América Latina Mercado

Venezuela: mercado encolhe 99% com emplacamento de 193 veículos em julho

venezuela

A Venezuela está mergulhada em uma crise econômica, hiperinflação (prevista para 2.200% em 2017), política e social, que está assolando um mercado automotivo que era bastante promissor há alguns anos. Em julho de 2007, o país latino emplacou em torno de 57 mil veículos. No mês passado, o mercado local vendeu somente 193 unidades.

Com encolhimento estimado em 99% de modo geral, o mercado venezuelano é um reflexo da situação do país, que não produz quase nada em suas fábricas. Esse volume representa 0,6 carro a cada 100.000 habitantes. Nos EUA, como comparação, o mercado vendeu 475/100.000 habitantes no mesmo período.

[Fonte: Libre Mercado]





  • Rodrigo

    Viu só o que acontecerá se votar de novo no 13?

    • Daysan Medeiros

      Não tem nada a ver… sinceramente é muita preguiça intelectual fazer esse tipo de comparação… Não esqueça que o Brasil chegou a ser o 4 maior produtor de automoveis do mundo… crises cíclicas do capitalismo é natural do sistema… dizer que estamos rumo a venezuela mostra qual capacidade de ser manipulado da sociedade… informações rasas e rasteiras que viram verdades absolutas…

      • Rodrigo

        Claro… é muita inteligência não fazer tal comparação.

        • Daysan Medeiros

          Meu querido se vc transforma comparações sem sentido em verdade absoluta… posso fazer nada…

          Comparações de economias distintas… basta olhar investimentos estrangeiros diretos no setor nos últimos anos… e no ganho de escala produtiva… nas inovações internas do setor…

          Sinceramente ficou fácil e ridículo colocar culpa em um único culpado… e esquecer todo o resto… sofrível

          • Rodrigo

            Ah, tá… realmente não há sentido…
            Ok, Alice.

            • Daysan Medeiros

              Que ótimo argumento…

              Venezuela não tem nada a ver com Brasil… inclusive nas políticas econômicas … agora n tenho culpa dos intelectuais de jornal nacional fazerem esse tipo de.comparação…

              O ódio dominou a racionalidade das pessoas…

              Olhe que não tou defendendo ninguém… apenas dizendo que a ignorância está tomando conta da sociedade…

              • Rodrigo

                Legal! Finalmente concordamos! Pensei o mesmo sobre sua argumentação!

              • Rodrigo Pasini

                A ignorância tomou conta da sociedade e deu no que deu.

              • Jeff_ A_N

                Olha @daysanmedeiros:disqus dizer que: “a ignorância está tomando conta da sociedade…” é de uma ignorância tão grande quanto as besteiras que você escreveu!!! O bloco bolivariano liderado por LULA e FIDEL CASTRO com amplo suporte do FORO DE SÃO PAULO, que aliás foi criado pelos mesmos, justamente para “resgatar o que se foi perdido no leste europeu”(bloco socialista/comunista soviético) Obs.: isso são palavras do LULA!!….enfim….para refrescar sua memória, Hugo Chavez só chegou ao poder após dar um golpe de estado na Venezuela, isso tudo com apoio e suporte incondicional do Foro de São Paulo e seus membros, durante toda revolução bolivariana, o então presidente Lula e seu partido o PT deram total apoio a esse governo totalitário, apoio que segue até hoje com o idiota ditador Nicolas Maduro. Com uma rápida procura no youtube qualquer um encontrará vídeos de membros do PT participando de reuniões e discursando a favor do governo ditatorial Venezuelano. Dizer que a sociedade é ignorante volto a dizer é de uma babaquice esquizofrênica, é atentar contra a inteligência das pessoas, qualquer um que ter sede de justiça e de veracidade de fatos vai entender que a ideologia esquerdopata que adora exaltar Carl Marx, Lenin, Antonio Gramsci, Fidel Castro, Che Guevara e outras merdas socialistas, por onde passou ou atua só trouxe destruição, fome, pobreza (social e intelectual) e mortes. Dizer que o Brasil não tem nada a ver com a Venezuela é de uma ingenuidade irresponsável…..Lula e o PT são co-responsáveis pela desgraça que aquele país vive!! Graças a Deus o PT está ruindo e Lula e toda corja desse partido estão ruindo, felizmente graças a isso o brasileiro está começando a se interessar mais por política e muitos já não caem mais nas falácias e mi..mi..mis da esquerda, tempos novos virão e se Deus quiser a esquerda e toda sua ideologia irão para o quinto dos infernos, lugar de onde jamais deveria ter saido.

                • Daysan Medeiros

                  Infelizmente… vc falou falou… mas não analisouno fato aqui exposto na matéria..

                  Brasil economicamente não tem nada a ver com venezuela… O Brasil não utilizou nenhum dos preceitos que vc mencionou(marx etc)… utilizou sim práticas keynesianas…

                  Novamente o ódio toma conta da racionalidade… pode falar de comunismo (argumentos antigos e infundados), do que quiser… Se não analisar de fato os argumentos… transparecerá apenas ódio…

                  O mercado Brasileiro recebeu recordes de investimento no setor automotivo nos últimos anos… inovaram e produzem de forma mais eficiente…. o fato da crise política e econômica não dá margem a essa comparação de ódio…

                  Sinceramente acho que vcs deixam a racionalidade de lado e viraram apenas torcedores….

                  Como torcedor não aceita o contraditório… fica difícil… sofrível

                  • Jeff_ A_N

                    primeiro minha analise foi em cima do suas opiniões em relação aos comentários sobre a matéria. Segundo, esse discurso de ódio não cola, assim como você, expus minha opinião, até onde sei, criticas fazem parte de um diálogo, e em momento nenhum houve da minha parte algum comentário que fomentasse o sentimento de ódio ou outro tipo de sentimento se não o crítico….esse mi..mi..mi de que qualquer contra ponto é taxado de discurso de ódio ou fascismo como alguns desinformados gostam de utilizar não cola. Portanto senhor grande ser intelectual racional…quase deus, esse seu mi..mi…mi…não passa de falácia.

                • Matthew

                  No que exatamente a política econômica do PT foi comunista/socialista? Eles rasgaram o projeto político deles com a tal “Carta ao povo brasileiro” que resumidamente dizia:”ok, não vamos banir a Coca-Cola capitalista imperialista do Brasil, mas todos poderão tomar uma”. Renunciaram ao seu projeto político justamente para ter governabilidade, assim como aceitaram o modus operandi de se fazer política no contexto do presidencialismo de coalizão: comprar partidos políticos no congresso nacional que não têm nenhuma proposta política e tampouco se identifica com qualquer ideologia que seja, só existem pra chupinzar recursos públicos.
                  A equipe econômica montada no primeiro governo do Lula era extremamente ortodoxa, inclusive com o Henrique Meirelles no Bacen, Palocci na Fazenda e Marcos Lisboa (presidente do Insper, maior expoente em Economia ortodoxa do país). Produziu um dos mais robustos superávits da história do país, conciliando estabilidade monetária com crescimento econômico relativamente alto para os padrões brasileiros.
                  A coisa só foi mudar de figura quando da crise de 2008, que deu alguma margem pro governo relaxar os fundamentos do tripé macroeconômico e praticar política anti-cíclica, algo completamente natural e previsto nos manuais de Economia dos mais tradicionais, inclusive de autores americanos.
                  Politicamente, o Lula tinha capital eleitoral de sobra pra propôr um terceiro mandato e se perpetuar no poder, mas não o fez, respeitando as regras democráticas vigentes no país.
                  Finalmente, até onde eu sei, dólar barato pra galera ir pra Disney todo ano e fazer o enxoval de bebê em Miami beneficia às camadas mais abastadas da sociedade, assim como o Ciência sem fronteiras que tava mais pra uma bolsa turismo pros playboys da engenharia ficarem passeando pela Europa. Populismo cambial é tão ou mais prejudicial à economia do que o populismo fiscal.
                  Quanto à Dilma, não há dúvidas que fez um monte de cagadas, mas ainda assim muito longe de qualquer projeto político de natureza socialista. O próprio programa Inovar-Auto beneficiou à indústria automobilística (capitalista, diga-se de passagem).
                  Enfim, poderia passar a noite dando outros exemplos, mas por mais equívocos que os governos do PT tenham cometido, a única certeza que se pode ter é que não tiveram nada de socialistas/comunista. E até agora não vi onde o governo Temer tá fazendo um ajuste fiscal mais sério que o proposto pela Dilma, aprovando reajustes do judiciário e de outras categorias que até então eram tidas como “pautas-bombas”. Isso não significa que a pessoa seja petralha, comunista, esquerdalha ou sei lá o quê, só enxergar o problema além dessa visão superficial e maniqueísta da situação. Se o problema político, social e econômico do Brasil estivesse todo concentrado só no PT tava fácil resolver todos os problemas que assolam o país.

                  • Daysan Medeiros

                    No livro mein kampf Hitler escrevia e entendia que qualquer movimento precisava de inimigos para fortalecer-se. Subestimando a capacidade intelectual do povo, afirmava explicitamente, que as massas tinham dificuldades de entendimento e compreensão. Daí a necessidade de reduzir os vários adversários a um inimigo único: os judeus. As críticas da imprensa eram escritas e pautadas em deteriorar a imagem dos mesmos…

                    No Brasil conseguiram utilizar os mesmos argumentos e táticas… e se vc não caí na estigma do senso comum… vc é esquerdopata… comunista etc… etc… etc…

                    Como te disse… falam de inflação (não sabem nem procuram saber que tipo de inflação ou o que gerou a mesma)… ajuste fiscal é a saída?. .. mesmo em um país periférico que possui falhas de mercados impactantes… onde o mercado n se regula (como eles querem empurrar)… pronto o governo hoje parou de fazer investimentos… onde fica o investimento privado? Cadê a resposta do mercado? Boa parte adora falar em neoliberalismo (mesmo os eua não embarcandomais nessa desde 2007, e desda quebra da europa)… mas no Brasil dará certo… EUA usou keynes por 60 anos..m transformou se em um império (por várias características é claro)… no Brasil é errado…

                    O pior é que essa galera confunde pragmatismo keynesiano com comunismo… e sempre seremos à republica do futuro… crescer autonomamente (nem pensar)…

                    Mas qualquer coisa ainda podemos chingar né… comparar venezuela com Brasil… cuba com Brasil… aí aí rs…

                    É muito ódio… muita conjectura… enfim, táticas do passado ainda influenciam o presente…

                • Dezen Seide

                  Palmas
                  Belo texto, resumiu toda ideologia esquerdopata

              • Pablo Lourenço

                Realmente, intelectual é você comentárista de internet. Vai lá mamar a rola do Lula agora. Falou.

                • Daysan Medeiros

                  Não indique sua prática favorita para os outros…

                  Se vc o faz, ótimo…

                  Difícil conversar de forma respeitosa com quem não aceita o contraditório…

                  E olhe que nem defendi A ou B… apenas digo que fica fácil ter opinião sem analisar conjuntura do setor…

                  Vc é mais do mesmo… que bom que o carplace permite esse tipo de comentário..

                  • Pablo Lourenço

                    Mimimimi, vou perder meu tempo discutindo com comentarista de internet nao filhao. Vai lá mamar o LuLa e vê se para de falar merda na internet
                    Falou Mama molusco.

                    • Daysan Medeiros

                      Meu querido… de pessoas como vc… eu não tenho raiva não… tenho pena.

                    • Pablo Lourenço

                      Até a próxima mama molusco.

                • Pablo banido por ofender o outro leitor.

                  • XandeeM

                    Mais que merecido,muitos que acessam o site tem maturidade pra discutir qualquer assunto sem ofender o próximo.Discurso de ódio é algo lamentável.

              • CharlesAle

                Quando se tratar de ignorância, fale por vc mesmo.. Pois eu e muitos da sociedade não estamos…

                • Daysan Medeiros

                  Que bom que vcs são tão esclarecidos…

                  Isso… vamos expulsar os comunistas do Brasil… rs…

                  Vcs ganharam… vão expulsar os comunistas keynesianos… rs

              • Dezen Seide

                Discordo de vc
                Afirmar que não estamos num desastre econômico?
                Só um cego pra não ver ou alguém muito leigo
                Os índices de desemprego (e olha que esses dados são maquiados pra se parecerem com país de primeiro mundo) são os maiores da história, o endividamento das famílias é o maior já visto, o aproveitamento industrial é o menor já registrado e, com tudo isso, alguém tem a coragem de dizer que estamos bem (crise marolinha, certo lula)
                Estamos caminhando para ser uma Venezuela
                Ódio? Do que? De ser roubado diariamente por politicos sujos até o pescoço?
                De ter a maior carga tributária do mundo e o pior nível de qualidade de vida, ficando nas últimas posições de IDH?
                Não assisto Globo, odeio novela e tenho raiva da programação aberta
                Portanto, vai defender esse governo maldito em outro lugar

      • pedro rt

        em q planeta vc vive? marte, venus?? acorda q o lula e a dilma queriam implantar o comunismo no brasil da msm forma q foi em cuba q foi ate pior q na venezuela hj

        • Daysan Medeiros

          Realmente vivo em um mundo no qual essas conjecturas e sofismo é régua para a ignorância…

          Vcs perdem a oportunidade de ter uma conversa mais isenta de ódio… mas estão bem treinados..

          O problema é confundir Keynes com comunismo… sinceramente, muito engraçado…

          E olhe que não defendi A ou B… os caras tão com sangue nos olhos (como diz o ditado)…

          Brasil teve crescimento produtivo privado em todos os setores… Não entendo onde fica o comunismo… Além da falta de argumentos de vcs… agora se quer empurrar ideologia em um assunto que tou falando de racionalidade…

          O Brasil duplicou produção de carros nos últimos tempos, mais pessoas estão com acesso aos mesmos… onde fica o comunismo?

          Aumento do preço dos carros: culpa do governo? Também (pelo protecionismo que todos os governantes mantiveram, inclusive fhc, lula e dilma).

          Mas racionalmente a inflação de custos ou oferta que estamos passando (sim, não é inflação de demanda)… mercado oligopolista as empresas aumentam o preço acima do aumento dos custos… aproveitam o momento..

          Não entendo quais traços comunistas possui o Brasil… a não ser pelo sofismo e argumentos repetitivos de décadas… São argumentos sofríveis. Sério se vcs acreditam nisso… tem algo errado… Não digo que são manipulados…. mas é tese falha…

          Analisem os fatos… deixem de tomar decisão pelo ódio…

          Brasil nos últimos 25 anos cresceu… aumentou sua participação no cenário mundial… bateu recordes de investimentos internacionais produtivos (não só especulativos), melhorou significativamente sua logística, sua produção de petróleo, construção civil ou seja, criamos um mercado consumidor interno antes incipiente… Não entendo como as pessoas ideologicamente confundem keynesianismo com comunismo… tudo bem… continuem com a verdade absoluta de vcs…

          Espero que esse ódio todo não se transforme em decepção quando vcs conseguirem livrar o Brasil do comunismo…

          • Matthew

            Hilário esse tipo de comentário falando que tentaram implantar o comunismo no país. Eu diria que nem política Keynesiana fizeram direito. Instrumentos anti-cíclicos como os que foram usados em 2009 estão previstos até no main stream dos manuais de economia. O dólar chegou a R$ 1,60 durante o governo do PT, a galera fez a farra na Disney, até ajudou a reaquecer o mercado imobiliário de Miami e os caras falam que é um plano maléfico pra implementar o comunismo no país kkkkkkkkk
            Pra não falar do Ciência sem fronteiras, que mandava playboy dos cursos de engenharia pra passear nazeuropas, puro comunismo. E um programa de incentivo à indústria automobilística que só tem empresa de capital estrangeiro operando no país.
            Comunistas fajutos esses, só fazem políticas que beneficiam empresas capitalistas estrangeiras hahaahahaha piada

            • Daysan Medeiros

              Por isso não tenho nenhuma raiva… tenho pena… pq falam com informações vazias… grande parte não sabe o que é o comunismo (mas estão o combatendo)… apenas são intérpretes das bobagens que o senso comum empurra no dia a dia.

              Fazem comparação venezuela x Brasil… mas não passa de preguiça intelectual…

              Comparar setor automotivo brasileiro com venezuelano… rs

              É engraçado… pq não conseguem fazer uma análise conjuntural… mas estão aqui agredindo e destilando sofismo…

              Por isso, deixa os mesmos combaterem um bom combate… sairão vencedores? Provavelmente rs… e vão viver no mundo encantado da liberdade…

              • sepchampions

                O PT e seus integrantes queriam se perpetuar no Poder, assim como qualquer partido no Brasil quer. Só que em 2008 fizeram escolhas erradas que jogaram td na cova.
                1° medidas anti-ciclicas num país que a economia vive numa gangorra miserável é como enxugar gelo.
                2° tinha que ter auditado a dívida e ter feito uma reforma tributária drástica, e investido em infraestrutura (desde 2003) para escoar as commodities, E dar mais poder de competitividade para as empresas aqui no Brasil

                • Daysan Medeiros

                  Sim, concordo com vc… Qualquer partido quer ser manter indefinidamente no poder. FHC não conseguiu fazer sucessor justamente pelas bobagens da cartilha que seguia…

                  Gostaria que tudo fosse resolvido no voto… População não quer mais… Vota contra. Não abre precedente na democracia.

                  Concordo com vc também sobre a auditoria da dívida (mas te pergunto, vc acha que “quem propor isso sai vivo ou consegue governar por muito tempo?”. No Brasil, acho que não rs). Mas auditar a dívida é de fundamental interesse da sociedade, porém, não é do mercado financeiro.

                  Reforma tributária é necessário, principalmente uma que não penalize a sociedade. O problema da classe média brasileira, é pensar que os interesses da elite comunga com seus interesses, e são totalmente antagônicas.

                  Os subsídios foram a mola que o governo utilizou para aumentar o poder de competitividade das empresas (empréstimos e redução de impostos através de benefícios para inovação etc). Mas parte desses empréstimos (visto que as taxas eram subsidiadas) se transformaram em lucro ou rentismo. Não tendo retornando a curto prazo na forma de investimentos. Ou seja, pegava emprestado a uma taxa subsidiada e investia em títulos do próprio governo que pagava a uma taxa de juros real (baseada na Selic, desinflacionando a mesma claro) muito alta.. O governo era credor e devedor do seu próprio dinheiro. Claro que ia dar errado.

                  Olha em uma curva de CPP os investimentos feitos para elevarem os fatores de produção só apresentam resultado a longo prazo (talvez esse benefícios surjam logo mais, qualquer livro básico de economia mostra um pouco disso).

                  O setor automobilístico foi um dos que mais se beneficiaram nessas ultimas décadas… Investimentos do BNDES apoiaram os investimentos feitos por esse setor, não é a toa que o Brasil virou um dos grandes produtores do mundo.

                  Existe muitos erros por parte do governo, agora a galera criar uma estigma de comunismo… Demonstra ódio e o quanto viraram torcedores do senso comum.

                  Não precisa de ódio ou agressão para se conversar sobre qualquer assunto… Assim, conseguimos engrandecer nossas opiniões… e aprender a respeitar o contraditório…

                  Valeu… e concordo com muito do que vc escreveu!

            • Rodrigo

              Só esquecestes de um pequeno detalhe: cada um desses programas serviu de pano de fundo para um imenso ralo de dinheiro público que, curiosamente, alimentou caixa 2 de campanha, partidarização da máquina pública, patrocínio de canais midiáticos (Globo inclusive), blogs e ONGs, etc.
              Porque só corromper político e empreiteiros não bastava; era necessário institucionalizar a corrupção até o mais desguarnecido nível da sociedade com o objetivo de se perpetuar no poder.

      • Thales

        Daysan Medeiros e Matthew, finalmente pessoas sensatas nesse site.

    • Fanjos

      Que belo dia para se bloquear isentões do tipo, não sou petista…….. Mas….. Na época do FHC era pior kkkkkkkk

      • Rodrigo

        Bem dito! Rsrsrs

  • Hernan Carlos Granda

    Acho que numero de 475/100.000 em USA é um numero errado, na Argentina isso representaria na mesma proporcion 19000 carros por mes e considerando que Argentina nao esta nem perto de usa e tem vendas de 60.000 por mes que seriam 1500/100.000 por mes

  • Deadlock

    E viva la revolución bolivariana…

  • Murilo Soares de O. Filho

    Faliu, que dó do povo!!

    • MauroRF

      Dó dá mesmo, mas parece que só assim para aprender que esse populismo esquerdopata retrógrado não deu certo em nenhum lugar do mundo. Pior que deve ter gente lá sofrendo que não vai acordar para a realidade, tal como cá. Aqui, tem uma minoria barulhenta também, mas essa minoria é sempre porque tem algum interesse, principalmente esse povo da CUT. Tudo um bando de preguiçoso.

      • cepereira2006

        É, e o pior é que a nossa sociedade está cheia desta gente esquerdopata retrógrada. Nem agora com o nosso país também falido essa gente enxerga. Continuam defendendo a sua cambada. O incrível é que tem gente às vezes até do nosso meio, que pareciam tão evoluídas, defendendo a quadrilha de petralhas, com argumentos de que “roubo sempre existiu”, como se eles não tivessem se elegido para consertar o país. Só o que foram capazes de fazer foi falir o país de vez e ressuscitar a inflação, que é o mal que mais gera miséria, mais maltrata o povo.

  • Mr. Car

    É o bolivarianismo mostrando bem mostrado a que veio.

    • CharlesAle

      Se os Venezuelanos optaram por um governo a moda petista, eles que paguem o ônus de tal escolha.. Graças a Deus o Brasil. Acordou a tempo de salvar alguma coisa..

  • Bruno Luís

    Já não gosto da Renault e ainda por cima enchendo s@co com essas propagandas que atrapalham a leitura da matéria.

    • Rbs

      Ontem antes de dormir toda vez que fechava os olhos acendia um Renault na minha cabeça!!

  • Mumm Rá

    Mentira !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isso é uma calúnia dos EUA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! As montadoras que não querem produzir e vender os carros para simular uma falsa queda na venda de carros !!!!!!!!!!!!!!!!
    AAAAAAHHHHHHHHHHHHHHH VIVA AO MADURO, VIVA AO FIDEL, VIVA AO CHÁVEZ
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH VIVA AO LULADRÃO E DILMANTA

    COMENTÁRIO EM IRONIC MODE

    • MauroRF

      É culpa das elites, dos EUA que querem embargar a Venezuela, culpa dos ricos que provocaram a baixa do preço do petróleo, é culpa da seca, é culpa de Saturno, cujo magnetismo de um de seus anéis falhou e provocou o caos na Venezuela, kkkkk. Tudo isso menos culpa deles! Cambada de fdps.

    • Mr. Car

      Nunca antes na história deste país, foi tão desnecessário dizer que o comentário estava em ironic mode, he, he, he!

      • Mumm Rá

        Escrevi isso porque sou uma pessoa precavida KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Também pensei nisso mas por vias das dúvidas ………………………………………..

        • MauroRF

          Melhor mesmo, senão, dá-lhe mimimi.

  • MauroRF

    Já até sei quem comprou os 193: funcionários do governo bolivariano. O Maduro, seus filhos, os parentes dele e toda a corja que está no poder. Duvido que falte alimentos etc. para essa turma. E o povo aqui defende os vermelhinhos que querem é isso aí.

    • Olha pro lado positivo. Se o Brasil ir pro mesmo rumo com certeza vai vender mais. Isso porque tem muito mais funcionários mamando na tela do governo kkk

      • MauroRF

        KKKKKKKKKKKKKKK, tem razão!

  • Leandro Santos

    Vai Brasil.

  • Danilo

    E depois é só brasilsão que esta em crise, olha isso, nem 200 emplacamentos, inflação para 2017 prevista de 2200%!!! Isso sim é crise. Aqui se inflação sobe 2% aparece nego chorando que o país tá em crise, que tá quebrado, pior situação econômica da história e mimimi mimimi

    • Milton Baptista

      Quem planta maçã não colhe laranja, tanto faz na Venezuela, Cuba, Brasil, etc

    • Matthew

      Felizmente o povo brasileiro tá calejado com essa coisa da inflação. No passado aceitamos conviver com índices de inflação moderadamente altos pra não sacrificar a atividade econômica e o emprego. Foi preciso bater na casa dos 50% pro governo tomar as medidas necessárias e deu no que deu na década de 1980. Hoje uma inflação de 10% já é o suficiente pra travar o país.

    • Tosoobservando

      O Brasil ja esteve nesse limbo e se o governo petista continuasse com seus desmandos no poder pode ter certeza ja ja voltariamos la e nosso destino seria esse da Venezuela.

  • Fábio Silva

    A culpa é da direita que quer derrubar a revolução do chavismo bolivariana……kkkkkkkkk

    Esses caras são uns bisonhos…..num país onde a gasolina deve ser a mais barata do mundo, não se vende carro..

  • Janduir

    Vi agora a pouco o Economista e Palmeirense Beluzzo defendendo a quadrilha petista contra o impeachment. Fiquei pensando, como pode, um cara estudado e tal. Depois descobri que Beluzzo é sócio da revista carta capital e já está perdendo gordas quantias de patrocínio do governo federal. Ele passa como idiota, mas na verdade estava recebendo gordas quantias. Agora tem idiotas que ainda defende essa quadrilha que pode ser considerada o Estado Islâmico Brasileiro, mesmo depois de todas as mutretas sendo descobertas… Digo e repito, política brasileira é nojenta, não tem santo, mas o PT me enoja. Será varrido já nas eleições municipais…

    • Fanjos

      Só existe dois tipos de esquerdista :
      – o burro ignorante que acredita em contos de fadas

      – o sem vergonha, mal caráter que lucra com a desgraça e é pago para ficar do lado dos bandidos

  • CanalhaRS

    E estamos falando de um dos maiores produtores de petróleo do mundo!!!
    Esse lixo de gente consegue pegar um país rico e destruí-lo completamente.
    Mesmo com todas as suas falhas, o capitalismo ainda é o caminho.

  • Eduardo Forneck

    Calma gente, deturparam Marx, deturparam o real Bolivarianismo, não era socialismo de verdade, vamos tentar mais uma vez! Agora vai dar certo!

  • Tomtilt

    Ainda me admira que tenham vendido 193 carros em julho. Acho que só o alto escalão ligado ao governo imundo do Maduro que está comprando carros, o resto da população está em situação bastante difícil.

  • pedro rt

    a venezuela morreu, nao existe mais. somente o povo q nao tem a quem recorrer pq a policia e exercito apoia o governo comunista q massacra o povo com uma merreca de salario e a escassez de comida e de produtos de higiene e limpeza

    • CharlesAle

      Será que o Brasil vai acabar recebendo hordas de Venezuelanos famintos? Não duvido disso.

      • invalid_pilot

        Hora que abrir de vez ,com certeza. Colombia tbm ta ferrada

  • cepereira2006

    Não vai demorar muito vai ter guerra civil lá. E vai ser uma carnificina pois o exército deles está melhor equipado do que o nosso. O Chaves quando era vivo comprou armamento pra caramba.

  • LondrinaMatsuri

    chaves

  • Zé Mundico

    Não precisa ir longe nem inventar desculpas mirabolantes ou contorcionismo verbal.
    O nome disso é FRACASSO de um modelo de economia estatal praticado por governos populistas de esquerda.
    Onde a esquerda coloca o dedo, a coisa desanda.

    Esquerdista nunca vai entender que não existe almoço de graça nem reza milagrosa que faça a vida de um povo melhorar sem PRODUTIVIDADE E ESCALA.

    Em outras palavras, produzir muito e produzir bem.

    Não adianta pagar salário de 1.000 Reais para alguém que fabrica prego, quando esse prego só vale 10 centavos o quilo.

    Noções de economia básica deveria ser matéria obrigatória na escola, para nossos jovens aprenderem que 2 + 2 sempre será igual a 4, e de onde se tira e não se repõe, um dia acaba.

  • Fernando S.

    Calma. Papai Lula volta em 2018 para salvar o país.



Send this to friend