Home Lançamentos Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

peugeot 206 sw escapade 9 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade




PERUA AVENTUREIRA
206 Escapade faz a Peugeot aderir à onda “off-road light?
Suspensão recalibrada deixa a versão a 24 cm do solo; motor é 1.6 de até 113 cv
por LU?S PEREZ

Peugeot 206 SW Escapade – Agora é a vez de a Peugeot transformar sua perua derivada de compacto em pseudo-“off-road?. Depois da Fiat (com a Palio Adventure) e da Volkswagen (com a Parati Track & Field), a marca francesa está lançando a 206 Escapade, baseada na SW, mas com suspensão recalibrada, que ficou mais alta 25 milímetros em relação à versão que a originou no Brasil e 45 milímetros se levado em conta o modelo europeu. Assim a versão fica com 24 centímetros de altura livre do solo, a maior da categoria – a de sua concorrente Palio Adventure tem 17,5 centímetros.

peugeot 206 sw escapade 1 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Pneus de uso misto foram elaborados especialmente para a nova versão

Revelada em primeira mão por Interpress Motor ainda no final de julho, a Escapade não tem apenas mudanças cosméticas, conforme já havia adiantado a este repórter o diretor-superintendente da Peugeot, Bruno Grundeler, durante evento anterior de lançamento. A engenharia da fábrica lançou mão de novos pontos de apoio no sistema de suspensão dianteira e traseira, que é totalmente independente nas quatro rodas, além de amortecedores recalibrados e com maior curso. À primeira vista, o modelo decepciona, sobretudo quem esperava um visual mais agressivo. Escapade vem do francês (então pronuncia-se “escapáde” e não “escapêide”) e tem o sentido de uma viagenzinha curta de um dia ou um fim de semana, por exemplo.

peugeot 206 sw escapade 2 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Peugeot 206 SW Escapade – Detalhe em cinza que dá toque “off-road” também adorna a traseira

Essa nova versão traz ainda pneus de uso misto (Pirelli Scorpion, na medida 175/70 R14), rodas de 14 polegadas e é o único a trazer de série freios com sistema eletrônico ABS (antitravamento), que previne a perda de controle em caso de freada brusca, coisa rara para automóveis desse porte, e protetor de cárter.

peugeot 206 sw escapade 3 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Detalhes em cinza na dianteira; traseira traz emblema

Para reforçar o caráter fora-de-estrada (a Peugeot batizou o modelo de “cross station?), chega com protetores pretos que “nascem? no pára-choque dianteiro e se prolongam pelas caixas de roda até o pára-choque traseiro.

peugeot 206 sw escapade 4 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

À frente, um detalhe estético, em cinza, ajuda a compor o visual, completado por barras longitudinais no teto, capas dos retrovisores externos, maçanetas e pára-choques na cor da carroceria. O carro traz ainda faróis e lanterna de neblina. Seu maior objetivo, de acordo com a Peugeot, é transmitir idéia de valentia e robustez e ao mesmo tempo não perder as linhas harmônicas que marcam a família 206.

peugeot 206 sw escapade 5 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Amarelo Persépolis e vermelho Aden, cores exclusivas da 206 Escapade

Peugeot 206 SW Escapade – Por dentro o veículo incorpora uma série de detalhes cromados, como as saídas de ar. Há ainda detalhes de alumínio no painel de instrumentos, nas pedaleiras, nas soleiras das portas dianteiras, na manopla do câmbio e nas maçanetas internas das portas e do porta-luvas. Até o revestimento dos bancos vem em tecido exclusivo, que permite maior aderência do motorista com o assento.

peugeot 206 sw escapade 6 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Nova versão oferece ar-condicionado e freios com sistema ABS de série

Desenvolvido no Centro de Produção de Porto Real (RJ), o carro procura oferecer eficiência na condução em trechos urbanos e ser prazeroso a quem não dispensa uma estrada de terra. Não é difícil. O desempenho dos Peugeot costuma ser “nervoso? e propiciar esportividade na medida.

peugeot 206 sw escapade 7 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Para garanti-la, o motor que equipa a Escapade é o 1.6 16V Flex, com potência entre 110 cv (cavalos) e 113 cv, com gasolina e álcool, respectivamente. De acordo com números fornecidos pela fábrica, a Escapade acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e é capaz de atingir 194 km/h de velocidade máxima.

peugeot 206 sw escapade 8 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

A suspensão foi calibrada para proporcionar conforto também na terra

Peugeot 206 SW Escapade – Com previsão de início das vendas para 19 de outubro (coincidindo com o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece de 19 a 29 do próximo mês, onde terá um espaço com temática aventureira), a 206 Escapade chega em uma versão única de acabamento, com um bom pacote de itens de série – inclui ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do banco do motorista, entre outros itens. Seu preço será de R$ 49.850. A Peugeot espera vender 800 unidades por mês apenas da versão Escapade (outras 800 unidades mensais seriam distribuídas entre a SW 1.6, com 600 veículos, e a SW 1.4, com 200). Não deixa de ser otimista.

peugeot 206 sw escapade 10 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Início das vendas será em 19 de outubro, dia de abertura do Salão de SP

São opcionais itens como airbag para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, toca-CDs (e seu comando no volante) e retrovisores com acionamento elétrico. Há duas novas cores, exclusivas para a versão: vermelho Aden e amarelo Persépolis (além do preto e de dois tons de cinza). A Peugeot também leva às revendas 56 acessórios para ajudar no figurino da Escapade – protetor do farol de neblina, soleira em PVC e grade para proteger a bagagem são alguns deles.

peugeot 206 sw escapade 11 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade

Interior vem com detalhes cromados, incluindo console central

Como era de esperar, a versão final da Escapade brasileira, que empresta o nome de um carro-conceito apresentado no Salão de Paris de 1998, é mais conservador do que o modelo apresentado à época pelos designers. Por conta disso o modelo não tem estepe integrado à tampa do porta-malas (soluções adotadas por Volkswagen CrossFox e Fiat Idea Adventure) ou quebra-mato (nem sequer estilizado, como nos modelos da Fiat). Mas promete fazer a Peugeot entrar num mercado em alta. No caso da Fiat, a linha aventureira responde por metade das Palio Weekend vendidas.

peugeot 206 sw escapade 12 Veja a avaliação completa da nova Peugeot 206 SW Escapade
Peugeot 206 SW Escapade

FICHA TÉCNICA
Peugeot 206 Escapade
Motor: dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha, 16V,
flex, 1.587 cm³ de cilindrada

Potência: 110 cv (gasolina) a 113 cv (álcool) a 5.600 rpm

Torque: 14,2 kgfm (gasolina) a 15,5 kgfm (álcool) a 4.000 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira com rodas independentes, pseudo-McPherson, com amortecedores hidráulicos integrados; traseira com rodas indepdendentes, barras de torção transversais e barra estabilizadora
Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento)
Dimensões: 4,04 m de comprimento; 1,65 m de largura; 1,52 m de altura; 2,44 m de entreeixos
Peso: 1.148 kg
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 313 litros
Preço estimado: R$ 49.850

[Fonte: Interpress Motor]





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.