Home Etc Veja alguns vícios que prejudicam o motor do carro

cimg1278 Veja alguns vícios que prejudicam o motor do carro




(eu também não gosto de ver homem com o traseiro empinado pro meu lado…)

Alguns hábitos, ou vícios, de motoristas de antigamente hoje não são mais necessários, e se você os tiver, vai acabar estragando o seu carro sem saber. Coisas bestas como acelerar o carro antes de desligar, por exemplo. Veja alguns desses vícios:

1 – Deixar o motor funcionar em rotações muito baixas ou muito altas, por se usar a marcha errada, como andar em quinta marcha a 20 por hora dentro da cidade, ou a 100 por hora em terceira.

2 – Acelerar demais sem necessidade.

3 – Ultrapassar o limite de passageiros ou o peso que seu carro suporta. Isso desgasta mais rapidamente o motor e a suspensão.

4 – Quando você liga o carro, não existe necessidade de deixar ele esquentando, como se fazia com os carros carburados. Deixe que o motor esquente com o carro em movimento mesmo.

5 – Descer ladeiras com o carro em ponto morto. Isso força muito mais o sistema de freios. Use o freio motor em conjunto com os freios.

6 – Deixar o pé em cima da embreagem enquanto dirige. Isso vai desgastar a embreagem muito mais rápido.

7 – Quando você estiver parado em um semáforo em uma subida, não fique segurando o carro, com ele engatado, na embreagem e no acelerador. Isso também desgasta demais a embreagem.

8 – Acelerar o carro antes de desligá-lo vai fazer com que fique gasolina dentro do catalisador, estragando a peça na hora que você der a partida, depois.

9 – Não coloque óleo além do nível necessário. Se você colocar mais óleo no motor, esse excesso vai sujar as velas e atrapalhar na hora de queimar combustível.

Matéria baseada na reportagem do site Motor Clube


  • Nilson

    Legais as dicas, simples mais muito eficientes…

  • nelson

    É eu tenho akele vicio de fazer rampa na embreagem e retrovisor, vou mudar, e a mania de Ponto morto tb tenho que perder… Valeu N.A. Excelentes dicas!!

  • king diamond

    conheço algumas pessoas que acham que a embreagem é descansa-pé… vou mandar o link p/ elas darem uma olhada!

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    que bom que as dicas estão sendo úteis rsrs.

  • Raphael

    Confesso que a da embreagem na subida e a descida “na banquela” são coisas que costumos fazer….. :blush: :blush: :blush:
    Valeu pelas dicas!!!

  • HugoVictor

    Muito boas dicas.
    Agora faço-lhes uma pergunta:
    Meu pai tem um Del Rey 1.8 ghia AP com motor carburado,dai duns tempos pra cá eu venho buscando “economizar” gasolina e motor (ja que ele ta consumindo muito),então o que faço: Geralmente quando rodo a 40km/h rodo em quarta marcha (ou seja 1500rpm’s), ja me disseram que desgasta o motor que eu devia rodar de terceira na mesma velocidade (2000rpm’s) mas eu axo desneçessario manter a velocidade de 40km com o giro de 2000 rpm’s. E ai? Tô certo ou tô terminando de acabar com o motor? (que esta com 220 mil km,hehe,mas eh arrumado o bixão).Ah e eu tô citando que quero manter a velocidade,não estou em aceleração.

    Obs; Se o Eder axar que estou fugindo do assunto,pode retirar meu “comentario” (ou duvida)
    Valew

  • Vinícius

    Boa matéria. :laugh: :ok2:
    Aki em casa todo mundo tem costume de deixar o carro esquentando… :|:

  • Vinicius Guimarães

    Sempre aviso minha tia e meu primo sobre os prejuízos que seus carros sofrem com o detestável hábito que eles têm, de sempre andar com a marcha inapropridada. Chega a ser incômodo quando eles engatam uma quinta marcha com o carro a 20 ou 30 km/h…o mais engraçado é que se o carro não aguenta o tranco, eles ainda reclamam. Um de seus carros é um Clio Sedan 1.0, os outros são Vectra e Golf. Já dá pra imaginar o quanto o pobre Clio é xingado nas mãos deles…

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [quote comment="34471"]É eu tenho akele vicio de fazer rampa na embreagem e retrovisor, vou mudar, e a mania de Ponto morto tb tenho que perder… Valeu N.A. Excelentes dicas!![/quote]

    tenta fazer o punta-tacco

  • GG

    fazia tudo isso quando eu tinha um fusca

  • FRED

    VÍCIOS DE GERAÇÃES ANTIGAS. QUANDO ISSO VAI MUDAR? :glass: :green:

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [quote comment="34543"]Muito boas dicas.
    Agora faço-lhes uma pergunta:
    Meu pai tem um Del Rey 1.8 ghia AP com motor carburado,dai duns tempos pra cá eu venho buscando “economizar” gasolina e motor (ja que ele ta consumindo muito),então o que faço: Geralmente quando rodo a 40km/h rodo em quarta marcha (ou seja 1500rpm’s), ja me disseram que desgasta o motor que eu devia rodar de terceira na mesma velocidade (2000rpm’s) mas eu axo desneçessario manter a velocidade de 40km com o giro de 2000 rpm’s. E ai? Tô certo ou tô terminando de acabar com o motor? (que esta com 220 mil km,hehe,mas eh arrumado o bixão).Ah e eu tô citando que quero manter a velocidade,não estou em aceleração.

    Obs; Se o Eder axar que estou fugindo do assunto,pode retirar meu “comentario” (ou duvida)
    Valew[/quote]

    meu caro, creio que se vc andar nessa rotação em terrenos planos, beleza, só não faça isso quando estiver em subidas. abraço.

  • ghd

    rodar em marcha alta em velocidades baixas e/ou rotaçoes baixas nao força o motor… rotaçao alta eh q fode e faz o consumo subir.
    descer com o carro engrenado nao ajuda em nada em carros carburados, e andar em marcha alta pisando muito faz o consumo subir, tb em carros carburados.

  • Du

    Boas dicas!
    Além disso é sempre bom calibrar os pneus e fazer a manutenção correta, conforme o manual.

  • Blake777

    [quote comment="34596"]rodar em marcha alta em velocidades baixas e/ou rotaçoes baixas nao força o motor… rotaçao alta eh q fode e faz o consumo subir.
    descer com o carro engrenado nao ajuda em nada em carros carburados, e andar em marcha alta pisando muito faz o consumo subir, tb em carros carburados.[/quote]

    Descer com o carro engrenado não ajuda a freiar? Claro que ajuda! Qualquer motorista percebe o carro preso… Independentemente do carro ser com injeção ou com carburador… Banguela é infração de trânsito.

  • Diogo

    Nossa, vou mandar meu pai dar uma lida nessas dicas! Ele tá precisando se reciclar! Ele adora andar com o carro com a rotação lá embaixo…pra “economizar” combustivel…nem adianta eu reclamar.

    Ele costuma “segurar” o carro com a embreagem e acelerador na subida…em algum semaforo…mas isso eu já consegui fazer ele mudar um pouco…rs

    E faltou uma dica que o Eber naum disse e que meu pai tb faz… dirigir com a mão em cima do câmbio!!!! mta gente faz isso…

    Tenho um amigo que me disse que uma vez desceu uma serra toda na banguela, pq o combustivel tava na reserva….fui tentar argumentar, mas desisti…naum entra na cabeça dele que o carro engranenado consome menos :blink:

    E como eu não sou perfeito…as vezes eu levo mais ocupantes que o carro suporta…mas é uma coisa dificil de vc evitar…
    Na saída da night por exemplo, vc tá d carro, vc vai deixar de dar carona pra alguem, ?! ainda mais se for mulher (gata)!!!! ou até mesmo na minha facul, q é tudo longe…as vezes levo 1 a mais no carro….fico com pena do carro, mas fica chatão levar geral e deixar 1 a pé….

  • king diamond

    [quote comment="34634"]Nossa, vou mandar meu pai dar uma lida nessas dicas! Ele tá precisando se reciclar! Ele adora andar com o carro com a rotação lá embaixo…pra “economizar” combustivel…nem adianta eu reclamar.

    Ele costuma “segurar” o carro com a embreagem e acelerador na subida…em algum semaforo…mas isso eu já consegui fazer ele mudar um pouco…rs

    E faltou uma dica que o Eber naum disse e que meu pai tb faz… dirigir com a mão em cima do câmbio!!!! mta gente faz isso…

    Tenho um amigo que me disse que uma vez desceu uma serra toda na banguela, pq o combustivel tava na reserva….fui tentar argumentar, mas desisti…naum entra na cabeça dele que o carro engranenado consome menos :blink:

    E como eu não sou perfeito…as vezes eu levo mais ocupantes que o carro suporta…mas é uma coisa dificil de vc evitar…
    Na saída da night por exemplo, vc tá d carro, vc vai deixar de dar carona pra alguem, ?! ainda mais se for mulher (gata)!!!! ou até mesmo na minha facul, q é tudo longe…as vezes levo 1 a mais no carro….fico com pena do carro, mas fica chatão levar geral e deixar 1 a pé….[/quote]

    é verdade, faltou falar sobre apoiar a mão sobre o cambio… isso tb estraga o carro!

  • Cirdan

    Minha mãe q gosta de engatar a quarta e deixar. Já falei q vou dar uma carro automatico pra ela.

    Abraços a todos.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [quote comment="34596"]rodar em marcha alta em velocidades baixas e/ou rotaçoes baixas nao força o motor… rotaçao alta eh q fode e faz o consumo subir.
    descer com o carro engrenado nao ajuda em nada em carros carburados, e andar em marcha alta pisando muito faz o consumo subir, tb em carros carburados.[/quote]

    rodar em marcha alta em velocidade baixa força sim, não por forçar no sentido de se estar em uma rotação muito alta, mas sim por o motor ter de fazer uma força que não vai conseguir empurrar o carro corretamente. eu vi essa dica em várias revistas automotivas anteriormente.

  • Roger

    Meu pai costuma descer um declive em ponto morto. Diz que assim consome menos combustível. Ele acredita que grande parte desses conselhos é furada, e não há ninguém que o faça mudar de idéia…

  • Shiol

    O pior de todos: dirigir com o pe apoiado na embreagem. Não tem coisa pior que estragar a embreagem do carro.
    Acelerar não tem jeito mas beleza, fazer o que néh, meu carro no gás é fraco demais.

  • Francisco

    Afffff….ainda tem gente que acredita nessa história de economizar combustível na banguela?? Além da “economia” irrisória, o sujeito não percebe que põe a vida em risco, desgasta o servofreio e o moto de partida…..

  • LeO!

    Ahuahrauhae!, a foto ficou engraçada prakas.. xD

    Não li a matéria todo porque não estou em casa, tô sem tempo, ma’ bad.. mas quando voltar eu olha, vlw?! :laugh:

  • Eder T

    aew galera eu tenho um tipo 1.6 IE e pucho 120 na quarta macha de vez enquando, um amigo meu diz q prejudica o motor os giro do motor chega a 4000, ai queria tirar essa duvida sera q ferra o motor mesmo se bem q nao vou fazer sempre!

  • Pablo

    A revista Quatro rodas em Jan de 1994 já dava algumas dicas:pule da 1ª para a 3ª e desta para a 5ª em declives de pistas planas economiza combustível,e mais não acelere entre uma troca e outra de marcha,quanto às reduçoes de marcha não se importe pois os veiculos com injeção cortam o combustivel…Faço até hoje!!!

  • Sonia

    Meu marido costuma afundar o pé na embreagem ao descer uma ladeira. Ele diz que isso reduz o consumo de combustível. Apesar de achar a idéia absurda, gostaria de saber se tem algum fundamento.
    Obrigada