carros. Mas veículo compreende moto, caminhão, ônibus, tratores e, por estar no mesmo bolo, autopeças. Não vi o texto da "brilhante" medida, mas sei que isso vai dar dor no bolso para todos nós…

  • AutomotiveEngg

    A falta de política industrial permitiu que se chegasse tal extremo, com essa decisão equivocada!

    Os setores têxtil, calçadista e de brinquedos foram dizimados por incompetência e voracidade fiscal, por parte do (des)governo!

    Política industrial JÁ!

    • O_Corsario

      Falou tudo. O governo não abre mão da arrecadação, o fabricante não consegue / sabe / quer competir, e querem passar a bomba pra frente.

    • JeraDF

      tem razão…..niguem lembrou disso!

  • HenriqueHJ

    eu tava pensando em trocar o meu carro de 6 anos de uso. bom agora o governo me deu um bom motivo pra eu ficar com o carro por 12 anos. VA PA PONTA QUE PAROLA GOVERNO FELA DAS PLAUTA!!!!. (se o moderardor quiser deletar eu nao vou discutir, mas ja chega disso, ser explorado toda hora.)

    querem ver que agora os preços dos carros não vai mais ter desconto e vai aumentar os preços e não vão embarcar tecnologia nenhuma. anotem!!!

    • pririmarvil

      Meu carro é um vectra 99 e já estou consertando o mesmo para ficar mais uns bons anos com ele.
      Montadoras nacionais que vão todas para a ponte que partiu!

  • keivan53

    Bom aposto que as 4 grandes não estão aguentando a pressão e deram um agradinho para o ministro ;D
    se o dinheiro não foi para ele para alguem do governo foi…

  • gusctba

    Ah, quem comprou carro Chinês, deve estar com o C* na mão.

    Pois se as importadoras chinesas saírem do mercado com essa medida, esse pessoal vai ficar com os maiores MICOS da história na garagem, vai ser impossível revender um Chinês num valor minimamente decente.

    • CharlesAle

      Bem notado,mas também foram com muita sede ao pote!!agora realmente estão com ** na mão!!e a JAC fazendo propagando com faustão e tudo em horário nobre,com carros que não tem um parafuso feito aqui,tava na cara que ia acontecer isso,abusaram!!!

      • pablo

        só digo uma coisa: ninguém bota tanto dinheiro em algo a toa. os chineses e coreanos tem grana e podem montar facil uma fabrica na argentina ou no m´xico, este atendendo aos eua também.

  • Viper559

    É por essas e outras que eu NÃO vou trocar mais de carro, fico com o meu usadinho companheiro e vou investir essa grana em outra coisa ;)

    • jersaosp

      Exatamente oq eu pensei! Tava até pensando em trocar mas agora… ahhh fiz toda a manutenção do meu e não vou trocar pelo menos até 2013 isso já é certo!!

    • Romis_gtr

      Mas é essa idéia que tem que ser sustentada, o que garante tudo isso, é esse vício que brasileiro tem de carro 0km, só pra se mostrar pra vizinho…etc etc….

      Existem carros antigos que dão banho de tecnologia, conforto e desempenho nos 0km pelados da vida….pensar em carro 0km pela manutenção, EU acho bobagem! Mas…..

      De qualquer forma, fica a idéia pra galera….Diga Não a carro 0km

  • Chlaralu

    Tudo isso é para depois o governo DIRMA dizer que o Brasil não foi afetado por essa maldita crise mundial!!! É F&^@

  • meyerbro

    Pelo menos não votei no PT, fiz minha parte!

    • Vitor_Augusto

      o jeito é votar em branco mesmo.

    • Gabriel_Nint

      To contigo. Não voto nessa corja de ladrões e mafiosos.

    • eokn

      Você acha que a solução é só não votar neles?
      Este é o nosso problema – reclamamos quietinhos – se fosse na Argentina, nesta hora, já estariam derrubando a Casa Rosada.

    • blindzector

      Cara, infelizmente isto não é PT…. qualquer outro faria o mesmo. :(

      Vivemos em um mundo em que akeles que estão la em cima, eles mandam, nos otarios obedecemos ( desculpem o palavriado, mas nessas horas tem qe sair! )

    • gatopardo

      O psdb criou a cpmf e tb aumentou impostos… estamos ferrados, qualquer um quê entra só pensa em explorar o brasileiro.

  • fabioalisson

    Simplesmente absurdo! As montadoras nacionais devem estar rindo para as paredes. Eu via em alguns importados a esperança de forçar as montadoras nacionais a baixarem seus preços e até ví que nos últimos vários nacionais caíram de preço, ou eram comercializados por valores bem inferiores aos de tabela.

    "Parabéns" Sr. Mantega. São atitudes como esta que mostram o quanto o nosso governo é conivente com as montadoras brasileiras e o "lucro Brasil".

    • garotoenxaqueca

      Cabe a nós consumidores reagir a esse tipo de atitude. As nossas atitudes em conjunto tem muito mas força e efetividade do que a decisão de um simples ministro marionete de uma meia duzia de empresarios.

  • alex_kid

    Que medida mais idiota! O Brasil é governado por ignorantes e isso me deprime!

    Agora que a indústria nacional estava começando a se desenvolver, com investimentos em tencologia e tudo mais por causa da concorrência dos importados eles vêm com essa medida.

    O que vai acontecer? O preço dos importados vai subir, a concorrência vai cair, os nacionais serão a única opção e vão aumentar o preço absurdamente. Os investimentos vão parar e nossa indústria vai sucatear, como se pudesse mais.

    Brasileiros, vamos nos unir! Não podemos ser marionetes do governo e das indústrias que produzem aqui que se coadunaram para manter aquele velho esquema de venda de sucata a preço de ouro! Eu não compro carro mais até 2012!

    • garotoenxaqueca

      Parabens pela sua atitude.`Foi essa ideia que me veio na hora. Boicote total aos automoveis nacionais até o final do ano. Esse governo tem que aprender que quem manda é o povo. Só falta a união desse povo pra fazer valer a sua força!!!

  • Turbo_Car

    "Assim, carros 1.0 vão de 7% para 37% de IPI, e assim sucessivamente em todas as categorias de veículos. A medida inclui carros, caminhões, ônibus, motos, entre outros."

    Se fosse 30% a mais, como diz a manchete, seria;
    7 – 100%
    x – 30%
    x = 2,1%
    O aumento seria de 2,1%! Somando ao valor original, ficaria 9,1%.
    Logo, o acréscimo foi de 30% e não de 30 p.p.

    Agora se o acréscimo for de 30 p.p., ai sim teremos o imposto final em 37%, como diz a matéria.

    Abs!

    • CanalhaRS

      Sim, o aumento é de 30 PONTOS PERCENTUAIS!!!!

    • deleted5581550

      opa, já corrigi. fiquei tão perplexo que não sabia como dizer isso pro povo… é o mesmo que dizer que a partir de amanhã, voltamos aos anos 80!

    • Wikle

      No Estadão: "Para automóveis, as novas alíquotas ficarão entre 37% e 55%. Antes, o IPI variava entre 7% e 25%."

    • Mjscaruaru

      O preço do picanto vai saltar de 34 paus pra 44 paus é isso mesmo?

      34 paus + 30% = 45.0000000000000000000000000,00 paus

      • deleted5581550

        é por ai…

    • eokn

      Seu calculo está errado.
      O IPI é calculado sobre o valor FOB + frete + imposto de importação. Depois ainda tem os outros impostos.
      No final, o carro não vai aumentar 30%, mas não é muito longe disto não.

  • EricoKutz

    Mais uma vez quero deixar aqui meu orgulho de ser brasileiro. Parabens Brasil!! Mais um passo para sermos o país do FUTURO.

    Pq sempre aumentar? Pq não diminuir cargas tributárias de carros "NACIONAIS"?? CAMBADA DE *********, *******************, ***************, *********, *****, **************, *********************************** e ********************.

  • EduMav

    Já dizia a música:
    "Até quando voce vai ficar levando (porrada, porrada) …
    Até quando vai ficar sem fazer nada!"

    Reclamar que é fácil, tá todo mundo reclamando. Mas deixar de comprar, ninguem deixa, né?! Se unir pra protestar ou boicotar as outras montadoras ninguem vai, né? Os outros que resolvam!

    Não sou a favor de nenhuma montadora. Sou a favor da livre concorrência! Pois é isso que melhora os produtos, diminui os preços e moderniza a frota.

    Já cansamos de discutir aqui no site o Custo Brasil e até o presidente daquela montadora ironizou os Brasileiros: "Porque baixar os preços se eles estão dispostos a pagar?!"

    Viva o GOL totalmente pelado por 33 mil reais! A VW "quase" não tá lucrando nada né?!

    • Romis_gtr

      Falo e disse, na hora de comprar um chinês, todo mundo fala, ah mas tem que q ver na revenda, peça de reposição e tudo mais….A compra de um carro desse tipo está envolto por protesto também, protesto pelas grandes montadoras que não oferecem nada novo, de qualidade e com preço adequado!

    • blindzector

      Como ja se dizia o Poeta, "Que pais e este?"

      Amigo, vivemos num pais DEMOCRATICO, em que a DEMOCRACIA e vivido por alguns e para muitos a falta de conhecimento e a ignorancia das informações, onde pessoas são compradas por pão e leite e diverção ( da mesma forma em que os Romanos faziam com seus gladiadores… ) ( Futebol ) onde o time de coração faz pessoa se matar, mas uma atitude erronea do governos poucos sentem, onde a televisão é manipulada e o Governo quer esconder a verdade…
      DIzia-se que em 1988 vivemos uma revolução, até hoje eu espero. A lei que é para muitos mas a justiça e para poucos…
      Não sei nem mais o que falar destas coisas… e triste vermos que o mundo se vangloria com as coisas e as decorrencias pelos fatos e muitos ainda não dao bola para tudo que está ocorrendo ao nosso redor.
      Triste , "desumano"… vermos um pais que ainda tenta não ter fome e ainda viver com miseros 500 reais?
      Como pode estarmos vivendo em um mundo que olha para o umbigo ( congresso )…
      Como podemos apertar o verde, sabendo que aquele pode apertar em nos o Nulo?

      Triste… verdade!

      Brasil…. um pais injusto!

  • Viper559

    Já deveríamos ter saído às ruas faz tempo, esse país não têm mais jeito amigo, o jeito é pular fora dessa barca furada o quão mais cedo for…

    • Tucones

      enquanto o dolar estiver barato eh a mais pura vdd, pena que fora tb tem crises que tendem a ser xenofobicas =/

  • CanalhaRS

    É, talvez alguns lembrem que lá por março ou abril eu deixei um comentário aqui dizendo que os fabricantes nacionais ( principalmente o "Big Four") não entregariam sua fatia de mercado para outras marcas e que jogariam sujo se fosse preciso para impedir a concorrência de fora, pois eles mandam no governo. Não preciso dizer mais nada.

    • Matheus_P

      eh… lobby absurdo… mas como é que se chama mesmo lobby com entrega de altas quantias de grana viva em malas? CRIME!

  • Lupofahrer

    Tem gente comentando sem ler e sem pensar. Além disso estamos no Brasil, se o PSDB/DEM estivessem no poder seria pior. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã, vamos ter que esperar os novos preços ¬¬

    • EKFRAGOSO

      Tanto faz o partido que esteja no poder.

    • vinicarioca

      pior? duvido amigo.

      PSDB é ruim, mas não é protecionista a tal ponto.

      Duvido o PT ganhar as próximas eleições, até meus amigos petistas viraram a casaca.

  • 3dimensional

    Positivado por falar a PURA verdade!
    "O razoável seria diminuir o IPI dos carros nacionais e deixá-los competitivos e atraentes para o consumidor final."

    Vamos boiada!
    Vamos rumo ao abatedouro!

  • seucreysson

    viva dilma, viva PT, viva toda a corja que nos quem fu…. isso e brasil dos otários que vão aceitar isso sem fazer nada. se fosse em outro país eu ja sei o que ia acontece.

  • Rafael

    Não compro carro zero km enquanto não abaixar os preços.

  • Vateau

    Será que nós podemos estimular nossos parentes, aderentes, familiares e amigos a não comprar um carro zero no mês de outubro????

  • higojoseph

    mano tem q baixar o porr@ do preço dos nacionais…

  • jogador

    A despeito da cólera justa do pessoal, devemos ser racionais nesse momento:
    Você pagaria por bofe preço de file mignon?não. Então não compre carro zero.
    Existem muitos motivos mais importantes para ficar bravo, como violência, corrupção, falta de saude, etc, outras menos, mas já perceberam que o que deixa qualquer brasileiro p*to se origina, passa ou termina na mão nojenta e ineficiente do Estado brasileiro? O governo é o inimigo!

    • Matheus_P

      arqui-inimigo… sujeira tão fétida e escancaradamente protecionista por causa do lobby das 4 grandes (que formam o grupo que importa 80% de TODOS os carros importados – arg e mex – e não serão afetadas. Fizeram CERTINHO p que as 4 grandes ficassem com o mercado só pra elas… pq não colocaram 100% de produção de carros com peças 100% nacionais? Ou pra ser mais racional, 90%… Pq daí PSA, Renault, Honda e Toyota seriam afetadas. Queria ver um corolla xei indo de 75mil reais para mais de 86mil reais… queria saber se um c3 picasso tem 65% de peças nacionais…. tudo muito estudado pra favorecer apenas as 4 grandes

  • Matheus_P

    Quando vi a notícia me enchi de nojo de tal forma que não posso explicitar aqui o que senti. É demais. País bem FDP!!!!!!!!!!!! Vou fazer o máximo que eu puder para criar meus futuros filhos para poderem morar na europa ou eua/canada…

    • roberto_s

      é isso mesmo amigo, é exatamente isso que penso desde lixo de país.

  • http://macmagazine.com.br/ Andre Cunha

    Cruze tah morto nessa com o CKD vindo da Coreia do Sul.

    • Matheus_P

      Isso que ia comentar tb… quer dizer então que agora o Cruze terá o preço inicial aumentado de 68 mil reais para 78500 reais??? (aumento médio final deve ficar entre 12 e 15%…)… como a gmbrasil vai explicar o Cruze???

      • killbean_2011

        E o Honda Civic ? Tem 65% de conteúdo nacional ?
        E o Toyota Corolla ?
        E o C4 ?
        E o Fusion ? E o New Fiesta ?
        E o Fluence ?
        Acho que tem muito carro por aí que não tem 65% de produção nacional !!!
        Acho que inclusive esse é um dos motivos porque anda faltando tanta peça de reposição no mercado, é tudo importado, não tem mais nada sendo fabricado de verdade no Brasil !

  • marcio_cr

    Será que não rola processo na OMC por protecionismo?

    • Wikle

      Rola. Só que é um processo demorado. Até ser julgado, 2012 já foi. E daí já estaremos em nova campanha presidencial e a Dilma ainda faturará alguma popularidade anunciando uma redução nos impostos de veículos importados para o patamar atual.

    • Matheus_P

      Não sei como funciona, mas sei que o Brasil deixou intocado o imposto de importação máximo permitido em 35%, e aumentou o imposto sobre os produtos industrializados (que nem aqui são fabricado e já sofrem com o imposto de importação…), então acho que não vai dar nada…

    • MajorAutomotivo

      Certamente pode render um processo, mas até lá as montadoras favorecidas terão 01 ano e 04 meses sem maiores concorrentes.

  • Sayd_Jarrad

    Sr. residente da ANFAVEA deve tar feliz né?…

    Se alguem tirar a foto de qual carro que esse cidadão utiliza diariamente por favor, tire a foto e manda pra cá no NA e faça uma reportagem satirizando-o….

    Digo uma coisa pra vcs…CARROÇA NACIONAL, COM CERTEZA NÃO É…

    • Matheus_P

      deve ser um belo importado premium Maseratti blindado…

  • HenriqueHJ

    ta na hora de eu tirar o meu outro passaporte da gaveta.

  • Rodolfo_PR

    Será que os ministros andam de carro nacional? alguém poderia levantar esse informação pra gente?

    • garciapepe22

      Fusion e Omega australiano. O molusco já ví de BMW.

      • Rodolfo_PR

        Seria uma boa para o panico e cqc explorar. Tipo: descobrir o carro que cada um tem e presentear com um nacional pelado pra eles darem o exemplo para a nação!

  • edsontak

    Acordem aqueles que achavam que o governo iria ABAIXAR impostos dos nacionais…

  • Victor Motter

    apoiado !
    como se já nao existisse imposto nesse "pais" se assim podemos chamar .

  • JHerzév

    Só espero que com isso mais fábricas venham e que gerem mais emprego para os brasileiros, afinal, com essa medida absurda a única saída será produzir aqui, provavelmente. Se isso não ocorrer, vai ser um tiro no pé do governo da sapato 44 e um tiro na cabeça do resto da população.

  • mbgregol

    E aquela conversa que a BMW ia colocar uma fábrica aqui no bananal

  • Victor Motter

    Brasil , está regredindo aos tempos de antes do collor !!!!!!

    • EKFRAGOSO

      E o bunda mole do Collor, nada de se manifestar a respeito.

      • Victor Motter

        ontem o collor estava dando uma entrevista na tv cultura justamente sobre essa altissima carga de impostos (agora maior ainda )

        • EKFRAGOSO

          Bom saber que em alguma coisa ele continua o mesmo. Se ele voltasse a ser como era na época da presidência, seria algo interessante para a política nacional.

          • Victor Motter

            com certeza seria bem diferente , se ele se candidatasse para presidencia novamente , eu votaria nele com certeza , tanto que ele nao saiu por enpitchman , ele saiu por que ele quis . apenas pegou uma imagem de nossa senhora que estava no gabinete e saiu .

            • rafthehay

              Victor, por mais que eu aprecie a abertura das importações de automóveis, o congelamento das poupanças e o fechamento de algumas instituições como o BNCC, banco que incentivava as cooperativas de crédito (opção muito mais racional em diversos casos em relação a bancos tradicionais, trazendo mais desenvolvimento para grupos pequenos, produtores e empresários), fora os escândalos dele (casa da Dinda, PC Farias) me fariam NÃO votar nele.

              Não to dizendo que o governo atual é bom, mas votar num cara que foi comprovadamente corrupto como forma de "retaliação" à bandidagem do PT não seria bem o caminho a seguir, eu acho. Respeito opiniões contrárias, entretanto.

              • Victor Motter

                o fernando collor , é amigo de familia . conheco ele . e se voce for ver isso de ter o congelamento da poupança teria ocorrido de um jeito ou de outro , tanto que a estabilidade economica veio somente depois de um certo tempo após isso .
                e agora com inflacao voltando ( e forte , ao menos aqui em curitiba ) tenho meus receios

            • Matheus_P

              Impeachment, Victor!

  • Edu_Airtrek

    Será que a OMC não tem como entrar nessa história ? As montadoras podem alegar esse aumento absurdo de impostos como medida protecionista (o que não deixa de ser).

    • kikofar

      É a minha esperança!!!

  • Diego

    Deveriam abaixar a alíquota para os "nacionais", não meter o ferro nos importados (são os poucos carros que prestam nesse Brasil) . O NOJO que sinto pela FIAT, VW, FORD e GM aumentou na mesma proporção do IPI.
    Tava pensando em comprar um carro 0km e não posso comprar mais nada nessa… Ando de busão mas não ando de carroça!

    Bando de carroceiros do… Não comprem carro NOVO!

  • guiboracini2

    TODOS OS CARROS.
    so quem tem mais de 65% nacional que tem o desconto.

  • hiperleo

    Para que entendam melhor o desastre consumado hoje pelo Governo Dilma, entrem no link do Estadão e leiam inclusive as análises em azul, à esquerda da página: http://economia.estadao.com.br/noticias/economa%2

  • iMeuSaco

    Adeus Fiat 500 por R$39.000?

    • HenriqueHJ

      pelo que eu vi nao, parece que a argentina e mexico estão fora disso.

      mas a fiat pode aumentar por falta de concorrencia.

      • Diens_mg

        Claro, não vai ter o picanto nesse preço mais… corrammmm antes que aumente tudooo…

  • 3dimensional

    Dias 12 e 15 de Outubro vai ter um novo manifesto! http://www.diadobasta.blogspot.com/
    Lembrem-se do episódio de hoje para tirar a bunda da cadeira e ir às ruas num desses dias!

    Veja: http://www.youtube.com/watch?v=KRNgqhyx8cE
    E: http://www.youtube.com/watch?v=VcTZ621NQe0

    Se a apatia lhe impede de se levantar, pelo menos divulgue!

    • O_Corsario

      Já fui no sete de setembro, irei novamente.

  • pesssoaluser

    Boa noite. Tenho uma sugestão de matéria para a NA. Seria uma pesquisa para quantificar o percentual de matéria-prima importada usada na fabricação dos carros nacionais e até mesmo do MERCOSUL. Qual o % de "made in china" as industrias usam atualmente? Pelo que andei lendo, o setor de autopeças nacional está passando por dificuldades. Não vai importar o carro completo, por diminuir os empregos no país, então também não importaremos peças DESCARTÁVEIS made in china, por exemplo e os nossos veículos serão fabricados com no mínimo de 60% de peças nacionais (por exemplo, o aço chines é mais barato que o aço nacional!!!! PQP), gerando milhares de vagas no setor de autopeças. Assim, obrigaria as industrias nacionais a desenvolver em solo brasileiro novas tecnologias e empregos.

    • Victor Motter

      o problema é que tudo isso tem um custo , e pode ter certeza de que esse custo quem vai pagar , somos nós , consumidores

  • pedrokike

    Isso é um absurdo, Heber ou sei lá quem faça um favor para todos, use o poder de influencia do NA para abrir um protesto bem organizado para mostrar a indignaçao da naçao com esse tipo de atitude, por favor é serio precisamos tomar uma atitude e parar de engolir isso!!

  • migsn

    Politicos vagabundos, corruptos, incentivadores da mediocridade, isto eh uma censura ao sonhos das pessoas, que trabalham, pagam impostos absurdos e sao privadas de poder ter algo melhor do que o lixo que que as usurpadoras, montadoras nacionais querem nos empurrar, faca esses cretinos baixarem as margens de lucros Dona Dilma, aumente sim os impostos dessas montadoras quando remetem os lucros para fora do Pais….. Que vergonha….. Eh ladrao protegendo ladrao…. Nao comprem, nao comprem!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • yuricalmon

    E as MOTOS ficaram fora dessa ???

    • Wikle

      Não. Pior para mim, estava pensando em adquirir uma BMW 650 (montada no Brasil), que está mais barata que a Yamaha "parada no tempo" XT 660 produzida na Zona Franca de Manaus. Dancei.

    • HenriqueHJ

      nao, tudo que tem roda e motorizado entrou na dança.

      • O_Corsario

        Inclusive caminhões… O que é mto preocupante!

  • Binho_DF

    A solução imediata para nós consumidores é a de não comprar carro novo por pelo menos um ano. Isso para quem não tiver uma urgência em trocar de carro. Eu, a partir de agora só penso em trocar de carro em 2013, ou seja, vou fazer a minha parte. Se todos pudessem fazer o mesmo ou pelo menos uma parcela significativa de consumidores, já seria um avanço, pois é essa a nossa opção num primeiro momento. É esse o tipo de resposta que temos que dar.

  • AutoIng

    Muita gente está comentando sem entender a situação. Pra quem não trabalha na área, não sabe que as demissões estão ocorrendo no setor de autopeças e que há meses está ocorrendo desindustrialização no país. E a expectativa é de que o pior ainda está por vir. Enquanto todos ficam nessa brincadeirinha de "#naoaos30%" tem muita gente com seu nome em listas pra demissão nos próximos meses. Todos os países protegem a indústria local, por que aqui ninguém aceita? Claro que competição é importante, mas estão todos entendendo errado: os estrangeiros dessa vez não irão abandonar o Brasil, irão é construir fábricas aqui! No fim das contas todos sairão beneficiados, o que precisava é de um susto nos coreanos e chineses pra que descessem do muro e batessem o martelo nos investimentos no Brasil! É só isso. Vamos deixar o egoísmo um pouco de lado pra tentar compreender que a medida é sim positiva, mesmo que muita gente não consiga comprar seu tão sonhado carrinho importado no próximo ano.

    • Wikle

      O problema está em AUMENTAR o IPI dos importados. Se pensassem somente nos empregos e na produção nacional, REDUZIRIAM o IPI dos nacionais. 35% de Imposto de Importação já é uma proteção e tanto, não?

    • pedrokike

      nao concordo, nao sou das pessoas que vao ficar xingando porem, nao concordo com o que disse porque trabalho em uma empresa que atua dentro das montadoras, nossa empresa nunca vendeu tanto para as montadoras quanto esse ano, batemos todos os recordes em mais de 13 anos no brasil (com letra minuscula mesmo) e eles estao investindo devido a concorrencia, isso que falam de demissoes sao mais boatos do que fatos, o que eles querem é pressionar o governo a esse tipo de palhaçada em que os unicos prejudicados somos nos os consumidores, estou pesquisando carros na faixa de 35 a 40 mil, opções que achei foram, gol com alguns opcionais, fox idem, carroças da GM nem pensar, depois de ver a fabricacao dos fiats tambem penso 3x em querer 1, e ford teria o fiesta projeto de 2000, portanto ia partir para o picanto, completo por 35 mil, e agora, quem sabe eu pegue um gol so com ar e trio eltrico porque o picanto deve subir razoavelmente de preço, entao por isso que nao concordo com vc e sim com a maioria que está revoltado, e sou a favor de reduçao nos impostos e margens dos nacionais ao invez subir os impostos dos importados…

      • AutoIng

        A sua empresa deve trabalhar com mais tecnologia e ser menos dependente de insumos do setor. O que posso te dizer é que nos últimos meses a situação se agravou a ponto de haver pequena desindustrialização sim. E a tendência é que isso piore muito nos próximos meses. Não é papinho meu, você pode mergulhar em informações do setor pra entender o que está por vir. Quanto às carroças concordo 100% contigo, também acho ridícula a situação de nosso mercado. Vamos ver se a Dilma pelo menos mantém a promessa de fazer esses 30% valerem por somente 1 ano. É pra ser algo temporário, só pra forçar os chineses e coreanos a construírem fábricas por aqui. No momento montadoras como a Hyundai estão apenas enrolando e nem uma parede foi erguida, só ficam com tratorzinho pra lá e pra cá pra fingir que estão montando uma fábrica.

        • MM_

          Não se "força" uma empresa a construir uma fábrica no país com instabilidade jurídica e alterações de regras. Isso espanta qualquer empresa.

          Será que todos os anos de ditadura militar e protecionismo não ensinaram isso?

          Além disso, os importados NÃO PERTENCENTES A ANFAVEA significaram 4,8% das vendas no país. Isso não é nada em comparação com os importados vendidos pela ANFAVEA. Porque GM, VW, Ford, Citroen, etc não fabricam esses carros no Brasil??? Isso sim geraria empregos e não esse novo assalto ao bolso do consumidor por medo de concorrência e ganancia do governo e das empresas ligadas a ANFAVEA.

    • Tiago_Beneditto

      Então você prefere pagar mais imposto chega de imposto, não demora volta a CPMF.

      • AutoIng

        Claro que não, prefiro a solução do Wikle ali em cima, reduzir o IPI do nacional e manter o dos importados como já estava. Mas como o governo não abre mão de arrecadação nunca, ainda é melhor a solução que encontraram. Além disso prefiro ver um Porsche custando 30% a mais, do que ver milhares de famílias perdendo o emprego nos próximos meses (isso já vem ocorrendo desde o início do ano no setor).

        • AndreyDKS

          Pro inferno quem vai perder emprego, quero carro de ótima qualidade (importados) a preço justo! Quero parar de ser assaltado pelo governo! Isto aqui não é a terra do "cada um por si"? Danem-se quem ficar sem emprego, eu me preocupo só com meus desejos! Se as 4 montadoras e os políticos têm o direito de pensar e agir assim, eu também tenho!

    • Dudu_BR

      Concordo em parte com voce, explico:
      Claro que o governo tem que proteger a industria local e criar mecanismos para os importadores se nacionalizarem,mas porque nao fazer isso baixando os impostos em cascata dos nacionais IPI,ICMS,IPVA entre outros. ao inves disso preferem aumentar os impostos em 30%.me desculpe mas isso e ridiculo,assim cria protecionismos com industria que jamais se modernizara.

    • EKFRAGOSO

      Se for para fabricar mais carroças desatualizadas, não reduzir impostos e as montadoras quiserem continuar lucrando com lixo, melhor continuar como estava. E ninguém aceita porque sempre o governo faz isso de maneira estabanada, beneficiando um grupo específico e nunca o país todo. E porque você acha que tem trabalhadores ameaçados de demissão? Custo muito alto da mão-de-obra, por causa de impostos altos, sindicatos(com seus presidentes e puxa-sacos vivendo no luxo, enquanto os trabalhadores se ferram), legislação trabalhista arcaica(que mais causa problemas, do que ajuda o trabalhador) .Se a importação tem alguma influência em demissões, é por causa desses fatores que eu citei antes.

      • AutoIng

        Eu entendo e concordo com o que você diz. O governo exagerou na atitude. Poderiam estabelecer diferentes valores de IPI de acordo com os investimentos de cada marca no país, ao invés de empurrarem os 30% no "tudo ou nada". Do jeito que foi feito, claro que é pra beneficiar as 4 grandes. Usaram uma boa desculpa pra isso, no entanto. É uma situação complicada, não é bom liberar geral, mas o problema maior tá mesmo no governo que não quer largar o osso da arrecadação.

    • Tripa-Seca

      Quer estabilidade? Estude!

      • AutoIng

        Claro, diga isso para as dezenas de milhares de operários com curso do SENAI (que não é ruim não!) que perderam o emprego nos últimos meses. Não é de um dia pra outro que todos irão virar doutores e irão inovar o suficiente pra segurar uma crise dessas.

    • aleneo2

      mas nao é por nada nao, a chery já ta construindo a fabrica, a hyundai tambem, a JAC tambem. eles ja estao investindo e nao vao agilizar a fabrica em 1 ano e meio.

      outra elas importam apenas 75% dos carros importados no pais o resto é a dona VW GM FIAT e FORD Renaul e Peugeot.

      sabe o que vai acontecer. vao todo mundo montar fabrica na argentina!

    • Dragoniten

      A maioria das empresas já estão investindo seu dinheiro no Brasil, mas demora pra se construir uma fábrica. Mitsubishi pretendia trazer o Lancer 2.0 por 60~70mil, completo,, agora vai ficar por no mínimo 80 mil, e já começou o investimento de um bilhão de reais para construir suas fábricas. Mazda pretende voltar pro Brasil em 2012, trazendo carros importados do México se não me engano, o Mazda 2 e o Mazda 3, pois as fábricas só ficarão prontas para começar a produção em 2017.
      O Nissan March vem pro Brasil, o mesmo é produzido no Méxido também, o Fiat 500, que iria ser trazido do México também por preço acessível.

      TODOS os carros que poderiam trazer um bom custo benefício para o consumidor estão sendo descartados 1 ou 2 meses antes de virem para cá.

      Querem competitividade? Querem que o produto nacional seja mais valorizado? Fácil, diminuam os impostos absurdos em carros produzidos aqui mesmo. O certo seria diminuir em 30% o preço dos 65% nacionais, e não aumentar os importados. Quer vender produto nacional, tem que deixar o PRODUTO NACIONAL MAIS ATRAENTE, e o que estão fazendo é deixar o PRODUTO IMPORTADO MENOS ATRAENTE, o que é completamente diferente.

    • MM_

      Desculpa cara, ninguém gosta de ver os outros perdendo emprego, entretanto as empresas estabelecidas no país sempre se recusaram a se atualizar e quando sofrem concorrência, apelam para a questão da falta de empregos.

      Já pagamos o imposto mais caro do mundo e as margens são maiores que em qualquer lugar do mundo. Exatamente por isso essa medida é absurda. As empresas querem manter suas margens absurdas, então EU que tenho que pagar a conta???

      Além disso, como já disseram, se a medida fosse com esse intuito, o imposto dos produtos feitos aqui seria diminuido, entretanto o próprio governo sabe que se fizesse isso, essas mesmas empresas "coitadinhas" não iriam abaixar os preços e consequentemente absorveriam a redução de imposto, incorporando a sua margem de lucro.

      Isso foi uma medida sem vergonha de um governo que quer aumentar impostos pra virar mensalão, apoiado por uma penca de indústrias safadas que não querem concorrência.

      E essas mesmas empresas safadas CONTINUARÃO a fabricar produtos MENOS PIORES na Argentina e no México.

    • Tucones

      Errado!!!
      As montadoras são nacionais mas as marcas não, por isso que EUA, Europa e a Asia vão cuidar de suas marcas.
      Me diga que marca temos aqui no Brasil? Troller? Gurgel?
      A visão que têm é a visão de uma pessoa acomodada que não quer perder seu emprego por não se capacitar e enfrentar este mercado altamente competitivo no mundo – os chineses que o digam e seu investimento pessado em educação, exemplo dos coreanos.
      Na outra ponta vão perder emprego milhares de vendedores na pre e pós venda dos importados, ou será que não pensou nisso?

      FATO AS QUATRO GRANDES QUEREM EH VENDER SUAS PLATAFORMAS ANTIGAS E LUCRAR PARA AS MATRIZES, matrizes que não vem com bons olhos o que está acontecendo nos EUA e na Europa: reflexo indireto da crise está chegando a nós brasileiros…..

      • O_Corsario

        Só um detalhe, mas infelizmente a Troller, hoje, é da Ford.

    • O_Corsario

      O problema é que esta desindustrialização é comandada pelas fabricantes instaladas aqui, que vem sistematicamente levando produção para Argentina e México.
      A solução real era diminuir a carga tributária e a burocracia e investir em infra-estrutura, além de ter seriedade e isso inclui NUNCA mudar as regras do jogo do dia para a noite como foi feito, isso é coisa de republiqueta de opereta que nunca será levada a sério.
      A solução intermediária seria isentar de alguns impostos apenas carros fabricados no BRASIL – não na Argentina ou México. Aí sim vc estaria incentivando a produção aqui de carros de valor agregado.
      E a solução que só atende aos interesses de Ford, GM, Fiat e VW é a que foi adotada.

      • expresso222

        Concordo com vc corsário! O que ocorre é que as ditas nacionais elegeram o Brasil como produtor de carros populares sem valor agregado nenhum (pelados e sem segurança), fabricando carros melhores e que podem ser exportados para qualquer lugar do mundo (gerando divisas) no México e na Argentina. Em outras palavras, não querem largar o osso de produzir produto barato e vender a preços absurdos! Eles (ANFAVEA) são os próprios culpados pela desindustrialização (e consequente perda de empregos) de nosso país!
        Incompetência e corrupção são os maiores males do país!!!!!!!!!!!!!
        Estou indignado como cidadão pagador (sendo confiscado todos os meses em 40% de minha renda) de impostos!

  • Matheus_P

    E está aí a cartada que faltava para que o abs e air bag tivesse custo zero (ou até LUCRO para as nacionais…). Se os importados (e TODOS vem com abs e air bags) aumentarem de preço, e acho inevitável, basta as nacionais aumentar em 1500 reais de valor final numa simples troca de ano/modelo que taí o custo do abs e air bag ser morto!

  • lmiotto

    Uma frase para expressar meus sentimentos:
    Vergonha de ser Brasileiro!

  • hiperleo

    Não ficou claro se o acordo com o México será afetado. Se for, o melhor motor da VW à venda por aqui – 2.0 TSI do Jetta – simplesmente vai se tornar inviável no Brasil, para ficar num único exemplo. Quem acredita que eles passarão a fabricar esse trem de força no Brasil vai cair do cavalo. Vamos ficar com os AEs e APs disfarçados da vida. Ah, e nada de Golf VII, que também viria do México. O "conteúdo nacional" vai fazer nascer um monstrengo qualquer chamado Golf 4,75. Que inovação é essa?

    • AutoIng

      Nem México, e nem Mercosul serão afetados, eles ficam de fora da medida. A princípio essa medida afeta mais os coreanos e chineses, mas se a Hyundai arregaçar as mangas pra montar a nova fábrica já melhora. É uma vergonha que a Kia-Hyundai importe um volume tão alto sem fazer investimento algum no país (por mais que eu goste do i30 e do Cerato).

      • hiperleo

        Não acho uma vergonha. Quem se anima a desbravar esta terra de bárbaros no que diz respeito a impostos, custos trabalhistas, infraestrutura africana e descumprimento de regras e contratos? Duvido que aquelas que aqui se estabeleceram no século passado fariam o mesmo hoje em dia. E quem vem não se anima a fazer carros médios e médios-grandes. Compactos pelados vendidos em grandes volumes são a única coisa que o Brasil produz eficientemente.

      • O_Corsario

        Justamente ninguém investe porque mudam as regras no meio do jogo.
        Para ser respeitado, é necessário se dar ao respeito antes.

  • iMeuSaco

    Lobby forte das 4 grandes. Era tudo o que elas queriam: pra que diminuir os preços dos nacionais se os importados ficarão mais caros? E o brasileiro ainda fará papel de palhaço enquanto o governo proteger esse cartel.

  • aprs

    É a política de bater no peito e bradar com orgulho: "Nunca antes na história deste país…". Bolsa-Carroça JÁ!!!

  • leozin112

    Protesto- COMPRE UM USADO OU COMPRE UM IMPORTADO! pq carro nacional nao compro mesmo, ainda mais com essa po*** de lei promulgada que só vai afunilar o mercado para carros nacionais, que de uma forma respeitosa são carissimos e pouco equipados, traduzindo, o que vc acha absurdo, dar 45mil em um popular "COMPLETO" ou pagar 90˜100 mil em um importado REALMENTE COMPLETO? Tudo bem que essa lei vai atingir mais a classe media/alta, entao por isso mesmo digo – COMPRE SEU USADO OU COMPRE UM IMPORTADO !!! Pq ja me decepcionei demais com o brasil, e não vou dar meu dinheiro para montadoras que cobram absurdos de preços , praticam lobby e ainda por cima desrespeitam os brasileiros com a falta de investimentos NACIONAIS em tecnologias. [ opiniao totalmente pessoal, e com certeza deve tar rolando muito dinheiro por traz disso tudo. Esse brasil regrediu minha gente, essa é a realidade... =/ ].

    • Tucones

      Vc comento a respeito da classe media soh que essa classe média é a que foi de D para C/B e vai comprar em 40x seu carro pois acha que dá para pagar…
      as quatro grandes são as que estão acabando com a industria nacional ou será que ginguem percebeu a política delas de globalizar seus carros? Se elas criaram o Cruze, Fiesta, 500 globais é mais para vender ao mundo esse conceito de globalização, por outro lado instalaram as fabricas no México para atender o mercado deles e não o brasileiro, aqui soh chega pq tem o lucro brasil que, infelizmente, aumentou com essa bomba…

  • Lupofahrer

    " "Vamos fazer fiscalização dos preços do setor, de modo a garantir que os produtos nacionais não tenham essa elevação. Foi um compromisso da indústria que os preços não subiriam", garantiu."
    Terra

    • iMeuSaco

      Ao invés de adotar medidas para desonerar esse produto pro consumidor, o governo dá tudo de mão beijada para as montadoras já instaladas para protegerem o mercado de outras marcas, e ainda por cima imploram para não aumentarem ainda mais os seus preços. O que obviamente vai acontecer, já que eles não estarão ameaçados pelos importadores.

      O pessoal que defende a idéia de empregos nacionais não pensa que é um insulto pra qualquer país que importa carros para o Brasil a gente esfregando na cara deles que o produto que eles vendem aqui ficou 30% mais caro dum dia para o outro. Acha mesmo que eles importarão mais produtos da gente com essa política agressiva? Exportação também gera empregos, e chutar a barraca só para defender a indústria automotiva nacional pode ser um tiro no pé e desencadear vários embargos.

      Em qual outro país do mundo a tributação é tão alta assim para justificar algum protecionismo? Ninguém onera e explora tanto o consumidor assim.

    • killbean_2011

      Mais um fiscal do Sarney !!!

  • Pocket_rocket

    Chile, aí vou eu!

  • Lucasmcagro

    Fica apenas meu protesto. Sou contra essa medida do governo. Acredito que a industria automobilística brasileira estará regredindo com essa medida.

  • dracconitos

    Estes protestos de não compre carro A ou B por tantos meses, é muito difícil, pois quase ninguém segue essa regra, cada um compra geralmente quando tem dinheiro para tal, se quiser fazer protesto vá pra rua igual fazem os argentinos, eles são muito mais politizados que os brasileiros, e geralmente conseguem algum resultado nisso.

  • marcio_cr

    Se o Mexico não for afetado ( a Argentina já ficou confirmado que não será) simplesmente não mudou nada.
    Tirando a KIA, todas as outras marcas que estão investindo no pais já anunciaram a criação de fabricas aqui, creio que atingir o patamar de 65% de peças produzidas aqui não deve ser uma coisa de outro mundo. Então a medida só deve atingir mesmo as marcas de luxo.

    • AutoIng

      Exatamente. Não entendo por que tanta gente ficou indignada com essa notícia. Vai mudar muito pouco, só irá afetar mesmo os chineses e parte dos produtos coreanos. A Hyundai ainda não tem fábrica pronta, mas pode argumentar que está erguendo a sua. A Kia é que complica um pouco mesmo, pelo jeito o Picanto vai dançar!

    • Diens_mg

      Kia e Hyundai!

    • Tucones

      Muda sim, uma vez que as quatro grandes estão para apresentar projetos globais, como vai saber se tal peça ou não faz parte do que agora é ''permitido''?

      Obvio que se for para pensar que o brasileiro vai ficar comprando Celta, Ka, Gol G4 ou Mille vai ficar tudo igual, os carros vão ficar no mesmo preço e não sofreram concorrência dos chineses. ''Afinal vou dividir tudo em 60X e não vai sair tão caro assim….. ''

    • O_Corsario

      POrque a revolta não é pelo efeito mas sim pelo princípio da coisa.
      E o princípio é tenebroso: é ver o brasil regredir de volta à um mercado fechado e sem concorrência, após uma reunião secreta, com os principais interessados, numa medida que passa a valer… NO dia seguinte!
      Se isso não é MÁFIA, CARTEL, ou qualquer outro nome pomposo para BANDIDO, não sei o que é.

  • Filipe_GTS

    não comprem zero km!

  • rodrigo_tm

    Eu acho que as importadores, principalmente as grandes marcas (BMW, Mercedes, Kia, Hynday e até mesmo a Jac) não irão deixar isso barato. Li essa materia agora a pouco: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/abeiva-

  • gui_adao

    Éber, vc tem estimativa de quantos usuários cadastrados postam aqui no na? Dessa vez não é possível, temos que organizar alguma coisa contra o governo.

    • Diens_mg

      Acho foi uma das matérias que mais teve comentários e em menor tempo! Que bom que ao menos aqui há uma revolta!

  • iphone55

    Lá se vai a chance de eu comprar minha Land Rover :/
    Esse país tá pior que M…, é lamentável o que fazem com nós brasileiros, hoje em dia eu só viajo e compro roupas e acessórios e etc fora do país por que lá é tudo MAIS BARATO!
    É lamentável vermos nos eua, ruas sem nenhum buraco, nada de lixo jogado no chão, camaros à 20mil dólares, new civics por 15mil! E aqui???? Nem preciso dizer nada…
    Nosso país arrecada a cada ano que passa, mais e mais impostos sempre, ultrapassando 1TRILHÃO DE REAIS, agora se perguntem se esses mesmos impostos são investidos aqui…
    MAS O BRASIL NASCEU ASSIM E SEMPRE SERÁ ASSIM, desde a epóca do cafe, quando nós viviamos da exportação disso, enquanto o resto do mundo ja estava se industrializando…
    E COMO SEMPRE MEU PROFESSOR DIZ : CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!!!!
    Se hoje está acontecendo tudo isso, foi por culpa NOSSA, votamos em pessoas incompetentes, e aceitamos tudo passivamente…
    E um desses problemas, é que o BRASILEIRO é preguiçoso, ou seja nós, não tomamos atitudes, esperamos sempre que o OUTRO faça algo enquanto sentamos e vemos. Nada irá cair do céu gente, jesus não está mais aqui! Vocês acham que os americanos ou os europeus são de primeiro mundo por que? Eles tomam atitudes e sempre estão no pé do governo; vá fazer lá o que o governo brasileiro faz aqui, no dia seguinte os caras já tão na rua protestando.
    Porém nós não mudaremos de um dia para o outro, infelizmente.. E nosso país só tende a PIORAR, logo logo ele irá quebrar tambem, esperem para ver depois da copa e das olimpiadas, o tanto de dívida que esse país terá,o surgimento de mais impostos, inflação, corte nos benefícios sociais, e com uma certeza: SOBRARÁ PARA NÓS!

    • Tucones

      falou e táh anotado, o seu entendimento do cenário que temos é esse e acho que falou com propriedade de quem viaja para o exterior e sente esse choque de realidades.

      Uma pena num continente que tem tudo para dar certo o pais que melhor se sai é o Chile que não tem nada além de uma costa fria e terremotos que vira emexe mostram a coragem desse povo….

      Sabem vocês brasileiros o quanto os europeus ou estadounidenses gostariam de ter um pais tão rico em recursos naturais como o nosso? pois bem eh o clássico paradoxo de quem tudo não faz nada e quem não tem nada vence na vida.

    • killbean_2011

      Aproveita para viajar enquanto pode, porque daqui a pouco vão acabar aumentando o imposto dos produtos que você compra lá fora em 30% também.
      Ou então vou aumentar os impostos de passagens ao exterior em 30% para diminuir as compras dos turistas brasileiros !!!
      Ou então vão cobrar R$ 3000,00 de taxa para quem precisar emitir um passaporte….espera pra ver !!!

      • O_Corsario

        Ou vão aumentar o IOF… Ops, já aumentaram…
        O negócio do governo é não fazer e não deixar ninguém fazer.

  • Tiago_Beneditto

    Burro de quem votou nessa Presidenta PT , achando que não ia ter aumento de impostos. Vamos continuar comprando carro importado sim , as nacionais que se F! Chega de imposto bando de safado. Nunca votei em pt e nem vou votar.

  • LuccasVillela

    PQP! Tô chocado com essa noticia, tô pensando em trocar de carro… Tenho que correr então? Será que amanhã tudo já estará o "dobro" do preço?

  • carrojusto

    afinal um dia destes uma falsa montadora teve um lobby com certeza por intermedio de uma empresa de consultoria da qual quase todos os politicos possuem então doaram um carro para (O)-(A) presidente ! outro dia uma igreja de origem arabe em um evento na zona sul de são paulo doau um carro blindado para o ex presidente(A)-(O)!

  • gui_adao

    Essa frase do uol diz tudo: "A diferença é que Obama esteve à vontade para bradar, em discurso ao Congresso norteamericano na semana passada: "Se nós na América dirigimos Kias e Hyundais, queremos ver o resto do mundo dirigindo Chevys, Fords e Chryslers". Uma fala semelhante de Mantega ou da presidente Dilma Rousseff, obviamente, é impossível."

    • AndreyDKS

      Yes, they're buying Hyundais' and Kias' that are built in America, by Americans for Americans…

      Whats wrong with that?

  • epaes

    A Jaq já nasceu morta! Vão ter que correr e colocar fábrica no Brasil! Kia também!

  • Tiago_Beneditto

    Espero que Kia, Hyundai, BMW, MERCEDES, AUDI e todas as marcas desse nivel tomem providência. E espero que
    a BMW desista de ter fábrica aqui.

    • hiperleo

      Tenho 33 anos e até o Governo Collor ver um BMW ou um Mercedes na rua era motivo de espanto. Quase como ver um extraterrestre. Temo que volte ao mesmo patamar de antes, quando o Opala era considerado o que de mais tecnológico o Brasil podia produzir, mesmo com 20 anos de mercado. Quem será o 'carrão' da vez, que em 2031, daqui a 20 anos, vamos desejar como se fosse um avião?

      • Tucones

        Vamos ficar com o City melhor compra 2031 (Preço de tabela = 100k) ai vc vai ver para os argentinos e eles vão andar em carros elétricos por 25 k
        muito triste, pior que brasileiro só protesta quando o assunto é o time de seu coração que perdeu 3 jogos e está em crise….. LAMENTAVEL..

  • Absinthe666

    Que beleza heim,tão subindo impostos pra todo lado com desculpa horríveis, pretendia trocar de carro ano que vem, mas como não quero nenhum dos ''nacionais'' vou ficar de usado mesmo obrigado… o que vai acontecer é os carros importados vão subir cerca de 30% ai os ''nacionais'' aproveitam e sobem uns 25% e ainda ficam mais ''baratos'' e todo mundo ainda vai comprar pq brasileiro é besta. Vai ficar bom pra quem quiser pegar um usado importado, os preços vão la no chão.

  • C_Siega

    Agora que a Mazda muda seus planos de iniciar suas vendas aqui em 2012 e deixa pra vender quando sua fábrica estiver pronta…
    Maldito governo de m….

  • Deremetallica

    O povo tem o governo que merece, não sabem votar e ai aparecem essas quimeras…minha vontade é fazer as malas e largar mão do Brasil…tá difícil! Precisamos nos mobilizar, não podemos comprar veículos por pelo menos 2 anos, eu vou fazer isso!!! Pode ter certeza. É isso que temos que fazer. Só pensam em proteger as ineficiências, esse não é um governo sério. Francamente.

  • DanielLopesDias

    É, estava tudo muito bom para ser verdade! fazer o que aqui e o Brasil e pode se esperar tudo!

  • HenriqueHJ

    nao basta ser chicoteado, tem que jogar sal na ferida!!!

    eu faço a minha parte, quando alguem me pergunta se vale a pena investir uma fabrica no brasil, eu ja falo que não, faço ele desistir da ideia. o governo aqui muda as regras do jogo a qualquer hora, e fica ruim pra planejar investimentos. eu conheci um chines que tinha uma fabrica que faz peças de aluminio pra suspensão da BMW. ele me fez essa pergunta, eu já falei "hi…. faz isso não, lá só é dificuldades e o governo não ajuda em nada".

    falam pra mim que virão pra ver as olimpiadas e a copa do mundo, eu já falo logo que se chegar aqui caminhando na rua já vai tomar um tiro, vai ser assaltado e etc…

    • killbean_2011

      rsrsrsrsrsrs…..pelo menos você é sincero com seus amigos !!!

  • rpasini1

    Quem gosta de hyundai e kia se ja tem um fique feliz, quem gosta e sonha em ter vai ficar só sonhando pois os preços irão as alturas, imagina o preço de um i30, supondo que com 7% o top custa 70 mil, com 37 % vai custar quanto? Uns 90 mil reais, POR UM I30! E as 4 conheçidas do povo fazem a festa pois não vão mais precisar baixar preço para disputar mercado.

  • lcsmoretto

    A notícia mais triste do ano

  • Armando_Perez

    Pessoal.
    foi bom conhecer vocês.. mas chegou a hora de pegar minhas malinhas e SUMIR dessa m$#$%

    • Sayd_Jarrad

      Chile, aí vou eu :D

  • Passateiro86

    Brasil sempre foi e continuará sendo um Fazenda, com um grupinho mandando e desmandando em todos os seguimentos do país. Não querem concoreeência a verdade é essa. O cartel das 4 sentiu o peso da concorrência estrangeiras com modelos muito melhores e mais bem equipados. Enquanto isso nós, o gado, temos que nos sujeitar a pagar impostos caros para baralho e não temos retorno de coisa alguma !!!
    NÃO COMPREM CARROS ZERO !!! BOICOTE AO CARTEL DAS 4 GRANDES !!!!

  • X11auto

    E se os Chineses estiverem vendendo seus carros com alto lucro e resolverem enxugar a margem deixando os preços atuais, ai eu vou rachar o bico de rir, estou torcendo para isso!

    • rpasini1

      Apesar de não ser chinesa, a hyundai poderia baixar e muito o preço do sonata, pois este está além da conta.

    • O_Corsario

      Acho que a JAC segura o preço. Aliás, a JAC é o típico caso do carro que já veio MUITO mais caro exatamente para poder lidar com estes inconvenientes. Vai fazer isso enquanto corre com a fábrica, pois se sair do país agora vai ter que abandonar seus planos aqui.
      Hyundai também fica, e acho que repassa menos.
      Kia, Suzuki, Lifan, MG, entre outras… Essas vão embora pois nunca tiveram grandes planos para cá.

  • Mjscaruaru

    Kia e Hyunday agora sifu…………

    • AutoIng

      Hyundai está erguendo fábrica… Acho que o governo pode acabar engolindo isso como suficiente pra não cobrarem os 30%, mas vai ser uma grande briga, pois a Hyundai importa carro pra caramba. Agora Kia sifu….. totalmente!

      • http://macmagazine.com.br/ Andre Cunha

        O imposto será por modelo e não por marca. Será feita uma análise da quantidade de componentes nacionais e também dos 11 requisitos estabelecidos 6 tem que ser atendidos para que o imposto não seja aplicado. O fato é que os carros que são importados de países de fora dos que temos acordo serão taxados em 30% além do que já é cobrado. Eventualmente até alguns que estão nesses países do acordo serão taxados também, tudo depende do percentual do carro que é produzido localmente.

  • Dcyno

    Governo de quem para quem ? Para defender os interesses do povo é que não é.
    Dilma se tiver vergonha na cara entregue o cargo, seu governo é vendido, corrupto sem precedentes, vocês são inimigos do povo, incompetentes, retrógrados, ignorantes, indignos de governar o Brasil. Vivemos hoje num país comunista com enorme carga tributária, sucateado, setor público enorme, serviço público de péssima qualidade, etc.
    Somos brasileiros dignos que trabalhamos para carregar nas costas um governo que nos apunhala, traidores, temos que dar um basta nisso, se tiver algum general do exército que lê este site, pelo amor , livra o povo brasileiro dessa corja, o povo sozinho não tem força de mudar a situação, pelas urnas não temos opção, todos que entram no governo viram as costas pros eleitores.
    Se alguém quiser mandar uma mensagem pra excelentíssima presidenta , se é que ela lê : https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

  • alvarovalves

    De um lado, a vantagem de equilibrar a balança comercial, ajudar a diminuir os índices da inflação, e gerar mais empregos. E do outro lado, a tristeza de não poder comprar mais um I30 completasso por R$ 52 mil, ou um Cerato por R$ 49.900,00.
    Enfim, como compro carro uma vez a cada dois ou três anos, e vou ao mercado toda semana, não me oponho as medidas tomadas pelo governo, até porque é um incentivo para a Kia tomar vergonha na cara, e começar logo a produzir carros no Brasil.
    Podemos ver um lado bom também no fato de que os SUV importados (favoritos da classe média), ou serão fabricados por aqui (trazendo modelos mais caros, e modernos, ao invés de só produzir populares), ou tentarão vendê-los a preços inviáveis.
    Em relação ao custo dos modelos nacionais, com ou sem importados os preços se manteriam, então não faz muita diferença em relação a esse ponto. A única coisa que me chateia é realmente não poder mais comprar carros vantajosos como o Kia Picanto, completasso por R$ 40 mil (apesar de ser 1.0).
    Agora, bem feito para a JAC, que quis ser metida a Chinês Premium, e agora perdeu a sua "suposta vantagem" em relação aos concorrentes. Enquanto isso, a Renault continua vendendo Sandero 1.6 com air-bag e abs mais barato do que o J3.

    • PedroGeraldes

      Ajuda a diminuir a inflação? Voce reduz drasticamente a oferta de veículos no país, super-valoriza os nacionais e acha que a inflação diminui? Se a procura do Sandero subir por falta de J3, acha que o preço vai continuar o mesmo? É a concorrência, a escala de produção ou importação que regula o mercado. A medida foi arbitraria, verdadeiro tiro no pé.

      E outra, 60 dias para se adequar as exigências? Tão achando que é industria de parafuso? O tempo deveria ser de 36 meses, assim a partir de 2014, teriamos carros completos, de varias marcas, com airbag e ABS de série.

      Desse modo os únicos resultados são a total desistimulação das entrantes (JAC, KIA, Hiunday, Mazda, Chery), o abandono de boas marcas como Suzuki, Subaru, Volvo e Chrysler, e praticamente a extinção do mercado de luxo (BMW, Audi, Mercedes).
      A lógico, a garantia de maior lucro as montadoras, que ao invés de contratar novos funcionarios, irão contratar algumas horas extras, turnos a mais, cumprir mais ou menos a demanda e exportar 99% dos lucros. Investimento FORD, GM, FIAT e VW no Brasil? Pra que, se tem o México e a Argentina!

      Como administrador de empresas, seria exatamente essa minha atitude se subordinado a diretoria americana e européia. Não existe marca brasileira! Aumentar limites não expande a produção!

      • O_Corsario

        Perfeito! Aplaudo de pé!
        Querem que a gente pague a crise deles… De novo!

  • subzero99

    RIDÍCULO !!!! Podendo isentar as 4 grandes dos impostos, reduzindo assim o preço de suas CARROÇAS para nós brasileiros, o governo que tem FOME DE IMPOSTO, aumenta a alíquota dos importados, que até então traziam para o Brasil carros de primeira qualidade, que prezam pela SEGURANÇA de seus condutores.

  • HSFort

    Caberia aos países que importam produtos disto aqui fazerem o mesmo.

    É a velha tacada da choradeira onde as maléficas montadoras vão fazer mimimi para a bandalha fedegeral e lá a mesma resolve proteger das cacetadas dos companheiros de categoria.

    É por isso que essa droga de país jamais terá condições de rivalizar em qualidade com qualquer produto, seja automotivo, eletrônicos, calçados e outros produtos.

    Sempre na ladainha de que os melhores quebram o lixo que é produzido nesse país medíocre.

    Na república do sindicato, se faz o jogo sujo do protecionismo estatal para proteger os fabricantes de sucatas e obrigar o povo a adquirir um bem indesejável, indigesto e repulsivo, que são justamente os "veículos" vendidos aqui.

    Mas vale tudo nesse momento para garantir o apetite voraz pelo lucro fácil e mercenário.

    Eis a minha revolta postada contra esse acinte que se abateu nessa terra de macacos.

    Por mim, poderiam todas fechar suas portas e por fim a essa balela de desenvolvimento que cresce como rabo de cavalo desse setor totalitário que são essas montadoras locais.

    Vão de retro!

    • Tucones

      Nenhum pais que está sendo afetado pelo imposto de fato importa carro brasileiro, a única noticia disso foi o esculacho que o FOX teve na Alemanha é só procurar no youtube os alemães riem de nossa cara com essa matéria.

  • subzero99

    Em tempo: a ABEIVA deberia utilizar das mesmas práticas monopolistas e anti-éticas da ANFAVEA e MOLHAR a MÃO de certos POLÍTICOS brasileiros !!

    Em tmepo: quem deve está soltando rojões é o tal jornalista filhote das 4 grandes…

  • Passateiro86

    Nao comprem carros do Cartel das 4 !!!

  • Nithium

    Que palhaçada eim! mas nda vai mudar enquanto o brasileiro ficar apenas falando reclamando na internet com o traseiro na cadeira se não vai as ruas reclamar e fazer protestos! ja pagamos a maioria dos produtos aqui mais caro que em muitos paises e outros são os mais caros do mundo! entre eles os nossos veiculos! po pessoal vamos agir ne?

  • Cil

    Isso é um roubo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estão nos assaltando na cara dura! Já não basta a vaquinha de presépio ter colocado uma quadrilha onde não deveria, já não basta sermos obrigados a bancar a INDECENTE farra com dinheiro público para a construção da copa-e-cozinha e olim-píada, ainda somos obrigados a isso!!!!!!!!!!!!!!

    É uma palhaçada sem tamanho!!!! Eu não sei vocês, mas eu vou lá escrever para os senadores e deputados quanto a isso. Não é possível que nada possa ser feito, vamos movimentar a opinião pública. SÃO LADRÕES!!!!!!!!!!!!!!!!! LADRÔES!!! LADRÕES!!!

    Essas empresas tiveram 20-30 anos para se atualizar, para manter sua produção local atualizada em design e tecnologia, mas elas prefiriram passar ANOS ECONOMIZANDO NA TECNOLOGIA para mandar GORDAS MARGENS DE LUCRO PARA SUAS MATRIZES… e agora me vêm com essa palhaçada!! Quando finalmente estamos tendo acesso a carros de verdade! Um absurdo!

    Vamos esperar que a ABEIVA e algum advogado encontra uma brecha para barrar essa palhaçada!

    Pelo menos agora é oficia…. Bando de ladrões!

  • Diens_mg

    O que o Inteligente do MInistro não sabe é que os carros das montadoras estão estocando nos pátios é pq tem preços abusurdos… É ridículo isso, quando a gente começa ver os preços baixando vem essa máfia e faz isso… Eu sei q tem q defender o emprego dos brasileiros e a produção local, mas está claro que as nossas montadoras baixarem os preços, vão vender muito mais que os importadores pq Brasileiro leva em consideração isso. RIDICULO, quem comprou o importado agora se deu bem, quem quer comprar corre, pq depois já era…

  • NatalRN

    A Jac vai ter que apressar a fábrica nacional e até lá vai ficar com o lucro prejudicado.

  • renatogca

    Governo que não pensa faz isso…

    Não temos montadoras nacionais
    Não temos tecnologia nacional

    Vem tudo de fora de alguma forma

    Só produzimos coisas simples como parafusos…

    E vem com essa de 30%??? É, o lobby da VW, GM, FORD, FIAT é forte mesmo…..

    Meus parabens ao Governo Dilma, que destroi, como sempre, alguma chance de competitividade no mercado….

    Carro ao preço justo? Deixou de existir…..

  • garotoenxaqueca

    Já passou da hora: Boicote aos automoveis nacionais já! Tem que ser ´pra valer! Não exige nem muito esforço. A grande maioria dos consumidores que pretendem comprar carros zero pode esperar alguns meses pra comprar seu carro. Daqui até o final do ano todos que tiverem a intençao de adquirir um carro nacional zero vão suspender a sua compra.É só assim que o consumidor brasileiro vai ser respeitado. O povo tem que agir!!! Não dá pra ficar passivo com essas atitudes do governo. Não é possível que o povo seja tão dócil!!!!

    • Tucones

      Acredite é dócil sim: o bolsa família e o crescimento da china fizeram com que tivéssemos a nova classe media emergente que mal sabe ler o manual do telefone direito e muitos são seduzidos pelas 60 parcelas fixas… se não tiver educação nada vai mudar e as 4 grandes sabem disso, assim como o Sarney, o Lula, o Dirceu, os padres da Universal e OBVIO que a Globo.

  • R_4R3S

    Se fosse para proteção do nosso mercado, seria muito melhor onerar a importação das autopeças… Mas, se fizerem isso vão prejudicar as montadoras e seus fornecedores que trazem aos rodos peças da China.
    Esse critério de conteúdo nacional é facilmente burlado pelas grandes…

    Quem nasceu para andar de carroça é assim mesmo.

  • castrogfx

    Mas que beleza, quando tudo parace caminhar para um horizonte agradável para a população o governo reverte. Agora, os melhores carros custarão um absurdo, e as porcarias nacionais poderão ainda aumentar o seu preço. Estamos enjaulados. Não consigo acreditar nisso ainda. Vergonha.

  • Rossanoflavio

    Voltaremos aos anos 90 onde carro importado ficava para ricos de verdade. E nós, reles mortais…bom, levamos na tampa novamente.

  • alisson_qix

    e oque eu fico mais p*to com isso é que uma vez até o retardado do felipe neto fez uma campanha pra coletar assinaturas para um documento onde tentaria abaixar os impostos, até mandei pro NA, jalopnik, mas a raça só sabe falar e ficar parado!

  • roberto_s

    ao invés de baixar o IPI dos automóveis nacionais o governo eleva o IPI dos importados. Bom para o governo e péssimo para nós brasileiros. Acabou com a boa concorrência dos importados e subirá os valores tantos dos nacionais como nos importados.

    Governo PT, sempre aumentando os impostos.

  • thiago_85

    CAMPANHA Eu não compro carro Nacional mais até 2012!

    • dracconitos

      discordo, deveria ser não compro nunca mais!!!!!

  • Junior_F1

    Argentina e México estão livres, ou seja, os carros das 4 montadoras do Lobby (Fiat, Ford, Gm e Vw).
    As "velhas" montadoras de sempre. Que sempre venderam carroça para os brasileiros por uma fortuna.
    Seria legal se algumas das montadoras atingidas pela medida mantivessem o preço atual. Era hora dos brasileiros boicotarem as carroças "peladas" feitas aqui.
    VERGONHA!!!

  • PHRROCHA

    Eu até estava pensando em trocar meu “fiesta”. Mas depois dessa, só após 2012! Com dinheiro ou sem dinheiro, não irei compactuar com essa prática odiosa do Governo. Se a política do governo é de M…, a minha terá, perdão Min. Dilma, TERÁ QUALIDADE!! E tem mais. Eu não sou de frequentar redes sociais. Mas farei um twitter só pra propagar a idéia #SÓCOMPROCARRONOVOAPÓS2012.

  • AutoIng

    Na boa? Estão todos condenando, mas isso ajuda e muito na tomada de decisões pelos CEOs lá fora, que estão em cima do muro decidindo se montam fábricas aqui ou não. Isso irá forçá-los a decidir pela fabricação nacional. Não me espantaria se víssemos inclusive marcas de luxo montando unidades aqui. O Brasil é a bola da vez e ninguém quer perder a oportunidade de vender no mercado nacional, não se preocupem com isso.

    • Tucones

      Talvez os chineses cogitem fazer isso, mas duvido muito da Kia e Hyundai fazer isso, os carros deles estão ficando cada vez mais sofisticados e o mercado que eles sempre procuraram está abrindo suas portas: USA-Europa-China!!!
      Para a Audi, BMW, Mercedes e outras marcas ''premium'' nada vai mudar vão continuar a vender muito mesmo com o aumento do preço pois tem gente que paga pela exclusividade e pouco se importam se vendem ou não no Brasil, afinal eles já saem lucrando há oitos anos com seus preços dantescos.

      • pablo

        Hyundai e Kia vão montar fábricas no México. É simples.

    • O_Corsario

      Ao contrário. Esta medida mostra que neste paizeco não existem regras, e todo terreno jurídico é na verdade um pantanal.
      Investir aqui é arriscado.

  • Doidim2011

    Dia 23 de setembro, meio dia, muitos cariocas, convocados pela Diretriz Imperial Eduardo Prado – DIEP, pretendem fazer uma greve, parando ao meio dia
    Corrupção no governo é escravidão do povo.
    A queixa contra os altos impostos faz parte da pauta.
    Que outros estados nos deem apoio
    Faz tempo que não vemos uma manifestação em massa do povo…

  • Guga2010

    Queria saber quantos automóveis importados são vendidos por mês! Coloca 30% no valor final e temos milhoes e milhoes de reais indo pros bolsos dos políticos!

    Que isso, 35% de imposto de importação mais essa subida no ipi!! O governo ta chegando aos 100% de imposto sobre o carro. Você paga um carro pra montadora e outro pro governo.

    • pablo

      Se juntar outros importos já passou dos 100% em alguns casos.

  • MuriloSoares

    Que triste isso!!!!!!!!!

  • Delator2

    VOTE!!! ESSE É SEU MAIOR PODER.
    Uma resposta a altura deve ser dada ao governo nas eleições para lhe mostrar do que achamos do modo que tratam os consumidores e a população no geral; lembrem-se bem já vai haver eleições municipais ano que vem e o único modo que atendem a população é quando há uma ameaça nítida de perda de votos; pois bem que assim seja.
    Outra safadeza que conta com o apoio geral do PT é uma tal de votação em lista fechada, na qual se votará no partido politico e não no candidato diretamente; e esse partido politico que escolherá o candidato eleito; como se partido politico no Brasil não fosse uma piada de mau gosto. Querem te tirar até mesmo o direito de você votar. DIGA NÃO A MAIS ESSA SAFADEZA!!!!

    Indescritível o que estão fazendo, em um primeiro momento acredito que as montadoras nacionais não vão aumentar o preço das carroças nacionais face a diminuição da concorrência devido a polêmica que tal tema irá gerar, mas é quase inevitável que isso ocorra a longo prazo. Optou-se mais uma vez pelo lucro avassalador de montadoras em detrimento do consumidor usando- se o escamoateamento de proteção a indústria nacional. LASTIMÁVEL!!!!!!!!!

  • YoOdEx

    Desculpa moderadores.. mas dessa vez merece: O PAíS DE M*RDA!!!!!! Todas as mudanças são para f. com os brasileiros! Em vez da livre concorrência beneficiam algumas montadores..

    Acredito num efeito contrário ao que o governo espera. Os importadores ficarão caros, a industria nacional NÃO vai precisar se mexer para melhorar as coisas, e o desenvolvimento não acontecerá… Masss, montadores e deputados e seja la quem for, vai ficar com o bolso cheiooo!! Detalhe, andando de importados, pois nacional não presta pra eles!

  • PauloEFS

    Não comprem carros 0KM!!!

  • MichelVecchi

    Ridículo, simplesmente ridículo, ao invés de deixar a livre concorrência no mercado e as montadoras nacionais tomarem vergonha na cara e lucrarem o ideal, não, vem o governo com o protecionismo ao invés de exigir que o nosso país de bananas tenha a produção de carros decentes para o consumidor, pois os carros encalhados nos pátios são os carros básicos de valores absurdos que o brasileiro está deixando de comprar…

  • ericmon

    vergonha, vergonha mesmo. que estímulo tecnológico nacional? continuar com os motores velhos e beberrões, continuar a comprar carros '"completaços" com DH e AC? vergonha, por essas e outras que continuo comprando carro SEMI NOVO!

  • roberto_s

    As montadores terão que utilizar no mínimo 65% de conteúdo nacional ou regional (Mercosul)

    Os Argentinos não terão este problema, nem os caminhões chineses montados no Uruguay. Pena somente das marcas KIA e Hyundai que para mim estavam trazendo uma boa concorrência

    ao invés de baixar o IPI dos automóveis nacionais o governo eleva o IPI dos importados. Bom para o governo e péssimo para nós brasileiros. Acabou com a boa concorrência dos importados e subirá os valores tantos dos nacionais como nos importados.
    Governo PT, sempre aumentando os impostos.

  • vvillian

    é f*da, mas na minha garragem ñ entra carroça FATO!

  • roberto_s

    País lixo. Ainda tem gente que fala bem do Brasil, eu odeio este país.

  • Dragoniten

    É fácil resolver isso, não precisa deixar nacional mais barato, pode manter o preço, mas pelo amor de Deus, coloquem itens de série ao nível JAC.

    Vi uma propaganda "Novo Ka 2012 R$24,990" um preço justo se o carro já viesse com pelo menos AC e Direção Hidr. ou Elet. ou com Airbags e ABS por 28~29 mil, e mais uns 3~4mil adicionais para motorização 1.6

    Se fosse assim, tenho certeza que ganhariam vendas por quantidade de vendas, e não um lucro exagerado que só existe no Brasil.

  • Tiago_Beneditto

    Que país é esse?

    • joaopbezerra

      "é a p*rra do Brasil…"

  • bsandey

    Não entendo! Não sei quem elabora esses planos de Governo! Cada Ideia maluca! Querem empurrar as carroças brasileiras de qualquer geito pra gente! Até pq os carros "fabricados" aqui no Brasil é uma negação em qualidade! Os importados que estão vendendo bem aqui em nosso país, pelo menos são um pouco melhores do que os fabricados aqui! Até pq o que eles retiram de itens de serie dos carros para vender aqui no brasil não está no gibi!

    E AINDA SOMOS APAIXONADOS POR CARRO!!! (RISOS FALSOS)
    PROTESTE JÁ!!!

  • felpsarantes

    Medida que acaba de inviabilizar totalmente os chineses, principalmente.

    Como não são ainda bem vistos em termos de qualidade, agora não terão preços competitivos para compensar essa qualidade. Ou seja, fora os que estão construindo fábricas aqui, acho que quem comprou chinês vai ficar com uma bomba a lá Hyundai do século passado e dos anos 2000.

    • O_Corsario

      Acho que não. A JAC já trabalhava com alta margem de "manobra"… Sinceramente, acho que no caso dela não muda muita coisa, só diminui a margem de lucro.
      Agora, no caso de Lifan e Chery, que acredito já trabalhavam com lucros menores, não sei…

  • AlexandreCE

    Ridículo… maldição de país desgraçado… todo mês o leão abocaonha 20% líquidos de tudo o que ganho e ainda assim eu sou obrigado a conviver com medidias como essa, malditas e que vão na contramão da livre concorrência… país maldito… presidenta safada… essa FHC de saia… ah se ela caísse com o aerolula no meio do mar… p.q.p….

  • hiperleo

    Comprei um carro de 'conteúdo nacional' em 2009, um Fiesta 1.6 0KM e não tem um mês que essa bomba não tenha um problema. Pensava em trocá-lo ano que vem por um Kia bem mais seguro e completo. Diante dessa punhalada pelas costas meu protesto será partir para um carro usado. Carro zero eu não compro!

  • helmygalindo

    Vou falar só uma coisa: E lá se vai a Suzuki mais uma vez…

    • epa

      E quem comprou dançou né? eita mercado instável…

  • Readgis

    Gostei da medida NÃO por simpatia para com as montadoras, mas sim pela economia brasileira 100% dependente da indústria automobilística. Não adianta falar que as montadoras instaladas cobram preços de ferrari para calhambeques e ganham fortunas por que se a invasão estrangeira tivesse continuado sem freios não duvido nada que as 4 grandes começariam a demitir aqui pra trazer de fora. Os brasileiros tem é que começar a tomar as ruas em mais e mais protestos anti-governo pra forçar a queda dos impostos, quando isso acontecer as grandes não terão mais desculpa e terão que baixar os preços e agregar tecnologia pelo menos fabricada no país.

  • atsocovatsug

    preço de carro no brasil já é absurdo e o governo ao inves de dar descontos aos nacionais, aumenta o preço dos importados?
    lol, ótima medida hein, parabens politicos brasileiros.

  • kohlsgreen

    O que as montadoras ditas "nacionais" vão oferecer ao consumidor de carros de luxo ? Se eu não puder mais comprar uma BMW ou Mercedes, vai ter alguma coisa no mesmo preço para comprar ?? Air bag e ABS, adeus ! De qualquer maneira, 30% a mais de imposto acho bastante exagerado. Isso aí não é incentivo, é reserva de mercado completa !!!
    Se fazem com carros, não demora vai para os outros setores.
    Dizem ai um país bom para viver, acho que vou pula fora!

  • Michel D.

    E lá se vai embora os planos da Mazda de vender os seus ótimos carros por aqui, já que a fábrica no méxico dela só vai começar a produzir em 2017…

    E o Volvo c30 que chegava com um bom preço (para um importado premium) por 79mil, já era. Deve ser melhor pagar 70mil num Bravo né… PQP.

    Absurdo…

  • DonVitor

    2012 conto com você, acaba logo com toda essa mer**.

  • lorim_ce

    engraçado e to tanto de empregados que essas revendas estão contratando? são em menor numeros por unidade mas se somarem todas deve ser mais gente q em 4 montadorinhas, fizesse como o outro rapaz la de cima comentou: reduzisse imposto de produtos nacionais!

  • andvsilva

    Bom, não há oq falar, apenas:

    Brasil, pais na qual não há união da população e os que tem mais poder financeiro são os que mandam!

    Enquanto não boicotarmos esses carros "sem vergonha" continuaremos a pagar R$30 mil num carro sem nada!!!! sendo que com este dinheiro compariamos um New Civic lá fora.

    A regra neste País é cada um por si e não um por todos.

  • Toga_NG

    Não vou nem entrar no mérito do quanto isso é ridículo. O goverlixo da velha terrorista mais uma vez nos brinda com uma demonstração pura de ridículo e incomPTência, mas não entrarei muito nesse mérito.

    Na verdade tenho uma sugestão:
    Se os carros nacionais são tão maravilhosos e a responsável pela desgraça são os importados, pq o desgoverno não troca os Omega (IMPORTADOS DA AUTRÁLIA) por Mille ou Celta?????

  • luizcrjr

    Malditos corruptos! quer dizer políticos…

    Até quando meu deus…até quando vamos nos submeter a essas EXTORSÕES!!!!!!!!!!!!

    Tão pedindo uma revolução mesmo!

  • PKuster

    Que medida mais idiota ! Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, a ordem é "melhore o seu produto para concorrer com os importados" – pois visa-se apenas o melhor para o consumidor, aqui no Brasil o governo ergue um manto protetor que favorece as empresas já estabelecidas, para que continuem fabricando produtos ruins, defasados, ultrapassados e caros, ganhamdo rios de dinheiro com o generoso "Lucro Brasil" . As chamadas "4 grandes" estão rindo à tôa …

    • burnerx

      É meio complicado… justamente por essa medida dos EUA a GM quase quebrou e quase fez milhões de desempregados.

      A justificativa é válida, os métodos não.

  • LucianoRN

    Espero e torço enormemente q a Abeiva entre na OMC contra esta decisão ABSURDA do governo Brasileiro!
    Não quero andar de CARROÇA!

  • Armando_Perez

    É fato que a OMC não vai deixar assim…
    O governo comprou briga com ela..
    Pois isto é protecionismo na caruda.

  • luizcrjr

    e viva a desglobalização brasileira… vergonha! acorda povo burrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooooo

  • HRomeuPinto01

    Pessoal vamos mostrar toda nossa indignaçao para esse safado
    gabinete.df.gmf@fazenda.gov.br
    divulguem
    obrigado

    • O_Corsario

      LEgal! Já enviei, recomendo À todos que enviem tbm!

  • Duda_li

    Porque baixar os preços se temos fila de entrega???

    - Vai a PQP, não compro por uns 4 anos que se exploda!

  • luizcrjr

    só quero saber quem recebeu a propina!!!!!!!!!!!!!!!!!!! malditos politicos…

  • fininhopublic

    Foi a maior vergonha no meio automotivos dos últimos anos. Fiquei muito p. da vida quando o Sr. Gandini tentou falar e o ministro Guido mantega não permitiu! Cara, como é que pode um país tentar frear a concorrência, isso vai totalmente na contramão das leis de mercado! A cada dia sinto mais vergonha de ser brasileiro!

  • Tiagostg

    não elegeram o PT? = Perda Tolal

    Mas as importadas não são bobas, alguns meses atraz a Chery anunciou um centro de desenvolvimento no Brasil, achei estranho!

    ela vai agora exportar do Uruguai e escapar dessa alicota até 2013 qd a fabrica de jacarei estiver pronta!

    a mesma coisa com a Kia, as que se ferraram eram as chinesas que queriam começar a vir pra cá bomo a BYD e tantas outras

    Mas mesmo assim, foi uma medida RIDICULA!

    pq não abaixa 5% ou 10% do IPI daqui pra incendiar o mercado?

  • caioengts

    A questão toda é macroeconômica e não uma mera ação em relação a automóveis em si. Estamos no meio de uma verdadeira guerra econômica entre as grandes economias mundiais ( que estão em meio a uma crise financeira e econômica muito séria) e um dos focos mais latentes dessa guerra é o jogo cambial. Enquanto os grandes "dealers" do mercado internacional ajustam a sua moeda para baixo, desvalorizando-as, com o objetivo de aumentar rápida e artificialmente a competitividade de seus produtos no mercado mundial e, assim, tentarem impulsionar a atividade econômica em seu território, os países satélites, sem ter o mesmo "poder de fogo", vêem suas moedas serem supervalorizadas, suas exportações (principalmente de produtos com maior valor agregado) caírem e seus mercados serem inundados de produtos importados. Neste cenário, há que se ter controle de saídas de capitais e de importações, bem como evitar fugas de capitais de médio e longo prazo, o capital produtivo.

  • caioengts

    Sem qualquer ação das autoridades econômicas do governo – o qual é o responsável pela política macroeconômica do país, "importaríamos" a crise dos outros países e enviaríamos de graça nosso desenvolvimento econômico. Como já foi mencionado, somos impotentes (mesmo com reservas superiores a 300 bilhões de dólares) no mercado internacional de câmbio. Resta, portanto, o controle do excesso de importações via tributos e outros mecanismos, não somente para o setor automobilístico, como para todos os outros outros. O mal que será gerado em relação à diminuição da concorrência no curto prazo, será sanado no médio e longo prazo de uma maneira – considero eu – muito mais interessante ao país. Digo isso, porque acredito ser extremamente provável que as indústrias automobilísticas que estejam realmente interessadas nos mercados brasileiro e sulamericano apressem a construção de suas unidades locais e outras, decidam investir em fábricas em nosso território. Assim, sendo aplaudo a decisão da equipe econômica do governo.

  • jnasser

    Pessoal está confundido nabo com rabo.

    "Os carros nacionais são carroças" – é verdade, mas só são assim porque compram. Garanto que o Mille tinha saído de linha em 1997 se as vendas tivessem zerado naquele ano. Não é culpa dos impostos, não é culpa dos fabricantes, é culpa do CONSUMIDOR que prefere andar com qualquer bosta, desde que seja zero-km (pra mostrar pro vizinho?)

    "Os importados ajudam a melhorar a indústria nacional" -> novamente é verdade, mas só se roubar vendas das "carroças". Ou seja, tanto faz se o povo está andando a pé, de ônibus ou carro importado, somente vendas fracas farão os fabricantes nacionais se mexerem.

    "O governo é burro de aumentar esses impostos" – concordo, o correto seria abaixar, os fabricantes se modernizarem e o consumidor se tornar mais inteligente e exigente, mas num país onde Big Brother e Futebol são recordes de audiência, não dá pra exigir muito não é verdade (principalmente na hora do voto, engraçado que reclamam mas nunca acho alguém que votou na Dilma, no Alckmin e no Kassab)

    "os EUA é que são exemplo" – não são exemplo de mais nada, estão em queda vertiginosa, parem de pensar que são exemplo porque essa era acabou.

    "a China é que está certa" – se você olhar a taxa de crescimento, o PIB e outros números mágicos, realmente é verdade, mas faz uma visitinha lá como eu fiz ano passado pra entender o "milagre econômico" do partido comunista

    Então, antes de criticar, pensem nisso:
    - votar corretamente
    - comprar conscientemente
    - investir ao invés de trocar de carro todo ano
    - quando for trocar de carro, comprar o melhor – e não o "mais fácil de revender" sem ABS, AB2 e colocar rodas de R$ 5.000

  • meyerbro

    Isso não viola as regras da OMC?

    • jnasser

      eu acho que encontraram uma brecha…. porque subiram o imposto de todos os produtos, e dão "desconto" pra alguns…..

      • FSaccon

        Basicamente é o que fazem com o aluguel de imóveis: quando o governo taxou que a multa máxima para pagamento atrasado seria de 2%, as imobiliárias deram um jeito de contornar a normatização. A multa fica em 2%, mas quem pagar em dia "tem desconto". No meu caso, ele é de 20%!

        • epa

          É a mesma estória da TAC (taxa de abertura de crédito) , foi proibido mas criaram a TC (taxa de crédito).

  • http://www.facebook.com/alexandro.mann alexandromann

    Isso não é trabalhar pelas montadoras nacionais. Isso é patético. Eles vão é aumentar o valor dos carro brasileiros e f#der com o povo de novo. Quer saber, isso é bem feito para quem continua votando no PT. Eles estão destruindo o país desde o governo Mula, oops, Lula e o povo ainda gosta.
    É, definitivamente, cada povo tem o que merece!!! Vivam com isso agora, camaradas petistas!!!

  • jnasser

    Notícia do UOL:

    Não serão afetadas: Fiat, Volkswagen, General Motors, Ford, Renault, Honda, Citroën, Toyota, Nissan e Peugeot.
    Talvez seja afetada: Hyundai
    Tomaram no nabo: Kia, JAC, Chery, Lifan, Audi, BMW e Hafei

    (A reportagem não cita outras marcas como a Mercedes, etc.)

    • O_Corsario

      Mercedes tem uma fábrica aqui, acho que vai tentar emplacar ela como "centro de desenvolvimento" ou qualquer bobagem assim.

    • epa

      Se a Kia cair fora, quem comprou Cerato dançou né…. esse é o perigo do nosso mercado. Uma canetada e o consumidor paga o pato.

      • jnasser

        realmente eu sempre fico com um pé atrás com importados….. basta a moeda desvalorizar e danou-se peças e manutenção

  • GreatU2

    É por isso que o Brasil NUNCA vai ser um pais desenvolvido. Justamente por cortar todas as possibilidades disso acontecer. Será sempre o país do ESCAMBO, pagando fortuna por produtinho ultrapassado que ninguém quer mais.

    • jnasser

      não faz sentido isto "pagando fortuna por produtinho ultrapassado que ninguém quer mais", se estão pagando fortuna é porque querem e muito !

      "Gol, líder de vendas há duas décadas"

      • GreatU2

        Eu quis dizer em relação às tecnologias existentes.

        Digo, pagando uma fortuna por produtos tão ultrapassados que no resto do mundo ninguém compra mais.

        Se o Gol que vende aqui fosse vendido na Europa, Eua ou Japão, o MESMO Gol que vende aqui, ele só seria líder de piadas, rsrsrs

  • ferindaia

    Muito simples #IMPITIMAM … #FORADILMA … Porque não??? parem e pensem, NÓS temos a faca e o queijo na mão, ou vocês ainda acreditam que não?? Parem e pensem, o que aconteceria se ninguem comprasse carro por mais pelo menos mais 1 mes. Podem ter certeza que ia da resultado, agora o que não vai adiantar nada é ficar aqui falando, eles nem vão ter conhecimento das suas opiniões. ATITUDE…

  • rcchicoli

    Quando vi essa noticia no jornal tive que rir, pra não chorar…. o paisinho viu.. só vou escrever brasil com B maiusculo quando esse pais merecer!

  • Fabio D.

    Francamente, não sei mais o que esperar desse país… leia o que disse o Sr. Aloísio Mercadante, em entrevista veiculada no Jornal Nacional:

    “O país tem espaço para importação, mas esse espaço não pode comprometer nosso caminho de crescimento e mais emprego, de estímulo a quem investe em inovação e tecnologia”.

    Bicho, a produção nacional tem que crescer, pra gerar empregos? Sim, mas não é isso que acontece! Se nós estamos comprando importados é, simplesmente, porque a oferta nacional não atende os nossos anseios! Será tão difícil entender isso? Concorrência predatória? Não, é produto de melhor qualidade mesmo. Os carros das 4 marcas tradicionais, que certamente têm um dedinho nessa história, não possuem quase produto nenhum atraente, moderno. E se possuem, cobram os tubos por isso.

    Acho que não é assim que se estimula a criação de empregos, isso é medida clara e evidente de protecionismo! Não era melhor praticar estímulos fiscais para trazer novas empresas ao Brasil? Fabricantes novos, mais carros no mercado, concorrência, maiores vendas, mais dinheiro circulando no país… MAIS EMPREGOS!? Cheguei onde a "Presidenta" (termo horroroso, mas que ela ama) queria…

    Na boa, vou continuar não comprando carro deles até que isso melhore. Dane-se, espero, junto grana e pago mais caro pra comprar importado. Se vcs virem o estado do Fox 2008 do meu irmão, vão lamentar muito. O carro tá péssimo, cheio de problema… motor horroroso, fazendo 7,0 km/l com gasolina na cidade (meu Clio faz 12, Cerato 10,5), falho e que volta e meia estala como se estivesse batendo pino (VHT, que a VW JURA que está em ordem, nada de errado), o alarme não funciona, a mala não abre… e aí, carro forte? Não sei onde, forte pra mim é o meu, que roda até dizer chega e não tem um barulhinho ainda… e é de origem francesa, que todo mundo rejeita…

    Enfim, vão pro inferno "4 grandes"!

    • André Luiz

      Esperar o que deste país onde todo mês cai um ministro? Isto é uma piada. As montadoras fabricam porcarias e lucram um absurdo. Enquanto nós brasileiros não nos mobilizarmos para parar este país com protestos, a coisa será assim. Brasil, um país dos políticos corruptos, um país de merd*!

  • Diggo

    Carros do Mercosul também pagam 30% a mais???

    • jnasser

      se a fábrica atender os requisitos, não.

  • 3dimensional

    Quando acontece esse tipo de coisa dá aqueeeeeela sensação de que somos meros "bunecos" vocês já perceberam??? :@
    Protestos do dia 12 e 15 estão aí!
    Fiquem cientes!!!

  • EudesLino

    Sem dúvida o alvo são os Chineses e Coreanos, pois estão lançando veículos que correspondem a grande fatia dos nacionais, ou seja, as carroças 1.0 & Cia.

    Com raras exceções, a Indústria Nacional não está focando a produção de veículos completos. Pelo contrário. Os melhores produtos são importados. Alguns do México, outros da Argentina. O automóvel de maior valor produzido no mercado interno são os Japoneses Corolla e Civic. O restante vem de fora ou é montado em CKD, como os Mitsubishi e Mercedes classe C.

    O que espanta é a competência com que a Kia e a Hyundai estão ocupando o mercado com produtos competitivos na faixa superior do mercado. Por outro lado os chineses ameaçam com o lançamento de veículos completos ao preço dos nacionais. A minha expectativa é que, devido a diferença de valores em Dólares, os importadores irão absorver parte deste aumento de impostos, evitando o repasse completo dos custos aos consumidores.

    A indgnação fica por conta da letargia da Indústria Nacional, que não se meche e continua praticando preços absurdos, com margens de lucro estratosféricas e produtos ultrapassados. Vejam por exemplo o Fiat Mille, lançado a US$7.000 na década de 1980 e vendido hoje a cerca de U$14.000. Nestes anos todos depreciaram a linha de montagem diversas vezes e ainda, dobraram o valor do veículo. O Fiat Pálio, lançado na década de 1990 só passa por atualizações. A VW continua produzinda a Kombi e Gol G4 com muitos problemas de ergonomia. A Ford até hoje oferece e perde mercado com Courier e Ranger. A GM insiste em lançar modelos baseados na plataforma do Corsa Classic (MonStRana, Agille, etc.) e mantém em linha a vovó S10. Investem mais no mercado argentino do que no brasileiro.

    Por fim faço os seguinte questionamento: Quando o perfil do consumidor brasileiro começa a modificar, ficando mais exigente, o governo ajuda as indústrias locais, levantando uma barreira alfandegária, mas não exige nada em troca??? Como fica o consumidor brasileiro??? E produtos oferecidos??? E a segurança destes veículos???

  • Renanzito

    mais uma noticia sobre impostos…. tenho nem mais o que falar… sério mesmo galera.. .

  • Edufos

    Galera nossa maneira de protestar é "Não comprar carro Zero agora", postem no twitter…, bloqs.., facebook…. em TUDO, quem sabe assim nao prefiram baixar o IPI dos nacionais ao invés de aumentar os dos importados.

  • prdisturbed

    Adeus meu novo kia picanto que iria comprar no final do ano, Parabéns aqueles que colocaram os Ptralhas no poder de novo, um governo cheio de corruptos e que não estão nem ai pro povo realmente, so pensam em si mesmos e no dinhheiro que as 4 grande montadoras devem ter dado.

  • CelKitem

    Encontraram uma brecha, como muitos aqui ja previam, mantiveram o imposto de importacao pra nao ir de encontro a OMC mas aumentaram o IPI.

    Mas acho que as partes prejudicadas poderiam provar pra OMC que o governo no fundo quis burlar esta regra da OMC porque no fundo quis causar o mesmo efeito, mas pra nao da na cara, aumentou o IPI ao invez do imposto de importacao.

  • Leobr00

    Os gênis do governo não queimam a mufa para criar um programa de incentivo à redução dos preços na compra dos insumos localmente. Assim montar carros no país ia ser mais barato e atrair mais montadoras para atuar no país, sem precisar à velha fórmula do "vamos aumentar os impostos". Parece que todos estão lá para legislar em causa(s) própria(s).

  • isparkis

    Estou pensando até agora, desde quando importar dos países do mercosul, ajudam no mercado nacional? Obviamente foi por causa das chinesas e coreanas.

  • HSFort

    Ao ler o texto de Reinaldo Azevedo vou interpretar no meu ponto de vista.

    Medidas enganadoras para tudo que se vende no brasil tem que obrigatoriamente ser fabricação local, soando uma espécie de protecionismo comunista, onde o interesse de uma determinada classe dita sindicalista, tenta de todas as formas, retroceder o mercado interno e descolar de outras partes do mundo a renovação de seus produtos.

    Acontece que, aparentemente, ter uma fábrica local tras uma espécie de "segurança placebária", de que aquele produto estará com garantia de fornecimento de peças de reposição.
    Não sabem que a instalação de uma industria no brasil é extremamente onerosa e o retorno de todo o investimento é demorado.

    Acontece que o desgoverno não estimula a concorrência. Utilizasse de políticas de apadrinhamento de setor onde quem dita as regras é ele. A industria local se vê ameaçada pela concorrência estrangeira, sobretudo a chinesa e, começa a chorar lágrimas de chorume do medo e da insegurança à sua sobrevivência. Na minha visão, trata-se de um comportamento comunista de evitar que boa parte dos produtos vendidos internamente sejam importados.
    Nessa hora, desejo mais que tudo, a retaliação internacional a essa política mesquinha adotada recentemente.

    Nos EUA, época em que a concorrência da industria automotiva japonesa começou a ameaçar a industria local, coube aos fabricantes; FORD, GM e CHRYSLER, se adaptarem ao padrão de qualidade caso estejam dispostos a não perder seus clientes. O governo nesse caso, observando a queda da preferência dos americanos pela fúria japonesa, nada fez, então, as montadoras começaram a lançar novos produtos que pudessem concorrer de pé igual com elas. Isso se chama democracia.

    No brasil, temo pela volta da maldita reserva de mercado. Agora tudo para se vender aqui é obrigado a empresa a investir bilhões de dólares numa fábrica e esperar longos meses ou anos para ter o retorno garantido.
    A insistência enganadora e contumaz do "Marcadante" em produzir o Ipad em solo tupiniquim não tem interesse essencial num país de industria de ponta, tudo gira em interesses politicos de se beneficiar ao longo do tempo, e levar o título do "homem que elevou o brasil a estratosfera da tecnologia". Se isso vir a tona, teremos o Ipad 2 sendo vendido aqui até 2015 enquanto lá fora já terá um modelo considerado Ipad 5. Mesmo com o CEO da Foxconn negando o interesse em instalar fábrica local, o ministro continua a propagar a “quatro ventos”, que o Brasil terá a primeira fábrica do Tablet mais famoso do mundo fora da China.

    Vimos que, os custos de uma produção local é mais de 100% acima da chinesa e o que pode-se esperar é no mínimo, a manutenção do custo atual e a qualidade inferior. Não me engano com a industria local. A obscolescência é a palavra de ordem desse país que se governa para todos em detrimento de alguns.

    Ainda obriga-se a enfrentar a concorrência local que se adapta ao costume e ao marketing. O Gol é o carro mais vendido do brasil? Sim! Mas a preferência se dá pela boca dos mexânicos por ser “fácil” reparação e pela propaganda.

    É um mercado extremamente fechado. O brasileiro tem a cabeça vazia em maioria e não será de um ano para o outro que ele deixará de comprar Gol e Uno para investir num Chery QQ ou Face, assim também um J3 só porque ele é produzido no brasil.

    Vejo com pesar essa infeliz decisão de aumentar o IPI para os importados. Medidas como essa empacam o progresso de um setor e inviabiliza a concorrência pois, a mão imprestável de um governo é o maior inimigo que o país pode ter para a expansão de sua riqueza.

    • jnasser

      Só não concordo com esta parte:

      "Nos EUA, época em que a concorrência da industria automotiva japonesa começou a ameaçar a industria local, coube aos fabricantes; FORD, GM e CHRYSLER, se adaptarem ao padrão de qualidade caso estejam dispostos a não perder seus clientes. O governo nesse caso, observando a queda da preferência dos americanos pela fúria japonesa, nada fez, então, as montadoras começaram a lançar novos produtos que pudessem concorrer de pé igual com elas. Isso se chama democracia. "

      Quando a GM quebrou, quem socorreu foi o governo. Ou seja, é praticamente um "se virem pra melhorar os produtos, mas se a coisa ficar feia, damos uma ajuda de alguns bilhões".

      Não deixa de ser protecionismo….

      • CelKitem

        Mas nao criaram artificios pra esconder ineficiencia interna como impostos pra barrar importados e aumentar pro consumidor, e sim deram socorro pra GM arrumar a casa o que é muito diferente do que ocorre aqui.

      • HSFort

        Disse isso pelo ocorrido nos anos 70 e não pela mão marxista de Obama,.

  • HSFort

    De Aluizio Amorim.

    EMPRESÁRIOS QUE BATEM PALMA PARA O GOVERNO DO PT AGORA NÃO PODEM RECLAMAR. PARA O PT CONSTITUIÇÃO É BURGUESA E EXCLUDENTE.

    O aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros que não tiverem 65% das peças produzidas no Brasil pode ser questionado na Organização Mundial de Cómércio (OMC), avaliam especialistas.

    "As medidas anunciadas pelo governo tem dois pontos sensíveis. A OMC proíbe discriminação entre produtos locais e importados e não permite exigência de conteúdo nacional", disse Rabih Ali Nasser, sócio do Nasser Advogados e professor da Fundação Getúlio Vargas. Ele explica que, apesar de não ter sido anunciada como uma barreira aos importados, se a medida tiver esse efeito, o Brasil pode ser penalizado. Pelas regras da OMC, o único imposto que pode ser discriminatório é o de importação.

    Outro problema apontado pelo especialista é que os acordos internacionais proíbem atrelar benefícios fiscais à exigência de conteúdo nacional. Ao determinar que 65% das peças devem ser feitas localmente ou no Mercosul, o País desrespeita essa regra. "Existe o risco das medidas serão consideradas em descumprimento com as normas da OMC. O governo não anunciou dessa forma, mas é preciso verificar o efeito sobre a importação", afirmou Carol Monteiro de Carvalho, advogado do escritório Bichara, Barata, Costa & Rocha.

    Revolta. Os importadores estão revoltados com o aumento do IPI. "A medida é um absurdo", disse José Luiz Gandini, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadores de Veículos Automotores (Abeiva) aos jornalistas em Brasília.

    Durante a coletiva de imprensa, Gandini tentou fazer perguntas ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o interrompeu e não permitiu que continuasse. "Se é para segurar empregos, porque as medidas não valem para os veículos do Mercosul e do México?", questionou.

    Ele disse ainda que o aumento do IPI é "inconstitucional", porque já vale a partir de hoje e mudanças nesse imposto exigem uma quarentena de 90 dias para as empresas se adaptarem. Leia tudo AQUI

    MEU COMENTÁRIO: Os empresários que vivem adulando Lula e seus sequazes, puxando o saco do PT, agora não têm nenhuma razão para reclamar. Não foi por falta de aviso. Aqui mesmo no blog venho alertando que a sabugice dos grandes empresários poderia lhes custar caro. E agora está aí. Os ministros do PT como Mantega, Pimentel e Mercadante sabem muito bem é pronunciar discursos ideológicos. Nunca pisaram num chão de fábrica. São apenas agitadores profissionais do PT e entendem tanto de economia e do processo industrial quanto eu entendo de viagens especiais. Tanto é que na hora em que a vaca ameaça se encaminhar para o brejo precisaram fazer alguma coisa. E fizeram não é?

    Os assessores jurídicos do Ministério da Fazenda devem ser aqueles que se orientam pelo direito achado na rua e desconhecem o preceito constitucional da anterioridade nonagesimal, elementar no Direito Tributário no caso em tela. Na verdade, como todos os comunistas, petistas desconsideram a Constituição do Estado, até porque o PT sempre votou contra tudo e assacou contra Assembléia Constituinte que escreveu a Constituição de 1988. O PT considera a Carta de 1988 uma "Constituição burguesa, baseada num direito burguês excludente."
    Esta destrambelhada interferência indevida na economia feita pelo governo do PT prova na prática o que eu e outros poucos analistas da política, já que a maioria é integrada por áulicos do petismo, vêm alertando diariamente.

    A turma do PT é assim. Age como nas ditaduras comunistas, nos moldes das chinesa e a cubana e, num passe de mágica, dá uma penada ameaçando levar à bancarrota os empresários que decidiram investir em determinados negócios, como é o caso das empresas importadoras.
    Tal ocorrência é algo temerário, mormente quando há turbulências na economia, justamente produzidas pelas políticas e viés socialista. Os europeus que o digam e, igualmente, os áulicos de Obama.

    Aos empresários que andam convidando Lula para dar palestras, pagando-lhe cachês generosos e que se entusiasmam como nunca antes neste país com o neo-patrimonialismo petralha, recomendo que coloquem suas barbas de molho.
    Repito: não foi por falta de aviso.
    http://aluizioamorim.blogspot.com/2011/09/empresa….

    • DeliusMortimer

      Nem tenho mais o que comentar. O Aluízio Amorim escreveu tudo o que eu pretendia comentar aqui… Depois dessa e de outras tantas notícias dá para acreditar que Deus é Brasileiro????

    • JosemarFloripa

      parabéns pelo comentário…fico pensando nas pessoas que investiram colocando seu dinheiro e gerando empregos nos negócios de carros importados, em relação a esses não se pensa que vão perder seu dinheiro/estímulo/empregos…esses FDP do PT são uns irresponsáveis, não é o dinheiro deles nem o suor deles que está em jogo,

  • natalcarro

    Já sabemos que o KIA Picanto será atingido com a medida, e os carros que são importados do México como é o caso do FIAT 500? será que será atingido também? Alguém saberia me responder? Agradeço!

    • lbonventi

      Os produzidos do mercosul nao serao afetados. Mas para mim a grande pena mesmo sao as chinesas e a hyundai-kia. Mazda entao capaz de desistir…

  • tiobana

    O que vai ser da Hyundai? I 30, Ix35? Sobem de preço tambem?
    Abçs a todos

    • MajorAutomotivo

      Devem subir. Mas, continuam sendo "os melhores carros do mundo".

  • LanternaCar

    Pessoal, o que acham de organizarmos uma passeiata contra essa palhaçada, além de outras do mundo automotivo.

    Eu sou aqui de SP, podemos marcar algo para a av. Paulista, se até marcha dos gays e da maconha fazem lá, pq não algo mais sério como a política de impostos e a alta carga de lucro das montadors, incluindo um protesto contra esse aumento do Ipi para os imnportados !!!!!!

    Dêem suas opiniões e podemos a partir daqui marcar uma data específica para isso !!!!

    abço…

  • O_Corsario

    Aliás, ainda cabe uma observação:
    Se esta lei tivesse sido aprovada com um calendário, ou seja, o IPI subiria aos poucos até 2012, dando uma chance para as empresas se adaptarem, ela até poderia ser levada a sério. Porém, do jeito que foi feita, fica clara que a intenção não é evoluir nosso mercado mas sim ferrar com os concorrentes.

  • Gsvieira

    Fica claro pra todos que nosso maior INIMIGO é o GOVERNO, não esta mais suportavel viver nesse pais de salafrarios bandidos, nosso suado dinheiro vai direto pras mansões deles, seus jatinhos e todo seus esquemas de corrupção e roubo, como que um pais tão rico como o Brasil é tão pobre? Esse paradoxo só é explicado pela falta de uma boa administracão e por toda a corrupção, essa corrupção é muito maior do que podemos imaginar, esses caras que só me fazem pensar em palavrões agora são uns ridiculos que merecem morrer lentamente, sofrendo bastante, com alguma doença sem cura e sem tratamento, isso é o que eu desejo pra esses ladrões que lenta e dolorosamente vão roubando os recursos de nossas familias, não tenho nem mais palavras pra declarar minha indignação, vergonhoso…

    • O_Corsario

      O maior inimigo do brasileiro é o próprio brasileiro, que segue elegendo político ruim e principalmente apenas votando, quando uma democracia exige uma participação cotidiana.
      Vou dar um exemplo prático: dia 7 de setembro tiveram várias manifestações no Brasil contra corrupção. A maior delas, em Brasília, juntou 35 mil pessoas. Só apra comparar, no mesmo dia, na mesma hora, em apenas UM estádio de futebol, tinha mais de 60 mil torcedores. Praticamente o dobro.
      Daí a gente entende pq a corrupção continua correndo solta e medidas como essa emplacam. Em países sérios o gabinete inteiro caía.

      • Gsvieira

        é triste mas infelizmente vc está 100% certo… nem preciso mais comentar pq essa é a verdade..

  • HugoSW

    Galera, entrem no Twitter e utilizem a hashtag #BrasilPaisdaVergonha e comentem isso… vamos movimentar nos movimentar pelas redes sociais!

    • MajorAutomotivo

      Vou chamar umas adolescentes seguidoras da Banda Restart.

  • luizcrjr

    "O PT considera a Carta de 1988 uma "Constituição burguesa, baseada num direito burguês excludente."

    Sou apartidário e também acho uma constituição burguesa feita pra proteger politico corrupto, tanto que os corruptos que a fizeram nunca foram pra cadeia.

    Por que ela foi feita nos moldes que eles gostariam e eles sabem todos os caminhos para não serem presos!

    Isso é lógico e perceptível, só não vê quem é cego e vive na utopia.

  • LanternaCar

    Se eu fosse o governo chines, adotaria de contra ataque e adotaria o cancelamento de compra do minério da Vale do Rio Doce, quera ver o que o governo brasileiro faria…..hehe

    Eles querem brincar com os chineses….e falam que a China não é economia de mercado !!!!

    e tb com essas atitudes o brasil quer vaga permanente no conselho da Onu !!!!!!….francamente

  • subzero99

    Bem que a CHINA poderia soltar uma BOMBA ATÔMICA em BRASÍLIA einh ?!

    Falando sério agora, no Brasil funciona mais ou menos assim: ao invés dos empresários olharem para os seus próprios umbigos, revendo os seus processos, tentando otimizar a produção e produzindo carros seguros, modernos e com preços razoáveis, preferem continuam com a ineficiência, mantendo os gordos lucros – que remetem os lucros para as suas matrizes nos EUA, Europa e Japão, e compram meia dúzia de políticos e jornalistas para jogarem o seu jogo SUJO!

  • jersaosp
  • danielGT

    Só uma palavra pra isso : Lobby !!!! Que ridiculo, agora realmente da pra ver que eles querem mesmo é ferrar com o povo, em vez de dar incentivos e incentivar as montadoras a fabricar aqui, não, eles vetam a entrada dos poucos veiculos bons que temos a venda no mercado interno, deixando assim as lideres folgadas para fazerem o que elas bem entendem. Pelo menos não barraram o Mexico também né !!!!

  • kleber95

    Por favor BRASIL. Não compre nenhum carro NACIONAL agora. É nossa única saída para este ABUSO.

  • Piemonte

    Ao invez de baixar o IPI das nacionalizadas, ajudando assim o povão, não….vem aumento pra ferrar mais ainda. Até que nas linhas, o objetivo seria louvável, aumento de investimentos aqui, mas sabemos que isso é apenas uma armação governo/montadoras para tirar grana do povo.
    Apesar que esses carros chineses estavam bem caros pelo que apresentam, aposto com quem quiser, que as chinesas 'absorverão' esse aumento de IPI. Aí quero ver o que o mantega vai fazer.

    NA, coloca ai o nariz de palhaço, por favor!

  • tonyecs

    O que muitos aqui esqueceram de citar foi o fato do Brasil estar batendo recorde atrás de recorde nas vendas de automóveis e mesmo assim, as 4 grandes encheram os pátios e deram férias coletivas aos funcionários para pressionar o governo, alegando que os carros importados estavam "roubando" suas vendas. O que ninguém explica também, é o fato de termos fila de espera de até 6 meses para diversos carros, mostrando como o mercado continua aquecido… Isso foi de uma canalhice sem tamanho, pois elas não abrem mão de seus lucros exorbitantes e quando se vêem ameaçadas, começam a chorar miséria, ameaçam com demissões, mesmo com os bolsos cheios. É terrível vivermos num país onde o governo é conivente com esse tipo de exploração, onde temos que pagar pequenas fortunas por carros que não valem a metade do preço a que são vendidos…

  • joaopbezerra

    Resumindo: " Um importado de R$ 100 mil em que o consumidor pagava R$ 93 mil pelo carro e R$ 7 mil em IPI, agora custará R$ 130 mil em que o consumidor pagará os mesmos R$ 93 mil pelo carro, e R$ 37 mil em IPI."

  • tuago007

    Lembrando que se o IPI aumenta sobre o CARRO acaba refletindo também sobre as PEÇAS, portanto, quem já tem um importado também sairá no prejuízo.

    • MajorAutomotivo

      Eu tinha pensado nisso.
      Imagina como vão ficar os Chery's QQ's.

      • jnasser

        já possuem uma mega necessidade de peças, agora então com o preço maior….. é gato por lebre mesmo

  • ismajunior

    país com letra minúscula. Triste isso.

  • rogeriulima

    Eu me recuso a dar mais 30 % de qualquer coisa para o governo. Vou comprar um carro até o final do ano e estava na dúvida se seria um usado ou zero, agora já não tenho dúvida nenhuma…

  • Tempero

    "A idéia do governo é promover o aumento de conteúdo nacional, inovação tecnológica e produção de veículos com maior valor agregado, além de objetivar garantir investimentos e empregos no setor industrial."

    Sim… "inovação tecnológia". Igual na década de 90 quando o mercado nacional era fechado. Voltaremos à era das carroças.

  • madsauro

    Vergonha de um país

  • showman2011

    Simples:
    - Movimento e protesto na net
    - NAO comprem carro NOVO das 4 grandes ( esse é o tema) quero ver 1mes eles sem vendas, que vao fazer.

  • Romis_gtr

    Todo mundo reclamando de bobeira na minha opinião!

    Compra carro seminovo, cuida direito da manutenção e seja feliz…..pra que comprar carro 0km? Manutenção? Desvalorização?
    Inovação Tecnológica? Segurança?

    Tem alguns desses itens com preço bom em carro 0km? Na maioria NÃO né? Então pronto…..Resolvida a questão!

    DIGA NÃO A CARRO 0KM

    • LeoJP

      Claro. Mas e depois? Seguindo esse raciocínio, a demanda por carros usados aumentaria absurdamente. A oferta diminuiria e o preços de carros usados aumentaria consideravelmente também.

  • kleber95

    O que demoramos 50 anos para conquistar PERDEMOS HOJE. VERGONHA BRASIL ,QUE VERGONHA DILMA.

  • frankoff

    Os vermes que tiveram a brilhante ideia, ministros: da Fazenda, Guido Mantega; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, avalizados pela presidentA, todos do PT.
    A vinte anos atras meu pai ja dizia "a cambada do PT", agora entendo o que ele queria dizer. Um bando de incompetentes nomeados apenas por interesses por outra incompetente pau-mandada completamente desnorteada.
    O pior é que quem a elegeu nao entende das m… que ela ta fazendo e vai repetir tudo de novo em 2014.

  • http://about.me/pedrocarvalh PedroCarvalh

    Acabou tudo, quem é da classe média e um dia sonhou em ter um carro mais moderno e equipado por um preço justo agora vai ficar chupando dedo, comprando um Gol por 50 mil.

    É inexplicável o sentimento de impotência que tenho quando escuto uma notícia dessas, saber que no fundo essa medida só está sendo tomada para manter os altos lucros das operações nacionais e lascar com o consumidor.

    Vamos contar quantos meses ainda vão durar as marcas chinesas e coreanas no país, só no meu bairro são mais de 15 concessionárias dessas marcas.

  • andrekoga

    Sr. Moderador, peço por favor que publique a minha insatisfação com essa "M…" de governo…
    Ao invés de diminuir o IPI dos carros nacionais, para que os mesmos possam competir, pelo menos tentem, com preços inferiores aos absurdos que já pagamos, já que a qualidade também é muito inferior, os "FDP" aumentam ainda mais o valor do IPI dos importados e tentam fazer com que a gente se contente com as "carroças" fabricadas em nosso país…
    Aonde isso vai parar?

  • epa

    Vamos ver qual será a reação das Chinesas e Coreanas. As mesmas tem gordura para queimar nos seus preços. Acho que vão diminuir a margem de lucro e tentar manter os preços em igualdade de concorrência.

    A curto prazo isso é horrível para o consumidor. A médio prazo, as Chinesas não vão perder a chance de vender no Brasil e consequentemente devem abrir fábricas aqui.

    Não tem jeito, as 4 grandes não vão conseguir manter 70% do mercado por muito tempo. Os tempos mudaram e não será aumento de imposto que segurará a concorrência a médio prazo não!.

  • Teckere

    Porque não para os países do Mercosul e México? A justificativa não é mão de obra?

    Não dá para proteger apenas um determinado setor, pois pouco material de qualidade produzem por aqui. São meros montadores.

    • Edufos

      A desculpa que o ministro deu ontem em entrevista ao Jornal das Dez (globonews) é que para o caso do mercosul os favorecidos sao as AutoPeças que mantem os empregos aqui fabricando peças dos carros que sao montados lá na Argentina e depois voltam para o Brasil já prontos.

  • rafaelprol

    Se bem que o tiro pode até sair pela culatra….

    as importadas deixarem de ganhar na fonte para receber o lucro depois, pode até ficar interessante…

    Imagina digamos que um picanto chega no brasil antes dos impostos a 25-27 mil reais, basta reduzir a margem lá fora

  • MajorAutomotivo

    Certamente que as importadoras têm gordura, mas perder 37% de lucro é muita coisa.
    Acho que eles simplesmente vão explorar outro segmento da economia, apesar de que, no caso da JAC, o investimento ter sido muito grande.
    Mas, se eu estiver errado e esses chinas resolverem enfentar as montadoras nacionais, mantendo os atuais preços, acho que a situação complicará para as nacionais.
    Já imaginou o efeito do Fastão na TV dizendo que na JAC motors o preço do produto não sofreu alteração por conta do IPI?
    Vamos ver.

  • heronrbonfim

    Se os importadores reduzirem um pouco seu lucro vão poder manter o preço do carro como está.
    Por exemplo: A margem de lucro da JAC Motors vai para uns R$ 10.000,00 por carro e não R$ 15.000,00 como é hoje.

  • heronrbonfim

    Se os importadores reduzirem sua margem de lucro que também é alta vão continuar vendendo muito.

  • Tchelo23

    Fazer esse aumento com o discurso de que é para proteger a industria nacional é o mesmo que a mãe passar a mao na cabeça do filho estuprador dizendo que a culpa é da sociedade. Todos sabemos que as montadoras "nacionais" poderiam reduzir os preços de seus carros em pelo menos 20% e mesmo assim ainda seriam empresas altamente lucrativas. Novamente temos uma prova de "o governo da gestao" ficou só no discurso.

  • Vitão

    Fico triste com uma decisão dessas, pois por causa dos importados é que temos carros com mais equipamentos e itens de segurança….. Com isso acabou por mexer no mercado interno……

    Com isso tivemos um retrocesso no país para proteger aqueles que mantinham a frota de carros defasados e dizendo que carro completo seria com AR + DH e TRIO…..

    Espero que a ultima frase da matéria "…idéia do governo é promover o aumento de conteúdo nacional, inovação tecnológica e produção de veículos com maior valor agregado, além de objetivar garantir investimentos e empregos no setor industrial" não seja apenas de palavra pra fora….. O governo teria que fiscalizar as 4 grandes instaladas aqui para que cumpra o que disse…..

    • Sr_Andante

      Governo fiscalizar grandes corporações = utopia.
      Governo fiscalizar o contribuinte comum = regra.

  • HenriqueHJ

    o problema é que o governo até acenou com a queda dos IPI, pra tentar alavancar as vendas. mas as montadoras teriam que dar contra-partidas com tecnologia e inovação. mas essa queda do IPI para os fabricantes nacionais não iria beneficiar os consumidores finais. entao iria ficar na mesma.

    entao o governo decidiu aumentar o IPI. e não conceder os descontos iniciais. os fabricantes tão numa ganacia só. não querem ganhar pouco, querem ganhar tudo! entao além de não termos os descontos, alguns modelos ficarao com preços 30% acima.

    alguem tira um print screen dos preços praticados hoje, com desconto e etc… e vamos ver se daqui a 6 meses os preços vão estar no mesmo patamar. Obrigado governo PT, politicos do brasil esculhambando o povo brasileiro desde 1500.

    sabem porque até o dezembro de 2012? até lá o mundo acabou e não vai ter ninguem pra reclamar.

    :D

  • fuzila

    Vou continuar com o Vectra CD por mais alguns anos … talvez compre um 2004 pra dar uma atualizada …

  • alzano

    Tenho pena da gente que vive neste pais de M*****. Com certeza todos os carros nacionais vão aumentar tambem. E empresas novas que estão fazendo investimento como a Jac talvez caiam fora do pais.

  • Rodrigo

    Eu falo de boca cheia: Tenho vergonha de ser brasileiro.

    Vamos fazer um movimento para tentar impedir a venda de carros nacionais.
    Se você conhece alguém que quer comprar um carro zero, tente convencer a não comprar, tente mostrar o quão mal a compra deste carro está causando a nação.
    Vamos tentar nos unir.
    Quando leitores existem no NA?? Precisamos mostrar a força! Precisamos de radicalismos. chega de impostos,

  • Herumor_

    achei que um anuncio desses iria sair na epoca do carnaval ou da copa do mundo (época ideal pros brasileiros nao reclamarem)… imagino que bomba está guardada para a copa do mundo aqui no brasil ou no carnaval…

  • kiko1974

    Eber, se possível coloque no início da página.
    Vamos começar um movimento para NINGUEM comprar carro nos próximos 6 meses. É MUITO fácil gente. Se a venda cair e o movimento sair na mídia eles vão ter que rever isso. Tá na hora da gente se organizar. Vamos espalhar isso. Quem tem experiencia aí de facebook? Eu não entendo nada disso.

  • bahmsv

    Galera,
    Concordo plenamente que é uma palhaçada aumentar o valor do IPI dos carros importados, mas existe uma questão além do que a galera está enxergando.
    Ninguém nunca parou para se perguntar o pq um ITALIANO Bravo Sport (TOP) custar 20 mil euros e o Tjet nacional que sem dúvidas é BEM inferior ao Italiano possui o valor de R$ 70mil?
    Será que são só os impostos ou existe uma margem de lucro gigantesca das montadoras brasileiras?
    Vocês não acham que isso também acontecem com as montadoras importadas? Coloquem isso no papel. Um sonata no EUA custa 25mil dólares (40 mil reais) e lembrando que esses 25mil dólares não é o valor de custo do carro, pois já está incluso o LUCRO da montadora. Um sonata aqui custa mais de 100 mil. Em outras, aproximadamente tem um aumento de 150% do valor!! Será que cobram 150% de impostos?? Logicamente não… Volto a frisar que os 40mil que usei para fazer o cálculo já está incluso o LUCRO. O certo é fazer baseando-se com o preço de custo do automóvel. Tenho certeza que essas marcas sabem que o brasileiro é bobo e paga muito para ter o carro que o vizinho ficará babando e morrendo de inveja. Brasiliero compra carro para mostrar o quanto é rico ou para fingir que é. ELES SABEM DISSO! Essa medida do governo PODE fazer com que o preço praticado pelas montadoras internacionais continue igual e elas, apenas, deixem de lucrar como lucram aqui. Todos sabem que o preço quando elas entraram no Brasil eram muito mais convidativos do que são hoje.
    Tenho certeza que

  • feu

    a minha dúvida é se não vai rolar um shadow price dos carros nacionais devido ao aumento de preco dos importados…..

  • nelflu

    Foi muito burra essa medida.

    Ao invés de incentivar o mercado nacional, essa medida vai apenas diminuir o consumo de automoveis no Brasil.

    As montadoras nacionais não vão vender mais apenas pq aumentaram o imposto dos importados, ja que o preço do produto delas vai continuar o mesmo.

  • Sr_Andante

    O governo deverrá capitular ante seu incomensurável engano. Esta medida teria que ser anunciada com no mínimo 2 anos de antecedência, discutida com representantes de todas as partes interessadas, permitindo que aqueles que quisessem investir em tecnologia, firmassem acordos, fizessem seu planejamento, estudassem a viabilidade dos investimentos. O governo entra em contradição, visto que com o setor de informática não foi feito o mesmo. As fisionomias de Mercadante e Mantega no momento do anúncio entregaram o flagrante desconforto em que o governo se encontrava. Porque o assunto não foi levado a uma das câmaras existentes no Congresso ou Senado, onde poderia ser mostrado a todos a envergadura das consequências advindas da medida? Em relação especificamente à esta medida, não há qualquer respingo de democracia em sua essência, portanto fere a Constituição e é passível de contestação jurídica. Uma liminar anulando a decisão, por violar a CF, seria o ideal neste momento, até que o governo promova os devidos debates que devem anteceder a decisões que claramente causem grande choque à economia e portanto ao interesse público.

    • O_Corsario

      Também estou com esperanças de que a medida caia, afinal é muito amadorismo.
      É tão absurdo que a associação dos importadores nem foi convidada a participar.
      Quer saber minha opinião? Reunião a portas fechadas com uma malona de dinheiro…

  • kiko1974

    A gente não pode permitir que as coisas voltem como há 20 anos atras. Conquistamos com muito custo uma reduçao nos preços e a melhora na tecnologia dos nossos carros. Não podemos permitir isso! Não, eles não podem!!!!!!! Tem que ser o grito de guerra : NAO, ELES NAO PODEM!!!!!!!!!!!!

  • edbruto

    Essa medida simplesmente ferrou coreanos e chineses.! Vai proteger as montadoras nacionais que nos ignoraram por décadas e agora que viram a coisa preta, pois não têm competência para concorrer com os imporatdos, apelaram com um lobby fortíssimo no governo, certamente com a compra de vários figurões para baixar uma medida dessas altamente protecionista, covarde e irresponsável. Tomara que a OMC dê uma bela lição nesses comunistas que estão no poder. Certamente eles devem achar lindo aquele monte de LADA lá na Rússia. Um verdadeiro absurdo! E os brasileiros vão engolir mais essa bem caladinhos..

  • kiko1974

    Vamos colocar um basta nisso! Um movimento da sociedade civil, organizado, onde muitos deixam de trocar o carro agora e espera mais alguns meses. Seria o Máximo. A industria iria sentir o baque. A gente vive reclamando dos preços dos carros no Brasil. Chegou a hora de agir. O motivo está dado. Vamos agir agora!

  • johnnyburanelo

    tem gente que saiu como os bolsos cheios de grana com mais esse lobby ,
    PARABÉNS AO POVO BRASILEIRO SEM MEMÓRIA QUE VOTA SEMPRE NOS MESMOS LADRÕES PARA GOVERNAR ESTE PAÍS E TIRAR TODO NOSSO DINHEIRO

    a propósito, e os carros que são fabricados na argentina e méxico, como ficam???

  • rstvolcano

    Acho que o slogan deveria mudar para "Vergonha de ser brasileiro."

  • kiko1974

    Caros Colegas,

    É chegada a hora. Após anos nas sombras, reclamando sobre os pesados impostos e taxas de lucro obscenas da indústria automobilística, nas festinhas da família, nos churrascos com os amigos, nos fóruns da internet, chegou a nossa hora. Temos o motivo, temos o momento, temos a razão.
    É simplesmente inacreditável e surreal o aumento de imposto que o governo federal criou para barrar a entrada de automóveis importados, sobre o pretexto de proteger os empregos. Sabemos muito bem quais os interesses por trás disso. Não houve debate, discussão, organização, e especialmente tempo suficiente. Tudo foi feito na surdina, pelos cantos, embaixo dos panos.
    Nós Brasileiros não podemos permitir que poucos interfiram tanto nas nossas vidas, mudando as regras do jogo sem aviso prévio. Não aceito esse tipo de intervenção do estado na minha vida. Eu não votei nesse governo, e mesmo se tivesse votado, não posso aceitar esse tipo de ato autoritário, injustificado. Precisamos mostrar ao mundo que nós temos sim vergonha na cara.
    E a melhor maneira de mostrar isso é, neste momento, se negando a comprar um automóvel. Deixemos para o ano que vem. Ou até mais do que isso. Vamos mostrar ao governo que eles não podem intervir nas nossas vidas dessa forma desonesta. Vamos mostrar `as montadoras que cansamos de pagar o carro mais caro do mundo, cansamos de gerar o maior lucro entre todos os países. Cansamos de exploração. Queremos sim parceira, lucro justo, remuneração adequada aos funcionários. Mas não vamos mais subsidiar o preço dos carros nos EUA e Europa, porque na prática é isso que fazemos. O lucro aqui compensa o prejuízo lá.
    Trabalhe com a sua consciência e adie o sonho do carro novo. Um sacrifício agora que servirá muito no futuro (quantos sacrifícios já fizemos em nome do futuro, não é mesmo?)
    Converse com os amigos. Copie o texto e envie por email. Não podemos perder esse momento de indignação. É chegada a hora! NÃO, ELES NÃO PODEM!

  • Henrique de Campos

    Atitude que merece um panelasso no ABC aqui em SP, principal "reduto" das principais fábricas nacionais.

    Todos, é claro, com nariz de palhaço.

    Mas se vocês acham que a coisa vai ficar assim, na maciota, esperemos.

    • jnasser

      se vc fizer isso nas portas das fábricas, vai levar porrada, porque esse aumento do IPI com certeza foi bem visto pelos funcionários……

      • O_Corsario

        Os mesmos funcionários idiotas que não sacaram que TODAS as fabricantes estão deslocando produçao para Argentina e México. Daqui a uns anos, sabe o que elas fazem? Mandam todos eles catar coquinhos.

  • jnasser

    kkkkk este é realmente um assunto polêmico, mais até que o Agile e mamilos !!!

  • 3dimensional

    Vamos para as RUAS pessoal!
    Vamos tomar o que é NOSSO!
    Pense bem! Amanhã estará bem pior!

  • sbacana

    BOICOTE. e divulgação do boicote. e Nada mais!!!

  • jnasser

    vejam pelo lado bom, o pessoal paga uma fortuna para ter um carro novo só por causa de STATUS, vejam só, esse STATUS só aumentou agora!

    se o i30 já era tão bom quanto uma BMW, agora é até na exclusividade !

  • iliketurtles2

    Quanto o FDP do Mantega recebeu das montadoras nacionais? Com certeza o lobby delas, molhou a mão dele.

    O pior que além de aumentar o preço de todos os carros (incluindo os nacionais, pois a concorrência vai diminuir), não há estímulo nenhum para geração de empregos, expansão ou desenvolvimento tecnológico na indústria nacional.
    Estava sendo discutido há um tempo REDUZIR o IPI para as empresas que investissem no país. Isso sim faria algum sentido, inclusive para baixar preços (que já são os maiores do mundo) do dos nossos carros.

  • AbdonCampos

    A parte que gostei foi "O governo está dizendo nesse momento que haverá fiscalização para conter abusos de preços. Luiz Gandini, presidente da Abeiva está presente na coletiva, mas foi impedido de falar. "

    1. Com um aumento de 30% o governo tem que ficalizar para as importadoras não aumentarem os preços em 50%.
    2. Por que não impediram o presidente da Abeiva falar ?

    Agora já sei porque o preço da Space Fox Cross estava naquele nível…. Agora vai verder.

  • lcac123

    Visto que as importações de carros cresceram em mais de 100% no último ano, a medida do Governo é bem compreensível… Só queria saber, com informações precisas, se os carros vindos do México e da Argentina não vão ter seus preços alterados… alguém sabe essa resposta? Obrigado!

  • Cil

    A Abeiva teria entrado com mandado de segurança contra essa palhaçada institucional da petralhada!
    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infom

    Resta saber se foi no STF… por que lá, sabe como é que é né… não aprovam nada que seja em benefício do cidadão brasileiro.

    • O_Corsario

      Tem também que agir junto à OMC.
      Isto chegou às raias da psicose, o governo não pode mudar assim, do dia para a noite, toda a política do setor e começar a fazer valer no dia seguinte!
      A manifestação contrária está forte, e os riscos são altos.
      Não vamos ficar calados!

  • Romul0

    É um desaforo esse aumento dos impostos.
    Esse país parece todo ser ligado numa corrente continua de 12v. Ninguem reage, todo mundo segue como num scrip, sem percalços, sem revoltas.
    Sei lá, posso estar falando besteira, mas me parece que, por sermos um país pacífico, uma coisa meio "imperceptivel" diante do mundo no que se refere à conflitos, a população em geral é bastante cômoda. Qualquer coisa está bom, tudo está ok, ninguem esboça uma reação contrária quando nos deparamos com notícias como essa do IPI. Tá certo que eu também não me proponho a fazer muita coisa, faço parte da massa 12v também.

    Muito me surpreendeu aquela corrente do abastecimento a R$0,50… precisamos de mais movimentos como esse, ligar o povo no 220v um pouco, ver se todos nós acordamos.

    • O_Corsario

      Tivemos uma oportunidade no 7 de setembro, com marchas em todas as capitais… Agora teremos outra manifestações em outubro… É só ficar ligado e comparecer para protestar.

  • joaomsilveira

    No Facebook da JAC eles estão divulgando que não vão se enquadrar no IPI, graças aos 900.000.000 em investimentos previstos para o Brasil.

    Oi Pessoal,
    Permaneceremos com os preços atuais, apesar da medida do governo. E os planos da construção da Fábrica no Brasil permanecem inalterados.
    Temos um Centro de Distribuição de Peças que tem um vasto estoque para atender a demanda nacional.
    Abraços,
    Equipe JAC Motors

  • exmarujo

    "O governo está dizendo nesse momento que haverá fiscalização para conter abusos de preços" era bom ouvir dizer O governo está dizendo nesse momento que haverá fiscalização para conter abusos de impostos eheheheheheh

  • lbonventi

    Eu realmente nao consigo entender como tem gente que acha que o Brasil e o pais do futuro, que o melhor pais pra se viver, qualidade de vida superior aos EUA, por exemplo. E assim vai, civic, corolla e elantra sendo vendidos como carros baratos nos EUA, e como eu vi em um site, “Best cars for Teenagers“, aqui no Brasil sendo vendidos como luxuosos e para quem pode. O brasileiro ve tudo isso e fica feliz da vida, pois o Brasil oferece mais empregos que os EUA, nao sei aonde. Pode estar tendo uma crise por la, mas a qualidade de vida daqui continua sendo inferior, o desemprego, superior. Esse pais nunca vai ser primeiro mundo, ja perdi as esperanças faz tempo, e quando parece que os impostos nao podem aumentar, alias ja sao os maiores do mundo, sim eles podem, alias estamos falando de Brasil.

  • mikaelbrian

    essa concerteza é a materia que teve + comentarios da historia do NA, mas então como um cara falou os carros q são importados msm aqles tipo independente ou q ñ tem fabrica aqui tipo ferrari, bmw, essas ai são só 6% do nosso mercado e essa % era muito, ela deve abaixar ou se ñ as empresas correm risco de até sair daqui

  • Claudioelite

    Nada alem do previsto. Industrial nacional vende lixo com preço alto. Pede proteção ao governo para poder continuar enganando a todos e obtendo altos lucros. Esse é o nosso BRASIL. Se o povo ao menos comprasse menos veiculos talvez as coisas mudassem. Cada povo tem o governo que merece

  • FAELTIMAO

    Eles querem aumentar a competitividade das nacionais com os importados né……então pega e baixa os impostos das nacionais…..

  • MarceloFe

    É isso aí Brasil! E todos cantando ainda na hora do futebol:
    "Sou Brasileeeeeiro, com muito orgulho, com muito amooor…"
    E as coitadas que vendem carroças (a "cabeça" VW principalmente,com a propriedade de um arrependido dono de VW que sou) terão mais e mais lucros…

  • Cabalero

    Gente nao tem como, ontem conversei com uns colegas sobre isso, e me disseram que estao certos em fazer isso, um outro falou q prefere andar de celta pro resto da vida do que comprar um carro importado que lhe falte peças depois, nao tem jeito nesse brasil mesmo nao, é assim que o governo quer, sociedade burra de mente fechada, uma pena

  • Marquinhos

    O carro brasileiro é o mais caro do mundo, diz presidente da Abeiva. Não tenho dúvida de que isso foi um pedido das montadoras. Porque nós estamos mostrando para o brasileiro quanto custa o carro lá fora. O carro brasileiro é um dos mais caros do mundo e nós estávamos incomodando, fazendo com que eles trouxessem o preço do carro para a realidade. A medida acaba com o balizamento de preço de carros no Brasil.

  • jogador

    Acho que a melhor forma dos consumidores tratar o tema é gritar nos foruns pela rede e demonstrar a nossa cólera.
    O engraçado é ver pessoal defendendo a medida por causa dos empregos nacionais. Quem defende isso merece o prêmio óleo de peroba, pelo individualismo e hipocrisia. Defende 100.000 empregos (sindicalizados) no setor enquanto empregados de outros setores, pessoas de diversas classes sociais que compram mais de três milhões de carros são expropriadas ao pagar um preço injusto. Mostra um pouco do bom senso e ética que reinam nesse país. Não entendem que que em economia, o cobertor é curto; para privilegiar um setor, se arrebenta outros.
    Além disso, é observar pessoas a defender a medida como política industrial. Sinceramente, é melhor ler, estudar primeiro antes de falar essa grande asneira.

  • xvtmx

    O PROBLEMA DO BRASIL É O BRASILEIRO!!!
    agora que eu não troco de carro tão cedo…

  • ThiagoGimenez

    olha a carta pra dilma

    Cara Presidenta Dilma

    Venho por meio desta carta para uma reclamação.

    É sobre o aumento proposto para carros importados IPI que é um absurdo para a democratização do país. Para uma livre escolha para o gosto de cada um, que é um dos únicos a pagar taxas a longo prazos e juros altíssimos. Cara presidenta o aumento de vendas carros chineses e coreanos foi não por serem carros importados, mas sim de eles serem completos muito completos, isso que a indústria brasileira não faz colocando a vida dos ocupantes em perigo que itens de segurança são tratados como itens de luxo para o consumidor que pague um pouco a mais por isso em alguns casos o airbag e o abs custa em torno de 6 mil reais, Cara presidenta eu gostaria particularmente que os carros daqui fossem mais seguros e mais "recheados", como é normal na America do norte na Europa e na Ásia, às vezes eu acho que as montadoras nos tratam com o nenhum respeito, presidenta se você estiver lendo essa mensagem gostaria que a senhora pressionasse a indústria brasileira a investir os lucros em segurança nos próprios carros, ou então abaixe o preço dos carros importados para ter uma competição justa uma diferença clara praticadas nos pais é o quanto que eles lucram. EX: Um corolla nos estados unidos custa R$$ 15, 900, e lá o salário mínimo é de 2000 dólares no Brasil um Fiat Mille o mais barato carro nacional custa R$ 23, 490 com salário mínimo de 540 reais uma tremenda diferença de preços, uma sugestão seria de incentivos a tecnologia na área automobilística, e no caso do IPVA quanto mais novo o carro menor é o IPVA, enquanto os veículos mais velhos maior o imposto, assim incentivaria a mais compra de carros novos e também diminuirá os acidentes de carros velhos colocando a vida em perigo de outras pessoas. E por favor, presidenta reveja e que foi feito ontem para carros importados até porque a indústria brasileira não fez um único esforço para melhorar a qualidade dos carros. A ANFAVEA foi reclamar para o governo que estava perdendo mercado, mas a verdade não é essa a verdade é que nos que nos chineses e os coreanos vinham mais completos, e a população percebeu isso e resolveu optar pelo melhor custo X beneficio muito mais por menos, cara presidenta só gostaria de dizer o tamanho da nossa indignação através de um blog automotivo o maior do país que ele é critico, mas serio. http://www.noticiasautomotivas.com.br/veiculos-im… ,pelo qual participo há bastante tempo este blog com essa noticia em dia atingiu incrivelmente 695 comentários em um único dia. Agora tem outra coisa que gostaria de compartilhar aqui é o acontece com as montadoras que pagam mídias para só falar o lado bom dos carros e não lado ruim o que eu acho que isso é uma enganação ao povo que pretende comprar um carro novo. Por favor, incentive a concorrência chinesa e coreana com preços baixos para nós termos o melhor custo benefício. Bem era isso que eu gostaria de falar a você presidenta a senhora esta combatendo muito bem a corrupção e também esta fazendo um bom trabalho para o nosso país que deus te abençoe e te ilumine cada vez mais.

  • AndreyDKS

    Pro inferno os empregos, eu quero comprar CARRO BOM e MODERNO e a PREÇO JUSTO! Este não é o país do egocentrismo? Então tenho o direito de o ser!

  • vinicarioca

    amigo, use argumentos válidos.

    a industria brasileira só não é competitiva devido aos altos impostos, abaixa a po!@# do imposto então e fica tudo certo.

    protecionismo num mundo globalizado de hoje é palhaçada… tomara que a China (afinal a JAC é estatal chinesa) e a Coréia entrem com uma representação contra o Brasil na OMC.

    Esse tipo de protecionismo só nos deixa cada vez mais ineficientes e sem competitividade com relação ao resto do mundo! Tinham que aumentar a competitividade das industrias nacionais e não barrar a entrada da concorrência.

  • eokn

    Quer ver eles prejudicarem a gente? Se eu fosse principalmente a China, aumentava em 30% o imposto para importação de commodities do Brasil, especialmente de minerio de ferro da Vale, que exporta grande parte de sua produção para a China.
    Como sabidamente o minério brasileiro já é ligeiramente mais caro que o australiano, por conta do frete, aí eles não vão fazer questão nenhuma de comprar do Brasil….
    Lembrando que a Vale é a maior exportadora brasileira.

  • subzero99

    VEJA ??? NÃO, OBRIGADO!

  • O_Corsario

    É como falei, a Veja é a Globo impressa… A opinião da classe média…
    Lembra quando a Veja / Globo malharam o Collor? Então…
    Esta medida foi tão brutal, tão bizarra e sem noção que ATÈ A VEJA está contra. Pelo amor de Deus, isso não pode ficar assim!

  • MM_

    Leia então o blog do Paulo Henrique Amorim, que não tem leitores mas é financiado pelo governo petista.
    http://www.conversaafiada.com.br/economia/2011/09

    Se ele é a favor das tarifas, já sabemos que é coisa ruim.

  • O_Corsario

    Já comentei lá:
    "Então me explica porque o imposto não incide sobre os carros fabricados no México e na Argentina. Explica porque não deu para entender porque coreano e chinês não pode e argentino e mexicano pode.
    E me explica porque as maiores importadoras são justamente as "defensoras do trabalhador brasileiro", que estão levando suas fábricas para Argentina e México… Explica como elas estão ajudando o Brasil levando as linhas para outros países.
    E aproveita e explica, GM, VW, Fiat e Ford ajudam o país é? Então porque remetem lucros gigantescos para salvar suas matrizes em crise?
    Explica para mim, quero entender!"